LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br · Editais de concursos públicos Receitas...

Post on 11-Nov-2018

217 views 0 download

Transcript of LÍNGUA PORTUGUESA - centrodemidias.am.gov.br · Editais de concursos públicos Receitas...

LÍNGUA PORTUGUESAPROF. JOSÉ FRANCISCOPROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

1° ANOENSINO MÉDIO

Unidade ITecnologia – corpo, movimento e linguagem na era da informação

2

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Aula 6Conteúdos

• Linguagem verbal e não verbal • Gêneros textuais: gêneros instrucionais

3

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Habilidades • Reconhecer a leitura de textos verbais e não verbais como

possibilidade de acesso a diferentes informações. • Identificar a finalidade dos gêneros discursivos em

estudo. • Reconhecer as características do texto instrucional

relacionando-as a textos que circulam socialmente.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Linguagem verbal e não verbalO ser humano conta histórias desde os tempos mais antigos. Na época das cavernas, saía para caçar e enfrentava os perigos presentes na natureza. Quando voltava, trazia alimentos e podia contar para seus companheiros as aventuras pelas quais havia passado.

5

AULA

Essas histórias eram ouvidas e reproduzidas oralmente para as pessoas. Outra maneira de comunicar suas aventuras era gravar, nas paredes das cavernas, os fatos mais marcantes de uma caçada e algumas atividades específicas. O registro era feito com desenhos que apresentavam as experiências vividas por aqueles indivíduos. Assim, a história dessas pessoas pré-históricas foi registrada, permitindo que, nos dias atuais, saibamos algumas informações sobre o modo de vida delas. Além do desenho e da fala, podemos nos comunicar por meio de outras linguagens.

6

AULA

Observe a imagem:

7

AULA

Observe as outras imagens abaixo:

8

AULA

a) O que aparece na primeira imagem? De que maneira o estilista se expressa?

b) A segunda imagem mostra uma placa de trânsito. O que ela significa?

Nas ruas, os motoristas e os pedestres orientam-se pelas informações que aparecem nas placas de trânsito. Nessas situações, os sinais sonoros também são fundamentais. Ao acionar a sirene de uma ambulância, por exemplo, o condutor comunica a urgência da passagem e provoca uma ação nos motoristas, que lhe abrem passagem com seus carros.

9

AULA

Linguagem verbal é a que utiliza palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal é aquela que usa outros sinais para a comunicação entre as pessoas, como sons, gestos, imagens, cores, etc.

10

AULA

A línguaA forma específica com a qual a linguagem verbal é utilizada por um grupo de pessoas em determinada região ou em um país é denominada língua. Assim, para nos comunicarmos no Brasil, usamos a língua portuguesa, que foi trazida pelos portugueses e, posteriormente, enriquecida pelos diferentes povos que se reuniram aqui.

11

AULA

A língua pode apresentar-se de dois modos: escrita ou falada. Cada língua tem um conjunto de palavras e regras de combinação dessas palavras, a fim de que os falantes possam interagir entre si e compreender-se. Essas regras podem variar conforme a situação em que utilizamos a língua escrita ou a falada.

12

AULA

Linguagem verbalNos dicionários encontramos grande parte desse conjunto de palavras e, nas gramáticas e nos manuais de linguística, as possibilidades de combinação da língua.

13

AULA

Língua é um sistema gramatical pertencente a determinado grupo (de falantes). É por meio dela que os indivíduos desse grupo concebem o mundo que os cerca e com ele interagem.

14

AULA

Linguagem não verbal

15

AULA

1. Indique quais elementos da fotografia abaixo se relacionam com a linguagem verbal e quais se relacionam com a não verbal.

16

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

2. Na tira, há uma linguagem bastante presente em nosso cotidiano.

17

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

a) Qual é essa linguagem?b) O que as placas indicam?c) Reveja o segundo e o terceiro quadros. As placas

salvaram o Cebolinha do perigo?

18

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Textos instrucionaisQuanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.

Manuais referentes a jogos Bulas de medicamentos

Manuais de aparelhos eletroeletrônicos Guias e mapas

Editais de concursos públicos Receitas culinárias 19

AULA

Textos instrucionaisTransmitir mais do que simples informações, visa, sobretudo instruir, explicar, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos. Fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas. Clareza, objetividade e, sobretudo, marcas de certo formalismo.Verbos geralmente no modo imperativo, uma vez que irão nortear as ações a serem executadas pelo leitor. 20

AULA

Textos instrucionaisQuem melhor que Tia Nastácia para contar histórias e causos do folclore nacional? Em torno da cozinheira do Sítio do Picapau Amarelo, Pedrinho, Narizinho e Emília passam horas ouvindo desde clássicas fábulas da literatura mundial a contos populares brasileiros.

http://www.saraiva.com.br 21

AULA

Textos instrucionaisReceita de bolo de macaxeira Ingredientes 600 g de açúcar 4 gemas 4 claras em neve 5 macaxeiras médias trituradas 2 xícaras de leite morno 100 g de coco ralado 1 xícara de manteiga

22

AULA

100g de castanha do Brasil em lascas 1 colher de chá de cravos 1 colher de chá de erva doce sal a gosto

23

AULA

Modo de preparoDepois de triturar a macaxeira coloque os ingredientes aos poucos. Primeiro o açúcar, depois o leite, a manteiga, os cravos, as gemas, a erva-doce, o sal, o coco ralado, o leite de coco, a castanha e por último as claras. Misture bem. Unte uma forma com manteiga e coloque a massa. Jogue um pouco de lascas de castanha por cima.

http://redeglobo.globo.com

24

AULA

Agora é a sua vez de produzir um texto instrucional.

a) Manual sobre um jogo eletrônico.

b) Guia ou mapa para encontrar um tesouro.

c) Receita de uma comida que você conheça.

25

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA