Validade e Verificabilidade Das Hipóteses

4
Filosofia 11º ano Validade e verificabilidade das hipóteses Método Indutivo - Método utilizado pelos cientistas. - Apesar de não ser 100% viável, devemos confiar nele até certo ponto. - É uma generalização. Observação Formulação de Hipóteses Experimentação Generalização dos resultados (Leis) Observação: Recolha de informação (sistemática, rigorosa e imparcial). Formulação de Hipóteses: Procura resposta/explicação. Antecipa uma generalização. Experimentação: Confronto com a experiência. Generalização: Generalizar os resultados a todos os casos. Objeções ao indutivismo: 1. É errado supor que partimos de uma observação pura. Não podemos observar sem saber o que estamos à procura. Logo, sem teorias prévias, a observação carece de qualquer orientação. As conjeturas são anteriores às observações. 2. As hipóteses não são extraídas dos factos. Não são os factos que originam as hipóteses, para haver uma hipótese, tem de haver um conhecimento anterior à observação, visto que, para formular uma hipótese, um indivíduo necessita de saber mobilizar os seus conhecimentos. As hipóteses são fruto do raciocínio e da imaginação, que tem de ser submetido a testes empíricos.

description

Filosofia 11º ano

Transcript of Validade e Verificabilidade Das Hipóteses

Filosofia 11 anoValidade e verificabilidade das hiptesesMtodo Indutivo- Mtodo utilizado pelos cientistas.- Apesar de no ser 100% vivel, devemos confiar nele at certo ponto.- uma generalizao.

Observao

Formulao de Hipteses

Experimentao

Generalizao dos resultados (Leis)

Observao: Recolha de informao (sistemtica, rigorosa e imparcial).Formulao de Hipteses: Procura resposta/explicao. Antecipa uma generalizao.Experimentao: Confronto com a experincia. Generalizao: Generalizar os resultados a todos os casos.

Objees ao indutivismo:

1. errado supor que partimos de uma observao pura.No podemos observar sem saber o que estamos procura. Logo, sem teorias prvias, a observao carece de qualquer orientao. As conjeturas so anteriores s observaes.

2. As hipteses no so extradas dos factos.No so os factos que originam as hipteses, para haver uma hiptese, tem de haver um conhecimento anterior observao, visto que, para formular uma hiptese, um indivduo necessita de saber mobilizar os seus conhecimentos. As hipteses so fruto do raciocnio e da imaginao, que tem de ser submetido a testes empricos.

Falsificacionismo de Karl Popper:

- Mtodo indutivo (verificabilidade):

P QQ Falcia da afirmao do consequente P

- Mtodo Hipottico-Dedutivo (falsificabilidade):

P Q Q Modus Tollens ~ P

- Para Popper, o cientista deve tentar falsificar as hipteses.

Em que condies uma teoria cientfica?

a) Se for verificvel.As teorias incluem leis, e estas so enunciados universais. Uma proposio deste tipo no pode ser verificada (falcia da afirmao do consequente).

b) Se for confirmvel.Para ser confirmvel, tm de ser provados alguns casos, ou seja, visto que a induo no nos d garantias relativamente verdade da concluso, quanto maior for o nmero de casos comprovados, mais provvel existe de esta ser verdadeira.Popper aceita o que Hume conclui sobre a induo (A induo no tem justificao: emprica: No possvel observar todos os casos; racional: O passado pode no se repetir no futuro.)Portanto, Popper tira-lhe qualquer valor no plano da investigao cientfica.

Ex. At agora, todos os metais sujeitos ao calor dilataram. Logo, todos os metais sujeitos ao calor vo dilatar. Falcia da Generalizao Precipitada.

c) Se for falsificvel. (ver acima).Se uma hiptese ainda no tiver sido refutada dizemos que corroborada, uma boa teoria, digna de confiana, mas no foi demonstrada e no se pode dizer que verdadeira.Modelo proposto por Popper:

Problema Hiptese Deduo de consequncias Tentativa de falsificao Corroborao/refutao

Critrio para considerar uma teoria melhor que outra:

- Tem mais contedo emprico.- Fornece mais informao acerca do mundo.- O seu grau de falsificabilidade maior (corre mais riscos de ser desmentida).

Crticas ao Falsificacionismo de Popper:

1. O Falsificacionismo no falsificvel. (no se pode submeter a essa hiptese).2. A ideia de que no temos razes para justificar que uma teoria cientfica verdadeira desafia as nossas convices mais elementares.3. H teorias que so objeto de observaes que as falsificam, mas que no so rejeitadas pela comunidade cientfica.4. Apesar de uma teoria no ser completamente justificada, no ser correto afirmar que pode ser parcialmente justificada?5. Popper diz-nos como devemos fazer cincia e no como ela realmente faz.