páginaB - Edição nº7

Post on 23-Mar-2016

230 views 0 download

description

7ª edição do semanário de cultura popular do Bambarê editado no Gazeta de Contagem.

Transcript of páginaB - Edição nº7

SERÁ VOCÊ DESCENDENTE YORUBÁ?

A língua ioruba – yorùbá, também conhecida como yorubá (io-ru-ba) ou yoruba constituem um dos maiores grupos étnico-lingüístico ou grupo étnico da África Ocidental com população de 30 milhões de pessoas em toda a região e são o segundo maior grupo étnico da Nigéria com aproximadamente 20% de sua população.

As fronteiras étnicas da África não se dão nas mesmas dimensões das fronteiras geográficas, todavia, há grande influência deste grupo na Nigéria. País mais negro do mundo e o oitavo mais populoso, faz fronteira com o Benin, Chade, Camarões e Níger. Tem sua costa no Golfo da Guiné e uma parte do oceano Atlântico ao sul e tem como maiores e mais influentes grupos étnicos, além dos Yorubás, os Hauçás e Igbos.

Os Yorubás deixaram sua presença fortemente representada e muito significativa no Brasil. No estado da Bahia temos uma populosa comunidade descendente deste povo, além disto, percebe-se no País a influência de várias outras nações africanas. A presença yorubá no Brasil se dá pela construção histórica da escravidão: sabe-se que o processo de disputa tribal na África gerou um grande número de cativos deste povo que foi trazido para o Brasil no período da sociedade escravocrata.

CURTA NOSSA PÁGINA

Venha promover a cultura afrobrasileira com a gente

.com/institutobambare

No último dia 12 de setembro, foi realizada a abertura da Exposição de Arte Nigeriana no Brasil 2012 que ficará aberta ao público entre 12 de setembro e 30 de novembro de 2012 com o tema “Uma Narrativa das Nações Irmãs” em parceria com VANLagos – Vídeo Art Network Lagos. Contou com a participação do coral Agbára em sua abertura e a presença do embaixador da Nigéria no Brasil, Vicent Okoedion. Segundo Olúségun Akínrúlí, coordenador do IACY, a ideia da exposição é aproximar as nações irmãs para promover a produção artística no Brasil com artistas locais e artistas residentes – como são chamados os artistas da Nigéria que fazem a exposição – com o intuito de promover ainda mais a arte yorubá trazendo para o público local a arte da Nigéria. Para mais informações sobre o Instituto de Arte e Cultura Yorùbá acesse http://institutoyoruba.org

PAIXÃO NACIONALNigerianos, assim como brasileiros são apaixonados por futebol. A paixão de sua torcida é demonstrada na alegria e na paiixão de seus torcedores que frequentemente se pintam com as cores da bandeira nos eventos esportivos do qual participam sua seleção. O esporte é muito admirado no País mais negro da Terra.

MILITÂNCIA AFROBRASILEIRA RESGATA LEGADO DESTE POVO

EXPEDIENTEpáginaB é uma produção do Gazeta de Contagem e do Instituto Bambarê.

Diretor ExecutivoGeraldo Evangelista

Projeto GráficoMacarv Comunicaçãowww.macarv.com.br

Conselho Executivo BambarêEster Antonieta SantosFrederico Mendes de CarvalhoRafael Lopes OliveiraWashigton Luís Oliveira

GAZETA DE CONTAGEM

UMA PRODUÇÃO

BambarêINSTITUTO

An

o I -

nº7

lagos.n

g

fre

ed

om

19

26

Fli

ck

R

Existe em Belo Horizonte o Instituto de Arte e Cultura Yorùbá - IACY que tem como objetivo divulgar a cultura yorubana no Brasil, oferecendo curso de culinária, língua e cultura yorubá e realizando um Congresso anual. Entre as ações continuadas realizadas pelo instituto apresenta-se o coral Agbára – Vozes da África, um coral que canta músicas da tradição yorùbá na língua falada por este povo no Golfo de Benin.

YORUBÁS CONTEMPORÂNEOS

PROVÍNCIASEntre os territórios nigerianos destacam-se alguns (na região de maioria yorubá) com nomes de orixás do candomblé como Ogun e Ossum.

ARTE YORUBÁ EXPOSTA EM BH PELO IACY

ESTER ANTONIETA Instituto Bambarê

Este páginab especial conta com a pesquisa e redação de

Nig

eri

an

Sp

ort

s

Es

ter

An

ton

ieta