· Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel...

7
CENTRO DE CULTURA E DESPORTO DA SEGURANÇA SOCIAL DE LISBOA BIBLIOTECA ITINERANTE: LISTA DE LIVROS (MAIO 2019) N.º Capa Autor Nome Autor Apelido Título Sinopse / Excertos N.º pág. Género Observ ações Estado de conservaçã o Ano Ediç ão 1301 Pierre Jaccard História Social do Trabalho “Baseado em extensa e variada documentação, o Autor apresenta uma original história geral das ideias sobre o trabalho…” 201 Sociologia Bom 1974 1302 Claude Lévi- Strauss Raça e História “Não poderemos, pois, pretender ter resolvido o problema da desigualdade das raças humanas, se não nos debruçarmos também sobre o da desigualdade – ou da diversidade- das culturas humanas…” 151 Sociologia Capa com pequena mancha 1952 1303 Jorg Nimmergut Desenvolva a sua Capacidade Criativa “ Até que ponto não é o leitor um criador em potência? Até onde pode e de imaginação? Com este livro (…) poderá verificar os seus pontos fracos e os seus pontos fortes.” 168 Psicologia Pàg amarelecidas 1972 1304 António Oliveira Cruz A Teoria de Piaget e os Mecanismos de Produção da Ideologia Pedagógica “Eis um livro que trata do desenvolvimento, dos fundamentos do desenvolvimento humano e dos processos subtis que o mascaram.” 121 Psicologia Bom - 1305 José A. De La Osa Artesanos de la Vida “ La obra que presento se propone contribuir a la divulgación científica de avances de la Medicina de Cuba, en particular la labor del Centro Internacional de Restauración Neurológica (CIREN), en su universo assistencial y científico-investigativo.” 189 Medicina Bom - 1306 Tânia Afonso O Meu maior Segredo “O Sol começa a erguer-se, por entre a neblina e a humidade que se faz sentir. A primeira estação do ano decorre…” 126 Romance Bom 2001

Transcript of  · Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel...

Page 1:  · Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que,

CENTRO DE CULTURA E DESPORTODA SEGURANÇA SOCIAL DE LISBOA

BIBLIOTECA ITINERANTE: LISTA DE LIVROS (MAIO 2019)

N.º Capa Autor NomeAutor

Apelido Título Sinopse / Excertos N.º pág. Género Observações

Estado de conservação

Ano Edição

1301 Pierre Jaccard História Social do Trabalho

“Baseado em extensa e variada documentação, o Autor apresenta uma original história geral das ideias sobre o trabalho…”

201 Sociologia Bom 1974

1302 Claude Lévi-Strauss Raça e História

“Não poderemos, pois, pretender ter resolvido o problema da desigualdade das raças humanas, se não nos debruçarmos também sobre o da desigualdade – ou da diversidade- das culturas humanas…”

151 Sociologia Capa com pequena mancha 1952

1303 Jorg Nimmergut Desenvolva a sua Capacidade Criativa

“ Até que ponto não é o leitor um criador em potência? Até onde pode e de imaginação? Com este livro (…) poderá verificar os seus pontos fracos e os seus pontos fortes.”

168 Psicologia Pàg amarelecidas 1972

1304 António Oliveira CruzA Teoria de Piaget e os

Mecanismos de Produção da Ideologia Pedagógica

“Eis um livro que trata do desenvolvimento, dos fundamentos do desenvolvimento humano e dos processos subtis que o mascaram.”

121 Psicologia Bom -

1305 José A. De La Osa Artesanos de la Vida

“ La obra que presento se propone contribuir a la divulgación científica de avances de la Medicina de Cuba, en particular la labor del Centro Internacional de Restauración Neurológica (CIREN), en su universo assistencial y científico-investigativo.”

189 Medicina Bom -

1306 Tânia Afonso O Meu maior Segredo “O Sol começa a erguer-se, por entre a neblina e a humidade que se faz sentir. A primeira estação do ano decorre…” 126 Romance Bom 2001

Page 2:  · Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que,

1307 João Mendes Saber Investir: O Guia Prático da Poupança

“Poupar é uma coisa. Aplicar as poupanças de forma segura e rentável é outra.” 286 Finanças Bom 1998

1308 Martin Amis Koba o Terrível: O Riso e os Vinte Milhões

“Trata-se de uma obra extremamente política, embora com uma visão muito pessoal. Amis procura aqui entender uma das lacunas centrais do pensamento do século xx: a indulgência demonstrada pelos intelectuais ocidentais perante o fenómeno do comunismo real.”

312 Politica Bom 2002

1309 João Ferreira do Amaral Amaral Porque Devemos Sair do

Euro

“Em 1581 Portugal rendia-se a Espanha. Em 1992 capitulava aos pés de uma Comissão Europeia crescentemente instrumentalizada pela Alemanha. Não houve referendo, os eleitores não foram consultados. ...”

126 Politica Bom 2013

1310 Camilo Castelo Branco Amor de Perdição

“É uma obra equilibrada, com enredo conciso, sem episódios dispersivos, sem um número excessivo de personagens, quase sem considerações do autor, com uma linguagem adequada, substancialmente romântica, na correspondência trocada entre Simão e Teresa, mas saborosamente popular em João da Cruz…”

2015 Romance Bom 2012

1311 Aleksandr I. Solzhenitsyn Um dia na Vida de Denisovich

“Soljenitsin licencia-se em Matemática na Universidade de Rostov e pouco depois é chamado para o Exército Vermelho. Em 1942, com 24 anos, é promovido ao posto de capitão.Em 1945 é preso sob acusação de ter feito comentários pejorativos acerca de Estaline. Os oito anos seguintes passa-os,

nessa situação, em diversos campos de trabalho…”

157 Romance Prémio Nobel 1970 Bom 2003

1312 Maria Helena Ventura Afonso o Conquistador

“Recorrendo a uma meticulosa pesquisa histórica, Maria Ventura transporta-nos para o século XII e envolve-nos com as paisagens, culturas e figuras dessa época distante. No centro da acção está Afonso Henriques, o primeiro homem a sonhar Portugal…”

547 Romance Bom 2009

1313 Pablo Neruda Confesso que Vivi

“Estas memórias ou recordações são intermitentes e por vezes fugidias na memória, porque a vida também é assim.[...] As memórias do moralista não são as memórias do poeta. Aquele viveu talvez menos, mas fotografou muito mais, recreando-nos com a perfeição dos pormenores.”

381 Memórias e Testemunhos

Prémio Nobel de Literatura em 1971

Bom 2003

1314 Xavier Lívio (tradutor) Maquiavel: Vida e Obra“… Maquiavel desenvolveu as suas reflexões acerca da ascensão e queda dos Estados, das técnicas políticas e das formas de exercício do poder. Renunciando às abstrações…”

237 Filosofia Pequenas manchas de humidade 2000

1315 Friedrich Nietzsche Nietzsche: Os Pensadores Volume I

“... Reunindo passagens de todos os seus livros, estas ´Obras incompletas´ são, ao mesmo tempo, bem mais que isso - pela argúcia das escolhas do organizador Gérard Lebrun e pela beleza das traduções de Rubens Rodrigues Torres Filho, constituem uma introdução singular ao pensamento do grande filósofo alemão.”

221 Filosofia Bom 1991

Page 3:  · Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que,

1316 José Américo MottaPessanha

(Seleção de textos)

Platão: Os Pensadores“Platão apura a dialética socrática para torna-la apta a desenvolver um saber sistemático, capaz de se alçar do sensível para o inteligível – o mundo das ideias. “

261 Filosofia Bom 1987

1317 Nora Robertes Felizes para Sempre

“Enquanto relações públicas de uma empresa de organização de casamentos, Parker Brown tem um talento excecional para realizar os sonhos das noivas mais exigentes. Mas é incapaz de sonhar sobre o seu próprio futuro.”

285 Romance Bom 2014

1318 Eça de Queirós A Relíquia“Romance saído em folhetins na Gazeta de Notícias, cuja epígrafe se tornou célebre - "Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia".”

275 Romance Bom 2006

1319 Roberts Nora O Sabor do Momento

“Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que, certo dia, Laurel perde a cabeça e surge um beijo quente e inesperado entre ambos.”

285 Romance Bom 2014

1320 Isabel Allende A Casa dos Espíritos

“As paixões da família Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio…”

337 Romance Bom 2007

1321 António Skarmeta O Carteiro de Pablo Neruda

“Através de uma história tão original como sedutora, Antonio Skármeta consegue traçar um intenso retrato da convulsa década de setenta no país andino, assim como uma recriação poética da vida de Pablo Neruda.”

178 Romance Bom 2008

1322 Jorge Amado Mar Morto

“Romance de grande força lírica, Mar Morto conta histórias de velhos marinheiros, de mestres saveiros, de pretos tatuados e de malandros que contam e cantam essas histórias da beira do cais da Bahia.”

278 Romance Bom 2008

1323 Robert Louis Stevenson O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde

“…Clássica história do médico e do monstro é contada com singular simplicidade, mas com habilidade suficiente para que mais de um século depois da sua publicação, continue a ser uma obra de referência.”

208 Policial e Thriller Bom 2017

1324 A.D. Miller O Casal Fiel

“Dois jovens britânicos prestes a atingir a idade adulta, conhecem-se num hostel em San Diego. Iniciam uma amizade que, embora platónica, parece tão inebriante como um romance.”

287 Romance Bom 2015

Page 4:  · Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que,

1325 António; J. M. Reis Couto; Ferreira

Estudo Funcional Respiratório 2: Bases

Fisiológicas e Aplicação na Prática Clínica

“O objetivo desta obra (…) é proporcionar as bases fisiológicas e a explicação dos métodos e estratégias que permitem avaliar a função respiratória.”

140 Saúde Bom 2004

1326 Vários VáriosHipertensão Sistólica

Isolada e Cérebro: Fascículo 6

#A Hipertensão arterial (HTA) constitui um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Trata-se de um fator de risco…”

35 Saúde Bom 2004

1327 J. F. Martins Correia As Doenças Cardiovasculares no Idoso

# A abordagem médica do doente idoso requer uma visão global do doente, na sua realidade biofísica, psíquica e social.” 139 Saúde Bom 1994

1328 E. Henriques Nuno Pedra Natural Portuguesa na Arquitetura

“Desde a antiguidade, o Homem tem utilizado a pedra natural, pela sua robustez e beleza. “ - Arquitetura Ilustrado

com fotos Bom -

1329 Joaquim Paço D´Arcos A Corça Prisioneira

“…D. Purificação falava das propriedades com deleite de avarenta que nunca gozara a riqueza, mas a quem a ideia de posse desta bastava para tornar feliz. Tudo que tinha no Alentejo o levara em dote ao marido ou herdara em seguida dos pais.”

347 Romance Pág. Amarelecidas, marcas do tempo 1957

1330 Joaquim Paço D´Arcos Ana Paula“Ana Paula é uma católica praticante; casada com um marido que a atraiçoa e abandona (…) perde-lhe o amor, ganha o amor de outro homem, partilha-o apaixonadamente…”

398 RomancePág. Amarelecidas, marcas do tempo, lombada colada

com fita-cola

1954

1331 Tomaz De Figueiredo Dom Tanas de Barbatanas

“Romance satírico e picaresco sobre a ficcionada figura de Dom Tanas de Barbatanas, vivendo em Portugal no século XVIII, a quem sucede um conjunto de peripécias e façanhas supostamente heroicas.”

388 Crónica Heroica Pág. Amarelecidas 1962

1332 Mário Costa Danças e Dançarinos em Lisboa

“A primeira edição deste trabalho de Mário Costa sobre a dança e os dançarinos em Lisboa; as festas de salão, os arraiais populares e, de um modo geral, todas as manifestações festivas eram acompanhadas por danças e respetivos dançarinos, profissionais ou apenas galanteadores ocasionais.”

344 História da dança

Com gravuras Desgaste do tempo 1962

1333 Mauro Laeng Dicionário de Pedagogia“ O primeiro objetivo do Dicionário de Pedagogia é atualizar o educador, proporcionando-lhe os instrumentos que permitam uma atualização permanente.”

269 Pedagogia Bom 1978

Page 5:  · Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que,

1334 Bernd Neumann Auschwitz 2

“O Autor relata, dia-a-dia, o julgamento dos responsáveis por um dos maiores exemplos de ignomínia de que deram prova a crueldade e a loucura políticas. Através dos depoimentos, das declarações e das provas apresentadas em pleno processo, reconstitui-se esse sinistro campo de ...”

267 Política Bom 1965

1335 António Patrício Serão Inquieto

“Em 1910, António Patrício deu ao prelo a primeira edição do livro de contos Serão Inquieto. À série de contos Diálogo com uma águia, O precoce, O homem das fontes, Suze e O Veiga, seguem-se Words, notas que António Patrício selecionou e transcreveu de um caderno de notas …”

260 Contos Pág. Amarelecidas

1336 Manuel Ribeiro A Planície Heróica

“A Planície Heróica mostra-nos o Alentejo visto pelos olhos de um padre recém-chegado à aldeia de Albernoa (no livro a Carregosa). Uma forma de atenuar dizemos nós, alguma crueza que o ´neorrealismo’ nascente poderia impor à dura realidade.”

287 Romance Pág. Amarelecidas 1927

1337 Manuel Pinheiro Chagas Tristeza à Beira Mar

“ Leonor e Madalena, irmãs a quem uma fatalidade deixou órfãs, foram separadas na infância, ficando a primeira na pequena vila da Ericeira ao cuidado do avô de ambas, e a segunda na cidade de Lisboa ao cuidado de uma tia. A vida corria suave …”

174 Romance Pág. Amarelecidas -

1338 Manuel Rojas Filho de Ladrão“ Nesta obras exprimem-se os anseios de paz, de justiça e de trabalho de centenas de homens postos à margem da sociedade.”

310 Romance Pág. Amarelecidas 1953

1339 Guerra Junqueiro Prosas Dispersas“As teorias duravam-lhe meses ou semanas, mas, porque o seu pensamento superior não podia exilar-se do infinito sem raias para a mesquinhez anedótica da vida dos sentidos.”

167 Romance Capa dura Bom 1964

1340 Guerra Junqueiro Antologia para a Juventude

“O melhor monumento que pode consagrar-se a um poeta é a edição integral e definitiva da sua Obra.” 178 Poesia Capa dura Bom 1968

1341 António RuasQuestões de Hoje e Amanhã (Ensaios e

Comentários)

“Como não me verguei a ninguém, nem a uns, nem a outros, não conquistei amizades, como as não tenho conquistado, e como talvez nunca as conquiste, infelizmente, direi, porque as amizades tornam mais suave a vida dum homem.”

303 Ensaios e Comentários Pág. Amarelecidas 1925

1342 G. C. Vaillant Os Astecas do México“ O mais completo e profundo estudo sobre o povo do méxico antes de Colombo, as suas instituições, religião, artes, construção e vida quotidiana

317 História das civilizações

Ilustrado com

desenhos e fotografias.

Pág. Amarelecidas, marcas do tempo. 1944

Page 6:  · Web viewRoberts Nora O Sabor do Momento “Algumas paixões duram mais do que outras e Laurel está convencida que o advogado, bem na vida, está fora do seu alcance. Até que,

1343 Iris Murdoch O Sino

“Este romance vem revelar ao público português uma romancista que a crítica britânica (…) há muito considerou uma das mais fortes individualidades de ficcionista do seu país. O Sino é o estudo de dois tipos opostos de moral e de convicções religiosas.”

417 Romance Pág. Amarelecidas 1965

1344 Albertine Serrazin Sem Piedade“… Sem Piedade é um dedo acusador dirigido à nossa consciência, um verdadeiro libelo de dimensões que excedem o próprio drama da jovem e infortunada escritora.”

247 Romance Pág. Amarelecidas, marcas do tempo 1969

1345Alain Robbe

Grillet Entre dois Tiros

“”O Autor afirma nesta obra, mais do que as suas possibilidades de construção do romance objetivo, científico, uma capacidade rara para o encadeamento matemático e inexorável dos factos, que descarregam a brutal fatalidade.”

257 Romance Cadernos por abrir Pág. Amarelecidas -

1346 Ernst Schnabel No Rasto de Anne Frank

“ Com este seu livro, que é simultaneamente o fruto de uma minuciosa e rigorosa investigação e um tributo e carinho à memória de Anne Frank, cheio de ressonâncias humanitárias, Ernst Schnabel, (…) vem agora completar o patético retrato de Anne Frank, mostrando-a ao mundo, através da mais exata interpretação, como aquela criança de carne e osso, que, entre a escola, a família e o sonho, foi colhida abruptamente pelo drama da guerra.”

219 RomanceIlustrado

com fotografias

Pág. Amarelecidas -

1347 Rocha Martins Heroínas Portuguesas

“Chamava-se D. Filipa de Vilhena e ia ser condessa de Atouguia. Usava aquele apelido visto as senhoras tomarem os de suas avós e ela descender de D. Margarida de Vilhena, da casa dos condes de Portalegre, neta de D. Fernando I, duque de Bragança.”

124 Biografias Ilustrado Pág. amarelecidas 1946

1348 Gomes Freire D’Andrade A Dominação Inglesa em Portugal

“A Inglaterra parece que tem querido experimentar até onde chega a elasticidade da nossa paciência subserviente. (…) Propômo-nos a prover n’esta publicação, com o testemunho irrecusável da história, que a aliança inglesa nunca trouxe a Portugal senão encargos, ruina, conflictos com outras potências, vergonhas e degradações…”.

200 História Pág. amarelecidas 1942

1349 (2) A.H. Oliveira Marques Afonso Costa

“Afonso Costa foi, porventura, entre 1910 e 1930, o mais querido e o mais odiado dos Portugueses. O seu nome simbolizou toda uma política, mesmo um regime, até. Endeusaram-no como talvez ninguém neste país. Tornou-se um mito, um Messias…”.

429 História de Portugal Ilustrado Pág. Amarelecidas 1972

1350 Richard Lewinsohn Animais, Homens e Mitos: A História dos Animais

“Animais, Homens e Mitos descreve tudo o que os animais foram na vida humana: como os homens imaginavam os que não conheciam, como domesticavam aqueles de que precisavam, como divinizavam alguns, como os tornavam símbolos.”

340 História Pág. Amarelecidas,

Capa colada na lombada.

-