204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

45
LOWTONS

Transcript of 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

Page 1: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTONS

Page 2: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTONS

Lowton o "Filho da Loba" - uma nova proposta Dentre os muitos Ritos e Rituais adotados pela Maçonaria, há um que chama especial atenção pela sua singeleza. Trata-se da "ADOÇÃO DE LOWTONS". Um "LOWTON" é um filho de Maçom cuja Loja Simbólica, também conhecida como "Loja Base", abrangendo os três primeiros graus, existentes em todos os Ritos, adota simbolicamente o menino entre 7 e 17 anos, assumindo responsabilidades na eventual falta do pai. Até a alguns anos atrás, o "LOWTON" era adotado pelas Lojas e pronto. A não ser nas cerimônias ditas "brancas", em que é permitida a presença de não Maçons, de qualquer sexo e de qualquer idade, ou então em congraçamentos e festividades outras, o menino raras vezes tomava contato com a Maçonaria. O que fizemos então, foi propor e agir em cima da continuidade do estudo desses meninos, dedicando-lhes tempo para orientações cívicas e culturais. Como esse assunto não é habitualmente trazido ao conhecimento público, e por estar envolvido nesse processo educativo, gostaria aqui de deixar registrado o meu convite para conhecerem o que a Maçonaria vem fazendo em prol desses meninos que nós chamamos de "LOWTON", que assim como no escotismo, pode ser traduzido por "FILHO DA LOBA". A apreciação será ainda maior se o seu computador tiver um sistema multimídia uma vez que isso lhe possibilitará ouvir o som das mensagens transmitidas. Para isso, convido-os a visitarem na Internet "A HOME PAGE DOS LOWTONS", onde recomendo que leiam o "Editorial" escrito pelo coordenador do projeto, assim como que vejam a apresentação "LOWTON CIDADÃO DO NOVO MILÊNIO" onde vocês terão a oportunidade de constatar qual a filosofia Maçônica sobre o assunto.

Ir Edson Fernando S. Sobrinho

Origem do Termo A palavra Lowton não é encontrada em nossos dicionários comuns, profanos, de qualquer língua, mas é usada em alguns dialetos na Escócia. Supõe-se que seja corruptela de termo egípcio, significando lobo ou chacal. Alguns povos pronunciam luston ou Lowton; na França usa-se o termo luveton e na Inglaterra lewis. Por Lowton são assim chamados os adotados pela Maçonaria, porque lobo – ou o chacal, da mesma família -, desde os mais recentes tempos representa a coragem, o destemor, sendo o único animal selvagem que só se defende, raramente, atacando presas só para se alimentar. As más qualidades fogem do lobo, como as trevas se afugentam e cedem à luz do sol. Lembremos que o Ir. Baden Powel, criador do Escotismo, o cognominou uma classe de lobinhos, certamente se inspirando nesses fatos.

LOWTONS

O Cerimonial e o seu Significado A cerimônia de adoção de Lowton é impropriamente chamada de batismo, uma vez que os Lowtons tornam-se filhos adotivos da loja, a qual contrai para com eles a obrigação de servir-lhes de tutor e de seu guia na vida social, acompanhando-os em seus passos na coletividade em que convivem. Ante a esse sagrado dever, não devem as lojas praticarem essa adoção, senão com prudência. É uma cerimônia que nada tem de religioso, mas sim é litúrgica e ritualística, simplesmente. No momento da adoção a Ordem comunica ao adotado os seus grandes princípios e idéias, por símbolos, apresentados num cerimonial preciso e respeitoso.

Os Pais e os Padrinhos Devem os pais reconhecerem a grande honra que lhes representa ao terem seus filhos adotados por uma Loja. Estão fazendo a entrega de seus filhos para filiarem-se na Ordem, pela Loja, onde receberão com o máximo carinho fraternal sua instrução e direcionamento a um modo de vida totalmente responsável, livre e fraternal. Aos padrinhos, aos quais os pais dos adotados entregaram seus filhos para o ato da adoção em sessão de Lowtons, cabem reconhecerem a honra de estarem representando a Loja e assumindo, em seus nomes, os fraternos compromissos da adoção, até a sua formação e principalmente na falta de seus pais, se ocorrer. Naquele momento os padrinhos assumem as responsabilidades: a) - de guiar seus afilhados na senda da fraternidade; b) – mostrar-lhes a importância da liberdade; c) – exaltar a fraternidade para onde foram guiados; d) – e dedicarem amor e cuidado com as crianças órfãs. Os padrinhos e a própria Loja devem tudo fazer para que essas crianças, esses jovens, transformem-se em verdadeiros homens, cônscios de seus deveres, responsáveis pelas suas liberdades com o sentido de auto vigilância sobre os seus atos acima de tudo, alertá-los para que se tornem sabedores de todas as injunções do ser humano, mas dispostos a ultrapassá-las, É dever dos padrinhos maçons demonstrar, pela prática na vida profana, pelo exemplo de seus atos e pela vivência das virtudes teologais.

Fonte: A Trolha n. 40, de mar/abr-89, p. 61, extraído da peça do Ir. José Carlos Betolani.

Page 3: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

HISTÓRIA

Essa prática consiste em colocar o filho (varão) do maçom, ainda na infância, sob a proteção e a orientação de uma Loja, que assume o compromisso de ampará-lo e prepará-lo para a vida adulta, dentro dos princípios morais, éticos e libertários da Maçonaria.

Lowtons em 1960

O que é bonito na teoria, porém, é desmentido pela prática, pelo menos em nosso meio, pois a adoção de lowtons tem sido criminosamente abandonada pelas Lojas, por comodismo, ou por desconhecimento, ou, ainda, pelo atrativo de outras instituições mais exóticas, mais mundanas e, acima de tudo, mais “marqueteiras”, para usar um neologismo muito atual, derivado de “marketing”, significando o que permite mais promoção e espaço na mídia.

Para piorar o quadro, as poucas Lojas que, nos últimos anos, ainda têm promovido a adoção, têm, depois de uma belíssima cerimônia, deixado os lowtons largados à própria sorte, marginalizados e relegados ao limbo das coisas inúteis. Esqueceram-se, talvez, as Lojas --- com raras exceções, que confirmam a regra --- que dar assistência cultural, moral e espiritual ao lowton, são preparar o maçom completo do futuro. Diante desse vácuo, vigente há mais de 30 anos, e que acabaria tendo que ser ocupado, assistiu-se à importação da Ordem de Molay, entidade paramaçônica norte-americana, fundada em março de 1919,em Kansas City, pelo maçom Frank Shermann Land. Ela foi introduzida, no Brasil, em 1980, com a criação do “Capítulo Rio de Janeiro”, sob a liderança do Ir: Alberto Mansur, Grande Mestre do Supremo Conselho da Ordem de Molay. Graças à origem

Leia mais: http://www.lowtons.com.br/historia/ Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Page 4: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTONS E LOBINHOS

O escritor francês Roger Peyrefitte declara que :”os escoteiros surgiram da maçonaria, porque Baden Powell era maçom. Sonhou, segundo o autor, fazer com harmonia a convivência entre os filhos de duques e filhos de empregados...” No escotismo as crianças até 11 anos são chamados de lobinhos. Isso não é por acaso. O fundador do escotismo era maçom. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo. Seu pai era o reverendo Baden Powell, professor catedrático em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu pai morreu quando Robert tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho não tinha ainda 14 anos. Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Baden-Powell No livro “ A Maçonaria”(1998) o investigador argentino Emílio J.Corbiére afirma que : “ No século XX, os maçons apoiaram importantes organizações esportivas, pacifistas ou direcionadas a internacionalizar os países e o mundo inteiro sobre a bandeira da Paz.” E cita alguns exemplos : “ O maçom suíço Henry Dunant criou a Cruz Vermelha Internacional, Robert Baden Powell fundou o Movimento Escoteiro, visionário e pioneiro, assim como outro maçom, Pierre de Coubertin refundou os Jogos Olímpícos.” Alguns pontos de contato podemos enumerar :

1) A promessa escoteira como uma iniciação do aspirante(profano) em iniciado.

2) Uso e reiteração do número 3. No escotismo existem três princípios e três virtudes, enquanto na Maçonaria se fala em três luzes e das três luzes menores. Os escoteiros basicamente tem três graus de adestramento

(Noviço,Segunda e Primeira Classe) enquanto que na Maçonaria existem os três graus simbólicos: aprendiz, companheiro e mestre.

3) Os escoteiros e maçons apertam a mão de uma maneira especial e simbólica.

4) É significativo o uso do termo “lobinho” e toda uma mística inspirada no livro de conteúdo maçônico, igual ao Kim.

5) A ajuda ao próximo é uma particularidade de ambas as instituições.

6) Se utiliza o termo “irmão escoteiro” ou “irmão maçom”, dando a entender a existência de uma Irmandade mundial.

7) A Cadeia da Fraternidade (as mãos apertadas de forma igual)existe nas duas organizações em alguns momentos especiais.

Para reforçar a idéia do Escotismo nascendo da Maçonaria vamos falar de alguns pontos: A amizade de Baden Powell com Maçons ilustres; mais que amizade o sentimento fraterno de B.P. com o Duque de Connaught e Rudyard Kipling, dois notórios maçons. A amizade de Baden Powell com o Duque foi tal que B.P. colocou o nome de seu primeiro filho Arthur Robert Peter (Arthur pelo duque, Robert pelo seu pai e Peter pelo personagem Peter Pan.) Quem afirma que B.P. foi maçom supõe que foi o Duque que iniciou BP nos mistérios da Irmandade, já que ele era Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra. É muito significativo que a pessoa que Baden Powell nomeou como Presidente dos Escoteiros da Inglaterra, seja ao mesmo tempo Grão Mestre dos Maçons deste país. Um dos principais incentivadores do Escotismo, foi o Rei Inglês Eduardo VII. Ele havia sido iniciado na Maçonaria de Estocolmo pelo Rei da Suécia em 1868. Na Inglaterra atuou como Venerável na Loja Príncipe de Gales n.º 259, onde iniciou a seu irmão o Duque de Connaught. Rudyard Kipling é um capítulo à parte na história do escotismo e na vida de BP. Este o conheceu na África do Sul em 1906. Dois anos mais tarde quando Baden Powell escreveu sua obra

Page 5: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

“Escotismo para Rapazes”, dedicou um bom espaço ao personagem de Kipling conhecido como Kim. Kimbal O´hara era um jovem órfão que vivia na Índia e era filho de um maçom inglês conforme revela a obra de Kipling em seu primeiro capítulo. Em 1914, quando B.P. tentava criar uma unidade para irmãos menores dos escoteiros, decidiu utilizar o livro de Kipling “O livro da Selva” para modelar uma nova mística inspirada em Mowgli. Pediu autorização ao autor e diz Baden Powell que este “era um bom amigo do escotismo desde seus primórdios, autor da canção oficial dos escoteiros e pai de um escoteiro”. É interessante que o nome escolhido para estas crianças, “lobinhos”, sendo conhecido como o nome que os maçons dão às crianças “adotadas” pela Irmandade, nome semelhante.( Lowtons é uma designação muito antiga e significa “jovens lobos”). Estas três pessoas (o Duque, o Rei e Kipling) de notável influência em Baden Powell pertenciam à Ordem Maçônica. Para alguns, o impulso na fundação do Escotismo esteve dirigido por maçons. Na França o barão Pierre de Coubertin, nos EUA existiram dois grandes homens que colaboraram na criação do Boy Scouts of America : Ernest Thompson Setton (escoteiro-chefe nacional) e Daniel Carver Beard (Comissário Escoteiro Nacional) este último reconhecido franco-maçom. Além destes, dois presidentes americanos colaboraram ativamente com a obra de Baden Powell. Um deles, Roosevelt é citado no livro Escotismo para Rapazes. Roosevelt foi nomeado vice Presidente honorário dos Boy Scouts of América ao se fundar a instituição. E era um porta-voz maçônico em todo o Mundo. O outro presidente que lutou pela causa escoteira foi Willian Taft que se encontrou com o chefe escoteiro mundial em 1912 e lhe prometeu total apoio na difusão do escotismo nos EUA. Taft foi iniciado em 1909 e foi fotografado em várias oportunidades com o malhete maçônico que pertenceu a George Washington.

Page 6: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

Com tão obviamente maçônica companhia ao longo do desenvolvimento do escotismo e de toda sua vida , como duvidar da participação de Baden Powell na Ordem Maçônica ? Com tantos pontos em comum, como duvidar de que o Escotismo e a Maçonaria beberam da mesma fonte ? Se não existem indícios que Robert Stenphenson Smith Baden-Powell tenha um dia sido iniciado na Maçonaria, se não existem indícios que Rudyard Kipling tenha interferido na Metodologia Educacional do Movimento Escoteiro, como surgiu esta relação tão estreita ? (retirado do trabalho do Ir.`. Fábio Giunti) Fonte: http://www.orientedesantos.com.br/everybode/secrettrabalhos/escotismo_e_maconaria.html

Leia mais: http://www.lowtons.com.br/lowtons-x-lobinhos/ Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Page 7: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

CONTRIBUIÇÃO IRMÃO WAGNER DA CRUZ .`. M .`. I .`.

[email protected]

Page 8: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOJA MAÇONICA ESTRELADO TRIÂNGULO

AQUI COMEÇA E FORJA OS MAÇONS

Page 9: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

CASA DE LOWTONDA LOJA MAÇÔNICA ESTRELA

DO TRIÂNGULO

Page 10: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 11: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 12: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 13: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 14: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 15: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 16: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 17: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 18: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 19: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 20: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo
Page 21: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Esclarecendo os seus princípios...

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 22: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Quem lê assimila, quem estuda aprende, quem aplica ajuda e beneficia-se, mas apenas quem se doa pode afirmar-se em sintonia com o Amor.

Jacob Melo

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 23: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Nossos objetivos voltados ao construtivismo sempre visam a orientação teórica e prática de nossos Sobrinhos de hoje, Irmãos de amanhã na construção de um mundo melhor.

Page 24: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

A abrangência de nossas orientações visam aspectos de natureza individual e coletiva. O crescimento Ético e Moral de nossos sobrinhos obedece a uma sistematização programada.

Page 25: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Ao fim do aprendizado não buscamos a certificação do Lowton, nisso ou naquilo, mas a comprovação de seu desenvolvimento Mental e Espiritual.

Page 26: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Queremos que nossos Sobrinhos alcem vôo tão alto quanto a mais hábil das águias, levando aos quatro cantos do mundo, pelo exemplo, aquilo que aprenderam em nossos Templos.

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 27: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Sempre buscamos o melhor caminho a seguir não apenas no sentido de distância, mas igualmente quanto aos resultados do aprendizado.

Page 28: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

O caminho a ser percorrido poderá ter a distância que for porém será sempre o mais objetivo, o mais direto e o mais seguro para nossos Sobrinhos.

Page 29: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Aqueles engajados com os Lowtons sabem de onde vieram, onde estão e para onde se destinam. A precisão de conhecimentos transmitidos é uma certeza.

Page 30: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Nossos acertos, em muito, superam os desacertos pois tudo, sempre, é feito com muita dedicação e amor pela causa dos meninos que amanhã serão verdadeiros Iniciados.

Page 31: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Nossos pontos são sempre convergentes: Liberdade,Igualdade e,Fraternidade.

Page 32: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

E nunca nos esquecemos que esses estão intimamente ligados à Fé, à Esperança e à Caridade para com todos, indistintamente, venham de onde vierem.

Page 33: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Preparamos os meninos para o amanhã, quando cada qual liderará outro grupo de meninos, com isso mostrando que o somar e o multiplicar do bem é uma marca do Lowton.

Page 34: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

A flor entregue pelos meninos às suas mães, quando de sua adoção, simboliza o carinho com que nos dedicamos à nossa causa maior: o amor a Deus e à Humanidade.

Page 35: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

No primeiro momento paramos; no segundo pensamos e, no terceiro, agimos, de modo a tornar o “Lowton Cidadão” uma realidade para todos. (Irmãos, Sobrinhos e à nossa Ordem).

Page 36: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Nosso propósito é fazer com que os Lowtons tenham uma visão ampla do que é ser “Cidadão do Mundo”, podendo, com isso, contribuir por dias melhores para todos.

Page 37: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Quando estiverem prontos para serem Iniciados na Maçonaria, já estarão conscientes do seu papel no mundo com exemplos de Civismo, Educação e Cultura.

Page 38: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Carregarão a tocha de vencedores naquilo que aprenderam através da frequencia junto a seus Tios e Primos e com isso serão vencedores sobretudo como Homens de Bem.

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 39: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

No futuro nossos Templos serão para eles o refúgio seguro para o encontro das soluções daquilo que estarão buscando para si, para os seus e para a Humanidade.

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 40: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

O “Lowton Cidadão” prepara o menino de hoje, nossos Sobrinhos, para o amanhã, quando a Luz de DEUS certamente será o Norte de todos para dias melhores.

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 41: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Não buscamos o aplauso, pois nossa recompensa está no atingimento dos objetivos colimados. Se conseguirmos com que esses meninos sejam melhores cidadãos, teremos sido recompensados.

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 42: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Cada Lowton, amanhã Iniciado como Maçom, estará recebendo o conhecimento da Ética, da Moral e da Verdade. Entenderá o Amor em sua expressão mais ampla.

Page 43: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Poderá, a Maçonaria e a Humanidade, sentir o advento de novos tempos quando todo negativismo tiver sido varrido da face da terra e poderemos, em coro, dizer: “somos felizes, muito felizes”.

Clique no ícone para adicionar clip-art

Page 44: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO

Estaremos vivenciando a satisfação de ver coroado de êxito um projeto desprovido de vaidades de qualquer natureza. Um projeto apolítico e apartidário.

Page 45: 204370377 adocao-de-lowtos-da-loja-maconica-estrela-do-triangulo

CONTRIBUIÇÃO IRMÃO WAGNER DA CRUZ .`. M .`. I .`.