Dinâmicas na Escola

Post on 05-Dec-2014

60 views 0 download

Transcript of Dinâmicas na Escola

Dinâmicas na Escola

Exemplo de dinâmica Quebra - Gelo:

Título: Gincana dos Cadeados

Fonte: Desconhecida

Tipo de Dinâmica: Aquecimento / Quebra - gelo

Material: 1 Cadeado com

sua respectiva chave por participante.

Competências e Aspectos Avaliados: Repertórios de agressividade, dinamismo, agilidade, energia, observação de si e do outro, seguimento de regras, etc.

Aplicação: O Facilitador coloca em uma mesa os cadeados fechados e em outro canto da sala as chaves que abrem os cadeados. A atividade tem início com todos sentados, quando o facilitador der o sinal, cada um tem que correr, pegar o seu cadeado e sua chave e tentar abrir. Quem conseguir

abrir o seu cadeado senta e aguarda o término da dinâmica. O objetivo é que tentem não ficar por ultimo. 

Comportamentos à serem observados para realização do fechamento:agressividade para com os outros quando estamos em busca de nossas realizações, que é possível alcançá-las sem passar por cima dos outros, o quanto seguiram as regras de não agarrar, empurrar, auto – observação, percepção de si e dos outros, etc.Considerações gerais: Toda dinâmica está a mercês de contato físico. Esta é uma que

propicia em grande probabilidade o contato entre os participantes. Além de quebrar o gelo, minimizar comportamentos e mecanismos de defesa, ela serve para observação de postura, de agressividade, de extroversão, etc.Exemplo de dinâmica de Apresentação:

Título: Apresentando o Outro

Fonte: Desconhecido

Tipo de Dinâmica: Apresentação

Material: Nenhum

Competências e Aspectos Avaliados: Repertório de Comunicação, memória, síntese, clareza, objetividade, etc.Aplicação: O Facilitador divide as pessoas em duplas e dá a elas cerca de 10 minutos pedindo para que apresente-se umas as outras, divulgando suas experiências, suas qualidades, seus comportamentos a melhorar, seus cursos, idade, local de moradia e demais dados que o facilitador julgar necessário em ambiente de apresentação. Depois, cada um apresenta o seu colega para o facilitador.

Considerações gerais: Apresentar o outro remete a necessidade de saber ouvir, de empatizar-se pelo próximo, memorizar, analisar e sintetizar informações, o que torna esta atividade rica a avaliação não apenas de apresentação, mas de performance. O requisitante da vaga e / ou o facilitador podem interromper o candidato com perguntas conforme dúvidas de temas não esclarecidos ou ocultados na apresentação.

Exemplo de dinâmica de Apresentação:

Título: Que país é este?

Fonte: Desconhecido

Tipo de Dinâmica: Avaliação de competências

Material: 1 Texto com o problema para cada grupo.Competências e Aspectos Avaliados: Repertório de criatividade, Trabalho em Equipe, Liderança, Dinamismo, Agressividade, flexibilidade, Iniciativa, Comunicação, Persuasão, administração do tempo,

raciocínio lógico, empatia, gestão de conflitos, etc.

Aplicação: O Facilitador divide o grupo em sub-grupos, dá 1 cópia do problema para cada equipe, e estes terão 10 minutos para advinhar o nome deste país.

Comportamentos à serem Observados para realização do fechamento:

Após ouvir como foi a realização da tarefa para eles, discutir e pontuar os comportamentos observados sem citar nomes ou expor sujeitos específicos, parafrasear relatos obtidos, desmistificar

comportamentos cristalizados, valorizar espírito competitivo mesmo que nem todos os grupos saiam vencedores, observar meios que utilizaram para chegar no final da tarefa, etc.

Problema:A letra L está oposta ao N   e

também está à esquerda do E e à direita do A. A letra N está entre o H e o A.A letra M é oposta ao A e também está entre o E e o ª Se forem colocadas as letras nos lugares indicados, encontraremos o nome de uma grande potência. Que país é este?

Resposta do Problema:Alemanha

Exemplo de dinâmica de Fechamento:

Título: Fábula do Monge

Fonte: http://recolocacaoprofissional.blogspot.com/

Tipo de Dinâmica: Fechamento

Material: História do Monge

Competências e Aspectos Avaliados: Esquemas cognitivos, reflexões sobre

valores, moral, religiosidade, diferenças, etc.

Aplicação: O Facilitador acomoda as pessoas sentadas em círculo e lê a história do Monge.

Considerações gerais: Esta é uma Dinâmica utilizada para o fechamento de atividades em grupo, ou seja, atividade cujo objetivo é o levantamento de lições de moral, pontos positivos da equipe naquele dia, naquele grupo, auto - reflexão, fechamento de gestalt, fechamento de possíveis sentimentos pejorativos, bem

como: inferioridade, desmotivação, etc.

História:Na Suíça, há um cemitério exclusivo para enterrar pessoas que não são naturalizadas no país, ou seja, todo e qualquer estrangeiro que venha a falecer no país. Um dia, um Suíço cristão foi visitar um parente e levou uma belo arranjo de flores ao túmulo de seu ente querido. Ao olhar para o lado, um oriental estava organizando no túmulo de sua falecida esposa um prato de arroz branco, de maçãs

caramelizadas, incenso, velas, cartas e alguns doces.O Cristão pensou, lá está uma ótima oportunidade de levar Deus ao coração deste pobre homem. Se aproximou do oriental e disse: "Meu amigo, que horas você acha que este falecido vai levantar e comer estas coisas?". O Oriental respirou fundo e com voz apaziguada respondeu: "Meu caro, este falecido levantará para comer estas coisas no mesmo dia em que o seu parente falecido levantar para sentir o perfume do arranjo de flores que você trouxe."Moral da Fábula: Em diversos momentos nos

pegamos invadindo o espaço dos outros, exigindo que sua cultura, que suas condutas sejam iguais as nossas...mas as pessoas são diferentes, não somos donos da verdade absoluta! Respeitá-las é sinônimo de recolher nossos pré - conceitos e olhar mais vezes para nosso próprio comportamento antes de julgá-las.Comportamentos à serem Observados para realização do fechamento: Expressões faciais, comentários do grupo à respeito do texto, comportamento verbal, etc.

DINÂMICA PARA DESENVOLVER O

RESPEITO PELO OUTRO

Todas os alunos vão para a escola com véu (meninos e meninas, os que quiserem) e haverá uma votação do véu mais bonito e de quem usa o véu de forma correta. Haverá um desfile onde todos participarão e uma exposição da cultura do uso do véu, por parte do professor, mostrando a importância do véu e o respeito pelas diferentes culturas. O aluno vencedor ganhará um brinde e os que participarem também ganharão.

A MÚSICA COMO PROCESSO FACILITADOR

DA APRENDIZAGEM

Quando nos propusemos a fazer um estudo que envolvesse uma pesquisa a respeito da música na escola, elegemos, de imediato, a música, como o centro de nossas atenções, enquanto um instrumento facilitador da aprendizagem.

Nossa convivência educacional, no cotidiano de uma sala de aula, nos permite afirmar que a música não só pode, mas deve ser usada como instrumento facilitador da aprendizagem. A escola parece não perceber

que a música faz parte da vida das pessoas, pois ela está presente em todos os lugares: nas festas, nas comemorações, nos carros, salas de espera, televisão, rádio, na rua, em toda a nossa vida. Por isso a escola precisa fazer uso dela de várias formas, em vários momentos.

A música tem o dom e a magia de encantar. Então, quando mais a escola a utilizar, mais significativa e encantadora vai se transformar.

A música é fundamental para a criança. Ela é, com certeza, uma maneira de estimulá-la à educação e

fazer-se expressar através de seus ritmos.