2 Lista Exercicio

3
Universidade Regional do Cariri – URCA Pró – Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação da Construção Civil Exercício de Hidráulica Aplicada Professor: Renato de Oliveira Fernandes Aluno:_____________________________________________________ __ 8.1 Um canal de drenagem, em terra com vegetação I0 = 30 cm/Km, foi dimensionado para uma determinada vazão de projeto Q0, tendo-se chegando a uma seção com largura de fundo b = 1,75 m e altura de água Y0 = 1,40 m. a) Qual a vazão do projeto? b) A seção encontrada é de mínimo perímetro molhado? c) Se o projeto deve ser refeito para uma vazão Q1 = 6,0 m³/s e a seção é retangular, em concreto, qual será a altura de água para uma largura de fundo igual ao dobro da anterior? 8.3 Um canal trapezoidal, em reboco de cimento não completamente liso, com inclinação nos taludes 2H:1V,está sendo projetado para projetar uma vazão de 17 m³/s a uma velocidade média de 1,20 m/s. Determine a largura de fundo, a profundidade em regime uniforme, a declividade de fundo e a velocidade de atrito para a seção hidráulica de máxima eficiência.

description

lista de exercicios de hidraulica 2

Transcript of 2 Lista Exercicio

Universidade Regional do Cariri URCA

Pr Reitoria de Ensino de Graduao

Coordenao da Construo Civil

Exerccio de Hidrulica Aplicada

Professor: Renato de Oliveira FernandesAluno:_______________________________________________________8.1 Um canal de drenagem, em terra com vegetao I0 = 30 cm/Km, foi dimensionado para uma determinada vazo de projeto Q0, tendo-se chegando a uma seo com largura de fundo b = 1,75 m e altura de gua Y0 = 1,40 m.a) Qual a vazo do projeto?

b) A seo encontrada de mnimo permetro molhado?

c) Se o projeto deve ser refeito para uma vazo Q1 = 6,0 m/s e a seo retangular, em concreto, qual ser a altura de gua para uma largura de fundo igual ao dobro da anterior?

8.3 Um canal trapezoidal, em reboco de cimento no completamente liso, com inclinao nos taludes 2H:1V,est sendo projetado para projetar uma vazo de 17 m/s a uma velocidade mdia de 1,20 m/s. Determine a largura de fundo, a profundidade em regime uniforme, a declividade de fundo e a velocidade de atrito para a seo hidrulica de mxima eficincia.8.4 Um canal trapezoidal deve transportar, em regime uniforme, uma vazo de 3,25 m/s, com uma declividade de fundo I0 = 0,0005 m/m trabalhando na seo de mnimo permetro molhado. A inclinao dos taludes de 0,5H:1V e o revestimento ser em alvenaria de pedra argamassada em condies regulares. Determine a altura dgua, a largura de fundo e a tenso mdia de cisalhamento no fundo do canal.

8.5 Dimensione um canal para irrigao, em terra, com vegetao rasteira no fundo e nos taludes, para transportar uma vazo de 0,75 m/s , com declividade de fundo I0 =0,0005 m/m, de modo que a velocidade mdia seja no mximo igual a 0,45 m/s. Inclinao dos taludes 3H:1V.8.6 Dimensione um canal trapezoidal, com taludes 2H:1V, declividade de fundo I0 = 0,001 m/m, com taludes e fundo em alvenaria de pedra argamassada, em boas condies, para transportar em regime uniforme uma vazo de 8,0 m/s, sujeita as seguintes condies:a) A mxima altura dgua deve ser de 1,15 m.

b) A mxima velocidade mdia deve ser de 1,30 m/s.

c) A mxima largura na superfcie livre deve ser de 8,0 m.

8.10 Determine a mnima declividade necessria para que um canal trapezoidal,taludes 4H:1V, transporte 6 m/s, com velocidade mdia igual a 0,60 m/s. Coeficiente de rugosidade, n = 0,025.9.8 Qual deve ser a declividade do fundo de um canal trapezoidal com taludes 2H:1V, largura de base b = 3,0 m, para transportar uma vazo de 3,0 m/s com velocidade mdia de 0,60 m/s. Coeficiente de rugosidade do fundo e taludes n = 0,018.

9.13 Determine a largura de fundo de um canal trapezoidal, com inclinao dos taludes 1V:2H, escavando em terra, n = 0,030, para que transportando em regime uniforme uma vazo de 7,6 m/s, a altura dgua seja Y0 = 1,20 m. Declividade de fundo I0 = 0,0005 m/m.