Unidade 2 Alcool e Outra Drogas

1
1. Considerando os princípios e diretrizes da Reforma Psiquiátrica e da Política Nacional de Saúde Mental, como se concretiza o desafio de prestar cuidado aos usuários de drogas? No cotidiano de trabalho, como se percebe a influência da Reforma Psiquiátrica, na oferta de cuidado, na área de álcool e outras drogas? 2. Tendo em vista os fundamentos da Reforma Psiquiátrica, que considerações podem ser feitas sobre a valorização das internações em longo prazo (e fechadas), com o único objetivo da abstinência, como forma de tratamento para usuários de drogas? 3. Que reflexões podemos fazer sobre o aumento do número de internações compulsórias, como forma de tratamento e suas implicações no campo da defesa dos direitos dos usuários?

Transcript of Unidade 2 Alcool e Outra Drogas

Page 1: Unidade 2 Alcool e Outra Drogas

1. Considerando os princípios e diretrizes da Reforma Psiquiátrica e da Política Nacional de Saúde Mental, como se concretiza o desafio de prestar cuidado aos usuários de drogas? No cotidiano de trabalho, como se percebe a influência da Reforma Psiquiátrica, na oferta de cuidado, na área de álcool e outras drogas?

2. Tendo em vista os fundamentos da Reforma Psiquiátrica, que considerações podem ser feitas sobre a valorização das internações em longo prazo (e fechadas), com o único objetivo da abstinência, como forma de tratamento para usuários de drogas?

3. Que reflexões podemos fazer sobre o aumento do número de internações compulsórias, como forma de tratamento e suas implicações no campo da defesa dos direitos dos usuários?