Material de Apoio Schadek Radiex

Post on 23-Jun-2015

492 views 6 download

Transcript of Material de Apoio Schadek Radiex

1

APOSTILA RADIEX

TREINAMENTO TÉCNICO

2

RADIEX PRODUTOS AUTOMOTIVOS Somos a RADIEX Produtos Automotivos , empresa genuinamente brasileira, voltada ao bem estar automotivo.

A área química é nosso principal segmento e, em laboratório próprio, pesquisamos e desenvolvemos produtos com a mais alta tecnologia, visando a satisfação e contentamento de nossos clientes. Além de produtos químicos, distribuímos e produzimos vários equipamentos agregados a maioria destes, fruto de pesquisa e desenvolvimento próprio.

Sobre os serviços, os equipamentos e os produtos oferecidos pela RADIEX, fazem presentes nas patentes, o reconhecimento, a homologação e a recomendação das maiores montadoras de veículos, motores, tratores, locomotivas, entre outros.

Desde o início de nossas atividades, primamos pela qualidade na prestação de serviços e elaboração de nossos produtos, submetendo-os aos rigorosos testes de qualidade, normas técnicas existentes e aprovações do Ministério da Saúde, preocupados sempre, com o meio ambiente e o bem estar de nossos clientes, bem como os usuários de nossos produtos.

Ao utilizar nossos produtos e serviços, fica evidente nossa preocupação em oferecer-lhe o que de melhor e mais moderno existe em nosso meio de atuação.

Líderes em nosso segmento de mercado, o sucesso da RADIEX Produtos Automotivos tem sido o depoimento mais seguro sobre nossa conduta de trabalho e relacionamento com nossos clientes.

Nossa equipe de profissionais, sempre disposta a lutar pelos interesses de nossos clientes, tem garantido a perpetuação dos negócios e a tranqüilidade de todos que dependem de nossos serviços.

Por esta tradição de qualidade e disposição, não podemos deixar de fazer da RADIEX nosso parceiro sempre presente.

3

RADIEX QUALIDADE CERTIFICADA

A Radiex consolidou em 2006 a re-certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, no seguinte escopo: "Desenvolvimento, Produção e Comercialização de Aditivos Anticorrosivos para radiadores, Aditivo para Limpeza do Sistema de Motores e produtos para Embelezamento Automotivo", de acordo com a norma NBR ISO 9001:2000, conquistada no ano de 2003. O órgão certificador Bureau Veritas Certification, foi responsável pela auditoria que constatou a qualidade da Radiex nos seus procedimentos que refletem um produto final com qualidade garantida para o mercado. Diante deste fato, a qualidade para com nossos clientes torna-se um compromisso de primeira ordem. Com esta ideologia a Radiex segue uma política de qualidade que tem como objetivo buscar a excelência de nossos serviços. Política da Qualidade Radiex

• Buscar a satisfação de nossos clientes, através da qualidade comprovada de nossos produtos e serviços.

• Promover treinamento como ferramenta básica para a melhoria contínua do nível de nossos funcionários e do Sistema de Qualidade implantado.

• Respeitar o meio ambiente.

4

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O Sistema de arrefecimento é o sistema que controla a temperatura. Nos automóveis mais antigos existia somente a preocupação de se dissipar o calor gerado pelo motor, mas nos atuais devido ao gerenciamento eletrônico do motor qualquer mudança na sua temperatura é alterado a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. Portanto quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumentará seu desempenho.

Funcionamento

O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de água do motor. A bomba d’água é responsável pela circulação da água por todo este circuito. Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeçote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.

5

Componentes:

• Bomba d’água: Bombeia o líquido de arrefecimento fazendo circular no sistema, geralmente é acionada pela correia junto com o alternador.

• Radiador: Quando o líquido de arrefecimento passar por ele perde calor, baixando a sua temperatura e conseqüentemente a do motor.

• Válvula termostática: Bloqueia ou desvia o ciclo do líquido, para não passar pelo radiador enquanto o motor não estiver na temperatura de trabalho. Quando o motor estiver na sua temperatura de trabalho a válvula se abre permitindo a passagem do líquido para o radiador. A válvula termostática antiga possui acionamento mecânico e em alguns automóveis já estão sendo fabricados com válvula termostática elétrica controlada pela central de injeção eletrônica.

• Ventoinha - Sistema de passagem de ar forçado: Utilizado para forçar a passagem de ar pelo radiador quando o automóvel estiver em baixa velocidade. O mais antigo é uma hélice acoplada a bomba que gira em uma rotação proporcional a do motor, nos mais modernos é utilizado um

6

eletroventilador (motor elétrico com uma hélice) e em caminhões é utilizado o mesmo sistema antigo com uma embreagem (denominada Visgo) entre a hélice e a bomba que diminui a velocidade da hélice com temperaturas menores.

• Mangueiras: faz a conexão entre os componentes do sistema.

• Líquido de arrefecimento: uma mistura de água e protetor para o sistema de arrefecimento. Sua função é efetuar a troca de calor, ele ganha calor quando passa pelo motor a explosão e perde calor ao passar no radiador.

PROTETOR PARA SISTEMA DE ARREFECIMENTO

MCT-Plus R-1882

O Protetor do sistema de arrefecimento MCT plus é um composto químico SUPER CONCENTRADO à base de polímeros anticorrosivos sintetizados de alta condutividade térmica desenvolvido para oferecer SUPER PROTEÇÃO aos componentes metálicos do sistema de arrefecimento. PARA SISTEMAS COM CAPACIDADE DE ATÉ 8 LITROS, UTILIZE 1 LITRO DO ADITIVO MCT plus.

Instrução de uso: Antes de colocar o Protetor MCT-Plus no radiador, execute a limpeza completa no sistema de arrefecimento com água pura. Caso tenha excesso de sujeira recomenda-se a aplicação do Limpa Radiador Radiex R-9301, instrução de uso vide rótulo do produto. Colocar o Protetor MCT-Plus no reservatório de água ou no radiador, conforme o caso, na proporção de 1:6 a 1:8 litros até completar o nível indicado no reservatório. Exemplo: Para um sistema cuja capacidade total seja de 8 litros, utilize 1 litro do produto e 7 litros de água. Recomendamos a diluição com Água Desmineralizada Radiex. Efetue

a substituição do produto no sistema a cada 6 meses.

7

Propriedades Físico-químicas: Estado físico: Liquido Aspecto visual: Límpido Cor: Verde Escuro Odor: Suave Característico Densidade a 20ºC g/ml: 1.000 – 1.050 pH (tal qual): 10,0 – 11,5 Solubilidade em água: Total

R-1922 – Protetor para sistema de arrefecimento

O Protetor do sistema de arrefecimento R-1922 É um composto químico concentrado desenvolvido com polímeros semi-sintéticos de alta performance térmica. Contém inibidores de corrosão na proporção adequada para proteger todos os metais do sistema de arrefecimento, prolongando a vida útil das peças e oferecendo excelente proteção contra corrosão e cavitação, lubrifica as mangueiras e todos os componentes do sistema. Instruções de uso: Antes de colocar o Protetor R-1922 no radiador, execute a limpeza completa no sistema de arrefecimento com água pura. Caso tenha excesso de sujeira recomenda-se a aplicação do Limpa Radiador Radiex R-9301, instrução de uso vide rótulo do produto. Diluir o produto na proporção de 40% da capacidade do sistema, colocar no reservatório de água ou no radiador, conforme o caso, até completar o nível indicado no reservatório. Recomendamos a diluição utilizando a Água Desmineralizada Radiex. Efetue a substituição do produto no sistema a cada 1 ano. Propriedades Físico-químicas: Estado físico: Liquido Aspecto visual: Límpido Cor: Azul escuro Odor: Suave Característico Densidade a 20ºC g/ml: 1.000 – 1.150 pH (tal qual): 10.0 – 11.5 Solubilidade em água: Total

R-1892 – Protetor do Sistema de Arrefecimento – PS2G

O Protetor do sistema de arrefecimento PS2G é um composto químico desenvolvido com polímeros de alta performance, PRONTO PARA USO, no sistema de arrefecimento de motores. Contém inibidores de corrosão na proporção adequada para a proteção dos metais do sistema dos veículos (gasolina/álcool/diesel/gnv) e motores estacionários. Prolonga a vida útil dos motores oferecendo excelente proteção contra a corrosão e cavitação, inibe o ressecamento das mangueiras e lubrifica a bomba de água. INSTRUÇÕES DE USO: Antes de colocar o Protetor PS2G no radiador, execute a limpeza completa no sistema de arrefecimento com água pura. Caso tenha excesso de sujeira recomenda-se a aplicação do Limpa Radiador Radiex R-9301, instrução de uso vide rótulo do produto. Colocar o Protetor do Sistema PS2G – Pronto p/ uso no reservatório de água ou no radiador, conforme o caso, até completar o nível indicado no reservatório. Exemplo: Para um sistema cuja capacidade é de 5 litros, colocar 5 litros do

8

PS2G. Preencher todo o sistema com o produto puro, sem adicionar água. Efetue a substituição do produto no sistema a cada 1 ano. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Estado físico: Liquido Aspecto visual: Límpido Cor: Vermelho Fluorescente Odor: Suave Característico Densidade a 20ºC g/ml: 1.003 – 1.010 pH (tal qual): 10,0 – 11,0 Solubilidade em água: Total

A-902 - Água Desmineralizada

A Água Desmineralizada Radiex foi desenvolvida para utilização em baterias, radiadores, motores estacionários e reservatórios de veículos. Em sua produção, a Água Desmineralizada passa por um processo de purificação que envolve diversos estágios de filtragem, até atingir sua pureza total, o resultado é uma água com 0% de minerais e demais impurezas danosas ao sistema, garantindo o controle da condutividade elétrica do veículo. A Água Desmineralizada Radiex é a água ideal para a diluição dos aditivos de radiadores concentrados, a inovação na manutenção preventiva.

INSTRUÇÕES DE USO: O produto pode ser utilizado em radiadores, baterias, motores estacionários, reservatórios de carros caminhões, tratores, barcos e etc. Também é indicado para uso em ferros de passar roupa, laboratórios, etc. Adicionar o conteúdo deste frasco conforme recomendação do fabricante do sistema. Propriedades pH (tal qual): 6,0 – 7,5 Sólidos totais dissolvidos (TDS) - ppm: Máx.: 0,05 Condutividade elétrica - MS/cm: Máx.: 10

R-9301 - Limpa Radiador

O Limpa Radiador possui base orgânica para remoção dos resíduos de ferrugem, óleo e oxidação que impedem a circulação da água no sistema, causando o aumento da temperatura. Limpa em minutos o sistema de arrefecimento. Embalagem: 200 mL.

INSTRUÇÕES DE USO: O produto deve ser utilizado na proporção de 200mL para cada 6 litros de água. Esvaziar o sistema e encher com água limpa; _ Colocar o conteúdo do frasco (200mL) no radiador, para um sistema com capacidade de até 6 litros; _ Recolocar a tampa e dar partida no motor, aguardar até que a ventoinha seja acionada; _ Depois de acionada a ventoinha, deixar o produto circular no sistema durante 15 (ou 30) minutos; _ Tendo o produto circulado em todo o sistema, esvazia-lo e enxaguar até que a água saia totalmente limpa; _ Concluída a limpeza do sistema, adicionar o Protetor do Sistema de Arrefecimento de sua preferência na proporção recomendada para a efetiva proteção do sistema. Obs.: Recomendamos que a limpeza do sistema seja realizada por profissionais capacitados e com uso do equipamento próprio para este fim.

9

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Estado físico: Liquido Aspecto visual: Límpido Cor: Verde Odor: Inodoro Densidade a 20ºC g/ml: 1.130 pH (tal qual): 5,0 – 7,5

ANÁLISE DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

DE-9600 - Densímetro Radiex

O Densímetro Radiex verifica a quantidade de aditivo à base de etilenoglicol presente na solução arrefecedora. O Densímetro também permite a visualização da qualidade da água do sistema de arrefecimento.

REF-4005 – Refratômetro Radiex

O Refratômetro Radiex analisa a quantidade de aditivo à base de etilenoglicol e polímeros presentes na solução arrefecedora.

MPR-5034 - Medidor de Pressão Pneumático

O Medidor de Pressão Pneumático detecta possíveis perdas no sistema de arrefecimento e problemas na tampa do vaso expansor e radiador. Possui um sistema moderno que dispensa a pressão manual.

10

ESA-2007 - Equipamento para troca do líquido de arrefecimento

O Equipamento para troca do líquido de arrefecimento garante a troca rápida, prática e eficiente de todo o líquido de arrefecimento em poucos minutos. Permite a limpeza do sistema de arrefecimento.

PROBLEMAS FREQÜENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Corrosão por Cavitação O sistema de arrefecimento está propício ao problema de corrosão por cavitação, sendo comum em bombas d’água e de óleo, válvula, turbinas hidráulicas, propulsores navais, pistões de automóveis e até em canais de concreto com altas velocidades, como em vertedores de barragens.

A cavitação se deve as bolhas de vapor que se formam no escoamento devido à baixa pressão, estas são carregadas e podem chegar a uma região em que a pressão cresça novamente. Então ocorrerá a "implosão" dessas bolhas. Se a região de colapso das bolhas for próxima a uma superfície sólida, as ondas de choque geradas pelas implosões sucessivas das bolhas podem provocar trincas microscópicas no material, que progressivamente irão crescer e provocar o descolamento de material da superfície, originando uma cavidade de erosão localizada. Segundo a bibliografia do "Manual de Hidráulica" - Azevedo Netto - Ed. Blucher- São Paulo, 1999. É um FENÔMENO FÍSICO molecular e que se dissemina e tende a aumentar com o tempo causando a ruína dos rotores e componentes próximos ao rotor.

Podemos observar que esta corrosão é causada por forças de natureza mecânica e não por reação química, ou agressão causado pelo protetor do sistema de arrefecimento. No meio veicular está ligado à falta de pressão pelo não funcionamento da tampa do reservatório ou até mesmo por uma forte tensão da correia ligada à polia da bomba que causam vibrações e conseqüentemente a erosão.

11

Corrosão Galvânica

Quando dois materiais metálicos, com diferentes potenciais, estão em contato em presença de um eletrólito, ocorre uma diferença de potencial, isto é, uma transferência de elétrons. Tem-se então o tipo de corrosão chamado de corrosão galvânica, que resulta do acoplamento de materiais metálicos dissimilares imersos em um eletrólito, causando uma transferência de carga elétrica de um para o outro, por terem potenciais elétricos diferentes. Ela se caracteriza por apresentar corrosão localizada, próxima à região do acoplamento.

Quando materiais de potenciais elétricos diversos estão em contato, a corrosão do material metálico que funciona como anodo é muito mais acentuada que a corrosão isolada deste material sob a ação do mesmo meio corrosivo.

Cloro da água do saneamento Básico

É sabido que a água fornecida por sistemas de tratamento domestico, contém cloro dissolvido, o que acaba contribuindo para a formação do HCl e HclO, sendo esse último muito agressivo ao alumínio. De acordo com a literatura (HOLLINGSWORTH et alli, 1996, p.583), o alumínio é susceptível ao ataque corrosivo do tipo “pite” em ambientes que contenham cloro. O contato do cloro com o alumínio não é uma aplicação apropriada, pois se o cloro estiver presente sua combinação em solução formando o HClO acelera o ataque generalizado por pites.

Corrosão por ferrugem

Ao contrário do que sempre se imaginou, água pura é extremamente danosa ao sistema de arrefecimento de motores, provocando o enferrujamento dos componentes do sistema. Sua ampla utilização no sistema de arrefecimento é fruto de uma cultura que, graças às informações que chegam aos profissionais, se altera a cada dia. Considerando que as novas tecnologias embarcadas elevaram a temperatura de funcionamento dos motores para picos elevados, e visando aumentar sua vida útil

12

diminuindo o desgaste de seus componentes, novas ligas metálicas foram inseridas, novos materiais passam a compor o sistema de arrefecimento de motores, com isto torna-se obrigatória a utilização do protetor para sistema de arrefecimento e este motor passa a funcionar de forma plena e em conformidade com seu projeto original. Assim como não sobreviveremos sem o coração ou sem os pulmões, pois fazem parte de um sistema que nos mantém vivos, no motor todos os componentes são extremamente importantes. O radiador, a bomba d’água, a válvula termostática, as mangueiras, as abraçadeiras, o vaso expansor, os sensores, enfim todos têm função vital. Podemos afirmar que o protetor para sistema de arrefecimento é o principal componente do sistema, pois é o único que permanece em contato com todos os demais componentes, ou seja, um sistema corretamente aditivado mantém todos os componentes em pleno funcionamento mantendo a programação de vida útil de todos os demais componentes e esta afirmação vem do fato de que o contrário, ou seja, um sistema apenas com água ou com o protetor para sistema de arrefecimento fora das determinações, danificará todos os seus componentes, podendo gerar sérios problemas e transtornos, considerando que sua parada será inevitável.

Todos os sistemas de arrefecimento saem de fábrica com aditivo na proporção correta e a orientação de sua substituição é depois de determinado período, porém, caso esta manutenção não tenha ocorrido e seja identificada a necessidade de sua substituição, é necessário limpar todo o sistema e, somente após sua limpeza, deveremos preencher o sistema de arrefecimento com o líquido próprio, sempre seguindo recomendações e orientações do fabricante.