AH - Conexão | 06 de julho de 2016

8
Quarta-feira, 6 de julho de 2016 1462 Organização prevê circulação de 1,5 mil pessoas durante os três dias de evento Feira do Livro aborda Jogos Olímpicos Evento conta com dez mil publicações de três livrarias. Apresentações artísticas ocorrem até sábado. Santa Clara do Sul C erca de dez mil livros, de três livrarias, esta- rão dispostos na 15ª Feira do Livro. O evento começa amanhã, 7, e se estende até sábado, no Clube de Reser- vistas. Tem uma programação repleta de apresentações artís- ticas, tanto de grupos da região quanto de talentos da própria cidade. Cinco escolas munici- pais e uma estadual participam. No histórico dos patronos da feira, Fabrício Carpinejar, Dilan Camargo e Caio Riter. De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Leonardo Braum, são esperadas 1,5 mil pessoas. Afirma que, ao conta- tar a escritora Marô Barbieri para convidá-la a ser patrona, ela fez questão de agradecer. “Aceitou de pronto o convite e nos disse ser uma feira diferen- cial no interior.” Marô é professora e contado- ra de histórias. Natural de Ben- to Gonçalves, tem Licenciatu- ra Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PU- CRS. Destaca-se pelas obras vol- tadas ao público infantil. Desde 2013, produz livros com caráter infanto-juvenil e adulto. Ela es- tará presente amanhã, duran- te o dia, e realiza debates com o público presente. Neste ano, o foco são os Jogos Olímpicos, abarcando como tema o “Leitor de Ouro”. Segun- do o secretário, a preparação do DIVULGAÇÃO futuro se dá inevitavelmente na formação dos alunos. Para tan- to, junto à feira, ocorre ainda a 8ª Mostra Pedagógica, apresen- tando os trabalhos realizados nas escolas do município. Amanhã à noite, começam a ser conhecidos os ganhadores do 6º Concurso de Poesias. A primeira a anunciar o vencedor é a categoria livre. Ao longo da feira, outros ganhadores rece- Escola Empreendedora e o Santa Clara Mais Leitor são programas vencedores. Prê- mios como o concedido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Rio Grande do Sul (Sindifisco) foram bem- -vindos. Mas o foco, segun- do o secretário Braum, é a formação de leitores cons- cientes. bem a premiação. Grupos de cidades da região realizam apresentações artísti- cas, como é o caso do Teatro de Bonecos, com o Desaparecimen- to do Sol . Na sexta-feira, é a vez do espetáculo Dom Quixote – O Sonhador Solitário e o Negrinho do Pastoreio. No sábado, além de amostras artísticas, have- rá brinquedos infláveis para crianças. Programas de incentivo Leonardo Braum Secretário de Educação [...] Marô aceitou de pronto o convite e nos disse ser uma feira diferencial no interior.”

description

 

Transcript of AH - Conexão | 06 de julho de 2016

Page 1: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

Quarta-feira, 6 de julho de 2016 1462

Organização prevê circulação de 1,5 mil pessoas durante os três dias de evento

Feira do Livro aborda Jogos Olímpicos

Evento conta com

dez mil publicações

de três livrarias.

Apresentações

artísticas ocorrem

até sábado.

Santa Clara do Sul

Cerca de dez mil livros,

de três livrarias, esta-

rão dispostos na 15ª

Feira do Livro. O evento

começa amanhã, 7, e se estende

até sábado, no Clube de Reser-

vistas. Tem uma programação

repleta de apresentações artís-

ticas, tanto de grupos da região

quanto de talentos da própria

cidade. Cinco escolas munici-

pais e uma estadual participam.

No histórico dos patronos da

feira, Fabrício Carpinejar, Dilan

Camargo e Caio Riter. De acordo

com o secretário de Educação,

Cultura e Desporto, Leonardo

Braum, são esperadas 1,5 mil

pessoas. Afirma que, ao conta-

tar a escritora Marô Barbieri

para convidá-la a ser patrona,

ela fez questão de agradecer.

“Aceitou de pronto o convite e

nos disse ser uma feira diferen-

cial no interior.”

Marô é professora e contado-

ra de histórias. Natural de Ben-

to Gonçalves, tem Licenciatu-

ra Plena em Letras (Língua e

Literatura Portuguesa e Língua

e Literatura Francesa) pela PU-

CRS. Destaca-se pelas obras vol-

tadas ao público infantil. Desde

2013, produz livros com caráter

infanto-juvenil e adulto. Ela es-

tará presente amanhã, duran-

te o dia, e realiza debates com o

público presente.

Neste ano, o foco são os Jogos

Olímpicos, abarcando como

tema o “Leitor de Ouro”. Segun-

do o secretário, a preparação do

DIVULGAÇÃO

futuro se dá inevitavelmente na

formação dos alunos. Para tan-

to, junto à feira, ocorre ainda a

8ª Mostra Pedagógica, apresen-

tando os trabalhos realizados

nas escolas do município.

Amanhã à noite, começam a

ser conhecidos os ganhadores

do 6º Concurso de Poesias. A

primeira a anunciar o vencedor

é a categoria livre. Ao longo da

feira, outros ganhadores rece-

Escola Empreendedora e o

Santa Clara Mais Leitor são

programas vencedores. Prê-

mios como o concedido pelo

Sindicato dos Servidores

Públicos da Administração

Tributária do Rio Grande do

Sul (Sindifisco) foram bem-

-vindos. Mas o foco, segun-

do o secretário Braum, é a

formação de leitores cons-

cientes.

bem a premiação.

Grupos de cidades da região

realizam apresentações artísti-

cas, como é o caso do Teatro de

Bonecos, com o Desaparecimen-

to do Sol. Na sexta-feira, é a vez

do espetáculo Dom Quixote – O

Sonhador Solitário e o Negrinho

do Pastoreio. No sábado, além

de amostras artísticas, have-

rá brinquedos infláveis para

crianças.

Programas de incentivo

Leonardo Braum

Secretário de Educação

[...] Marô aceitou de

pronto o convite e

nos disse ser uma

feira diferencial no

interior.”

Page 2: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

A Hora. Quarta-feira, 6 de julho de 20162

Participe deste espaço mandando e-mail: [email protected]

O voto de bancada na for-ma de “fechar a questão” deve ser banido nas de-

liberações das casas legislativas (Congresso Nacional, Senado, Câ-mara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras de Vere-adores), prevalecendo sempre o voto individual ungido pelo povo. A bancada pode receber “orienta-ção sobre a questão” sem inibir o livre discernimento de quem vai votar que em hipótese alguma po-derá ser penalizado por isso.

Sem foro privilegiado e sem au-xílio-moradia. Menos assessores na casa em que atua e na sua base eleitoral. Menos privilégios e bene-fícios, viagens e vantagens. Menos remuneração e verba parlamen-tar, tornando a máquina legisla-tiva econômica e enxuta. Redução pela metade dos valores hoje fixa-dos para os tetos de isonomia de ganhos no Executivo, Legislativo e Judiciário, nas três esferas de po-der em âmbitos federal, estadual e municipal, abrangendo e incluin-do os Tribunais de Contas, o MPF e outros órgãos/cargos vinculados.

Isso vale para os novos eleitos, nomeados, indicados ou concur-sados, ficando regulada a coe-xistência temporária e transitó-ria de ganhos diferenciados em cargo/função, no mesmo órgão, até a aposentadoria, demissão, exoneração ou morte dos an-tigos com direitos adquiridos. Adequação das aposentadorias dos representantes do povo na simples soma de tempo de contri-buição, não tendo regime especial

Como fazer novas eleições, já! Parte 2

Uma alternativa à falta de habitação

nem de tempo e nem de cálculo. Só candidato ficha limpa e

cristalina livre de condenação em sentença, quer em fase de recurso, de cumprimento ou a cumprir, na data base limite da inscrição do candidato, compro-vado por certidões negativas de todas as instâncias da Justiça, poderá participar de pleitos, va-lendo para o Executivo e Legislati-vo federal, estadual e municipal. Isso ocorrendo durante a campa-nha anula a candidatura, até a posse anula a eleição , e enquan-to cumprindo o mandato perde o cargo, sumariamente, não caben-do processo na esfera Legislativa!

Aplicação da exigência da Ficha Limpa e Cristalina em qualquer nomeação e indica-ção de cargo ou função pública. Redução drástica/corte de verbas públicas ao sistema sindical, pois sua organização e representação deve ser orientada para a sua base privada e não para a luta de conquistar espaço e poder público. Extinguir e coibir a criação de mais de uma liga pura (cen-tral, frente, confederação) no país, por classe/profissão/ramo de trabalhadores, unicamente focada na sua organização, ca-pacitação, profissionalização e representação nos dissídios cole-tivos; tanto patronal ou laboral. Sem passeatas, carreatas, que-bradeiras, queima de pneus, lixeiras e ônibus, em espaços públicos como calçadas, ruas, praças, estradas e rodovias. Ja-mais invasão e ocupação de pré-

dios, sedes e espaços públicos do patrimônio público, inclusive instalações e dependências da administração pública, como mu-seus, escolas e casas legislativas. Nem pensar interrupção de trân-sito, de acesso ou de expediente de órgão público, tendo sempre pre-sente que “o direito de um termi-na onde inicia o direito do outro”, a bem da ordem pública e priva-da! E, principalmente, em respei-to às pessoas compromissadas no dia a dia.

Hoje, do jeito que são as lutas, movimentos e manifestações, liberdade nenhuma está garan-tida. Muito pelo contrário, os di-reitos individuais de ir, vir e ser livre nos são tomados e tolhidos. Logo, a forma de luta e manifes-tação atual é inconstitucional. É baderna, frustração e resignação! O direito individual deve preva-lecer sobre o direito coletivo, sem subjugação e inversão da ordem.

Respeito a ordem constitucional republicana atual do nosso país, sendo a assertiva acima apresen-tada, minha simples, honesta e patriótica colaboração de melho-rar e sair da desordem! Os tópicos acima enunciados são prelimina-res e não esgotam o que deve ser mudado. Por que será que no nos-so país toda regra nova, só e sem-pre, complica mais do que resolve.

Alfredo Edmundo Klein

administrador e escritor

[email protected]

Juliano Roso

Deputado estadual (PCdoB)A falta de moradias ainda é um drama de milhares de gaúchos. Estudo do Institu-

to de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2013, indica que existe no RS uma carência de 193 mil unida-des habitacionais. A realidade da falta de moradia, ou da habitação em precárias condições, é comum na maioria das cidades do estado, inclusive em Passo Fundo. Sa-bedor da carência de programas habitacionais do governo estadu-al, trabalho com a criação de um projeto que trata especificamente do tema. A matéria prevê que o

governo do Estado dê preferên-cia na venda de imóveis de sua propriedade para cooperativas habitacionais. Cooperativas essas que têm como requisito construir casas populares ou de fácil acesso para essa parcela mais carente da população.

A recente sinalização do gover-no gaúcho em liquidar imóveis e áreas dialoga com esse projeto que privilegia tema tão importante. Somente em Porto Alegre existem cerca de 50 ocupações que travam judicialmente uma batalha pela casa própria. Nesse sentido, se o

projeto for aprovado e o Estado priorizar o uso habitacional para os imóveis leiloados, poderemos di-minuir o índice de deficiência em moradias. Além de impactar na resolução do problema habitacio-nal, a medida ajuda a revitalizar espaços urbanos degradados co-laborando para uma cidade mais harmônica e igualitária.

Page 3: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

A Hora. Quarta-feira, 6 de julho de 2016 3

Imigrante

O projeto de embeleza-

mento do centro ganha

brilho com novo siste-

ma de iluminação. Por

meio de parceria com o grupo Led

Star, a administração permitiu

que 50 unidades fossem instaladas

na rua Dr. Ito João Snel. Dois opera-

dores da empresa iniciaram o ser-

viço ontem. Ao longo da semana,

o bairro Daltro Filho também deve

receber as lâmpadas. O objetivo é

testar o equipamento sem custo,

para estudar viabilidade de aqui-

sição.

Reunião entre diretores e admi-

nistração municipal definirá as

cláusulas do contrato e a validade.

A projeção de economia depende

do sistema de gerenciamento que

avaliará a rede e computará os

resultados. Segundo o governo, o

benefício está na qualidade do ser-

viço em relação às despesas que ele

pode gerar. Outro fator positivo é

Lâmpadas de LED serão instaladas na rua Dr. Ito João Snel para trazer economia

Projeto-piloto ilumina centro da cidade

que a manutenção é realizada pela

equipe da Led Star.

A street light, como é chamada,

pesa 8,5 quilos e ilumina maior

área. Sem filamentos, reatores e

fluxo de gases como lâmpadas

incandescentes ou fluorescentes,

transforma de 90 a 95% da energia

em luz. Junto com o projeto, a ad-

ministração planeja criar estação

solar para gerar energia limpa e

abastecer as lâmpadas. Segundo a

empresa responsável, cada unidade

é projetada para durar mais de cin-

co anos em atividade constante.

Para prolongar a vida útil do

equipamento, uma central de con-

trole será instalada na prefeitura,

permitindo programar horários

em que estará ligada ou desligada.

A gestão remota também alerta-

rá para problemas nas unidades.

Imigrante será a segunda cidade a

instalar o sistema no país. Maceió

(AL) foi a primeira.

Internet

atrai comunidade

A instalação de internet wi-fi foi

outro atrativo para atrair turistas e

mobilizar a comunidade. Em Daltro

Filho, na Igreja da Paz e praça Henri-

que Brückner, no centro, e na Igreja

Martin Luther, na Seca Baixa, foram

colocadas unidades de transmissão.

Com os constantes problemas na

rede elétrica e telefonia, o serviço de

internet é alternativa para a comu-

nicação. O projeto-piloto permite

que cada usuário utilize o serviço

por 30 minutos, até que o servidor

exija nova conexão. Após fecharem

contrato com a empresa, cada in-

ternauta receberá um login e senha.

Centro e bairro Daltro Filho receberão unidades das lâmpadas de LED. Troca representa economia de luz

MACIEL DELFINO

Page 4: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

A Hora. Quarta-feira, 6 de julho de 20164

Arroio do Meio

A Câmara de Dirigentes e Lojistas realiza na pró-xima sexta-feira, 15, baile que celebra os 45

anos da entidade. O evento ocorre no Clube Esportivo, a partir das 20h. A animação da festa fica por conta do pianista Rodrigo Soltton, reconhecido nacionalmente pelo espetáculo Piano de Cristal.

Para o presidente da entidade, o empresário Lair José Fritzen, a data marca o trabalho realizado pela CDL em benefício do desen-volvimento do município. “Tudo começou faz 45 anos, quando alguns comerciantes se uniram para apontar as necessidades do comércio.”

Já naquela época, ressalta, uma das principais preocupações era em relação à inadimplência. Com a CDL, criou-se um banco de da-dos capaz de apontar se clientes, principalmente novos, estão com o CPF em dia e têm capacidade para pagar as aquisições. “Isso dá tranquilidade ao comércio por sa-ber que o dinheiro não se perde.”

Fritzen relata que a entidade também oferece cursos e pales-tras, focadas na questão motiva-cional. Segundo ele, boa parte das vendas perdidas ocorre devido a atendimentos insatisfatórios e equipes sem entusiamo.

Baile com apresentação do pianista Marcelo Soltton marca aniversário da entidade

CDL completa 45 anos de apoio aos lojistas

Conforme o presidente, a pro-gramação dos 45 anos da CDL foi realizada durante todo o ano e in-cluiu atividades de qualificações para o setor. Um dos cursos rea-lizados foi de vitrinismo, conside-rado por ele como um dos fatores fundamentais para o sucesso do comércio.

“Estudos demonstram que um cliente leva apenas três segundos para avaliar a loja de acordo com a disposição dos produtos nas vi-rinas”, ressalta.

Os convites para o baile de 45 anos da CDL estão à venda pelo 3176-1892. O valor é R$ 150 (casal) e R$ 80 (individual).

Shopping a

céu aberto

Entre os desafios enfrentados pelo comércio local, aponta a pro-ximidade com Lajeado, principal

polo lojista da região. De acordo com Fritzen, apesar da concorrên-cia, Arroio do Meio tem vantagens capazes de atrair até mesmo mo-radores das cidades vizinhas.

“Para quem mora no fim do São Cristóvão, por exemplo, é mais fácil vir para cá do que entrar no centro de Lajeado”, aponta. En-tre as vantagens, estão a maior disponibilidade e a inexistência de cobrança de estacionamento e uma grande variedade de lojas próximas umas das outras.

“O centro de Arroio do Meio é um shopping a céu aberto”, ava-lia. Para ele, outro ponto funda-mental para o fortalecimento do comércio são as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento.

“Todas as administrações são voltadas para o progresso e por isso a cidade está muito bem em saúde, educação, além de ser um polo na geração de emprego e ren-

da”, destaca. Para Fritzen, as co-memorações dos 45 anos da CDL sintetizam a atuação da entidade na composição desse cenário.

Atração renomadaA principal atração da festa é o

pianista Rodrigo Soltton, que apre-sentará clássicos dos mais de 30 anos de carreira. Natural de Novo

Hamburgo, o pianista começou a carreira musical aos 8 anos de ida-de, quando aprendeu a tocar vio-lão na escola Musisinos.

Aos 11 anos, ingressou no Ins-tituto Meninos Cantores, onde aprendeu técnicas vocais e estu-dou diversos instrumentos, além de teoria e regência. Participou do Coral Show Canarinhos até 1996, quando se tornou tecladista da banda Show Délcio Tavares.

Em 1999, integrou projeto da cantora de música italiana Ines Ri-zzardo, com quem também atuou como produtor. Na época, fixou re-sidência em Bento Gonçalves.

Em 2006, lançou o primeiro dis-co de composições próprias. Inti-tulado Até Amanhã, o álbum tem 14 músicas gravadas em São Pau-lo. No ano seguinte, compôs a tri-lha sonora do espetáculo teatral A História Cultural do Vinho.

Em 2009, Soltton lançou dois discos instrumentais com repertó-rio internacional. No ano seguin-te, gravou o quarto álbum da car-reira. Intitulado O Bom É Sempre Novo, o disco tem a faixa Vem Cá, exibida no programa Garagem do Faustão.

Em 2013, lançou o espetáculo Piano Cristal, quando inaugurou nova identidade visual. O espe-táculo foi a principal atração do NatalFest Lajeado do ano passado.

Para o presidente Lair Fritzen, CDL

foi decisiva no fortalecimento da

economia de Arroio do Meio

Pianista Rodrigo Soltton encantou o público em Lajeado. Artista retorna para tocar em Arroio do Meio

THIAGO MAURIQUE

RODRIGO MARTINI/ARQUIVO

Mato Leitão

O Executivo projeta novas obras no parque municipal, em Santo Antônio. As licitações ocorrem no dia 21, em dois ho-rários distintos, às 10h e às 14h.

A primeira prevê a contrata-

ção de empresas para fazer a instalação de rede elétrica em baixa tensão para a ilumina-ção da pista de laço. A da tar-de, para construção de copa, banheiros, portal de entrada e acesso ao parque.

O recurso de R$ R$ 243,7 mil,

parte de emenda parlamentar. No local, foram aplicados R$ 350 mil em serviços de terra-planagem, construção de uma pista de laço, inaugurada no dia 24 de junho, e na execução de projeto elétrico de rede trifá-sica.

Parque municipal recebe investimento de R$ 243 mil

Page 5: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

A Hora. Quarta-feira, 6 de julho de 2016 5

Lajeado

A Farmácia-Escola foi reconhecida no VIII Encontro de Farmácias Universitárias (Enfa-

runi), que ocorreu entre os dias 7 e 10 de junho, na Universidade de São Paulo (USP). O evento des-tacou o modelo da parceria en-tre a Univates, uma instituição comunitária, com iniciativas públicas e reconheceu o projeto da Farmácia-Escola Lajeado Ver-de - Incentivando o uso de plan-tas medicinais e fitoterápicos no SUS. O Enfaruni tem como objetivo estabelecer parâmetros necessários para criação e fun-cionamento das farmácias uni-versitárias brasileiras.

“Essa caminhada de dez anos,

culminando com a criação do projeto Lajeado Verde, foi desta-cada e premiada durante o En-faruni 2016. É o reconhecimento da academia pelo trabalho de-senvolvido em nosso município”, ressalta o professor do curso de Farmácia Luís César de Castro.

O Lajeado Verde teve sua cons-trução estabelecida por meio de três fundamentos legais: a Política das Práticas Integrati-vas e Complementares no SUS; a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; e a Lei Municipal nº 7.689, de 27 de novembro de 2006. Essa compre-ende uma política intersetorial de plantas medicinais, aromá-ticas e condimentares e de me-dicamentos fitoterápicos, que objetiva a promoção do uso da

fitoterapia nos serviços públicos de saúde. Dessa forma, haverá ampliação das opções terapêu-ticas aos usuários.

O edital de 24 de agosto de 2015 também tem participação especial no Lajeado Verde. O do-cumento selecionou, em todo o território nacional, projetos para apoio à assistência farma-cêutica em plantas medicinas e fitoterápicos e ao arranjo pro-dutivo local no âmbito do SUS e premiou o Lajeado Verde.

Entre os objetivos do projeto, está trazer a ideia para Lajeado, orientando prescritores, farma-cêuticos e dispensadores sobre as plantas medicinais e fitote-rápicos elencados na Relação Municipal de Medicamentos (Re-mume) do município.

Projeto adiciona plantas medicinais e fitoterápicos

Farmácia-escola ganha prêmio nacional

Farmácia-Escola foi reconhecida durante Encontro de Farmácias Universitárias que ocorreu em São Paulo

DIVULGAÇÃO

Lajeado

A maioria dos 800 participan-tes da 16ª Convenção da Câma-ra de Dirigentes Lojistas (CDL) afirmou ter intenção de parti-cipar de uma futura edição do evento. O resultado foi indicado em pesquisa de satisfação de-senvolvida durante a atividade

comemorativa aos 50 anos da entidade.

Entre os palestrantes, o maes-tro João Carlos Martins recebeu a maior nota, 9,7 pontos de um total de 10. Além dele, Adriano Braga teve 9,2 pontos, seguido de Ricardo Cappra, 9,1 e Giane Guerra e Lucas Schifino, ambos 8,3.

O levantamento auxilia a organização nos preparativos na edição 2017 da convenção. Itens como divulgação, serviços complementares, inscrição e cumprimento de horários foram avaliados. O ambiente escolhido para as palestras e recepção fo-ram destaque da programação deste ano, segundo a pesquisa.

CDL divulga resultados de pesquisa de satisfação

Lajeado

O ingresso de estudantes por transferência deve ser feito até o dia 16. No caso de aluno não regular portador de diploma ou reingresso, a solicitação pode ser feita até o dia 23. As prefe-rências às vagas respeitam or-dem de pedido.

Para transferências externas, as solicitações podem ser feitas para cursos iguais ou afins. A exceção ocorre no curso de Me-dicina, em que um edital espe-

cífico foi aberto para ocupação das vagas remanescentes.

Para os estudantes formados na própria Univates, são ofe-recidos descontos entre 28% e 50%, dependendo da relação entre a carga horária dos cur-sos concluído e pretendido.

Os procedimentos devem ser realizados no Atendimento Univates. O serviço está dispo-nível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 22h30min.Aos sábados, das 8h às 12h.

Período paratransferências encerra neste mês

Transferências para graduação podem ser feitas até o dia 16

DIVULGAÇÃO

Colinas

Cerca de 400 patinadores participam do 5º Festival de Patinação Arte e Movimento. neste sábado, 9, a partir das 19h, no Ginásio Municipal. A coordenação técnica e de co-regrafias é de Gabriela Gar-cia e Geórgia Bündrich.

Para as apresentações, pelo menos 37 estudantes da Academia de Patinação Arte e Movimento residentes no município são esperados. Eles compõem as turmas baby, infantil e juvenil. Além do grupo, patinadores de Arroio do Meio, Lajeado,

Poço das Antas e Teutônia

confirmaram presença. Os in-gressos custam R$ 12 e podem ser adquiridos na escola Ipiran-ga, no mercado Primavera ou na loja Dollys.

Festival de patinação ocorre neste sábado

Evento com início às 19h reúne

patinadores de cinco municípios

JUREMIR VERSETTI/ARQUIVO

Page 6: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

A Hora. Quarta-feira, 6 de julho de 20166

Resumo das novelas

Quarta-feira – Dalva interrompe a conver-sa entre Cícero e Tereza, deixando o jagun-ço furioso. Carlos leva Afrânio para a boate e Madá se oferece para ajudar o deputado. Chico Criatura fica apreensivo com a troca

de ironias entre Bento e Martim. Madá tenta convencer Afrânio a pensar em Carlos como seu herdeiro. Piedade conta histórias sobre Belmiro para Miguel. Afrânio reclama de sua família e sua falta de herdeiros.

Velho Chico 21h10min

Quarta-feira – Beto pede a Adriana que con-trate Apolo como piloto, apostando que o mecâ-nico se corromperá com a fama. Jéssica segue o carro de Felipe, que está com Carmela. Rebeca demonstra receio de perder a obra do Grand Bazzar. Giovanni observa Camila com Enéas e sente ciúmes. Felipe decide deixar Carmela em

casa, e Jéssica fica furiosa. Se-guindo o plano de eliminar Fe-dora, Leozinho avisa a Dinamite que irá para Angra dos Reis com a mulher de helicóptero. Adriana procura Apolo.

Haja Coração19h25min

Quarta-feira – Luciana enfrenta Pedro e liga para Samu-rai. Uodson passa mal depois do jantar. Luciana tem uma conversa séria com Jorge. Samurai desconfia das insinuações de Pedro sobre Luciana. Rodrigo e sua banda decidem fazer um show para ajudar o Leal Brazil. Luciana tem uma ideia para Ana encontrar Rodriguinho e pede ajuda a Tito. Jorge deixa Rodrigo e Luciana namorarem. Samurai estranha o comportamento de Tito.

Malhação

Quarta-feira – Diana e Braz planejam o golpe contra Severo. Gerusa diz a Pancrá-cio que não está melhorando com as sessões de quimiote-rapia. Anastácia conta para Maria que verá o pai de Can-

dinho. Candinho fica intriga-do com a saída misteriosa de Anastácia. Severo leva Diana ao tabelião e Braz comemo-ra. Sandra se surpreende ao encontrar Araújo na mansão. Anastácia reencontra Ernani.

18h

Êta Mundo Bom!

Madá tenta convencer Afrânio a pensar em Carlos como seu herdeiro Alina sente ciúmes

da relação de Vanda com Uodson

Anastáciareencontra Ernani

Aparício e Rebeca se beijam

O que rolou:

Muitos anos se passaram, mas Aparício (Alexandre Borges) conti-nua apaixonado por Rebeca (Malu Mader). Depois de armar para a amada passar mal durante um jantar com o ricaço Pedro Borto-lucci (Othon Bastos), o milionário a ajuda e resolve levá-la até em casa. Lá, eles acabam relembrando os velhos tempos.

Inebriada, a arquiteta não re-siste aos encantos de Aparício e os dois se beijam. É o suficiente para uma declaração de tirar o fôlego: “Como senti falta desse cheiro. Eu te amo, Rebeca. Sempre te amei.”

Page 7: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

A Hora. Quarta-feira, 6 de julho de 2016 7

LOTERIAS4/7/2016Segunda-feira

LotofácilConcurso nº 1383

02 06 07 08 09

13 14 15 16 17

20 21 22 24 25

QuinaConcurso nº 4122

31 35 38 48 74

Quina - 5 números acertados

Não houve acertador

Quadra - 4 números acertados

46 apostas ganhadoras, R$ 9.108,26

Terno - 3 números acertados

4006 apostas ganhadoras, R$ 157,27

Duque - 2 números acertados

113012 apostas ganhadoras, R$ 3,06

Palavras Cruzadas© COQUETEL 2015

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 15

CPBPAPAINOEL

SIRINORAIMPERADORSARMOGCINGAPURAILATELUR

MARCENARIAEATAVC

CGCBOMBAHALOEOAURAYOEDP

HUMANIDADEPASCOAIT

PARENSEADA

(?) Fantin,atriz de

"Alma Gê-mea" (TV)

Pintou e(?): fez oque quis(bras.)

Indivíduoingênuo(bras.)

Grande;espaçosa

Vitaminade efeito antioxi-dante

Conteúdodo tanquede mer-gulho

Barba (?),lendáriopirata(Lit.)

Manifestar-se como o

insatis-feito

Guisadoda cauda

do boi(Cul.)

Cantorade "Halo"

(EUA)

Artefatoainda nãousado emguerras

OtávioAugusto,

imperadorromano

A cartamais

valiosa dopôquer

Átomo eletrica-mente

carregado

Post-(?),adesivo

pararecados

Reentrân-cia da cos-ta, forman-do porto

Festa anu-al cristãDupla;casal

Variação dovermelhoTelefone(abrev.)

O derramecerebral

São dadasno troco

Casquinhade (?),iguaria

Figuranatalinachamadade SantaClaus nosEUA e noCanadá

Irmão deAbel e paide Enoch(Bíblia)

Christian(?), hu-morista

brasileiro

Mudança de hábito es-sencial para a crian-ça, para não danifi-

car a arcada dentária

Apelido doatacanteAdriano

MarisaOrth, atrizpaulistana

Alerta

Babosa(Bot.)

Patri-mônioNatural da (?):

status doPantanal

A vogalentoada na vaia

Goleirobaiano,

titular naCopa de

2006

CadastroGeral de

Contribuin-tes (sigla)

Lugar namoto,

atrás domotorista

Tigre Asiá-tico quepossui a

maior roda-gigante do

mundo

Trabalho de criaçãode móveis de madeira

2/it. 3/avc. 4/aloé. 6/bomba h. 7/beyoncé. 9/cingapura.

Ótimas vibrações para você a partir de hoje à tarde. A onda sentimental continua ativa, abrindo seus olhos e seu coração

para quem merece. Número da sorte: 907

Até o meio da tarde, reserve o tempo mais para a vida privada; após, conte com mais força e clareza para defender seus valores e

fazer ótimas escolhas. Amor em alta. Número da sorte: 247

A terça-feira vem com suaves vibrações de Lua e Vênus, pela manhã, que expandem suas chances de realizar algo superimportante. Ótimo

para acertar os ponteiros com chefes e superiores também. Número da sorte: 909

Cuidado com as pressões sobre as pessoas – amor e controle não combinam nem um pouco. Vênus e Plutão trazem consciência

sobre esse risco, enquanto Mercúrio e Netuno apuram sua sensibilidade. Reforce aprimoramento pessoal, treinamentos profissionais etc. Número da sorte: 741

Hoje são quatro os astros que transitam o sentimental Câncer. De quebra, o curioso Mercúrio sintoniza o quimérico Netuno, sinal de

imaginação artística. Número da sorte: 478

Controle e manipulação em destaque em dia de momentos sublimes na carreira e projetos. Sol e Plutão em guerra iluminam tentativas de quem

quer controlar seus passos – pode ser até filho ou namorado. Número da sorte: 555

Cenário astral intrincado para você, e mais favorável a partir da tar-de – ali é que podem decolar da fantasia para a realidade algumas aspirações e planos. No amor, entendimento. Número da sorte: 897

Você será um agente de inspiração importante para os seus queridos hoje. Quatro astros em Câncer brindam a sua manhã

com amores profundos e verdadeira doação pessoal. Cuidados e carinhos ale-gram seu dia. No âmbito mundano, nada de muito especial, vá tocando. Nú-mero da sorte: 547

Lua e Vênus se encontram pela manhã, sinal de beleza, amor, ca-rinho e receptividade, tudo por parte dos mais próximos. Que as

boas vibrações tragam esperança e alegria ao seu coração. Número da sorte: 815

Mercúrio e Júpiter favorecem viagens, troca de ensinamentos e expansão intelectual. Se for para pegar a estrada, que seja mais

à tarde. Neste período, a Lua entra em seu signo, onde transitará por 48 horas; época especial de autocuidado. Número da sorte: 331

Vênus e Marte em ângulo suave favorecem um dia ótimo para o entrosamento perfeito com sócios, clientes e parceiros em geral. No amor e no casamento, perfeito para ajustar o andar e o propósito da relação. Número da sorte: 630

Soluções financeiras novas e inspiradoras abrem seu caminho para viagens, estudos e melhorias na vida pessoal. Você também

conta com gente querendo ajudar; convites e presentes estão chegando. Amor em dia variável, ora flui bem, ora há distanciamento.Número da sorte: 587

Áries

Câncer

Libra

Touro

Leão

Aquário

Gêmeos

Virgem

Peixes

21/03 a 20/04

21/06 a 20/07

21/09 a 20/10

21/12 a 20/01

21/04 a 20/05

21/07 a 20/08

21/10 a 20/11

21/01 a 20/02

21/05 a 20/06

21/08 a 20/09

21/11 a 20/12

21/02 a 20/03

Dica

Senac Lajeado oferece aula gratuita de automaquiagem

A maquiagem é usada para valorizar diversos traços do rosto e beleza. Na correria do dia a dia, fica difícil testar, ousar e conhecer os melhores mé-todos e produtos para seu

tipo de rosto. A fim de dar dicas para reverter essa situ-ação e apresentar o curso de Automaquiagem, o Senac La-jeado oferece uma aula expe-rimental gratuita no dia 16.

A atividade ocorre na

unidade (avenida Senador Alberto Pasqualini, 421), das 19h30min às 21h. Mais informações podem ser ob-tidas pelo www.senacrs.com.br/lajeado ou 3748-4644.

Page 8: AH - Conexão | 06 de julho de 2016

SERVIÇOS

DIVERSOS

FIAT

BELEZA/ESTÉT. CONSTR./REF.

CASA/JARDIM

CHAP./MEC.

ESCRITÓRIOS

EVENTOS

[email protected] | LIGUE 3710-4222 E ANUNCIE

EMPREGOS SERVIÇOS IMÓVEISDIVERSOSVEÍCULOS NEGÓCIOS

Caminhonete Strada, 2000, cabine estendida, DH, VE , IMPECÁVEL, R$ 14.000,00..Tr.: 9290-2422

VEÍCULOS

FIQUE ELEGANTE E QUEN-TINHA com roupas a preço de fábrica. Contato: 9968-4752 / 3762-2454 ou no en-dereço Rua Major Bandeira, 282, Alesgut, Teutônia.

SALÃO de beleza ruti unisex - corte, mani-cure, pedicure, colo-ração e muito mais! promoção de julho de hidratação capilar e progressiva pela metade do preço! venha conferir! rua cristiano schneider, 301, olarias, lajeado, próximo ao posto de saúde. contato: 3709-0096/ 9868-6857 whats (vivo)

CLÁUDIA -Salão de Beleza, Rua: Arno José Kramer, 22, Jardim do Cedro, Lajeado. Tr.: 9627-5074

Rô Cosméticos - o Boti-cário, Natura e Avon, pro-dutos à pronta entreg,Ed. Arno Dahmer - 56 Ap 101.Fone: 37142088 / 97622826/ 91892283

COLOCAÇÃO DE PISOS E AZULEJOS a partir de R$9,99 por metro . Fone: 8156-1145

ELETRICISTA residencial Air-ton Wollmer. Tr.: 9872-7328

BIANCHINI BIKES consertos, reformas, pinturas. Novas e usadas. Tr.: 9107-2212.

ESQUADRIAS Azevedo: es-pecialista em ferro e alumínio, telas contra insetos. Tr.: 9866-0260/9864-0486

CHAVEIRO Cópias de chaves e controles , atende a domicílio. Tr.: 3716-3636 ou 9116-9430

ARROIO CEL: consertos, acessórios, desbloqueio, celu-lar, chip, cartão operadoras. Tr.: 3716-2218/9205-5373

CONSTRUTORA NOLL - construções e reformas em ge-ral, do alicerce ao acabamento, em Lajeado e região. Tratar: 9684-4452 ou [email protected]

Vanderlei Instalações - es-quadrias de madeira e pvc, instalação de laminados, viní-licos e rodapés. Contate pelos fones (51)9574-0038/9196-9239 ou por e-mail [email protected] - Teutônia - RS.

CAPOANI PEDRAS-Qualida-de, durabilidade e bom preço. Tudo em pedras de revesti-mento e construção.Fone: (51) 9130 1777

CIA dos móveis: móveis sob medida. Tr.: 9863-1221/9883-7261 [email protected]

MOOCHA Metalurgica - tudo em ferro e aluminio estruturas metalicas, portoes, vasculan-tes, grades, telas e soldas em geral. rua bela vista, nº 699, Bela Vista, Arroio do Meio. Tr.: 37162792 / 91733041

IMPOSTO DE RENDA: faça sua declaração de imposto de renda em Drebes Serviços Con-tábeis – F: (51) 3748-0175

ADVOGADO Paulo Roberto Claro Rodrigues Atendendo Em Estrela, Na Rua Coronel Müssnich, 581, Segundo An-dar, Centro, Pertinho Da Pa-daria Schuch, Às Segundas--Feiras, Das 8H Às 18H. Celular 9974.2950

LONG DANCE - sonorização de festas em geral, Dj André e DJ Nenê, orçamento sem com-promisso. Tr.: 519321-5190

PRISMA PUBLICIDADE - Tra-balhamos som carro e moto Som, panfletagem, mais de 40 locutores disponíveis, vozes masculinas, femininas e infan-tis.Contato: 8929-7315/ 9832-5432 ou [email protected] c/ Ademir

STAR GRIFFE. Serviço de garçom em aniversários, casa-mentos e formaturas no Vale do Taquari. André Martens: (51) 96840532.

CHAPEAÇÃO e pintura Roge-rio Verruck, bairro olarias, reto-ques, polimentos, espelhamen-tos e serviços em geral. Tr.: 51 96844502/ 51 91267013

FERNANDO ESQUADRIAS- fabricação de qualidade em ferro, São Gabriel, Cruzei-ro do Sul. Tr.: 9987-4331/ 9208-3822/ 3764-1519 ou e-mail [email protected]

BANANA Chapeação e Pintura. Avenida dos Quin-ze, 480. Florestal. Tr.: 8209-0556/9307-9707

ESTOFACAR – Lavagem e reformas, reposição de pe-ças, bancos novos e usados, tapetes personalizados. Rua Nelson Luersen, 101, Allesgut / Teutônia. Contate com Luis (51)3762-2622/9818-2257 vivo

Borracharia e auto elétrica Casaril. Aberto das 7:00 ao 12:00 e das 13:00 até 19:00. Contate pelos fones (51)3716-2047/9997-4061. Rua Dr. Joao Carlos Machado, 424. Centro/Arroio Meio

CR MOTOS. Motores, Revi-sões, pinturas e tudo em peças de moto. Fone: 051 96518916

CHAPEAÇÃO BOMBRIL- cha-peação e pintura em carros e caminhões. Fone: 9538-2229/ 9810-5635

NEGÓCIOSVENDE-SE e instala-se ar condicionado split “9”, “12” e “18.000” BTUS. “Ótimo preço”. Tr.: (51) 9809-3546 Vivo, (51) 8202-9712 Tim

VENDO

Casa em Nova Santa Cruz

com 4 quartos 2 banheiros,

garagem e terreno de

2.000m².

VENDO

Casa em Nova Santa Cruz,

3 quartos, garagem, área de

4.000m²

Tr. 9520-7933 Tr. 9520-7933

QUALITÁ Escola De Informa-tica- Cursos De Informatica Iniciais, Avançados E In Com-pany, Aulas Particulares, Do Jeito Que Você Sempre Quis. Rua João Batista de Mello, 392,Centro de LAJEADO, FONE: 3748-5911, ou [email protected] Acesse também Facebook.com/cursosqualita ou www.cursosqualita.com.br

ATMC Máquinas de costura. Revendedor Singer, venda de máquinas, peças e assis-tência técnica. Estrela. Tr.: 3712-1992

MUSICENTER - Manutenção em Instrumentos de Sopro. Aulas de Saxofone e Trombo-ne. Reparos em Violões. Fone: (51) 9105-2304 vivo

CFC Victoria, se for viajar, revi-se seu carro e seus documen-tos! Tr.: 3710-2588

DFP - distribuidora de frios Paulo Ltda, bairro Carneiros em Lajeado. Tr.: 9995-5802

ESOTÉRICA Cláudia, traba-lha com carta cigana, freno-logia, banhos espirituais Tr.: 9212-5398

ACADEMIA Atividade, Lajea-do no Florestal, e em Marques de Souza no Centro. Tr.: 3714-6657/9103-3630.

BIKE MANIA - bicicletas novas, consertos, pe-ças e acessórios,Rua Duque de Caxias,1192. Tr.:5137101526

CABRAL acessórios, ao lado da Toyota em Lajeado. Tr.: 3714-5100

BONI SONORIZAÇÕES- lo-cação de som, luzes e efeitos especiais. Tr.: 8182-5450 / 3748-1114

DJ DU SONORIZAÇÕES - ani-mação de festas de aniversá-rio, casamentos, formaturas. Som, luzes, globo e telão. Tr.: 9371-4242

CASA DO REAL- Mercadorias a partir de R$ 1,00 confira! Ca-pitão Schneider, 319 Teutônia. 37628234

BAZZAR DALY utilidades do-mésticas, presentes em geral. 9593-9436

ARTE E FILMES- Película, som, alarmes, travas e vidros elétricos, sensor de estaciona-mento, dvd e kit multimídea.Tr.: 51 37483054/ 81640114

APIÁRIO HORN – Produtos apícolas e mel - Feira do pro-dutor e comércio em Estrela. Rua José Osvaldo Arenhardt, 201 - Alto da Bronze - Estrela – RS. Tr.: 513712-2113/ 9842-2386 c/ José Horn

ARTESANATO. Faço artesa-nato em mdf, também porta--retratos, molduras, porta controles, porta defumados entre outros.Aceita-se enco-mendas.Tr.: 80625015

B. KLEIN VARIEDADES - alu-guel de roupas de festas e 1ª eucaristia, aviamentos e patchwork, confecções fe-minino e masculino. Centro/Santa Clara - acima da Certel – (51)3782-1193

ÓTICA E JOALHERIA OTTO--Rua júlio de Castilhos, nº982, Lajeado-RS.Fone: 3714-2002

CONTABILIDADE – Drebes Serviços Contábeis – (51) 3748-0175

EMPREGADOR DOMÉSTICO – Serviços de folha pagamen-to da doméstica. Contato: (51) 3748-0175

POSTO DE LAVAGENS NOLL--Lavagem completa c/ jet cera R$30,00, lavagem interna e externa C/ jet cera R$ 15,00, motos R$12,00.A cada 10 la-vagens recebe uma gratuita. Trabalhamos de Segunda á Sábado.No bairro Bom Pastor,R. Hermes Jegger, Nº 1084, Tr.: 9763-6719

“Sabores Alimentos conta com uma grande variedade de peixes/frutos do mar. Na Av. Um Oeste nº 353 tendo aces-so pela ERS 128 ( Via láctea) – Teutônia. Tr.:(51)3762-7055 ou 3762-9353

Corbel Carimbos - Carimbos a lazer e diversos.Fone: 3748-3736/ 9667-7867

Casa das toalhas - Cama, mesa e banho, Toalhas p/ salões, estética e artesanato. Rua Oscar Karnal 240 sala 101. Tr.: 3710.1834

“ANGELARTS - Adesivos, Logotipos, Criações, Cartões e Banners. Entre em Contato: 51 3716-2383 / 51 9181-8514”

“Peixes: Sabores Alimentos conta com uma grande va-riedade de peixes/frutos do mar, Av. Um Oeste nº 353 tendo acesso pela ERS 128 ( Via láctea), Teutônia.Contato: (51)3762-7055 / 3762-9353”

Minimercado Açougue e Peixaria Cedro, Rua Antonio Silvestre Arenhardt, 1116, B. Jardim do Cedro/ Lajeado.

A Hora. Quarta-feira, 6 de julho de 20168