1. Psicologia

9
PSICOLOGIA O que é a psicologia? sicologia é uma disciplina científica que estuda os comportam s processos mentais. ortamento – em sentido estrito, significa toda a actividade q observada, que é acessível aos nossos sentidos. Ex: movimento nças no espaço e no tempo, o que dizemos e escrevemos, dormir ar, abraçar, beijar, agredir, ferir, etc. ssos mentais – toda e qualquer actividade que não pode ser tamente observada. Ex: pensamentos, motivações, sonhos, pções, emoções, a memorização, a compreensão, etc.

Transcript of 1. Psicologia

Page 1: 1. Psicologia

PSICOLOGIA

O que é a psicologia?

A psicologia é uma disciplina científica que estuda os comportamentos

e os processos mentais.

Comportamento – em sentido estrito, significa toda a actividade que pode ser observada, que é acessível aos nossos sentidos. Ex: movimentos e mudanças no espaço e no tempo, o que dizemos e escrevemos, dormir, chorar, abraçar, beijar, agredir, ferir, etc.

Processos mentais – toda e qualquer actividade que não pode ser directamente observada. Ex: pensamentos, motivações, sonhos, Percepções, emoções, a memorização, a compreensão, etc.

Page 2: 1. Psicologia

Os dois grandes momentos da história da psicologia

Psicologia pré-científica Psicologia como ciência

Conjunto de teorias resultantes de Conjunto de teorias submetidasespeculações não submetidas a testes a testes empíricos e formadasempíricos mediante métodos que valorizam a experimentação e a

observação.

Antes de 1879 Depois de 1879

Page 3: 1. Psicologia

Psicologia pré-científica

Duas razões principais para o aparecimento recente da psicologia

1- O carácter espiritual, sagrado e transcendente impediu o aparecimentoda psicologia como ciência experimental (exige controlo, verificação eobservação experimental).

2- A complexidade do ser humano e do seu comportamento (exigiu grande perfeição dos métodos científicos antes de serem aplicados ao homem).

Page 4: 1. Psicologia

Filosofia – estuda a alma do ser humano

Descarte – Qual a relação existente entre a alma e o corpo?

A história do pensamento filosófico foi dando várias respostas a esta questão.

Indicamos as principais:

1- Interacionismo – o corpo e a alma actuam separadamente, mas ao mesmo tempoa actividade de um influi ou pode influir na do outro.

2- Paralelismo psicofísico- a actividade é também separada, mas já não se dá a interacção mútua; não obstante, ambas as actividades estão correlacionadas.

3- Monismo materialista – a única realidade verdadeira é a do corpo e a actividade e a actividade espiritual é um fenómeno aparente.

4- Monismo espiritualista – a única realidade verdadeira é a da alma e a actividade do corpo é um fenómeno aparente.

Page 5: 1. Psicologia

O associonismo inglês (Locke e Hume)

Associonismo – consiste sempre em explicar o todo pelos seus elementos, o complexo pelo simples.

A partir de elementos simples, sensações e ideias como cópias, os associonistaspretendem explicar todas as complexidades da nossa vida mental por simples associação mecânicas dos mesmos.

Leis da associação – regem todos os nossos processos mentais qualquer que seja a sua complexidade.

1- Lei da contiguidade: os dois processos psíquicos que se dão simultânea ou sucessivamente associam-se entre si.

2- Lei da frequência: as associações que se fazem mais frequentemente são as acabam por ser mais duradouras e estáveis.

3- Lei da proximidade temporal : as associações que se fizeram mais recentemente são as mais duradouras e estáveis.

Page 6: 1. Psicologia

As principais manifestações da Psicologia Científica Fechner e a psicofísica

Fechner pensou que poderia existir uma relação observável e mensurávelentre estímulo e a sensação mas observou que o estímulo e a sensação nãoaumentavam na mesma proporção.

Ex: quando uma vela está a arder nota-se a diferença quando a seguir outra se acende mas quando há dez velas acesas, se acendermos outra mal notamos a diferença.

Observou que um aumento ou uma diminuição duma fracção constante do estimulose relacionava regularmente com a diferença minimamente discernível da sensação.

Page 7: 1. Psicologia

Contudo, o mais importante para a história da psicologia não é a visão unitária domundo físico e mental que esperava corroborar com as suas investigações mas nos métodos quantitativos e experimentais que utilizou nelas.

Estes métodos foram denominados por métodos psicofísicos porque estavam aoserviço da ideia de uma ciência psicofísica que tivesse como objecto a relaçãoentre esses dois mundos.

Métodos psicofísicos – foram aperfeiçoados e continuaram a ser tecnicas básicas no campo da sensação e da percepção

Page 8: 1. Psicologia

A Psicologia Científica

A psicologia cientifica surge com o primeiro laboratório de psicologiaexperimental fundado por Wilhelm Wundt em Lípsia 1879.

A psicologia deixa de ser o estudo da alma e passa a ser os processos mentais.

O método utilizado para estudar os fenómenos da consciência (sensações) foi o método introspectivo.

Provocando pequenas sensações de luz ou som, Wundt levava os sujeitos a analisare a descreverem o que sentiam, cabendo ao psicólogo a tarefa de anotar e interpretaros resultados.

À psicologia introspectiva interessam sobretudo as reacções de ordem psicológica.Preconiza uma observação sistemática e a descrição dos conteúdos de consciênciafeita pelo próprio indivíduo, de forma a estudar os elementos constitutivos desses conteúdos.

Page 9: 1. Psicologia

Concluindo

A Psicologia experimental de Wundt tem o seu marco histórico por ter considerado a Psicologia como ciência autónoma.

Contudo, existem limitações:

1- Reduzir o campo da psicologia à consciência, quando o homem e a sua conduta são muito mais do que isso.

2- O método introspectivo por mais controlado que seja, não perde oseu carácter subjectivo, que não se coaduna com a objectividade da ciência.

Assim podemos dizer que as correntes históricas posteriores procuraram ampliar o campo da Psicologia e tenham buscado um método mais objectivo.