Universo Uninorte #12

of 12 /12
UNIVERSO UNINORTE JORNAL Edição nº 12 Abril / 2014 PUBLICAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE / LAUREATE UniNorte investe em infraestrutura A UniNorte está com um amplo projeto de investimen- tos em infraestrutura, novos projetos e tecnologia de in- formação, que foi definido a partir de sugestões de alu- nos apontadas em pesquisa de satisfação realizada no ano passado. Desde fevereiro está fun- cionando a rede wireless em todas as unidades da UniNor- te. Os alunos podem acessar a internet de qualquer pon- to da faculdade, através de notebooks, iPads e celular. Outro projeto da área de TI são os seis laboratórios mó- veis de informática, cada um equipado com 45 notebooks Dell de alta performance. Além desses projetos, a UniNorte está investindo em reforma das unidades de ensino, na nova Escola de Saúde, implementação de laboratórios e ampliação do acervo bibliográfico. | PG 05 Administração realiza ações sociais | PG 12 EXTENSÃO O curso de Administração da UniNor- te realizou o 1º Encontro do Clube de Lei- tura e o Trote Solidário no dia 29 de mar- ço. As atividades foram realizadas pelos alunos e professores em 11 instituições sociais de Manaus. Pela segunda vez con- secutiva, a Clínica de Odontologia da UniNorte participou da maior tria- gem odontológica do mun- do no dia 25 de março. O projeto chama-se Dentista do Bem e tem como obje- tivo selecionar adolescen- tes com idade entre 11 e 17 anos para tratamento odontológico gratuito. UniNorte participa da maior triagem odontológica do mundo | PG 03 Mais de 3 mil pessoas assistem à palestra de Cipriano Luckesi | PG 06 A palestra “Avaliação da aprendizagem em tempos de habilidades e competências”, com o educador Cipriano Carlos Luckesi, levou mais de três mil pessoas ao auditório do Manaus Plaza Centro de Convenções.

Embed Size (px)

Transcript of Universo Uninorte #12

Page 1: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

1

UNIVERSO UNINORTEJORNAL Edição

nº 12Abril / 2014

PUBLICAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE / LAUREATE

UniNorte investe em infraestrutura

A UniNorte está com um amplo projeto de investimen-tos em infraestrutura, novos projetos e tecnologia de in-formação, que foi definido a partir de sugestões de alu-nos apontadas em pesquisa de satisfação realizada no ano passado.

Desde fevereiro está fun-cionando a rede wireless em todas as unidades da UniNor-te. Os alunos podem acessar a internet de qualquer pon-

to da faculdade, através de notebooks, iPads e celular. Outro projeto da área de TI são os seis laboratórios mó-veis de informática, cada um equipado com 45 notebooks Dell de alta performance.

Além desses projetos, a UniNorte está investindo em reforma das unidades de ensino, na nova Escola de Saúde, implementação de laboratórios e ampliação do acervo bibliográfico.

| PG 05

Administração realiza ações sociais| PG 12

EXTENSÃO

O curso de Administração da UniNor-te realizou o 1º Encontro do Clube de Lei-tura e o Trote Solidário no dia 29 de mar-

ço. As atividades foram realizadas pelos alunos e professores em 11 instituições sociais de Manaus.

Pela segunda vez con-secutiva, a Clínica de Odontologia da UniNorte participou da maior tria-gem odontológica do mun-do no dia 25 de março. O

projeto chama-se Dentista do Bem e tem como obje-tivo selecionar adolescen-tes com idade entre 11 e 17 anos para tratamento odontológico gratuito.

UniNorte participa da maior triagem odontológica do mundo| PG 03

Mais de 3 milpessoas assistemà palestra de Cipriano Luckesi| PG 06

A palestra “Avaliação da aprendizagem em tempos de habilidades e competências”, com o educador Cipriano Carlos Luckesi, levou mais de três mil pessoas ao auditório do Manaus Plaza Centro de Convenções.

Page 2: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

2

REDE LAUREATE

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, um bom pro-fi ssional precisa ter uma série de qualidades, que vão desde a capacitação técnica específi ca para a função que irá exercer, até atributos comporta-mentais como cordialida-de, dedicação etc.

Uma qualidade que

está sendo cada vez mais valorizada pelo mundo corporativo é o compro-metimento do profi ssio-nal com trabalhos sociais, principalmente experiên-cias de voluntariado.

Os cursos da UniNor-te têm estimulado o en-volvimento dos alunos em projetos sociais, que além de trazer benefí-

cios para quem é ajuda-do, também contribui na formação de pessoas com valores mais hu-manos e comprometidos com o bem estar social.

Nesta edição do Jornal Universo UniNorte há vá-rios exemplos de proje-tos sociais desenvolvidos por alunos e professores, como a participação na

triagem odontológica do Dentista do Bem; o Tro-te Solidário de Adminis-tração; o projeto Dr. Sou Riso, de Odontologia, en-tre outros. A exemplo des-ses, outros cursos devem estimular e desenvolver a prática do voluntariado. São ações como essas que mostram o compromisso da UniNorte com o social.

Vicente NogueiraReitor da UniNorte

Presidente Milton Camargo Reitor Vicente Nogueira Diretor Financeiro Marcelo Medeiros Diretor Comercial e de Marketing Victor Lazarin Diretora de Planejamento e Suporte Acadêmico Izolda Barreto Diretor Administrativo Raimundo Expedito de Oliveira Diretora de Recursos Humanos Edineida Gato

Jornalistas Responsáveis Tereza Cidade MTb - 001- AM / Wilsa Freire MTb - 058 - AM Fotografi a Assessoria de Comunicação e Arquivos UniNorte Re-pórteres Larissa Cruz / Emilly Guimarães / Victor Esteves Projeto Gráfi co e Diagramação Harlison Costa Periodicidade Mensal.

Centro Universitário do Norte - Rua Dez de Julho, 873 - Centro - Tel: (92) 3212-5000 | www.uninorte.com.br | e-mail: [email protected].

As declarações consubstanciadas em artigos e matérias assinados não são de responsabilidade da UniNorte.

Ações sociais

Alunos participam de seleção para atuar como âncoras

Programa dará bolsa de estudos

A Laureate Internatio-nal Universities (LIU) está selecionando alunos que integram as universida-des da rede para atuarem como âncoras na próxima reunião da Clinton Global Initiative (CGI), em Nova York, agendada para o pe-ríodo de 22 a 24 de setem-bro. As inscrições foram até o dia 09 de abril.

Durante o Clinton Glo-bal Initiative os alunos

irão entrevistar, ao vivo, em Nova York, os parti-cipantes do CGI, líderes de negócio, do governo e personalidades das mais importantes do mundo.Passagem, hospedagem e alimentação serão custea-das pela UniNorte.

Os fi nalistas foram contatados para entre-vistas no dia 10 de abril e também serão entre-vistados via Skype ou te-

lefonema por membros da Laureate.

A decisão fi nal deverá ocorrer em maio. Estu-dantes selecionados deve-rão estar matriculados na sua instituição no período que ocorrerá o CGI.

Em 2012, a egressa da UniNorte Glauria Penalber, do curso de Fisioterapia, atuou como aluna-repór-ter no primeiro “Laureate Live”, em New York.

A Laureate Interna-tional Universities (LIU) seleciona alunos para o concurso William Dennis Scholarship. O programa selecionará três estudan-tes de graduação da Amé-rica Latina que serão contemplados com uma bolsa integral de estudos em qualquer universi-dade integrante da rede

Laureate no exterior. A bolsa de estudos in-

clui todas as despesas en-volvidas (mensalidades, transporte, hospedagem, alimentação, seguros e taxas) e pode ter duração de até um ano.

O anúncio dos vence-dores das bolsas de estu-dos deve sair no dia 15 de abril. Os selecionados vão

para Washington (USA) receber a bolsa pessoal-mente durante o Laurea-te Leadership Summit.

O intercâmbio começa em agosto de 2014 ou em março de 2015, conforme escolha dos alunos ven-cedores.

As inscrições para o concurso foram até o dia 11 de abril.

ALUNA-REPÓRTER - Glauria Penalber (centro).

Laureate celebra 15 anos No dia 1º de abril de

2014, a Laureate Interna-tional Universities comple-tou 15 anos de fundação. Em 1999, nessa mesma data, Doug Becker, nosso chairman e CEO, adquiria a Universidad Europea, em Madri, na Espanha, com 6 mil estudantes.

Hoje, a Laureate é a principal rede de ensino

superior do mundo, com mais de 850 mil estudantes distribuídos em 80 institui-ções de 30 países da Amé-rica do Norte, América La-tina, Europa, África, Ásia e Oriente Médio.

A UniNorte faz parte da Laureate desde 2008 e tem orgulho de celebrar uma década e meia de tantas realizações.

Page 3: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

3

Clínica de Odontologia faz triagem de jovens para tratamento bucal gratuitoA UniNorte participa pela segunda vez do projeto Dentista do Bem, que seleciona adolescentes entre 11 e 17 anos para tratamento odontológico

A Clínica de Odontolo-gia da UniNorte participou pela segunda vez, no dia 25 de março, da maior triagem odontológica do mundo re-alizada pela Oral-B e a Tur-ma do Bem. O projeto cha-ma-se Dentista do Bem e tem como objetivo selecio-nar adolescentes com idade entre 11 e 17 anos, de famí-lias de baixa renda, e que necessitam de tratamento odontológico.

O evento aconteceu si-

multaneamente em 270 cidades brasileiras, em Por-tugal e mais 10 países da América Latina. Alunos de Odontologia e de Serviço So-cial colaboraram na triagem.

Os adolescentes selecio-nados são encaminhados para os dentistas voluntá-rios e receberão tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

A Clínica de Odontolo-gia da UniNorte participa desse projeto desde a sua

primeira edição e foi a úni-ca instituição de Manaus e do Norte do País a fazer parte da triagem. O pro-cesso de seleção prioriza as crianças e adolescentes mais pobres e com proble-mas bucais mais graves.

Depois de uma avalia-ção é elaborada uma fi cha com todas as informações do paciente. Ele receberá uma carta com o nome e endereço do dentista que irá tratá-lo.

Atendimento na Clínica de Odontologia da UniNorte.

O TRATAMENTOOs dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografi as, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

A TRIAGEMO processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma fi cha com dados sobre a saúde bucal e a con-dição socioeconômica da família.

A SELEÇÃOApós a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a fi cha de ava-liação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

O TRATAMENTOOs dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e

educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografi as, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Aluno avalia jovem; Clínica de Odontologia; Serviço Social e equipe da triagem.

Page 4: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

4

A UniNorte começou 2014 com uma novidade na área de Pós-graduação: a ‘Certifi cação Assessment Analyst DISC e Motivado-res’. A instituição participou de treinamento de 21 a 23 de fevereiro, em São Paulo, e foi credenciada pela certi-fi cadora Venko Consulting.

Essa certifi cação traz o DISC, uma ferramenta utili-zada no mapeamento com-portamental dos alunos de Pós-graduação e na identi-fi cação das necessidades de desenvolvimento em cada um deles. “O DISC é uma das ferramentas de análi-se de perfi l mais utilizadas no mundo dos negócios em todo mundo hoje. Ele serve como orientador vocacio-nal e de carreira. E com ele é possível encontrar perfi s

parecidos em profi ssionais de diferentes áreas”, expli-ca a coordenadora de Pós-graduação Marcela Castro.

O DISC será utilizado nos cursos de MBA, Docência do Ensino Superior e Gestão e Supervisão Escolar, nas dis-ciplinas de Liderança, Em-pregabilidade e Coaching. Para Marcela, o modelo comportamental não cria rótulo nas pessoas, mas possibilita uma relação onde todos ganham e o maior be-nefi ciado é o aluno de pós.

A pós-graduação oferece os cursos de Psicopedago-gia, Marketing Digital, Au-ditoria e Gestão Ambiental, Comunicação em Multipla-taformas Digitais, entre ou-tros. Mais informações aces-se: http://novosite.uninorte.com.br/pos-graduacao/

No dia 28 de março aconteceu o “Open Day” dos cursos de Pós-gradu-ação da UniNorte, na uni-dade Premium do Manaus Plaza Shopping. O evento foi aberto ao público e teve como objetivo mostrar o funcionamento e a estru-tura dos cursos oferecidos, orientar os interessados e também possibilitar a inte-ração entre o público e os profi ssionais da área.

Foram realizadas di-versas aulas experimen-tais e palestras, todas re-lacionadas com os cursos que a pós-graduação da UniNorte está oferecendo. Participaram acadêmicos

e egressos da instituição, além de alunos de outras faculdades e estudantes do ensino médio.

Na aula experimental de Gastronomia, a profes-sora Ester Mourão falou sobre as ‘Bases da cozi-nha’. Os professores Lail-ton Carvalho e Fernando Leão ministraram o curso de Tricologia e Terapia Ca-pilar. Nas áreas de Gestão e MBA teve aula experi-mental sobre “Perícia, Au-ditoria e Gestão Ambien-tal”. O professor Denison Aguiar falou sobre “Os cenários ambientais nas organizações”. O professor Elton Teixeira tratou das

“Estratégias de sobrevi-vência de Micro e Peque-nas Empresas na Socieda-de do Conhecimento”. A jornalista Emilly Guima-rães e a Relações Públicas Ana Clarissa trataram do Marketing Digital e Estra-tégia de Comunicação.

Para a coordenadora da Pós-graduação Mar-cela Castro, a iniciativa de abrir as portas para o público foi bastante váli-da, pois as pessoas pude-ram ter um contato mais próximo com os profes-sores, coordenadores e ver como funcionam os cursos através das aulas experimentais.

MODELO DE FEEDBACK COMPORTAMENTAL

O DISC permite traçar o comportamento profi ssional da pessoa, permitindo que ela conheça suas qualidades e defeitos. Apresentamos um trecho do DISC, onde substituímos o nome da profi ssional que fez seu perfi l pela identifi cação como “Cliente”.

CLIENTE aprecia a rotina tanto em sua vida pessoal como profi ssional; ela exerce melhor suas funções quando a rotina se mantém. Ela tem uma grande capacidade para se concentrar nos detalhes.Essa concentração pode ser bastan-te intensa. Quando CLIENTE é desafi ada, torna-se mais objetiva. Ela gosta de harmonia e cooperação. Na maior parte do tempo, transmite a imagem de uma pessoa calma, ponderada e controlada.

CLIENTE tem tendência a construir uma relação próxima com um grupo re-lativamente pequeno de colegas. Quando lhe são atribuídos projetos ou ativi-dades novas e desafi adoras, CLIENTE precisa de tempo para estudar o assunto e analisar os dados. Isso permite que se familiarize ao ambiente de mudança. Depois de CLIENTE ter tomado uma decisão, as outras pessoas poderão ter difi -culdade em fazê-la mudar de ideia. Se as mudanças forem inevitáveis, e se ela reconhecer nelas vantagens sufi cientes, então irá aceitá-las. Com bastante fre-quência, ela é considerada uma pessoa objetiva e prática.

Pós-Graduação dispõe de ferramenta para traçar perfi l comportamental

‘Open Day’ abre as portas da UniNorte para público

A certifi cação serve como orientador vocacional e de carreira

VISITAS - Centenas de pessoas participaram do evento.

PÓS-GRADUAÇÃO UNINORTEPÓS-GRADUAÇÃO UNINORTE

Page 5: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

5

UniNorte continua ação de investimentos em infraestrutura

Blog Dialog completa 4 anos

Rede wireless e novos laboratórios móveis de informática estão entre as novidades

Há quatro anos, no dia 5 de março, começaram as atividades desse que é hoje um instrumento de aprendizado e aperfeiçoamento da prática jornalística do curso de Comunicação Social da UniNorte:o Blog Dialog.

A UniNorte realizou uma pesquisa de satisfa-ção, ano passado, entre os alunos de graduação e pós, e o resultado está servin-do de base para um plano de ação que envolve mais investimentos em infraes-trutura e outras áreas, ain-da este ano. Entre as novi-dades, estão a implantação de uma rede wireless em todas as unidades da ins-tituição e os laboratórios móveis de informática.

Desde fevereiro está funcionando a rede wire-less em todas as unidades de ensino da UniNorte.

Os alunos podem acessar a internet de qualquer ponto da faculdade, atra-vés de notebooks, iPads e celular. “Colocamos à dis-posição dos nossos alunos um wifi corporativo de alto desempenho. O alu-no só tem que identifi car a rede e colocar seu login, que é o número de sua matrícula”, explica o co-ordenador de projetos de TI, Ricardo Balk.

Outro projeto da área de TI são os seis laborató-rios móveis de informática, cada um equipado com 45 notebooks Dell de alta per-

formance. “Eles vão trans-formar qualquer sala de aula em laboratório de in-formática”, comenta Balk.

Os 270 computadores vão atender os cursos de Administração (Gex e Flex), Direito, Economia e Contabilidade, além de dar suporte no vesti-bular. “Mas como esses laboratórios são móveis, nada impede de empres-tar para outros cursos”, afi rma Balk. Três labora-tórios já foram entregues e os outros três devem ser concluídos ainda no mês de abril.

A professora Leila Ro-nize foi a mentora do pro-jeto que hoje tem contri-buído para a formação de futuros profi ssionais da comunicação: o Blog Dia-log, que está comemoran-do 4 anos de atividades.

Segundo a professora, muitos alunos que passa-

ram pelo blog hoje já estão no mercado de trabalho. “Essa é a missão primor-dial do Dialog: treinar e simular situações que os alunos encontrarão quan-do estiverem trabalhando no mercado e quando se depararem com elas sabe-rão como lidar”, observa a

professora.Desde sua criação em

2010, o Blog Dialog cresceu e também passou por algu-mas transformações e ino-vações que o tornam mais interessante a cada ano. “A transmissão ao vivo do “Esquenta Intercom 2014” direto do Teatro UniNorte

foi um marco nesses qua-tro anos de história do blog”, comenta Leila.

Hoje, o Dialog está mais dinâmico, cobrindo além do curso de Comu-nicação, outros cursos da instituição. Tem uma mé-dia de mais de 40 mil aces-sos mensais.

TI> Troca de catracas e cancelas;> Compra de computadores, impressoras e leitores digitais;> Compra de um novo Banco de Dados;> Instalação de Rede Wireless em todas as unidades a partir de março;> Laboratórios móveis de informática.

“Alunos que passaram pelo blog hoje estão no mercado de trabalho.”

Leila Ronize,Professora da

UniNorte

Infraestrutura e serviços

> Pintura em todas as unidades (portas, salas de aula, banheiros, estacionamento etc);> Compra de acervo bibliográfi co;> Implementação de Laboratórios de Metrologia, Tratamento Térmico, Metalografi a, Processos de Fabricação; Soldas, Comunicação Social;> Mais de 70 novos splits e climatizadores;> Mais de 3 mil novas carteiras;> Iluminação no estacionamento na Unidade 9;> Reforma do telhado das Unidades 1,3,8,9 e 12;> Construção de muro do estacionamento daUnidade 9.

Novos projetos> Projeto Nova Escola de Saúde;> Convênios com clubes tradicionais de Manaus e o curso de Educação Física.

Conheça os investimentos

Page 6: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

6

Com tema relacionado à avaliação de aprendizagem, o palestrante falou para mais de três mil pessoas que lotaram o auditório do Manaus Plaza

Mais de três mil pessoas assistiram à palestra “Ava-liação da aprendizagem em tempos de habilidades e competências”, com o professor e escritor Cipria-no Carlos Luckesi, convi-dado do Ciclo de Palestras Presença UniNorte, em comemoração aos 20 anos da instituição. O evento foi no dia 03 de abril, às 19h30, no Manaus Plaza Centro de Convenções, na avenida Djalma Batista, Chapada, e reuniu alunos, professores e convidados.

Luckesi fez a diferen-ciação entre exame e

avaliação e disse que no Brasil, após mais de 40 anos, ainda não foi possí-vel fazer o trânsito entre as duas formas de avaliar o aproveitamento esco-lar. “Somos herdeiros do século XVI. Continuamos trabalhando com os exa-mes, apesar de chamá-los de avaliação”, afi rmou. O educador defendeu a ava-liação dos alunos como a melhor forma de diagnos-ticar o resultado do apren-dizado. “O exame é seleti-vo, a avaliação é inclusiva. Não tem retenção, não tem reprovação. Vai fazer sem-

pre o caminho de inclu-são”, observou.

O primeiro convidado do Presença UniNorte foi o executivo e conferencista Max Gehringer, que reuniu mais de duas mil pessoas em palestra sobre “Carrei-ra e Emprego” no dia 30 de janeiro, no Centro de Con-venções Manaus Plaza.

“Nossa intenção é trazer mais palestrantes de reno-me nacional e internacio-nal para compartilhar suas experiências com nossos alunos e colaboradores”, afi rma o reitor da UniNorte, Vicente Nogueira.

Cipriano Carlos Luckesi é Doutor em Educação: Filosofi a e História da Educação. Desde 1973 tem atuado como conferencista em cursos e palestras em vários lugares do mundo. Tem 12 livros publicados: Equívocos Teóricos na Prática Educativa; Fa-zer Universidade: uma proposta metodológica; Prática docente e avaliação; Filosofi a da Educação; Introdução à Filosofi a: aprendendo a pensar; entre outros.

Conheça o palestrante

Ciclo de Palestras da UniNorte traz educador e escritor Cipriano Luckesi

A plateia acompanhou atenta a palestra de Cipiano Luckesi

Page 7: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

7

Aluno de Administração vence prêmio de empreendedorismo

Núcleo de Design cria marca daFAFS

Fisioterapia faz atendimento

Alessandro Duarte ganhou a disputa com projeto de produção de canetas e grafi tes com resíduos de madeira

O aluno do 6º período do curso de Administração Alessandro de Oliveira Du-arte foi o vencedor do Prê-mio de Empreendedorismo James McGuire, no âmbito local. A competição é pro-movida em todas as uni-dades da rede de univer-sidades Laureate ao redor do mundo para motivar os alunos a desenvolverem projetos empreendedores.

Alessandro desenvol-veu um projeto de produ-

ção de canetas e grafi tes com resíduos de madeiras, provenientes das mar-cenarias existentes em Manaus. O material teria como destino o lixo ou se-ria usado como lenha em fornos de pizzarias. O as-pecto ecológico do projeto chamou a atenção da co-missão julgadora, formada por professores da Escola de Negócios.

A entrega do prêmio, no valor de R$ 1 mil, será

O Núcleo de Design Gráfi co UniNorte (NDU) criou a marca da Fede-ração Amazonense de Futsal (FAFS). Autor do projeto, o estagiário Lu-cas Brelaz afi rma que “a marca foi inspirada nas formas geométricas do futsal, como as linhas da quadra e da bola”.

O Núcleo conta com estagiários do curso de Tecnologia em Design Gráfi co da UniNorte, que passam por uma avaliação de nivelamen-to para integrar a equi-pe de designers e são co-ordenados sempre por um especialista da área,

que juntos atuam em to-dos os projetos.

O Núcleo está fi na-lizando a elaboração do manual de identida-

de visual da marca da FAFS, com as aplicações de papelaria, unifor-mes etc.

O curso de Fisiotera-pia da UniNorte começou a executar dois projetos de extensão: “Guerreiras em Movimento” e “Om-bro Amigo”.

“Guerreiras em Mo-vimento” é direciona-do às mulheres que não possuem recursos fi nan-ceiros para manter um tratamento de câncer na Fundação Cecon. Essas mulheres são acolhidas no Lar das Marias e os alunos do 7º e 8º períodos de Fisioterapia vão ao lo-

cal duas vezes por sema-na, às segundas e quin-tas-feiras, das 14h às 16h, realizar avaliação, trata-mento e dar orientações para as moradoras do lar.

O projeto Ombro Ami-go é voltado para pacien-tes com lesão de ombro, que receberão atendimen-to fi sioterapêutico na Clí-nica Escola de Fisioterapia nas terças e quintas-feiras, no horário de 14h às 16h.

Participam desse pro-jeto alunos do 5º e 6º pe-ríodos sob supervisão da

prof. Raisa Seabra. Serão realizados procedimentos de avaliação, tratamento e orientações.

O público interno que já apresenta um diagnósti-co clínico com comprome-timento da articulação do ombro podem procurar a coordenação de Fisiotera-pia para maiores esclare-cimentos.

A coordenação de Fi-sioterapia localiza-se na Av. Joaquim Nabuco, 1232 (Unidade 1). Telefone para contato 3212-5014.

feita pelo reitor da Uni-Norte, Vicente Nogueira. Alessandro, que ganhou a competição local, aguarda o resultado da seleção em ní-vel internacional, onde con-

corre com alunos de toda a rede Laureate. Caso o proje-to dele seja selecionado, ele irá aos Estados Unidos para participar da competição e defender sua ideia. A pre-

miação será de 5 mil dóla-res e o ganhador receberá uma oferta de empréstimo no valor de 50 mil dólares a juros baixíssimos para im-plantar o projeto.

ECOLÓGICO - As canetas e grafi tes produzidos a partir de resíduos de madeira.

TRATAMENTO - Paciente com lesão no ombro passa por atendimento.

Page 8: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

8

Projeto Dr. Sou Riso começa suas atividades

Alunos do 1° ao 6° período dos cur-sos de Fisioterapia, Farmácia, Nutri-ção, Fonoaudiologia e Enfermagem começaram, no dia 20 de março, as ati-vidades do projeto “Dr. Sou Riso”. Du-rante cinco meses eles desenvolverão diversas atividades com as crianças que realizam tratamento na Fundação Hemoam e FADA.

O objetivo é promover educação em saúde de forma humanizada aos pacientes pediátricos e acompanhan-tes, no ambiente hospitalar, clínicas de reabilitação e escolas. O projeto existe desde 2011 e conta com o trabalho de alunos e professores na realização de atividades que contribuam para o de-senvolvimento social.

Professoras lançam livro sobre Matemática Escola da Saúde

desenvolverá mais projetos na Fazenda Esperança

UniGeo reúne calouros e veteranos

Puxirum Acadêmico movimenta alunos

Escola de Licenciaturas: II Jornada Indígena:“Sustentabilidade”

As professoras da UniNorte Ierecê dos Santos Barbosa e Yone Gama da Costa lançaram o livro “Matemática & Interdisciplinaridade: Possibili-dades e desafios” no dia 28 de março, às 9h, na Escola Normal Superior da UEA.

O livro discute o desafio do ensino de Matemá-tica a partir da possibilidade da interdisciplinari-dade com a Língua Portuguesa, a partir da aplica-ção de um conjunto de estratégias centradas em descritores dos conhecimentos matemáticos.

Coordenadores dos cursos da Escola de Ciências da Saúde da UniNorte visitaram. no dia 17 de mar-ço, a Fazenda Esperança, organização que atende jovens em situação de risco, em Manaus.

A Escola atua na Fazenda há 8 anos com os cur-sos de Psicologia e Serviço Social. O diretor da Es-cola de Saúde, Breno Schumaher, disse que todos os cursos irão desenvolver projetos e estudos que atendam as necessidades da Fazenda.

O curso de Geografia promoveu, no dia 21 de março, o 4º UniGeo, evento criado para promover a confraternização entre calouros, veteranos e professores do curso. O objetivo foi integrar e trocar informações com os alunos sobre diversos aspectos do curso e da instituição, além de lançar o calendário de eventos para 2014.

Os cursos da Escola de Licenciaturas da UniNorte se uniram para realizar a II Jornada Indígena que teve como tema “Sustentabilida-de”. O evento foi realizado no hall e salas de aula da Unidade 11 no dia 1º de abril.

O evento interdisciplinar em forma de jornada teve diversas ativi-dades como palestras, oficinas, salas temáticas e exposições. O objetivo foi intensificar as discussões envolvendo os aspectos culturais da re-gião amazônica sob a perspectiva dos acadêmicos e profissionais dos cursos de História, Geografia, Letras, Química, Matemática, Biologia, Pedagogia e Educação Física. A discussão foi com o intuito de fazer uma reflexão sobre o desequilíbrio natural e importância dos povos indígenas na preservação das espécies e do próprio ser humano.

O Puxirum Acadêmico do curso de História foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de março e contou com diversas atividades, como exi-bição de filme, discussão de texto, atividade de campo e ligadas ao Estágio.

Page 9: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

9

Coral UniNorte abre inscrições

Nueva realiza “Diálogos Criativos”

Alunos selecionados para prêmio Fapeam

O Coral UniNorte abriu inscrições para alu-nos e colaboradores inte-ressados em participar do projeto. As inscrições foram até 08 de abril.

A novidade para este semestre é a abertura de vagas para instrumentis-

tas. A coordenadora e ma-estrina Natalia Sakouro, utilizará uma metodologia que desenvolve o canto e educação vocal, além de preparar uma equipe de instrumentistas que possa acompanhar o coral nas apresentações.

Em homenagem ao Dia do Jornalista (7 de abril), o Núcleo de Eventos Acadêmicos do curso de Comunicação Social da Uni-Norte (Nueva) realizou, no dia 1º de abril, o evento ‘Diálogos Cria-tivos: A cobertura no Jornalismo Esportivo e suas relações de mer-cado’, no auditório da Unidade 7.

Participaram da mesa-re-donda, o editor-executivo do D24AM, Dante Graça; o diretor de marketing estratégico do Na-cional Futebol Clube, Haroldo

Falcão; o representante da Ben Marketing Roberto Peggy e o comentarista esportivo Eduar-do Monteiro de Paula.

Durante o evento foram apresentadas as novidades da Agência Experimental de Co-municação (AGEX) e comemo-rado os 4 anos do existência do Blog Dialog. Egressos do curso de Jornalismo e alunos que participam do projeto subiram ao palco para cantar o “Para-béns para você”.

A Fundação de Ampa-

ro à Pesquisa do Estado

do Amazonas (FAPEAM)

divulgou, no dia 28 de

março, a lista dos selecio-

nados ao Prêmio FAPEAM

de Jornalismo Científi co –

Edição 2014. Nesta edição

serão pagos R$ 56,8 mil

em prêmios.Entre os selecionados

estão os egressos da Uni-

Norte: Carlos Eduardo

Gomes da Silva, Clarissa

de Souza Bacellar; Daniel

Jordano da Silva Miran-

da; Isabelle Valois Cortez;

Jacqueline Nascimento

Costa; Josiane dos Santos;

Orestes Thomaz Litaiff.

Na categoria estudantes

está concorrendo Fran-

cisco Chagas dos Santos

Neto.

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o curso de Psi-cologia realizou no dia 02 de abril uma programação com palestras, relatos de expe-riências, mesa-redonda e discussões sobre o assunto, no auditório da Unidade 1 e no Teatro UniNorte. Alunos, professores e convidados participaram do evento.

Psicologia promove

evento pelo Dia do

Autismo

Page 10: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

10

SOCIAL UNINORTE

Ação social de Administração

Aniversário do Blog Dialog

Palestra do educador Cipriano LuckesiCipriano Luckesi

Page 11: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

11

O curso de Direito da UniNorte participou da 1ª Semana Nacional do Tribunal de Júri, realiza-da em Manaus de 17 a 21 de março. O evento foi promovido em todos os Tribunais de Justiça do Brasil, com o objetivo de aumentar o número de processos julgados, en-volvendo casos de crimes contra a vida e denuncia-dos até 31 de dezembro de

2009. Em Manaus, a meta foi julgar 50 processos contra a vida.

Durante toda a semana aconteceram audiências no auditório da unidade 7. As atividades na Uni-Norte foram abertas pelo desembargador Yedo Si-mões e presididas pela juíza titular da 2ª Vara de Tabatinga, Eline Paixão. As sessões foram pela manhã e à tarde e conta-

ram com profi ssionais da instituição: a Dra. Gorete Campos Rubi, que atuou na defesa em um processo de tentativa de homicídio, e a Dra. Natividade Maga-lhães, que é coordenadora do Núcleo de Práticas Jurí-dicas (NPJ) da UniNorte.

Segundo a coordena-dora da Estratégia Nacio-nal de Justiça e Segurança Pública (Enasp) no Ama-zonas pelo TJAM, juíza

Mirza Telma de Oliveira Cunha, a Semana do Tri-bunal do Júri é uma ini-ciativa do Conselho Na-cional de Justiça (CNJ) e visa alcançar a Meta 04 da Enasp, que prevê o jul-gamento, até outubro de 2014, de todas as ações penais de homicídios do-losos (com intenção de matar) que tenham rece-bido denúncia até 31 de dezembro de 2009.

JULGAMENTOS - Alunos e professores acompanharam as sessões realizadas na UniNorte

UniNorte reforça 1ª Semana Nacional do Tribunal do Júri no Amazonas

Curso de Direito participa de evento realizado em todos os Tribunais de Justiça do Brasil.

Artigos são selecionados para Encontro Nacional de Pesquisa em Direito

Artigos aprovados

As professoras do cur-so de Direito Rubia Silene Alegre Ferreira e Marklea da Cunha Ferst, os alunos Felipe Braga de Oliveira e Alessandra Seriacopi Vila e a egressa Danielle Costa de Souza Simas ti-veram artigos aprovados no XXIII Encontro Nacio-nal do Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Di-reito no Brasil), que será realizado entre os dias 30 de abril a 03 de maio, em Florianópolis (SC).

O artigo A jurispru-

dência do Tribunal de Justiça do Amazonas so-bre o Direito Humano e Fundamental à saúde é resultado do Programa de Iniciação Científi ca re-alizado em 2013 no Curso de Direito. O discente Fe-lipe Braga de Oliveira foi orientado pela professora Marklea da Cunha Ferst e co-orientado pelo profes-sor Maurílio Casas Maia durante o programa.

Todos os artigos apro-vados farão parte do livro a ser lançado após a reali-zação do Congresso.

A logística reversa imposta aos municípios quanto ao manejo dos resíduos sólidos especiais nas grandes regiões do Brasil.- Autora: Rubia Silene Alegre Ferreira; A imunização como uma aliada na redução da mortalidade: considerações acerca dos gastos do Governo com saúde.- Autora: Rubia Silene Alegre Ferreira; As causas da exploração do trabalho infantil: violação aos direitos humanos.- Autores: Felipe Braga de Oliveira; Alessandra Seriacopi Vila; A jurisprudência do Tribunal de Justiça do Amazonas sobre o Direito Humano e Fundamental à saúde.- Autores: Felipe Braga de Oliveira; Marklea da Cunha Ferst; Desafi os à formação acadêmica do docente do ensino jurídico no Amazonas.- Autor: Danielle Costa de Souza Simas.

Page 12: Universo Uninorte #12

ABRIL2014Jornal Universo UniNorte | www.uninorte.com.br

12

Administração comemora 20 anos com ações sociaisCurso mobilizou alunos no Trote Solidário e no Clube de Leitura, com uma série de atividades junto às instituições sociais

O curso de Administra-ção da UniNorte realizou o 1º Encontro do Clube de Leitura e o Trote Soli-dário no dia 29 de março. Os eventos começaram às 8h, com a saída dos alunos rumo às 11 instituições so-ciais onde seriam realiza-das as atividades.

Os locais que participa-ram da iniciativa foram: Abrigo Infantil Monte Sa-lém, Moacir Alves, Casa Vhida, Abrigo Coração do Pai, Casa São Vicente de Paulo, Lar das Marias, Lar Batista Jannel Doyle, Gru-po de Apoio à Criança com Câncer, Prosamim, Pousa-da Amazônia e Casa Ma-mãe Margarida.

A ideia principal do Trote Solidário é dar boas vindas aos alunos do pri-meiro período de uma forma diferenciada. Ao invés de pegadinhas ou brincadeiras pesadas que possam ser consideradas ”bullying” com os calou-ros, os alunos participam de ações de responsabili-dade social.

Um dos locais visita-dos foi o Abrigo Monte Salém, fundado em 8 de março de 2002 pela mis-sionária Ammar. O abrigo tem a missão de cuidar de crianças abandonadas e em processos judiciais e sobrevive de doações de empresas e igrejas. Atu-

“Era a primeira vez que muitos tinham visitado um abrigo e eu não esperava me surpreender tanto. Gostei muito! Principalmente de ter levado alegria e diversão para eles. O aproveitamento de cada colega despertou o espírito de equipe e união para ajudar seu próximo com menos oportunidades e condição de vida. Nunca vou esquecer esse dia. É uma experiência que vou levar pro resto da vida”. Hingrid Rodrigues, aluna de Administração.

almente 11 crianças, com idade entre zero e 12 anos, são mantidas na institui-ção. A programação con-tou com diversas brinca-deiras, café da manhã e entrega de doações.

O Abrigo Moacyr Al-ves acolhe 58 defi cientes, com idade entre zero e 58

pessoas. Lá são oferecidas atividades motoras e de fi sioterapia e conta com 70 monitores. No local, os alunos da UniNorte reali-zaram brincadeiras, pintu-ras e doações. A visita con-tou também com teatro de fantoches do Grupo Acadê-micos da Alegria, formado

por egressos do curso e vo-luntários. Para saber mais sobre o grupo, acesse o Facebook: www.facebook.com/academicosdaalegria; ou instagram: @academi-cosdaalegriamanaus.

“A UniNorte se desta-cou por sua preocupação com a responsabilidade

social e busca continuar desenvolvendo esse proje-to durante o decorrer do ano”, afi rmou a coorde-nadora de Administração, Leônia Vale.

*Com informações de Aline Braga e Lindivan Villaça, do blog Dialog.