2011_jph-jpn_em_1-2_exerc_qui_1 (1)

12
SuperPro® copyright© 1994-2011 Colibri Informática Ltda. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO - Algumas cadeias carbônicas nas questões de química orgânica foram desenhadas na sua forma simplificada apenas pelas ligações entre seus carbonos. Alguns átomos ficam, assim, subentendidos. - Constantes físicas: 1 bar = 10¦ N.m-£ 1 faraday = 96500 coulombs R = 8,314 J.mol-¢ K-¢ 1. A experiência de Rutherford, que foi, na verdade, realizada por dois de seus orientados, Hans Geiger e Ernest Marsden, serviu para refutar especialmente o modelo atômico a) de Bohr. b) de Thomson. c) planetário. d) quântico. e) de Dalton. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO O experimento clássico de Rutherford levou à descoberta do núcleo atômico e abriu um novo capítulo no estudo da Estrutura da Matéria, ao fazer incidir um feixe de partículas sobre um alvo fixo no laboratório. As partículas desviadas eram observadas com detectores de material cintilante. Experimentos desse tipo são ainda realizados hoje em dia. 2. A experiência de Rutherford mostrou que, ao atravessar uma lâmina delgada de ouro, uma em cada 10¦ partículas alfa é desviada de um ângulo médio superior a 90°. Considerando que a lâmina de ouro possui 10¤ camadas de átomos e elaborando a hipótese de que este desvio se deve à colisão de partículas alfa com um único núcleo atômico, Rutherford foi capaz de estimar a ordem de grandeza do núcleo. Se o raio do átomo é da ordem de 10-© cm, o raio do núcleo, em cm, é da ordem de: a) 10-¢£ b) 10-¢¡ c) 10-ª d) 10-¦ 3. Se ¦¨Fe‚† e ¦¨Co‚‡ são espécies de elementos diferentes que possuem o mesmo número de massa, uma característica que os distingue sempre é o número de: a) elétrons na eletrosfera. b) elétrons no núcleo. c) nêutrons na eletrosfera. d) prótons no núcleo. e) nêutrons no núcleo. 4. Há exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico, a) o átomo ser indivisível. b) a existência de partículas sub-atômicas c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia. d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo. e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera. 5. É dado o íon ‚³Ca¥¡ £®. Quantos elétrons, prótons e nêutrons apresentam respectivamente esse íon: a) 20, 20 e 20; b) 22, 20 e 20; c) 20, 22 e 20; d) 18, 20 e 20; e) 18, 20 e 40. 6. Os átomos X e Y são isótopos e apresentam as seguintes características: Û ø … X ¤Þ ‚Û÷³ Y ¤Þ-£ Os números de massa de x e y são, respectivamente: a) 45 e 43 b) 45 e 41 c) 43 e 43 d) 43 e 41 e) 41 e 40 7. Sejam os átomos A, B, C e D, sendo que: A possui 20 prótons e 19 nêutrons. B possui 19 prótons e 20 nêutrons. C possui 20 prótons e 20 nêutrons. D possui 18 prótons e 20 nêutrons. São isótopos: a) B e C; b) A, B e D; c) A e C d) A e B e) A, B, C.

description

química

Transcript of 2011_jph-jpn_em_1-2_exerc_qui_1 (1)

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO - Algumas cadeias carbnicas nas questes de qumica orgnica foram desenhadas na sua forma simplificada apenas pelas ligaes entre seus carbonos. Alguns tomos ficam, assim, subentendidos. - Constantes fsicas: 1 bar = 10 N.m- 1 faraday = 96500 coulombs R = 8,314 J.mol- K- 1. A experincia de Rutherford, que foi, na verdade, realizada por dois de seus orientados, Hans Geiger e Ernest Marsden, serviu para refutar especialmente o modelo atmico a) de Bohr. b) de Thomson. c) planetrio. d) quntico. e) de Dalton. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO O experimento clssico de Rutherford levou descoberta do ncleo atmico e abriu um novo captulo no estudo da Estrutura da Matria, ao fazer incidir um feixe de partculas sobre um alvo fixo no laboratrio. As partculas desviadas eram observadas com detectores de material cintilante. Experimentos desse tipo so ainda realizados hoje em dia. 2. A experincia de Rutherford mostrou que, ao atravessar uma lmina delgada de ouro, uma em cada 10 partculas alfa desviada de um ngulo mdio superior a 90. Considerando que a lmina de ouro possui 10 camadas de tomos e elaborando a hiptese de que este desvio se deve coliso de partculas alfa com um nico ncleo atmico, Rutherford foi capaz de estimar a ordem de grandeza do ncleo. Se o raio do tomo da ordem de 10- cm, o raio do ncleo, em cm, da ordem de: a) 10- b) 10- c) 10- d) 10- 3. Se Fe e Co so espcies de elementos diferentes que possuem o mesmo nmero de massa, uma caracterstica que os distingue sempre o nmero de: a) eltrons na eletrosfera. b) eltrons no ncleo. c) nutrons na eletrosfera. d) prtons no ncleo. e) nutrons no ncleo.

    4. H exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relao entre a massa e a carga do eltron, o que pode ser considerado como a descoberta do eltron. reconhecida como uma contribuio de Thomson ao modelo atmico, a) o tomo ser indivisvel. b) a existncia de partculas sub-atmicas c) os eltrons ocuparem nveis discretos de energia. d) os eltrons girarem em rbitas circulares ao redor do ncleo. e) o tomo possuir um ncleo com carga positiva e uma eletrosfera. 5. dado o on Ca . Quantos eltrons, prtons e nutrons apresentam respectivamente esse on: a) 20, 20 e 20; b) 22, 20 e 20; c) 20, 22 e 20; d) 18, 20 e 20; e) 18, 20 e 40. 6. Os tomos X e Y so istopos e apresentam as seguintes caractersticas: X Y - Os nmeros de massa de x e y so, respectivamente: a) 45 e 43 b) 45 e 41 c) 43 e 43 d) 43 e 41 e) 41 e 40 7. Sejam os tomos A, B, C e D, sendo que: A possui 20 prtons e 19 nutrons. B possui 19 prtons e 20 nutrons. C possui 20 prtons e 20 nutrons. D possui 18 prtons e 20 nutrons. So istopos: a) B e C; b) A, B e D; c) A e C d) A e B e) A, B, C.

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    8. A tabela adiante apresenta o nmero de prtons e nutrons dos tomos A, B, C e D

    Os tomos istopo e isbaro de A so, respectivamente: a) D e B b) C e D c) B e C d) C e B e) B e D 9. So dadas as seguintes informaes relativas aos tomos X, Y e Z: I. X isbaro de Y e o istono de Z. II. Y tem nmero atmico 56, nmero de massa 137 e istopo de Z. III. O nmero de massa de Z 138. O nmero atmico de X : a) 53 b) 54 c) 55 d) 56 e) 57

    10. A soma total de todas as partculas, prtons, eltrons e nutrons, pertencentes s espcies a seguir, :

    a) 162 b) 161 c) 160 d) 158 e) 157 11. So dadas as seguintes informaes relativas aos tomos hipotticos X, Y e W: - o tomo Y tem nmero atmico 46, nmero de massa 127 e istono de W; - o tomo X istopo de W e possui nmero de massa igual a 130; - o nmero de massa de W 128. Com essas informaes correto concluir que o nmero atmico de X igual a a) 47. b) 49. c) 81. d) 83.

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    12. O jornal "Folha de So Paulo" publicou, em 19/06/94, uma matria sobre as empresas norte-americanas que estavam falsificando suco de laranja. O produto, vendido como puro, estava diludo com gua. A fraude foi descoberta atravs de medidas de teores de istopos de oxignio (O e O). O istopo mais pesado fica um pouco mais concentrado na gua presente nas plantas em crescimento do que na gua proveniente de fontes no biolgicas. Considerando os dois istopos, O e O, INCORRETO afirmar que a) ambos possuem o mesmo nmero atmico. b) ambos possuem a mesma distribuio eletrnica. c) o nmero de eltrons , respectivamente, igual a 16 e 18. d) a soma de prtons e nutrons , respectivamente, igual a 16 e 18. 13. O modelo de Rutherford, proposto em 1911, contribuiu para o conhecimento do modelo atmico atual. Considerando as propostas de Rutherford, INCORRETO afirmar que a) o tomo constitudo de ncleo e eletrosfera. b) a carga negativa do tomo est confinada no ncleo. c) o ncleo contm quase a totalidade da massa do tomo. d) os eltrons se situam na eletrosfera em regio de baixa densidade. 14. Em fogos de artifcio, observam-se as coloraes, quando se adicionam sais de diferentes metais s misturas explosivas. As cores produzidas resultam de transies eletrnicas. Ao mudar de camada, em torno do ncleo atmico, os eltrons emitem energia nos comprimentos de ondas que caracterizam as diversas cores. Esse fenmeno pode ser explicado pelo modelo atmico proposto por a) Niels Bohr. b) Jonh Dalton. c) J.J. Thomson. d) Ernest Rutherford.

    15. O quadro a seguir apresenta a constituio de algumas espcies da tabela peridica.

    Com base nesses dados, afirma-se: I - O tomo D est carregado positivamente. II - O tomo C est carregado negativamente. III - Os tomos B e C so eletricamente neutros. IV - Os tomos A e B so de um mesmo elemento qumico. So corretas apenas as afirmativas a) I e III. b) II e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. 16. A tabela seguinte apresenta a composio atmica das espcies genricas I, II, III e IV.

    Com base nesses dados, correto afirmar que a) III e IV so espcies neutras. b) II e III possuem 19 partculas nucleares. c) I e IV possuem nmero atmico igual a 18. d) I e II pertencem ao mesmo elemento qumico.

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    17. INCORRETO afirmar que o nion monovalente F - apresenta: a) nmero de massa igual a dezenove. b) dez nutrons. c) dez partculas com carga negativa na eletrosfera. d) nove prtons. e) um nmero de eltrons menor que o ction trivalente A . 18. ons isoeletrnicos so ons que possuem o mesmo nmero de eltrons. Assinale a opo em que as trs espcies atendem a essa condio: a) Li, Na e K. b) Be, Mg e Ca. c) Li, Sr e A. d) O-, Na e A. e) C-, Br- e I-. 19. Na produo de fogos de artifcio, diferentes metais so misturados plvora para que os fogos, quando detonados, produzam cores variadas. Por exemplo, o sdio, o estrncio e o cobre produzem, respectivamente, as cores amarela, vermelha e azul. Se a localizao dos eltrons num determinado nvel depende da sua quantidade de energia, INCORRETO afirmar que: a) quando a plvora explode, a energia produzida excita os eltrons dos tomos desses metais, fazendo-os passar de nveis de menor energia para nveis de maior energia. b) os nveis de menor energia so aqueles mais prximos do ncleo, e os nveis de maior energia so aqueles mais distantes do ncleo. c) quando o eltron retorna para o estado fundamental, ele cede energia anteriormente recebida sob a forma de luz. d) a luminosidade colorida nos fogos de artifcio no depende do salto de eltrons de um nvel para outro. e) no laboratrio, o estrncio poderia ser identificado pela colorao vermelha quando este recebe o calor de uma chama. 20. A gua pesada, utilizada em certos tipos de reatores nucleares, composta por dois tomos de deutrio (nmero de massa 2) e pelo istopo 16 de oxignio. O nmero total de nutrons na molcula da gua pesada a) 10 b) 12 c) 16 d) 18 e) 20

    21. Examine as propores a seguir. I. O on (Mg) e o tomo Ne so istopos porque tm igual nmero de eltrons. II. Os isbaros Ar e K tm propriedades qumicas diferentes. III. C e Ca so tomos istonos; tm igual nmero de massa. possvel afirmar que SOMENTE a) I correta. b) II correta. c) III correta. d) I e II so corretas. e) II e III so corretas. 22. "As diferentes cores produzidas por distintos elementos so resultado de transies eletrnicas. Ao mudar de camadas, em torno do ncleo atmico, os eltrons emitem energia nos diferentes comprimentos de ondas, as cores." ("O Estado de So Paulo", Caderno de Cincias e Tecnologia, 26/12/92) O texto anterior est baseado no modelo atmico proposto por: a) Niels Bohr b) Rutherford c) Heisenberg d) John Dalton e) J. J. Thomson 23. Os interruptores brilham no escuro graas a uma substncia chamada sulfeto de zinco (ZnS), que tem a propriedade de emitir um brilho amarelo esverdeado depois de exposta luz. O sulfeto de zinco um composto fosforescente. Ao absorverem partculas luminosas, os eltrons so estimulados e afastados para longe do ncleo. Quando voc desliga o interruptor, o estmulo acaba e os eltrons retornam, aos poucos, para seus lugares de origem, liberando o seu excesso de energia na forma de ftons. Da a luminescncia. (Texto adaptado do artigo de aplicaes da fluorescncia e fosforescncia, de Daniela Freitas) A partir das informaes do texto, pode-se concluir que o melhor modelo atmico que representa o funcionamento dos interruptores no escuro o de: a) Rutherford b) Bohr c) Thomson d) Heisenberg

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    24. Considere as representaes genricas das espcies X , Y , R- e Z.

    CORRETO afirmar que as espcies que apresentam o mesmo nmero de nutrons so: a) X e Z b) X e Y c) Y e R- d) Y e Z 25. O on y- tem 38 eltrons e 45 nutrons. O tomo neutro Y apresenta nmero atmico e nmero de massa, respectivamente: a) 35 e 80 b) 38 e 83 c) 41 e 86 d) 45 e 80

    26. Observe atentamente a representao a seguir sobre um experimento clssico realizado por Rutherford.

    Rutherford concluiu que: a) o ncleo de um tomo positivamente carregado. b) os tomos de ouro so muito volumosos. c) os eltrons em um tomo esto dentro do ncleo. d) a maior parte do volume total um tomo constitudo de um espao vazio. 27. Assinale a afirmativa que descreve ADEQUADAMENTE a teoria atmica de Dalton. Toda matria constituda de tomos: a) os quais so formados por partculas positivas e negativas. b) os quais so formados por um ncleo positivo e por eltrons que gravitam livremente em torno desse ncleo. c) os quais so formados por um ncleo positivo e por eltrons que gravitam em diferentes camadas eletrnicas. d) e todos os tomos de um mesmo elemento so idnticos. 28. Analise as frases abaixo e assinale a alternativa que contm uma afirmao incorreta. a) Os nucldeos C e C so istopos. b) Os isbaros so nucldeos com mesmo nmero de massa. c) O nmero de massa de um nucldeo a soma do nmero de eltrons com o nmero de nutrons. d) A massa atmica de um elemento qumico dada pela mdia ponderada dos nmeros de massa de seus istopos. e) Os istonos so nucldeos que possuem o mesmo nmero de nutrons.

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    29. O tomo, na viso de Thomson, constitudo de a) nveis e subnveis de energia. b) cargas positivas e negativas. c) ncleo e eletrosfera. d) grandes espaos vazios. e) orbitais. 30. Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lminas de ouro, para estudo de desvios de partculas alfa. Rutherford pde observar que a maioria das partculas alfa atravessava a fina lmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetria e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford ento idealizou um outro modelo atmico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relao ao modelo de Rutherford, afirma-se que I. o tomo constitudo por duas regies distintas: o ncleo e a eletrosfera. II. o ncleo atmico extremamente pequeno em relao ao tamanho do tomo. III. os eltrons esto situados na superfcie de uma esfera de carga positiva. IV. os eltrons movimentam-se ao redor do ncleo em trajetrias circulares, denominados nveis, com valores determinados de energia. As afirmativas corretas so, apenas, a) I e II b) I e III c) II e IV d) III e IV e) I, II e III 31. Dissolva NaC em gua. Em seguida, mergulhe um pedao de madeira na soluo, retire-o e deixe secar. Ao queim-lo, aparece uma chama amarela. Este fenmeno ocorre porque: a) o calor transfere energia aos eltrons desta substncia, fazendo com que eles se desloquem para nveis energticos mais altos, emitindo luz b) o calor transfere energia aos eltrons desta substncia, fazendo com que eles se desloquem para nveis energticos mais baixos, emitindo luz c) o calor transfere energia aos eltrons desta substncia fazendo com que eles se desloquem para nveis energticos mais altos. Quando estes eltrons "excitados" voltam a nveis energticos inferiores, eles devolvem a energia absorvida sob forma de luz d) os eltrons para no se deslocarem do seu nvel energtico, ao receberem calor, emitem luz

    32. Cada elemento qumico apresenta um espectro caracterstico, e no h dois espectros iguais. O espectro o retrato interno do tomo e assim usado para identific-lo, conforme ilustrao dos espectros dos tomos dos elementos hidrognio, hlio e mercrio.

    Bohr utilizou o espectro de linhas para representar seu modelo atmico, assentado em postulados, cujo verdadeiro : a) ao mudar de rbita ou nvel, o eltron emite ou absorve energia superior a diferena de energia entre as rbitas ou nveis onde ocorreu esta mudana b) todo tomo possui um certo nmero de rbitas, com energia constante, chamadas estados estacionrios, nos quais o eltron pode movimentar-se sem perder nem ganhar energia c) os eltrons descrevem, ao redor do ncleo, rbitas elpticas com energia variada d) o tomo uma esfera positiva que, para tornar-se neutra, apresenta eltrons (partculas negativas) incrustados em sua superfcie 33. Quantos prtons h na espcie qumica Ni a) 2 b) 28 c) 30 d) 32 e) 60

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    34. "O tomo contm um ncleo positivo, muito pequeno e denso, com todos os prtons, que concentra praticamente toda a massa. Os eltrons devem estar distribudos em algum lugar do volume restante do tomo". Esta afirmao devida a a) Rutherford. b) Millikan. c) Thomson. d) Bohr. e) Faraday. 35. Em 1911, o cientista Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma finssima lmina de ouro com partculas , emitidas por um elemento radioativo, e observou que: - a grande maioria das partculas atravessava a lmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo desvios muito pequenos; - uma em cada dez mil partculas era desviada para um ngulo maior do que 90. Com base nas observaes acima, Rutherford pde chegar seguinte concluso quanto estrutura do tomo: a) o tomo macio e eletricamente neutro b) a carga eltrica do eltron negativa e puntiforme c) o ouro radioativo e um bom condutor de corrente eltrica d) o ncleo do tomo pequeno e contm a maior parte da massa

    36. A figura a seguir foi proposta por um ilustrador para representar um tomo de ltio (Li) no estado fundamental, segundo o modelo de Rutherford-Bohr.

    Constatamos que a figura est incorreta em relao ao nmero de: a) nutrons no ncleo b) partculas no ncleo c) eltrons por camada d) partculas na eletrosfera

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    37. A tabela seguinte fornece o nmero de prtons e o nmero de nutrons existentes no ncleo de vrios tomos.

    Considerando os dados desta tabela, o tomo istopo de a e o tomo que tem o mesmo nmero de massa do tomo a so, respectivamente: a) d e b b) c e d c) b e c d) b e d e) c e b 38. Na tabela a seguir, qual a alternativa que melhor preenche as lacunas nas colunas de I a IV, RESPECTIVAMENTE?

    a) 20, I, S, 17. b) 18, I, S, 18. c) 20, I-, O-, 17. d) 22, I, O, 18. e) 18, I-, S-, 18.

    39. As alternativas referem-se ao nmero de partculas constituintes de espcies atmicas. A afirmativa FALSA a) dois tomos neutros com o mesmo nmero atmico tm o mesmo nmero de eltrons. b) um nion com 52 eltrons e nmero de massa 116 tem 64 nutrons. c) um tomo neutro com 31 eltrons tem nmero atmico igual a 31. d) um tomo neutro, ao perder trs eltrons, mantm inalterado seu nmero atmico. e) um ction com carga 3+, 47 eltrons e 62 nutrons tem nmero de massa igual a 112. 40. Ao resumir as caractersticas de cada um dos sucessivos modelos do tomo de hidrognio, um estudante elaborou o seguinte resumo: MODELO ATMICO: Dalton CARACTERSTICAS: tomos macios e indivisveis. MODELO ATMICO: Thomson CARACTERSTICAS: eltron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva est distribuda, homogeneamente, por toda a esfera. MODELO ATMICO: Rutherford CARACTERSTICAS: eltron, de carga negativa, em rbita em torno de um ncleo central, de carga positiva. No h restrio quanto aos valores dos raios das rbitas e das energias do eltron. MODELO ATMICO: Bohr CARACTERSTICAS: eltron, de carga negativa, em rbita em torno de um ncleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das rbitas e das energias do eltron so possveis. O nmero de ERROS cometidos pelo estudante : a) 0 b) 1 c) 2 d) 3

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    41. Ao longo da histria da cincia, diversos modelos atmicos foram propostos at chegarmos ao modelo atual. Com relao ao modelo atmico de Rutherford, podemos afirmar que: ( ) foi baseado em experimentos com eletrlise de solues de sais de ouro. ( ) um modelo nuclear que mostra o fato de a matria ter sua massa concentrada em um pequeno ncleo. ( ) um modelo que apresenta a matria como sendo constituda por eltrons (partculas de carga negativa) em contato direto com prtons (partculas de carga positiva). ( ) no d qualquer informao sobre a existncia de nutrons. ( ) foi deduzido a partir de experimentos de bombardeio de finas lminas de um metal por partculas . 42. Luz fornecida por uma lmpada de vapor de sdio utilizada em iluminao pblica resultado de: a) transio de eltrons de um dado nvel de energia para um outro de maior energia. b) remoo de eltrons de um tomo para formar ctions. c) transio de eltrons de um nvel de energia mais alto para um mais baixo. d) adio de eltrons e tomos para formao de nions. e) combinao de tomos para formar molculas. 43. O sulfeto de zinco-ZnS tem a propriedade denominada de fosforescncia, capaz de emitir um brilho amarelo-esverdeado depois de exposto luz. Analise as afirmativas a seguir, todas relativas ao ZnS, e marque a opo correta: a) salto de ncleos provoca fosforescncia. b) salto de nutrons provoca fosforescncia. c) salto de eltrons provoca fosforescncia. d) eltrons que absorvem ftons aproximam-se do ncleo. e) ao apagar a luz, os eltrons adquirem maior contedo energtico. 44. Em fogos de artifcio, as diferentes coloraes so obtidas quando se adicionam sais de diferentes metais s misturas explosivas. Assim, para que se obtenha a cor azul utilizado o cobre, enquanto que para a cor vermelha utiliza-se o estrncio. A emisso de luz com cor caracterstica para cada elemento deve-se a) aos eltrons destes ons metlicos, que absorvem energia e saltam para nveis mais externos e, ao retornarem para os nveis internos, emitem radiaes com colorao caracterstica. b) s propriedades radioativas destes tomos metlicos. c) aos tomos desses metais que so capazes de decompor a luz natural em um espectro contnuo de luz visvel. d) baixa eletronegatividade dos tomos metlicos. e) aos elevados valores de energia de ionizao dos tomos metlicos.

    45. Em 1987, ocorreu, em Goinia - GO, um grave acidente por contaminao com material radioativo, quando a blindagem de uma fonte de csio-137 foi destruda. Sobre o tomo de Cs correto afirmar que apresenta a) nmero de prtons igual ao de um tomo de Ba. b) nmero de nutrons igual ao de um tomo de Ba. c) nmero atmico igual ao de um tomo de Xe d) distribuio eletrnica igual a de um tomo de I. e) nmero de nutrons igual ao de um tomo de Cs. 46. Uma moda atual entre as crianas colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituio a substncia sulfeto de zinco. O fenmeno ocorre porque alguns eltrons que compem os tomos dessa substncia absorvem energia luminosa e saltam para nveis de energia mais externos. No escuro, esses eltrons retomam aos seus nveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa caracterstica pode ser explicada considerando o modelo atmico proposto por a) Dalton. b) Thomson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Bohr. 47. O tomo a menor partcula que identifica um elemento qumico. Este possui duas partes a saber: uma delas o ncleo constitudo por prtons e nutrons e a outra a regio externa - a eletrosfera - por onde circulam os eltrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das caractersticas das partculas constituintes do tomo. Em relao a essas caractersticas, assinale a alternativa correta. a) Prtons e eltrons possuem massas iguais a cargas eltricas de sinais opostos. b) Entre as partculas atmicas, os eltrons tm maior massa e ocupam maior volume no tomo. c) Entre as partculas atmicas, os prtons e nutrons tm maior massa e ocupam maior volume no tomo. d) Entre as partculas atmicas, os prtons e nutrons tm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relao ao volume total do tomo.

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    48. Considere as seguintes afirmaes sobre tomos e molculas. I. No modelo proposto por Rutherford, o tomo tem praticamente toda sua massa concentrada num ncleo pequeno e os eltrons esto a uma grande distncia do ncleo. II. No modelo proposto por Bohr para o tomo de hidrognio, os eltrons se movem em rbitas circulares, cujas energias podem assumir quaisquer valores. III. Molcula a menor poro de uma substncia covalente que mantm sua composio. Est(o) correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas I e III. 49. Dados os tomos: X; Y; Z ; W, T, so istopos: a) X e Z; Y e T. b) X e Z; Y e W. c) X e Z; X e Y. d) Y e T; Z e W. e) X e Y; Z e W. 50. Dentre as alternativas a seguir, indicar a que contm a afirmao correta. a) Dois tomos que possuem o mesmo nmero de nutrons pertencem ao mesmo elemento qumico. b) Dois tomos com o mesmo nmero de eltrons em suas camadas de valncia pertencem ao mesmo elemento qumico. c) Dois tomos que possuem o mesmo nmero de prtons pertencem ao mesmo elemento qumico. d) Dois tomos com iguais nmeros de massa so istopos. e) Dois tomos com iguais nmeros de massa so altropos.

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    GABARITO 1. [B] 2. [A] 3. [D] 4. [B] 5. [D] 6. [A] 7. [C] 8. [D] 9. [C] 10. [E] 11. [A] 12. [C] 13. [B] 14. [A] 15. [C] 16. [B] 17. [E] 18. [D] 19. [D] 20. [A] 21. [B] 22. [A] 23. [B] 24. [D] 25. [A] 26. [A] 27. [D]

    28. [C] 29. [B] 30. [A] 31. [C] 32. [B] 33. [B] 34. [A] 35. [D] 36. [C] 37. [A] 38. [B] 39. [B] 40. [A] 41. F V F V V 42. [C] 43. [C] 44. [A] 45. [B] 46. [E] 47. [D] 48. [E] 49. [A] 50. [C]

  • SuperPro copyright 1994-2011 Colibri Informtica Ltda.

    RESUMO Nmero das questes: documento banco fixo 1 8202 71505 2 6036 49745 3 9223 88119 4 2655 24461 5 1470 12325 6 1582 14032 7 1667 15135 8 1810 16403 9 1903 16496 10 8327 72534 11 8096 70263 12 8143 70758 13 8181 71306 14 8724 76387 15 8720 76383 16 9066 79232 17 1128 9180 18 8600 74980 19 9372 88268 20 1312 10554 21 3253 28625 22 3771 30669 23 8589 74822 24 8592 74825 25 8578 74811 26 8249 71771 27 8234 71751 28 8496 74040 29 6207 49974 30 8416 73084 31 2284 20566 32 3961 31975 33 782 8342 34 3348 28720 35 4899 41286 36 6549 54000 37 3679 30192 38 8618 75313 39 875 8436 40 2699 24505 41 6572 54023 42 5444 49153 43 6260 50080 44 2564 24370 45 3222 28594 46 5795 49504 47 6909 57949 48 2288 20570 49 206 2134 50 426 3211