Violência Infantil

11

Click here to load reader

Transcript of Violência Infantil

Page 1: Violência Infantil

Cidadania

Violência Infantil

Page 2: Violência Infantil

Área de Projecto

Mau-trato físico É o tipo de violência mais evidente e fácil de detectar. Trata-se de lesões provocadas por qualquer motivo, incluindo as reacções a condutas indesejadas pelos pais ou responsáveis pela criança.Podem confundir-se com lesões acidentais, porém o olho treinado de um pediatra ou docente saberá distingui-las.

Page 3: Violência Infantil

Área de Projecto

Existem diferentes tipos:Escoriações;Hematomas;Luxações;Fracturas;Queimaduras;Feridas por objectos cortantes, desgarros.

As lesões podem ser provocadas por impacto, penetração, calor, uso de substâncias causticas, substâncias químicas ou drogas.

Page 4: Violência Infantil

Área de Projecto

Mau-trato Emocional É a consequência da hostilidade verbal crónica em forma de borla, desprezo, crítica ou ameaça de abandono e constante bloqueio das iniciativas de interacção infantil.

Quem maltrata psiquicamente pode adoptar atitudes tais como de humilhar a criança frente aos outros, privá-la de saídas e de sua integração social, utilizando para isto desde apenas evitar a socialização como até encerrar a criança em casa.

Page 5: Violência Infantil

Área de Projecto

Pode-se ilustrar este tipo de maltrato dizendo que os filhos podem ser atingidos com:

Atitudes;Gestos e palavras;Destroçando a individualidade da criança ou do adolescente de maneira tal, que impeça o seu desenvolvimento psicológico normal.

Page 6: Violência Infantil

Área de Projecto

Os efeitos do maltrato emocional são :

Ao nível do vínculo afectivo entre a criança e o adulto;Baixos níveis de adaptação e funcionamento social;Dificuldade para estabelecer vínculos amistosos;Problemas com os pares e com a comunidade.

Page 7: Violência Infantil

Área de Projecto

Abuso sexualÉ uma das formas mais graves de maltrato infantil, consiste na utilização de um menor para satisfação dos desejos sexuais de um adulto, encarregado dos cuidados da criança ou alguém no qual este confie.

Qualquer tipo de aproximação sexual inadequada que aconteça entre menores de diferentes etapas evolutivas e/ou o uso de algum tipo de pressão (física ou emocional), também se considera abuso sexual.

Page 8: Violência Infantil

Área de Projecto

Indicadores do Abuso Sexual

Lesões nas zonas genital e/ou anal;

Sangramento pela vagina e/ou pelo ânus;

Infecções do trato genital;

Gravidez.

Qualquer um dos indicadores anteriores junto com hematomas ou escoriações no resto do corpo, como consequência do maltrato físico associado.

Page 9: Violência Infantil

Área de Projecto

Violências silenciosasQuando se fala de violação dos direitos humanos em Portugal, a regra é referir a violência nas prisões ou nas esquadras, a intolerância ou o racismo.

Mas as «infracções» à declaração universal vão muito alem e tocam o mais intimo de cada um de nós em dia internacional dos direitos humanos, porque não falar também de um enorme contingente de crianças a sofrer violências Silenciosas.

Page 10: Violência Infantil

Área de Projecto

As Crianças têm direito a protecção especial

Em tempos de guerra e em tempos de paz, muitas crianças vivem em circunstâncias particularmente difíceis.

Forçadas a combater ou a trabalhar, vítimas de abuso e negligência, sexualmente exploradas afectadas pelos efeitos devastadores da sida, estas crianças têm o direito a protecção especial.

• São tantos os casos de infância perdida!

Page 11: Violência Infantil

Área de Projecto