Gesubina calomeno klock linguagem e matemática

Post on 15-Apr-2017

487 views 2 download

Transcript of Gesubina calomeno klock linguagem e matemática

Alfabeletrar: “Jornada de Mato Grosso”

Escola Estadual Deputado Dormevil Faria

Profª: Gesubina Calomeno_Klock

Nº de alunos: 22

Turma: B

Turno: Matutino

Carga Horária: 20 h

Ano: 2012

2ª fase do 1º ciclo

Eixo articulador:

Compreensão e Valorização da cultura Escrita;

Compreensão e Valorização da Cultura .

Compreende a função social de diferentes gêneros textuais.

Receita Culinária.

Promover aos estudantes um contato maior com esta tipologia textual de forma lúdica, divertida e contextualizada, através de pesquisa domiciliar selecionando e reescrevendo-a para fazer parte do caderno de receitas culinárias da turma.

No primeiro momento possibilitou a troca de experiências e vivencias pessoais, promovendo a organização do pensamento através da expressão oral. Dessa forma despertou o interesse e a curiosidade sobre o assunto a ser tratado.

No segundo momento consistiu em uma pesquisa da receita culinária favorita reescrevê-la de forma original, socializando-as aos seus pares, sempre focalizando as informações quantitativas do contexto e outras informações que podiam ser de interesse dos pesquisadores (experiência do relator, tipo de dificuldades encontradas, tempo gasto na pesquisa, interesse por receitas culinárias

entre outras narrativas).

No terceiro momento a confecção de um caderno de receitas pelo coletivo, com sugestões da cor da capa, os adornaria (flores ou frutos).

No quarto momento a manifestação da aprendizagem individual: Produção textual “Receita para uma bruxa”

v

v

v

Lousa, caneta pincel, apagador, informática, caderno, livros (história do chefe de cozinha), lápis, borracha, máquina fotográfica, papel sufite, folha de cartolina, fitilhos.cola, eva e tesoura.

A avaliação da aprendizagem acompanhou os trabalhos de forma processual e continua, portanto integrou e articulou as modalidades diagnóstica e formativa.

Uma grande oportunidade de intervir na fala das crianças (senso comum) mostrando que há varias formas de dizer a mesma palavra, que a linguística explica todas essas variações e posteriormente demonstrar como a gramática normativa usa essas palavras. Também com o ensino da gramática o encerramento da decoreba.

A importância não é só na diversidade e na seleção adequada dos textos , mas como os usamos.

Eixo articulador:

Investigação e Compreensão.

Realizar experimentos simples com materiais e objetos no/do ambiente para investigar alguns fenômenos naturais e relatá-los.

Resolver situações- problemas que envolvam a construção de algoritmo para o cálculo de resultados das operações fundamentais com números naturais.

Introduzir a noção de multiplicação e divisão de números naturais, na II fase do I ciclo, por meio de diferentes recursos como auxilio na construção das conexões necessárias para que as operações mentais sejam desenvolvidas e coordenadas.

Operações: Multiplicação e divisão.

Motivando os alunos a expor seus conhecimentos prévios, o qual foi grande a contribuição para o processo ensino e aprendizagem. Lançando o desafio de forma com situações reais onde foram utilizadas as operações em estudo. O formulário de uma receita médica favoreceu

fortalecendo o ambiente escolar.

Introduzindo o conceito de multiplicação, demonstrando ser uma adição de parcelas iguais, com a utilização de alternativas pedagógicas como material dourado e o ábaco.

Para saciar a curiosidade da turma por meio do manuseio foram apresentados esses bons aliados com o intuito de familiarização.

Na sequência o trabalhado foi desenvolvido com estes materiais

educativos, passo a passo, registrando cálculo formal, fazendo uma associação entre o manuseio do material e o algoritmo. Além do material dourado e o ábaco foram utilizados materiais educativos alternativos para fixação do conceito de multiplicação e divisão, como: tampinhas de refrigerante, canudinhos, balas, entre outros.

Ampliou-se a aprendizagem a exploração nos sites de jogos online no ambiente tecnológico da escola. Desse modo o material dourado, o ábaco e os alternativos fizeram uma ponte entre os objetos do cotidiano e os números naturais, até que o aluno consiga entrar no estágio das operações formais.

Lousa, caneta pincel, apagador, informática,

pendrive caderno, livros (história da profissão de médico e veterinário), lápis, borracha, Xerox, papel sulfite, cartolina, Impressora, máquina fotográfica, material dourado, lápis, borracha, balas de goma,

embalagem de remédio, tesoura,cola, tampinhas, ábaco canudinhos, palitos de

fósforos.

v

v

A avaliação da aprendizagem acompanhou os trabalhos de forma processual e continua, portanto integrou e articulou as modalidades diagnóstica e formativa.

A colaboração dos alunos no andamento dos trabalhos muito contribui para o bom desempenho dos colegas que sentiram alguma dificuldade.( o sentimento de solidariedade)