01-Historia Do Petroleo 2012

34
INDUSTRIA DO INDUSTRIA DO PETRÓLEO PETRÓLEO RITA FARIAS FARIAS RITA FARIAS FARIAS

Transcript of 01-Historia Do Petroleo 2012

Page 1: 01-Historia Do Petroleo 2012

INDUSTRIA DO INDUSTRIA DO PETRÓLEOPETRÓLEO

RITA FARIAS FARIASRITA FARIAS FARIAS

Page 2: 01-Historia Do Petroleo 2012

Quem sou eu : RITA FARIASAdvogada Ambientalista,Pedagoga com ampla vivência em educação ambiental,também graduada em Matemática onde atuei durante 32 anos nas escolas privadas.Consultora de Sustentabilidade,já há alguns anos atuando junto ás empresas ,implementando os processos de conhecimento com bases legais e preparando-as para a certificação ambiental.Pós-graduada em Planejamento e Gestão Ambiental e também em Docência do Ensino Superior.Docente Universitária nas disciplinas de Legislação do Petróleo e Gás,Geopólitica do Petróleo, Legislação em Segurança do Trabalho aplicada,Biossegurança aplicada a industria do Petróleo e gás.Docente em cursos técnicos em Petróleo e gás como também em Segurança do trabalho.Membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB/PE .Palestrante no segmento de petróleo e gás,educação ambiental,sustentabilidade para empresas e construções sustentáveis.Autora de diversos projetos,livros e cds.

CONTATOS:[email protected]

BREVE APRESENTAÇÃO

Page 3: 01-Historia Do Petroleo 2012

EMENTÁRIOEMENTÁRIO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:   Unidade 1: Geopolítica do PetróleoUnidade 1: Geopolítica do Petróleo 1.1 História da Indústria do Petróleo no Mundo1.1 História da Indústria do Petróleo no Mundo 1.2 História do Petróleo no Brasil1.2 História do Petróleo no Brasil 1.3 A Petrobras e a política nacional de petróleo e gás.1.3 A Petrobras e a política nacional de petróleo e gás. 1.4 Quadro Atual da Indústria Petrolífera1.4 Quadro Atual da Indústria Petrolífera 1.5 Importância no Cenário Mundial1.5 Importância no Cenário Mundial Unidade 2: Exploração e ProduçãoUnidade 2: Exploração e Produção 2.1 Fundamentos de Exploração 2.1 Fundamentos de Exploração 2.2 Fundamentos de Produção de Petróleo2.2 Fundamentos de Produção de Petróleo 2.3 Principais Tecnologias no Upstream2.3 Principais Tecnologias no Upstream 2.4 Evolução da Produção e exploração de Petróleo no Brasil2.4 Evolução da Produção e exploração de Petróleo no Brasil 2.5 Produção de Gás Natural2.5 Produção de Gás Natural   

Page 4: 01-Historia Do Petroleo 2012

Unidade 3: Refino de PetróleoUnidade 3: Refino de Petróleo 3.1 Principais produtos de Petróleo e sua aplicação3.1 Principais produtos de Petróleo e sua aplicação 3.2 Noções de Refino de Petróleo3.2 Noções de Refino de Petróleo 3.3 Refinarias Brasileiras3.3 Refinarias Brasileiras Unidade 4: Transporte e ArmazenamentoUnidade 4: Transporte e Armazenamento 4.1 Transporte de Petróleo e Derivados – Overview4.1 Transporte de Petróleo e Derivados – Overview 4.2 Modais de Transporte a sua Importância no setor4.2 Modais de Transporte a sua Importância no setor 4.3 Terminais de Armazenamento4.3 Terminais de Armazenamento 4.4 Noções de Segurança e Meio Ambiente4.4 Noções de Segurança e Meio Ambiente Unidade 5: Distribuição e MercadoUnidade 5: Distribuição e Mercado 5.1 Principais Cias de Petróleo no Brasil e no Mundo5.1 Principais Cias de Petróleo no Brasil e no Mundo 5.2 Atuação das Distribuidoras de Combustíveis e GLP5.2 Atuação das Distribuidoras de Combustíveis e GLP 5.3 Regulação do Mercado no Brasil5.3 Regulação do Mercado no Brasil 5.4 Mercado Internacional de Petróleo e Derivados -5.4 Mercado Internacional de Petróleo e Derivados -

Page 5: 01-Historia Do Petroleo 2012

HISTÓRIA DO HISTÓRIA DO PETRÓLEO PETRÓLEO

RITA FARIAS RIBEIRORITA FARIAS RIBEIRO

2012.2012.

Page 6: 01-Historia Do Petroleo 2012
Page 7: 01-Historia Do Petroleo 2012

Introdução ao ensino sobre a industria do petróleo: Introdução ao ensino sobre a industria do petróleo:

Em meados do século 19, a necessidade de Em meados do século 19, a necessidade de combustível para iluminação, principalmente combustível para iluminação, principalmente querosene, mas em algumas áreas, gás natural, levou querosene, mas em algumas áreas, gás natural, levou ao desenvolvimento da indústria do petróleo. ao desenvolvimento da indústria do petróleo.

Principalmente no século XIX, o crescimento do Principalmente no século XIX, o crescimento do transporte motorizado fez com que a demanda transporte motorizado fez com que a demanda crescesse muito rapidamente. crescesse muito rapidamente.

O petróleo após ser purificado e processado, é usado O petróleo após ser purificado e processado, é usado como combustível primário em máquinas de como combustível primário em máquinas de combustão interna, sendo de grande importância para combustão interna, sendo de grande importância para o homem.o homem.

Hoje em dia, o petróleo fornece uma grande parte da Hoje em dia, o petróleo fornece uma grande parte da energia mundial utilizada no transporte e é a principal energia mundial utilizada no transporte e é a principal fonte de energia para muitas outras finalidades. O fonte de energia para muitas outras finalidades. O petróleo tornou-se fonte de milhares de produtos petróleo tornou-se fonte de milhares de produtos petroquímicos, de conflitos e de degradação ao meio petroquímicos, de conflitos e de degradação ao meio ambiente. ambiente.

Page 8: 01-Historia Do Petroleo 2012

As primeiras formas de energia que o homem utilizou foram:

Esforço muscular (humano e Esforço muscular (humano e de animais domesticados). de animais domesticados).

Energia eólica (do vento). Energia eólica (do vento). Energia hidráulica. Energia hidráulica.

Page 9: 01-Historia Do Petroleo 2012

Com a Revolução Industrial, na Com a Revolução Industrial, na Segunda metade do século XVIII e no Segunda metade do século XVIII e no século XIX, surgem as modernas século XIX, surgem as modernas máquinas, inicialmente movidas a máquinas, inicialmente movidas a vapor e que hoje funcionam vapor e que hoje funcionam principalmente a energia elétrica. principalmente a energia elétrica.

A eletricidade pode ser obtida das A eletricidade pode ser obtida das seguintes maneiras: seguintes maneiras:

Queima do carvão e do petróleo Queima do carvão e do petróleo (usinas termelétricas). (usinas termelétricas).

Força das águas (usinas Força das águas (usinas hidrelétricas). hidrelétricas).

Fissão do átomo (usinas nucleares). Fissão do átomo (usinas nucleares).

Page 10: 01-Historia Do Petroleo 2012

Fontes de energia Fontes de energia mais importantes são: mais importantes são:

Petróleo. Petróleo. Carvão. Carvão. Água. Água. Átomo. Átomo.

Page 11: 01-Historia Do Petroleo 2012

Fontes alternativas, mais importantes no futuro são:

Sol. Sol. Biomassa. Biomassa. Biodigestores. Biodigestores. Energia geotérmica. Energia geotérmica. Água. Água. Xisto betuminoso. Xisto betuminoso.

Page 12: 01-Historia Do Petroleo 2012

É importante ressaltar que as fontes de energia estão ligadas ao tipo de economia: quanto mais industrializada ela for, maior será o uso de energia. ● O carvão mineral foi a grande fonte de energia da Primeira Revolução Industrial. ● O petróleo foi a principal fonte de energia do século XX e continua a desempenhar esse papel, apesar de um recente e progressivo declínio.

Tanto o petróleo como o carvão mineral, são recursos não renováveis, isto é, que um dia se esgotarão completamente; eles também são muito poluidores, na medida em que seu uso implica muita poluição do ar. Por esses dois motivos eles estão em declínio atualmente, em especial o petróleo, que foi básico para a era das indústrias automobilísticas e petroquímicas. Vivemos na realidade numa época de transição, de passagem do domínio do petróleo para a supremacia de outras fontes e menos poluidoras e renováveis, que não apresentam o problema de esgotamento. Este pensamento está pelo menos na cabeça dos ambientalistas de todo o planeta, mas a realidade ainda é um mundo dominado pelos combustíveis fósseis.

Page 13: 01-Historia Do Petroleo 2012

A História do Petróleo. A História do Petróleo.

Outrora utilizado somente para fazer argamassa, para vedação ou por suas propriedades lubrificantes e medicinais, o petróleo não era um importante produto industrial até meados do século XIX, quando seu uso como combustível para iluminação justificou o investimento em pesquisa de novas jazidas.

Ao longo do século XX, porém, a importância do produto cresceu tanto que sua participação no atendimento das necessidades mundiais de energia passou de 3,7% em 1900 para cerca de cinqüenta por cento no fim do século.

Fonte de energia por excelência, mas também matéria-prima para o fabrico de plásticos, tintas, tecidos sintéticos e detergentes, por exemplo, o petróleo é hoje o mais importante produto de todo o comércio internacional.

Page 14: 01-Historia Do Petroleo 2012

SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEOPETRÓLEO

George Bissell, vai rever sua antiga faculdade e eis que uma garrafa colocada em cima de um armário na sala de um professor, chama-lhe a atenção. Na garrafa há uma amostra daquele mesmo óleo de pedra da Pensilvânia, muito utilizado como remédio. Ele sabia que aquele líquido negro e viscoso era inflamável e, num lampejo, concebeu a idéia de que o óleo poderia ser utilizado não como remédio mas sim como iluminante.Bissell sabia que sua idéia só vingaria se ele conseguisse resolver estes dois problemas: um óleo iluminante que pudesse existir em grande quantidade e que pudesse ser fabricado a baixo custo. Ele levou sua idéia adiante e tratou de conseguir investidores, convencendo-os de que estavam diante de uma grande e rendosa descoberta

NOROESTE DA PENSILVÂNIA - ESTADOS UNIDOS - 1853 VISÃO DO FUTURO

Page 15: 01-Historia Do Petroleo 2012

SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEOPETRÓLEO

Bissell

Silliman

Seu entusiasmo era tanto que conseguiu arrecadar o suficiente para contratar um renomado professor de química da Universidade de Yale, BENJAMIN SILLIMAN Jr. que faria uma análise detalhada do produto. Os resultados foram amplamente favoráveis. O óleo podia ser levado a vários níveis de ebulição e com isto ser refinado, obtendo como subproduto um óleo iluminante de altíssima qualidade.

RESULTADOS ENCORAJADORES # Querosene como substituto aos óleos de baleia e óleo de carvão.

Page 16: 01-Historia Do Petroleo 2012

SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEOPETRÓLEO

NOROESTE DA PENSILVÂNIA - ESTADOS UNIDOS - 1853 TERCEIRA VISÃO DO FUTURO

Em uma tarde quente do verão nova-iorquino, uma terceira visão que seria definitiva para a implantação da indústria do petróleo. Bissell, ao se refugiar do calor, procura abrigo no toldo de uma farmácia e vê então numa vitrine a propaganda de um remédio feito a base de petróleo. O cartaz mostrava várias torres de perfuração que eram usadas nos poços de sal, onde o petróleo acabava aparecendo como uma espécie de subproduto. A técnica de perfuração de poços de sal havia sido desenvolvida pelos chineses há mais de um século e meio. O olhar arguto de Bissell logo vislumbrou uma possibilidade nova: Porque não utilizar a mesma técnica de perfuração do sal para o petróleo?

Page 17: 01-Historia Do Petroleo 2012

SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO

PETRÓLEOPETRÓLEO

“Coronel” EDWIN L. DRAKE é Contratado por BISSEL E JAMES TOWNSEND (Seneca Oil Co.) em 1857.

BUSCA DO ÓLEO NO SUBSOLO # Perfuração

“Coronel” Drake

Page 18: 01-Historia Do Petroleo 2012

Edwin Laurentine Drake perfurou o primeiro poço para a procura do petróleo, na Pensilvânia

27/08/1859. TITUSVILLE (PA) # 21 Metros. Surge o óleo.

A data passou a ser considerada a do nascimento da moderna indústria petrolífera

SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEOPETRÓLEO

Coronel Drake

Primeiro poço de petróleo na localidade de Titusville, na Pensilvânia, em 1859

Page 19: 01-Historia Do Petroleo 2012

PETRÓLEO NOS E.U.A. NO PETRÓLEO NOS E.U.A. NO INÍCIO DO SÉCULO XXINÍCIO DO SÉCULO XX

Apenas no século XIX Edwin Laurence Drake fez jorrar petróleo em escala comercial iniciando uma corrida ao chamado ouro negro fazendo com que a produção mundial no ano seguinte atingisse a marca de 70.000 toneladas.

Passados cinco anos, achavam-se constituídas, nos Estados Unidos, nada menos que 543 companhias entregues ao novo e rendoso ramo de atividades.

Na foto ao lado um blow-out (acidente de produção)

Page 20: 01-Historia Do Petroleo 2012

PETRÓLEO NO MUNDO NO PETRÓLEO NO MUNDO NO INÍCIO DO SÉCULO XXINÍCIO DO SÉCULO XX

No final do século XIX e primeiras décadas do século XX a indústria petrolífera cresceu aceleradamente, espalhando-se pelo mundo, movimentando centenas de milhões de dólares, com expressivas descobertas e produções de milhões de barris:

• EUA (Pensilvânia, Califórnia, Texas), • Rússia (1874), • Índias Orientais Holandesas (1880), • Romênia, Irã (1908), • México (1917) • Iraque (1927).

Page 21: 01-Historia Do Petroleo 2012

História do Petróleo no Brasil

A história do petróleo no Brasil pode ser dividida em quatro fases distintas.

Page 22: 01-Historia Do Petroleo 2012

HISTÓRIA DO PETRÓLEO NO HISTÓRIA DO PETRÓLEO NO

BRASILBRASIL Primeira – O INÍCIO

1858 - As explorações sob o regime de livre iniciativa, extração de betume às margens do rio Maraú na Bahia.

1892 – 1896 - Primeira sondagem profunda no Município de Bofete, em São Paulo, sem sucesso.

Page 23: 01-Historia Do Petroleo 2012

Segunda - A NACIONALIZAÇÃO (caminho do monopólio)

1930 – Governo de Getúlio Vargas, definiu que: Toda atividade petrolífera seria realizada exclusivamente por brasileiros.

1938 . Criação do Conselho Nacional do Petróleo.

1939 - Descobrimento de petróleo em Lobato, na Bahia.

1941 - Primeiro poço a produzir petróleo no Brasil originou o campo de Candeias, na Bahia.

Page 24: 01-Historia Do Petroleo 2012

Terceira – O MONOPÓLIO

1953 - Getúlio Vargas instituiu o monopólio estatal, Lei 2004 criou a Petrobrás, após intenso debate. Campanha “ O Petróleo é nosso”.

1963 - O monopólio foi ampliado, abrangendo importação e exportação do petróleo e seus derivados.

Page 25: 01-Historia Do Petroleo 2012

Off shoreOff shore

– 1968 – A Petrobras iniciou as atividades de prospecção off shore - exploração de petróleo no mar.

– 1974 - Em Campos, RJ, a Petrobras encontrou a bacia que se tornou a maior produtora de petróleo do país.

Page 26: 01-Historia Do Petroleo 2012

1997 - Fim do monopólio, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

2002 - A Petrobras ampliou sua área de prospecção, buscando novas frentes exploratórias nas bacias de Santos e Espírito Santo e outras.

2006 - Marcado pela auto-suficiência sustentável do Brasil na produção de petróleo.

Quarta - A AUTO-SUFUCIÊNCIA

Page 27: 01-Historia Do Petroleo 2012

Conhecendo um pouco mais sobre petróleo no Brasil A Petrobrás tem 39 campos de petróleo na Bacia de Campos, que garantem mais de 80% da produção nacional. Esses campos, batizados com nomes de peixes da costa fluminense, contêm reservas de óleo equivalente da ordem de 9,7 bilhões de barris. Eles se espalham por uma área de 115 mil quilômetros quadrados, em profundidade d'água de até 3.400 metros. Além das plataformas e navios, a complexa rede de produção e escoamento da Bacia de Campos compreende cerca de 4.200 quilômetros de dutos submarinos. Parte da produção é escoada por dutovias, desde as plataformas até o terminal de Cabiúnas, próximo de Macaé, e daí até as refinarias: ⇒ Duque de Caxias (Reduc-RJ). ⇒ Gabriel Passos (Regap-MG).

Page 28: 01-Historia Do Petroleo 2012

Como são localizadas Jazidas de Petróleo?

Para procurar uma jazida de hidrocarbonetos, é preciso estudar o tipo de rochas que constituem o subsolo e saber, entre elas, as que são capazes de conterem hidrocarbonetos. Mas, em termos gerais, isto não é suficiente. É preciso que existam indícios de uma armadilha que terá de ser localizada na forma tridimensional com uma aproximação de algumas centenas de metros.

1º Passo - Faz-se o estudo geológico das rochas que afloram à superfície de modo a elaborar uma carta geológica da região e a respectiva notícia explicativa. 2º Passo - Faz-se um estudo dos Paleoambientes. 3º Passo - Utiliza-se os métodos Geofísicos.

Page 29: 01-Historia Do Petroleo 2012

O restante da produção é transferido por navios para os terminais: ⇒ Madre de Deus (BA) ⇒ Ilha Grande (RJ) ⇒ São Sebastião (SP) ⇒ São Francisco do Sul (SC) ⇒ Tramandaí (RS)

Logística das plataformas o Habitantes - 40 mil pessoas o PIB da Bacia - US$ 18 bilhões por ano o Total de lixo produzido - 38 toneladas por semana

o Total de alimentação consumida - 512 toneladas por semana

Page 30: 01-Historia Do Petroleo 2012

Produção o Total de plataformas de perfuração e produção - 64 o Poços - 1.000 o Dutos e gasodutos submarinos - 4.200 o Produção de petróleo - 1,25 milhões de barris - 80% da produção nacional o Produção de gás natural - 17 milhões de m³/dia - 42% da produção nacional o Geração total média de energia nas plataformas - 640 megawatts o Embarcações de apoio - 120 navios (10 navios e 110 rebocadores)

Transportes o Pessoas transportadas por mês - 44 mil o Vôos de helicópteros - 6.300 por mês o Pessoas transportadas por helicóptero - 40 mil por mês o Pessoas transportadas por barcos - 4 mil por mês o Local do transporte - Aeroportos de Macaé e de São Tomé (Campos)

Page 31: 01-Historia Do Petroleo 2012

Conceituação

Page 32: 01-Historia Do Petroleo 2012

CONCEITO

O Petróleo é uma substância oleosa, O Petróleo é uma substância oleosa, inflamável,menos densa que a água, com cheiro inflamável,menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o característico e de cor variando entre o negro/âmbar, composto por carbono e negro/âmbar, composto por carbono e hidrogênio;hidrogênio;

Sua origem é decorrente da decomposição dos Sua origem é decorrente da decomposição dos seres que compõem os organismos que vivem em seres que compõem os organismos que vivem em suspensão nas águas dos mares, rios e lagos suspensão nas águas dos mares, rios e lagos (algas, protozoários, celenterados e outros);(algas, protozoários, celenterados e outros);

Estes seres morrem se depositam e são Estes seres morrem se depositam e são pressionados pela crosta terrestre e se pressionados pela crosta terrestre e se transformam em uma substância oleosa;transformam em uma substância oleosa;

O ambiente geológico (terreno) que isto ocorre O ambiente geológico (terreno) que isto ocorre são denominados de bacias sedimentares;são denominados de bacias sedimentares;

O Petróleo se aloja nos poros das rochas O Petróleo se aloja nos poros das rochas formando verdadeiros lençóis de óleoformando verdadeiros lençóis de óleo

Page 33: 01-Historia Do Petroleo 2012
Page 34: 01-Historia Do Petroleo 2012