Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por...

9

Click here to load reader

Transcript of Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por...

Page 1: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

LIGA INDEPENDENTE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE ENREDO

CADERNO DE JULGAMENTOCARNAVAL 2017.1

CARNAVALIZAÇÃONome do julgador: Nome do julgador

Para conceder notas de 8 a 10, fracionadas em 0,1 décimo o jurado deve analisar:

O desenvolvimento do enredo, levando em consideração se o mesmo facilitou a compreensão das ideais exploradas.

Observa-se se o enredo tem embasamento para sustentar um desfile de Escola de Samba em todas as suas formas de expressão.

Considera-se a relevância histórica, cultural, social ou artística do enredo.

Espera-se que o desenvolvimento do enredo em sua ideia principal e nuances sejam exploradas de forma original e/ou criativa.

O décimo extra é um requisito de desempate e só poderá ser concedido para escolher uma entre as agremiações de cada grupo que tiraram nota 10,0. Caso não haja nota 10,0, o bônus não deve ser concedido.

Page 2: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

MAPA DE NOTAS QUESITO: CARNAVALIZAÇÃO

SÁBADO – 22/07/2017

ORDEM DO DESFILE NOTA NOTA POR EXTENSO

GRESV Acadêmicos da Tijuca 9,9 Nove vírgula nove.

GRESV Ninhos do Yatá 9,7 Nove vírgula sete.

GRESV Borboleta Transgênero 11 Onze

ESV Flor de Açucena 9,8 Nove vírgula oito.

GRESV Acadêmicos de Ibiamon 9,8 Nove vírgula oito.

GRESV Acadêmicos do Dragão 9,9 Nove vírgula nove.

Page 3: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

JUSTIFICATIVAS

GRESV Acadêmicos da Tijuca GRESV Ninhos do Yatá GRESV Borboleta Transgênero

A escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a brasilidade. Contudo, algumas realizações estéticas não se deram de forma clara, como, por exemplo, a ala das baianas que alega ter uma saia de coração (seriam estampas, formato de coração?).

O desfile se deu de forma um pouco confusa, apesar do grande teor ficcional/criativo ao transformar a história do time e dos jogos em uma fábula, o excesso de personagens e informações acabaram por perder o ritmo do desfile. O que comprometeu a receptividade do desfile.

O ponto extra foi concedido devido à excelência do desfile. O mesmo foi bem desenvolvido estéticamente, com a sinopse e pesquisa bem embasadas e também apresentou um tema crítico e atual.

Page 4: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

JUSTIFICATIVAS

ESV Flor de Açucena GRESV Acadêmicos de Ibiamon GRESV Acadêmicos do Dragão

O desfile peca estéticamente. Apesar da temática ser flores, a abordagem poderia ter se dado sobre outros aspectos e histórias, e não foi isso que o correu, a maior parte das alas e alegorias eram composta apenas de flores. Algumas alas que fogem dessa tradução direta da forma e conceito da flor, também não foram bem desenvolvidas. Por exemplo, a ala “Flor da Mitologia” que possui duas metades de conchas nas pernas. Idéia esta que creio só funcionar no papel.

Enredo bem desenvolvido, contudo, a maior parte das alas não possui volumes e elementos que as carnavalizem mais. Ficou muito fiel ou simples, faltou um pouco mais de volume ou abstrações.

O desfile apresentou algumas alas sem a descrição das fantasias. Outro fator que julgo negativo é que as alegorias repetem a estética palco e entrevista.

Page 5: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

MAPA DE NOTAS QUESITO: CARNAVALIZAÇÃO

DOMINGO – 23/07/2017

ORDEM DO DESFILE NOTA NOTA POR EXTENSO

EE Batuqueiros de Floripa 10 Dez.

GRESCE Goianos da Folia 9,9 Nove vírgula nove.

GRESV Guerreiros da Coroa Encantada 9,9 Nove vírgula nove.

GRESE Polinômios da Vila 9,9 Nove vírgula nove.

GRESV Guerreiros da Vanguarda 9,8 Nove vírgula oito.

GRES Coroa Imperial 10 Dez.

GRES Império de Nilo 9,8 Nove vírgula oito.

Page 6: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

JUSTIFICATIVAS

EE Batuqueiros de Floripa GRESCE Goianos da Folia GRESV Guerreiros da Coroa Encantada

O enredo foi muito bem pensado e apresenta um teor crítico, jocoso e indagador da festa, o que é bem relevante, entretanto, na estética das alas a repetição de moedas douradas, estopa e outros elementos acabaram por empobrecer o espetáculo.

Apesar de me ser desconhecido o homenageado, o desfile foi belo e poético de maneira que me tornou possível admirar o personagem. Por outro lado, há bastante erro de digitação e ortografia (não despontuei isto). Algumas alas, acabam pecando por elementos desnecessários que acabam por tornar rasa a estética, exemplo a ala 06, o uso das pegadas para representar “seguir os passos”.

Page 7: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

JUSTIFICATIVAS

GRESE Polinômios da Vila GRESV Guerreiros da Vanguarda GRES Coroa Imperial

As alas não apresentam de forma clara as intenções estéticas de formas, cores e volumes o que reduz a percepção do desfile.

OBS: Ala 02 metáfora do “Sal da Terra”, até onde conheço é uma metáfora cristã presenta em Mateus 5.13-16Logo, não entendi sua presença na mística indígena. (não despontuei isto)

A segunda alegoria está muito confusa/poluída. Algumas associações de personagens não ficaram claras dentro da proposta do enredo, como por exemplo a ala da “Princesa Isabel”.Ou a ala 11: “Navegando nos sonhos” associar a travessia forçada e escravizado com sonhos é um pouco complicado.

OBS: Alguns erros de ortografia (não despontuei isto)

Page 8: Web viewA escola apresentou uma boa divisão e argumentação do tema, que, por mais que seja batido, tem sua relevância e ligação com a cultura popular, o carnaval e a

JUSTIFICATIVAS

GRES Império de Nilo

Na primeira alegoria não me ficou evidente a ligação da religião com a atriz. Em todo o desfile há um excesso da cor preta o que causa uma monotonia visual, além de acrescentar um tom mais soturno.OBS: Na ala 18 há erro de digitação, o nome da personagem da atriz ficou em aberto (não despontuei isto ).