Aleksandr rodchenko construtivismo

Post on 27-Jul-2015

223 views 1 download

Transcript of Aleksandr rodchenko construtivismo

Aleksander Rodchenko

Construtivismo

Biografia

→ Aleksandr Mikhailovich Rodchenko, artista plástico, escultor, fotógrafo e designer gráfico, nasceu em 1891 em São Petersburgo, Rússia, e morreu em 1956 em Moscovo.

→ No começo de 1900 mudou-se para uma cidade de província no Oeste de Rússia, Kazán, onde entrou para uma Escola de Arte.

→ Em 1914, encontrou aquela que seria a sua companheira para toda a vida, Varvara Stepanova (1894-1958), também ela artista.

→ Mudou-se para Moscovo em 1915 onde fez os seus primeiros desenhos abstratos e em março de 1916 participou numa exposição organizada por Vladimir Tatlin, juntamente com Kasimir Malevich, Lyubov Popova, Alexandra Exter e Nadezhda Udal’tsova.

→ Ensinou de 1920 a 1930 nos Estúdios Técnico-Artísticos Avançados.

→ Em 1921 tornou-se membro do ”Grupo Produtivista”, que advogava a incorporação da arte na vida diária e desistiu de pintar a fim concentrar-se na produção gráfica para cartazes, livros e filmes onde iria implementar e fundar as suas ideias construtivistas.

→ Em 1922 viria a trabalhar com o cineasta Dziga Vertov, sendo que este o influenciou no resto do seu percurso artístico.

→ De 1923 a 1928 colaborou com Mayakovsky de forma bastante próxima no design e layout dos jornais LEF e de Novy LEF, as publicações de artistas do Construtivismo.

→ Nos anos 30, com as mudanças que o Partido Governista implementou nas regras da prática artística, concentrou-se em fotografia de desporto, movimentos coreografados, etc.

→ Na década de 40 parou de fotografar e dedicou-se à produção de trabalhos expressionistas abstratos.

Técnicas

→ Utilização constante de elementos geométricos e cores primárias;

→ O uso da tipografia em corpos grandes e como elementos pictóricos; → Estabelecimento da necessidade de um ponto de atração na área da composição; → A exploração intensiva das possibilidades da fotografia e fotomontagem; → A mescla orgânica de texto e layout; → Forte recusa da harmonia clássica; → O conceito de uma lógica interna e de uma dinâmica entre os elementos da composição; → Recorrência a angulações de imagens e formas que surpreendam o observador (diagonais dinâmicas); → Estabelecimento de uma linguagem visual essencialmente sintética;

Portefólio do autor

“The construction of the USSR”, 1920

“Battleship Potempkin”, 1926

“Best Pacifiers Ever”, 1923

Cover of poetry anthology “About This”, 1923

“Lengiz. Books on all the branches of knowledge”, 1925

“P1547”, 1920s

“The Trehgornoye Beer will drive out hypocrites and”, 1925

“Workers, high prices and NEP not going to scare us”, 1923

• Nome e número: João Damião; 59119• Unidade Curricular: História das Artes

Visuais e Contemporâneas• Professor: Pedro Coutinho Martins Colaço

Rosário• Curso: Comunicação e Multimédia• ECT/UTAD• Ano de realização: 2013