A Influência da Extensão do Corpus Linguístico no Levantamento do Perfil Pragmático Infantil

1
A Influência da Extensão do Corpus Linguístico no Levantamento do Perfil Pragmático Infantil Andreza Carolina Bretanha; Simone Aparecida Lopes-Herrera Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) – Universidade de São Paulo (USP) Resultados: os resultados apontaram semelhanças estatísticas para o Protocolo de Habilidades Comunicativas Verbais - HCV (LOPES, 2000) e Protocolo de Pragmática do Teste de Linguagem Infantil: nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática - ABFW (FERNANDES, 2004) entre perfil pragmático das crianças na primeira sessão analisada (30 minutos) e no total geral das sessões (150 minutos), com uma porcentagem de semelhança de 82,76% e 96,97% para o primeiro e segundo protocolo, respectivamente. Das 29 categorias e subcategorias que fazem parte do primeiro protocolo, 24 não foram estatisticamente significantes (p>0,05) nessa comparação. No segundo protocolo, das 66 categorias desse protocolo, 64 não foram estatisticamente significantes (p>0,05) na comparação de ambas as situações, o que demonstra a semelhança entre as duas situações analisadas (30 minutos x 150 minutos). Conclusão: o corpus linguístico limitado, com 30 minutos de duração, demonstrou-se eficiente para delinear um perfil pragmático infantil válido e confiável, para a população Extensão do Corpus Linguístico Extensão do Corpus Linguístico

description

A Influência da Extensão do Corpus Linguístico no Levantamento do Perfil Pragmático Infantil. Extensão do Corpus Linguístico. Andreza Carolina Bretanha; Simone Aparecida Lopes-Herrera Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) – Universidade de São Paulo (USP). - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of A Influência da Extensão do Corpus Linguístico no Levantamento do Perfil Pragmático Infantil

Page 1: A Influência da Extensão do Corpus  Linguístico  no Levantamento do Perfil Pragmático Infantil

A Influência da Extensão do Corpus Linguístico no Levantamento do Perfil Pragmático Infantil

Andreza Carolina Bretanha; Simone Aparecida Lopes-HerreraFaculdade de Odontologia de Bauru (FOB) – Universidade de São Paulo (USP)

Resultados: os resultados apontaram semelhanças estatísticas para o Protocolo de Habilidades Comunicativas Verbais - HCV (LOPES, 2000) e Protocolo de Pragmática do Teste de Linguagem Infantil: nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática - ABFW (FERNANDES, 2004) entre perfil pragmático das crianças na primeira sessão analisada (30 minutos) e no total geral das sessões (150 minutos), com uma porcentagem de semelhança de 82,76% e 96,97% para o primeiro e segundo protocolo, respectivamente. Das 29 categorias e subcategorias que fazem parte do primeiro protocolo, 24 não foram estatisticamente significantes (p>0,05) nessa comparação. No segundo protocolo, das 66 categorias desse protocolo, 64 não foram estatisticamente significantes (p>0,05) na comparação de ambas as situações, o que demonstra a semelhança entre as duas situações analisadas (30 minutos x 150 minutos).

Conclusão: o corpus linguístico limitado, com 30 minutos de duração, demonstrou-se eficiente para delinear um perfil pragmático infantil válido e confiável, para a população estudada, quando comparado a um corpus linguístico extenso para ambos os protocolos utilizados na metodologia.

Extensão do Corpus Linguístico

Extensão do Corpus Linguístico