Super Case DIG 4 :: Instituto Souza Cruz

Post on 07-Jul-2015

975 views 1 download

description

Trabalho vencedor do SuperCase da Turma 4 da Pós-Graduação em Estratégias em Marketing Digital da FACHA/Igec. Integrantes do grupo: @enricofonseca @fabiocarvalho @louzada @rafavitoriano @Bonnas @renata_fas

Transcript of Super Case DIG 4 :: Instituto Souza Cruz

Instituto Souza CruzGrupo 1

Enrico FonsecaFabio CarvalhoLeandro DupinRafael LouzadaRafael VitorianoRenata Fernandes

Planejamento Web

Objetivos do Projeto

- Possibilitar maior interação com o público-alvo do Instituto Souza Cruz- Ampliar a comunicação corporativa online- Criar um ambiente participativo no site do Jovem Rural- Proporcionar acessibilidade- Desenvolver sites otimizados para os mecanismos de buscas- Presença nas mídias sociais relevantes para o público-alvo- Proporcionar visibilidade para as ações do Instituto

Estratégia de Comunicação

A escolha do jovem perfil é o impulso para a reformulação de ambos os sites. Junto com a reformulação, a participação do jovem perfil dá início também à postura proposta, a seguir, nas redes sociais e a integração delas com os sites e os produtos offline.

Para os produtos offline, é extremamente necessário que se tenha uma ligação direta com o conteúdo online. Ou seja, o que é conteúdo online vira conteúdo offline também.

Tudo começa com a eleição do jovem perfil. Conceitualmente, para firmar que “o jovem é quem promove a mudança”, elegemos o jovem perfil, escolhido pelo Instituto.

Estratégia de Comunicação

Nossa estratégia é fazer com que o site Jovem Rural tenha movimento e conteúdo por todo o ano e não somente durante as jornadas. Quando estas acontecem, há uma intensificação no trabalho.

Nosso objetivo é fazer com que o jovem permaneça em contato e utilizando a plataforma para ser empreendedor, compartilhar idéias e descobrir soluções.

Queremos fazer com que os sites sejam centrais, todas as áreas do planejamento da comunicação levarão para eles. Nos sites, é onde tudo acontece.

Estratégia de Comunicação

Reformulação do SiteInstituto Souza Cruz

Estrutura proposta

Reformulação do SiteInstituto Souza Cruz

Home

Quem somos

Programas Notícias Public.Rede de Fortalec.

Rodapé BuscaFale

Conosco Newsletter

História História PrêmiosRelat. de Atividades

Missão e Visão

Jovem Rural

Outras Iniciativas

Progr. Concl.

Atuais

Arquivo

Marco Social

Jovem em Campo

OutrosMapa do

SiteTermo de

Uso

Lide

Alfasol

Sala de Imprensa

Parceiros

Parceiros

Reformulação do SiteInstituto Souza Cruz

Reformulação do SiteInstituto Souza Cruz

Reformulação do SiteInstituto Souza Cruz

Reformulação do SiteInstituto Souza Cruz

Reformulação Site Jovem Rural

Pensamos no site do Jovem Rural com uma identidade própria, de maneira que os eventos se adequem a sua estrutura e o sistema esteja preparado para isso.

O site será um grande agregador de informações e ferramentas úteis para os stakeholders.

Reformulação Site Jovem Rural

Estrutura proposta

Reformulação Site Jovem Rural

Fórum Rural – problemas e soluções.O Fórum Rural funciona como um ambiente colaborativo em que os jovens tem a oportunidade de compartilhar experiências, soluções e idéias por todo o ano, mesmo fora das jornadas.Existem duas opções:

Reformulação Site Jovem Rural

• O jovem posta um problema existente em sua cidade ou região

• Jovens postam soluções, em resposta a um problema ou não

• Educadores tem perfil diferenciado, com login, para ajudar nas discussões

O objetivo é fazer com que o conteúdo e a participação dos jovens fomente a importância do projeto e funcione tanto como incentivador de regresso ao programa como auxílio no processo de captação de novos jovens.

Sugestão de como fazer captação para o intercâmbio - O Forum do Jovem Rural pode nos dar a dica. A sugestão de técnicas debatidas no fórum e utilizadas por jovens de lugares distintos pode ajudar a fomentar os encontros e os intercâmbios.

Reformulação Site Jovem Rural

EducadoresNossa proposta contempla um banco de educadores, ligados às prefeituras dos municípios rurais e da cidade (estes últimos promoverão conjuntamente a fixação do jovem rural). Quem são, o que fazem, como contactá-los. Mostrar que eles são a peças que transforma a inércia em uma iniciativa produtiva.

Apoio empreendedorVamos reunir, no site, uma série de arquivos e conteúdos que ajudam o jovem a gerir com qualidade sua iniciativa, disponíveis para download. Planos de negócios, tabela de custos, cases, guia de escopos, propostas e até uma lista com fornecedores de materiais que podem ser importantes para a iniciativa do jovem.

Reformulação Site Jovem Rural

Mapa Interativo de AçõesMapa baseado no Google Maps, vai ajudar a situar todos os projetos promovidos pelos jovens empreendedores. Assim, é possível que eles possam manter o contato entre si e novos interessados possam recorrer aos já beneficiados para compartilhar a experiência. É interessante para fornecer visibilidade frente a orgãos públicos e possíveis parceiros.

Reformulação Site Jovem Rural

ChatCriar conexões humanas. O conceito inicial que incentivou todos nós a utilizar a web se mostra, mais uma vez, eficaz. Promovendo o chat, incentivamos a interação entre os jovens, provocando comprometimento com as pessoas e o projeto, retençao do jovem nos projetos e impulso às relaçoes humanas.

Aplicativos EmpreendedoresQueremos também incluir aplicativos que façam com que o jovem empreendedor acesse o site para ter as informações necessárias para seguir com seus projetos. São variáveis de negócios do campo, como: previsão do tempo, bolsa de valores, preço de arroba, valor das commodities e etc.

Opções de AcessibilidadeO site do Instituto também receberá atenção quanto a inclusão digital com opções de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e conteúdo de fácil assimilação.

Reformulação Site Jovem Rural

EstratégiaRedes Sociais

Listamos 4 objetivos:

1 – Ligação com o projeto, chamando para o site2 – Criar buzz e interesse entre os jovens3 – Compartilhamento de idéias4 - Divulgar conteúdo para outros stakeholders (formadores de opinião, instituições de ensino etc)

Utilizaremos as Redes Sociais seguindo uma linha flexível.

O que seria isto? Vamos adotar um perfil de ação que nos permita trabalhar de um modo ao longo do ano e de outro, mais intensificado, durante as jornadas. Considerando, sempre, o estudo feito sobre o perfil do jovem rural e que ferramentas já estão sob domínio do público-alvo.

EstratégiaRedes Sociais

Para isso, dividimos a estratégia de Redes Sociais em três pontos:

1- Relacionamento - através da manutenção do conteúdo e divulgação

Orkut: nos interessa explorar a presença já existente no Orkut. O motivo, além da presença atual, é a familiarização e popularização da ferramenta por parte dos jovens. Hoje, a plataforma trabalha as jornadas de forma separada. Buscamos focar tanto na cobertura das jornadas como na execução dos projetos.

EstratégiaRedes Sociais

Sugestão - Aplicativo para Orkut

Sugerimos a implementação de um aplicativo no orkut. Um jogo, em que os jovens teriam um ambiente virtual onde poderiam aprimorar seu lado empreendedor. Diferente de outros jogos, o nosso aplicativo permitiria ao jovem escolher uma região do país e ter que administrar seu território diante dos desafios propostos, como problemas geográficos, demográficos, alterações no clima, cotação de preços e muitas outras possibilidades. A iniciativa busca a interação entre jovens, além de sua fidelização ao aplicativo, compartilhamento de experiências e maior aproximação com o programa e sua questão base.

EstratégiaRedes Sociais

Youtube: este importante canal tem forte nível de “orkutização”, com quase o mesmo alcance. Além de baixo custo, permite inserir conteúdos que chamam a atenção do jovem empreendedor, seja sobre o seu projeto, seja sobre soluções semelhantes ou até vídeos promocionais. A intenção é intensificar o trabalho, os ultimos videos datam de 4 meses atrás.

Conteúdo: iniciativas do jovem empreendedor, técnicas “como faz”, mini-matérias, entrevistas com cases de sucesso.

EstratégiaRedes Sociais

2 - Incentivo

Sentiu a falta do Twitter? Pois acredite, o jovem rural não sente a menor falta.

Considerando a experiência e hábito de uso do jovem rural, substituímos o uso do Twitter por uma plataforma mais direta e já popular entre o nosso público-alvo. Estamos falando do SMS.

SMS: a estratégia é utilizar o SMS para incentivar e chamar o jovem a acessar o site regularmente e fornecer as informações necessárias para o sucesso do seu empreendimento (previsão do tempo, preços...). Tem a mesma função do Twitter, só que munida do alcance que esta ferramenta ainda não tem entre os jovens rurais.

EstratégiaRedes Sociais

3 - Divulgação para outros Stakeholders

Releases sobre o programa, parceria com blogs e revistas com foco social.

EstratégiaRedes Sociais

Interação direta com o Fórum Rural

Todas as Redes Sociais terão uma função ímpar. Elas servirão para mostrar de fato o resultados das discussões do Fórum. Por exemplo, uma solução postada no fórum é suportada da seguinte forma:

Orkut – Criação de comunidade da solução e tópicos. Quem segue, quem participa e quem apóia.

Youtube – Vídeo explicando a solução ou cobrindo (formando conteúdo)

SMS – Mensagens que chamam para a web. “Solução encontrada para o problema da lavoura seca. Acesse e veja em jovemrural.com.br”É importante motivar os educadores a sugerir e divulgar o uso das ferramentas citadas acima. Depois da mantenedora, que é tida por nosso grupo como "Ours concours, os educadores são o terceiro stakeholder mais importante para que o projeto Jovem Rural dê certo. Em segundo, os jovens.

Est

raté

gia

Red

es S

oci

ais

Alinhamento com produtos offline

Queremos usar os produtos offline para fornecer ao jovem a oportunidade de compartilhar a experiência, chamando inclusive outros jovens pro site e redes sociais, aumentando assim a importância do projeto no círculo social ao qual pertence. Também serão úteis para reforçar todo o trabalho da web.

Alinhamento com produtos offline

Rádio Estudamos a possibilidade de, dentro dos custos, poder acoplarmos uma campanha em rádio, com programas-foguete de 15” ou 30”, que falam dos projetos e citam os jovens empreendedores.

Questionário OfflineApontar o jovem empreendedor como exemplo a ser seguido é realçar o valor de se permanecer no campo, investindo e criando. Por isso, queremos que a população tenha neste jovem um ponto de referência para descrever os problemas que mais afetam a região. O jovem, por sua vez, coloca os temas em questão no fórum ou em qualquer outra plataforma. O jovem também terá, em mãos, dados que serão cedidos ao Instituto Souza Cruz de modo a formar estatísticas e permitir novas atitudes empreendedoras. Tudo seria feito através de um questionário offline, que vem acoplado ao Boletim Jovens em Campo.

Alinhamento com produtos offline

Revista Marco SocialA revista e as outras publicações do instituto, tendo em vista seu público, funcionam chamando o leitor para os sites e redes sociais, onde estão registradas, com foto, vídeo e interação. As iniciativas dos jovens, dando transparência e divulgação devida ao projeto frente ao público institucional.

*Recomendamos a contratação e/ou alocação de uma pessoa para gerir o conteúdo

Boletim Jovens em CampoCriação da área “Acontece na rede”, citando sempre tudo que rola nos sites e nas redes sociais. Nossa intenção é utilizar o Boletim também como mala-direta, enviando o questionário offline. É extremamente importante que este material offline traga sempre a informação de que, no site, o jovem pode encontrar muitos outros conteúdos, inclusive os ali descritos.

Alinhamento com produtos offline

Cronograma de Execução

Tarefa Início Finaliza Em usoReformulação Site Instituto

15/03/10 15/04/10 16/04/10

Reformulação Site Jovem Rural

15/03/10 28/05/10 07/06/10

Estratégia Orkut 24/05/10 - 24/05/10Estratégia Youtube 14/06/10 - 14/06/10Sis/Estratégia SMS 03/05/10 07/06/10 14/06/10Campanha Radio 21/06/10 18/12/10 21/06/10Questionário Offline 05/07/10 - 05/07/10

Início – Criação de sistema / Início da aplicação estratégica (data início igual a “em uso)Finaliza – Produto FinalizadoEm uso – produto sendo utilizado

Cronograma de Execução

Previsão de Custos

Serviço Custo em R$

Site Instituto Souza Cruz – bilíngue (Wordpress)

9 mil

Site Jovem Rural (Wordpress) 25 mil

Radio 3 mil

Implementação do serviço SMS 1 mil

Infraestrutura 4 mil

Gerência do Projeto 8 mil

Total 50 mil50 mil

Obrigado