1º Cadernão de Provas Banca Iades

11
Prova 1 – IADES – 2013 – IPHAN – ARQUITETURA OU ENGENHARIA CIVIL Prova 2 – IADES – 2013 – IPHAN –ANAL. TÉC. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prova 3 – IADES – 2013 – IPHAN –ASSISTENTE ADMINISTRATIVO QUERIDO(A) ALUNO(A), A PROVA DA CONAB ESTÁ POR VIR E SUGIRO QUE RESOLVAMOS PROVAS ANTERIORES DA BANCA IADES PARA SEBERMOS COMO A BANCA EXPLORA A LÍNGUA PORTUGUESA EM SUAS PROVAS. EU, PROFESSOR PEDRO HENRIQUE, SEMPRE ESTAREI AQUI PARA AJUDAR NA SUA PREPARAÇÃO E APROVAÇÃO. VAMOS QUE VAMOS!!! UUUHHUUUULLLLLLLLL Prof. Pedro Henrique

Transcript of 1º Cadernão de Provas Banca Iades

Page 1: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

Prova 1 – IADES – 2013 – IPHAN – ARQUITETURA OU ENGENHARIA CIVIL Prova 2 – IADES – 2013 – IPHAN –ANAL. TÉC. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prova 3 – IADES – 2013 – IPHAN –ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

QUERIDO(A) ALUNO(A),

A PROVA DA CONAB ESTÁ POR VIR E SUGIRO QUE RESOLVAMOS PROVAS ANTERIORES DA BANCA IADES PARA SEBERMOS COMO A BANCA EXPLORA A LÍNGUA PORTUGUESA EM SUAS PROVAS.

EU, PROFESSOR PEDRO HENRIQUE, SEMPRE ESTAREI AQUI PARA AJUDAR NA SUA PREPARAÇÃO E APROVAÇÃO.

VAMOS QUE VAMOS!!!

UUUHHUUUULLLLLLLLL

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 2: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

LÍNGUA PORTUGUESA Questões de 1 a 10

Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.

1

4

7

10

11

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

A Catedral de Brasília foi inaugurada em 1971 e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto singular tornou-se referência da arquitetura brasileira e mundial e a construção é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A catedral é coberta por vitrais coloridos assinados pela artista Marianne Peretti e abriga, em seu interior,esculturas de três anjos suspensas no teto. Os anjos são obra de Alfredo Ceschiatti, assim como as estátuas instaladas na Praça da Catedral, que representam os quatro evangelistas. A nave é de beleza ímpar, arredondada e iluminada pela luz que passa pelos vitrais da estrutura.

Disponível em: <http://vemviverbrasilia.com.br/atrativos/catedral-metropolitana-nossa-senhora-aparecida>. Acesso em: 19/11/2013, com

adaptações.

QUESTÃO 1 _______________________ Com base nas informações do texto, assinale a alternativa correta.

(A) A Catedral de Brasília foi planejada e inaugurada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1971.

(B) O edifício, produto da execução do projeto de Oscar Niemeyer, é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

(C) Sobre os vitrais coloridos da Catedral de Brasília, há estátuas de três anjos suspensas.

(D) Na Praça da Catedral, também há quatro esculturas de anjos representando os quatro evangelistas.

(E) A luz dos vitrais ilumina o interior da Catedral de Brasília.

QUESTÃO 2 _______________________

A respeito das questões sintáticas que envolvem o período “A nave é de beleza ímpar, arredondada e iluminada pela luz que passa pelos vitrais da estrutura.” (linhas de 9 a 11), assinale a alternativa correta.

(A) Há três orações, sendo que as duas primeiras são coordenadas entre si e a terceira classifica-se como subordinada adjetiva restritiva em relação à segunda.

(B) O vocábulo “luz” é o sujeito de “iluminada”.

(C) As expressões “pela luz” e “pelos vitrais” desempenham a mesma função.

(D) As palavras “ímpar”, “arredondada” e “iluminada” são adjuntos adnominais.

(E) O termo “que” é o sujeito da segunda oração.

QUESTÃO 3 _______________________

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa correta.

(A) O 1o período também poderia ser assim reescrito: A Catedral de Brasília, a qual foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurada em 1971.

(B) As palavras “Brasília” (linha 1) e “referência” (linha 3) não são acentuadas graficamente pela mesmaregra.

(C) A redação O projeto singular se tornou referência poderia substituir o trecho “O projeto singular tornou-se referência” (linhas 2 e 3).

(D) Se no trecho “e abriga, em seu interior, esculturas de três anjos suspensas no teto.” (linhas 6 e 7), o verbo fosse substituído por existe, a norma padrão seria preservada.

(E) Caso fosse necessária a substituição do complemento verbal por um pronome, na oração “que representam os quatro evangelistas.” (linha 9), a nova redação seria que lhes representam.

QUESTÃO 4 _______________________

Assinale a alternativa que apresenta vocábulos equivalentes, de acordo com o sentido que assumem no contexto em que foram empregados.

(A) “Catedral” (linha 1) e “nave” (linha 10). (B) “projeto” (linha 2) e “construção” (linha 4). (C) “projeto” (linha 2) e “estrutura” (linha 11). (D) “vitrais” (linha 11) e “nave” (linha 10). (E) “singular” (linha 2) e “ímpar” (linha 10).

Texto 2 para responder as questões de 5 a 8.

1

4

7

10

13

16

19

20

Há meio século, era promulgada a Lei no 3.924/1961, que definia o que é sítio arqueológico e regulamentava medidas para sua preservação. E, para comemorar esses 50 anos, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO) organizou a exposição itinerante Patrimônio

Arqueológico: 50 anos de proteção, 11.000 anos de

ocupação do território goiano. A mostra irá começar pela Assembleia Legislativa

de Goiás e passará por espaços que fazem parte do cotidiano da cidade e são de grande circulação, como feiras

e terminais rodoviários, além de cidades do interior do estado, para promover a aproximação do público com o tema.

Os visitantes poderão compreender em que período histórico começou o processo de ocupação do estado de Goiás, conhecer os sítios arqueológicos mais antigos da região, entender o que é arqueologia e o que fazem os arqueólogos, além de saber como o IPHAN trabalha na proteção desse patrimônio.

AGOSTINHO, Marcos. Patrimônio Arquitetônico. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br/noticias-iphan1//asset_publisher/QRV5ft

QkjXuV/content/patrimonio-arqueologico-548132/11061? redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2

Fnoticias>. Acesso em: 19/11/2013, com adaptações.

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

PROVA 1- IPHAN- ARQUITETURA OU ENGENHARIA CIVIL

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 3: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

QUESTÃO 5 _______________________

Assinale a alternativa que reproduz, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, uma mensagem compatível com as informações do texto.

(A) Fazem 50 anos que a Lei no 3.924/1961 foi promulgada.

(B) Afim de comemorar os 50 anos da Lei no 3.924/1961, foi organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO) a exposição itinerante Patrimônio

Arqueológico: 50 anos de proteção, 11.000 anos de

ocupação do território goiano. (C) Por fazerem parte do cotidiano da cidade e serem

espaços de grande circulação, feiras e terminais rodoviários receberão a mostra organizada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás.

(D) A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás organizou a exposição itinerante Patrimônio Arqueológico: 50

anos de proteção, 11.000 anos de ocupação do

território goiano, onde seu início ocorrerá na Assembleia Legislativa de Goiás.

(E) Se iniciará a exposição itinerante, à qual deu origem a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO).

QUESTÃO 6 _______________________

Considerando o significado do adjetivo, na expressão “exposição itinerante” (linha 6), é correto afirmar que o seu emprego se justifica

(A) pelo conteúdo expresso no 1o parágrafo. (B) pelas informações contidas no 2o parágrafo. (C) pelo fato de a exposição ser organizada por um órgão

público. (D) pelo conjunto das informações do 3o parágrafo. (E) pelo nome da exposição.

QUESTÃO 7 _______________________

Com base nos recursos de coesão empregados no texto e nas questões sintáticas que o envolvem, assinale a alternativa correta.

(A) No 1o parágrafo, o pronome “sua” (linha 3) foi utilizado para retomar “a Lei no 3.924/1961” (linhas 1 e 2).

(B) No lugar de “esses 50 anos” (linha 4), deveria ter sido empregada a construção estes 50 anos.

(C) No 2o parágrafo, a opção pelo sujeito indeterminado, na oração “e passará por espaços” (linha 10), serviu para retomar “A mostra” (linha 9) e assim impedir que ocorresse repetição desnecessária.

(D) Na passagem “além de cidades do interior do estado” (linhas 12 e 13), a omissão do termo de Goiás, logo após “estado” (linha 13), comprometeu a coesão textual.

(E) No 2o parágrafo, em “para promover a aproximação do público com o tema” (linhas 13 e 14), o conectivo destacado introduz uma oração que apresenta a finalidade da ação descrita na oração anterior.

QUESTÃO 8 _______________________

Assinale a alternativa correta considerando a norma padrão e as questões gramaticais do período “Os visitantes poderão compreender em que período histórico começou o processo de ocupação do estado de Goiás” (linhas de 15 a 17).

(A) Devido à ordem em que estão dispostos os termos e as orações e à função sintática que exercem, não há qualquer possibilidade de emprego da vírgula no período.

(B) O sujeito de “começou” é “período histórico”, o que explica a concordância em número e pessoa entre ambos.

(C) Os vocábulos “período”, “histórico” e “Goiás” pertencem à classe dos substantivos, mas são acentuados por regras diferentes.

(D) O emprego da preposição “em”, diante do pronome relativo, é facultativo.

(E) A construção “em que período histórico” poderia ser substituída por aonde.

Texto 3 para responder as questões 9 e 10.

1

4

7

10

13

15

Por que preservar?

Cada indivíduo é parte de um todo – da sociedade e do ambiente onde vive – e constrói, com os demais, a história dessa sociedade, legando às gerações futuras, por meio dos produtos criados e das intervenções no ambiente, registros capazes de propiciar a compreensão da história humana pelas gerações futuras. A destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento, levando-nos a repetir incessantemente experiências já vividas.

Atualmente, a importância da preservação ganha novo foco, decorrente da necessária consciência de diminuirmos o impacto sobre o ambiente, provocado pela produção de bens. A preservação e o reúso de edifícios e objetos contribuem para a redução de energia e matéria-prima necessárias para a produção de novos.

Disponível em: <http://www.brasiliapatrimoniodahumanidade. df.gov.br/acervo/pdf/patrimonio_historico_mp_sao_paulo.pdf>.

Acesso em: 20/11/2013, com adaptações.

QUESTÃO 9 _______________________

De acordo com as ideias apresentadas no texto, é correto inferir que a

(A) destruição dos bens herdados das gerações passadas é a principal consequência do rompimento da corrente do conhecimento.

(B) preservação dos bens herdados das gerações passadas torna possível às gerações futuras a compreensão da história humana.

(C) repetição incessante de experiências já vividas é o saldo positivo da preservação dos bens herdados das gerações passadas.

(D) necessária consciência de diminuirmos o impacto sobre o ambiente, provocado pela produção de bens, tornou importante atualmente a preservação dos produtos criados.

(E) preservação de edifícios e objetos é a ação que contribui para a redução de energia e de matéria-prima necessárias para a produção de novos.

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

PPROVA 1- IPHAN- ARQUITETURA OU ENGENHARIA CIVIL

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 4: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

QUESTÃO 10 ______________________

A respeito das questões sintáticas referentes ao 1o período do texto, assinale a alternativa correta considerando a norma-padrão da língua portuguesa.

(A) Em “por meio dos produtos criados e das intervenções no ambiente” (linhas 3 e 4), o trecho destacado não poderia ser substituído por através.

(B) O uso da crase é facultativo em “às gerações futuras” (linha 3).

(C) O vocábulo “onde” (linha 2) poderia ser substituído por que.

(D) No lugar de “registros capazes de propiciar” (linha 5), poderia ser utilizada a redação registros que tem a capacidade de propiciar.

(E) Também seria possível a redação registros capazes em propiciar, para se substituir o trecho “registros capazes de propiciar” (linha 5).

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

PPROVA 1- IPHAN- ARQUITETURA OU ENGENHARIA CIVIL

[email protected]

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 5: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

OS

LÍNGUA PORTUGUESAQuestões de 1 a 12

Texto 1 para responder as questões 1 e 2.

Disponível em: < http://www.funpresp.com.br/portal/Acesso em:

QUESTÃO 1 _______________________

A Funpresp (Fundação de Previdência Complementar doServidor Público Federal) tem como objetivoexecutar planos de benefícios de caráter previdenciáriocomplementar para os servidores públicos federais. Combase nessa informação e na relação entre a imverbal do texto, infere-se que o vocábulo “plano” referea uma

(A) proposta de aposentadoria com melhor qualidade devida para o servidor público federal.

(B) necessidade do trabalhador de investir no lazer comoforma de combater o estresse.

(C) proposta de aumento salarial para o servidor públicofederal no exercício da respectiva função.

(D) oferta de pacotes de viagem exclusiva aosaposentados do serviço público federal.

(E) garantia de gratificações na aposentadoria para ostrabalhadores do serviço público federal queobtiverem melhor desempenho nas respectivasfunções.

QUESTÃO 2 _______________________

De acordo com a norma padrão da língua portuguesa,assinale a alternativa correta referente ao períodFunpresp tem o plano para os seus planos”.

(A) O uso do acento circunflexo em “tem” é facultativo.(B) O vocábulo “tem” deveria ser acentuado

obrigatoriamente. (C) Não é possível fazer a divisão silábica do vocábulo

“seus”. (D) Os vocábulos “plano” e “para” possuem número de

sílabas diferente. (E) O vocábulo “tem” poderia ser substituído por

CONHECIMENTOS BÁSI

LÍNGUA PORTUGUESA

http://www.funpresp.com.br/portal/>. Acesso em: 13/12/2013.

_______________________

(Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal) tem como objetivo administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário complementar para os servidores públicos federais. Com

a relação entre a imagem e a parte que o vocábulo “plano” refere-se

proposta de aposentadoria com melhor qualidade de

necessidade do trabalhador de investir no lazer como

de aumento salarial para o servidor público função.

oferta de pacotes de viagem exclusiva aos aposentados do serviço público federal.

de gratificações na aposentadoria para os trabalhadores do serviço público federal que

nas respectivas

_______________________

De acordo com a norma padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa correta referente ao período “A

O uso do acento circunflexo em “tem” é facultativo. O vocábulo “tem” deveria ser acentuado

Não é possível fazer a divisão silábica do vocábulo

“plano” e “para” possuem número de

O vocábulo “tem” poderia ser substituído por possue.

Texto 2 para responder as questões

1

4

7

10

13

16

18

O que é previdência

A previdência complementar é um benefícioopcional, que proporciona ao trabalhador um seguroprevidenciário adicional, conforme sua necessidade evontade. É uma aposentadoria contratada para garantir umarenda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os vdos benefícios são aplicados pela entidade gestora, combase em cálculos atuariais.

Além da aposentadoria, o participante normalmentetem à sua disposição proteção contra riscos de morte,acidentes, doenças, invalidez etc. No Brasiltipos de previdência complementar: a previdência aberta e aprevidência fechada.

Ambas funcionam de maneira simples: durante operíodo em que o cidadão estiver trabalhando,mês uma quantia de acordo com a sua disponibilidade. Osaldo acumulado poderá ser resgatado integralmente ourecebido mensalmente, como uma pensão ou aposentadoriatradicional.

Disponível em: < http://www.previdencia.gov.br/a/previdencia-complementar/o

Acesso em:

QUESTÃO 3 ________________________

Com base nas informações do texto e na relação entre asideias veiculadas por ele, assinale a alternativa correta.

(A) O trabalhador, que é obrigado a contratar o serviçode aposentadoria complementar, recebe um seguroprevidenciário adicional.

(B) O cidadão que adercomplementar garanteaposenta.

(C) O participante do plano de previdência complementardeve solicitar o resgate do saldo acumulado quandoestiver trabalhando.

(D) O cidadão, durante todo o período em que estivertrabalhando, deve resgatar mensalmente certa quantiaaplicada do seguro previdenciário.

(E) Quem não adere à previdência complementar perde odireito à aposentadoria.

QUESTÃO 4 ________________________

A respeito dos elementos utilizados para garantir a coesão dotrecho “A previdência complementar é um benefícioopcional, que proporciona ao trabalhador um seguroprevidenciário adicional, conforme sua necessidade evontade. É uma aposentadoria contratada parenda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário.a 5), é correto afirmar que o(s) vocábulo(s)

(A) “sua” retoma o termo “um seguro previdenciárioadicional”.

(B) “sua” e “seu” referem(C) “para” introduz uma ideia que explica o conteúdo da

oração anterior. (D) “ou” estabelece uma ideia de adversidade entre os

termos “ao trabalhador” e “a seu beneficiário”.(E) “e” relaciona dois termos por meio da ideia de

adição.

as questões de 3 a 5.

revidência complementar

previdência complementar é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com

Além da aposentadoria, o participante normalmente tem à sua disposição proteção contra riscos de morte, acidentes, doenças, invalidez etc. No Brasil, existem dois

pos de previdência complementar: a previdência aberta e a

Ambas funcionam de maneira simples: durante o período em que o cidadão estiver trabalhando, ele paga todo mês uma quantia de acordo com a sua disponibilidade. O

poderá ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente, como uma pensão ou aposentadoria

http://www.previdencia.gov.br/a-previdencia complementar/o-que-previdencia-complementar/>.

Acesso em: 13/12/2013, com adaptações.

________________________

Com base nas informações do texto e na relação entre as ideias veiculadas por ele, assinale a alternativa correta.

O trabalhador, que é obrigado a contratar o serviço de aposentadoria complementar, recebe um seguro previdenciário adicional.

que adere ao plano de previdência complementar garante uma renda extra quando se

O participante do plano de previdência complementar deve solicitar o resgate do saldo acumulado quando

O cidadão, durante todo o período em que estiver trabalhando, deve resgatar mensalmente certa quantia aplicada do seguro previdenciário. Quem não adere à previdência complementar perde o direito à aposentadoria.

________________________

respeito dos elementos utilizados para garantir a coesão do A previdência complementar é um benefício

opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário.” (linhas de 1

, é correto afirmar que o(s) vocábulo(s)

“sua” retoma o termo “um seguro previdenciário

“sua” e “seu” referem-se a termos diferentes. oduz uma ideia que explica o conteúdo da

“ou” estabelece uma ideia de adversidade entre os termos “ao trabalhador” e “a seu beneficiário”. “e” relaciona dois termos por meio da ideia de

PROVA 2- IPHAN- ANAL. TÉC. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 6: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

QUESTÃO 5 _______________________

Considerando o sentido com o qual foi empregado, no trecho “conforme sua necessidade e vontade.” (linhas 3 e 4), o vocábulo destacado poderia ser substituído por

(A) devido a. (B) de acordo com. (C) portanto. (D) em razão de. (E) entretanto.

Texto 3 para responder as questões de 6 a 10.

1

4

7

10

13

16

19

22

Aposentado de 84 anos compõe poema para homenagear o município

Aos 84 anos de idade, José Koch Filho compôs um poema em português e alemão para homenagear Ivoti. As belezas do município, que viu crescer e se desenvolver, serviram de inspiração para o ex-produtor. Quando jovem, era sócio de um curtume e, devido a lapsos de memória, com 35 anos foi desenganado.

Em busca de uma vida melhor e mais saudável, começou a trabalhar na roça, o que preservou a saúde. A memória que um dia foi desenganada é a mesma que hoje guarda os poemas compostos. É na tranquilidade da própria casa que compõe os poemas. Quando possível, sai para passear entre as árvores e flores que cercam a residência. Sem poder realizar muitas atividades pesadas, devido a alguns problemas de saúde, José tenta preencher os dias. Ler e estudar são as tarefas preferidas para passar o tempo.

Além de falar português e alemão e arriscar um pouco de espanhol, o aposentado estuda italiano pela internet. “Ligo o computador, coloco os fones e acesso o tradutor, o que euquero saber ele traduz e assim eu vou aprendendo”, explica o poeta. Os inúmeros livros guardados, resultado das faculdades que filhos e netos cursaram, servem como fonte de conhecimento de outras áreas.

Disponível em: <http://novo.odiario.net/noticias/Aposentado+de+84+anos+compoe+poema+para+homenagear+o+municipio++

--04_12_2013>. Acesso em: 14/12/2013, com adaptações.

QUESTÃO 6 _______________________

Assinale a alternativa que apresenta informação coerente com o texto.

(A) O município de Ivoti foi homenageado, aos 84 anos, por um poema de José Koch Filho.

(B) Após ter sido desenganado, em razão dos lapsos de memória, José Koch Filho tornou-se sócio de um curtume e passou a trabalhar na roça com 35 anos de idade.

(C) Com uma vida melhor e mais saudável, José Koch Filho, aos 35 anos de idade, passou a trabalhar na roça.

(D) Já que não pode realizar muitas atividades pesadas, devido a alguns problemas de saúde, José Koch Filho prefere preencher o seu tempo lendo e estudando.

(E) José Koch Filho aprendeu a falar alemão, espanhol e italiano pela internet.

QUESTÃO 7 ________________________

No trecho “As belezas do município, que viu crescer e se desenvolver” (linhas 2 e 3), o elemento coesivo destacado, além de garantir a sequência do texto,

(A) relaciona a informação “viu crescer e se desenvolver” ao termo “As belezas do município”.

(B) retoma o termo “As belezas do município”. (C) substitui o termo “José Koch Filho”, expresso no

período anterior. (D) evita a repetição desnecessária de “município”. (E) refere-se apenas a “As belezas”.

QUESTÃO 8 ________________________

Com base no significado contextual dos vocábulos destacados no trecho “Além de falar português e alemão e arriscar um pouco de espanhol, o aposentado estuda italiano pela internet.” (linhas 16 e 17), infere-se que o aposentado

(A) não entende nada de espanhol. (B) domina pouco os idiomas português e alemão, e

ainda menos o espanhol. (C) domina menos o espanhol do que o português e o

alemão. (D) fala com fluência o espanhol. (E) domina melhor o italiano do que o espanhol.

QUESTÃO 9 ________________________

Na passagem “‘Ligo o computador, coloco os fones e acesso o tradutor’” (linhas 17 e 18), o pronome Eu, que é facilmenteidentificado pelas formas “Ligo”, “coloco” e “acesso”, foi intencionalmente omitido. Tal recurso exemplifica o uso da figura de linguagem denominada

(A) prosopopeia. (B) hipérbole. (C) eufemismo. (D) polissíndeto. (E) elipse.

QUESTÃO 10 _______________________

Acerca das questões gramaticais que envolvem a acentuação gráfica das palavras utilizadas no texto, é correto afirmar que o(s) vocábulo(s)

(A) “município” (linha 3) e “áreas” (linha 22) acentuam-se pela mesma regra que justifica a acentuação gráfica de “português” (linha 16).

(B) “sócio” (linha 5) e “memória” (linha 5) são acentuados pela mesma razão.

(C) “saudável” (linha 7) e “possível” (linha 11) são acentuados por serem proparoxítonos.

(D) “saúde” (linha 8) é acentuado por ser uma proparoxítona, com sílaba tônica formada por hiato.

(E) “inúmeros” (linha 20) é acentuado pela mesma regra que orienta a acentuação gráfica de inumeráveis.

PROVA 2- IPHAN- ANAL. TÉC. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 7: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

Texto 4 para responder as questões 11 e 12.

1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

Quais os tipos de benefícios e rendas existentes no mercado?

Ao contratar um Plano de Previdência, deve-se pensar que ele tem duas fases: a da capitalização, quando se acumulam recursos, e a do benefício, quando se pode receber aquilo que foi acumulado em forma de renda. Portanto, torna-se importante saber e entender os tipos de renda disponíveis no mercado, pois, no momento da contratação, o administrador do produto oferecerá o que a pessoa pode contratar e que fará parte da proposta original que oficializará o respectivo plano.

É possível, dependendo do administrador, contratar benefícios de renda e de risco. Os principais benefícios de renda são: renda vitalícia; renda temporária; renda vitalícia reversível ao beneficiário; e, renda vitalícia com prazo mínimo garantido.

Há, ainda, benefícios de risco ou benefícios acessórios, que podem ser contratados conforme a necessidade e a preocupação quanto ao futuro. São eles: pecúlio por morte, que consiste em pagamento à vista de valor monetário aos(s) beneficiário(s) determinado(s) no contrato em caso de falecimento do participante; pensão a filhos menores; pensão por prazo certo; renda por invalidez com prazo mínimo garantido; e, pensão a cônjuge ou companheira(o).

Encontram-se hoje, no mercado, produtos que aliam os benefícios de renda e os benefícios de risco. O objetivo é proteger os dependentes de algum acidente que lhes possa ocorrer durante o período em que a pessoa ainda está acumulando reservas.

Disponível em: <http://drprevidencia.terra.com.br/area_pessoaFisica-beneficios.php>. Acesso em: 14/12/2013, com adaptações.

QUESTÃO 11 ______________________

No período “É possível, dependendo do administrador, contratar benefícios de renda e de risco.” (linhas 10 e 11), o termo sublinhado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) apesar de depender do administrador. (B) assim que depender do administrador. (C) embora dependa do administrador. (D) a depender do administrador. (E) caso dependa do administrador.

QUESTÃO 12 ______________________

No trecho “pagamento à vista de valor monetário ao(s) beneficiário(s)” (linhas 18 e 19), o substantivo “pagamento” tem como complemento nominal

(A) “à vista”. (B) “à vista de valor monetário ao(s) beneficiário(s)”. (C) “de valor monetário ao(s) beneficiário(s)”. (D) “de valor monetário”. (E) “ao(s) beneficiário(s)”.

PROVA 2- IPHAN- ANAL. TÉC. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 8: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

LÍNGUA PORTUGUESA Questões de 1 a 12

Texto 1 para responder as questões de 1 a 5.

1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

38

Previdência complementar pode ser definida como o patrimônio que garantirá uma vida digna a partir do momento em que a pessoa deixar de ter renda do trabalho. Não é uma reserva para eventual desemprego. Esse patrimônio deverá proporcionar renda suficiente para a manutenção do padrão de vida da família, complementando a aposentadoria.

Em princípio, todo trabalhador precisa de previdência complementar. Se a pessoa está iniciando a vida profissional com salário inferior a R$ 3.916,20, faz-se necessário não se acomodar, afinal é importante que ela tenha planos de ganhar muito mais que isso. Para quem tem renda de trabalho superior a R$ 3.916,20, a previdência complementar é indispensável.

O trabalhador pode investir em bens e ativos financeiros a longo prazo, a fim de utilizá-los apenas quando se aposentar. Ele também deve pensar no ajuste de valores durante a fase de acumulação, levando em conta a capacidade de poupança, os fundos compulsórios de previdência e a renda mensal desejada, bem como a crescente taxa de expectativa de vida.

A recomendação básica para qualquer investimento é definir um objetivo. Os investimentos com o objetivo de previdência podem incluir bens imóveis (próprio e para renda) e ativos financeiros.

Os investimentos para previdência complementar têm duas fases. A primeira é a de acumulação, em que o trabalhador “engorda” o patrimônio (poupa e investe). A segunda é a de renda, em que os gastos são superiores aos rendimentos e o trabalhador passa a “consumir” o próprio patrimônio mensalmente.

Um aspecto relevante na formação do patrimônio de previdência é a expectativa de vida. Atualmente uma pessoa com 65 anos de idade tem expectativa de viver até os 83 anos, mas essa expectativa está subindo ano a ano.

Logo, investimentos que proporcionem renda vitalícia, como imóveis para renda ou plano de previdência, devem compor o portfólio de previdência.

ARES, Benigno. Previdência complementar – você precisa. Dr. Previdência, Portal Terra, jan. 2012. Disponível em:

<http://drprevidencia.terra.com.br/area_pessoaFisica.php>. Acesso em: 14/12/2013, com adaptações.

QUESTÃO 1 _______________________

Assinale a alternativa correta com relação às estruturas linguísticas do texto.

(A) As palavras “Previdência” (linha 1), ”patrimônio” (linha 2) e “imóveis” (linha 37) são substantivos.

(B) No enunciado “Não é uma reserva para eventual desemprego.” (linha 4), a palavra “uma” é numeral.

(C) No enunciado “Se a pessoa está iniciando a vida profissional com salário inferior a R$ 3.916,20” (linhas 9 a 10), a palavra “se” é uma preposição.

(D) O verbo utilizar (linha 16) é transitivo direto. (E) A palavra “mensalmente” (linha 31) é um adjetivo.

QUESTÃO 2 ________________________

Assinale a alternativa correta quanto à reescritura, sem modificação do sentido original, do trecho “Para quem tem renda de trabalho superior a R$ 3.916,20, a previdência complementar é indispensável.” (linhas de 12 a 14).

(A) Para quem tem renda, a previdência complementar de trabalho superior a R$ 3.916,20 é indispensável.

(B) É indispensável a previdência complementar superior a R$ 3.916,20 para quem tem renda de trabalho.

(C) A previdência complementar é indispensável para quem tem renda de trabalho superior a R$ 3.916,20.

(D) É indispensável, para quem tem renda de trabalho, a previdência complementar superior a R$ 3.916,20.

(E) Para quem tem renda de trabalho superior, a previdência complementar superior a R$ 3.916,20 é indispensável.

QUESTÃO 3 ________________________

É correto afirmar que a locução conjuntiva “a fim de” (linha 16) expressa

(A) proporção. (B) objetivo. (C) consequência. (D) tempo. (E) causa.

QUESTÃO 4 ________________________

Na linha 35 a conjunção adversativa “mas” foi empregada no texto para indicar

(A) corroboração. (B) explicação. (C) contraste. (D) objeção. (E) ironia.

QUESTÃO 5 ________________________

As vírgulas foram utilizadas em “investimentos que proporcionem renda vitalícia, como imóveis para renda ou plano de previdência, devem compor o portfólio de previdência.” (linhas de 36 a 38) para

(A) separar uma oração intercalada. (B) separar um adjunto adverbial. (C) marcar uma elipse do verbo. (D) marcar uma exemplificação. (E) marcar um termo isolado.

PROVA 3- IPHAN- ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 9: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

Texto 2 para responder as questões de 6 a 9.

1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

Da Redação (Brasília) – Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem ou residem nos municípios de Boa Esperança (Espírito Santo) e Lajedinho (Bahia), considerados em estado de calamidade pública, reconhecido pelo governo federal, terão os seus pagamentos antecipados para o primeiro dia útil da folha de pagamento.

A antecipação ocorrerá para todos os segurados que recebem benefícios previdenciários e assistenciais. A antecipação do calendário ocorrerá já a partir do mês de dezembro e irá até quando perdurar a situação de calamidade pública. Além da antecipação, todos os beneficiários que residem nestas regiões, exceto os que recebem benefícios temporários, poderão solicitar o adiantamento de uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que tem direito.

Neste caso, não é necessário ir a uma Agência da Previdência Social (APS), basta formalizar a opção no banco em que recebe o pagamento. Vale destacar que a antecipação de uma renda mensal não será disponibilizada para os segurados que recebem benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

O valor antecipado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do benefício e, dada a natureza da operação, sem qualquer custo ou correção.

Para mais informações, basta ligar para os operadores da Central 135.

Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/noticias/emergencia-inss-antecipa-pagamento-para-segurados-de-

municipios-em-calamidade-publica-3/>.Acesso em: 13/12/2013, com adaptações.

QUESTÃO 6 _______________________

Assinale a alternativa correta com relação aos aspectos gramaticais do texto.

(A) No segundo parágrafo, há nítido respeito às regras de coesão, no qual se percebe a substituição de palavras por expressões equivalentes, evitando-se a repetição de termos.

(B) É correto afirmar que o texto elenca, respectivamente, os municípios dos estados da Bahia e do Espírito Santo, considerados ambos em estado de calamidade pública.

(C) O período iniciado em “Vale destacar” (linha 19) introduz uma ideia ainda não abordada no texto, recurso utilizado pelo autor para ressaltar uma exceção à regra.

(D) A antecipação da data de pagamento dos benefícios pelo INSS não alcançará aqueles que os recebem de modo temporário.

(E) Para a correta produção textual, o autor precisa se preocupar com as regras de coesão, tal como se verifica em “adiantamento” (linha 14), que tem como referência “uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que tem direito “(linhas 14 a 16)

QUESTÃO 7 ________________________

Com base nas ideias do texto, assinale a alternativa correta.

(A) Pode-se inferir que a antecipação do pagamento aos beneficiários do INSS se deu em razão da situação de calamidade pública, vivenciada por parte específica da população de dois estados brasileiros, Espírito Santo e Bahia, decretada pelo governo federal.

(B) O pagamento ocorrerá na primeira quinzena do mês, uma vez que foi antecipado para o primeiro dia útil da folha.

(C) A todos os beneficiários do INSS, residentes nos municípios envolvidos, é devido um adiantamento equivalente a uma renda mensal do respectivo benefício.

(D) Depreende-se do texto que, para receber o benefício, o interessado deverá ligar na Central de Operadores,telefone 135.

(E) O ressarcimento do valor antecipado será feito em 36 parcelas fixas.

QUESTÃO 8 ________________________

Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.

(A) No trecho “considerados em estado de calamidade pública” (linhas 4 e 5) tem como referencial o sujeito da oração principal “Os beneficiários” (linha 1).

(B) O trecho “O valor antecipado” (linha 23), tem como referencial a expressão “uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial” (linhas 14 e 15).

(C) A expressão “Neste caso” (linha 17) tem como referência a ideia contida no primeiro parágrafo, ou seja, a antecipação do recebimento do benefício previdenciário e assistencial.

(D) A palavra “todos” (linha 8) tem como referencial “Os beneficiários” (linha 1) e significa que não há nenhuma restrição.

(E) O trecho “dada a natureza da operação” (linhas 25 e 26) tem como referência a ideia contida em “O valorantecipado deverá ser ressarcido em até 36 (parcelas” (linha 23 e 24).

QUESTÃO 9 ________________________

Em relação ao emprego das palavras, assinale a alternativa correta.

(A) A palavra “Além” (linha 12), tal como foi empregada, significa oposição à expressão “da antecipação” (linha 12).

(B) Em “basta formalizar” (linha 18), tem-se a ideia de burocratização.

(C) As palavras “antecipação” (linha 8) e “adiantamento” (linha 14) foram empregadas com o mesmo sentido e referencial.

(D) A expressão “renda mensal” (linhas 14 e 15) significa o valor percebido a cada mês pelo beneficiário do INSS.

(E) O sentido do texto seria mantido caso a palavra “perdurar” (linha 11) fosse substituída por “findar”.

PROVA 3- IPHAN- ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 10: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

Texto 3 para responder as questões de 10 a 12.

1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

31

33

Observações feitas no fim do ano passado com o telescópio espacial Hubble apontam que um dos 67 satélites de Júpiter expele jatos de vapor d’água frequentemente. O fenômeno foi detectado no polo sul da lua Europa, um objeto pouco menor que a nossa lua e que é coberto de gelo. Estudos anteriores já haviam indicado que o satélite esconde um vasto oceano de água salgada sob seu escudo congelado, mas essa foi a primeira vez que provas apontam que o líquido está em atividade constante com a superfície. Pela abundância de água, Europa é um dos principais destinos considerados para futuras missões tripuladas.

As erupções ocorrem, segundo os cientistas, quando a lua jupteriana se afasta do seu planeta. É no ponto mais distante da órbita que as pressões gravitacionais puxam o objeto de volta e aumentam a temperatura da água subterrânea, que é expelida para a superfície a uma velocidade de 700 metros por segundo. A água sai por rachaduras que são abertas na outra extremidade da órbita, quando a lua está próxima a Júpiter e sofre uma pressão que baixa o nível do oceano subterrâneo. É também esse sistema que mantém a água no estado líquido, mesmo tão longe do sol.

Estima-se que as plumas de água atinjam 200 metros de altura. Os vapores só aparecem em períodos de sete horas por vez. Assim que a lua retoma seu caminho, as erupções cessam. A dinâmica é similar à registrada em Encélado, uma das luas de Saturno. Para o pesquisador James Green, da Divisão de Ciências Planetárias da agência espacial norte-americana (Nasa), a descoberta vai forçar os cientistas a criarem um outro modelo geológico e histórico para a Europa. “Tenho certeza de que os dados vão mudar nossa visão sobre como Europa evoluiu ao longo do tempo”, avalia o especialista.

Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/ app/noticia/ciencia-e-saude/2013/12/13/interna_ciencia_saude,403196/

satelite-de-jupiter-expele-jatos-de-vapor-de-agua-que-chegam-a-200-metros.shtml>. Acesso em: 14/12/2013, com adaptações.

QUESTÃO 10 ______________________

De acordo com as informações do texto, assinale a alternativa correta.

(A) Considerando o fenômeno encontrado e objeto de estudo da lua Europa, relacionado à elevação da temperatura da água, e a consequência disso, o autor utiliza o recurso da substituição de palavras para nomeá-lo, tais como: jatos de vapor d’agua, erupções, plumas de água ou, simplesmente, vapores.

(B) É possível afirmar com precisão a altura atingida pelo vapor d’água, a respectiva reincidência diária e a velocidade com que é expelida.

(C) O fenômeno de precipitação verificado na lua Europa é único e exclusivo, não havendo relatos de acontecimentos similares em luas dos demais planetas.

(D) Embora o estudo tenha detectado informações inéditas, não contribuiu para a evolução científica.

(E) O estado líquido da água encontrada na lua Europa acontece em função da incidência dos raios solares.

QUESTÃO 11 _______________________

Com base nas ideias do texto, assinale a alternativa correta.

(A) Como o continente europeu possui abundância de água, será o principal palco de futuros estudos sobre as luas de Júpiter.

(B) O segundo período do texto indica que a observação do fenômeno estudado ocorreu no continente europeu.

(C) Como as observações são muito recentes, é possível afirmar que ocorreram em 2013.

(D) O telescópio utilizado para as observações do satélite de Júpiter está fixado no continente europeu.

(E) Da leitura do primeiro parágrafo do texto, pode-se inferir que existe mais de um estudo acerca do referido satélite de Júpter.

QUESTÃO 12 _______________________

No que se refere às ideias do texto, assinale a alternativa correta.

(A) O estudo demonstrou que os jatos d’água chegam a 700 metros de altura.

(B) É possível concluir que o fenômeno acontece em razão da influência da gravidade entre o planeta e o respectivo satélite.

(C) Deduz-se que o oceano de Júpiter expele água a 200 metros de altura.

(D) A incidência do sol é responsável por manter as águas da lua de Júpiter no estado líquido.

(E) Segundo os cientistas, as erupções ocorrem no planeta Júpiter sempre que o satélite observado está no ponto mais distante da órbita.

PROVA 3- IPHAN- ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CURTA A MINHA PÁGINA NO FACE:PROFESSOR PEDRO HENRIQUE

[email protected]

Prof. P

edro

Henriq

ue

Page 11: 1º Cadernão de Provas Banca Iades

Prova 1 – IADES – 2013 – IPHAN – ARQUITETURA OU ENGENHARIA CIVIL Prova 2 – IADES – 2013 – IPHAN –ANAL. TÉC. DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prova 3 – IADES – 2013 – IPHAN –ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

PROVA 1

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

B E C E C B E A B A

PROVA 2

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 A C B E B D D C E B D C

PROVA 3

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 X C B C D E A B D A E B Prof

. Ped

ro Hen

rique