TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

16

description

TRAUMA BoleTEAM - publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado.

Transcript of TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

Page 1: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 1

Page 2: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/201422222

Basta! Indiscutivelmente, não podemais ficar só no discurso

sos, que uma das ações importantes para diminuir os danos da doen-ça do século – Trauma - seria a prevenção.

No entanto, principalmente nas últimas décadas, houve avanços nonosso Sistema de Saúde (SUS). O reconhecimento por parte do Go-verno, no sentido de implantar uma Política Nacional de Atenção àsUrgências, que evolui para uma Política de Rede de Atenção às Urgên-cias, implantando no País o APH Móvel (SAMU 192), melhorando aAtenção do Pré-Hospitalar Fixo, e estruturando melhor os hospitais,chegando até a reabilitação.

Mas, humildemente, ainda não consegue atingir, com medidas con-cretas, as ações de prevenção na doença Trauma. A prevenção dotrauma é tão importante quanto o seu atendimento, e igualmente com-plexa. A prevenção deve ser direcionada como uma das soluções paraevitar o trauma. O objetivo dos programas de prevenção é propiciaruma mudança no comportamento e no conhecimento da sociedadecontemporânea e não apenas tomar medidas ocasionadas pelo acon-tecimento. A mudança das atitudes de um segmento da sociedade ésempre difícil, mas não uma utopia.

Neste sentido, toda sociedade civil e organizações governamentaise não governamentais devem atuar mais e de maneira conjunta, unin-do esforços. Entendendo que estas ações não baratas, como se en-tendia antes, que a médio e longo prazo os resultados são visíveis,palpáveis e corroboram para uma sociedade com menos traumatizados,no sentido duplo da palavra.

Não devemos somente esperar ações do Governo, no sentido mai-or, mas sim tomarmos posturas com ações que definitivamente contri-buam e sejam mais contínuas na linha do tempo.

A prevenção de trauma deve ser iniciada pela educação em massada população, adicionando-se aos currículos escolares programas deprimeiros socorros e prevenção de acidentes. Tais mudanças no ensi-no devem ser estendidas até a formação dos profissionais de saúde,incluindo a prevenção de trauma como cadeira obrigatória e relacio-nando melhor os aspectos socioeconômicos com a incidência de trau-ma na sociedade. A incorporação da prevenção de trauma nos siste-mas de saúde.

A SBAIT endossa no Brasil a campanha da Organização Mundial de

AAAAA Décadas e décadas, enquanto alunos e depois profissionaisMédicos, ouvimos os discursos em aulas, reuniões, congres-

PREVENÇÃO

EXPEDIENTE Presidente:Presidente:Presidente:Presidente:Presidente: Gustavo Pereira Fraga (SP)1º Vice-Presidente:1º Vice-Presidente:1º Vice-Presidente:1º Vice-Presidente:1º Vice-Presidente: Sandro Scarpelini (SP)2º Vice-Presidente: 2º Vice-Presidente: 2º Vice-Presidente: 2º Vice-Presidente: 2º Vice-Presidente: José Mauro da Silva Rodrigues (SP)Secretário Geral: Secretário Geral: Secretário Geral: Secretário Geral: Secretário Geral: Antônio T. Onimaru (SP)

1º Secretário:1º Secretário:1º Secretário:1º Secretário:1º Secretário: Tércio De Campos (SP)2º Secretário: 2º Secretário: 2º Secretário: 2º Secretário: 2º Secretário: Geraldo Roger Normando Jr. (PA)1º e 2º T1º e 2º T1º e 2º T1º e 2º T1º e 2º Tesoureiro: esoureiro: esoureiro: esoureiro: esoureiro: Daniel Souza Lima (CE)Comitê Pre-Hospitalar: Comitê Pre-Hospitalar: Comitê Pre-Hospitalar: Comitê Pre-Hospitalar: Comitê Pre-Hospitalar: Rodrigo Caselli Belém (DF)Comitê das Ligas do TComitê das Ligas do TComitê das Ligas do TComitê das Ligas do TComitê das Ligas do Trauma: rauma: rauma: rauma: rauma: Diego Moreira Arruda (BA)

PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL * DPUBLICAÇÃO TRIMESTRAL * DPUBLICAÇÃO TRIMESTRAL * DPUBLICAÇÃO TRIMESTRAL * DPUBLICAÇÃO TRIMESTRAL * DA SOCIEDA SOCIEDA SOCIEDA SOCIEDA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO TRAADE BRASILEIRA DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO TRAADE BRASILEIRA DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO TRAADE BRASILEIRA DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO TRAADE BRASILEIRA DE ATENDIMENTO INTEGRADO AO TRAUMAUMAUMAUMAUMATIZADOTIZADOTIZADOTIZADOTIZADO

Secretária:Secretária:Secretária:Secretária:Secretária: Nancy Job ([email protected])Comunicação Digital: Comunicação Digital: Comunicação Digital: Comunicação Digital: Comunicação Digital: CRM Media ([email protected])Assessoria de Imprensa: Assessoria de Imprensa: Assessoria de Imprensa: Assessoria de Imprensa: Assessoria de Imprensa: Capovilla Comunicação ([email protected])WWWWWeb Design:eb Design:eb Design:eb Design:eb Design: Infosafe ([email protected])Contabilidade:Contabilidade:Contabilidade:Contabilidade:Contabilidade: ConsuportRedação TRARedação TRARedação TRARedação TRARedação TRAUMA BoleTEAM: UMA BoleTEAM: UMA BoleTEAM: UMA BoleTEAM: UMA BoleTEAM: Cristiane Regina da Silva Manzotti e Patrícia CapovillaEdição de Arte:Edição de Arte:Edição de Arte:Edição de Arte:Edição de Arte: Karina Brito – Proteção Publicações Ltda.

Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao TSociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao TSociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao TSociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao TSociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizadoraumatizadoraumatizadoraumatizadoraumatizado - www.sbait.org.br - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º andar - Bela Vista- São Paulo - SP CEP 01318-901 - Fone/Fax (11) 3188 4558 - Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, das 12h00 às 18h00.TTTTTiragem:iragem:iragem:iragem:iragem: 800 exemplares

AR

QU

IVO P

ES

SO

AL

DrDrDrDrDr. Ant. Ant. Ant. Ant. Antonio Tonio Tonio Tonio Tonio T. Onimaru, Secre. Onimaru, Secre. Onimaru, Secre. Onimaru, Secre. Onimaru, Secretário Geral SBAITtário Geral SBAITtário Geral SBAITtário Geral SBAITtário Geral SBAIT

Saúde “Década de Ação pela Segurança no Transito (2011 – 2020)”,data proclamada pela Organização Mundial de Saúde, apoiando asações de prevenção e desde abril de 2011 apoia o PARADA, PactoNacional pela redução de Acidentes, um pacto pela vida. O P.A.R.T.Y(Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Ju-ventude) Brasil está sendo propagado no país pela SBAIT e ligas dotrauma, o Criança Segura (Safe Kids) acaba de fechar uma parceriacom a nossa sociedade, a SBAIT e a Sociedade Brasileira de Salva-mento Aquático (SOBRASA) estão trabalhando juntas em ações contrao afogamento e recentemente o Maio Amarelo (Atenção pela Vida),movimento criado para conscientizar a sociedade da importância deum comportamento seguro no trânsito, recebeu o apoio da SBAIT, sen-do que inclusive o www.sbait.org.br ficará “amarelo” até o final da Copado Mundo.

Todos queremos um futuro com uma sociedade menos violenta, commenos sofrimento. A doença Trauma tem sido “atacada” por todas asvias, principalmente, na qualificação dos profissionais médicos e avan-ços na tecnologia em saúde, mas devemos avançar e “atacar” commais intensidade nas ações de prevenção desta doença, onde efetiva-mente reduziremos os danos.

Page 3: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 3

PPPPP

Planejamento, integração,saúde e emergência em jogo

período de realização da Copa do Mundo 2014e, às vésperas do Mundial, deparam-se compraticamente a mesma estrutura e dificulda-des de sempre. Isso aumenta o desafio de in-serir, no contexto diário, o atendimento de qua-lidade a uma ocorrência maior, como um casode desastre envolvendo múltiplas vítimas. Omaior legado dos grandes eventos que estãopor vir é a reflexão sobre a necessidade e re-ver os processos internos de atendimento,desenvolvendo planos de contingência, emuito treinamento. Treinar, treinar e treinar, atra-vés de simulados, ampliando a capacidade deresposta e capacitação da equipe frente a umaeventual ocorrência.

A Sociedade Brasileira de Atendimento In-tegrado ao Traumatizado – SBAIT, preocupa-

rofissionais da emergência, do pré aointra-hospitalar, estão em alerta para o

da com o preparo de equipes e hospitais parao atendimento em caso de possíveis ocorrên-

cias durante a Copa,desenvolveu, ao lon-go dos últimos me-ses, diversas ações,como, por exemplo,o “Curso Internacio-nal de Resposta Mé-dica Avançada emDesastres”, que reu-niu, em onze aulas,via telemedicina, pro-fissionais de centrosde várias regiões eestados do país, a-lém de convidados

FO

TO

S:

AR

QU

IVO S

BA

IT

DebatDebatDebatDebatDebate pre pre pre pre promoomoomoomoomovvvvveu grande inteu grande inteu grande inteu grande inteu grande interação entre plateração entre plateração entre plateração entre plateração entre plateia e coneia e coneia e coneia e coneia e convidados no evidados no evidados no evidados no evidados no evvvvvententententento “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Estratégias para catástratégias para catástratégias para catástratégias para catástratégias para catástrtrtrtrtrofofofofofes”es”es”es”es”

COPA DO MUNDO 2014

Lançado o Projeto “Torcida SBAIT na Copa”

AAAAAestão convidados para TORCEREM para quenenhum evento adverso com vítimas detraumatismo aconteça. Mas, caso seja regis-trada alguma ocorrência deste tipo, a SBAITestá organizando uma lista de cirurgiões eprofissionais do pré-hospitalar que se colo-cam à disposição para ajudar o nosso paísno atendimento de traumatizados.

Sabemos que, no “time” SBAIT, há exce-lentes “jogadores”, de várias regiões do país,inclusive alguns brilhando no exterior. Comcerteza, essa seleção SBAIT pode represen-

SBAIT lança o projeto “Torcida SBAITna Copa”. Com ele, todos os sócios

tar muito bem o Brasil, em parceria coma Força Nacional SUS e outras entidades.

A “Torcida” será formada com o cadas-tro dos associados voluntários interessa-dos em receber informações e ajudar noatendimento nesse período. O objetivo éa formação de grupos por regiões, queserão acionados via “Whatsapp”, em casode ocorrências.

Para fazer o seu cadastro e participarda “Torcida SBAIT na Copa”, acesse osite: https://pt.surveymonkey.com/s/tor-cidasbaitnacopa.

Juntos, fazemos a diferença!

AR

QU

IVO S

BA

IT

nacionais e internacionais com grande experi-ência em desastres.

No dia 26 de abril, ocorreu, na Santa Casade São Paulo, em parceria com a SBAIT, oevento “Copa do Mundo – Estratégias para ca-tástrofes”, reunindo mais de cem participan-tes, com convidados nacionais e internacio-nais com grande experiência em atendimentoem desastres, para debater e trocar informa-ções sobre o preparo e a estrutura da Saúdepara atendimento durante o Mundial. Duranteo período de Copa do Mundo, a SBAIT pro-moverá, ainda, reuniões semanais via teleme-dicina e, no caso de uma eventual ocorrência,a rede também poderá ser utilizada para tro-ca de informações e experiências entre os pro-fissionais. P P P P Parararararticipantticipantticipantticipantticipantes e cones e cones e cones e cones e convidados do Evvidados do Evvidados do Evvidados do Evvidados do Evententententento “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Eso “Copa do Mundo – Estratégias para catástratégias para catástratégias para catástratégias para catástratégias para catástrtrtrtrtrofofofofofes”es”es”es”es”

Page 4: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/201444444

SBAIT presente no II World Trauma CongressOOOOOgress of Trauma and Emergency Surgery(ECTES) e o II World Trauma Congress (WTC).A SBAIT foi uma das 70 entidades médicasapoiadoras do evento, sendo que a primeiraedição do WTC foi realizada no Rio de Janei-ro, em agosto de 2012. Foi registrado um pú-blico de cerca de 1,7 mil participantes, de 80países, distribuídos por todos os continentesdo globo. No total, foram 230 palestrantes. OBrasil foi o nono país em número de inscritosno evento, com 45 participantes, sendo supe-rado pela Alemanha (quase 900 participantes),Holanda, República Checa, Estados Unidos,Itália, Japão, Suíça e Reino Unido. A maioriados brasileiros participantes do congresso éformada por associados da SBAIT.

Durante a abertura, as boas vindas foramfeitas pelo governador local, Sr. Markus Frank,seguido do presidente da European Society forTrauma and Emergency Surgery (ESTES), Dr.Luke Leenen, que falou sobre a situação do

correu em Frankfurt, Alemanha, de 25a 27 de maio, o 15th European Con-

EM NOTÍCIA

Trauma na Europa. O Dr. Ingo Marzi, presidentedo ECTES 2014 e II WTC, agradeceu a dedi-cação da diretoria da ESTES para organizar oevento, o apoio das sociedades da Alemanhae as internacionais, e ao público, que resultouno maior número de participantes do ECTESnesses quinze anos.

Na abertura, foi feita a entrega do prêmio acinco jovens médicos, que concorreram sub-metendo seus currículuns para apoio financei-ro, com o objetivo de apresentarem trabalhocientífico no evento, sendo um deles o Dr.Phillipe Abreu-Reis, sócio da SBAIT. Dois pro-fessores foram homenageados como Mem-bros Honorários da ESTES: o cirurgião orto-pédico Dr. Thomas Rüedi e o norte americanoDr. Andrew Peitzman, que é também MembroHonorário da SBAIT.

No final, o Dr. Raul Coimbra, outro MembroHonorário da SBAIT, falou sobre a World Coa-lition for Trauma Care (WCTC - http://www.world-coalition-trauma-care.org/) e os avançosque já ocorreram após o WTC no Rio. Agrade-ceu ao apoio da ESTES e demais entidades eanunciou a sede do III WTC, em agosto de2016: New Dheli, na India.Sessão SBAIT no WTC

AAAAAmento em eventos com múltiplas vítimas”,reuniu aproximadamente 200 participantes econtou com apresentações de convidados.O Dr. Tercio De Campos, secretário da SBAITe professor da Santa Casa de São Paulo, a-bordou o tema “World Soccer Cup Mania” emostrou a expectativa do país para a Copado Mundo e como o sistema de saúde sepreparou para o atendimento a múltiplas ví-timas. Já o Dr. Sandro Scarpelini, PrimeiroVice Presidente da SBAIT e Professor da Fa-culdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP,falou sobre o “Sistema de pré-hospitalar emeventos com múltiplas vítimas”, focando naexperiência no Brasil. O Dr. José Mauro S.Rodrigues, segundo Vice Presidente daSBAIT e professor da PUC São Paulo, em So-rocaba, ministrou a palestra com o tema “Tri-agem para centros de trauma em eventoscom múltiplas vítimas”, focando na experi-ência internacional e no aprendizado no Bra-sil após a explosão no Shopping de Osascoem 1996.

O Dr. Gustavo P. Fraga, Presidente daSBAIT e Professor da FCM – Unicamp, falousobre o “Uso de telemedicina no atendimento

Sessão organizada pela SBAIT noWTC, denominada “Preparo e atendi-

às vítimas do incêndio em Santa Maria”, mos-trando o trabalho realizado pelos colegas nosul do país e agradecendo à SBAIT RS, es-pecialmente ao Dr. Luciano S. Eifler, pelamobilização realizada em Santa Maria e Por-to Alegre, com discussão de casos e umgrande e triste aprendizado para todos. Asessão foi finalizada com mais duas pales-tras: o Dr. Tarek Razek, de Montreal, Cana-dá, ministrou a palestra sobre “Desastre comtrem no Canadá” e o Dr. I. Ashkenazi, de Is-rael, ministrou o tema “Armadilhas na reani-mação de vítimas de explosão no ambientecivil”.

HomenagemHomenagemHomenagemHomenagemHomenagemNo jantar de confraternização do evento,

realizado no dia 26 de maio, com mil partici-pantes, a SBAIT prestou uma homenagemao presidente da European Society for Trau-ma an

d Emergency Surgery (ESTES), Dr. LukeLeenen, e ao Dr. Ingo Marzi, presidente doECTES 2014 e II WTC, presenteando cadaum deles com uma camisa oficial da sele-ção brasileira de futebol, o que foi um dosdestaques nos agradecimentos feitos aosalemães pelo Dr. Raul Coimbra, representan-do a World Coalition for Trauma Care (WCTC).

PPPPPalesalesalesalesalestranttranttranttranttrantes brasileires brasileires brasileires brasileires brasileiros na sessão da SBAITos na sessão da SBAITos na sessão da SBAITos na sessão da SBAITos na sessão da SBAIT

DrDrDrDrDr. Coimbra na aber. Coimbra na aber. Coimbra na aber. Coimbra na aber. Coimbra na abertura do II Wtura do II Wtura do II Wtura do II Wtura do II WTTTTTCCCCC

FO

TO

S:

AR

QU

IVO S

BA

IT

Bom público acomBom público acomBom público acomBom público acomBom público acompanhou a sessãopanhou a sessãopanhou a sessãopanhou a sessãopanhou a sessão

PrPrPrPrProf. Leenen (com o microf. Leenen (com o microf. Leenen (com o microf. Leenen (com o microf. Leenen (com o microfofofofofone) e Prone) e Prone) e Prone) e Prone) e Prof. Marof. Marof. Marof. Marof. Marzi (segundozi (segundozi (segundozi (segundozi (segundoda esq. para dirda esq. para dirda esq. para dirda esq. para dirda esq. para dir.) saudando os brasileir.) saudando os brasileir.) saudando os brasileir.) saudando os brasileir.) saudando os brasileiros no jantaros no jantaros no jantaros no jantaros no jantar

Page 5: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 5

Page 6: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/201466666

EM DESTAQUE

A telemedicina como ferramentana cirurgia do trauma

FFFFFoito anos e por cinco com Cirurgia de Urgência, na Faculdade de Medicina do ABC. Chegoua fazer um estágio na Flórida ainda na época de recém formado. Em 2004 mudou-se paratrabalhar em Miami, e desde então é Professor Assistente de Cirurgia da Universidade deMiami (UM) e diretor da área de Telemedicina do Trauma no Ryder Trauma Center, do JacksonMemorial Hospital. Lá também atua nos treinamentos sobre trauma para os médicos do Exér-cito dos Estados Unidos e auxilia os profissionais que estão na guerra por meio da Telemedicina.Desde 2011 é o coordenador do Comitê de Telemedicina da Sociedade Panamericana deTrauma e em 2012 foi nomeado Membro Honorário da SBAIT. Atualmente também atua comomédico consultor do Comitê Olímpico Brasileiro e está participando da organização de cen-tros de trauma no Rio de Janeiro.

ormado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, em 1993, Anto-nio Marttos se especializou em Cirurgia Geral. Trabalhou com resgate na Via Dutra por

AntAntAntAntAntonio Maronio Maronio Maronio Maronio Marttttttttttos Jros Jros Jros Jros Jr

Antonio Marttos Jr, membro honorário da SBAIT, fala sobre o uso datelemedicina como ferramenta no atendimento ao traumatizado

ENTREVISTA - ANTONIO MARTTOS JR

Como as reuniões realizadas semanalmen-Como as reuniões realizadas semanalmen-Como as reuniões realizadas semanalmen-Como as reuniões realizadas semanalmen-Como as reuniões realizadas semanalmen-te via telemedicina com a Universidade dete via telemedicina com a Universidade dete via telemedicina com a Universidade dete via telemedicina com a Universidade dete via telemedicina com a Universidade deMiami podem ajudar no desenvolvimento daMiami podem ajudar no desenvolvimento daMiami podem ajudar no desenvolvimento daMiami podem ajudar no desenvolvimento daMiami podem ajudar no desenvolvimento dacirurgia do trauma no Brasil?cirurgia do trauma no Brasil?cirurgia do trauma no Brasil?cirurgia do trauma no Brasil?cirurgia do trauma no Brasil?

As reuniões são uma forma de reunir osCentros Universitários, compartilhar conhe-cimentos e experiências, ter todos os resi-dentes e cirurgiões motivados, mostrando obom trabalho que os Centros do Brasil reali-zam, compartilhando-o com os Centros domundo. As reuniões mostram também quea atualização em trauma segue conceitosbásicos universais, mas as condutas podemvariar um pouco de acordo com recursosdisponíveis em diferentes centros, como SãoPaulo, Manaus, Colômbia, Iraque ou Tailân-dia., entretanto, percebe-se que os concei-tos básicos universais do trauma permane-cem. Uma reunião importante, que mostra oatendimento ao trauma no mundo e que oBrasil está no caminho certo.

Qual a participação da SBAIT nessa redeQual a participação da SBAIT nessa redeQual a participação da SBAIT nessa redeQual a participação da SBAIT nessa redeQual a participação da SBAIT nessa redede telemedicina?de telemedicina?de telemedicina?de telemedicina?de telemedicina?

A SBAIT tem participado desde o momen-to inicial e no Brasil, fornece o maior númerode hospitais para a rede. É fundamental essaliderança em nosso país, reunindo as pes-soas com maior conhecimento e que podemrealmente usá-lo para aprimorar o atendi-mento ao o trauma em suas regiões. A SBAITpossui o papel fundamental de reunir cadavez mais Centros, residentes e cirurgiões,não só de centros acadêmicos, mas tam-bém de hospitais de emergência do Brasil,que possam estar conectados, atualizando-se constantemente, utilizando essa redecomo uma grande ferramenta.

Quais os avanços nos hospitais na áreaQuais os avanços nos hospitais na áreaQuais os avanços nos hospitais na áreaQuais os avanços nos hospitais na áreaQuais os avanços nos hospitais na áreade trauma que você tem observado no Bra-de trauma que você tem observado no Bra-de trauma que você tem observado no Bra-de trauma que você tem observado no Bra-de trauma que você tem observado no Bra-

sil?sil?sil?sil?sil?Na verdade, até pouco tempo atrás, em uma

ocorrência com uma vítima fatal de trauma, eracomum ouvir em um acidente de trânsito, porexemplo: “Deu azar, morreu a caminho do hos-pital...”. Hoje, já sabe-se, que, apesar da gra-vidade da lesão, pois o trauma causa lesõesmuito graves, que um atendimento organiza-do, seguindo protocolos, com equipamentosadequados, realmente pode salvar mais víti-mas do que pensamos. Na verdade, tenho vis-to que tem mudado essa consciência dos mé-dicos e cirurgiões. Os congressos realizadosnos últimos anos, como o Congresso da SBAIT,o Congresso Mundial de Trauma realizado noBrasil há dois anos atrás, têm mostrado aosmédicos do Brasil, tanto dos hospitais, comodas equipes de emergência de pré-hospitalar,que podemos fazer algo melhor. Já vemosem diversos locais do Brasil essa mudança deconsciência, cada vez mais os hospitais seadequando, os profissionais se qualificando,a produção científica aumentando, mostran-do ao mundo o que tem sido realizado em trau-ma no Brasil. Temos muito trabalho pela fren-te, mas percebemos que há uma maior consci-entização, não somente em infraestrutura pré-hospitalar e hospitalar, mas também em quali-ficação dos serviços médicos e emissão deprotocolos e quando possível, a implantaçãode Centros de Traumas para atendimento qua-lificado às vítimas de trauma.

Recentemente você participou do atendi-Recentemente você participou do atendi-Recentemente você participou do atendi-Recentemente você participou do atendi-Recentemente você participou do atendi-mento da atleta Laís Souza, que está interna-mento da atleta Laís Souza, que está interna-mento da atleta Laís Souza, que está interna-mento da atleta Laís Souza, que está interna-mento da atleta Laís Souza, que está interna-da em Miami. O que existe de promissor nes-da em Miami. O que existe de promissor nes-da em Miami. O que existe de promissor nes-da em Miami. O que existe de promissor nes-da em Miami. O que existe de promissor nes-ses casos graves de lesão raquimedular?ses casos graves de lesão raquimedular?ses casos graves de lesão raquimedular?ses casos graves de lesão raquimedular?ses casos graves de lesão raquimedular?

Nos casos de lesão raquimedular grave,como o caso da Laís, é fundamental um Sis-tema de Trauma bem estruturado, para que opaciente tenha mais chances de evoluir sem

sequelas. Sabemos que no caso dela, o aten-dimento pré-hospitalar foi muito rápido, as-sim como a imobilização e o transporte aohospital por helicóptero. O atendimento nasala de emergência seguindo os protocolosfoi fundamental, controlando a hipotermia, fa-zendo o realinhamento da coluna rapidamen-te, contando com um suporte de terapia inte-nsiva adequado, a realização de procedi-mentos acessórios, como a traqueostomia,de uma forma efetiva e todo o suporte queenvolve esse paciente. A Laís teve acesso,segundo minha opinião, aos melhores pro-tocolos, tanto no Hospital Universitário deUtah, quanto no Hospital de Miami, ondeencontra-se internada há quatro meses, issoinclui tanto o tratamento clínico, mas comotambém todo o suporte médico, de enferma-gem, fisioterapia, terapia ocupacional, psico-logia e assistência social, mostrando a im-portância do atendimento multidisciplinar,tanto na fase de urgência, do atendimentopré-hospitalar, na fase da cirurgia, de terapiaintensiva e reabilitação, como na fase de a-daptação do paciente que sofreu uma lesãograve como essa, a uma nova realidade esua reintegração à sociedade. A Laís, quepassou por todos os procedimentos perfei-tamente realizados desde o início, é umexemplo para nós, que não só nos grandescentros, como em vários lugares do Brasil,podemos buscar esse atendimento de exce-lência, desde o pré-hospitalar, com equipa-mentos adequados, protocolos e equipesmédicas especializadas e multidisciplinares.

CR

IST

IAN

E R

EIM

BE

RG

Page 7: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 7

Page 8: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/201488888

CAPA - PREVENÇÃO

Objetivo é conscientizar a sociedadesobre as formas e a importância

de se prevenir o Trauma

AAAAA prevenção é, sem dúvida, uma das mais eficientes formas detrabalho quando o assunto é saúde. E, no caso do Trauma, não

SBAIT FORTALECEPARCERIAS PARAAUMENTAR PREVENÇÃO

SBAIT FORTALECEPARCERIAS PARAAUMENTAR PREVENÇÃO

FO

TO

S: M

OV

IME

NT

O P

AR

AD

A P

ELA

VID

A

CamCamCamCamCampanhas de prepanhas de prepanhas de prepanhas de prepanhas de prevvvvvenção do Moenção do Moenção do Moenção do Moenção do Movimentvimentvimentvimentvimento Po Po Po Po Parada pela Vida visam a redução dosarada pela Vida visam a redução dosarada pela Vida visam a redução dosarada pela Vida visam a redução dosarada pela Vida visam a redução dosacidentacidentacidentacidentacidentes nas eses nas eses nas eses nas eses nas estradastradastradastradastradas

é diferente. Com o lema: “Trauma é doença e tem prevenção”, a SBAITtem empenhado inúmeros esforços para aumentar a capacitação edifundir orientações sobre prevenção do Trauma em diversos aspec-tos. Para isso, recentemente, fortaleceu parcerias com outras entida-des a fim de ampliar a conscientização da sociedade sobre a preven-ção de traumas, independentemente da idade e das circunstâncias.

Em Assembleia Geral realizada no dia 2 de março de 2010, a Orga-nização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período de 2011 a2020 como a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito. Ainiciativa visa estimular esforços para conter e reverter a tendência cres-cente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito emtodo o mundo. No Brasil, em maio de 2011, o governo lançou o PARA-DA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida.Coordenado pelo Ministério das Cidades, por meio do DENATRAN, oParada promove campanhas de conscientização, ações de mobilizaçãoe educativas com o objetivo de diminuir o número de mortes e outrosdanos causados por acidentes de trânsito. Desde o início a SBAIT temdivulgado e apoiado o PARADA.

Em junho de 2013 a SBAIT passou a apoiar o P.A.R.T.Y. (Prevençãodo Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude) Bra-sil, programa de prevenção criado no Canadá em 1986 que tem sidodifundido no país pela SBAIT e ligas do trauma, com o apoio de váriosoutros parceiros, como o SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar,secretarias de saúde municipais, concessionárias de rodovias, agênci-as de trânsito, entre outros.

O Criança Segura, cuja causa maior é a segurança e prevenção deacidentes em crianças, e o Piscina + Segura, desenvolvido pela Soci-edade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), que aborda aprevenção de afogamentos, são os parceiros da SBAIT na luta da pre-venção. Recentemente o Movimento Maio Amarelo, que trata sobre aprevenção e redução de acidentes viários, foi amplamente divulgadono Brasil e tem o apoio da SBAIT.

Juntos somos mais. A parceria prevê o apoio a ações, eventos edivulgação de campanhas que possam contribuir para levar à popula-ção o maior número de informações sobre prevenção.

Page 9: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 9

OOOOOCRIANÇA SEGURA Safe Kids Brasil, uma or-ganização não governamental, sem fins lu-crativos, que tem como missão promover aprevenção de acidentes com crianças e ado-lescentes de até 14 anos. A ONG atua noBrasil desde 2001 e faz parte de uma redeinternacional, conhecida como SAFE KIDSWorldwide, que integra 22 países espalha-dos pelos cinco continentes.

Esta rede foi fundada em 1987, nos Esta-dos Unidos, pelo cirurgião pediátrico Dr.Martin Eichelberger, com a missão de pro-mover a prevenção de acidentes com seupúblico-alvo. Desde o início de suas ativi-dades nos Estados Unidos, o índice de mor-tes provenientes de acidentes com criançase adolescentes apresentou uma queda con-siderável de 45%.

Segundo o Ministério da Saúde, todos osanos, cerca de 4,7 mil crianças morrem e125 mil são hospitalizadas vítimas de aciden-

utra parceria de destaque, firmadaem abril deste ano, é com a ONG

Parcerias atingem diversos públicos

AAAAAsobre a importância de se prevenir o Trauma. O Movimento Maio Amarelo, a ONG CriançaSegura e a Campanha Piscina + Segura estão entre as iniciativas que vão engrossar ascampanhas de prevenção.

Um dos pontos de maior preocupação é o trânsito, que faz milhares de vítimas todos osanos no mundo. Por este motivo, a SBAIT se uniu ao Movimento Maio Amarelo, cujo objetivoé chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, e orientaseus parceiros e associados para a divulgação dessa causa durante todo o ano. É possívelconhecer melhor a campanha através do site www.maioamarelo.com

A escolha do laço como símbolo do movimento busca alertar a sociedade para tratar osacidentes de trânsito como uma epidemia, convidando cada cidadão a adotar atitudes maiscautelosas e prudentes, poupando-o de se tornar mais uma vítima. Até o final de maio, omovimento já tinha mais de 26 mil apoiadores, que buscavam mobilizar suas comunidadessobre o tema da campanha.

Caminhadas, eventos e iluminações de pontos turísticos, como Cristo Redentor (RJ), Jar-dim Botânico (Curitiba, PR), FIESP (SP) e Bondinho do Pão de Açúcar (RJ), são alguns exem-plos de ações realizadas em prol do movimento.

parceria com entidades de prevenção, direcionadas a públicos diferentes, prometeajudar a SBAIT a atingir um maior número de pessoas e conscientizar a população

Criança Segura e Piscina + Segurates no Brasil. Estas lesões o-correm devido à falta de cul-tura de prevenção, informa-ção, cuidados no dia a dia, au-sência de ambientes adequa-dos à criança e leis específi-cas. Acidentes de trânsito, afo-gamentos, sufocações, que-das, queimaduras, intoxica-ções, entre outros, podem serevitados com ações educati-vas, modificações no meioambiente, informação e cria-ção e cumprimento de regu-lamentações adequadas. Sai-ba mais acessando: http://criancasegura.org.br/.

Os afogamentos tambémfazem parte da CampanhaPiscina + Segura, outra par-ceria da SBAIT. Com o objeti-vo de alertar a sociedade so-bre a prevenção de afoga-

mentos em piscinas , acampanha comemorauma grande conquista:o avanço da regulamentação da Lei desegurança em piscinas, que passou pelacomissão na Câmara Federal e deveráseguir em breve para o Senado.

Também foi estabelecido que de 10 a14 de novembro será realizada a Sema-na PISCINA+SEGURA, uma semana in-teira de “comemoração da vida” em clu-

bes, escolas e academias de natação, quan-do serão realizadas atividades lúdicas de pre-venção em afogamento nas piscinas de todoBrasil, com a participação de crianças e pais/responsáveis. Outras novidades sobre aCampanha Piscina + Segura podem ser con-feridas acessando o site oficial: http://www.sobrasa.org/piscinamaissegura/

Page 10: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/20141010101010

OOOOO2014, o curso “Abordagem Multidisciplinar aoPolitraumatizado”. O evento, que contou com oapoio da SBAIT, recebeu mais de 290 profissio-nais e acadêmicos da área de saúde, incluindomédicos, fisioterapeutas, odontólogos, farma-cêuticos, nutricionistas e enfermeiros.

A palestra de abertura contou com a partici-pação do Dr. Gustavo Pereira Fraga, presidenteda SBAIT. Durante os quatro dias de curso, ospalestrantes puderam assistir a várias palestrasa respeito do tema.

Marcaram presença no evento os doutoresAderivaldo Coelho Andrade (Presidente da Fun-dação Hospitalar de Teresina), Antonio GilbertoAlbuquerque de Brito (Diretor do Hospital de Ur-gência de Teresina – HUT) e Kelson Nobre Veras(Presidente da Sociedade de Terapia Intensivado Piauí – SOTIPI).

O curso “Abordagem Multidisciplinar aoPolitraumatizado” teve palestras realizadas porprofissionais das mais diversas áreas, o que re-presentou uma importante ferramenta acadêmi-ca, que permitiu uma maior conscientização dosprofissionais e a difusão de conhecimentos so-bre o tema. Ao final do curso, os participantesreceberam, via e-mail, o certificado emitido pelaASPIMED (Associação Piauiense de Medicina).

Colégio Médico-Acadêmico do Piauí rea-lizou, entre os dias 20 e 23 de março de

Trauma é tema de curso em Teresina (PI)

I Congresso de Atendimento Pré-Hospitalar daZona da Mata é realizado em Juiz de Fora (MG)

ATUALIZAÇÃO

AAAAAMata na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora.

O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Atendimen-to Pré-Hospitalar (LAAPH), da Faculdade de Ciências Médi-cas e da Saúde de Juiz de Fora – (FCMS), e contou com apresença de ilustres palestrantes e a realização de workshopsministrados pela Dra. Eveline Montessi e pelo Dr. MarceloWeiss sobre Acesso Venoso Central e Intubação Rápida, res-pectivamente. Houve, ainda, apresentação de trabalhos noformato pôster, com temas relacionados à área de atendi-mento pré-hospitalar (APH).

O objetivo do congresso consistiu em oferecer a oportuni-dade aos acadêmicos e aos profissionais da área da saúdede conhecerem e se aprofundarem no APH. As palestras abor-daram assuntos fundamentais no APH.

conteceu nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2014 o ICongresso de Atendimento Pré-Hospitalar da Zona da

LIG

A A

CA

MIC

A D

E A

TE

ND

IME

NT

O P

RÉ-H

OS

PIT

ALA

R (

LAA

PH

)

EvEvEvEvEvententententento recebeu público apro recebeu público apro recebeu público apro recebeu público apro recebeu público aproooooximado de 1ximado de 1ximado de 1ximado de 1ximado de 150 pessoas50 pessoas50 pessoas50 pessoas50 pessoas

O eO eO eO eO evvvvvententententento reuniu paro reuniu paro reuniu paro reuniu paro reuniu participantticipantticipantticipantticipantes de dives de dives de dives de dives de divererererersas áreassas áreassas áreassas áreassas áreas

Comissão Organizadora do eComissão Organizadora do eComissão Organizadora do eComissão Organizadora do eComissão Organizadora do evvvvventententententooooo

AR

QU

IVO S

BA

ITA

RQ

UIV

O S

BA

IT

Page 11: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 11

Mais três Cursos DSTC são realizados no Brasil

NNNNNvos na Cirurgia do Trauma – DSTC” no Brasil.O curso é fruto de uma parceria entre a SBAITe a Association for Trauma Surgery and Inten-sive Care(IATSIC).

Participaram desse curso, 28 cirurgiões do-centes ou assistentes de diferentes áreas doDepartamento de Cirurgia e Anatomia da Fa-culdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)– Universidade de São Paulo (USP), tendocomo coordenadores o Professor Carlos Mes-quita e o Professor Sandro Scarpelini (FMRP –USP).

Esse foi um curso realizado como parte dascomemorações dos 60 anos do Departamen-to de Cirurgia e Anatomia e também dos 20anos de criação do Núcleo do curso AdvancedTrauma Life Support (ATLS®) da FMRP – USP,contando com vários instrutores internacionais:Carlos Mesquita (Coimbra, Portugal), FernandoMachado (Montevideo, Uruguai), Juan CarlosPuyana (Pittsburgh, EUA), Maurício Lynn(Miami, EUA) e Sandro Rizoli (Toronto, Cana-dá). De outras cidades do Brasil, foram instru-tores: Gustavo P. Fraga (Campinas) e Sizenan-do V. Starling (Belo Horizonte). Como instruto-res de Ribeirão Preto, participaram o coorde-nador do curso, Sandro Scarpelini, e FabrícioFogagnolo, Gerson Felisbino dos Reis e TalesRubens de Nadai.

os dias 22 e 23 de abril de 2014 foi rea-lizado o 11o curso “Cuidados Definiti-

Nos dias 24 e 25 de abril foi realizado umoutro curso, com 24 cirurgiões de diferentesestados do Brasil, como Minas Gerais, Rio deJaneiro, Paraná, Distrito Federal, Goiás e Cea-rá, além de São Paulo.

Os instrutores desse curso foram: CarlosMesquita, Sandro Scarpelini, Jorge Sproviero(Buenos Aires, Argentina), Juan Carlos Puyana(Pittsburgh, EUA), Sizenando V. Starling (BeloHorizonte -MG), e cirurgiões da equipe da Di-visão de Cirurgia de Urgência e Trauma daFMRP-USP: Adriano Brunetti, Dino CésarMotta, Fabrício Fogagnolo, Gerson Felisbinodos Reis, Maurício Godinho e Tales Rubensde Nadai.

Ainda na mesma semana, mais uma turmatambém concluiu o curso DSTC (o 13o no Bra-sil), dessa vez na Santa Casa de São Paulo,nos dias 24 e 25 de abril, contando com 24inscritos e os instrutores: Sandro Rizoli (Toron-to, Canadá), Maurício Lynn (Miami,EUA),Fernando Machado (Montevideo, Uru-guai), Tercio De Campos (São Paulo, SP),Danilo Gagliardi (São Paulo, SP), PauloCandelária (São Paulo, SP), Dino Motta (Ribei-rão Preto, SP), Henrique Matheus (São Paulo,SP), Carlos Salles (Cuiabá, MT) e Tiago Barro-so (São Paulo, SP).

No total, em uma semana foram formados76 alunos nos cursos DSTC em Ribeirão Pretoe São Paulo.

ATUALIZAÇÃO

Alunos e insAlunos e insAlunos e insAlunos e insAlunos e instruttruttruttruttrutores no curores no curores no curores no curores no curso em Ribeirão Preso em Ribeirão Preso em Ribeirão Preso em Ribeirão Preso em Ribeirão Prettttto (SP)o (SP)o (SP)o (SP)o (SP)nos dias 22 e 23 de abril de 20nos dias 22 e 23 de abril de 20nos dias 22 e 23 de abril de 20nos dias 22 e 23 de abril de 20nos dias 22 e 23 de abril de 201111144444

Alunos e insAlunos e insAlunos e insAlunos e insAlunos e instruttruttruttruttrutores no curores no curores no curores no curores no curso em Ribeirão Preso em Ribeirão Preso em Ribeirão Preso em Ribeirão Preso em Ribeirão Prettttto (SP)o (SP)o (SP)o (SP)o (SP)nos dias 2nos dias 2nos dias 2nos dias 2nos dias 24 e 25 de abril de 204 e 25 de abril de 204 e 25 de abril de 204 e 25 de abril de 204 e 25 de abril de 201111144444

Dr Maurício LDr Maurício LDr Maurício LDr Maurício LDr Maurício Lynn ( Miami-EUynn ( Miami-EUynn ( Miami-EUynn ( Miami-EUynn ( Miami-EUA) em sua aula no curA) em sua aula no curA) em sua aula no curA) em sua aula no curA) em sua aula no cursososososoDSDSDSDSDSTTTTTC na Santa Casa de São PC na Santa Casa de São PC na Santa Casa de São PC na Santa Casa de São PC na Santa Casa de São Pauloauloauloauloaulo

AR

QU

IVO S

BA

ITA

RQ

UIV

O S

BA

ITA

RQ

UIV

O S

AN

TA C

AS

A D

E S

ÃO P

AU

LO

DDDDDO evento, que contou com o apoio da SBAIT, recebeu 524 inscritos e a participa-

ção de 53 renomados palestrantes brasileiros e três convidados internacionais: Ro-bert Mackersie (SanFrancisco, EUA),George Chang(Houston, EUA) eSandro Rizoli (Toron-to, Canada).

Os temas apre-sentados no CIRUR-GIÃO Ano 8 gerarammuitos debates en-tre os convidados eparticipantes pre-sentes, tornando-oum sucesso sob to-dos os aspectos.

e 24 a 26 de abril foi realizado em São Paulo, no hotel Maksoud Plaza, a 8ªedição do “Cirurgião – Atualização em Cirurgia Geral, Emergência e Trauma”.

Cirurgião Ano 8 é realizado em São Paulo

PPPPParararararticipantticipantticipantticipantticipantes do ees do ees do ees do ees do evvvvvententententento.o.o.o.o.

PE

RF

EC

TA E

VE

NT

OS

Mesa DireMesa DireMesa DireMesa DireMesa Diretttttora do eora do eora do eora do eora do evvvvventententententooooo

PE

RF

EC

TA E

VE

NT

OS

Dr SandrDr SandrDr SandrDr SandrDr Sandro Rizoli duranto Rizoli duranto Rizoli duranto Rizoli duranto Rizoli durante apresentaçãoe apresentaçãoe apresentaçãoe apresentaçãoe apresentação

PE

RF

EC

TA E

VE

NT

OS

Page 12: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/20141212121212

Convocação para eleição das diretorias dos capítulos SBAIT

AAAAArentes estados. Atualmente estão ativos osseguintes capítulos: Alagoas, Amapá, Amazo-nas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, RioGrande do Sul e São Paulo. Existem dois ou-tros capítulos, Ceará e Paraíba, criados nopassado mas que não estão regulamentadosjunto à SBAIT. Na verdade, em setembro pró-ximo, na Assembleia Geral Ordinária que será

diretoria da SBAIT tem estimulado aabertura de novos capítulos nos dife-

CAPÍTULOS SBAIT

1. Leia o estatuto da sociedade disponívelem http://www.sbait.org.br/estatuto.pdf.

2. Ter em seu estado no mínimo 10 (dez) as-sociados da SBAIT, quites com anuidade porperíodo mínimo de 2 (dois) anos. Precisa ter aparticipação de médicos, mas pode incluir aca-dêmicos nessa condição.

3. Solicitar à SBAIT a criação do capítulo norespectivo estado (pedir para [email protected] o modelo de carta).

realizada em Manaus durante o XI CongressoSBAIT, será a primeira vez que serão eleitasas diretorias dos capítulos junto com a SBAITnacional, o que permitirá o adequado registroem cartório de todos capítulos. Portanto, mo-bilize os colegas em sua cidade e estado efique atento aos e-mails que serão enviadossobre a convocação de eleições. Já coloquea data de 25 a 27 de setembro próximo emsua agenda para que você esteja em Manaus.

Como abrir o capítulo da SBAIT em seu estado

4. Definir a chapa com 1 (um) Diretor, auxili-ado por 1 (um) Vice-Diretor, 1 (um) Secretárioe 1 (um) Tesoureiro.

5. Encaminhar solicitação para a SBAIT ([email protected] e [email protected])convocar a eleição do capítulo (geralmente échapa única) com requerimento assinado poresses 4 (quatro) associados interessados.

6. O processo eleitoral dos Capítulos deveseguir as mesmas diretrizes previstas no Esta-

tuto para a eleição da Diretoria da SBAIT. Por-tanto, para Eleição da Diretoria do Capítulo tam-bém deve ser votando nas chapas encaminha-das com prazo de antecedência mínimo de 30(trinta) dias antes da data da Assembléia. AsDiretorias dos Capítulos serão eleitas na mes-ma data da Diretoria da SBAIT no Congressoem Manaus e seus mandados deverão ser co-incidentes.

7. Após eleita a diretoria do Capítulo, indicaro local físico onde irá ter seu funcionamento,podendo ser o endereço de alguma associa-ção local ou do consultório de um dos direto-res.

8. Definir o(s) e-mail(s) do(s) diretor(es) paraque sejam direcionados os contatos com essecapítulo.

9. Preparar mini curriculum ou CV Lattes dosdiretores, com foto, texto com histórico sobreo capítulo, e a ata da reunião para eleição de-vidamente registrada em cartório para serinserida na página do capítulo no site http://www.sbait.org.br

Page 13: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 13

Page 14: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/20141414141414

DR. M

AR

CE

LO R

IBE

IRO

PPPPParararararticipantticipantticipantticipantticipantes do ees do ees do ees do ees do evvvvventententententooooo

Liga organiza Simpósioem Uberaba

OOOOOmais de 260 pessoas e aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril de2014 na cidade de Uberaba-MG. O Simpósio abrangeu temas atuaisrelacionados à traumatologia, desde o atendimento de urgência à rea-bilitação do paciente. As palestras foram proferidas por professoresconvidados da UFTM e de outras instituições.

No último dia do evento, realizaram-se demonstrações práticas decomo deve ser feito o atendimento a um paciente traumatizado, se-gundo as normas do ATLS. Também foi apresentada uma simulaçãode resgate com o auxílio da equipe do Corpo de Bombeiros de Uberaba.

X Simpósio de Urgências Traumáticas e XIII Curso Introdutório àLiga de Cirurgia e Trauma da UFTM contou com a presença de

LIGAS DO TRAUMA

RRRRRranhão (LATE – MA) participaram do pro-grama P.A.R.T.Y. Campinas, no dia 20 demaio, com o objetivo de conhecerem oprojeto para futura implantação doP.A.R.T.Y. Maranhão.

Os representantes da LATE – MA, oligante Filipe Camargo e o professor San-tiago Servin acompanharam todas as ati-vidades do P.A.R.T.Y. Campinas, vivencian-do tanto a visão dos alunos quanto a or-

epresentantes da Liga Acadêmicade Trauma e Emergência do Ma-

ganização desse programa tão importante naPrevenção do Trauma relacionado ao álcoolna juventude.

Atualmente, quatro núcleos do P.A.R.T.Y. es-tão implantados no Brasil, nas cidadespaulistas de Campinas, Ribeirão Preto eSorocaba e na Grande Vitória (ES). Assim queimplantado, o P.A.R.T.Y. Maranhão será o pri-meiro núcleo no norte-nordeste.

Interessados em levar o projeto para outroslocais do país podem entrar em contato atra-vés do email: [email protected]

AR

QU

IVO S

BA

IT

PROGRAMA P.A.R.T.Y. BRASIL

P.A.R.T.Y. Campinas recebe visita da Liga Acadêmicade Trauma e Emergência do Maranhão

RRRRRepresentantepresentantepresentantepresentantepresentantes da LAes da LAes da LAes da LAes da LATE-MA com intTE-MA com intTE-MA com intTE-MA com intTE-MA com integrantegrantegrantegrantegrantes does does does does doPPPPP.A.A.A.A.A.R.T.R.T.R.T.R.T.R.T.Y.Y.Y.Y.Y. Cam. Cam. Cam. Cam. Campinaspinaspinaspinaspinas

Liga de Cirurgia da UNISA (SP)reuniu residentes em curso introdutório

EEEEEUNISA (Universidade de Santo Amaro), que contou com a participaçãode cerca de 100 alunos, residentes do Serviço de Cirurgia.

As aulas foram ministradas por docentes do serviço de cirurgia gerale trauma, abordando os seguintes temas: Prof Dr Marcelo Ribeiro-Atendimento Inicial, Drs Murillo Favaro – Controle de danos, AlexandreFonseca – Trauma abdominal, Dr José Cruvinel (UNICAMP) – US notrauma, Prof Dr Calogero Preste (USP) – Trauma vascular e Dr Alexan-dre Pompeu (FMABC ) – Trauma urológico.

A Liga de Cirurgia da UNISA vem realizando atividades de ensino epesquisa no Hospital do Grajaú, há mais de dez anos, sob a supervi-são de Docentes do serviço de cirurgia geral e a colaboração dos resi-dentes do Serviço.

As atividades são desenvolvidas de forma teórico-prática com reuni-ões semanais, plantões e participação dos alunos em trabalhos e pes-quisas. Atualmente, conta com três docentes que foram membros daLiga no passado, reforçando a importância das Ligas como exemplopara os jovens alunos.

Entre os dias 28 e 29 de abril, foi realizado o Curso Introdutórioda Liga de Cirurgia do Trauma e Cirurgia de Emergência da

PrPrPrPrProf. Crema coorof. Crema coorof. Crema coorof. Crema coorof. Crema coordenando odenando odenando odenando odenando oatatatatatendimentendimentendimentendimentendimento simuladoo simuladoo simuladoo simuladoo simulado

LIG

A D

E C

IRU

RG

IA E

TR

AU

MA D

A U

FT

M SimSimSimSimSimpósio recebeupósio recebeupósio recebeupósio recebeupósio recebeugrande públicogrande públicogrande públicogrande públicogrande público

AR

QU

IVO S

BA

IT

Page 15: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/2014 15

Page 16: TRAUMA BoleTEAM SBAIT - junho 2014

2º Trimestre/20141616161616

EVENTOS

TRATRATRATRATRAUMA TUMA TUMA TUMA TUMA Teleconferência SBAIT -eleconferência SBAIT -eleconferência SBAIT -eleconferência SBAIT -eleconferência SBAIT - Úl-tima quarta-feira de cada mês, das 17 às18h (horário de Brasília). Informações:[email protected].

TTTTTelemedicina Baseada em Evidênci-elemedicina Baseada em Evidênci-elemedicina Baseada em Evidênci-elemedicina Baseada em Evidênci-elemedicina Baseada em Evidênci-as em Cirurgia do Tas em Cirurgia do Tas em Cirurgia do Tas em Cirurgia do Tas em Cirurgia do Trauma e Emergênciarauma e Emergênciarauma e Emergênciarauma e Emergênciarauma e Emergência(TBE(TBE(TBE(TBE(TBE-CiTE) SBAIT / CB-CiTE) SBAIT / CB-CiTE) SBAIT / CB-CiTE) SBAIT / CB-CiTE) SBAIT / CBC -C -C -C -C - Última terça-feira de cada mês par, geralmente às 14h(horário de Brasília - altera conforme fusono Canadá), via Teleconferência. Informa-ções: [email protected].

PPPPPan American Tan American Tan American Tan American Tan American Trauma Trauma Trauma Trauma Trauma Tele-Grandele-Grandele-Grandele-Grandele-GrandRounds -Rounds -Rounds -Rounds -Rounds - Todas as sextas feiras, casosapresentados por diferentes instituiçõesvia telemedicina, com início programadoem horários intercalados. Informações:[email protected].

IV JOCET (Jornada de Cirurgia deIV JOCET (Jornada de Cirurgia deIV JOCET (Jornada de Cirurgia deIV JOCET (Jornada de Cirurgia deIV JOCET (Jornada de Cirurgia deEmergência e TEmergência e TEmergência e TEmergência e TEmergência e Trauma) - rauma) - rauma) - rauma) - rauma) - 1 e 2 de agostode 2014, na Associação Paulista de Me-dicina, em São Paulo. Informações emhttp://www.jocet.com.br.

III Simpósio Latinoamericano EN-III Simpósio Latinoamericano EN-III Simpósio Latinoamericano EN-III Simpósio Latinoamericano EN-III Simpósio Latinoamericano EN-DOSUR 2014 -DOSUR 2014 -DOSUR 2014 -DOSUR 2014 -DOSUR 2014 - 11 a 13 de Agosto de 2014em Santiago, Chile. Informações em:http://www.cirujanosdechile.cl/eventos/PROGRAMA%20ENDOSUR%202014.pdf.

2014 Annual Meeting of the American2014 Annual Meeting of the American2014 Annual Meeting of the American2014 Annual Meeting of the American2014 Annual Meeting of the AmericanAssociation for the Surgery of TAssociation for the Surgery of TAssociation for the Surgery of TAssociation for the Surgery of TAssociation for the Surgery of Trauma andrauma andrauma andrauma andrauma andClinical Congress of Acute Care SurgeryClinical Congress of Acute Care SurgeryClinical Congress of Acute Care SurgeryClinical Congress of Acute Care SurgeryClinical Congress of Acute Care Surgery- - - - - 10 a 13 de setembro de 2014, no Phi-ladelphia Marriott Downtown, Philadel-phia, PA, EUA. Informações em http://www.aast.org.

12º Congresso Brasileiro de Video-12º Congresso Brasileiro de Video-12º Congresso Brasileiro de Video-12º Congresso Brasileiro de Video-12º Congresso Brasileiro de Video-cirurgia SOBRACIL 2014 -cirurgia SOBRACIL 2014 -cirurgia SOBRACIL 2014 -cirurgia SOBRACIL 2014 -cirurgia SOBRACIL 2014 - 24 a 27 de se-tembro de 2014, no Centrosul, em Flo-

rianópolis, SC. Informações em www.so-bracil.org.br.

XI Congresso SBAIT e XVI CoLXI Congresso SBAIT e XVI CoLXI Congresso SBAIT e XVI CoLXI Congresso SBAIT e XVI CoLXI Congresso SBAIT e XVI CoLT (Con-T (Con-T (Con-T (Con-T (Con-gresso Brasileiro das Ligas do Tgresso Brasileiro das Ligas do Tgresso Brasileiro das Ligas do Tgresso Brasileiro das Ligas do Tgresso Brasileiro das Ligas do Trauma) -rauma) -rauma) -rauma) -rauma) -25 a 27 de setembro de 2014, no TropicalHotel Eco Resort e Convention Center, emManaus, AM. Presença confirmada de 10palestrantes internacionais. Inscrições jáabertas para os cursos pré congresso,como o “Definitive Surgical Trauma Care”- Cuidados Cirúrgicos Definitivos em Trau-ma (organizado em parceria com a Inter-national Association for Trauma Surgeryand Intensive Care - IATSIC) e o “RespostaMédica Avançada em Desastres” (parce-ria com a Sociedade Panamericana deTrauma), além de outros disponíveis emwww.sbaitmanaus2014.com.br.

XXVII Congreso Boliviano de CirurgiaXXVII Congreso Boliviano de CirurgiaXXVII Congreso Boliviano de CirurgiaXXVII Congreso Boliviano de CirurgiaXXVII Congreso Boliviano de Cirurgia----- 8 a 10 de Outubro de 2014, no HotelLos Parrales, em Tarija, Bolívia. Simulta-neamente serão realizados os Cursos In-ternacionais de Trauma, Videolaparosco-pia, Cirurgia da Parede Abdominal, Cirur-gia Bariátrica, entre outros. Informaçõesem http://www.panamtrauma.org/Resour-ces/Various/Bolivia%20Congreso%20Cirugia.pdf.

Congresso PCongresso PCongresso PCongresso PCongresso Paulista de Cirurgia 2014aulista de Cirurgia 2014aulista de Cirurgia 2014aulista de Cirurgia 2014aulista de Cirurgia 2014

AGENDA

e 19ª Assembleia Cirúrgica do CBe 19ª Assembleia Cirúrgica do CBe 19ª Assembleia Cirúrgica do CBe 19ª Assembleia Cirúrgica do CBe 19ª Assembleia Cirúrgica do CBC SP -C SP -C SP -C SP -C SP -17 e 18 de outubro de 2014, no hotel Cae-sar Business Faria Lima, em São Paulo,SP.Presença confirmada do convidadointernacional Rao Ivatury, de Richmond,Virginia, EUA. Entre os temas do congres-so, destaque para: Trauma abdominal fe-chado: diagnóstico e tratamento conser-vador; Pancreatite aguda: o que há denovo?; Conduta nas infecções abdomi-nais; Trauma pélvico complexo; Ensino dacirurgia: o que deve ser mudado?Infor-mações em http://www.cbcpaulista2014.com.br/.

2014 Clinical Congress of the Ame-2014 Clinical Congress of the Ame-2014 Clinical Congress of the Ame-2014 Clinical Congress of the Ame-2014 Clinical Congress of the Ame-rican College of Surgeons -rican College of Surgeons -rican College of Surgeons -rican College of Surgeons -rican College of Surgeons - 26 a 30 deoutubro de 2014, em San Francisco, CA,EUA. Informações em http://www.facs.org/clincon2014/index.html.

IX Congresso Brasileiro de Queima-IX Congresso Brasileiro de Queima-IX Congresso Brasileiro de Queima-IX Congresso Brasileiro de Queima-IX Congresso Brasileiro de Queima-duras, III Simpósio Internacional Wduras, III Simpósio Internacional Wduras, III Simpósio Internacional Wduras, III Simpósio Internacional Wduras, III Simpósio Internacional WoundoundoundoundoundCare e I Simpósio Nacional de FCare e I Simpósio Nacional de FCare e I Simpósio Nacional de FCare e I Simpósio Nacional de FCare e I Simpósio Nacional de Feridas -eridas -eridas -eridas -eridas -29 de outubro a 1 de novembro de 2014,no Serrano Resort Convenções & Spa, emGramado, RS. Informações em http://www.vjs.com.br/.

52º Congresso Brasileiro de Educa-52º Congresso Brasileiro de Educa-52º Congresso Brasileiro de Educa-52º Congresso Brasileiro de Educa-52º Congresso Brasileiro de Educa-ção Médica (COBEM) -ção Médica (COBEM) -ção Médica (COBEM) -ção Médica (COBEM) -ção Médica (COBEM) - 31 de outubro a 3de novembro de 2014, em Joinville, SC.O evento é organizado pela AssociaçãoBrasileira de Educação Médica (ABEM) ehaverão debates sobre o projeto “Ensinode Urgência e Emergência”. Informaçõesem http://www.cobem.com.br/.

XXVII PXXVII PXXVII PXXVII PXXVII Panamerican Tanamerican Tanamerican Tanamerican Tanamerican Trauma Societyrauma Societyrauma Societyrauma Societyrauma SocietyCongress (PTS) -Congress (PTS) -Congress (PTS) -Congress (PTS) -Congress (PTS) - 11 a 14 de novembrode 2014, no Hotel Sheraton, na Cidadedo Panamá, Panamá. Informações emhttp://www.panamtrauma.org/.

www.sbaitmanaus2014.com.br