A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

13
A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura André Luis de Oliveira da Silva Curso de Novas Tecnologias na Educação Matemática 2015

Transcript of A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Page 1: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

André Luis de Oliveira da SilvaCurso de Novas Tecnologias na Educação Matemática2015

Page 2: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

O que é a corrente pedagógica Racional-tecnológica?

•Segundo (Libâneo), essa corrente corresponde a concepção que tem sido designada de neotecnicismo e está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo. Pressupõe a formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos.

Page 3: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Metodologicamente falando, essa corrente pedagógica se caracteriza pela introdução de técnicas mais refinadas para a inclusão do conhecimento, com o uso de tecnologias, como o uso de computadores, tablets, internet e etc.

Page 4: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Esta corrente pedagógica se diferencia da tradicional porque busca o seu fundamento na racionalidade técnica e instrumental, visando desenvolver habilidades e competências para formar o técnico.

Page 5: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Também há uma derivação desta concepção que é o currículo por competências que na visão economicista, a organização do currículo resulta dos objetivos assentados nas habilidades a serem dominadas pelos alunos durante a sua formação.

Page 6: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Esta corrente pedagógica se apresenta sob duas modalidades: o ensino de excelência e o ensino tecnológico.

• No ensino de excelência forma-se a elite intelectual e técnica para o sistema produtivo.

• No ensino tecnológico, forma-se a mão de obra intermediária, que tem foco na educação intermediária e eficaz para o mercado de trabalho e centra-se no conhecimento em função da sociedade tecnológica.

Page 7: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Nas concepções desta corrente pedagógica, segundo (Libâneo), tem a centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica, transformação da educação em ciência (racionalidade cientifica) produção do aluno como um ser tecnológico, utilização mais intensiva dos meios de comunicação, informação e do aparato tecnológico.

Page 8: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

O que é Cibercultura?

A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades. Compreendemos tais esferas como espaços-tempos cotidianos de ensino aprendizagem, que preferimos nomear de redes educativas ou espaços multirreferenciais de aprendizagem. Redes educativas são espaços-tempos que se instituem em múltiplos contextos, nos quais vamos tecendo o conhecimento (Alves, 2010).

Page 9: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

• Temos que considerar que os alunos de hoje, já são praticantes da cibercultura, que está difundida no mundo todo.

• A cibercultura tem o poder de potencializar uma informação ou ideia.

• Temos acesso a qualquer informação em qualquer lugar do mundo, a cibercultura faz com que sempre estejamos conectados uns aos outros e compartilhando informações a todo momento.

• O ciberespaço pode ser considerado um espaço de aprendizagem, pois possibilita a interatividade com diversas culturas, linguagens, tecnologias, grupos e etc.

Page 10: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

A utilização da Cibercultura na corrente pedagógica Racional-tecnológica

Segundo esta corrente pedagógica, as tecnologias devem ser amplamente utilizadas para a formação do cidadão, porem não basta apenas a sua utilização, é necessário que o currículo atenda as necessidades da cultura do nosso tempo, no qual não apenas transmita conhecimento, mas que contribua para a formação do cibercidadão, que tenha conteúdos contextualizados e voltados para o mercado de trabalho moderno e tecnológico.

Page 11: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Com a utilização da tecnologia no currículo, devem ser propiciados aos alunos, o uso de computadores no ensino, com a utilização de softwares com foco pedagógico, que possibilite a construção do conhecimento e descobertas. Também deve haver a utilização das mídias digitais, que possa garantir tanto ao aluno e ao professor, uma poderosa ferramenta de disseminação do conhecimento, interação entre os alunos e novos recursos para a formação educacional em tempos de grandes tecnologias e informação.

Page 12: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Conclusão

Podemos concluir que a cibercultura é uma área com grande potencial para a aplicação da corrente pedagógica racional tecnológica e atende as suas exigência, que é garantir a inserção do aluno em uma formação refinada, técnica e atualizada, deixando-o preparado para o mercado de trabalho com alta especialização e preparo. Para está ação ocorrer, o ensino deve estar voltado para o uso destas tecnologias, mídias digitais e recursos que farão a inclusão do aluno para a realidade tecnológica.

Page 13: A corrente pedagógica racional tecnológica e a cibercultura

Referências:

• Libâneo, José Carlos, As teorias Pedagógicas Modernas resignificadas pelo debate contemporâneo na educação;

• Santos, Edméa, A Cibercultura e a Educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos.

• Imagem 1: www.portalamazonia.com.br• Imagem 2: www.estudeadistancia.com.br• Imagem 3: www.portalveneza.com.br