220188-lab_1_analog2.pdf

2
Laboratório 1: Simulação do amplificador diferencial Objetivo: Verificar o comportamento do amplificador para diferentes modos de entrada. Material: Software instalado em computador apropriado. Procedimento: 1ª Parte: 1. O amplificador diferencial da figura foi projetado para amplificar um sinal senoidal de 40kHz, de 10mV de amplitude de saída, procedente de um transdutor piezelétrico ultra-sônico. O sinal do transdutor apresenta também um sinal induzido da rede elétrica, de amplitude 100mV. Use tempo final de simulação de 50 ms e coloque as condições iniciais em “Set to zero”. a) Obtenha a frequência e amplitude do sinal de saída no coletor de Q2. Faça os cálculos e confira os resultados. b) Repita para saída diferencial (v c1 -v c2 ). Explique. c) Imagine agora que além do sinal de 100mV da rede elétrica exista uma polarização Vcm (CC). Qual é o máximo valor que V cm pode ter?

Transcript of 220188-lab_1_analog2.pdf

Page 1: 220188-lab_1_analog2.pdf

Laboratório 1: Simulação do amplificador diferencial Objetivo: Verificar o comportamento do amplificador para diferentes modos de entrada. Material: Software instalado em computador apropriado. Procedimento: 1ª Parte:

1. O amplificador diferencial da figura foi projetado para amplificar um sinal senoidal de 40kHz, de 10mV de amplitude de saída, procedente de um transdutor piezelétrico ultra-sônico. O sinal do transdutor apresenta também um sinal induzido da rede elétrica, de amplitude 100mV. Use tempo final de simulação de 50 ms e coloque as condições iniciais em “Set to zero”.

a) Obtenha a frequência e amplitude do sinal de saída no coletor de Q2. Faça os cálculos e confira os resultados. b) Repita para saída diferencial (vc1-vc2). Explique. c) Imagine agora que além do sinal de 100mV da rede elétrica exista uma polarização Vcm (CC). Qual é o máximo valor que Vcm pode ter?

Page 2: 220188-lab_1_analog2.pdf

2ª Parte:

1. O amplificador diferencial da figura abaixo foi projetado para fornecer uma tensão de saída diferencial (entre os dois coletores) de 1V para sinal senoidal de entrada diferencial de 10mV de amplitude e 1kHz de frequência.

a) Modifique o circuito tal que realmente se obtenha 1V na saída. b) Determine então qual a máxima tensão de entrada em modo comum (V4) para este projeto.

Conclusão: Foi possível observar a resposta do amplificador diferencial para os diferentes modos de sinal de entrada?