Seminario tipograifa

Post on 13-Jun-2015

332 views 0 download

description

Seminário de Tipografia, realizado no Centro universitário Euripedes de Marília.

Transcript of Seminario tipograifa

Qual é o significado de tipografia?

A tipografia é a palavra originada do idioma grego que significa “typos”, em português denominado “forma” e “graphein” traduzido como “escrita”, é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.

TipografiaA tipografia clássica baseia-se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos, os tipos móveis. Tipos rudimentares foram inventado inicialmente pelo chines (Pi Shrêng – 1040 da era cristã). Mas, no século XV, foram redescobertos, por Johann Gutenberg, com a invenção da prensa tipográfica. A diferença entre os tipos chineses e os de Gutenberg é que os primeiros não eram reutilizáveis. A reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos mostrou-se eficaz e é utilizada até aos dias de hoje, constituindo a base da imprensa durante muitos séculos. Essa revolução que deu início à comunicação em massa, foi cunhada pelo teórico Marshall McLuhan como o início do “homem tipográfico”.

ResumoEm 1450, Gutenberg tem sua primeira cópia feita na prensa tipográfica, em 1455 Gutenberg foi além das expectativas do povo na época, com sua prensa ele fez a bíblia com menos de 180 páginas, naquele tempo, foi a maior obra de Gutenberg. Existem somente 48 cópias no mundo todo, e ficou conhecida como A Bíblia de Guutenberg.

A tipografia foi a principal técnica de impressão durante quase cinco séculos, perdendo campo para o offset nos países centrais a partir dos anos 1940 e, no Brasil, a partir da década de 1970.

A bíblia de Guutenberg

Relevografia

Impressão realzada mediante matriz em alto-relevo.Os elementos que serão impressos ficam em relevo na matriz e são entintados, imprimindo mediante pressão sobre o suporte. Usa o mesmo princípio dos carimbos.Este processo é usado na impressão de tipografias.

Prensa

Impressoras plano contra plano.

Prensas tipográficas dos séculos 16 e 17. As primeiras impressoras tipográficas eram do tipo plano-contra-plano, e foram assim até o século 19.

Diagrama do mecanismo de impressão tradicional da tipografia.

O Linotipo

Invenção do século 19, o linotipo era um equipamento que permitia fundir os tipos numa linha única, disparando o

uso do componedor.Aperfeiçoamento

como este possi- bilitaram o surgi- mento dos jornais diários.

Minerva

Diagrama do mecanismo de impressão da Minerva, permitindo maior rapidez e menor porte das impressoras tipográficas.

Off set

O sistema de impressão em off set, utiliza um sistema de cilindros e fotolito, onde acaba substituindo todo processo de construção de chapa com tipos.

Dando assim uma qualidade melhor na impressão de tipografia, e economizando tempo.

Componedor

Ferramenta utilizada para compor manualmente as linhas de texto, alinhando os tipos móveis.

Fim