ALGUMAS NOTAS SOBRE AS PROVAS BAHA'I'S BASEADAS NA BiBLIA

Post on 28-Mar-2016

225 views 1 download

description

Pequeno livreto com algumas explanações bíblicas acerca da Fé Bahá'í.

Transcript of ALGUMAS NOTAS SOBRE AS PROVAS BAHA'I'S BASEADAS NA BiBLIA

ALGUMAS NOTAS SOBRE AS PROVAS BAHA'I'S

BASEADAS NA BiBLIA

"Vinde. benditos de meu Pai, herdai o Reino que vos estd preparado desde a fundagao do mundo" (Mat. 25:34)

ALGUMAS NOTAS SOBRE AS PROVAS

BAHA'IS BASEADAS NA BIBLIA

"VINDE, BENDITOS DE MEU PAI, HERDAI O REINO QUE VOS ESTA PREPARADO DESDE A FUNDACAO DO MUNDO." (Mateus, 26:34)

1 — Quando estudarmos a Biblia, devemos: a) usar nossa razao (II Tessalonicenses.

5:20-21; I Pedro, 1:13 e 3:15; Isaias, 1:18 e 41:21; Atos, 17:2; II Timoteo, 1:6-7).

b) interpretar a Biblia espiritualmente, nfio literalmente (II Corintios, 3:6).

2 — Cristo repetidamente disse que Ele viria ou-tra vez no tempo do fim. Disse aos Seus seguidores para esperar e orar, para pre-parar e vigiar Sua segunda vinda. Certos si-nais foram dados na Biblia para aquele Grande Dia. Estudemos estes sinais e nao facamos o mesmo erro, como o dos judeus em nao discernir os sinais dos tempos na Sua primeira vinda (Mateus, 16:3).

3 — Urn dos sinais de Sua segunda vinda e a iniquidade predominante no mundo (II Timo­teo, 3:1-7). Nao esta a iniquidade predomi-

nando no mundo? Onde, entao, esta Cristo? Esqueceu Ele Sua promessa?

4 — Outro sinal de Sua vinda e a pregacao do Evangelho do mundo (Mateus, 24:14). O Evan-gelho ja foi levado a todas nacoes. Onde esta Cristo? Teria Ele esquecido Sua pro­messa?

5 — Urn terceiro sinal e o estabelecimento dos judeus na Palestina (Israel): (Isaias, 11:11-12; Jeremias, 23:3-8; Amos, 9:14-15; Ezequiel, 37:21-23; Lucas, 21:24 e 27; Atos, 1:6-7; Ro-manos, 11:25-27). Este sinal tambem ja foi realizado, pois os judeus estSo reunidos e estabelecidos em Israel. Onde esta Cristo, entao?

6 — Urn quarto sinal e o progresso material, au-mento no conhecimento, muitas yiagens e desenvolvimento cientifico (Daniel, 12:4, Naum, 2:4 (carros); Jeremias, 4:13 (aeropla-nos). Estes tambem foram reaiizados. Se es­te e o tempo do fim, onde esta Cristo?

7 — A unica resposta para tudo isso e que Cristo ja deve ter vindo. Por que todos nao sabem disto? E porque Ele mesmo disse que viria como urn ladrao (I Tessalonicen-ses, 5:2; Lucas, 12:35-40; Revelagao, 3:3). Tambem disse que viria quando a humani-dade estivesse desprevenida (nao sabendo) (Mateus, 24:36-39 e 42). Note que nao s6 viria como urn ladrao, isto e, inesperada-mente, mas Ele tambem agiria como urn la­drao ("casa minada"): (Mateus, 24:43-44).

2

8 — O concerto corrente da vinda de Cristo do ceu, como ceu fisico, e que todos os olhos fisicamente O verao, deve ser compreendido espiritualmente, nao literalmente. A terra e redonda e gira e, portanto, o ceu e muta-vel. Ademais, Cristo disse que Ele tambem veio a primeira vez do ceu, embora tivesse nascido de Maria (JoSo, 6:38). Por "todos os olhos O verao", a percepgSo espiritual e o significado. (eles tern olhos mas nao veem). Temos aqui a certeza que na Sua Segunda vinda o mundo O aceitara.

9 — Estudemos agora a parabola dos vinhatei-ros (Lucas, 20:9-16). Os simbolos sSo os seguintes: o Senhor da Vinha e o Pai; Seu Filho e o Cristo; os Servos sao os Profetas antes de Cristo; os Agricultores sao os lide-res religiosos e a Vinha, a Terra.

10 — A parabola acima indica que depois do "amado Filho", o "Senhor" ou "Pai" vira. Este ponto e mais adiante confirmado por Mateus, 16:27 e 23:39. Por isso o Segundo Advento e o retorno de Cristo, nsao como "Filho", mas "na gl6ria do Pai". — "a Glo­ria de Deus". O nome "Baha'u'llah" — o fundador da Fe Baha'i, significa "GI6ria.de Deus".

11 —• Tal retorno espiritual e melhor ilustrado no retorno do Profeta Elias na pessoa de JoSo Batista (Mateus, 17:10-13). Joao Batista nao foi o retorno de Elias na came, mas foi a volta do espirito de Elias. Aprendamos des-

3

ta lifao de Cristo para compreendermos Seu proprio retorno e nao repetirmos o erro dos judeus.

12 — Em Atos 1:11 lemos: "Esse Jesus, que den-tre vos foi recebido em cima no ceu, ha de vir assim como para o ceu o vistes ir." A ascengao de Cristo para o ceu e Sua voita torna-se clara somente quando lemos em Joao 3:13: "Ora ninguem subiu ao ceu se-nao o que desceu do ceu, o Filho do Ho-mem que esta no ceu." O corpo de Cristo nao veio do ceu, mas foi nato de Maria. Foi Seu Espirito que desceu dos ceus, su­biu aos ceus e que tera Sua segunda voita.

13 — Que o retorno de Cristo seria atraves de nascimenio normal e mais adiante confir-mado pelas repetidas advertencias de Cris­to sobre os faisos profetas. Se o verdadei-ro Cristo vier de urn modo diferente dos ou-tros homens, porque Jesus nos advertiu acerca dos faisos profetas?

14 — Ha ainda uma indicacao adicional que o Cristo prometido do tempo do fim deveria nascer (Isaias, 9:6-7). A Igreja Crista inter­prets este "menino" prometido na profecia de Isaias como sendo Jesus. Como poderia este "menino" a nascer ser o "Cristo", em Sua primeira vinda, quando Ele negou ser o "Deus Altissimo", quando Ele chamou-se a Si Mesmo "o Filho de Deus" (Joao, 5:13-47); negou ser o "Pai" quando disse: "Meu Pai e maior do que Eu (JoSo, 14:28);

negou ser o "Prfncipe da Paz" quando dis­ss: "Nao vim trazer paz, mas espada" (Ma-teus, 10:34); e negou Ele suportar "o go-verno sobre Seus ombros" quando disse: "Meu Reino nao 6 deste mundo" (Joao, 18:36). Esta profecia de Isaias nSo se refe-re a nenhuma outra, mas a Vinda de Cristo, ao seu Segundo Advento, como O acha mos revelado na "Gloria de Deus", "Ba-ha'u'llah."

15 -^- Ha outro ponto na parabola da vinha, refe-rida acima, isto e, que o mundo (a vinha) nao sera destruido. Entretanto, hoje o con-ceito corrente dos fieis da igreja e que, pela queda das estrelas, o mundo sera des­truido. Estrelas sao estrelas espirituais. Elas sao os Ifderes espirituais e igrejas (Revela-cao, 1:20). Sua queda 6 a sua queda espi-ritual, a sua perda da luz espiritual, da for-9a e da popularidade que hoje verrios.

16 — Ha outro ponto de interesse na parabola da vinha. "Os agricultores" (Padres e Lideres) serao destruidos pelo Senhor Prometido, ti-rando deles a responsabilidade da vinha e dando-a a "outros". Isto foi realizado por Baha'u'llah abolindo a instituicao do sacer-docio e do clero, e, dando autoridade, em seu lugar, a assembleias e corpos eleitos pelo povo e do povo mesmo em cada lo-calidade.

17 — Em II Pedro 3:7-8 lemos que o Dia do Jul-gamento poderia ser mesmo urn milhar de

anos. A palavra "dia" nao significa exata-mente 24 horas, mas um periodo de tempo. Por exempio, Cristo disse: "Abraao exultou por ver o meu dia" (Joao, 8:56). Os even-tos associados com o dia do julgamento. portanto, nao somente ocorrerao espiritual-mente, mas tamb6m gradualmente.

18 — Neste dia, disseram-nos, o sol perdera sua luz. Luz e trevas sSo espirituais, nao fisi-cas (Joao, 8:12; II Corintios, 4:6). Trevas, portanto, seriam a iniquidade e a descren-ga, como hoje vemos e testemunhamos ao redor de n6s.

19 — Ha confusao no que as igrejas ensinam so-bre a ressurreigaoj, que tera lugar no Dia do Julgamento, quando Cristo retornar, e a ressurreigao individual, de cada pessoa, ap6s sua morte que e a nossa vida no pro­ximo mundo.

20 — Tomemos a ressurreigao individual. Esta sera de natureza espiritual, nao fisica. (I Corintios, 15:36-44). Ocorrera imediatamente apos a morte (I Corintios, 15:50-52 e Lucas 23:39-43)) Note a palavra "hoje". Nossa vi­da neste mundo e como a vida do embriao no ventre materno. Como nossa vida em-brionaria § uma preparagao para esta vida, assim e a vida a preparagao para a pr6-xima.

21 — Pelo que diz respeito aos mortos levanta-rem-se na epoca do Retorno de Cristo, isto significa que o povo na epoca de Seu re-

tomo passaria da descrenca, que e uma morte espiritual, a fe, que e a vida espiri-tua| (Mateus, 8:21-22; Jo5o, 5:24).

22 — Algumas igrejas ensinam mesmo que todo morto se levantara fisicamente no Dia do Julgamento. A razao prova ser isto uma in-verdade.

23 — A significacSo das profecias e dos miste-rios da Biblia estarao seladas ate o tempo do fim (Isaias, 29:10-12); Daniel, 12:4 e 9; I Corintios, 4:5). Como podem as igrejas hoje, enquanto ensinam que o tempo do fim nao veio, ainda afirmar que elas desco-briram e conhecem os verdadeiros signifi-cados da Biblia?

24 — Urn novo nome foi tambem prometido (Isaias, 62:2 e 65:15; Revelacao, 3:12). Em Zacarias 14:9 lemos: "Naquele dia urn sera o Senhor e urn sera o Seu nome". Este nome e Baha'i. £ o mesmo em todas as linguas e assim o e tambem o nome de Baha'u'llah.

PONTOS ADICIONAIS RELACIONADOS A HIST6RIA BAHA'I

1 — A Fe Baha'i comegou na Persia. Seu Fun-dador, Baha'u'lldh e Seu Arauto, o Bab (que significa Porta), eram ambos persas. Em Jeremias 49:38 lemos que o trono de Deus seria estabelecido no "Elam". Elam e o no­me antigo da Persia, hoje Ira.

2 — Deus predisse a Abraao que a sucessao profetica ocorreria atrav§s dele (Genesis, 12:1-3). Baha'u'llah descende de Abraao por sua mulher Cetura, desta forma cumprindo a profecia de que atraves de Abraao se-riam abengoadas todas as famdias da Terra.

3 — A F§ Baha'i comecou no ano de 1844.

a) A pregacao do Evangelho a todas as na-coes, um dos sinais do tempo do fim, foi completada em 1844. A ultima regiao a recebe-la foi a Africa Oriental.

b) O falecido Arquidiacono de Clonfert, George Townshend escreveu: "A exclu-sao rigorosa dos judeus de sua propria terra. . . foi por fim afrouxada pelo £dito da tolerancia." Este documento. Town­shend assinala, foi editado pelas autori-dades, os Turcos Otomanos, no ano de 1844. O estabelecimento dos judeus em Israel foi outro sinal dos tempos.

c) O telegrafo eletrico Morse, um simbolo do progresso e unidade no nosso mun-do, foi descoberto em 1844. Outro sinal dos tempos!

d) Em Mateus 24:15, Cristo refere-se a Da­niel para a data do tempo do fim. Em Daniel 8:13-T4 somos convidados a con-tar 2300 "dias" (que significam anos — um dia por ano — veja Numeros, 14:34 e Ezequiel, 4:6) da data da reconstru-cao de Jerusalem, que foi em 456 AC

8

(Veja Esdras, 7). A data que temos e\ outra vez, 1844!

4 — Baha'u'llah, nao de Sua prdpria vontade. mas como um exilado e prisioneiro, foi ba-nido por seus inimigos para Akka, Palesti-na (Israel).

As seguintes profecias tornam-se entao ver-dades: Isaias, 59:20, tambem, 2:2-3; Eze-quiel, 43:1-2 e 4-5 tambem; Zacarias, 2:10; e, especificamente em relagao a Akka (Achor), Isaias, 65:10; Oseas, 2:15.

COMO DISTINGUIR OS FALSOS PROFETAS DOS VERDADEIROS

1 — Algumas igrejas ensinam que, por causa das advertencias de Cristo de que os falsos profetas podem enganar, nao se deve dar ouvidos mesmo a qualquer reivindiqacao e recusar investigar. Citam, por exemplo: "E dir-vos-ao (referindo a volta de Cristo): 'Ei-lo aqui; ou, Ei-lo ali'. Nao vades e nao o si-gais." (Lucas, 17:23). Tal interpretagao es-taria errada porque iria contradizer outro sagrado mandamento de Cristo para orar e "vigiar" Sua vinda. Outrossim, o versiculo citado acima o esta somente parcialmente. Continua deste modo:

"Porque como o relampago ilumina desde uma extremidade inferior do ceu at§ a ou­tra extremidade, assim sera" o Filho do ho-mem no seu dia." (Lucas, 17:24). Portanto,

o versiculo no seu inteiro contexto revela que a Palavra Verdadeira do Cristo Verda-deiro nao e uma reivindicacao vazia, mas 6 como um relampago que se espalha do Leste para o Oeste. Reivindicagoes vazias devem naturalmente ser menosprezadas. Isto e ainda confirmado pelo outro versiculo de Mateus, 7:19: "Toda arvore (profeta) que nao da bom fruto, corta-se e langa-se ao fogo." Isto slgnifica que a Fe dos falsos profetas nao pode se espalhar ou prosperar. A Fe Baha'i tern 130 anos de idade; esta estabelecida em mais de 70 mil localidades, em 260 paises do mundo. Se fosse faisa, Deus a teria cortado ha muito tempo!

Em Mateus, 7:15-20, fala-se que os falsos profetas podem ser distinguidos dos verda-deiros por "seus frutos". Um estudo da vi-da de Baha'u'llah, Seus ensinamentos eti-cos e sociais, a influencia para o bem que Ele teve sobre os coracoes dos homens, a comunidade mundial construida em Seu no-me, unida harmonicamente como uma fami-lia, livres de todos os preconceitos raciais, religiosos e de classe... revelarao a qual-quer inquiridor os frutos de Baha'u'llah.

No Deuteronomio 18:21-22 lemos que outro criterio do Mensageiro Verdadeiro de Deus e que Suas profecias cumprir-se-ao. Um es­tudo da historia Baha'i revelara como todas Suas profecias aos governadores e reis do mundo e todas Suas advertencias a eles se tomaram verdadeiras.

10

REVELACAO PROGRESSIVA

Os ensinamentos divinos sao de duas espe-cies: espintuais e sociais. Os ensinamentos espi-rituais constituem a parte essencial da religiao. Eles tratam das verdades espirituais, tais como a existencia de Deus, Sua unidade, seu poder, etc., assim como dos ensinamentos morais e eticos da conduta. Estes ensinamentos sao eternos, imuta-veis e perenes. £ a esta parte da religiao de Deus que o Salmista se refere quando diz: "O conselho do Senhor permanece para sempre, os intentos do seu corac§o de geracao em geragao." (Salmos, 33:11). Foi a esta parte da religiao mosaica que Cristo se referia quando disse: "NSo cuideis que vim destruir a lei on os profetas; nSo vim abro-gar, mas cumprir." (Mateus, 5:17). Foi, outra vez, a esta parte da religiao eterna de Deus que Ele se referia quando, na antecipagao do futuro, Ele disse: "Passard o ceu e a terra, mas as minhas palavras nSo hao de passar." (Lucas, 21:33).

A segunda parte dos ensinamentos divinos tern aspecto social ou material. Trata de assuntos tais como casamento, divorcio, heranga, vida comuni-taria, da semana e do seu dia de descanso, leis punitivas, alimentos proibidos, etc. Estas leis so­ciais, ainda que divinamente ordenadas, sao mu-taveis. Foram adaptadas pelos Mensageiros Divinos para as necessidades e condigoes de cada Era. Por exemplo: Abraao, Profeta de Deus, em Sua

11

Era (GSnesis, 20:7) permitia o casamento de um homem com sua meio-irma, a filha de seu pai, co­ma foi registrado no Genesis 20:12. As condicoes no tempo de Moises, entretanto, tinham mudado. Pela autoridade divina, ele revogou a lei acima, como era permitida por Abraao, assim registrada no Levitico 18:9. Desta maneira vimos como Moi­ses permitiu o div6rcio (Deut. 24:1), mas Jesus condenou-o (Marcos, 10:4 e 9). Do mesmo modo vemos Moises instituindo e acentuando o Sabado (Exodo, 31:16-17), mas Jesus ensinando uma ati-tude mais liberal sobre isso (Lucas, 6:1-9), ao pon-to que Ele o estava quebrando (Joao, 5:18). Cada Manifestacao sucessiva de Deus confirma e ampli-fica os ensinamentos espirituais da Manifestacao precedente para torna-los adaptadbs a capacidade crescente do homem. Tambem muda, com a auto­ridade divina, as leis sociais, adaptando-as as ne­cessitates mutaveis dos tempos. Por isso e que Cristo ensinou: "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vos nSo o podeis suportar agora. Mas quando vier aqiiele Espfrito de Verdade, ele vos guiara em tod a a verdade; porque ele nao falara de si mesmo, mas dira tudo o que tiver ouvido e vos anunciara o que ha de vir." (Joaoi, 16:13-13). O Espfrito da Verdade e Baha'u'llah. Jesus nao po­dia ensinar aqueles ao redor de Si os princtpios da Ordem Mundial, pois o mundo todo nao tinha mesmo ainda sido descoberto. A unidade mundial nao foi possivel nas eras passadas, mas 6 possi-vel agora.

12

OUTROS ENSINAMENTOS DA NOVA ERA COMO PROMETIDO

A urtidade da humanidade: Isaias, 11:6-9; Miqugias, 4:2-3.

Paz mundial:

Unidade de reiigiao:

Linguagem universal:

Isaias, 2:4; Miqueias, 4:4-5, Isaias, 15:1-2; Joel, 3:18.

Zacarias, 14:9 (. . . um sera o Senhor.) Ha-bacuc, 2:14 (a terra se enchera de conheci-mento...)

Sofonias, 3:9.

BATISMO E COMUNHAO

Batismo: O Batismo, como a circuncisao na lei de Moises, 6 um simbolo fisico e parte do lado mutavel da Reiigiao de Deus. Como a circunscisao foi substi-tuida pelo Evangelho (Atos, 15; Gal., 5:2), assim o e o batismo fisico pela 6gua, substituido pela Fe em Deus neste Dia. Como a circuncisao foi pa­ra ser recebida "no espirito" (Fil,. 3:3), assim o batismo hoje 6 para ser recebido no espirito, atraves do re-conhecimento de Baha'u'llah e decia-rapao de fe Nele.

£ interessante que Mateus 28:19 e

13

Marcos 16:16 indicam que o batismo e posslvel somente se a pessoa e enslnada e acredlta, portanto ela de-ve ser adulta, e, que Maria Madale-na nao foi batizada (Lucas, 7:50). nem o bom ladrao foi batizado (Lu­cas, 23:39-43), sendo ainda ambos salvos. A agua fisica nao salva.

Comunhao: Em Mateus 26:26-29 lemos que a Co­munhao estabelecida por Cristo du-raria somente ate Seu retorno no seu "Reino do Pai" . Os Baha'is acredi-tam firmemente que Ele agora vol-tou. A "nova bebida" que Ele pro-meteu e a mesma "bebida espiritual" de I Corintios, 10:4. Simboliza os sa-grados ensinamentos de Deus para este Dia.

DAS ESCRITURAS DE BAHA'U'LLAH

"Seguidores do Evangelho, 'v§de como as portas dos ceus estao escancaradas. Aquele que a ele ascendeu esta agora vindo. Dai ouvidos a Sua Voz, chamando em voz alta sobre a terra e o mar, anunciando a toda a humanidade o advento desta Revelagao — uma Revelagao atraves da qual a Lingua da Grandeza esta agora proclamando: 'Eis, a sagrada Promessa foi cumprida, pois Ele, o Prometido, veio'. A voz do Filho do homem esta chamando em voz alta do vale sagrado: 'Eis-Me aqui, Eis-Me aqui, 6 Deus, Meu Deus'... enquanto do Arbusto parte o grito: 'Eis, o Desejo do mundo

14

tornou-se manifesto na Sua gloria transcendente!' O Pai veio. Aquilo que vos foi prometido no Reino de Deus esta cumprido. Esta e a Palavra que o Filho velou quando Ele disse aqueles ao redor de si que naquele tempo eles nao poderiam suporia-- la . . . Verdadeiramente o Espirito da Verdade veio para guiar-vos para toda verdade... Ele e O que glorificara o Filho e exaltara Sua Causa..." "O Confortador cujo advento todas as escrituras pro-meteram veio agora para que possa revelar para vos todo o conhecimento e sabedorla. Procurai-0 sobre a superffcie da terra inteira, talvez possais encontra-Lo."

- [ : ] -

15

Para mais informacoes sobre a Fe Baha'i, escreva para:

Assendileia Espiritual Nacional dos Baha'is do BrasH

Praia do Flamengo, 120 — Casa 2 Rio de Janeiro — Guanabara — Brasil

16

Composicao Helvetica Composicoes Graficas, Ltda.

Impressao Grafica Vitoria - Curitiba - Parana