ADRIANA 333333333333333333333.docx

42
1 – EJA1 – Geografia – Definição Geografia é uma palavra que tem origem na Grécia antiga, onde “geo” significa Terra e “graphos” significa escrever, portanto, Geografia é o estudo e descrição dos fenômenos que ocorrem no planeta Terra. Modernamente a Geografia é definida como o estudo das relações entre o espaço e as sociedades. Geografia – para que estudar Geografia? Estudando Geografia podemos entender melhor o mundo em que vivemos. Podemos compreender melhor como os diferentes povos se relacionam com a natureza. Podemos identificar as principais características do lugar onde moramos, bem como seus problemas e tornar-se um agente na busca pelas soluções. Geografia – espaço em transformação O espaço geográfico está em permanente mudança ao longo dos bilhões de anos da existência da Terra. Dois agentes são responsáveis por essas modificações, são eles, a própria ação da natureza e a atividade do homem na superfície da Terra. Geografia – Paisagem, espaço e lugar Para a geografia paisagem é o conjunto de elementos naturais e dos elementos humanizados ou culturais, isto é, construido por seres humanos. Espaço – para a geografia espaço refere-se ao que esta sendo ou foi construído pelos seres humanos. É, portanto, a natureza que já foi transformada pelo trabalho do ser humano. Lugar – é o espaço onde vivemos em interação com a paisagem e exercemos nossas atividades no dia-a-dia. Ativando o entendimento do texto – Por que estudar geografia ? 1 – Qual a definição de Geografia ?

Transcript of ADRIANA 333333333333333333333.docx

1 – EJA1 – Geografia – DefiniçãoGeografia é uma palavra que tem origem na Grécia antiga, onde  “geo” significa Terra e “graphos” significa escrever, portanto, Geografia é o estudo e descrição dos fenômenos que ocorrem no planeta Terra.Modernamente a Geografia é definida como o estudo das relações entre o espaço e as sociedades.

Geografia – para que estudar Geografia?

Estudando Geografia podemos entender melhor o mundo em que vivemos. Podemos compreender melhor como os diferentes povos se relacionam com a natureza. Podemos identificar as principais características do lugar onde moramos, bem como seus problemas e tornar-se um agente na busca pelas soluções.

Geografia – espaço em transformação

O espaço geográfico está em permanente mudança ao longo dos bilhões de anos da existência da Terra. Dois agentes são responsáveis por essas modificações, são eles, a própria ação da natureza e a atividade do homem na superfície da Terra.

Geografia – Paisagem, espaço e lugar

Para a geografia paisagem é o conjunto de elementos naturais e dos elementos humanizados ou culturais, isto é, construido por seres humanos.

Espaço – para a geografia espaço refere-se ao que esta sendo ou foi construído pelos seres humanos. É, portanto, a natureza que já foi transformada pelo trabalho do ser humano.

Lugar – é o espaço onde vivemos em interação com a paisagem e exercemos nossas atividades no dia-a-dia.

Ativando o entendimento do texto – Por que estudar geografia ?

1 – Qual a definição de Geografia ?

2 – Modernamente como é definida a Geografia ?

3 – Relacione três razões que justitificam estudar Geografia ?

4 – Aponte os agentes responsáveis pela transformação espaço geográfico ?

5 – Para a geografia o que é paisagem ?

6 – O que a Geografia denomina de elementos humanos ou culturais ?

7 – Que definição a Geografia da para o termo espaço ?

CategoriasGeografia Tags:Geografia

Fusos Horários   no   Brasil

16 de maio de 2010 ensinomedio3 Comentários desligados

Fusos Horários sobre o Território Brasileiro

Se preferir faça o download do arquivo no formato .PDF clicando nesse link

O Brasil, desde 1913, e devido a sua grande extensão territorial no sentido leste-oeste apresentava quatro fusos horários. A imagem do mapa essa mostra essa condição,

aplicando um exemplo com um horário de 14 horas GMT – Greenwich Meridian Time.

As cores no mapa destacam cada fuso horário. (Referência 14 horas – GMT )

Fuso 1 (GMT – 2) – sobre o Oceano Atlântico (ilhas oceânicas ) GMT-2 = 12 horas.

Fuso 2 (GMT – 3) – abrange os estados do Sudeste e Nordeste, mais Goias, Tocantins, Amapá e parte leste do Pará. Correspondente ao horário oficial do Brasil ou horário de Brasília – GMT – 3 = 11 horas.

Fuso 3 (GMT – 4) – abrange os estados do Norte (exceto Acre), mais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. GMT – 4 = 10 horas.

Fuso 4 (GMT – 5) – esse fuso tinha efeito somente sobre o estado do Acre – GMT – 5 = 9 horas

Esse sistema com 4 fusos horários vigorou até 2008.

Atenção: Novos Fusos Horários Brasileiros!

Segundo a Lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, a partir de zero hora de 24 de junho de 2008 passaram a vigorar no Brasil 3 (três) fusos horários. Após essa Lei o mapa de

fusos horários do Brasil passa a ter nova configuração, conforme mostra o novo mapa dos Fusos Horários no Brasil.

Novos Fusos Horários a partir de 2008

O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), após essa legislação continua a ter o fuso -2, fuso -3 e fuso -4 ( 3 fusos ). Deixa de existir o fuso -5. Isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial, em vez de quatro fusos, agora passa a ter a partir desse decreto, 3 fusos horários somente. O primeiro fuso (-2 horas GMT) sobre as ilhas oceânicas e mais 2 fusos (-3 e -4 horas em relação a GMT) sobre o território Brasileiro. O horário de Brasília (horário oficial brasileiro) continua -3 horas em relação ao GMT.

2 – Sistema Solar

2 – EJA1 – O Sistema Solar é constituido pelo Sol, oito planetas, asteróides, cometas e meteoróides.

Os planetas que fazem parte do Sistema Solar são: Mercúrio, venus, Terra, Marte, júpiter, Saturno, urano, netuno. Plutão desde 2008 deixou de ser considerado um

Sistema Solar

planeta.

Como vemos a Terra é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, uma posição que faz com ela receba quantidade de energia suficiente e que, juntamente com seus movimentos de rotação e translação sejam fatores fundamentais para que existência da vida na Terra.

Quanto ao formato, a Terra recebe o nome de geóide, pelo fato de ser ligeiramente achatada nos polos.

Na superfície irregular da Terra estão os elementos que garantem a existência da vida, como, água, gases, rochas e minerais.

Essa mesma superfície é constantemente modificada. Dois agentes atuam nessas modificações. O primeiro deles é a natureza, através da ação dos ventos, das águas e outros elementos, o segundo elemento é o homem, que constroem casas, represas, plantações e etc.

2- EJA1 – Ativando o entendimento do Texto – Sistema Solar

1 – Como é constituido o Sistema Solar ?

2 – Quais são os oitos planetas do Sistema Solar ? Cite-os começando pelo mais próximo do Sol.

3 – Que mudanças ocorreram a partir de 2008 em relação a classificação dos planetas ?

4 – Que contribuição traz o fato de a Terra ser o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol ?

5 – Quais são os movimentos realizados pelo planeta Terra ?

6 – Por que o formato da Terra é considerado um geóide ?

7 – Que elementos da superfície terrestre podem ser relacionados, como essencias para dar suporte a vida ?

8 – A superfície da Terra esta em constante modificação. De que forma ocorrem essas modificações ?

3 – Movimentos do …

A Terra faz movimentos constantes no espaço. Esses movimentos são chamados de movimento de rotação e movimento de translação.

Rotação

Rotação é movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9

centésimos para ser concluído, sendo que a rotação determina os ciclos diários, isto é, dias e noites, expressos pelo sistema de fusos horários.

Movimento de rotação da Terra

Quando um lado do planeta está para o lado do sol, é dia, e, consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel fundamental no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.

O movimento de rotação da Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Como exemplo podemos citar o Brasil e o Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas, deste modo, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.

Translação

Representação do Movimento de Translação da Terra

O movimento de translação é aquele que o planeta Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas.  O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora.O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é chamado “ano”. O ano civil, aceito por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que é acrescido ao nosso calendário no mês de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto, o próximo será em 2012. O movimento de translação é o responsável pelos ciclos anuais, expressos pelas quatro estações do ano:

verão, outono, inverno e primavera, que ocorrem em razão das diferentes localizações da Terra no espaço.

3_EJA1- Ativando o entendimento do texto – Movimentos da Terra

1 – O planeta Terra esta em constante movimento pelo espaço. Quais são esses movimentos ?

2 – ( …………………..), é o movimento que o planeta Terra faz em torno de se próprio eixo.

3 – Qual o tempo necessário para o planeta Terra fazer o movimento de rotação ( 1 volta sobre seu eixo).

4 – Qual a importância do movimento de rotação para o sistema terrestre ?

5 – A ausência do movimento de rotação traria quais consequências para o planeta Terra ?

6 – O que explica o fato de no Japão ser 6 horas da manhã, e no mesmo momento no Brasil são 6 horas da tarde ?

7 – ( …………………….. ), é o movimento que o planeta Terra realiza ao redor do Sol e tem uma duração de 365 dias.

8 – Explique o significado de ano bissexto.

9 – Qual a importância do Movimento de Translação para os ciclos terrestres ?

4 – Zonas Climáticas 

4_EJA1  – zonas_climaticas

O eixo terrestre – É uma linha imaginária que atravessa o centro da Terra de um polo ao outro, sobre este eixo é que ocorre o movimento de rotação. A particularidade do eixo terrestre é que o mesmo esta inclinado em relação ao plano de movimento da Terra em torno do Sol.

Diferentes Temperaturas – Por causa dessa inclinação do eixo terrestre e da forma geóide da Terra, a luz e o calor do Sol, importantes para a vida na Terra, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta. Uma das consequências desse fato, é que, nos polos faz muito frio, praticamente o ano todo, enquanto que, nas regiões próximas a linha do equador, faz calor o ano todo. A explicação para essa grande diferença de temperaturas entre as regiões polares e as equatoriais esta no fato de os raios solares atingirem a região equatorial mais diretamente ( menor inclinação – mais calor), enquanto que nos polos os raios chegam a superfície com maior inclinação ( menos calor ).

Zonas Climáticas –  Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos pólos, a superfície terrestre foi

Zonas Climáticas da Terra

dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas. Para delimitar essas Zonas Climáticas ou Térmicas da Terra, é que entra a importância das principais linhas imaginárias da superfície terrestre.

Linhas Imaginárias da Terra – São as linhas dos Trópicos de Câncer e Capricórnio, os Círculos Polares Ártico e Antártico e a Linha do Equador.

As cinco as zonas climáticas da terra.

Zona tropical ou inter tropical, esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra.

Zona temperada do norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. Como recebem  raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas.

Zona temperada do sul, entre o Trópico de Capricórnio eo Círculo Polar Antártico.

Zona polar do sul, abrange  as áreas localizadas dentro do Círculo Polar Antártico.

Zona polar do norte, abrange as áreas situadas dentro do Círculo Polar Ártico.

4_EJA1 – Ativando o entendimento – Zonas Climáticas

1 – Dê a definição e importância do eixo terrestre.

2 – Qual a particularidade apresentada pelo eixo terrestre ?

3 – Quais as consequências causadas pela inclinação do eixo terrestre ?

4 – Qual a explicação para essa grande diferença de temperaturas entre as regiões polares e as equatoriais ?

5 – Em função dessas diferentes temperaturas, como ficou a distribuição das zonas climáticas sobre a superfície terrestre ?

6 – Qual a importância das linhas imaginárias nesse contexto ?

7 – Quais são as principais linhas imaginárias sobre a superfície terrestre ?

8 – Localize, dê o nome e os respectivos limites das zonas climáticas, no mapa abaixo.

5 – Hist. Geológica..

5_EJA1 – História Geológica da Terra

A maioria dos cientistas que estudam a origem do universo e do próprio planeta Terra associam essa origem a Teoria do Big Bang, isto é,  uma grande explosão.

Big Bang – De acordo com essa teoria, há aproximadamente 15 bilhões de anos o Universo era um único ponto, muito quente e com muita energia acumulada, que, por razões ainda não pouco conhecidas, explodiu, dando origem a todos os astros, inclusive a Terra.

Nesse processo do Big Bang a Terra é o resultado do acúmulo de poeiras cósmica e dos fragmentos gerados pelo Big Bang. Esses materiais se atrairam e se compactaram, formando o planeta Terra. Estudos geológicos indicam que a Terra surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

A Geologia –  Ciência que estuda a origem e formação da Terra, divide a história da Terra em Eras Geológicas, que correspondem a grandes intervalos de tempo, divididos em períodos, e estes, subdivididos em épocas e idades, tempo este contados em milhões e bilhões de anos.

Eras Geológicas – A história geológica da Terra pode ser resumida em quatro eras geológicas, caracterizadas de acordo com os principais eventos ocorridos na evolução do planeta.

Eras Geológicas do Planeta Terra

5_EJA1 – Ativando o entendimento – Eras Geológicas

1 – A que Teoria os cientistas associam a origem do planeta Terra ?

2 – Descreva a origem dos planetas baseado na Teoria do Big Bang.

3 – Descreva com o planeta Terra teria surgido de acordo com a Teoria do Big Bang ?

4 – Estudos geológicos indicam qual a idade da Terra ?

5 – Como a Geologia divide a história fa formação do planeta Terra ?

6 – como pode ser resumida a história geológica do planeta Terra ?

7 – Quais são essas Eras Geológicas ?

8 – Que fatores definem essas eras geológicas ?

9 – Qual era geológica tem como evento a presença do homem ?

10 – Homens e dinossauros viveram na mesma época ? Justifique sua resposta.

6 – Estrutura Interna

6_EJA1 – Estrutura Interna do Planeta Terra

As estruturas da Terra são constituídas por materiais sólidos, líquidos e gasosos, que se acham dispostos em camadas.

Camadas Internas – As três principais são: a Crosta Terrestre, que é a parte superficial. O Manto, localizado logo abaixo da crosta e o Núcleo, localizado na parte

Estrutura Interna da Terra

central da Terra.

Crosta Terrestre – É a camada externa superficial, formada por rochas e minerais, também chamada de Litosfera, é a cama6.da mais fina, sua espessura varia de 25 a 90 quilômetros aproximadamente. Sua importância consiste no fato de ser sobre esta camada que se desenvolve a vida, onde seres humanos e natureza constroem e reconstroem o espaço geográfico.

Manto – É uma camada intermediária, localizada entre a crosta e o núcleo central, tem uma espessura aproximada de 2.900 quilômetros. É formado por rochas, que em determinadas condições formam uma massa pastosa e extremamente quente, temperaturas de 3.000 ºC, e recebe o nome de Magma, material expelido pelos vulcões. No magma, ocorrem movimentos de convecção: o magma interno aquecido sobe em direção a superfície, pressionando a crosta, e a medida que se resfria, retorna para o interior da Terra. Os movimentos de Convecção dão origem a terremotos e erupções vulcânicas.

O Núcleo – É o centro da Terra. Ele é composto principalmente por ferro e níquel e apresenta espessura aproximada de 3.470 quilômetros, com temperatura de cerca de 6.000 ºC.

6_EJA1 – Ativando o entendimento –Estrutura Interna da Terra

1 – Como são constituídas as estruturas do planeta Terra ?

2 – Quais são as principais camadas internas da Terra ?

3 – Descreva as características da Crosta Terrestre.

4 – Relate sobre a importância da Crosta Terrestre.

5 – Comente sobre a localização e espessura do Manto.

6 – Quais as características da rochas que formam o Manto ?

7 – No magma, ocorrem movimentos de convecção. Explique esse movimento.

8 – Os movimentos de convecção resultam em quais efeitos sentidos na superfície terrestre ?

9 – Comente sobre o Núcleo da terra, sua composição, espessura e temperaturas aproximadas.

7 – Extrutura Externa

7_EJA1 – Estrutura Externa da Terra

O planeta Terra também apresenta uma Estrutura Externa, são os ambientes da Terra – Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera. Tem como característica o fato desses ambientes se relacionearem entre si, isto é, são interdependentes: qualquer modificação num desses ambientes provocam alterações nos demais e no conjunto todo.

A Litosfera - É a camada sólida mais externa da crosta terrestre. Consiste nas rochas e solo, tem  cerca de 200 quilômetros de espessura.

Hidrosfera – É o conjunto de todas as águas do planeta: dos oceanos, dos mares, dos rios e dos lagos, as águas subterrâneas e o vapor de água na atmosfera.

Atmosfera – É a camada de gases que envolve a Terra, contém gases importantes para a vida, como o oxigênio, o nitrogênio, e o gás carbônico, além de atuar no

Biosfera - interação entre litosfera, hidrosfera e atmosfera

processo de equlíbrio da temperatura e umidade do planeta.

Biosfera – Ou esfera de vida, é um ambiente resultante das relações de milhões de anos entre a Atmosfera, Hidrosfera e a Litosfera. É na Biosfera que se encontram todos os seres vivos, pois é onde contém os diferentes tipos de solos, minerais, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, elementos fundamentais para a vida.

Importância da Biosfera – É importante a compreensão da necessidade de sua preservação para o futuro da humanidade. A aparente fragilidade se equilibra num jogo de forças muito sensível mantido por diversos elementos que compõem a biosfera e se influenciam mutuamente. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade.

7_EJA1- Ativando o Entendimento do texto – Estrutura Externa da Terra

1 – O planeta Terra também apresenta uma Estrutura Externa, quais as camadas dessa estrutura ?

2 – Qual a característica desses ambientes ?

3 – Descreva a Litosfera ?

4 – Todo o conjunto de águas do planeta corresponde a que camada ?

5 – O que é a atmosfera e qual a sua importância ?

6 – Que elementos dão origem a Biosfera ?

7 – Qual a importância da Biosfera ?

8 – Por que é importante compreender a necessidade de preservação da Biosfera ?

9 – (Unifor-CE) A figura inserida no texto que simboliza a interdependência das esferas ( litosfera, atmosfera e hidrosfera )ou partes da terra. Dessas relações é correto afirmar que:a) a biosfera é a crosta sólida da terra e não tem relações com as camadas atmosféricas.b) da relação exclusiva entre atmosfera e litosfera resulta o ciclo da água ou ciclo hidrológico.c) os solos derivam de uma relação mais direta entre litosfera, atmosfera e biosferad) a hidrosfera é composta pelas bacias oceânicas e pelas terras emersas continentais

8 – Rochas da crosta

8_EJA1 – Rochas da Crosta Terrestre

A crosta terrestre é formada principalmente por Rochas (popular pedra), isto é, por agregado de minerais, ou por um único mineral solidificado, como por exemplo, a areia, o granito, o mármore, o calcário e a argila.

Quanto a origem – Isto é, quanto a sua formação, as rochas são classificadas em, rochas magmáticas ou ígneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.

Rochas Magmáticas ou Ígneas – Tem a sua origem no próprio mágma expelido pelo manto (camada mais abaixo) para a superfície terrestre, após resfriado e solidificado. Aproximadamente 80% da crosta terrestre é composta por este tipo de rocha.

Rochas Sedimentares – Resultam da deposição de detritos de outras rochas e/ou acúmulo de detritos orgânicos (sedimentos). As rochas sedimentares têm grande importância econômica, pois é nessas rochas que se encontram minerais de grande valor econômico, como o carvão mineral e o petróleo. A areia e o calcário utilizados na construção civil.

Rochas metamórficas – Resultam da transformação (metamorfização) das rochas magmáticas e sedimentares, quando sujeitas a condições de pressão e temperatura bastante elevadas. A metamorfose do xisto, tem como resultado a ardósia, enquanto que, a metamorfose do calcáreo resulta no mármore. Tanto a ardósia, quanto o mármore são bastante usados na construção civil. Nas rochas metamórficas estão presentes as mais importantes jazidas de minerais metálicos, como ouro, ferro e mangânes.

8_EJA1 – Ativando e entendimento do texto – Rochas da Crosta Terrestre

1 – Que afirmação podemos fazer quanto a formação da crosta terrestre ?

2 – Que definição podemos dar para o termo Rocha ?

3 – Quanto a sua formação ou origem, quais os tipos de Rochas ?

4 – Explique a origem da Rocha Magmática.

5 – Explique a origem das Rochas Sedimentares.

6 – Que condições se fazem necessárias para a transformação de outras rochas em Rochas Sedimentares ?

7 – Dos três tipos de rochas citados no texto, qual predomina sobre a crosta terrestre ?

8 – Em qual tipo de rocha exploraríamos carvão mineral ou petróleo ?

9 – Qual a importância econômica das Rochas Metamórficas ?

10 – Vestibular – Unicamp – 2007- Rochas são agregados naturais de grãos de um ou mais minerais. São formados por diferentes processos, podendo ser classificadas como magmáticas, sedimentares e metamórficas. A partir dessas afirmações responda.

a) Quais são as principais diferenças entre as rochas magmáticas e sedimentares ? As rochas magmáticas formam-se pelo resfriamento e cristalização do mágma, material em estado pastoso, encontrado no interior da Terra. As rochas sedimentares formam-se pelo depósito, acúmulo e compactação de detritos de outras rochas, ou são de origem orgânica.

b) Como se forma a rocha metamórfica ? Forma-se pela transformação de outras rochas, submetidas a enormes pressões e altas temperaturas existentes no interior da Terra.

c) No Brasil, entre o Jurássico e Cretáceo, houve o surgimento de vários diques de diabásico com direção NW, além de campos de derrames basálticos. A que podemos relacionar o aparecimento de tais diques e derrames basálticos ? Podemos relacionar a efeitos tectônicos advindos da separação continental, rompimento  do continente Gondwana e a abertura do Atlântico Sul.

9 – Pangéia

9_EJA1 – Pangéia  e a Teoria da Deriva Continental

Crosta Terrestre – A ciência geológica calcula a idade da Terra em torno de 4 a 5 bilhões de anos, e há 3,9 bilhões de anos, ocorreu o resfriamento dos metais pesados que existiam em alta temperatura na superfície do nosso planeta, gerando a crosta terrestre.

Pangéia – Há cerca de 250-300 milhões de anos atrás essa crosta visível formava uma única massa continental, isto é, um único continente, bem diferente da

Representação da Deriva dos Continentes

configuração atual, América, Africa, Ásia e Oceania, formavam um único continente. Essa hipótese foi proposta no início do século 20 pelo meteorologista alemão Alfred Lothar Wegener, que a essa massa continental única, envolvida por um único oceano, chamado de Pantalassa, Wegener deu o nome de Pangéia (toda a Terra).

Teoria da Deriva Continental – De acordo com Wegener nessa época ter-se-ia iniciado o processo de separação dos continentes motivado pela ação das forças internas da Terra. A Pangéia teria sido dividida por um longo braço de mar, dando origem a duas grandes massas continentais: Gondwana e Laurásia.Gondwana ao sul, abrangeria as atuais áreas da América do Sul, Índia, África, Nova Zelândia, Austrália, Antártida, Madagascar, além do Sri Lanka.  Laurásia, ao norte, incluiria as da América do Norte, Groenlândia, Ásia e Europa. No período Cretáceo (136 à 65 milhões de anos atrás) este teria se dividido em várias partes, inclusive tendo se deslocado até atingir a configuração atual. Esta hipótese de Wegener é denominada hipótese da Deriva Continental.

Evidências – Wegener alegava que uma das evidências de que os continentes poderiam ter se separado estaria no próprio contorno deles.

• Comparando a costa da América do Sul com a África você pode observar que os dois continentes são complementares. Além da semelhança entre os dois continentes existem outros indícios.

• O fóssil do pequeno réptil Mesossauro encontrado no Brasil e na África é uma explicação de que os continentes estiveram juntos.

• Brasil e África têm ainda rochas sedimentares iguais, isto é, rochas que foram depositadas entre 350 milhões e 150 milhões de anos atrás.

• Há cerca de 300 milhões de anos, florestas substituíram o gelo e originaram depósitos de carvão. No sul do Brasil e da África, a Austrália e a Índia existem depósitos de carvão com a mesma idade.

Deriva Continental – uma teoria desacreditada – Mesmo após todas as informações contidas na hipótese, a teoria não foi aceita, O fato de não ter Wegener conseguido achar uma explicação para o motivo da separação dos continentes fez sua teoria ficar desacreditada.

Teoria das Placas Tectônicas – Sua hipótese foi confirmada na década de 1960, pelos geólogos americanos Harry Hess e Robert Dietz. Através de estudos, concluíram, entre outros, que o fundo dos oceanos está em constante expansão. Esta descoberta unida à teoria formulada em 1912 por Wegener deu origem à outra Teoria, até hoje aceita, a Teoria das placas tectônicas.

9_EJA1 – Ativando o entendimento do texto – Pangéia e a Teoria da Deriva Continental

1 – Descreva o formação da crosta terrestre, essa superfície sólida.

2 – Descreva sobre o que foi a Pangéia.

3 – Quando e quem foi o autor dessa Teoria sobre a Pangéia ?

4 – De acordo com Wegener, o que afirmava a Teoria da Deriva Continental ?

5 –  Ainda de acordo com a Teoria da Deriva Continental, que forças provocavam o a divisão da Pangéia em vários continentes ?

6 – Descreva a divisão da Pangéia.

7 – Aponte uma evidência de que a América do Sul no passado formava um único bloco junto com a África.

8 – Por que a Teoria da Deriva Continental não foi aceita pela comunidade científica ?

9 – Após a década de 1960, o que ocorre com a Teoria da Deriva Continental ?

10 – O que afirma a Teoria das Placas Tectônicas ? ( resposta na próxima aula )

10 – Tectônica de …

10 – EJA1 – A Teoria das Placas Tectônicas

Na aula anterior você verificou que a Teoria da Deriva Continental de Wegener foi substituida pela Teoria das Placas Tectônicas. Segundo essa Teoria ,  a crosta terrestre

Representação das Placas Tectônicas

(litosfera) apresenta grandes fraturas, grandes placas rochosas, com espessura média de 100 quilômetros, que flutuam sobre o magma pastoso, afastando-se ou aproximando-se uma das outras. Por isso recebeu a denominação de Teoria das Placas Tectônicas.

Espessura – As placas tectônicas tem espessura variável, nas regiões oceânicas são mais finas, as espessuras variam entre 10 quilômetros nas dorsais (cordilheira

submarina) , até algumas dezenas de quilômetros. Já nas regiões continentais são mais espessas e podem chegar a 250 quilômetros de espessura.

Consequências – Ao longo de bilhões de anos da história geológica da Terra os movimentos das placas tectônicas que se deslocam sobre o magma superior (parte pastosa) têm contribuido para a modificação contínua da superfície terrestre, um processo geodinâmico que tem como conseqüência a origem das montanhas e bacias geológicas, provocando terremotos, vulcanismo, magmatismo e outros eventos geológicos todos decorrência desses movimentos das placas.

Que Poderosa Energia Moveria Estas Placas ? – A principal explicação para o movimento das placas tectônicas é que em função da desintegração radioativa de átomos que ocorre no interior do planeta gerando o calor, que mantém o magma em estado fluido e um processo denominado correntes de convecção tenderia a levar o magma para a superfície, pressionando as placas , explicando também a origem do vulcões.

Tipos de Movimentos - Esses movimentos dividem-se em três grupos, de acordo com seu direcionamento: limites convergentes, limites divergentes e limites transformantes. Os limites convergentes são zonas de encontro e colisão de placas.

Os limites divergentes é uma condição que causa o afastamento das placas. É o que ocorre entre as Placas Sul America e a Africana, levantando uma montanha no meio do oceano Atlântico.

Os limites transformantes são zonas de deslizamentos de placas uma em relação à outra. Esses deslizamentos podem originar terremotos de grande proporção, como na falha de San Andreas, Califórnia, Estados Unidos.

Principais Placas Tectônicas da Crosta Terrestre – Placa Sul Americana – onde situa-se o Brasil e quase toda a América do Sul. Placa de Nazca, Placa Norte-Americana, Placa Africana, Placa Euro-Asiática, Placa do Pacífico, Placa Indo-Australiana, Placa Antártica.

10 – EJA1 – Ativando o entendimento do texto – Teoria das Placas Tectônicas

1 – Qual a teoria de Wegener sobre os continentes?

2 – A teoria de Wegener foi substituida por outra. Qual ?

3 – O que afirma a Teoria das Placas Tectônicas ?

4 – Descreva as placas tecônicas quanto a espessura.

5 – Quais consequências os movimentos das placas tectônicas causam na superfície terrestre.

6 – Qual a origem e movimento que fornecem energia capaz de causar pressão e deslocamento  das placas ?

7 – Quais os tipos de movimentos das placas tectônicas ?

8 – Explique as diferenças entre limites convergentes e limites divergentes das placas tectônicas.

9 – Relacione as principais placas tectônicas e sobre qual delas situa-se o Brasil.

11 – Vulcanismo e …

11 – EJA1 – Vulcanismo e Terremotos

No texto anterior você verificou que a crosta terrestre (litosfera) é formada por Placas Tectônicas, e que estas estão constantemente em movimento que geram instabilidades na crosta e grande atividade vulcânica.

O vulcanismo é um fenômeno natural geológico provocado pela lava (magma), que se encontra acumulada e é expelida do interior da Terra em direção à superfície. É um processo que se desenvolve somente pelo fato de ocorrer uma enorme pressão provocada pelo magma do manto (uma das camadas da Terra), e forte o bastante para provocar a ruptura das camadas de rochas da crosta terrestre, desencadeando o vulcanismo.

A relação entre as Placas Tectônicas e os vulcões, é que, em geral, as regiões sujeitas a vulcanismo na Terra coincidem com as zonas de contato (limites) entre as Placas Tectônicas.

Localização Geográfica – A grande maioria dos vulcões, cerca de 82%, acha-se agrupada em determinadas zonas, principalmente ao longo dos oceanos formando, na região do Pacífico, o chamado Círculo de Fogo.

Terremotos – Também chamados de abalos sísmicos, são tremores da crosta terrestre de curta duração, mas que apresentam grande poder de destruição. São causados pela liberação da energia acumulada durante longos intervalos de tempo em que as placas tectônicas sofreram esforços para se movimentar.Os maiores terremotos já registrados no planeta ocorrem em áreas de convergência, onde uma Placa Tectônica afunda abaixo de outra. Entre esses incluem-se o o maior de todos os terremotos, ocorrido no Chile em 2010, que alcançou a marca de 8,8 graus Richter, o de Andreanof no Alaska, em 1957, com 9.1 graus e o de magnitude 9.0 graus, ocorrido na península de Kamchatka, na Rússia, em 1952.  O devastador terremoto do dia 26 de Dezembro de 2004, que alcançou a marca de 9 graus na escala Richter , provocando as ondas gigantes na Ásia, ocorreu na interface entre as placas da Índia e Burma.

Agentes Modeladores do Relevo – É importante ressaltar que o vulcanismo, juntamente com o tectonismo e os abalos sísmicos, são agentes internos modeladores do relevo, responsáveis pelo surgimento das montanhas e dos planaltos.

11- EJA1 – Ativando o entendimento do texto – Vulcanismo e Terremotos

1 – De acordo com os textos estudados, como é formada e qual o comportamento da crosta terrestre e suas consequências ?

2 – Qual a definição de vulcanismo ?

3 – Faça uma descrição desse processo.

4 – Qual a relação entre as Placas Tectônicas e os Vulcões ?

5 – O que o texto descreve como o Círculo de Fogo ?

6 – Como o texto expressa a definição de terremoto ?

7 – Os maiores terremotos já registrados no planeta ocorrem em áreas de convergência, explique o que são áreas de convergência.

8 – Por que, o vulcanismo, tectonismo e sismos (terremotos) são denominados de agentes internos modeladores do relevo ?

12 – Vulcanismo no …

12 – EJA1 – Vulcanismo e Terremotos no Brasil

Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica onde hoje é o território brasileiro, atualmente não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozóica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

Na Era Mesozóica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC);

No Território Brasileiro há vestígios de diversos eventos vulcânicos. No nosso território, está inclusive, um dos maiores eventos vulcânicos da terra, o vulcanismo mesozóico da bacia do Paraná.

Na região Sul houve um dos maiores derrames de lava do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul.  No Brasil existem planaltos de origem vulcânica, os quais se formaram há milhões de anos e estão situados ao longo da bacia hidrográfica do rio Paraná. A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas. Não há mais atividade vulcânica no Brasil, em razão da sua localização, pois o mesmo está praticamente no centro da placa litosférica Sul-americana.

Terremotos no Brasil – A maior incidência de terremotos ocorrem nas zonas de contato entre as placas tectônicas (limites), devido ao atrito entre as placas tectônicas. Ao observarmos o território brasileiro constatamos que o mesmo situa-se no meio da placa tectônica Sul Americana, isto é, distante do limite entre as placas tectônicas, este é um fator que contribui para que o Brasil esteja livre de terremotos de grande intensidade. Mas não esta livre de terremotos de baixa intensidade, devido a existência de falhas geológicas dentro da Placa Tectônica. Como o terremoto de 22 de abril de 2008, com epicentro próximo à cidade de São Vicente SP, que atingiu 5,2 graus na escala Richter.

12 – EJA1 – Vulcanismo e Terremotos no Brasil

Ativando o entendimento do texto

1 – Há vulcões no Brasil ? Justifique.

2 – As últimas atividades vulcânicas no Brasil (Era Cenozóica) resultaram em quais efeitos ?

3 – Na Era Mesozóica a atividade vulcânica foi mais intensa. Destaque em quais regiões.

4 – Um dos maiores eventos vulcânicos da Terra foi no Brasil, destaque em qual região.

5 – O maior derrame de lava do mundo, no Brasi, abrangeu que extensão ?

6 – Que outra região do Brasil também foi afetada por atividade vulcânica ?

7 – Ainda há atividade vulcânica no Brasil ? Justifique.

8 – Em que regiões da Terra há maior incidência de terremotos ?

9 – Quais as causas desses terremotos, nessas regiões ?

10 – No Brasil ocorrem terremotos ?

11 – Que fator contribui para que no Brasil os terremotos sejam de baixa intensidade ?

12 – Considerando que o Brasil, esta distante dos limites das placas tectônicas, qual a causa para a existência de terremotos de baixa intensidade ?

13 – Cite um exemplo de terremoto ocorrido no Brasil.

13 – Coordenadas G

13 – EJA1 – Coordenadas Geográficas – Paralelos e Meridianos

Para determinar a posição, ou localização, de qualquer ponto situado na superfície da Terra, os cartógrafos na antiguidade criaram um sistema de círculos imaginários posicionados horizontalmente e verticalmente sobre a superfície da Terra. Estes círculos são denominados de Paralelos e Meridianos.

Paralelos - são os círculos ou linhas imaginárias posicionadas na horizontal do globo, isto é, de Leste a Oeste e possuem as seguintes características:

Representação dos Paralelos sobre a superfície da Terra

1 – Os paralelos são sempre paralelos entre si. Ainda que sejam linhas circulares, sua separação é constante (observe a imagem).

2 – Os paralelos vão sempre em direção leste-oeste.

3 – Os paralelos principal traçado no centro, parte mais larga do globo é denominado Linha do Equador (círculo máximo), posicionado a 0º (Latitude), divide a Terra em dois Hemisférios Norte (acima) e Hemisfério Sul.

4 – Os paralelos cortam os meridianos formando ângulos retos. Isto é, correto para qualquer lugar do globo, exceto para os pólos, uma vez que neles a curvatura dos paralelos é muito acentuada.

5 – Todos os paralelos, com exceção do equador, são círculos menores.

6 – O número de paralelos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Por conseguinte, qualquer ponto do globo, com exceção do pólo norte e do pólo sul, está situado sobre um paralelo.

Representação dos Meridianos

Meridianos – são círculos ou linhas imaginárias posicionadas na vertical do globo, isto é, de Norte a Sul, possuindo as seguintes características:

1 – Todos os meridianos são semicírculos máximos, cujos extremos coincidem com os pólos norte e sul da Terra (observe a imagem).

2 – O principal meridiano, denominado de origem , é o Meridiano de Greenwich, posicionado a 0º (Longitude). O Meridiano de Greenwich serve de referência para a hora mundial.

3 – Todos os meridianos tem direção norte-sul;

4 – Os meridianos têm sua máxima separação no equador e convergem em direção aos polos, reduzindo a separação entre eles.

5 – O número de meridianos que se pode traçar sobre o globo é infinito. Assim pois, existe um meridiano para qualquer ponto do globo.

13 – EJA1 – Coordenadas Geográficas – Paralelos e Meridianos

Ativando o entendimento do texto

1 – Descreva qual a solução encontrada pelos cartógrafos da antiguidade para se localizar sobre a superfície terrestre ?

2 – O sistema de círculos criado pelos cartógrafos da antiguidade recebeu que nomes ?

3 – Qual a definição dada no texto para Paralelos ?

4 – Descreva o Paralelo prinicipal e suas características.

5 – Que definição é dada no texto para Meridianos ?

6 – Qual o prinicipal Meridiano e sua importância.

14 – Coordenadas II

14 – EJA1 – Coordenadas Geográficas – Latitude e Longitude

Coordenadas Geográficas – É composta pelos elementos geográficos – Latitude e Longitude,  que permitem localizar com exatidão qualquer ponto sobre a superfície terrestre.

Tanto a  latitude quanto a Longitude são expressas em valores numéricos seguidos de unidades de graus, minutos e segundos.

Latitude - são as linhas dos Paralelos, visto na aula anterior, porém agora terão uma medida em graus, minutos e segundos, determinando uma posição exata na esfera terrestre.

Latitude – Definição: é a menor distância medida em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador.

Latitude – Características: a Latitude Tem como referência a linha do equador (0º); Latitudes acima da linha do equador denominamos Latitude Norte (0 até 90º); baixo da linha do equador, denominamos Latitude Sul (0 até 90º).

Longitude – correspondem as linhas dos Meridianos, também já vistos, agora acrescido de graus, minutos e segundos, permitindo com precisão sua localização na esfera terrestre.

Longitude – Definição: é a menor distância medida em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.

Longitude – Características: a Longitude Tem como referência o primeiro Meridiano ou Greenwich (0º); Longitudes a direita de Greenwich, denominamos Longitude Leste

(0 até 180º); Longitudes a esquerda de Greenwich, denominamos Longitude Oeste (0 até 90º).

Tecnologia – Atualmente é possível localizar a Latitude e a Longitude de qualquer ponto na esfera terrestre, com um aparelho que cabe no bolso. É o GPS, sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global.

14 – EJA1 – Coordenadas Geográficas – Latitude e Longitude

Ativando o conhecimento I

1 – As coordenadas geográficas é composta por quais elementos geográficos ?

2 – Qual a aplicação das coordenadas geográficas ?

3 – Como se expressam as unidades de Latitude e Longitude ?

4 – Qual a relação entre Latitudes e Paralelos ?

5 – Qual a definição para Latitude ?

6 – Relacione três características para a Latitude.

7 – Qual a relação entre Longitude e Meridianos ?

8 – Qual a definição para Longitude ?

9 – Relacione Três características para a Longitude.

10 – Atualmente como que a tecnologia resolve essa questão de Latitude e Longitude ?

Ativando o conhecimento II

I – Assinale V ( verdadeiro ) ou F ( falso ):1 – ( ) Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente à Linha do Equador.2 – ( ) A Linha do equador divide a Terra em dois hemisférios, norte e sul.3 – ( ) Os meridianos são linhas imaginárias traçadas de um pólo ao outro.4 – ( ) A latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre à linha do equador.5 – ( ) A longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich.6 – ( ) Por meio das coordenadas geográficas, não é possível a localização exata de qualquer ponto na superfície terrestre.

II – (UNESP) Verificando o mapa e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:

a) norte e sul.         b) sul e ocidental.         c)sul e oriental.         d) oriental e ocidental.   e) ocidental e norte.

III – (MACKENZIE-SP) Preencha o espaço em branco com a alternativa que convém: O Brasil localiza-se a oeste do meridiano inicial ou de Greenwich, situando-se, portanto, inteiramente no hemisfério ocidental. Sendo cortado ao norte , pela linha ………………, apresenta 7% de suas terras no hemisfério …………….. e 93% no hemisfério…………….., ao sul é cortado pelo trópico de………………….(.)a)do equador – setentrional – meridional – capricórnio   b) do meridiano de Greenwich – meridional – setentrional – Câncerc) inicial – oriental – ocidental – Câncer   d) do equador – ocidental – oriental – Câncer  e)do meridiano de Greenwich – setentrional – meridional – Câncer.

15 – GPS

15 – EJA1 – GPS – Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global

Tecnologia – Atualmente, a tecnologia para localização de qualquer ponto no espaço geográfico atende pelo nome de GPS – Global Positioning System ou Sistema de

Representação dos Satélites do Sistema GPS

Posicionamento Global.

O que é o GPS ? – É um sistema de localização de qualquer ponto sobre a superfície terrestre baseados em uma rede de 24 ou mais satélites colocados em órbita da Terra pelo Departamento Norte Americano de Defesa.

GPS – FuncionamentoEste sistema consiste de um aparelho receptor (cabe na palma da mão), que capta sinais enviados por três ou mais satélites, e  com uso de software expressa a posição exata de do local, em latitude, longitude e altitude.

Outras funções – Uma vez que a posição do usuário foi determinada, a unidade de GPS pode calcular outras informações, como: velocidade, distância de viagem, distância ao destino, tempo de viagem, nascer e pôr-do-sol e muito mais.

AplicaçõesO GPS é um instrumento que cada vez apresenta mais utilizações práticas em todas as áreas de negócios e atividades de todos os tipos. Foi, inicialmente, desenvolvido para

uso militar e desde então sua utilização não parou de crescer em todo o mundo.– A comunicação de dados por GPS, também serve para o rastreamento e o monitoramento de veículos;  Nas competições de rali, como o Rali dos Sertões, no Brasil, ou o rali Paris-Dakar; Adeptos de GPS também surgem à medida que aparecem os primeiros  mapas de ruas e avenidas; Embarcações náuticas e aviões. Além disso, permite a localização correta de seus destinos e rotas; Mapeamento e cartografia de precisão, cálculo de áreas, etc.; Leitura de cartas náuticas, navegação aérea e cartas topográficas;  Na pesca comercial, para a localização de áreas com maior probabilidade de sucesso na atividade; Na agricultura, com a utilização do instrumento em grandes colheitadeiras automatizadas, maximizando os resultados das colheitas, reduzindo perdas e economizando sensivelmente na mão-de-obra empregada na atividade.

Outros SistemasA Rússia tem o Global Orbiting Navigation Satellite System – GLONASS”, e Europa desenvolve o sistema Galileo, no qual o Brasil está estudando a participação. Diferentemente desses dois, controlados por militares, o Galileo será o primeiro em escala mundial sob comando de civis.

15 – EJA1 – GPS – Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global

Ativando o entendimento

1 – Descreva de que forma a tecnologia substitui as observações astronômicas e cálculos para se obter a Latitude e Longitude de qualquer ponto sobre a superfície terrestre.

2 – Qual significado da sigla GPS ?

3 – O que é um GPS ?

4 – Como funciona um GPS ?

5 – Quais são as informações fornecidas por um GPS ?

6 – Além da Latitude, Longitude e Altitude, que outras informações podem ser obtidas com o GPS ?

7 – Relacione outras aplicações para o GPS ?

8 – Quais outros sistemas existentes no mundo, com o mesmo objetivo do GPS ?

16 – Fusos Horários

16 – EJA1 – Fusos Horários

Por que estudar Fusos Horários – Para entender que devido ao movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do Sol, enquanto uma região do planeta esta iluminada a região oposta esta na escuridão, isto é, em outro horário.

Os fusos horários foram criados para por ordem no horário mundial e atender a todos os segmentos da sociedade, como empresas, comércio, comunicações, investidores. Dessa forma passou a ser possível saber que horas são em determinado lugar neste exato momento.

Como ? – O movimento de rotação completo demora aproximadamente 24 horas. Por isso o mundo foi dividido em 24 fusos, isto é, são faixas imaginárias sobre a superfície terrestre delimitadas por dois meridianos. Por convenção, em toda a extensão de um fuso a hora legal é a mesma. Cada faixa com 15º (ou 15 meridianos) de largura corresponde a 1 fuso, que também corresponde a 1 hora.

Onde começa ? – Na Conferência Internacional do Meridiano de 1884, ficou definido o Meridiano de Greenwich (0º) como o Fuso Horário de referência mundial, denominado de hora GMT – Greenwich Meridian Time, isto é, hora no Meridiano de Greenwich – Londres – Inglaterra.

Fusos Horários no mundo – Definido o Meridiano de Greenwich como o primeiro meridiano, os demais foram definidos em torno deste, 12 fusos à Leste de Greenwich (+ horas) e 12 à Oeste de Greenwich (- horas).

Exemplo prático – em Londres (Greenwich – fuso inicial) um relógio marca 12 horas, numa outra cidade no fuso seguinte a leste (+ horas) será 13 horas (+ 1 hora).

Outro exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, Quando os jogos tinham início as 20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.

Outro exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, Quando os jogos tinham início as 20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.

16 – EJA1 – Fusos Horários

1 – Por que estudar os fusos horários ?

2 – O Sistema de Fusos Horários tem relação direta com qual movimento executado pela Terra?

3 – Explique a relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários.

4 – Qual a necessidade de criação dos fusos horários ?

5 – Como definiu-se os fusos horários ?

6 – Qual a importância do Meridiano de Greenwich nesta questão dos fusos horários ?

7 – Como ficou definido os fusos horários no mundo ?

8 – Dê um exemplo sobre fusos horários ?

9 – Quantos fusos horários há de diferença entre o Brasil e a África do Sul ?

10 – Sendo no Brasil 20h, que horário teremos na África do Sul ?

17 – Fusos horários no

17 – EJA1 – Fusos Horários no Brasil – O Brasil e o Meridiano de Greenwich – O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3, fuso -4, isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial há sob o território brasileiro (continental e oceânico) 3 fusos horários, com regiões apresentando desde 2 horas, até 4 horas de atraso em relação a Greenwich(fuso zero). Portanto todo horário sob território brasileiro é atrasado em relação a hora GMT ou UTC.

Fusos Horários no Brasil

Horas atrasadas em relação a Greenwich 3 Fusos sobre o Território Brasileiro – Abragência dos fusos

Horas atrasadas em relação a Brasília

(Fuso 2 – oeste) – 2 horas

Compreende as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martin Vaz, Penedos de São Pedro e São Paulo e o Atol das Rocas.

+ 1 hora

(Fuso 3 – oeste) – 3 horas

Abrange todos os estados da região Nordeste, Sudeste, Sul, além do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amapá e todo o estado do Pará (de acordo com a Lei N° 11.662, de 24/04/2008.

horário oficial brasileiro

(Fuso 4 – oeste) – 4 horas

Compreende os estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Amazonas e todo o estado do Acre (também de acordo com a referida lei).

– 1 hora

Exercícios de aplicação

1 – Quantos fusos horários existem no Brasil ?

2 – Quando for 8 horas no Acre, que horas serão no Rio Grande do Sul ? e no Tocantins ?

3 – Se em Fernando de Noronha forem 22 horas, que horas serão no Mato Grosso do Sul ?

4 – Complete o quadro abaixo, com o horário de transmissão de cada programa.

Locais no Brasil Fórmula 1 – Tóquio às 16 horas Entrega do Oscar – Los Angeles às 23 horas

Fernando de Noronha

Brasilia

Manaus

18 – Mapas

18 – EJA1 – Mapas

Definição – mapa é a representação (geralmente sobre uma superfície plana) de toda ou de uma região da Terra, mostrando o tamanho relativo e a posição em uma determinada  escala ou projeção.

Importância – Os mapas ou as cartas são importantes ferramentas de localização, orientação e compreensão do espaço geográfico.

Cartografia – é a ciência aplicada a arte e a técnica de  confecção de mapas.

Convenções Cartográficas – corresponde a uma série de símbolos e cores usados no mapa, tornado-os úteis e que possam ser entendidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Elementos Essenciais – para a correta representação e interpretação, um mapa deve apresentar os seguintes elementos: Título: o título já destaca o tipo de mapa com o qual estamos lidando e de onde é, exemplo Mapa político do Brasil, como esta explícito no título, é um mapa político. Escala: mostra a relação entre o que esta representado no mapa e o seu tamanho real, podendo ser númerica ou gráfica. Símbolos: ou convenções cartográficas, é a  legenda, é o elemento que indica o significado dos símbolos e cores usados no mapa. Orientação: é uma indicação de onde fica o norte, serve para orientação. Fonte: indica de onde foram retiradas as informações citadas no mapa.

Principais Tipos de Mapas: Mapa Político, mostra a divisão política, isto é, um país dividido em estados, com sua respectivas capitais; pode ser também o mundo dividido em países (mapa mundi – político ); um estado dividido em municípios. Podem ainda mostrar o Brasil ou qualquer outro país dividido em regiões.Mapas Temáticos: também merecem destaque, pois são mapas que representam elementos específicos (temas) do espaço geográfico, por exemplo, mapa das reservas minerais, características do solo, aspectos econômicos etc.Mapas físicos: mostram aspectos da natureza, como a variação de altitude, as divisões do relevo, as redes hidrográficas, os tipos de climas, de vegetação, solos e estrutura geológica.Mapas econômicos: mostram a distribuição no espaço de aspectos como: produção industrial, atividades agrícolas, serviços, redes de cidades, rodovias, ferrovias, portos, num determinado território, estado, país ou no mundo.Mapas demográficos: mostram a distribuição da população numa determinada área, como a distribuição da população no território brasileiro. Mas poderia ser a população do mundo, de outro país, de um estado, de uma região, etc.

Exercícios de aplicação: Responda as questões propostas.1 – Encontre no texto uma definição para mapa ?2 – Qual a importãncia dos mapas e cartas ?3 – A arte e a ciência de confeccionar mapas é objeto de qual ciência ?4 – Mas para que os mapas sejam úteis são necessárias algumas regras, que regras são essas ?5 – Quais os principais elementos que um mapa deve apresentar ?

6 – Qual a finalidade da escala em um mapa ?7 – Relacione os principais tipos de mapas que podemos encontrar ?8 – Que tipo de mapa permite verificar  a distribuição da população sobre o território brasileiro ?

9 – Se uma indústria produtora de sal pretendesse se instalar no Brasil, qual tipo de mapa ela usaria para definir sua localização ? Em quais estados ela poderia se instalar ?

19 – Escalas

19 – EJA1 – Escalas

Definição – a escala mostra a relação entre a medida real na superfície terrestre e a sua medida representada no papel.

Importância – Em todos os mapas existe existe uma proporção entre a superfície terrestre  e a sua representação no papel e a escala quantifica essa relação.

Tipo de Escalas – Nos mapas encontraremos dois tipos de escalas, numérica ou gráfica, em alguns mapas constam as duas escalas.

Escala Numérica - toda escala numérica terá sempre o valor unitário (1) no numerador, correspondente a 1 cm medido no mapa. Já o denominador terá diferentes valores, dependendo de quanto foi a redução das medidas reais. Exemplo de Escala Numérica: 1:30 000 000 , que deve ser lida como “ um por trinta milhões “ , mostrando que a redução do espaço real foi de 30 000 000 de vezes. A desvantagem da escala numérica é que exige algum cálculo para obtenção da distância real. Mais exemplos: 1:5 000 ;  1:50 000 ; 1:250 000 ; 1:100 000  1:200 000 000

Escala Gráfica - A escala gráfica apresenta a vantagem de permitir uma interpretação visual e direta das informações, pois graficamente apresenta segmentos de retas

escala gráfica

com divisões de 1 centímetro acompanhado do respectivo valor em quilômetros, conforme imagem ao lado, onde cada cm no papel corresponde a 50 quilômetros no espaço real.

19 – EJA1 – Escalas

Verifcação do entendimento

1 – Qual a definição para escala ?

2 – Qual a importãncia da escala ?

3 – Quais os tipos de escalas encontradas nos mapas ?

4 – Descreva como é a escala numérica.

5 – Numa escala numérica de 1:50 000, de quantas vezes foi a redução do espaço real para permitir sua representação no papel ?

6 – Aponte a desvantagem da escala numérica.

7 – Descreva a escala gráfica.

8 – Qual a vantagem da escala gráfica em relação a escala numérica ?

9 –Num mapa usando a escala gráfica mostrada no texto, cada cm no mapa, corresponderá a quantos quilômetros no espaço real ?

20 – Projeções Carto..

20 – EJA1 – Projeções Cartográficas

Pojeção Cartográfica – é um recurso da Cartografia baseado em relações matemáticas e geométricas que tornou possível a representação da superfície curva da Terra numa superfície plana – o mapa.

Pincipais Projeções – São as Projeção Mercator, Projeção Bertin, Projeção Buckminster Fuller, Projeção Peters.

Características – Uma análise dos diferentes tipos de projeções mostrará que nenhuma projeção consegue mostrar o mundo de maneira correta, isto é, sem deformações. A única maneira de representar fielmente a superfície terrestre, que é curva, numa superfície plana, sem que haja distorções, é por meio do globo terrestre.

Quadro Descritivo das Projeções

Mercator

A deformação do tamanho das superfícies torna-se máxima próxima aos polos. Essa projeção exagera visualmente a importância territorial dos países do Norte, pois a maior porção das massas continentais dessa região está localizado nas maiores latitudes, comparativamente às massas continentais do Hemisfério Sul.

Peters O contraponto com a de Mercator: restabelece o tamanho correto das superfícies continentais e, com isso, revaloriza visualmente os países do hemisfério Sul.

Bertin (1953)

Fiel na relação entre os tamanhos das superfícies dos continentes, é uma das boas soluções para os mapas temáticos

Buckminster Fuller

Centrada no polo Norte, tem suas maiores deformações nos oceanos. Apresenta uma organização dos continentes incomum aos nossos olhos.

20 – EJA1 – Projeções Cartográficas

Ativação do entendimento

1 – Dê a definição de projeção cartográfica e qual a sua aplicação ?

2 – Quais são as principais projeções ?

3 – As projeções cartográficas são uma maneira correta e sem distorções de mostrar o globo terrestre em um plano ( um mapa por exemplo) ? Justifique.

4 – Em que regiões do globo a projeção de Mercator apresenta maior deformação ?

5 – A projeção Mercator exagera visualmente qual região do globo ?

6 – Explique por que a projeção de Peters é o contraponto da projeção de Mercator.

7 – Qual a característica e aplicação da projeção de Bertin ?

8 – Relacione as características da projeção Buckminster Fuller.