Materiais e processos gráficos

Post on 21-Mar-2017

25 views 1 download

Transcript of Materiais e processos gráficos

MATERIAIS E PROCESSOS GRÁFICOS

2017/1 - DESIGN UNIVALI

02 - 10/03/2017

o2História: mídias e suporte

FICOU COM DÚVIDAS?

PLANOGRAFIA

ELETROGRAFIA

PERMEOGRAFIA

LitografiaOffsetOffset digitalDriografia

Impressão digitalEletrofotografiaXerografia

SerigrafiaMimeógrafoElétricoStencil

ENCAVOGRAFIA

HÍBRIDOS

RotogravuraTalho-doceÁgua-forte

IndigoImpressão eletrostáticaLettersetDi-litho

DIGITAIS DIVERSOS

PlotterCorte eletrônicoRouttersPlotter de transferência térmicaJato de tinta líquidaJato de tinta sólidoTransferência térmicaSublimação

DETALHES DE TODOS OS

PROCESSOS

1. Evolução histórica das artes2. Noções fundamentais3. Tipos de impressão4. Etapas de produção5. Como escolher o processo

IMPRESSÃOTrata-se de um processo de transferência de pigmentos de uma matriz para um suporte visando à obtenção de cópias.

PIGMENTOSSão aglutinados em forma líquida ou pastosa, em pó, em gelatina, etc. Que são tintas, tones, fita ou filme.

SUPORTEPode ser tanto em papel quanto plástico, madeira, metal, tecido,

etc e ser executado em diversas ou milhares de cópias.

Processo histórico da produção gráfica está alinha com a evolução da comunicação do homem, mas por volta de 1439, Johannes Gutenberg teve a ideia de separa as letras das tábuas de xilogravura e montar o alfabeto em "tipos móveis"

UM POUCO DE HISTÓRIAhttps://www.youtube.com/watch?v=PuTnW9kyKg0https://www.youtube.com/watch?v=2645Scfct54

Às vezes por parecer bobo a gente continua fazendo coisas não óbvias. Para ser um criativo e dar saltos é preciso desapegar ;)

DÚVIDAS?

Mas...Para isso acontecer é necessário conhecer. Então, vamos fazer um exercício?

TIPOS DE IMPRESSÃO

COMPOSIÇÃO MANUALO operador é mudido de componedor, que fixa a medida das linhas de composição. Esse processo era altamente insalubre por causa do chumpo da composição da liga, além do antimônio e estanho que evitavam a oxidaçnao dos caracteres.

COMPOSIÇÃO MECÂNICAConsistia em um equipamento mecânico, baseado em códigos dentados nas matrizes; o resultado era um texto fundido em uma liga da mesma composição manual, só em linhas.

Em geral, as novas tecnologias condenam o sistema velho ao

desaparecimento.

Linotipo, a composição manual foi sacrificada; não de-sapareceu mas reduziu bastante. Quando surgiu a com-posição a frio, o mesmo se deu com a linotipo.

COMPOSIÇÃO FRIAO sistema ficou conhecido como fotocomposição, que se baseava no processo fotográfico para a obtenção de texto. Isso liberou o design das limitações das composições anterios. Textos em itálico iniciaram nesse formato.

FOTOLITOÉ como um filme fotográfico e seu processo de revelação também é bem semelhante. Esse fotolito é formado por áreas escuras e retículas que são colocados sob uma matriz fotosensível que receberá luz e passa do fotolito para a matriz.

PASTE-UPSistema de fotocomposição baseado em montagem de páginas pela colagem dos elementos em pranchas de papel, ou em outro suporte, que, depois de preparadas, eram fotografadas e retocadas para a obtenção de fotolitos.

Vamos pasteapar?

O divisor de águasDESKTOP PUBLISING

COMPUTER TO PLATE - CTPUm dos processos mais comuns, mas já é anunciado o fim de seu processo que é as matrizes em filmes fotográficos. Agora a passagem do arquivo é direto para a matriz de metal.

COMPUTER TO PRESS - CTPO mais avançado no mercado de impressão convencional. Depois de digitalizado, o arquivo é transferido em alta qualidade para um cilindo de impressão offset.

DÚVIDAS?

OFFSET

O mais avançado no mercado de impressão convencional. Depois de digitalizado, o arquivo é transferido em alta qualidade para um cilindo de impressão offset.

O Offset é um processo planográfico, ou seja, é feita sua matriz é plana. O princípio básico do sis-tema planográfico é a incompatibilidade entre

água e substâncias gordurosas. Desse modo as zonas impressoras atraem a tinta gordurosa e as

zonas não impressoras fazem o contrário.

ETAPAS DE PRODUÇÃO

Projeto Pré-impressão Impressão Acabamento

1 2 3 4

Projeto

1Etapa que ocorre na empresa ou no escritório do designer. Termina ao se concluir os originais que serão impressos. Esses originais são chamados de arte-final.Projeto gráfico, diagramação, arte-final

Pré-impressão

2Em geral, é processada no birô de pré-impressão. Sua principal tarefa é a produção de fotolitos, que são "máscaras" utilizadas para a produção das matrizes da maioria dos processos gráficos.Digitalização de imagens, provas de alta resolução, geração de fotolitos, provas

Impressão

3Inicia-se com a produção da matriz, em geral na própria gráfica onde se dará essa etapa. Grande parte das máquinas impressoras, hoje, realiza automaticamente a dobradura, que é uma etapa simples e frequente de acabamento.Montagem da matriz, imposição das paginas, provas de chapas, impressão

Acabamento

4Dependendo da complexidade do acabamento e do porte da gráfica, essa etapa pode ou não ser realizada por outros fonecedores que não sejam a própria gráfica onde o impresso está sendo produzido. Inclui tudo aquilo que é posterior ao empacotamento de impressos.Dobras, revestimentos, relevos, refiles cortes especiais, encadernação.

NÃO FIQUE COM

DÚVIDAS!

COMO ESCOLHER O PROCESSO?

01. VANTAGENS E DESVANTAGENS

02. A TIRAGEM

03. O CUSTO

04. O SUPORTE

05. FORNECEDORES

06. CONHECIMENTO DO PROCESSO

07. USABILIDADE

reprodução de fotos descarta alguns processos

Está ligado a tiragem, geralmente calculá-se por unidade.

Alta ou baixa tiragem

Papel, papelão, vinil? Nem todos os processos são bons para certos tipos de suporte

Locais onde estão as rotativas fazem a diferença no custo da logística

Conhecer o processo ajuda na definição do método de trabalho

Corte, refile, vinco, formato.

FOI NOVIDADE?

PRÓXIMA AULAPapel, cores e acabamentosVamos discutir nosso projeto do semestreTragam cola, canetinhas e papel

\O/

CORRE PRO ABRAÇO

QUE HOJE É SEXTA!!!!