UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE · estratégias e metodologias de aplicação, fundadas na...

19
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Plano de ensino 1 Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Etapa: III Componente curricular: Técnicas de recrutamento e seleção de pessoas Professor(es): Eliete Bernal Arellano DRT: 113665-3 Carga horária: 4 créditos ( X ) Teórica ( ) Prática Semestre letivo: III Ementa: Estudo das funções de captação e seleção de talentos nas organizações e suas respectivas estratégias e metodologias de aplicação, fundadas na abordagem estratégica de gestão de pessoas. Entendimento da função de recrutamento e seleção por meio da apresentação de métodos e técnicas aplicadas no ambiente organizacional, considerando a diversidade e os aspectos culturais e étnico-raciais. Objetivos Objetivo conceitual Objetivo procedimental e habilidade Objetivo atitudinal e valor Conhecer, analisar e relacionar conceitos, abordagens teóricas e metodologias que norteiam a implantação e operação da função de captação e seleção de talentos, sob o referencial de cargo e sob o referencial de competências frente às políticas públicas, econômicas, financeiras e sociais. Aplicar e executar, no contexto organizacional, os modelos teóricos referentes às funções de Recrutamento e Seleção, a partir de procedimentos e habilidades técnicas inerentes tanto à gestão de pessoas sob o referencial de cargo quanto sob o referencial do modelo de gestão de pessoas por competências. Considerar a cultura organizacional, a estratégia organizacional e o enfoque sobre o ser humano enquanto sujeito ativo na geração e manutenção dos resultados organizacionais, buscando sensibilizar-se tanto para os interesses organizacionais quanto para o potencial e as expectativas profissionais do capital humano no contexto do ambiente de trabalho. Conteúdo programático: Recrutamento e seleção alinhados à estratégia organizacional. Formas de recrutar: recrutamento interno e externo. Ferramentas para selecionar as pessoas: provas situacionais, entrevista, dinâmica de grupo e testes psicológicos. Seleção por competências: metodologia CAR de entrevista (Contexto, Ação e Resultado). Devolutiva do processo seletivo. Metodologia: O conteúdo do curso será apresentado por meio de videoaulas e da interação com o fórum de debate. Como complemente ao estudo, serão realizadas leituras, estudos de caso, atividades em grupo, com o objetivo de adquirir os conceitos e desenvolver as habilidades necessárias para a captação e seleção de talentos.

Transcript of UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE · estratégias e metodologias de aplicação, fundadas na...

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

1

Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Etapa: III

Componente curricular: Técnicas de recrutamento e seleção de pessoas

Professor(es): Eliete Bernal Arellano

DRT: 113665-3

Carga horária:

4 créditos( X ) Teórica ( ) Prática

Semestre letivo: III

Ementa: Estudo das funções de captação e seleção de talentos nas organizações e suas respectivas estratégias e metodologias de aplicação, fundadas na abordagem estratégica de gestão de pessoas. Entendimento da função de recrutamento e seleção por meio da apresentação de métodos e técnicas aplicadas no ambiente organizacional, considerando a diversidade e os aspectos culturais e étnico-raciais.

Objetivos

Objetivo conceitual Objetivo procedimental e

habilidade

Objetivo atitudinal e valor

Conhecer, analisar e relacionar conceitos, abordagens teóricas e metodologias que norteiam a implantação e operação da função de captação e seleção de talentos, sob o referencial de cargo e sob o referencial de competências frente às políticas públicas, econômicas, financeiras e sociais.

Aplicar e executar, no contexto organizacional, os modelos teóricos referentes às funções de Recrutamento e Seleção, a partir de procedimentos e habilidades técnicas inerentes tanto à gestão de pessoas sob o referencial de cargo quanto sob o referencial do modelo de gestão de pessoas por competências.

Considerar a cultura organizacional, a estratégia organizacional e o enfoque sobre o ser humano enquanto sujeitoativo na geração e manutençãodos resultados organizacionais,buscando sensibilizar-se tantopara os interessesorganizacionais quanto para opotencial e as expectativasprofissionais do capital humanono contexto do ambiente detrabalho.

Conteúdo programático:

Recrutamento e seleção alinhados à estratégia organizacional.

Formas de recrutar: recrutamento interno e externo.

Ferramentas para selecionar as pessoas: provas situacionais, entrevista, dinâmica de grupo e

testes psicológicos.

Seleção por competências: metodologia CAR de entrevista (Contexto, Ação e Resultado).

Devolutiva do processo seletivo.

Metodologia:

O conteúdo do curso será apresentado por meio de videoaulas e da interação com o fórum de debate. Como complemente ao estudo, serão realizadas leituras, estudos de caso, atividades em grupo, com o objetivo de adquirir os conceitos e desenvolver as habilidades necessárias para a captação e seleção de talentos.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

2

Critério de avaliação: Participação no fórum, trabalhos individuais e em grupo e prova individual, integrada na avaliação do módulo.

Bibliografia básica: BOHLANDER, G. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122691>. Acesso em: 6 mar. 2014

Bibliografia Complementar: ARAUJO, L. C.; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2009. FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em

<http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522478507?q=Pr%C3%A1ticas+de+recursos+humanos>. Acesso em: 6 mar. 2014.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 896 Edifício João Calvino – 7º andar – Sala 715 Consolação São Paulo – SP CEP 01302-907

Tel. (11) 2114-8165 www.mackenzie.br - e-mail: [email protected]

Unidade Universitária: Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Etapa: III

Componente curricular: Aprendizagem Organizacional e Educação Corporativa

Professor: Jorge Flavio Ferreira DRT: 1123388

Carga horária: 2 créditos ( x ) Teórica ( x ) Prática

Semestre Letivo: III

Ementa:

Este tema trata dos conceitos e práticas de aprendizagem individual e coletiva e educação corporativa como estratégias de desenvolvimento organizacional. Apresenta mecanismos para análise e compreensão dos processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento no contexto organizacional. Enfoca a aprendizagem formal e informal nas organizações como processos-chave para o desenvolvimento das competências das pessoas e evolução da função de treinamento e desenvolvimento para as universidades corporativas e gestão do conhecimento, como fatores potenciais de inovação e vantagem competitiva.

Objetivos Conceituais

Conhecer, analisar e relacionar conceitos, princípios e abordagens teóricas que sustentam a elaboração e a implementação de práticas e programas de treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, por meio de premissas de educação corporativa.

Objetivos Procedimentais e Habilidades

Desenvolver e aplicar processos de aprendizagem, treinamento, desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, por meio de habilidades como reflexão crítica, visão estratégica e análise do contexto do negócio.

.

Objetivos Atitudinais e Valores

Identificar oportunidades para desenvolver comportamentos e soluções inovadoras no âmbito da educação corporativa, em sintonia com as diretrizes e objetivos organizacionais.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 896 Edifício João Calvino – 7º andar – Sala 715 Consolação São Paulo – SP CEP 01302-907

Tel. (11) 2114-8165 www.mackenzie.br - e-mail: [email protected]

Conteúdo Programático: 1. Aprendizagem Organizacional 2. Gestão do Conhecimento 3. Gestão de Competências 4. Metodologias de ensino-aprendizagem 5. Treinamento e Desenvolvimento

6. Educação Corporativa

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 896 Edifício João Calvino – 7º andar – Sala 715 Consolação São Paulo – SP CEP 01302-907

Tel. (11) 2114-8165 www.mackenzie.br - e-mail: [email protected]

Metodologia: O curso apresenta fundamentos teóricos e aplicações de práticas organizacionais do conteúdo programático, por meio de videoaulas, leitura de textos, pesquisas e exercícios, bem como de estudos de caso, atividades individuais e em grupo.

Critério de Avaliação:

Questionários, atividades em grupos, análise de estudos de casos, preparação de propostas.

Bibliografia: Bibliografia Básica:

ANTONELLO, Cláudia S.; GODOY, Arilda S. et al. Aprendizagem Organizacional no Brasil. [recurso eletrônico]: Porto Alegre: Bookman, 2011.

BITENCOURT, Claudia et al. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais [recurso eletrônico]: Porto Alegre: Bookman, 2010.

Bibliografia Complementar: BORGES-ANDRADE, Jairo E.; ABBAD, Gardênia S.; MOURÃO, Luciana et al. Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas [recurso eletrônico]: Porto Alegre: Artmed, 2007.

CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz; VILHENA, Rosa Maria de Paula. Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2012.

DUTRA, Joel Souza; FLEURY, Maria Tereza Leme; RUAS, Roberto et al. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008.

ÉBOLI, Marisa. Educação Corporativa: muitos olhares. São Paulo: Atlas, 2014. RAMAL, Andrea et al. Educação Corporativa: fundamentos e gestão [recurso eletrônico]: Rio de Janeiro: LTC, 2012.

RUAS, Roberto; ANTONELLO, Claudia S., BOFF, Luiz Henrique et al. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Campus Higienópolis: Rua da Consolação, 896 Edifício João Calvino – 7º andar – Sala 715 Consolação São Paulo – SP CEP 01302-907

Tel. (11) 2114-8165 www.mackenzie.br - e-mail: [email protected]

Artigos CERIBELI, Harrison B.; PINTO, Thaís da Rocha T.; MELO, Jorena N. de Carvalho. Análise dos programas de Treinamento e Desenvolvimento Internacional sob a perspectiva dos treinandos. Reuna, v. 22, n. 1, p. 5-20. Disponível em http://www.spell.org.br/documentos/ver/45225/analise-dos-programas-de-treinamento-e-desenvolvimento-internacional-sob-a-perspectiva-dos-treinandos- janeiro-março, 2017 acesso em 19/06/2017. FERREIRA, Jorge Flavio; GODOY, Arilda S. Processos de aprendizagem: um estudo em três restaurantes de um clube étnico alemão de negócios, gastronomia e cultura. RAM: Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 15-44, março-abril, 2015. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rae/v40n3/v40n3a13.pdf acesso em 19/06/2017.

JORDÃO, Ricardo Vinicius Dias. Práticas de Gestão do Conhecimento na internacionalização de pequenas empresas: um estudo comparativo de casos da indústria de café. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v.13, n. 2, p.171-186, abril-junho, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/42227/praticas-de-gestao-do-conhecimento-na-internacionalizacao-de-pequenas-empresas--um-estudo-comparativo-de-casos-na-industria-de-cafe acesso em 19/06/2017.

LIBÃNIO, Cláudia de Souza; AMARAL, Fernando G. Competências e interações na Gestão de Design. Brazilian Business Review, v. 13, n. 6, p. 197-216, novembro-dezembro, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/43102/competencias-e-interacoes-na-gestao-de-design acesso em 19/06/2017. Revistas Acadêmicas: RAC – Revista de Administração Contemporânea RAE – Revista de Administração de Empresas RAM – Revista de Administração Mackenzie RAUSP – Revista de Administração da USP REAd – Revista Eletrônica de Administração Publicações profissionais: Revista Brasileira de Gestão do Conhecimento Revista Época Negócios Revista Exame Revista HSM Revista Melhor – Gestão de Pessoas Revista Você S/A RH

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

1

Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Etapa: III

Componente curricular: Comunicação Interna

Professor (es): Marco Aurélio Morsch DRT: 114429-3

Carga horária: 4 créditos (X) Teórica(X) Prática

Semestre letivo: III

Ementa: Caracterização de conceitos, ferramentas e sistemas de comunicação interna na gestão de pessoas nas organizações. Reflexão sobre a importância da comunicação interna no alinhamento organizacional, no engajamento dos colaboradores e no desenvolvimento da cultura organizacional. Investigação sobre os tipos e tendências de comunicação interna nas organizações.

Objetivo conceitual Objetivo procedimental e habilidade

Objetivos atitudinais e valores

Conhecer, analisar e relacionar conceitos e ferramentas de comunicação interna nas organizações, promovendo a reflexão crítica sobre o papel e a importância da comunicação junto aos colaboradores internos e terceirizados.

Demonstrar aptidão e habilidades para desenvolver e implantar um plano de comunicação interna na organização, considerando a responsabilidade social empresarial.

Ponderar sobre os benefícios da comunicação interna para a integração, engajamento e alinhamento entre os colaboradores da organização. Antever problemas organizacionais, técnicos e comportamentais, que possam ser solucionados de maneira criativa e inovadora por meio de ferramentas de comunicação interna.

Conteúdo programático:

1. Comunicação Interna: o quê, como e por quê?

2. Cultura corporativa e alinhamento organizacional.

3. Sistemas, tipos e canais de comunicação interna.

4. Comunicação e liderança.

5. A comunicação e a gestão de mudanças.

6. Plano de comunicação interna: da estratégia à ação.

Metodologia: Aulas expositivas por meio de videoaulas. Essas serão complementadas pela aplicação de conceitos e fundamentos teóricos por meio de leitura de textos, pesquisas e exercícios, interação via fórum de debates, bem como estudos de caso, atividades individuais e em grupo.

Critério de avaliação: Questionários, atividades em grupo, análise de casos, preparação de propostas, participação nos fóruns e a prova integrada do módulo.

Bibliografia básica:

CARRAMENHA, B.; CAPPELLANO, T.; MANSI, V. Comunicação com empregados: a comunicação interna sem fronteiras. São Paulo: In House, 2013.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

2

Bibliografia complementar: BUENO, W. C. Comunicação Empresarial: alinhando teoria e prática. São Paulo: Manole, 2014. ARGENTI, P. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2014. FRANÇA, A. S. Comunicação Empresarial. São Paulo: Atlas, 2014. TAVARES, M. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação. São Paulo: Atlas, 2010. CHINEN, R. Introdução à Comunicação Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010.

Bibliografia adicional: MACARENO, I.; TERCIOTTI, S. H. Comunicação empresarial na prática. São Paulo: Saraiva, 2013.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de Ensino

1

Unidade Universitária: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Etapa: lll

Componente curricular: Higiene, Medicina e Segurança

do Trabalho

Professora: Eliacy Cavalcanti Lélis

DRT: 1130573

Carga horária: 4 créditos ( x ) Teórica ( ) Prática

Semestre letivo: lll

Ementa: Apresentação do cenário dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no Brasil. Detalhamento técnico na formação da equipe especializada em gestão da segurança e saúde do trabalho. Explicação das etapas da gestão de riscos do trabalho no PPRA e sua relação com o PCMSO. Reflexão sobre as normas que tratam da insalubridade e da periculosidade no trabalho. Compreensão da evolução da gestão da segurança e saúde do trabalho em relação à maturidade organizacional.

Objetivos:

Objetivos Conceituais Objetivos Procedimentais e Habilidades

Objetivos Atitudinais e Valores

- Conhecer o cenário dasegurança e saúde notrabalho no Brasil queorienta a tomada dedecisão nas questõesrelativas à higiene,medicina e segurança notrabalho, com base nosprincipais indicadorespublicados pelasentidadesgovernamentais;- Revelar a importância ea aplicação das normasregulamentadoras nestesegmento profissional;- Detalhar os elementosobrigatórios básicos paraa gestão da segurança esaúde do trabalho, com odimensionamento daequipe e na gestão deriscos;- Saber quais são os tiposde medidas de controle

- Capacitar o futuroprofissional de gestão depessoas a implantar aestrutura de gestão dasegurança e saúde notrabalho que atenda aositens mínimos obrigatórios,do ponto de vista legal etécnico;- Saber como avaliar osriscos de acidentes detrabalho;- Entender como asmedidas de controle sãodesenvolvidas na gestãode riscos, destacando aatuação da medicina dotrabalho no controle dasdoenças;- Identificar uma atividadeinsalubre ou perigosa;- Integrar a gestão dasegurança e saúde dotrabalho a outros sistemasgerenciais.

- Desenvolver a visão crítica econscientizar sobre o papel daempresa, do colaborador e dogoverno na condução de umtrabalho ético, responsável ecidadão, com as adequadascondições de trabalho, sob aperspectiva da higiene,medicina e segurança no trabalho; - Associar a prática da gestãoda segurança e saúde do trabalho à gestão da responsabilidade social, estimulando o respeito aos direitos e deveres do trabalhador, à diversidade cultural, os princípios da OIT – Organização Internacional do Trabalho e à legislação trabalhista brasileira.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de Ensino

2

que podem ser aplicadas na gestão de riscos de acidente de trabalho; - Apresentar a função do PCMSO na gestão da saúde do trabalho; - Entender o conceito de insalubridade e periculosidade na concessão de benefícios ao trabalhador; - Conhecer os elementos da gestão básica da segurança e saúde do trabalho e sua evolução para modelos avançados associados a sistemas de gestão.

Conteúdo Programático: 1. Cenário brasileiro dos acidentes e doenças do trabalho 2. Formação da equipe especializada em Gestão SST: SESMT e CIPA 3. PPRA e a Gestão de riscos 4. Medidas de controle dos riscos do trabalho 5. PCMSO e as doenças ocupacionais 6. Atividades insalubres e perigosas 7. Gestão da segurança e saúde do trabalho

Metodologia: Estímulo à leitura do material didático com a aplicação de atividades on line para retenção do conteúdo e aplicação em contextos do mercado. Desenvolvimento de fórum para a discussão do conteúdo e esclarecimento de dúvidas on line. Disponibilização de videoaulas para apoiar o processo de aprendizagem com uma abordagem mais pessoal e interativa.

Critério de Avaliação: O processo de avaliação inclui instrumentos de avaliação contínua on line, com o desenvolvimento de atividades individuais ou em grupo. Serão aplicados questionários e estudos de caso para análise crítica e propostas de soluções em situações – problema cotidianos. Aplicação de uma prova integrada na avaliação presencial, contemplando todos os temas do módulo cinco.

Bibliografia Básica: BARSANO, Paulo Roberto. Higiene e segurança do trabalho. São Paulo: Érica, 2014.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de Ensino

3

Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536514154/cfi/0!/4/6@0:0> Acesso em: 01 fev. 2016.

Bibliografia Complementar:

BRASIL. MTPS – Ministério do Trabalho e Previdência Social. Normas

regulamentadoras. Disponível em: <http://www.mtps.gov.br/seguranca-e-saude-no-

trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras>. Acesso em: 28 mar. 2016.

BRASIL. MTPS – Ministério do Trabalho e Previdência Social. Norma

regulamentadora 4 – Serviços especializados em engenharia de segurança e em

medicina do trabalho. 2014. Disponível em:

<http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR4.pdf>. Acesso em: 30 mar.

2016.

BRASIL. MTPS – Ministério do Trabalho e Previdência Social. Norma

regulamentadora 5 – Comissão interna de prevenção de acidentes. 2011. Disponível

em: <http://www.mtps.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR5.pdf>. Acesso em: 30

mar. 2016.

CAMISASSA, Mara Queiroga. Segurança e saúde no trabalho. NR’s 1 a 36:

comentadas e descomplicadas. Rio de Janeiro: Método, 2015. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788530970499/recent>. Acesso

em: 01 fev. 2016.

OLIVEIRA, S. G. de. Dados dos acidentes de trabalho 2013. Disponível em: <http://www.tst.jus.br/documents/1199940/1207004/Estat%C3%Adstica>. Acesso em: 28 mar. 2016. TST – Tribunal Superior do Trabalho. Dados nacionais. Disponível em: <http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/dados-nacionais>. Acesso em: 29 mar. 2016. RODRIGUES, L. B.; SANTANA, N. B. Identificação de riscos ocupacionais em uma indústria de sorvetes. UNOPAR Cient., Ciênc. Biol. Saúde,12(3):31-8, 2010.

SEGUNDO, C.C.A.; SOUZA, S.E. de. A nova ISO 45001:2016 e suas contribuições. Anais do SEGET 2015. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/38922442.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2016.

Bibliografia Adicional:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de Ensino

4

ABHO – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais. Aprovada norma ISO

45001: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – Requisitos.

Disponível em: <http://www.abho.org.br/aprovada-norma-iso-45001-sistemas-de-

gestao-da-seguranca-e-saude-no-trabalho-requisitos/>. Acesso em: 30 mar. 2016.

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm>. Acesso em: 2 fev. 2016.

GRANVILLE TRADUÇÕES. Responsabilidade social 8000. Disponível em:

<http://www.cpfl.com.br/institucional/fornecedores/Documents/Norma-

Responsabilidade-Social-SA8000.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2016.

NUNES, Flávio de Oliveira. Segurança e saúde no trabalho: esquematizada: normas

regulamentadoras 10 a 19. Rio de Janeiro: Método 2013 ISBN 978-85-309-5370-6.

Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-309-5370-

6/cfi/6/2[;vnd.vst.idref=cover]>. Acesso em: 01 fev. 2016

PROFORT. Responsabilidade social: NBR 16000. Disponível em:

<http://www.profort.com.br/pdf/NBR16000.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2016.

SEGUNDO, C.C.A.; SOUZA, S.E. de. A nova ISO 45001:2016 e suas contribuições. Anais do SEGET 2015. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/38922442.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2016.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de Ensino

1

Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Etapa: III

Tema: Processo admissional / demissional

Professor: Luciano Venelli Costa

DRT: 115062-1

Carga horária: 4 créditos ( x ) Teórica ( ) Prática

Semestre letivo: III

Ementa: Estudo do processo de administração de pessoal, desde a admissão até a demissão do colaborador. Descrição de documentos e registros necessários. Orientações referentes à marcação de ponto e às obrigações junto ao governo (e-social). Demonstração de cálculos de proventos e descontos mensais, férias e décimo terceiro salário. Discussão sobre situações passíveis de suspensão e interrupção do contrato de trabalho e suas consequências, bem como sobre as garantias e estabilidade individuais. Processamento dos cálculos rescisórios e detalhamento do processo de demissão. Reflexão sobre a comunicação, o respeito ao próximo, elementos passíveis de negociação e as questões éticas e de responsabilidade social na admissão e na demissão.

Objetivos conceituais Objetivos procedimentais e

habilidades

Objetivos atitudinais e valores

Identificar e interpretar as leis trabalhistas relacionadas aos processos de administração de pessoal desde a admissão até a demissão dos colaboradores. Conhecer as rotinas da folha de pagamento, situando-as periodicamente.

Aplicar devidamente as leis trabalhistas nos processos de administração de pessoal. Executar com exatidão os cálculos periódicos e rescisórios.

Conscientizar-se quanto ao impacto das atividades sobre a vida dos colaboradores e das organizações, interessando-se pela comunicação adequada, preocupando-se com o respeito ao próximo, agindo eticamente e com responsabilidade social. Comportar-se adequadamente em situações passíveis de negociação.

Conteúdo programático:

1. Processo admissionais e mensais:

Documentação.

Período de experiência.

Registros internos.

Registros junto ao governo (e-social).

Marcação de ponto.

Cálculos mensais: proventos (salário-base, hora extra, adicionais – insalubridade epericulosidade) e descontos (INSS, IR, vale-transporte).

2. Processos anuais, esporádicos e demissionais:

Cálculos anuais: férias e décimo terceiro salário.

Contribuição sindical.

Suspensão e interrupção (afastamento, licença não remunerada etc.).

Obrigações junto ao governo.

Garantias e estabilidade.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de Ensino

2

Tipos de rescisão.

A comunicação da demissão.

Aviso–prévio.

Cálculos de verbas indenizatórias e remuneratórias.

Homologação.

Metodologia:

Aulas expositivas por meio de teleaulas e videoaulas.

Pesquisa em sites indicados e livros sobre leis e processos de administração de pessoal.

Leitura e interpretação das leis e dos processos.

Estudo dirigido de situações-problema hipotéticas.

Exercícios com cálculos trabalhistas.

Debates presenciais e a distância sobre comportamentos e atitudes na Administração de Recursos Humanos.

Critério de avaliação:

Nota: A nota do módulo é composta em 75% pela média das notas dos temas + 25% pela Avaliação Integrada de Síntese do Conhecimento (AISC). A composição da nota deste tema será 50% nas atividades semanais, 10% na participação do fórum e 40% na avaliação presencial em grupo.

Bibliografia básica: GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de direito do trabalho. 8. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-309-6643-0/cfi/6/2. Acesso em 7 mar 2016.

Bibliografia complementar: FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos – PRH: Conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522478507/cfi/227 > Acesso em: 14 jan. 2016

OLIVEIRA, A. Cálculos trabalhistas. 27 ed. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522499991/cfi/0. Acesso em: 12 jan. 2016. ______. Manual de prática trabalhista. 49 ed. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522490844/cfi/0>. Acesso em: 14 jan. 2016.

Bibliografia adicional: OLIVEIRA, A. eSocial: Sistema de Escrituracao Digital das Obrigacoes Fiscais, Previdenciarias e Trabalhistas – Manual pratico. Sao Paulo: Atlas, 2014. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522492978/cfi/0>. Acesso em 14: jan. 2016.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

1

Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Etapa: lll

Componente curricular: Relações trabalhistas e sindicais

Professor: Ademar Orsi DRT: 902632-6

Carga horária: 4 créditos ( x ) Teórica ( ) Prática

Semestre letivo: lll

Ementa: Estudo das relações trabalhistas e sindicais como um sistema estratégico. Construção de sistema para a harmonia entre o capital e o trabalho. Discussão da integração do relacionamento e da comunicação das relações com o público interno (gestores e demais trabalhadores) e o externo (sindicatos) da organização. Discussão das formas de prevenção de conflitos individuais e coletivos ou diminuição dos seus impactos. Apresentação do histórico das relações sindicais no Brasil. Análise da estrutura e sustentação sindical no Brasil. Discutir as negociações coletivas no Brasil.

Objetivos:

Objetivos conceituais Objetivos procedimentais e

habilidades Objetivos atitudinais e

valores

Conhecer os fundamentos teóricos que permitam a compreensão da relação de trabalho e as sindicais. Conhecer elementos legais, históricos e culturais das relações de trabalho e sindicais. Identificar demandas legítimas nas relações de trabalho.

Mobilizar os conhecimentos adquiridos que possibilitem identificar problemas e prevenir riscos. Desenvolver soluções criativas nos conflitos nas relações de trabalho e sindicais nas organizações. Saber compreender demandas trabalhistas e sindicais, bem como comunicar adequadamente as decisões da organização nesse âmbito.

Decidir ou assessorar decisões considerando as diferentes visões e necessidades das partes. Interessar-se pelas questões das relações trabalhistas e sindicais, considerando o seu impacto na gestão de pessoas. Atuar de forma ética nas negociações.

Conteúdo programático:

1. O conflito capital e o trabalho:- Papel mediador da legislação trabalhista.- Relações de trabalho e administração de recursos humanos.- Direito de greve.- Convenções e acordos coletivos de trabalho.2. As relações sindicais:- Histórico das relações sindicais no Brasil.- Estrutura sindical no Brasil (centrais, confederações, federações e sindicatos).- Sustentação dos sindicatos (contribuição sindical, contribuição assistencial).3. Negociações coletivas:- Data-base, pauta de negociação.- Retrospectiva das greves no Brasil.- Desenvolvimento das negociações coletivas.- Tendências nas negociações coletivas.4. Relações trabalhistas:- Sistema estratégico de relações trabalhistas e sindicais.- A prevenção de conflitos individuais e coletivos ou a diminuição dos seus impactos.- Relações com o público interno (gestores e trabalhadores) e o externo (sindicatos) da organização.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

2

Metodologia:

Aulas expositivas com o uso de videoaula.

Leitura, resumos, estudo de caso, atividades em grupo e preparação de relatórios críticos sobre os tópicos estudados.

Interação nos fóruns de debate.

Realização de atividades a distância.

Critério de avaliação:

Avaliações intermediárias Exercícios individuais e em grupo. Avaliação individual com questões de múltipla escolha. Análise de situações-problemas relacionados ao tema. Participação em fórum.

Avaliação final Prova final integrada com os demais temas do módulo.

Bibliografia básica:

BOHLANDER, G. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122691>. Acesso em: 6 mar. 2014.

LUCENA, M. D. S. Planejamento de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522468188?q=Planejamento+de+Recursos+Humanos>. Acesso em: 6 mar. 2014.

AMORIM, W. A. C. Negociações coletivas no Brasil: 50 anos de aprendizado. São Paulo: Atlas, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522499724/cfi/0. Acesso em: 10 jun. 2017.

Bibliografia complementar:

ARAUJO, L. C.; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2009. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522491292/cfi/0!/4/[email protected]:0.00. Acesso em: 10 jul. 2017.

FISCHER, A. L.; AMORIM, A. C.; EBOLI, M.; MORAES, F. C. C. Educação Corporativa: fundamentos, implantação e implantação de projetos. São Paulo: Atlas, 2010.

FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522478507/cfi/0!/4/[email protected]:37.2. Acesso em: 10 jun. 2017.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522474776?q=Gest%C3%A3o+de+pessoas>. Acesso em: 6 mar. 2014

NOGUEIRA, A. J. F. M. Gestão estratégica das relações de trabalho. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. p. 115-146

Bibliografia Adicional:

ALMEIDA, A. P. CLT comentada: legislação, doutrina, jurisprudência. 8. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014. 1408 p. ISBN 9788502177239.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

3

CASSAR, V. B. Direito do trabalho. 8. ed. Rio de Janeiro: Método, 2013. ISBN 978-85-309-4886-3.

MARRAS, J. P. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Saraiva, 2011. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502172739?q=marras>. Acesso em: 6 mar. 2014.

NASCIMENTO, A. M. Iniciação ao direito do trabalho. 39. ed. São Paulo: LTr, 2014.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

1

Componente Curricular: exclusivo de curso ( x ) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( )

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Componente curricular: Técnicas de Remuneração I Código do componente curricular:

Professor: Luiz Vagner Raghi

Etapa: 3ª

Carga horária: 4 créditos ( ) Sala de aula ( ) Laboratório ( X ) EaD

Ementa: Entendimento da necessidade das empresas remunerarem seus colaboradores de acordo com suas estratégias de negócios e do mercado de trabalho e também da aplicação das diversas técnicas de remuneração existentes. Isso abrange as técnicas de remuneração fixa, remuneração variável, remuneração indireta e recompensa social, fundados na abordagem estratégica de gestão de pessoas.

Objetivos conceituais Objetivos procedimentais e

habilidades

Objetivos atitudinais e valores

Conhecer e dominar os conceitos e as técnicas de remuneração fixa, variável, indireta e recompensa social, entender suas aplicações, a partir da perspectiva do referencial da necessidade de aplicação de remuneração pelas organizações.

Além de entender a necessidade de aplicação das técnicas de remuneração no contexto organizacional, utilizar as diversas técnicas para estabelecer os parâmetros de remuneração financeira e social no âmbito das organizações.

Sensibilizar-se quanto à aplicação do conteúdo aprendido a respeito da cultura organizacional e do enfoque sobre o ser humano e sua diversidade, enquanto sujeito ativo na geração e manutenção dos resultados organizacionais, no contexto do ambiente de trabalho.

Conteúdo programático:

1 – Abordagem geral sobre remuneração

2 – Remuneração fixa

Metodologia: Transmissão de conceitos e práticas sobre as técnicas de remuneração por meio de videoaulas, além do material didático específico disponível. Aplicação dos conceitos e técnicas por meio de estudos dirigidos, resolução de casos, exercícios, interação no fórum de debates e outros meios definidos pelo professor, incluindo atividades presenciais e a distancia. Elaboração de resumos e resenhas críticas – com base nas obras indicadas no plano de ensino – objetivando a fixação do conhecimento.

Critério de avaliação: Avaliação formativa por meio de atividades para compor a média do tema. Prova integrada do módulo.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Plano de ensino

2

Bibliografia básica: BOHLANDER, G. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2009. Disponível em: <http://mackenzie.librositio.net/libro.php?libroId=386>. Acesso em: 6 out. 2017. DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pearson, 2003. Disponível em: <http://mackenzie.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788543000275/pages/-28> Acesso em 6 out.2017. MARRAS, J. P. Administração de remuneração. São Paulo: Pearson, 2013. Disponível em <http://mackenzie.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788581430904/pages/-16> Acesso em 06 out 2017.

Bibliografia complementar:

FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2013. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522478507?q=Pr%C3%A1ticas+de+recursos+humanos>. Acesso em: 6 out. 2017. GIL, A. C. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522474776?q=Gest%C3%A3o+de+pessoas Acesso em 06 out 2017. GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão de talentos. São Paulo: Prentice- Hall, 2007. Disponível em <http://mackenzie.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788576051411/pages/_1>. Acesso em: 6 out. 2017. MARRAS, J. P. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Saraiva, 2011. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502172739?q=marras>. Acesso em: 6 out. 2017. ULRICH, D.; ALLEN, Justin; BROCKBANK, Wayne; YOUNGER, Jon; NYMAN, Mark. A transformação do RH. Porto Alegre Bookman, 2011. Disponível em <http://online.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577808434?q=A+transforma%C3%A7%C3%A3o+do+RH > Acesso em 06 out 2017.