203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

24

description

O jornal de formação e informação do Povo de Deus

Transcript of 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

Page 1: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015
Page 2: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

Diretor Espiritual: Pe. PatrikyJornalista Responsável:Elizabete Lacerda Pedrosa– SRP / MG 3356Digitação: Taty

Publicidade: Roberto Junior: 9823-5523Diagramação: Jair ResendeE-mail: [email protected]ão: Elizabete, Simone, ZarinhaPároco: Pe. Patriky Samuel BatistaAgradecemos a todos os nossoscolaboradores, que são voluntários.

Nr. de Exemplares: 2.500Previsão para próxima Edição: 21 e 22/11

EXPEDIENTE

O Terço dos HomensOUTUBRO

A Igreja, em seu calendário decatequese, todos os anos nos apresentaoportunidade de estudo, de aprimoramentodos preceitos básicos que alimentam nossafé. Assim, o mês de setembro foi dedicadoao estudo da bíblia. E agora, o mês deoutubro nos é apresentado também comuma agenda rica em atividades espirituais.

Neste mês, celebramos as festas deSanta Teresinha do Menino Jesus, de SãoFrancisco de Assis e de Nossa Senhora doRosário. E ainda é de se registrar que, nocalendário da Igreja, outubro é um mêsdedicado às missões.

Considerando que Nossa Senhora é a grande missionária daIgreja, principalmente através do incentivo à reza do Terço,podemos imaginar que outubro seja também o mês do Rosário.

Nossa Senhora, que vive ainda no plano de salvação que Deuscriou para a humanidade, tem se servido do Terço e, com muitainsistência, no exercício de sua missão salvadora.

A reza do Terço surgiu por inspiração de Nossa Senhora,durante o século XII, nos mosteiros espalhados por toda a Europa.Neles, os monges rezavam o saltério todos os dias. O saltérioera a reza dos 150 salmos da bíblia. Eram rezados em latim, alíngua oficial da Igreja. Nem todos os monges falavam ouentendiam o que se lia em latim. Para sanar essa dificuldade,tais monges foram levados a substituir os salmos por outrasorações. A primeira oração a substituir os salmos foi o Pai Nosso,que era do conhecimento de todos desde o princípio docristianismo. Depois, os 150 salmos foram substituídos por 150Ave Marias, conservando o Pai Nosso como rezamos hoje.

Coube a São Domingos de Gusmão a propagação esolidificação da reza do Rosário e, consequentemente, apropagação da devoção a Nossa Senhora do Rosário. Ele estavaempenhado na conversão de alguns povos do norte da Europa,mas não obtinha êxito. Pediu a Nossa Senhora que lhe indicasseum meio para atingir seu objetivo. Nossa Senhora apareceu-lhee sugeriu que rezasse o Rosário. E completou: “Se queres ganharesses corações endurecidos, reza meu saltério”. E com isso, coma reza do Rosário, São Domingos conseguiu a conversão doshereges.

Posteriormente, o Rosário foi dividido em três Terços com 50Ave Marias cada um. Em Fátima, Nossa Senhora disse: “Eu soua Senhora do rosário (...) Quero que rezem o Terço todos osdias”.

E é atendendo a esse pedido de Nossa Senhora de Fátimaque nós, os homens em oração, os homens do Terço dos Homensda Paróquia São Carlos Borromeu, nos reunimos toda segunda-feira para rezar.

Todas 2ª Feiras às 20:00 h.(ABR)

Sacramento do Matrimônio"O amor de Jesus, que abençoou e consagrou a união dos esposos, é capaz de manter o seu amor e de

o renovar quando humanamente se perde, rompe, esgota. O amor de Cristo pode restituir aos esposos aalegria de caminharem juntos. Pois o matrimônio é isto mesmo: o caminho conjunto de um homem e de umamulher, no qual o homem tem o dever de ajudar a esposa a ser mais mulher, e a mulher tem o dever deajudar o marido a ser mais homem. Este é o dever que tendes entre vós: «Amo-te e por isso faço-te maismulher» - «Amo-te e por isso faço-te mais homem». É a reciprocidade das diferenças. Não é um caminhosuave, sem conflitos, não! Não seria humano. É uma viagem laboriosa, por vezes difícil, chegando mesmo aser conflituosa, mas isto é a vida! E, no meio desta teologia que a Palavra de Deus nos oferece sobre o povoem caminho, mas também sobre as famílias em caminho, sobre os esposos em caminho, um pequenoconselho. É normal que os esposos litiguem: é normal! Acontece sempre. Mas dou-vos um conselho: nuncadeixeis terminar o dia sem fazer a paz. Nunca. É suficiente um pequeno gesto. E assim continua-se acaminhar. O matrimônio é símbolo da vida, da vida real, não é uma «ficção»! É sacramento do amor de Cristoe da Igreja, um amor que tem na Cruz a sua confirmação e garantia." Papa Francisco

Felicidades aos noivos que receberão o Sacramento do Matrimônio em outubro, na Igreja Matriz SãoCarlos Borromeu:

10/10 Bruno e Tássia / Diego e Isabela16/10 Lúcio e Caroline17/10 Lucas e Talita23/10 Caio e Regiane24/10 Antônio Carlos e Antônia / Diego e Ana30/10 Marcus e Edilene31/10 João Guilherme e Joana07/11 Fernando e Luana

Secretaria Paroquial

Nossa Senhora AparecidaAlém da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja

alguns abaixo:

A libertação do escravo ZacariasO escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e

acabou sendo capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturadopor um famoso capitão do mato. Ao ser levado de volta, preso porcorrentes nos pulsos e nos pés, passaram perto da capela da Santa.Ele, então, pediu permissão para rezar diante da imagem. Rezoucom tanta devoção que as correntes milagrosamente se romperam,deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por libertá-lo.

O cavaleiro e a marca de ferraduraNo museu do Santuário de Aparecida, está exposta uma pedra com impressionantes marcas de

ferraduras. Elas são do cavalo de um fazendeiro da região que, zombando da fé dos romeiros quevisitavam a Padroeira, planejou perturbar aquela devoção de maneira estrondosa.

Assim, certo dia, ao passar a cavalo perto da basílica velha, viu suas portas abertas e, sem maispensar, esporeou seu animal, incitando-o a galgar a escadaria que dava acesso ao interior do templo.Mas, ao colocar as patas nos primeiros degraus, o cavalo estancou e ficou preso, sem conseguir semexer. No ímpeto da freada, o cavaleiro foi ao chão, mais confuso e machucado no seu orgulho do queno corpo caído ao solo.

Ferido na sua soberba e impiedade, e vendo que o animal não conseguia se mexer, o cavaleiro searrependeu. Entrou na igreja, ajoelhou-se aos pés da Mãe Aparecida e lhe pediu perdão por sua faltade fé. Na mesma hora, ouviu o cavalo relinchar, liberto dos degraus da escadaria. A surpresa de todosque presenciaram o fato foram ainda maiores quando notaram que as marcas das ferraduras ficarampara sempre impressas na pedra, testemunhando aquele milagre da Padroeira.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.Dona Zé

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 02

Medicina NaturalFEDEGOSO:

É uma planta muito conhecida e muito útil.Uso Medicinal:As folhas são purgativas, e a casca da raiz é

fortemente diurética. É uma planta úti l paracombater as moléstias do fígado e age comoantelmíntico.

COMO USAR:Problemas no Fígado e Hidropisia:Fazer o chá por decocção usando 10 gramas de

casca da raiz para um litro de água (tomar aos goles).Como Purgantes (Purgativa):Usar 10 gramas de folhas para uma xícara de

água fervendo.Diurética:Usar 04 gramas da casca da raiz em uma xícara de água fervendo.Erisipela:A pessoa quando sentir os sintomas da invasão da moléstia, deve

tomar uma gota de fedegoso em uma colher de água, repetindoessa dose de meia em meia hora, até o desaparecimento do mal.Quando, com o emprego do fedegoso, não conseguir acabar como ataque de erisipela, ao menos conseguir-se-á que este seja maisbrando.

Impigens e inflamações:Aplicar as folhas em forma de cataplasma.ATENÇÃO: Essa planta não deve ser usada por mulheres grávidas.Fonte: As plantas curam

Otaviana de Moraes Ferreira

Significado dos gestos eposições durante a Missa

. Assentado: É uma posição cômoda, uma atitude de ficar à vontade para ouvir e meditar sempressa.

. De pé: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito. Indica a prontidão e disposiçãopara obedecer (posição de orante).

. De joelhos: Posição de adoração a Deus diante do Santíssimo Sacramento e durante aconsagração do pão e do vinho.

. Genuflexão: É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos naIgreja e quando dela saímos, se ali existir o Sacrário.

. Inclinação: Inclinar-se diante do Santíssimo Sacramento é sinal de adoração.

. Mãos levantadas: É atitude dos orantes. Significa a entrega a Deus.

. Mãos juntas: Significa recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entregada vida.

. Silêncio: O s ilêncio ajuda oaprofundamento nos mistérios da fé. Fazersilêncio também é necessário para interiorizar emeditar. Sem ele a Missa seria como chuva fortee rápida que não penetra na terra.

FIQUE POR DENTRO DAS COISASDA SUA IGREJA!

Catequese

Page 3: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 03

Page 4: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

Dizimistas aniversariantes do mês de OUTUBRODÍZIMO

O dízimo na vida do cristão é fruto de um processo deconversão, uma caminhada espiritual que tem vários passos.

1º passo: o encontro com Jesus Cristo vivo, experiência pessoalde Jesus, conhecendo-o, amando-o e permanecendo com Ele.

2º passo: colocar-se no seguimento de Jesus Cristo, tornando-se seu discípulo.

3º passo: necessidade de propagar, tornar conhecida a pessoade Jesus Cristo e o seu projeto de amor; tornar-se missionário.

4º passo: colocar a serviço de Jesus e do seu projeto, nossapessoa, nossa inteligência, nossas energias, nossos talentos, umpouco do nosso tempo e parte dos nossos bens, conforme apossibilidade de cada um.

Se Jesus Cristo se tornar o centro da nossa vida, nossentiremos na obrigação de colaborar com Ele e com a sua Igrejana realização da missão evangelizadora para construir o Reino deDeus. Por isso, o Dízimo que consagramos ao Senhor é o pontoculminante deste processo de amadurecimento da nossa fé. Nãoo ponto de partida, mas o ponto de chegada da nossa caminhadacristã.

O dízimo é o termômetro que mede o grau de nossa adesão aoprojeto do amor salvífico de Deus, e Jesus Cristo é a única chaveque abre as portas para entender o verdadeiro sentido do dizimona Igreja Católica. (Domenico Rossi - MEAC)

PARABÉNS aos dizimistas aniversariantes em outubro!Deus abençoe a todos!

Pe. Patriky Samuel BatistaPároco

Dizimistas aniversariantes do mês

01/10Selma Silva MirandaGeni Teixeira Rezende AmaralMaria das Graças M. LimaMaria de Lourdes Viana02/10Neiva Maria dos SantosGeraldo Magela MirandaSérgio Ferreira da SilvaMaria Cornélia MartinsCarmem VidalMaria Brasolina de JesusEliana Aparecida AlvesLidiana Castro Andrade03/10Olímpio Bernardes SilvaNilza Teixeira da SilvaMaria José Falcão MendesMaria Elza de OliveiraFranklin Ferreira VasconcelosNilton da SilvaOswaldina Bernardes Lobato

Dimas Ferreira BatistaVânia Elias CamposSoraia Maria de OliveiraÂngela Aparecida S.OliveiraMarildes Viana NunesFabiana Celeste Viana04/10Maria Ilídia LeiteVanderli Francisco PíntoMary Inácio de Souza05/10Sebastiao da SilvaMaria da Conceição B.SilvaSantiago dos Reis SilvaEliana Imaculada da Silva06/10Ângela Maria AlvesAntônio Lopes dos SantosAna José dos SantosAparecido Bernardes SilvaFabiana Lívia F. VelosoRodrigo Lacerda Ramos

Nathalia Paula OliveiraTerezinha Maria MoreiraBaltazar Dias de Souza07/10Rosa de Fátima DuarteEunice Lacerda RibeiroThalita Cristina SantosMaria Vandelina Lima08/10Maria Aparecida MirandaMaria José BarbosaSandra Queiroz SilvaKatia Almeida F. BessasLaerte Oliveira Amorim09/10Zita Lacerda DiasJaime Antônio da SilvaBernadette Sivelli AlmeidaMaria de Lourdes OliveiraSônia Rezende CarvalhoJoelma F.Torres QueirozMaria Aparecida S.Oliveira10/10Mariza Aparecida SantosRosimeire Chagas BrancoSintya Filisbino de CarvalhoRosemeire Antônia MirandaMaria Aparecida T.A.BorgesJosé Martins de SouzaEfigênia Maria de AlmeidaGeraldo José Rodrigues11/10Joaquim de Souza BragaCamila Souza SilvaLuziane MachadoAna Maria da Silva CastroAparecida de Lourdes SantosLenir Maria Castro MirandaMarco Antônio de RezendeRafael Lindolfo de OliveiraRafael Nunes Azevedo12/10Norma Amaral de AlmeidaMaria Aparecida OliveiraVilma Dias SantosWilma Dias dos SantosAntônia Maria de Queiroz13/10Camilo de Lélis CamposNoara Delgado M.TeixeiraMaria da Gloria de Oliveira

Margarida Maria da SilvaMaria Vitória da SilvaCelurdes Maria XavierEni Rosa Martins14/10Jornandes Costa MirandaLásara Cristina da CostaMarlene Chaves MirandaMaria José Ferreira15/10Franciane A.Costa ModestoEdna Rosa Rocha LacerdaIsabel de Fatima Ferreira16/10Sabrina de LimaMaria Aparecida V.AzevedoEdna Cota BragaJoel Rodrigues17/10Kênia Aparecida OliveiraMarli Fatima Castro MouraMarlúcia das Chagas CastroElza Maria Ferreira OliveiraElvira Maria Lacerda Castro18/10Adriano FerreiraArthur Felipe D. CaetanoSimone Borges M. SilvaElson Aparecido MachadoSandra Santos Castro SilvaLázaro Otaviano MoraesMaria Fátima Barbosa GarciaMaria do Rosário SilvaRosângela Silva19/10Alexandre Miranda BorgesThais Alves de CastroRossana Maria D.CaetanoMárcia SalesSandra Maria Lopes ReisMaria Helena Freitas OliveiraJosé Carlos Oliveira BatistaFrancisco José de Miranda20/10Arlete Costa Braga BatistaJoão Carlos de CastroPaulo Saint Clair Doco21/10Antônio JuscelinoAntônio Manoel da SilvaArminda Pedrosa Braga

Custódia Bárbara da SilvaEduardo Alfredo SantosIúri Carvalho FerreiraMaria do Carmo C.F. AlmeidaMozair dos Santos SilvaNilda Narciso AlmeidaTeresinha M.Teixeira Gontijo22/10Cleuza Maria de OliveiraHélida Aparecida SouzaJosé Ferreira FilhoLilliane Souto RochaMaria Luíza Castro CabralRafael Jorge Teixeira23/10Amarildo de CastroAntônia da Silva SantosCarla Rachel A.e SilvaHelena Nogueira SilvaIris Iolanda Ferreira LaraJanete da Silva LeiteLucas Ribeiro RodriguesPatrícia Rezende O.GonçalvesPaulo Ribeiro Filho24/10Eurides Francino de SouzaMárcia Aparecida da CostaMaria Aparecida de MouraMariana Juscelino OtavianoMarisa Barbosa da SilvaVanja Laize Saraiva Carmo25/10Alex César BarbosaCátia Petrônia M. CoutoGeraldo Valdeci da SilvaIsabel Claret de RezendeJosé FerreiraMárcia Helena M.GonçalvesMaria Eterna de MirandaOrlando MoraesRenato Miranda Moreira26/10Adelcinho Lopes OliveiraCristiane C.Oliveira LacerdaEliza Iris PintoMaria Beatriz Castro AlmeidaMaria Eterna De CastroOswaldo Caetano ReisPedro Martins dos SantosRafaela Moreira Oliveira

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 04

Em 02 denovembro, celebra-se o Dia de Finados.Apesar do nome, estanão é uma data detristeza, mas, sim, umdia de se lembrar daspessoas queridas quejá se foram. Nestadata, a vida eterna écomemorada nacerteza de que Jesus,com suaressurreição, agarantiu para todos que se dispuserem a merecê-la.

Muito mais do que visitar o túmulo dos familiares, a memória dos mortos temespaço especial na Santa Missa do segundo dia de novembro. Nesse dia, a Igrejadedica suas preces a todos os mortos, inclusive àqueles de que ninguém mais selembra. Esta é a Missa da Esperança de que todos os falecidos tenham sidorecebidos por Deus.

Foi no século V que a Igreja oficializou as missas em memória das pessoasfalecidas. A data escolhida foi a seguinte ao Dia de todos os Santos, numa tentativade integrar os diversos aspectos da realidade e da vida humana, buscando osentido último de todas as coisas.

Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo quemorra, viverá”.

Obs.: Missas de Finados na Paróquia São Carlos Borromeu:

02/11 segunda-feira07:00 h Missa no Cemitério da Saudade09:00 h Missa na Igreja Matriz19:30 h Missa na Igreja Matriz

Catequese

Missa da Esperança

27/10Cláudia M.Soares PereiraEdlamar de OliveiraMaria Antônia PereiraNoemia Dias da SilvaSandra Pires dos Santos28/10Célio Francisco do CoutoHelen Keler Vargas CoutoJosé Júnior de MoraisMaria Alice AlmeidaMaria Antonieta ScaglioniMaria Elvira da SilvaMaria Magela L.e Oliveira29/10Amado Gabriel da SilvaAna Célia Rezende PaulaMaria da Conceição SilvaMaria de Fatima P. SilvaNilva Efigênia S. VelosoSebastião Daniel G.OliveiraVilda Soares Bernardes30/10Beatriz Maria de CastroCleusa de Sousa SilvaEuler Evangelista DiasIderli Maria C.FigueiredoIzaura Martins de MoraisMarly Ferreira de CastroRavi Rodrigues Miranda31/10Alvina Helena V.MelgaçoAndreia Marçal S.CamposAntônio Adriano do CoutoElicedalva Siveli de LimaElza Maria DelfinoIvete Araújo CoutoMaria Inês de Souza

Page 5: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

SETEMBRO / 2015 - Pág.: 05

Page 6: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 06

Santa Teresa D'ÁvilaPadroeira dos Professores

Santa TeresaD'Ávila, uma

carmelitaespanhola doséculo XVI,

marcou épocapor seustalentos

pessoais, mas,sobretudo porsua vida de

oração.Escritora, ficoufamosa pelareforma querealizou naOrdem dos

Carmelitas e por suas obras místicas. Foiproclamada Doutora da Igreja pelo Papa

Paulo VI.Santa Teresa é reconhecida como mestra

insuperável da oração. Sua linguagem é diretae convoca os leitores a iniciarem-se no caminhoda oração cristã.

Depois de sofrer vários problemas desaúde, em 1562, fundou o Mosteiro de SãoJosé, em Ávila, onde também foi legisladora.Ao todo, constituiu 17 conventos. É padroeirados professores.

Estabeleceu em seu convento a maisrestrita clausura e o profundo silêncio. Foicanonizada em 1622 e declarada Doutora daIgreja pelo Papa Paulo VI. Sua festa é no dia15 de outubro.

Iraídes Vidal

SANTOS E SANTAS

No dia 26 de setembro, no salão do Crediprata, Pe JoséFerreira da Silva lançou seu livro: Raça, Religião e Nacionalidade.

Com a presença de muitos amigos de Lagoa da Prata e deoutras cidades, Pe Ferreira falou da importância do negro naconstrução de nosso País. Ressaltou também a discriminaçãode que esta raça ainda é vítima até os dias atuais.

Com uma visão eclesial sobre o afro-brasileiro, o autor relataem seu livro: “Ao realizar esse trabalho, tenho como objetivoparticipar o meu entusiasmo e reconhecimento por este povomilenar africano, violentamente expatriado para várioscontinentes do planeta. Deste modo, a tradição milenar destaetnia se fez presente pelo mundo afora, caracterizada até hojepelo seu modo peculiar de viver: cultura, costumes, hábitos,símbolos, ritos e religião.”

O livro encontra-se à venda na Secretaria da Paróquia SãoCarlos Borromeu.

Lançamento de Livro

Page 7: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 07

Page 8: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

"E eis que, aproximando-sedele um jovem, disse-lhe: BomMestre, que bem farei paraconseguir a vida eterna? E eledisse-lhe: Por que me chamasbom? Não há bom senão umsó, que é Deus. Se queres,porém, entrar na vida, guardaos mandamentos. Disse-lheele: Quais? E Jesus disse: Nãomatarás , não cometerásadultério, não furtarás, nãodirás falso testemunho; honra

teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem:Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lheJesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terásum tesouro no céu. Depois vem, e segue-me. O jovem, ouvindo essa palavra,retirou-se triste porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seusdiscípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus" (Mt19, 16-23).

Nessa passagem, um jovem, como qualquer um de nós, buscava conquistar avida eterna. Por isso, foi até Jesus e, quando Ele lhe disse que devia seguir osmandamentos, o jovem provavelmente ficou feliz em dizer que já os seguia desdea infância. Mas, mesmo assim, ele sabia que faltava algo: “que me falta ainda?”

Dessa maneira, nós também precisamos perceber que não estamos completose não temos a vida eterna garantida. Por mais que participemos das coisas daIgreja e vivamos segundo os mandamentos, não é o suficiente para nós, assimcomo não foi para aquele jovem. Jesus diz a ele que, se quisesse ser perfeito, erapreciso vender tudo e dar aos pobres pois, dessa forma, ele teria um tesouro nocéu. Esse jovem era, com certeza, muito apegado a seus bens materiais, e Jesus oalerta a deixar tudo isso para trás. Hoje Ele nos diz a mesma coisa, mas com umsentido diferente. O que nos impede de seguir Jesus? O que é que nós precisamosdeixar de lado? Para uns, será o celular, a televisão, o videogame. Para outros, seráo orgulho, a vaidade, a preguiça, o comodismo...

Para seguir Jesus é preciso cultivar em nós a simplicidade e, da mesma formaque o jovem da Bíblia precisava se distanciar de suas riquezas, nós precisamos nosafastar das coisas e sentimentos que nos impedem de viver como cristãos deverdade. Mas como é difícil desapegar de tudo isso! Nós somos, muitas vezes,iguais àquele jovem! Ele, que queria tanto alcançar a vida eterna, que cumpria osmandamentos desde criança, que veio ao encontro de Jesus, não conseguiuabandonar seus bens para seguir o Bom Mestre, como ele mesmo O chamou. E oque aconteceu com ele, nós já sabemos: encheu-se de tristeza porque tinha muitasriquezas das quais não conseguia abrir mão. Não é isso o que nós queremos...queremos é nos encher de alegria! Para isso é preciso fazer diferente do jovem:não sejamos prisioneiros de nossos bens materiais, vícios e sentimentos.

Só depois de nos livrarmos de tudo isso, poderemos atender ao chamado deCristo: “Vem e segue-me!”. Seguir Jesus não é fácil, como Ele mesmo nos diz: “Sealguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt16:24). Mas essa é a única maneira de conquistar a vida eterna: “Eu sou o caminho,a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6). Aquele jovemse tornou triste porque não compreendeu que, para ser feliz, precisava seguirJesus e que isso exigiria renúncias. Precisamos ser jovens diferentes! Peçamos aoEspírito Santo que nos dê sabedoria e coragem para renunciarmos ao que nosimpede de seguir Jesus, porque Ele é o único caminho para chegarmos até o Pai.

O jovem rico

Notícias do EAC

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 08

Nos dias 03 e 04 de outubro, foi realizado o 94º EAC daParóquia São Carlos Borromeu.

Agradecemos a Deus por sua infinita misericórdia, pelasgraças e bênçãos derramadas em mais um encontro.Agradecemos aos tios caronas, patrocinadores e todosaqueles que tornaram possível a realização destemaravilhoso momento. Agradecemos ao Padre Patriky porsua presença neste momento tão importante.

Alguns adolescentes estão se despedindo e sendoencaminhados para o MAC. Desejamos que sejam muitofelizes nesta nova caminhada! Que eles continuem servindoe encontrando Cristo no irmão e em nossa Igreja.

Àqueles que estão chegando, que a semente lançada produza muitos e bonsfrutos!

Equipe Dirigente

Page 9: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 09

Page 10: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 10

Aurélio e Adriana, casados há 22 anos, pais de Maria Clara e Marco Aurélio,abraçaram o projeto FAMÍLIA ACOLHEDORA, desenvolvido pela Secretaria deAssistência Social de Lagoa da Prata. E Adriana relata um pouco do que é esse“Serviço de Acolhimento”.

O que é ser família acolhedora?Adriana: Ser família acolhedora para mim é ter a oportunidade de exercitar a

caridade, o amor e a alegria em contribuir um pouquinho com o projeto deDeus, que se manifesta nos pequenos gestos. “Tudo o que fizeste a um dessespequeninos, é a mim que o fazeis.” Cuidar de uma criança indefesa, que vive emmeio a drogas, abandonadas, abusadas sexualmente, enfim, vulneráveis a todotipo de violência é uma grande oportunidade de refletir sobre a desigualdade e onosso papel na sociedade.

Por que vocês quiseram ser família acolhedora?Adriana: Perdemos o nosso primeiro filho, Gabriel, aos nove meses de

gestação. Mesmo depois de ter a graça de ser mãe da Maria Clara, hoje com 15anos, e do Marco Aurélio, com 13, tínhamos a intenção de adotar uma criança. Aassistente social Caroline e a psicóloga Amanda apresentaram o programa FamíliaAcolhedora em uma reunião da comunidade. E eu vi que era uma oportunidadede ajudar não só uma criança, mas várias. Apresentei o projeto ao meu maridoAurélio e aos meus filhos, e todos abraçaram a ideia. Um outro motivo foi ensinaraos nossos filhos, desde cedo, a valorizar e a partilhar o que eles têm.

Quantas crianças vocês já acolheram?Adriana: Cinco.

Houve algum dano afetivo na devolução das crianças?Adriana: Não. Pelo contrario, durante o tempo do acolhimento o que nós

mais queríamos era que a família deles se reestruturasse logo. Mesmo que vocêdê todo o carinho e atenção à criança acolhida, ela quer voltar para sua família deorigem. Criamos laços de amizade e, sempre que temos oportunidade, nosencontramos. A devolução, na verdade, é o coroamento do trabalho realizado ea extensão da nossa família. O acolhimento é acompanhado pelos profissionaisdo projeto que, o tempo todo, nos orientam para que a devolução aconteça daforma mais natural possível.

Qual o maior aprendizado tirado dessa tarefa?Adriana: O maior aprendizado é saber que, mesmo com nossas limitações,

podemos fazer a diferença na vida de alguém. E que a alegria e a paz são frutosde pequenos gestos realizados com amor.

“Assim como o Pai meenviou, também Eu vosenvio.

Recebei o Espírito Santo!”(Jo 20,21)

A missão da Igrejacontinua a missão de Cristocom todo o poder que o PaiLhe deu. Jesus enviou osdiscípulos a levarem oEvangelho a todos os cantosda terra. A missão continua.

A missão da Igrejacontinua a missão de Cristo.

Com o Papa Francisco, estamos sendo sacudidos para continuar essemodo de agir do Pai. Desde o Antigo Testamento, contemplamos Deusenviando. Enviou Abraão quando lhe diz: “Deixa o teu país, tua parentela e acasa de teu pai e vai para o país que te mostrarei” (Gn 12,1).

Lemos no livro do Êxodo que Moisés ouviu o chamado: “Vai! Eu te envio”(Ex 3,10). Disse aos profetas, como a Ezequiel: “Filho do homem, Eu teenvio aos filhos de Israel” (Ez 2,3); Como a Jeremias: “Irás onde eu te enviar”(Jr 1,7). O Papa evoca uma palavra diferente para esse movimento. Empregao termo “saída”: Uma Igreja em saída.

O movimento de condução e orientação do povo parte sempre de umenviado de Deus. Agora somos estimulados a uma nova saída missionária.Depois de anos sentados no “berço esplêndido” da cristandade, chegamos aum ateísmo absurdo no primeiro mundo, um crescimento de seitas cristãsou outras fontes, um cristianismo acomodado ou até pervertido porideologias e indiferentismo de fé e moral.

No século XIX, houve um grande movimento missionário que continuouno século XX. Era para a evangelização dos povos novos para a Igreja. Ovigor missionário se enfraquece também a título de respeito a outras culturas.Mas os povos não são um museu que atiça a curiosidade turística. Eles têm odireito de ouvir o anúncio evangélico. A evangelização será coerente serespeitar as culturas, como o fez Jesus. Não se pode impor uma cultura, maslevar o Evangelho.

Alegria de partirQuando temos que partir para longe e viver em situações difíceis, há

sempre o medo do diferente. Por outro lado, há uma alegria de perceber oquanto nos enche o coração doar a vida, acolher a novidade como um dom,enriquecer-se com as outras culturas. Mesmo em situações difíceis, é melhorque ficar acomodado.

É uma aventura espiritual que se une a tantas descobertas humanas.“Quem vai a uma missão não retorna empobrecido, mas, sim, enriquecidohumana e espiritualmente”. Os discípulos voltaram cheios de alegria da missãoque realizaram (Lc 10,17). A alegria não é uma satisfação humana somente,mas espiritual, pois o Espírito nos faz perceber evangelho frutificar (EG,21).

O próprio Jesus tem um momento de forte manifestação espiritual:“Naquele momento, Jesus exultou de alegria sob a ação do Espírito Santo edisse: 'Eu Te louvo, ó Pai... porque ocultastes estas coisas aos sábios eentendidos e as revelastes aos pequeninos”' (Lc 10,21). As sementes doEvangelho não dependem só de nós e de nossa sabedoria. A Palavra possuiuma potencialidade que não podemos prever. Não estão em jogo somentenossas forças e sabedoria.

Alegria aberta a todosO Papa insiste nessa saída missionária: “Fiel ao modelo do Mestre, é vital

que hoje a Igreja saia para anunciar o Evento a todos, em todos os lugarese, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. Aalegria é para todo o povo. Ninguém pode ficar excluído” (EG 23).

Temos uma Igreja dos centros. As periferias ficam abandonadas, vítimasde aproveitadores. As celebrações bonitas são feitas só nas catedrais ematrizes. Não se deve abandonar o centro, mas levar o centro a sustentar asperiferias e lugares abandonados. Nossos “bons cristãos” dos centros não sefazem missionários. Por isso essas comunidades também enfraquecem.

(Artigo retirado do site A12 - A Mãe Aparecida mais perto de você).Marcus Monteiro Machado

Igreja em saídaEntrevista: Família Acolhedora

Page 11: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO/ 2015 - Pág.: 11

Page 12: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

Calendário ParoquialOUTUBRO

18/10 10:30 hMissa na Capela São Judas Tadeu17:00 hMissa na Comunidade N. Sra. das Vitórias

19/10 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades20:00 hTerço dos Homens – Matriz São Carlos

20/10 19:00 hMissa na Comunidade São Carlos20:30 hReunião EAP /ECAP - Salão Paroquial

21/10 16:00 hMissa no Hospital São Carlos18:00 hMissa na ComunidadeÁrvore da Vida19:00 hMissa na Comunidade São José Operário

22/10 07:00 hMissa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo15:00 hMissa no SOS - Asilo Nosso Lar18:00 hVigília Eucarística das Comunidades19:00 hBênção do Santíssimo e Missa com as famílias19:00 hMissa do Padroeiro - Com. São João Paulo II20:30 hReunião do CPAE - Salão Paroquial

23/10 19:00 hMissa na Com. Sagrado Coração de Jesus24 e 25Encontro de Noivos - Centro Catequético25/10 08:00 Retiro MESC

10:00 hCelebração de Batizados – Matriz São Carlos10:30 hMissa na Capela São Judas Tadeu14:00 hMissa na FazendaNovo Caminho

26/10 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades20:00 hTerço dos Homens – Matriz São Carlos

27/10 19:30 hReunião do CPE - Salão Paroquial28/10 18:00 hCelebração da Palavra na ComunidadeÁrvore da Vida29/10 07:00 hCelebração da Palavra na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 hVigília Eucarística das Comunidades19:00 hCelebração da Palavra na Igreja Matriz

31/10 e 01/11 MAC - Centro Catequético

NOVEMBRO01/11 17:00 hMissa de Encerramento do MAC -Centro Catequético02/11 Finados

07:00 hMissa no Cemitério da Saudade09:00 hMissa na Igreja Matriz19:30 hMissa na Igreja Matriz

03/11 19:00 hMissa - Pia União Santo Antônio - Igreja Matriz19:30 hReunião Ministros Palavra - Salão São Carlos20:00 hReunião MESC - Centro Catequético

04/11 São Carlos Borromeu – Padroeiro de Lagoa da Prata07:00 hMissa na Matriz São Carlos19:00 hSolenidade São Carlos Borromeu - Centro de Eventos(mais detalhes da Festa de São Carlos na programação específica)

05/11 07:00 hMissa na Igreja MatrizVigília Eucarística o dia todo18:00 hVigília Eucarística das Comunidades19:00 hBênção do Santíssimo e Missa com as famílias

06/11 18:00 hReunião Apostolado da Oração - Igreja Matriz19:00 hMissa na Igreja Matriz

07/11 13:30 hPreparação Pais e Padrinhos de Batismo - Salão São Cristóvão08/11 Dia Nacional da Juventude - Encontro Diocesano da Juventude - Arcos09/11 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades

20:00 hTerço dos Homens – Matriz São Carlos11/11 18:00 hMissa na Comunidade Árvore da Vida12/11 07:00 hMissa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo19:00 hBênção do Santíssimo e Missa com as famílias na Igreja Matriz

15/11 08:00 hEncontro da Pastoral do Dízimo no Salão N. Sra de Fátima17:00 hMissa na Comunidade N. Sra. das Vitórias

16/11 Dia da Comunidade - Celebração Palavra nas Comunidades20:00 hTerço dos Homens – Matriz São Carlos

17/11 20:00 hReunião EAP / ECAP - Salão Paroquial18/11 18:00 hMissa na ComunidadeÁrvore da Vida

20:00 hUltreya Cursilho - Centro Catequético19/11 07:00 hMissa na Igreja Matriz

Vigília Eucarística o dia todo18:00 hVigília Eucarística das Comunidades19:00 hBênção do Santíssimo e Missa com as famílias

22/11 10:00 hCelebração de Batizados - Igreja Matriz10:30 hMissa na Capela de São Judas Tadeu14:00 hMissa na Fazenda Novo Caminho

OBS.:Domingo: 07:00, 09:00, 18:00 e 19:30 h – Missa na Matriz São Carlos

10:30 h - Missa na Capela São Judas TadeuSegunda-Feira: 07:00 h – Celebração da Palavra – Matriz São CarlosTerça à Sexta-Feira: 07:00 h – Missa na Matriz São CarlosSábado: 07:00 e 19:00 h – Missa na Matriz São Carlos

19:00 h – Missa na Igreja do Rosário

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 12

Festa do PadroeiroSão Carlos Borromeu

Durante todo o mês de novembro, a Paróquia São CarlosBorromeu estará celebrando seu padroeiro. Acompanhe a progra-mação e participe conosco!04/11 Dia de São Carlos Borromeu – Padroeiro de Lagoa da Prata

07:00 h Missa na Matriz São Carlos19:00 h Solenidade São Carlos Borromeu - Centro de Eventos

05/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. São João Paulo II18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Igreja Matriz p/ a Com. São João Paulo II19:00 h Missa na Comunidade São João Paulo II - Benção do Terrenoonde será construído o Salão Comunitário

10/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. Sagrado Coração de Jesus18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com. São João Paulo II p/ a Com. Sagrado Coraçãode Jesus19:00 h Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus

11/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. N. Sra. do Rosário18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com. Sagrado Coração p/a Com.N.Sra. do Rosário19:00 h Missa na Comunidade Nossa Senhora do Rosário

12/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Comunidade São Pedro18:00 h Carreata (ou procissão) com a imagem de São Carlos

Saindo da Com. N. Sra. do Rosário p/a Com. São Pedro19:00 h Missa na Comunidade São Pedro

17/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. São Carlos Borromeu18:00 h Carreata (ou procissão) com a imagem de São Carlos

Saindo da Com. São Pedro para a Com. São Carlos19:00 h Missa na Comunidade São Carlos

18/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. São José Operário18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com. São Carlos p/ a Com. São José19:00 h Missa na ComunidadeSão José Operário

19/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. São Vicente18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com. São José p/ a Com. São Vicente19:30 h Missa na ComunidadeSão Vicente de Paulo

20/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. N.Sra de Fátima18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com.São Vicente p/a Com.N.Sra. de Fátima19:30 h Missa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima

24/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. São Judas Tadeu18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com. N. Sra. de Fátima p/a Com. São Judas19:30 h Missa na Comunidade São Judas Tadeu

25/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. Santa Teresinha18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com.São Judas p/a Com. Santa Teresinha19:30 h Missa na Comunidade Santa Teresinha

26/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. Imaculada Conceição18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com.Santa Teresinha p/a Com.Imaculada Conceição19:00 h Missa na ComunidadeImaculada Conceição

27/11 09:00 às 16:00 h - Visita dos Padres à Com. São Cristóvão18:00 h Carreata com a imagem de São Carlos Borromeu

Saindo da Com. Santa Teresinha p/a Com.São Cristóvão19:30 h Missa na Comunidade São Cristóvão

Page 13: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 13

BALANÇO PATRIMONIALUma das principais peças das demonstrações contábeis é o

Balanço Patrimonial, sendo que através do balanço patrimonialé possível identificar os bens, direitos e obrigações dasempresas e assim é possível identificar a situação patrimonialda empresa.

Dentre as situações patrimoniais temos:* Favorável ou positiva: quando a empresa possui mais

bens e direitos que obrigações e consequentemente patrimôniolíquido positivo;

* Desfavorável ou negativa: quando a empresa possuimais obrigações que bens e direitos e consequentementepatrimônio líquido negativo;

* Nula: quando os bens e direitos são iguais as obrigaçõese consequentemente patrimônio líquido igual a zero.

No balanço patrimonial temos também as divisões entrecirculante e não circulante:

* Ativo Circulante: no ativo circulante são classificados osbens e direitos que realizarão no prazo de 12 meses;

* Passivo Circulante: no passivo circulante sãoclassificados as obrigações que vencerão no prazo de 12 meses;

* Ativo Não Circulante: no ativo não circulante sãoclassificados os bens e direitos que se realizarão após o períodode 12 meses e o ativo não circulante divide-se em Realizável àLongo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível;

*Passivo Não Circulante: no passivo não circulante sãoclassificados as obrigações que vencerão após o período de 12meses.

* O Patrimônio Líquido que é a diferença entre o ativo epassivo, representa a obrigação da empresa para com o sócio.

A partir do balanço patrimonial é possível fazer diversasanálises, principalmenteas análises de comoestá estruturado ocapital daempresa e suasituação deliquidez.

“Ensina a criança no caminho que deve andar, emesmo quando velho não se desviará dele.” (Prov22,6)

Que parem o tempo, que cessem as armas, quese desmanchem todos os rostos armados, sérios,carregados da responsabilidade dos dias! E que,apenas por instante, por uma fração de segundos,olhe para dentro de você e veja a criança que aindadorme, esperando pelo brinquedo novo ou apenaspelo doce prometido. Desenhe em sua mente osorriso dela, o contentamento da espera e a alegriasaltitante diante de tão pouco. Pronto! Isso é Deus.Ele renasce sempre no sorriso descomprometido dacriança só pra nos mostrar que essa brincadeira deser gente grande não é tão legal assim, é carregadademais, por vezes cheia de desafios, mas, em outras,tão doloridas, com seus tombos inesperados e seusjoelhos ralados na realidade.

Quisera não precisássemos crescer e viver a nossogosto, presos à infância, com suas fantasias e seussonhos recomeçados todos os dias. Ela, que “ainda”pode, vive assim, em meio às suas bonecas, suas

LIÇÕES DE VIDAMARIANA: “DEUS VEM BRINCAR COMIGO TODOS OS DIAS!”

peraltices santas e seu canto divino. É Mariana deCastro Melo, 11 anos, única filha de Rodrigo e Carla,que não gosta de perder um só instante de suainfância. Não tem vergonha e nem medo de sercriança, e viaja, de peito aberto, nas fantasias de seutempo. “Meu pai, sempre criativo, certa vez fez umalareira de isopor para o Papai Noel, e eu acabeicomendo o isopor”, relembra ela, entre umagargalhada e outra.

Sempre presentes na Igreja, Rodrigo e Carlalevaram, desde cedo, a pequena Mariana para asatividades da paróquia. Para eles, filho nunca foiempecilho para servir a Deus, pois com poucos diasde vida, a pequena já era presença nas celebraçõesem sua comunidade. Eloísia, responsável pelo coralinfantil da paróquia São Carlos Borromeu, relembracom ternura do crescimento de Mariana dentro daIgreja: “Comigo, a Mari anda desde bem pequena.Ninguém precisou explicar-lhe sobre minha deficiência.Ao me conduzir, até hoje ainda diz: Cuidado! Degraupra cima e/ou degrau pra baixo, Ló! Um talento natopela música! Nem sabia falar palavras corretamente,mas bem novinha, já cantava músicas litúrgicasinteiras, pois sempre ouvia em casa e acompanhavao pai aos ensaios. Como a Carla faz parte da equipede Liturgia da missa com as crianças, assim queaprendeu a andar, a Mari sabia direitinho a hora daconsagração. Corria até onde eu estava e se ajoelhavaperto de mim, colocava a cabecinha no meu ombroe só saia de lá quando terminava a consagração”.

E servir à Igreja não diminui em nada o seu tempode criança. Brinca, estuda e cursa o 6º ano do ensinofundamental. Tem o seu círculo fiel de amizades e,vez ou outra, até ajuda os pais na loja. Em julho desteano, fez a sua Primeira Eucaristia, que ela define como“um tempo de muito aprendizado”. Motivada por estesacramento, já se prepara também para o Crisma.Gosta de coisas simples do universo infantil, como

desenhar e colorir, mas não esconde a sua preferênciapela música. Tem, como toda criança, os momentosem que faz questão de expor o seu ponto de vista,sendo firme, opinando quando é perguntada. E sobreo relacionamento com os pais, é sincera ao dizer que“é ótimo, às vezes tem uma briguinha ou outra, mastudo se resolve”. Afinal, uma família que cresce naIgreja sabe bem a importância do diálogo, daharmonia e dos valores cristãos, sendo esta, portanto,a cartilha de amor ensinada por Rodrigo e Carla.

Vendo Mariana crescer dentro da Igreja, com estasimplicidade, sem esforço, sem regras rígidas oubarganhas, podemos perceber que é possível educaros filhos pra Deus. Assim, a entrada de Deus na vidada criança se torna tão natural, que acaba se fundindoem sua existência, com seus costumes e com suaalegria de viver. Não existem compensações ou trocaspra estar na Igreja, simplesmente porque o maiorpresente é “ser esta Igreja” sonhada por Deus desdeo Batismo.

Quando a poetisa Clarice Lispector diz que “queriavoltar a ser criança, porque os joelhos ralados curambem mais rápido que os corações partidos”, elacertamente vem nos mostrar, nas entrelinhas, que aintensidade das verdades vividas na infância é queconstruíram pessoas de bem, de caráter e com forçasuficiente pra vencer os obstáculos da vida. Quemaprende a curar joelhos ralados agarrado às mãos deDeus, certamente pensará duas vezes antes de fazermal ao seu próximo.

É certo que a pequena Mariana em breve vai setornar “gente grande”, com suas responsabilidades eseu mundo cheio de prazos e regras. No entanto,vale a certeza e a esperança de que ela possa sempreretornar para a criança adormecida dentro de si eencontrar ali o Deus puro, envolvido em recordaçõesde um tempo feliz. E que assim seja!

Claudinei Rezende

Mariana e seus pais,Rodrigo e Carla

Page 14: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 14

Praça Cel. Carlos Bernardes, 141.Fone (37) 3261-1247

São oferecidos:livros, CDs, imagens, cartões

diversos, artigos religiosos emgeral, papelaria em geral.

LIVRARIA PAROQUIAL

Destaques da Paróquia São Carlos Borromeu

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - DIA DAS CRIANÇASMomentos das Comunidades

19º aniversário da Comunidade São Carlos Borromeu

A Comunidade São Carlos Borromeu celebrou seuaniversário de 19 anos com a santa missa presidida peloPadre José Ferreira e organizada pelos catequistas,catequizandos e familiares. Durante a missa, foi ressaltada aimportância da fé, oração e trabalho na construção de ummundo melhor.

Através da vivência da fé na comunidade podemosencontrar o sentido da vida e o caminho para a felicidade,podemos conhecer o projeto de Deus e noscomprometermos com ele.

Agradecemos pela oportunidade que o Senhor nosconcedeu de comemorarmos mais um ano de aniversáriode nossa Comunidade São Carlos Borromeu.

Maria de Fátima

10º PRINCÍPIO COOPERAÇÃOO que constrói

verdadeiramente uma famíliasão as relações de vínculos quese estabelecem entre seusmembros e a cooperação é umprincípio fundamental para aformação da afetividade mútua.

O Programa Amor-Exigente utiliza umainteressante definição de família, quando cita que“Família é um grupo de pessoas que cooperam entresi.” Nessa concepção, a casa pertence a todos e todosdevem ser membros cooperadores do bem estarfamiliar, entretanto, na contramão dessa ideia, cada vezmais os filhos são poupados de assumir quaisquer responsabilidades na casa. Comoprincipezinhos ou reizinhos são servidos o tempo todo sem em nada retribuir. Poupadosde assumir quaisquer atividades no lar, deitam-se no sofá, onde determinam ordensque são atendidas prontamente: mãe, traz uma água; mãe, faz um suco; mãe, preparaum lanche; mãe vem buscar o copo que está vazio; mãe, pega o biscoito; mãe, guardaos meus materiais; etc. No final do dia a mãe está arrebentada, enquanto elescontinuam ditando ordens.

Equivocam-se aqueles que acreditam que servindo sempre os filhos, contribuímospara a favorecimento da empatia, assim como equivocam-se aqueles que acreditamque servindo-os o tempo todo fará com que eles reconheçam os nossos esforços.Pelo contrário, sem cooperação, a relação familiar será caracterizada pela frieza nosrelacionamentos.

Por sua vez, a evolução tecnológica é outro fator que contribui significativamentepara o afastamento e isolamento familiar. Cada um no seu mundo, no seu espaço eassim, o contato e o diálogo estão cada vez mais prejudicados e os pais também sãoresponsáveis por isso na medida em que só se dirigem aos filhos para reclamar ou darbroncas. Ocupam-se com tantos afazeres que falta tempo para os relacionamentosfamiliares e o pouco tempo que sobra é preenchido por tevês e computadores.

O 10º princípio do Programa Amor-Exigente cita que “A essência da família repousana cooperação e não só na convivência”. Precisamos fazer de nossa casa um lar, ondetodos devem se responsabilizar pelo bem estar de todos, cooperando entre si, casocontrário, nossa casa deixa de ser um lar para se transformar numa pensão ou hotel.

Também precisarmos nos atentar que o verdadeiro sentido da cooperação vai alémdo fazer algo para o outro ou esperar que o outro faça para nós. A essência dacooperação está em fazer algo juntos, para o benefício de todos. Enquanto a mãe lavaas louças, a filha enxuga, enquanto o pai lava o carro, o filho auxilia no enxágue,entretanto para que haja aprendizados precisamos aproveitar esses momentos. Casoos filhos percebam que durante a realização das tarefas os pais só reclamam, resmungam,estão mal humorados, despejando broncas, a tendência é que eles se afastem. Épreciso aproveitar esses momentos e fazer as atividades de forma prazerosa,aproveitando para desenvolver um diálogo agradável, trocar contatos, interessar-sepor eles, conquistá-los e assim desenvolver a criação de vínculos afetivos. Tambémpodemos fortalecer os vínculos familiares, quando brincamos com nossos filhos, quandofazemos atividades juntos e participamos ativamente da vida deles, permitindo tambémque eles participem da nossa.

Não é enchendo os filhos de presentes, viagens, festas, grandes mesadas e nemos poupando de assumir quaisquer responsabilidades no grupo familiar que ganharemoso respeito, a preocupação e o interesse deles, mas sim através de um relacionamentosadio e a cooperação possui um papel fundamental nessa tarefa, possibilitando umarelação de interdependência entre os seus membros, onde o bem estar de todosdepende dos esforços de cada um.

Amor ExigentePARÓQUIA SÃO CARLOS BORROMEUDIOCESE DE LUZ - Lagoa da Prata - MG

É importante a entrega do seu dízimoAlém de demonstrar zelo para com a comunidade paroquial, demonstraconsciência cristã:É um ato de amor e gratidão para com Deus. Ele realiza três grandesdimensões: religiosa social e missionária. Juntos e unidos na fé,conseguimos tudo aquilo que é necessário para implantar o Reino deDeus. Com carinho e comprometido com você, apresentamos aprestação de contas da nossa Paróquia e a forma como é aplicado o

dízimo que você entrega

Plano Financeiro ParoquialMÊS de SETEMBRO / 2015

0 SALDO DO MÊS ANTERIOR R$ 14.158,081 ENTRADAS (1.1+1.2+1.3+....1.8) R$ 66.101,121.1 Dízimo R$ 25.626,011.2 Espórtulas diversas (batizados, casamentos, certidöes) R$ 1.260,001.3 Coletas ordinárias R$ 8.246,501.4 Donativos diversos R$ 1.804,251.5 Alienação de bens1.6 Coletas específicas (Desabrigados das Chuvas Rio de Janeiro)1.7 Festas e Promoções R$ 28.731,501.8 Outras receitas R$ 432,86

SOMA (0 + 1) R$ 80.259,202 SAÍDAS (2.1 + 2.2 + 2.3 + 2.4) R$ 41.621,842.1 DIMENSÃO RELIGIOSA (2.1.1 + 2.1.2+……+2.1.8) R$ 27.820,842.1.1 Manutenção do culto R$ 500,002.1.2 Evangelização R$ 6.088,342.1.3 Manutenção de veículos R$ 1.612,772.1.4 Plano de saúde e outros (Sacerdotes) R$ 444,042.1.5 Água, luz, gás, correio, telefone, seguro R$ 3.074,432.1.6 Casa paroquial R$ 4.377,122.1.7 Material de escritório e limpeza R$ 3.168,072.1.8 Despesas com pessoal R$ 8.556,072.2 DIMENSÄO SOCIAL (2.2.1 + ….) R$ 59,752.2.1 Assistencia e promoção social (pessoas carentes, enfermos, encarcerados) R$ 59,752.3 DIMENSÁO MISSIONÁRIA (2.3.1 + 2.3.2 + 2.3.3) R$ 7.185,792.3.1 Contribuição à Mitra (Cúria Diocesana) R$ 4.987,212.3.2 Coletas Específicas (repasse)2.3.3 Espórtulas de Crisma (repasse)2.3.4 Formação missionários (aux. comunidades, cursos de formação,

transporte,aluguéis,etc). R$ 2.198,582.4 OUTROS (2.4.1 + 2.4.2 + 2.4.3) R$ 6.555,462.4.1 Despesas financeiras e tributárias R$ 436,282.4.2 Côngruas, Seminários, Conservação e Recuperação R$ 5.772,182.4.3 Retirada para aplicação R$ 347,002.4.4 Construção Centro de Eventos Social Centro Catequético2.4.5 Imobilizado3 SALDO PARA O MÊS SEGUINTE (0 + 1 - 2) R$ 38.637,36

SOMA (2 + 3) R$ 80.259,20

Disponibilidade Paroquial (Caixa e conta corrente) R$ 38.637,36Pe. Patriky Samuel Batista Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos

Page 15: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 15

Page 16: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 16

Alguns missionários atuando na Comunidade.

“Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida deJesus Cristo!” Evangelium Gaudium 49

Dos dias 05 a 09 de outubro, a Paróquia São CarlosBorromeu esteve em missão na Comunidade NossaSenhora de Fátima.

O grupo de missionários foi formado por membrosda Equipe Missionária da Paróquia e irmãos daComunidade Árvore da Vida, além de alguns amigosque foram se agregando ao longo da semana. Duranteesses dias, foram visitadas cerca de 80 famílias dacomunidade! O objetivo das visitas era recordar agrandeza do amor de Deus que gera entre nós vínculosprofundos de fraternidade.

Turmas de catequese de Primeira Eucaristia eCrisma também foram visitadas. E, tendo um númeroconsiderável de escolas nesta região, fomos às salasde aula para anunciar o amor de Deus e convidar atodos à solidariedade.

Algumas famílias foram visitadas pelo SantíssimoSacramento para a celebração da noite. Após estemomento, os missionários encerravam o trabalho do

SEMANA MISSIONÁRIA NA

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMAdia com uma serenata missionária, que rendeu muitaslágrimas e alegrias!

Agradecemos à Comunidade Nossa Senhora deFátima pela generosa acolhida!

Que Deus abençoe a todos e faça germinar assementes lançadas!

Lílian – Comunidade Árvore da Vida

Hora do lanche dos missionários.

Momento de Evangelização na Catequese

Serenata Missionária em prédio da Com. N.Sra. Fátima.

A moradora D.Maria José Castro recebendo aSerenata Missionária.

Visita Missionária ao SOS – Asilo Nosso Lar

Com celebrações,acolhida de relíquia de

Santa Teresinha, novena econfraternização, acomunidade viveu

momentos de muitaespiritualidade, fé e

fraternidade

Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus

De 22 de setembro a 1º deoutubro, a Comunidade SantaTeresinha esteve em festacelebrando sua padroeira

Page 17: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

Kátia Margaret Giovani

CURSILHO DE JOVENS

Aniversariantes do mês de OUTUBROCelebrar a vida é uma dádiva de Deus !

03- Franklin, Isabel (Geraldo), 04 - Vanusa (GJ), 07 - Anderson (Joisce), 09 - Marlene,Sônia (Francisco), 11 - Rosinha, 14 - Flávia(GJ), 15 - Franciane, 17 - Elvira, Marlucia, 18- Iris (André), 19 - Zita, 20 - Telma, 21 - Mozair (Lais), Roberto (Marlucia), 24 - Iara(Wanderlei), 29 - Marcia (Homero), 31 - Ana Maria (GJ).

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 17

“Quando entrar Setembro e a boa nova andar nos campos...”.Sim foi como uma boa nova de primavera que nosso canteiro Decolores se

encheu de vida com os novos NEOS...Queremos abraçar cada jovem na ternura de um movimento que acredita que

sempre vale a pena recomeçar. E com vocês: Camila, Lorena, Marina Campos,Marina Vieira, Jaíne, Maicon, Celso, Alef, Eduardo e Jonathan estaremos replantandoesperança, partilha e a força que nutre nosso canteiro de cores, ou seja, o amor,que frutifica em nossos corações novas possibilidades quando recebemos novassementes para germinar no quarto dia reflorescendo o valor de nossa Igreja, danossa fé, do nossa fidelidade a Deus!

Então em nome de todos quero desejar a vocês NEOS de hoje a força necessáriapara seguir caminhando a tantas outras primaveras, e saibam que vocês já fazem

parte da nossa história.Juntos estaremos

escrevendo outros capítulosagregando a cadaprimavera o espetáculo decomungarmos a missão decolorirmos os ambientes, demãos dadas nas mesmasestradas sendo irmãos.

CONFIRMA...Com muita alegria, fechamos o ano escolar Decolores com a última aula recheada

de sabedoria, perfume e a nítida certeza que temos que cultivar em nossas escolasvivenciais a nossa formação cristã.

Parabéns a Equipe de Estudo que mais uma vez nos brindaram com um show deescola, encerrando as atividades com chave de ouro.

Além de uma aula prazerosa e envolvente, tínhamos a expectativa de conhecermostambém nesta noite os nossos novos coordenadores do Movimento de Cursilho em2016.

Foi uma grata surpresa, com certeza uma eleição prá lá de democrática, no coraçãoapertamos CONFIRMA para nosso querido casal Márcia e Homero, que juntamentecom nossos amigos Edgar e Marlene estarãonos direcionando no próximo ano.

De mãos a ofertar serviço e missão à novaCoordenação, sinta-se abraçada por cada membrodo Movimento que acredita que pela unção doEspírito Santo foram eleitos pela disponibilidade,pelo zelo, pelo amor a este movimento que sefaz Igreja a serviço de transformar todos osambientes pelo bem comum.

Parabéns, contem com o apoio de todoscursilhistas em 2016, um ano que promete serespecial!

Mais uma vez fomos contempladospor uma belíssima Ultreia neste ano de2015.

Monólogo perfeito interpretado pornosso amigo Claudinei nos deixouextasiados num momento de féimensurável... Não há como medir ovalor de descobrirmos um outro Tomé,discípulo que na verdade era mais quedúvidas, este não era incrédulo mas aprova viva de um amor incondicional,que se fragilizou, se sentiu órfão dianteda cruz. Aprendi a ver Tomé de um outroângulo, em outras verdades que me fezsentir tão bem naquela noite, assim como todos que estavam celebrando essaUltreia. Que foi em cada detalhe fiel a tudo, por isso devemos reconhecê-la comouma celebração que buscou nos revelar um Cristo verdadeiramente maravilhoso,despojado de misericórdia, perdão, e simplesmente envolvente na forma de nosamar.

“A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus.O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagasdo mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”...

Sábias palavras do Papa São Gregório Magno que foram também traduzidasem cada palavra da homilia do Padre João Paulo, que mais uma vez nos revelousua cumplicidade com o Evangelho nos catequizando em cada palavra. Foimaravilhoso !

Foi sem dúvidas um dos momentos mais bonitos de 2015. O zelo do Núcleoestava em cada detalhe da Celebração, percebíamos no simples o encantamentodas palavras que não eram meramente mais uma ação litúrgica, mas era oentrosamento entre o ontem de Tomé e o hoje da humanidade, que as vezespermanece incrédula, mas no fundo se faz na busca constante da Verdade que nosrevela Cristo.

Parabéns pela escolha de um tema tão significativo, pelas músicas, peloCelebrante que comungou com vocês o sabor de fazer uma Ultreia para eternizara fé.

Assim o que me resta é dizer, em nome de todo o Movimento de Cursilho, tudosimplesmente resumido em uma única palavra: OBRIGADA!

ULTRÉYA NÚCLEO BENTO XVI

ELEIÇÃO DECOLORES - 6ª ESCOLA VIVENCIAL

Page 18: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 18

Page 19: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 19

Vicentinos tem festa regulamentarcom grande Assembleia

Waldir Ribeiro

SSVP

No dia 27/09, na escola São Carlos, aconteceu a tradicional festa em honra a São Vicente de Paulo. Em Assembleia, osvicentinos e convidados tiveram uma manhã de formação. Logo após, se confraternizaram com um delicioso almoço.

Semana Melhor Idade27/09 a 03/10"Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como perda de

habilidades, mas como uma oportunidade de transmitir conhecimentosadquiridos ao longo da vida."

Foi uma semana repleta de atividades, sempre visando o bem estardos moradores do Lar São Vicente de Paulo.

27/09 - Abertura com reza do Terço28/09 - Exposição dos trabalhos feitos no grupo Conviver29/09 - Ginástica e tarde de mágicas30/09 - Show de prêmios01/10 - Apresentação artística02/10 - Karaokê03/10 - Encerramento com chave de ouro: os jovens da Conferência

Nossa Senhora das Dores promoveram um “bailão”, com acordeon, violãoe voz, tocando sucessos antigos. Deixaram os idosos bem à vontade, relembrando um pouco de sua juventude (alguns atépediram músicas). "Foi um momento único, ver a alegria de todos e poder sentir o quanto estavam felizes", ressaltou oconfrade Cláudio Henrique, presidente da Conf. N. Sra das Dores.

Herbert Santos

Almoço VicentinoNo dia 22 de novembro, os

vicentinos estarão promovendo maisum delicioso almoço no Recinto deFestas da Paróquia São Carlos. A rendaserá destinada ao “Lar dos Idosos SãoVicente de Paulo”.

Garanta já o seu ingresso comqualquer Vicentino ou no escritório doConselho Central, que funciona todasas segundas, quartas e sextas-feiras,de 14 às 18 horas. Valor: R$ 12,00.

SSVP90 anos em Lagoa da Prata

Com muita alegria, a SSVPcomemora com vocês: confrades econsócias, subscritores e benfeitores etodos aqueles que, de uma maneira oude outra, contribuiu e participou dacaminhada dos vicentinos em Lagoa daPrata. Desde aqueles que tiveram acoragem de fundá-la, como tambémaqueles que se uniram e abraçaram acausa, bem como todos os sucessoresaté a data de hoje.

Com a ajuda e a participação detantos, foi possível dar início àconstrução da antiga “Vila Vicentina”que, durante esse tempo, já passoupor várias reformas, mudou suasestruturas para poder atender melhorseus assistidos. Hoje contamos com 48casas internas, todas ocupadas,cantina, ambulatório, sala defisioterapia etc... Temos a gratasatisfação de contar com médicosvoluntários que, de coração, dedicam-se em realizar atendimento no “Lar dosIdosos São Vidente de Paulo”.

É por saber que pode sempre contarcom a generosidade da população, queo Conselho Central São Carlos dividecom todos esta alegria!

Parabéns, SSVP, pelos seus 90anos!

Que Deus e São Vicente abençoe eproteja a cada um que faz esta obraacontecer!

Page 20: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

II EAC DA PARÓQUIA SÃO FRANCISCOCom o apoio dos casais coordenadores, dos tios carona e de

diversos adolescentes, nos dias 27 e 28 de setembro realizou-seo 2º EAC, (Encontro de Adolescentes com Cristo) de nossaParóquia. Até então nossos tios e adolescentes foramacompanhados pelos casais e adolescentes da Paróquia SãoCarlos Borromeu. Com apoio integral de nosso Pároco PadreTiago, com a graça Deus o encontro aconteceu com bastantetranquilidade. Já nas primeiras reuniões, podemos perceber oentusiasmo tanto dos adolescentes que trabalharam quanto dosque fizeram o encontro. Que nossos adolescentes prossigamcultivando a experiência que viveram nesse encontro eperseverem na caminhada diária encontrando-se com Cristo ecom outros adolescentes que buscam o mesmo ideal.

CELEBRANDO NOSSO PADROEIRO SÃOFRANCISCO DE ASSIS

NOVENA PREPARATÓRIADe 23/09 a 01/10 nossas comunidades se encontraram para

celebrar a novena em preparação para a grande Festa de SãoFrancisco. Foram 9 dias onde partilhamos os temas propostos, ecada comunidade não desperdiçou a oportunidade a elasconcedida de demonstrar sua criatividade no desenvolvimentodos temas. Aconteceram teatros, danças, dinâmicas, enfim, foramcelebrações em que pudemos nos confraternizar e aprender umpouco mais sobre a vida e as virtudes de nosso Padroeiro.

MISSA COM PARTICIPAÇÃO DOS PADRES DENOSSA FORANIA

Dia 01 de outubro estiveram em nossa Paróquia vários Padresdas Paróquias que compõem a Forania de Lagoa da Prata. Comesta celebração encerramos a Novena em Honra a São Franciscode Assis.

CAMINHADA PELA PAZ

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 20

Pelo segundo ano consecutivo, dia 04 de outubro aconteceu aCaminhada Pela Paz. A peregrinação teve início às 05h00 da manhãna Matriz São Francisco com os ritos iniciais da Santa Missa.Durante o trajeto, Padre Tiago partilhou com os presentes reflexõessobre a vida e a missão de São Francisco e também fizeram pausasa fim de proclamarem e partilharem a Liturgia da Palavra. Eramem torno de 1000 pessoas a pé e diversos companheiros nosacompanhando de bicicletas, motos e carros. Ao término dacaminhada no pontilhão de ferro junto à Imagem de São Francisco,realizou-se a Liturgia Eucarística. Ao final da celebração, aconteceuum momento de confraternização e partilha. Agradecemos a todosque, com grande empenho, não mediram esforços para que tudotranscorresse com organização e tranquilidade. Com a graça deDeus, ano que vem tem mais. Contamos com a participação detodos para somarem forças conosco com o intuito de tornarmosainda mais bonita a Festa de São Francisco.

INSTITUIÇÃO DE NOVOS COROINHAS

Dia 04 de outubro 33 crianças foram instituídas no Ministério deCoroinhas de nossa Paróquia. Sejam bem vindas, Crianças! QueSão Tarcísio, padroeiro dos coroinhas os ajudem a serem fiéis aesse Serviço que assumiram junto à Igreja.

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Dia 12 de outubro tivemos dois momentos para celebrarmosNossa Senhora Aparecida: Na parte da manhã celebramos com ascrianças e às 18h00, iniciamos na comunidade Nossa Senhora doCarmo uma carreata que percorreu as comunidades de nossaParóquia levando a imagem de Nossa Senhora. O encerramento dafesta aconteceu na Matriz São Francisco de Assis com uma bonitacelebração. Que Nossa Senhora envolva a todos com seu manto eleve a Jesus as intenções de nossos corações.

Legião deMariaMaria está aonosso lado

Se Marianos convidoupara as fileirasda sua Legião,podemos tera b s o l u t acerteza de queEla estarásempre aonosso lado. Ecom Ela, a luze a força doEspirito Santo que renovaa face da terra. Por isso,somos levados a ter paracom Ela uma ilimitadaconfiança e pedimos aoSenhor que nos concedaa plenitude de fé econfiança que nosassegurem a conquista domundo. Sabemos que épor Ela que os dons,vi rtudes e graças doEspíri to Santos “sãodistribuídos a quem lheapraz e na medida emaneira que lhe apraz.”

O nosso esforço delegionário não deve serpequeno. Devemos fazera nossa parte comgenerosidade. Seria atévergonhoso que osoldado de Maria, por suaconfiança em sua Rainha,se desleixasse naexecução perfeita dotrabalho que lhe cabe.

Os legionários devemtomar consciência de quenão é diretamente peloêxito que trabalham, mas,antes, por Maria,independentemente dafacilidade ou dá dificuldadede sua tarefa. A estadevem eles dar do melhorque possuem. (Manualcap. 5)

Cúria Mater Christi eCúria N. Sra. da

Misericórdia

ACONTECEU

Page 21: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 21

Page 22: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 22

Nossa missão é evangelizar

Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Pormuitas vezes, o Papa João Paulo II fez ecoar essas palavras, especialmente quando dizia quemuitos são batizados, mas pouquíssimos são evangelizados.

Devemos evangelizar em sintonia com a Igreja do Brasil e seus projetos, seus sonhos.Nunca o nome de Jesus foi tão falado e propagado. Mas, infelizmente, como “fast food espiritual”,

que resolve o problema de todos, principalmente daqueles que arrecadam através do uso de Seunome. E, a única forma de lutar contra todas essas leviandades de uma fé banalizada é levar àspessoas a uma experiência profunda com Jesus, resgatando-as para Ele.

A própria Igreja no Brasil nos lança os desafios quando pede uma evangelização que atinja apessoa, a comunidade e a sociedade. Desafio que se torna maior ainda quando nos questionamosse evangelizar segundo as Palavras de Jesus: “Eu vos farei pescadores de homens”, significapescar num aquário ou reduzir nossa evangelização a sermões dados àqueles que frequentam ostemplos.

Evangelizar não seria falar, de uma forma renovada, as verdades do Evangelho, para quepossam ser compreendidas por todos aqueles que estão além das paredes de nossas igrejas?! AIgreja nos desafia a evangelizar e a trazer de volta o católico “de ocasião”, aquele que só vempara batizados, missa de sétimo dia ou quando o desgosto da vida faz com que a pessoa busquea igreja como um “supermercado de graças”.

O desafio da evangelização se faz maior quando EU, VOCÊ, TODOS NÓS somos chamados a“lançar redes em águas mais profundas”, para resgatar os jovens que, cada vez mais, estãodistantes da Igreja.

Faz-se necessário lembrar que os protagonistas da evangelização deste milênio, nãonecessariamente os sacerdotes, mas nós, leigos, somos chamados a evangelizar pelo nossotestemunho de vida, pelas obras e pela nossa fé.

Deus não é um “supermercado de graças”. Sabemos disso, e não precisamos querer arrancaralgo d´Ele.

Uma verdadeira evangelização passa, não pelo medo, mas pelo respeito a Deus, pela justiça,pela promoção da pessoa humana, pela experiência que cada um faz com o próprio Cristo.

Evangelizar é uma urgência!Evangelizar é uma MISSÃO!

Maria Elza R.Lacerda

"Felicidade não existe..."

Eu estreava naadolescência, a JovemGuarda encerrava seuciclo dourado e OdairJosé explodia com suascanções tachadas de“cafonas”. Uma delas,da década de 70,decretava: “Felicidadenão existe / o queexiste na vida sãomomentos felizes...”.Por razões óbvias — eu

também penso que é assim — frequentemente me vejo acantarolar a filosofia destes versos.

Pela própria vida, e pelo o que dela observo, é fato quea felicidade não existe. O que existe são momentos felizes.Tanto que se num devido momento estou feliz, o próximonada me garante. Tão incertas quanto a própria vida sãoas proposições, a validade e a durabilidade desse anseioque o homem persegue desde sempre: ser feliz.

A Filosofia e seus filósofos já se debruçaramexaustivamente sobre o tema. Ninguém até hojeconseguiu padronizar o que é ser feliz. A verdade é que oconceito do que é ser feliz vem com muitas estampas edepende do gosto, do jeito de interpretar. Para uns, serfeliz é escalar os degraus da fama, do poder e do dinheiro.Para outros, encontrar a paz na simplicidade das pequenascoisas, por exemplo.

Há quem se sinta feliz buscando a fonte da eternajuventude (apesar de o tempo dizer que o envelhecer étão óbvio quanto a própria morte). Ser feliz pode sertambém encontrar os seus pares, alguns pensam assim.Há quem amarre a própria felicidade à sombra do outro.Nesse caso, é mais difícil ainda ser feliz: o outro, jamaisconseguirá corresponder integralmente às expectativassobre ele depositadas, somos imperfeitos, eis o dilema.

Ser feliz é estar bem consigo... É outra forma de pensar.Isso parcialmente exime os pares de qualquer culpa ouresponsabilidade. Tem-se aí a fórmula e a forma maisseguras de não se correr riscos: se a felicidade nãodepende só do outro, a possibilidade da frustração diminuiem tamanho e intensidade. Opção mais animadora,talvez...

Momentos felizes. Essa ideia mais curta casa melhorcom os parâmetros da vida. Expostos aos ventos do diaa dia, expostos também às variações e mudanças detemperatura: nem sempre faz tempo bom, ainda queempreendamos esforços descomunais para que issoaconteça. Por detrás das cortinas há dias solares, outrosfumacentos, e não há ponteiro de relógio ou calendárioque mudem isso... A carruagem do tempo não se importaem parar pra perguntar como é que você está, nem oque pretende, ou aonde deseja chegar, simplesmentepassa adiante.

Às vezes, acontece muito: num curto espaço detempo experimentamos momentos distintos entre estarfeliz e, em seguida, vivermos algum dissabor. É o que fazlembrar os versos de sempre... Outra vez a felicidade eseus picos: o jeito é mesmo mergulhar — sem medo dacafonice — na onda de Odair José: “Felicidade não existe.O que existe na vida são momentos felizes...”.

Marina Alves

Onde existe uma roda de amigos, sempre haveráaqueles para comentar os livros que marcaram suasvidas. Foi nesta perspectiva que a escritora, autora deromances e de "O Livro de Cada Um" (ManduruváEdições Especiais), Leida Reis, convidou seus amigos,especializados em literatura, para um bate-papo,organizado no Centro de Referência da Moda, a fim decompartilharem suas experiências de vida com livros. Otema, "A paixão do leitor e o livro de cada um de nós",é uma referência ao sucesso do conto "O livro de cadaum", lançado pela autora no Festival LiterárioInternacional de Belo Horizonte - FLI-BH 2015. Instigante,ao mesmo tempo, sedutor, o encontro buscacompreender "as razões por que um leitor se apaixonapor um livro e as conexões da literatura com o seupúblico".

Do romance ao conto, passando pelos poemasdeclamados, crônicas de jornais e a leitura para oscegos - um dignificante trabalho desenvolvido pelaBiblioteca Pública Estadual - seja qual for o estilo,falando para um público atento e exigente, osdebatedores ressaltaram o prazer da leitura, a influênciado livro de papel em suas vidas, o mérito que tiveramos autores clássicos e o surgimento de uma geração de

Histórias pra contarAntônio Carlos Dayrell Gontijo - MTB nº 16.192/MG

escritores, não menos expressivos.Destacaram a necessidade da importância doestímulo à literatura, a abertura do mercadoeditorial brasileiro aos autorescontemporâneos e também responderam àsperguntas que lhes foram formuladas.

O encontro foi extremamente positivotanto para os debatedores, que tiveramoportunidade de recordar passagens de suasvidas, como para os leitores, que serevelaram, nos dizeres de Carlos de Brito eMello - que teve a honra de prefaciar o livroparadigmático, "um único entre tantos e, aomesmo tempo, compartilhando da trajetóriade todos". Leida ainda presenteou a todos comum exemplar autografado de sua obra.

Se os livros nos trazem conhecimentos eexperiências, devemos estar sempre abertospara novas mudanças. Estávamos carentes deiniciativas desta grandeza. O evento realizadona Capital é exemplo de um projeto bemsucedido que deve ser seguido em todas asoutras cidades do País. Afinal, quem não temum livro de cabeceira?!

Page 23: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015

OUTUBRO / 2015 - Pág.: 23

Algumas pessoas vieram ao mundo para semear. Receberam douniverso o dom de cultivar sementes de amor, de sabedoria, de coragem,de alegria e todos esses elementos que fazem com que a vida do ser humanoseja digna e feliz. E dentre esses semeadores, o que tem o celeiro mais fértilé o professor.

Engana-se quem pensa que mestre é só aquele que ensina. Além deensinar, ele cuida do destino da humanidade, a pedido de Deus.

Primeiro prepara o solo com o conhecimento dos livros e da vida; depoiscuida do broto, estendendo as mãos para que nenhuma intempérie dotempo desvie as sementes do seu curso; e quando surge o tronco, faz comque esse seja capaz de olhar para dentro de si mesmo e descobrir a fibra e aforça de cada um para ser parte do mundo; e quando chega o tempo dacolheita, as flores que enfeitam a plantação se vão para colorir a vida etambém começar um novo ciclo de transformações.

Assim é a missão de um professor, semeador de esperança e depossibilidades na vida de cada um que passa pelo seu caminho. Assim é opercurso quando, aqueles que passam pelas suas mãos, deixam de ser florese passam a ser sementes para preparar a colheita de outros. Mas, semprefica um pouco de perfume pelo caminho.

Amanhã, os frutos desse aprendizado abrirão as portas do futuro, e avida seguirá em continuidade. E enquanto tantos passam, crescem e sevão, os mestres ficam e continuam a tarefa que lhes confiou Deus e oshomens, para doutrinar e aprimorar os homens do amanhã. Seguemguerreiros, serenos, sendo sempre um exemplo para a luta que nunca temfim.

Quem nasce educador, eterniza-se na memória de todos aqueles que umdia passaram por suas mãos. Essa é a paga mais gratificante da sublimemissão do professor.

Maria do Rosário Bessas

Educação e EsporteFerramentas Sociais

Esportes por esportes

Com o quadro instaurado negativamente no Brasil, nada melhor queeducação e esporte. Ao longo da civilização, eles já mostraram suaimportância. Se os governos, os estados e os municípios não trabalharemem prol destes dois seguimentos, o abismo social instaurado irá aumentar.

Educação e esporte são ferramentas fundamentais, e precisamcaminhar juntas. E quem tem o poder de reverter o quadro sociallastimável instaurado, é o grito diário da sociedade em favor do que, defato, seja importante. No dia a dia, ouvimos os gritos de socorro,principalmente da nossa juventude, mas, atitude mesmo, ninguém toma.

Nossa educação e nosso esporte, infelizmente, estão sucateados edeixados de lado, em detrimento de coisas de menor precisão. Temosconhecimento de eventos regados a bebidas alcoólicas e coisas ilícitas,com investimento do governo e de empresas. Por outro lado, em prol daeducação e do esporte, é uma burocracia atrás da outra. E eles ficam noesquecimento.

O quadro social do Brasil piora cada vez mais. E com isso, as famíliasvão sendo destruídas na sua essência.

Precisamos, de fato, de uma revolução em prol da educação e doesporte em Lagoa da Prata, em Minas Gerais, no Brasil. Pois essa dupla éfundamental para mudar a situação caótica em que se encontram,principalmente, nossas crianças e adolescentes. O povo clama por socorro!Não fiquemos de braços cruzados, assistindo a destruição de nossasfamílias!

Waldir Ribeiro

Page 24: 203 - Jornal Informação - Ed. Out. 2015