Apostila de Cantos PJ

70
A CLASSE ROCEIRA C G7 A classe roceira é a classe operária, C ansiosa espera a Reforma Agrária. G7 Sabendo que ela dera solução, para a C situação, que está precária. Saindo do D G7 projeto do chão brasileiro. De cada F C roceiro plantar sua área. Sei que na F C miséria ninguém, viveria. E a produção já G7 F G7 aumentaria. Quinhentos por cento até na C pecuária. Esta grande crise que há pouco o surgiu. Maltrata o caboclo ferido em seu brio. Dentro de um País rico e altaneiro. Morrem brasileiros de fome e de frio. Em nossa manchetes de ricos imóveis, milhões de automóveis já se produziu. Enquanto o coitado do pobre operário vive apertado ganhando um salário que sobe depois que tudo subiu. Nosso lavrador que vive no chão, só tem a metade de sua produção. Porque a semente que ele semeia, tem que ser de ameia com o seu patrão. Os nossos roceiros vivem num dilema. E o seu problema não tem solução. Porque o ricaço que vive folgado acha que o projeto se for assinado estará ferindo a constituição. A grande esperança que o povo conduz, pedindo a Jesus pela oração. Pra guiar o pobre por onde ele trila. E a cada família não faltar o pão. Que ele não deixe o capitalismo levar ao abismo a nossa nação. A desigualdade que existe é tamanha. Enquanto o ricaço não sabe o que ganha. O pobre do pobre vive de tostão. A GLÓRIA DE DEUS E B7 A Olha a glória de Deus brilhando, Aleluia! B7 Olha a glória de Deus brilhando E Nosso Deus é o artista do universo. B7 É a fonte da luz, do ar, da cor.

Transcript of Apostila de Cantos PJ

Page 1: Apostila de Cantos PJ

A CLASSE ROCEIRA

C G7A classe roceira é a classe operária, Cansiosa espera a Reforma Agrária. G7 Sabendo que ela dera solução, para a Csituação, que está precária. Saindo do D G7projeto do chão brasileiro. De cada F Croceiro plantar sua área. Sei que na F C miséria ninguém, viveria. E a produção já G7 F G7aumentaria. Quinhentos por cento até na Cpecuária.

Esta grande crise que há pouco o surgiu.Maltrata o caboclo ferido em seu brio.Dentro de um País rico e altaneiro.Morrem brasileiros de fome e de frio.Em nossa manchetes de ricos imóveis, milhões de automóveis já se produziu.Enquanto o coitado do pobre operário vive apertado ganhando um salárioque sobe depois que tudo subiu.

Nosso lavrador que vive no chão,só tem a metade de sua produção.Porque a semente que ele semeia,tem que ser de ameia com o seu patrão.Os nossos roceiros vivem num dilema. E o seu problema não tem solução. Porque o ricaço que vive folgadoacha que o projeto se for assinadoestará ferindo a constituição.

A grande esperança que o povo conduz,pedindo a Jesus pela oração. Pra guiar o pobre por onde ele trila. E a cada família não faltar o pão. Que ele não deixe o capitalismo levar ao abismo a nossa nação. A desigualdade que existe é tamanha. Enquanto o ricaço não sabe o que ganha. O pobre do pobre vive de tostão.

A GLÓRIA DE DEUS

E B7 A

Olha a glória de Deus brilhando, Aleluia! B7

Olha a glória de Deus brilhandoENosso Deus é o artista do universo.

B7É a fonte da luz, do ar, da cor.

É o som, é a música e é a dança.E

É o mar jangadeiro e pescador.B7

É o seio materno sempre fértil. EÉ beleza é pureza e é calor!

B7 E B7Aleluia! Aleluia! Vamos criar. A EQue é pra glória de Deus brilhar!

Nosso Deus é caminho e caminhada.Do seu povo para a libertação.Onde quer que esteja um oprimido.É javé que promove a redenção.Ele quebra a força do tirano.E garante a vitória da união! Aleluia! Aleluia! Vamos lutar.Que é p’ra glória de Deus brilhar!

Nosso Deus é a voz que se levanta.É o canto o gemido e o clamor.É o braço erguido para a luta.É o abraço em nome do amor.É o pé conquistando novo espaço.É a terra é o fruto é flor!Aleluia! Aleluia! Vamos amar.Que é p’ra glória de Deus brilhar!

Nosso Deus está brilhando noite dia,Pelos campos e praças do país.É presença na voz da meninada.Que convoca um futuro mais feliz.É a infinita razão de plena vida.Todo o povo cantando hoje bendiz!Aleluia! Aleluia! Vamos cantar.Que é p’ra glória de Deus brilhar!

A JUVENTUDE É UMA SEMENTE

A juventude é uma semente

Page 2: Apostila de Cantos PJ

Que Deus na terra semeou

Tornou-se flor, tornou-se gente

E o mundo nunca mais parou.

A vida é uma corda bamba,

Ligando a terra com o céu,

Quem nela não se equilibra,

Cai do picadeiro errando seu papel.

A vida é uma laranja azeda,Que o tempo vai adocicar,Mas quem tem muita pressa dela,Acaba com a laranja e estraga paladar.

A vida é como um toque cheio,Que precisa dar,Não tenho que receber dele,Ele também se fecha,E para de ganhar.

A VIDA DO VIAJANTELuiz Gonzaga

Tom: F

F D7 EbMinha vida é andar por este país F C7Pra ver se um dia descanso feliz F C7 F D7Guardando recordações Gm F#o GmDas terras onde passei C7 F D7 Gm C7 FAndando pelos sertões dos amigos que lá deixei. Dm C/E Eb FChuva e sol, poeira e carvão Dm C Bb FLonge de casa sigo o roteiro C7 F Gm7 C7 FMais uma estação e a saudade no coração!

A VOLTA DA ASA BRANCALuiz Gonzaga

Já faz três noites

Que pro norte relampeia A asa branca Ouvindo o ronco do trovão Já bateu asas E voltou pro meu sertão Ai, ai eu vou me embora Vou cuidar da prantação A seca fez eu desertar da minha terra Mas felizmente Deus agora se alembrou De mandar chuva Pr'esse sertão sofredor Sertão das muié séria Dos homes trabaiador Rios correndo As cachoeira tão zoando Terra moiada Mato verde, que riqueza E a asa branca Tarde canta, que beleza Ai, ai, o povo alegre Mais alegre a natureza Sentindo a chuva Eu me arrescordo de Rosinha A linda flor Do meu sertão pernambucano E se a safra Não atrapaiá meus pranos Que que há, o seu vigário Vou casar no fim do ano.

ACOLHIDACSeja bem vindo G7Bem vindo seja ô lê lê ô

Seja bem vindo C C7Bem vindo seja ô lê lê a

F Não importa se você Gveio do sul ou do norte

Ca casa é sua meu irmão ô lê lê a

ALÊ, ALÊ, ALELUIA!C G7Ale, Ale, C Aleluia!

Page 3: Apostila de Cantos PJ

G7Ale, Ale, aleluia! Ale, CAleluia!

G7Vamos ouvir, CAleluia!

G7Jesus falar, CAleluia!

G7 CO Evangelho. Aleluia, ale, vai nos libertar.

REF

AMANHECERL . Van Beethven – tema hino da alegria ,

nona sifonica Letra : M. Luiza Ricciardi

C G7Vibra uma canção F G7de esperança e alegriaC G7surge no horizonte F G7 CO raiar de um novo dia G7 C G7 CCanta , dança, entra na festa G7sente a alegria de viver C G7Olha o céu sorrindo F G7 Cvê a beleza deste renascer

G7 C G7 CCanta, dança nesta ciranda G7sonha de novo sem temer

C G7Vai à cidade F G7 Cleva a noticia deste amanhecer

D A7no olhar do povo G A7

Brincam risos de criança D A7mãos se entrelaçam G A7recriando a confiança E B7Livre canta o vento A B7boa nova de amizade E B7brilha a Paz na Terra A B7 Enasce nova humanidade

AMANHECEUDeusamar Santos

D (A7) G/: Amanheceu, amanheceu, A7 DÓ menina amanheceu! (Amanheceu) A7 GVeio o clarão um sonho bom A7 DE tudo se esclareceu.:/ F#7 BMTudo não passou de uma ilusão, F#7 BMO povo se espalhou na escuridão. G D/: E lá que a gente se mexeuG A7 De um novo dia apareceu.:/

O povo acendeu o lampião,a festa conduzindo a multidão.Índio de flauta e violão,negro atabaque e percussão.

No coração amor, humanidade,no canto, sai o tom de liberdade.E vou à luta, vou dançar,pra ver o dia clarear.

AMÉRICA, AMÉRICA!

G C G CAmérica, América! G C DContinente assistido pela solidão G C DPara onde caminham teus filhos, América.G C G

Page 4: Apostila de Cantos PJ

Há um grito no ar prá ancorar tua paixão.

América, América!De hermanos sofridos sob o mesmo brasãoOnde estão teus heróis, a manhã já clareiaHá um cheiro no ar de uma nova canção EmO chão que bebe o teu sangue (O sangue dos mártires)Am EmÉ mais do que chão, ele é céu Am EmO corpo que sofre as desditas C D GÉ mais do que seu, é de Deus

América, América......Tuas terras sangradas mancharam teus riosNuma só comunhão, ainda que tardeTuas vozes se unem num só canto chão

América, América, América, América...

ANDANÇAEdmundo Rosa Souto / Danilo Caymmi /

Paulinho TapajósE B7Vim tanta areia. Andei.

F#mDa lua cheia. Eu sei.

B7Uma saudade imensa.E B7Vagando em verso eu vim.

AVestido de cetim.

B7 ENa mão direita rosas, vou levar.

Olha a lua mansa se derramar. (me leva amor)

F#mAo luar descansa meu caminhar. (Amor)

B7Meu olhar em festa se fez feliz. (Me leva amor)

ELembrando a seresta que um dia eu fiz. (Por onde eu for quero ser seu par)

Já me fiz a guerra por não saber. (Me

leva amor)F#m

Que esta Terra encerra meu bem querer. (amor)

B7E jamais termina meu caminhar. (Me leva amor)

ESó o amor me ensina onde vou chegar. (Por onde for quero ser seu par)

B7Rodei de roda. Andei.Dança da moda. Eu sei.Cansei de ser sozinha.Verso encantado, usei.Meu namorado é rei.Nas lendas do caminho onde andei.

No passo da estrada só faço andar. (Me leva amor)Tenho meu amor pra me acompanhar. (Amor)Vim de longe, léguas cantando. Eu vim. (Me leva amor)Vou, não faço tréguas. Sou mesmo assim. (Por onde for quero ser seu par)

REFLá, ra, lá, lauêObrigada . . .Por onde for quero ser seu par.

ANUNCIAÇÃOAlceu Valença

GNa bruma leve das paixões que vêm deAM Cdentro, tu vens chegando pra brincar no Gmeu quintal , no teu cavalo, peito nu, AMcabelo ao vento e o sol quarando nossas C Groupas no varal

G7 EM F CTu vens, tu vens eu já escuto os teus GSinais

A voz do anjo sussurrou no meu ouvidoeu não duvido, já escuto os teus sinais que tu virias numa manhã de domingo

Page 5: Apostila de Cantos PJ

eu te anuncio nos sinos das catedrais.

AS MOCINHAS DA CIDADETonico e Tinoco

E B7As mocinhas da cidade , ESão bonitas e dançam bem A EEu dancei uma vez com uma com B7uma moreninha e já fiquei querendo Ebem !

E o sol já vai entrando e a saudade vem atrás

Vou buscar aquela linda moreninha para eu viver em paz .

Fui na casa da morena .pedir água pra beber

Não é sede não é nada moreninha vim aqui só pra te ver .

Embora seus pais não queiram que eu me case com você.

Mas depois de nós casados moreninha eles vão nos compreender

ASSIM JÁ NINGUÉM CHORA MAISZé Pinto

C G7F C

Sabemos que o capitalista diz não ser preciso ter Reforma Agrária. G7

F CSeu projeto traz miséria milhões de Sem-Terra jogados na estrada,

G7F

Com medo de ir pra cidade enfrentar favela, fome e desemprego.

G7C

Saída nessa situação é segurar as mãos de outros companheiros.

FE assim já ninguém chora mais.

CNinguém tira o pão de ninguém. G7O chão onde pisava o boi é feijão e arroz. (F) (G7)Capim já não convém.

Compadre junte ao movimento convide a comadre e a criançada,Porque a terra só pertence a quem traz nas mãos os calos da enxada.Se somos contra o latifúndio, da mãe natureza somos aliados.E viva a vitória no chão sem a concentração dos latifundiários.

REF

Seguimos ocupando terra derrubando cercas conquistando o chão.Que chore o latifundiário pra sorrir os filhos de quem colhe o pão.E a luta por Reforma Agrária a gente até pára se tiver, enfim...Coragem a burguesia agrária de ensinar seus filhos a comer capim

REF

AVE MARIA MORENAPe Campos

GAve Maria Morena

D7Olha este mundo sem cor

(C) (G)Ave Maria Serena

(D7)Teu povo de novo G

Page 6: Apostila de Cantos PJ

Precisa de amor. (3x) GCanta de novo a esperança paz

D7A bonança de um mundo sem dor.

Canta de novo este canto que eleva G

O oprimido e destrona o opressor.

REF

Tu és a virgem morenaA mestiça, a pequena, a linda mulher.Tu és a mãe destas roçasDe todos os povos, da gente de fé.

REF

Senhora de GuadalupeDo branco, do negro e do índio também.Rainha do continenteEstrela luzente. Oh! Dá-nos o bem.

REF

AXÉ

Irá chegar um novo dia,um novo céu,

uma nova terra,

um novo mar.

E nesse dia,

os oprimidos numa só voz

a liberdade irão cantar.

Na nova terra o negro não vai ter corrente,

e o nosso índio vai ser visto como gente!

Na nova terra, o negro, o índio e o mulato,

o branco e todos vão comer no mesmo prato.

REF

Na nova terra a mulher terá direitos,

não sofrerá humilhação, nem preconceitos.

O seu trabalho todos vão valorizar.

Nas decisões ela irá participar.

REF

BAIÃO DA NOVA MULHERZé Vicente

EM AMViva , viva !B7 EMA mulher desta nação AMQue vai gerando no ventre B7 EMa nova semente da libertação .

Que vem trazendo no sangue

A semente nova da revolução (2X)

( B7 EM B7 EM )

EM AMSertaneja, manhã cedo , vai ela sem

B7 EMmedo já vai trabalhar

B7trabalho duro , suado , sempre

EMconquistado a duro penar.

AMsai de casa come nada e sem deixar

B7 EMnada pros filhos comer.

AMvolta trazendo um pouquinho,

B7 EM o ganho mesquinho não da pra viver.

Page 7: Apostila de Cantos PJ

( B7 EM B7 EM )Mulher do povo humilhado,comprado enganado em toda nação.Mulher do povo ambulante,Tocado á ferro tangido do chão.Pode ainda ser diferente,se o olho da gente aberto Enxergar. O mal que mata a pobreza,se unindo a certeza a gente lutar!

REF

Companheira nordestina,constrói nova sinavamos caminhar!Ganhando a terra e a rua,a força que é sua ninguém vai quebrar!Traz os teus filhos na praça,na lei ou na raça a vitória já vem une o teu braço ao do homem,pra vencer a fome e cantar o bem !

( B7 EM B7 EM )Operaria da cidade,A brutalidade é a lei do patrãoVão ter que ser destruída,tua classe reunida sacode a nação.a causa à luta é comum,e o povo é só um precisa se unir!a força nova da vida,mesmo perseguida,de pé vai sorrir!

BAIÃO DAS COMUNIDADESZé Vicente

( G AM C G )

GSomos gente nova

Vivendo a união

Somos povo sementeD

De nova Nação (iê, iê)

Somos gente nova

Vivendo o amor

Somos comunidadeG

Povo do Senhor (iê, iê)

Vou convidar C

meus irmão trabalhadores D

Operário, lavradores,G

Biscateiro e outros mais

E juntos vamos C

Celebrar a confiançaD

Nossa luta na esperançaG C G

De ter terra, pão e Paz (iê, iê)

Vou convidarOs índios que ainda existemAs tribos que ainda insistemNo direito de viverE juntos vamosReunidos na memóriaCelebrar uma vitóriaQue vai ter que acontecer (iê, iê)

Convido os negrosIrmãos no sangue e na sinaSeu gingado nos ensinaA dança da redençãoDe braços dadosNo terreiro da irmandadeVamos sambar de verdadeEnquanto chega a razão (iê, iê)

Intr.: (4X)

REFVou convidarConceição e Ana MariaA mulher que noite e diaNutre e faz nascer o amorE reunidosNo altar da liberdadeVamos cantar a verdadeVamos pisar sobre a dor (iê, iê)

Vou convidar

Page 8: Apostila de Cantos PJ

Criançada e juventudeTocadores me ajudemVamos cantar por aíO nosso cantoVai encher todo o paísVelho vai dançar felizQuem chorou vai ter que rir (iê, iê)

DesempregadosPescadores desprezadosE os marginalizadosVenham todos se ajuntarà nossa marchaPara a nova sociedadeQuem nos ama de verdadePode vir tem um lugar (iê, iê)

Refrão (3X)

BAIÃO DO PEREGRINO SOFREDORC

G7Bendita seja esta marcha, dos pobres dos sofredores.

(G7) CRomeiros somos da terra de Jesus os seguidores.

F CJá chegou a hora tempo de alegria

G7C C7

Festa dos pequenos nesta grande Romaria.

Das favelas e dos becos, do abandono nós chegamos,

A Ti nosso Deus clemente reunidos nos clamamos.

Da terra somos expulsos pela força da ambição,

Vem senhor fazer justiça aos pobres desta nação.

No corpo nós trazemos as marcas do sofrimento e da dor.

Na alma nós trazemos a força de Cristo nosso Senhor.

De ladrões e perseguidos somos sempre acusados,

Da riqueza que criamos não somos recompensados.

Na cadeia torturados, nos tribunais sem defesa.

Deus da vida liberdade vem salvar nossa pobreza.

Menores, negro, mulher, deficientes e pisados,

Reunidos da irmandade nós seremos libertados.

Como Jesus, servo bendito, com Maria mãe das dores,

Com Mártires nossos santos seremos libertadores.

Nossa festa toma conta da cidade e do sertão

Força nova da vida brota em cada coração.

BAIÃO DO POVO JOVEMZé Vicente

EOs punhos no ar sonho novo,

B7 ENós somos semente do povo,

A EQueremos ser livres, amar!

A ETrazemos no peito a esperança,

B7 EA história na mão confiança,

B7 EQue um dia nós vamos ganhar!

Page 9: Apostila de Cantos PJ

Aonde tem gente se unindo,Depressa nós vamos sorrindo,Nós cremos no novo amanhã.Já chega de morte, injustiça,Abaixo o egoísmo, a preguiça,Da vida nós somos os fãs.

Vamos Lá! Vamos Lá! B7 EA história ninguém deterá.

B7 EÉ o rio que corre para o mar.

B7Ninguém vai nos calar, nos calar!

Um ano pro jovem é bem pouco,Pra gente vencer o sufoco,A vida completa se dá.Escola, trabalho, alegria,Bandeira de todos os diasNa marcha nós vamos levar!

Queremos dizer aos “Senhores”,Políticos, nobres, doutoresCom suas multinacionais.Não somos produto na praça,Tão pouco nós achamos graça,O fel tá amargo demais.

REF

Levante essa voz companheiroE abra o olho ligeiro,Não fuja da luta jamais.Em cada caminho ou na rua,Assume essa causa que é tua,Semeie a semente da paz!

REF (2X)

BAIÃOLuiz Gonzaga

C7 Eu vou mostrar pra vocês Como se dança o baião E quem quiser aprender F7 É favor prestar atenção Morena chega pra cá Bem junto ao meu coração D7

Agora é só me seguir G7 C Pois eu vou dançar o baião F7 Eu já dancei balancê Xamego, samba e xerém Mas o baião tem um quê Que as outras dancas não têm Oi quem quiser é só dizer D7 Pois eu com satisfação C Vou dançar cantando o baião F7 Eu já cantei no Pará Toquei sanfona em Belém Cantei lá no Ceará E sei o que me convém Por isso eu quero afirmar D7 Com toda convicção G7 C Que sou doido pelo baião

BANDEIRA DE LUTA

DTraga a bandeira de luta

A7deixa a bandeira passarG A7essa é a nossa conduta

DVamos unir pra mudar.

Deixa fluir a esperança porque A7

Na bonança vamos resgatar. GGuardada bem na memória

A7 Da nossa história vai continuar.

REF

Bate cundum na bandeira, ô bate cundum da mudança chegou.É na roça na cidade, na sociedade sou trabalhador.

REF

Page 10: Apostila de Cantos PJ

Temos um projeto novo:a cidadania no libertador.Não fique aí parado, se ajunte à moçada. É nessa que eu vou.

REF

Você já vem consciente, e ajude a gente a se organizar.Buscando a cidadania,e no dia-a-dia vamos chegar lá

REF

somos da história sujeitos e nossos direitos não podem acabar, os nossos de busca, de paz e justiça vão continuar

BEM VINDO

C F(Bem vinda irmã) C AMVocê completa nossa alegria G7Sinta se bem!

Seja feliz C C7Em nossa companhia. FBem vindo irmão C AMVocê completa nossa alegria DMSinta se bem!

G7Seja feliz CEm nossa companhia.

BENDITO DOS ROMEIROS NA TERRAZé Vicente

DBendita e louvada sejaG Desta santa romaria G DBendito o povo que marcha A7Bendito o povo marcha

D A7tendo Cristo como guia.

D Sou, sou teu senhor A7Sou povo novo, DRetirante lutador.

Deus dos peregrinos, A7Dos pequeninos Jesus Cristo D A7 Dredentor . (BIS)

No Egito antigamente,Do meio da escravidão,Deus libertou o seu povoHoje ele passa de novoGritando a libertação

Para a terra prometidaO povo de Deus marchouMoisés andava na frenteHoje Moisés é a genteQuando enfrenta o opressor.

REF

Quem é fraco Deus dá forçaQuem tem medo sofre maisQuem se une ao companheiroVence todo cativeiroÉ feliz e tem a paz REF

Mãos ao alto, voz unida.Nosso canto se ouviráNos caminhos do sertãoClamando por terra e pãoNinguém mais nos calará

REF

Caminheiro na estradaMuita cerca prende o chãoTodo arame e porteiraMerece corte e fogueiraSão frutos da maldição.

REF

Page 11: Apostila de Cantos PJ

BOM DIA, AMIGO!

Intr.: (C G C)

G FBom Dia, amigo!

Bom Dia, irmão!

Basta um sorriso

E cante esta cançãoAs flores do campoAs nuvens do céuAs águas do rioE um barco de papel.

REF

Mas venha comigoEstenda a sua mãoEnfrente a maréE cante este refrãoREF

CANCIÓN CON TODOSMercedes Sosa

EM B7Salgo a caminar, por la cintura cósmica del sur

E7 AMPiso en la región más vegetal del tiempo y de la luz

EMSiento al caminar, toda la piel de America em mi piel

C B7 EMY anda en mi sangre un rio que libera em mi voz, su caldal

B7Sol de alto Peru, rostro Bolivia estaño y soledad

E7 AM

Un verde Brasil, besa mi Chile cobre y mineral

EMSubo desde el sur, hacia la entraña América y total

C B7 E

Una raiz de un grito, destinado a crecer y a estallar

CTodas las voces (todas)E CTodas las manos (todas)G BM C B7Toda la sangre puede, ser canción en el vientoE C E CCanta conmigo canta, Hermano AmericanoG BM C B7Libera tu esperanza con um grito en la voz

Todas as vozes, todas.Todas as mãos, todas.Todo o sangue pode ser canção ao vento.Canta comigo, canta irmão americano.Liberta sua esperança com um grito em sua voz.

CANCIÓN Y HAYNO

D A7 D/ Poco, poco, poco me has querido F# BmPoco, poco me has amado F# BmY al final como has cambiado

F# Bm A7Y las cositas de mi amor/

D/ Nunca digas que no, negrita! F# BmNunca digas jamás, vidita!

Page 12: Apostila de Cantos PJ

DSon cosas del amor, negrita!F# BmCosas del corazón /

Bm F# Bm/ Canción y hayno para cantar,

F# Bm A7Canción y saya para bailar! /

/ Poco, poco, poco me has queridoPoco, poco me has amado Y al final como has cambiadoY las cositas de mi amor/

/ Nunca digas que no, negrita!Nunca digas jamás, vidita!Son cosas del amor, negrita!Cosas del corazón /

/ Canción y hayno para cantar,Canción y saya para bailar! /

/ Poco, poco, poco me has queridoPoco, poco me has amado Y al final como has cambiadoY las cositas de mi amor/

CANTA LATINO-AMÉRICA JOVEM!Márcio Gomes Camacho

Em Eu ouço vozes que brotam das entranhas C Bmdeste continente jovem, cantando seus

sonhos, sua luta, Am B7 sua fé, sua vibração.

EmEsse canto sai do chão

BmUtrapassa o mar sobre a cordilheiraAmE a harmonia das vozes

B7espalha esperança de vida no ar.

Am Bm Em Num canto que por sua força ecoa

Am Bm Em AmBM

por todo o Continente. Num canto que G F# Empor sua força ecoará para B7 além do novo milênio. EM C BMHou heeei hou hooou! Canta,AM B7 EMLatino América Jovem!

Com profetismo e alegria respondem ao chamado de Deus da vida, para lutar com coragem contra a injustiça e a exclusão.

Diante de um mundo em mudanças promovem o novo e são protagonistas de iniciativas de solidariedade e de vida em comunhão.

REFCANTIGA DE PAZ

Zé VicenteDVem cantar comigo está canção do AmanhãG DVamos na esquina , deixar em cartaz :A7Seja bem vinda a paz ...DVamos pela rua em passeata popularGVenham , venham todos não vale D A7esperar pra ver acontecer tem que D D7lutar .G DE todos seremos iguais o dia é a gente

A7que faz quem planta a justiça refaz a G A7 Destrada da vida e da paz .

Vem, vamos interrogar ao rei computador,o que fazer pra ver reinar o amor pra ver reinar o amor E como desarmar o coração e a razãoDos homens violentos que não olham atrás

Page 13: Apostila de Cantos PJ

O que a guerra fez e faz. Venha quem chorou e machucado foi Na praça envergonhada a violência está E quem pisou, vai ter que constatarQue é bem melhor, servir do que matar.

CANTO DAS TRÊS RAÇAS

DM C DMNinguém ouviu / um soluçar de dor A7 DM C DMno canto do Brasil / um lamento triste

sempre ecoou /desde que o índio A7guerreiro foi pro cativeiro e de lá DM C DM Ccantou /negro entoou / um canto de DM A7revolta pelos ares / do quilombo dos DM CPalmares onde se refugiou /fora a luta DMdos inconfidentes/ A7pela quebra das correntes nada adiantou /C DMe de guerra em paz de paz em guerra A7 DMtodo povo desta terra /quando pode A7 DMcantar / canta de dor. ÔÔÔ...G#M DME ecoa noite e dia /é ensurdecedor / A7ai mais que agonia / o canto do G#M DMtrabalhador /este canto que devia / A7ser um canto de alegria/ soa apenas DMcomo um soluçar de dor. ÔÔÔ...

CANTO DE GLÓRIA

EM AM B7 EMGlória a Deus nas alturas é o canto das criaturas.

AM B7 EM

Rios e matas se elevam teu povo por Ti espera.

AM B7 EMPaz para o povo sofrido é o grito do oprimido.

AM B7 EMA terra mal repartida clama por Tua justiça.

AM EM B7 EMGlória! Glória! Glória Te damos Senhor. AM EM B7 EMGlória! Glória! Venha Teu reino de amor.

Glória a Jesus nosso guia, filho da Virgem Maria.Veio pro meio dos pobres pra carregar nossas dores. Filho do Altíssimo Deus, por nós na cruz, padeceu.Venceu a morte e a dor pra nos dar força e valor.

Glória ao Espírito Santo que nos consola no pranto.Que orienta a igreja pra que do pobre ela seja.Que deu coragem a Pedro e aos Santos seus companheirosE hoje junta este povo pra buscar um mundo novo.

CANÇÃO DA CHEGADA EEstamos aqui, Senhor AViemos de todo lugar, B7Trazemos um pouco do que somos,EPrá nossa fé partilhar.

ATrazendo o nosso louvor, B7 EUm canto de alegria ATrazendo a nossa vontade B7 EDe ver raiar um novo dia.

Page 14: Apostila de Cantos PJ

Estamos aqui Senhor,Cercando esta mesa comum.Trazendo idéias diferentes,Mas em Cristo somos um.

E quando sairmos daqui,Nós vamos para voltar,Na força da esperança,E na coragem de lutar

CASTELIANA

E B7Hoje me vou pra fronteira/ Pois AQueira ou não queira/ Vou ver meu E B7Amor./Esperei a semana inteira/ Pra A Ever a casteliana minha linda flor./ B7Faz frio na minha cidade/ e a bem A Eda verdade faz frio demais.

B7Ao sul do meu coração/ quero A Etempo bom./ Só você me traz (bis).

A (B7) E ALarga tudo e vem comigo/vamos (B7) Eencarar o perigo? (bis)(A)Ah! Eu viajei (bis) B7 Eviajei pra ver você, é. (bis) B7 ACasteliana se você me ama,/ Me ama, B7 Eme ama, me diz / Casteliana se você B7 A B7me ama, me ama, me ama a gente Epode ser feliz.

Ao sul do meu coração/ quero tempo bom./ Só você me traz (bis).Larga tudo e vem comigo/vamos

encarar o perigo? (bis)Casteliana se você me ama,/ Me ama,me ama, me diz / Casteliana se você me ama, me ama, me ama a gente pode ser feliz.

CHEGANÇAAntonio Nóbrega e Wilson Freire

ESou Pataxó B7 ESou Xavante e Cariri B7 EIanomani, sou Tupi B7 EGuarani, sou Carajá. E7 ASou Pancaruru, ECarijó, Tupinajé, B7Potigua, sou Caeté, EFul-ni-ô, Tupinambá.

Depois que os mares B7 EDividiram os continentes, B7 EQuis ver terras diferentes. B7 EEu pensei: “vou procurar

um mundo novo, B7 Elá, depois do horizonte, B7 Elevo a rede balançante

B7 E E7prá no sol me espreguiçar”.

AEu atraquei Enum porto muito seguro, B7céu azul, paz e ar puro... Ebotei as pernas pro ar.

ALogo sonhei Eque estava no paraíso,

Page 15: Apostila de Cantos PJ

B7onde nem era preciso Edormir para se sonhar.

Mas de repenteme acordei com a surpresa:uma esquadra portuguesaveio na praia atracar.Da Grande-nau,um branco de barba escura,vestindo uma armadurame apontou pra me pegar.E assustadodei um pulo lá na rede,pressenti a fome, a sede,eu pensei:”vão me acabar”.Me levanteide borduna já na mão,aí, senti no coração,O BRASIL VAI COMEÇAR.

CHEGOU A HORA DA ALEGRIAZé Vicente

DM A7 DMChegou a hora da alegria /:

A7 DMVamos ouvir esta palavra que nos guia :/

GM DM- Tua palavra vem chegando bem veloz/

A7 DMPor todo canto hoje se escuta a tua voz.

Aleluia, Aleluia (2X)

Nada se cria sem a força e o calor/Que sai da boca de Deus, nosso criador.

- A tua lei ó meu Senhor, é perfeição/Conforta a alma e nos educa pra união.

Aleluia, Aleluia (2X)

O mandamento de meu Deus é retidão/

É luz nos olhos e prazer no coração.

REF

- Esta é a palavra da certeza e da justiça/Que nos liberta da opressão e da cobiça.

Aleluia, Aleluia (2X)

É mais que ouro e mais que sol, a tua lei/Dos teus caminhos, meu Deus, não desviarei.

- Bendita seja esta palavra do Senhor/Mel saboroso e alimento para o amor.

Aleluia, Aleluia (2X)

O céu proclama a tua glória, ó meu Senhor/A terra inteira canta um hino de louvor.

COMPANHEIRABabi Fontelles

(G C G C D / C G C G)

DAh! Companheira, me dá as tuas mãos

C G DEu necessito do amor que tu me dás

G DTua presença me anima a lutar C GO teu abraço refresca o calor C GDessa jornada em busca do lugar C D7 GOnde seremos uma só nação ...

(D C D7 / C D7 / C D7 G)

F CAh! Companheiro, te dou as minhas mãos

Bb F CTe dou meu peito, em mim vem repousar

F CVem ser a chama que acende o coração Bb FO meu desejo, a vida que virá

Bb FFelicidade enfim vai florescer

Bb C7 F

Page 16: Apostila de Cantos PJ

E amaremos sobre o nosso chão ...

(C Bb C7 / Bb C7 / Bb X C#7)

F# C#7Que venham as lutas, a dor e a solidão

B F#Os passos lentos do povo a caminhar

C#7O nosso amor é fonte no jardim B F#Pra saciar a sede de quem vem

B F#Pra perfumar estrada de quem vai

B C#7 F#Pra festejar o dia do amor ...

(C# B C#7 / B C#7 / B C# F#)

CORAÇÃO CIVILMilton Nascimento

Lá, Lá, Lá, . . .

A D E7Quero a utopia, quero tudo e mais.

A D E7Quero a felicidade dos olhos de um pai.

D AQuero a alegria, muita gente feliz.

E7Quero que a justiça reine em meu país.

A D E7Quero a liberdade, quero vinho e o pão. A E7Quero ser amizade, quero amor, prazer.

D AQuero nossa cidade, sempre ensolarada.

E7 A/ Os meninos e o povo no poder / eu quero ver.

A E7São José da Costa Rica, coração civil,

A E7me inspire no meu sonho de amor, Brasil.

DA

Se o poeta é o que sonha o que vai ser real. E7

Vão sonhar coisas boas que o homem faz.

AE esperar pelos frutos no quintal.

Sem polícia, nem a milícia. E7

Nem feitiço, cadê poder? A

Viva a preguiça, viva a malícia E7

que só a gente é que sabe ter.D A

Assim vivendo minha utopia, eu vou levando a vida

Eu vou viver bem melhor E7

doido prá ver o meu sonho teimosoA

um dia se realizar.

Lá, Lá, Lá, . . .

CUITELINHOC

G7Cheguei na beira do porto onde as ondas se espaia

CG7

as garças dão meia vorta e senta na beira da praia

e o cuitelinho não gosta

F ( C G7F C 2x )

que o botão de rosa caia ...

C G7ai quando eu sai de casa despedi da parentaia

C G7eu adentrei em Mato Grosso e dei em terras Paraguaias

lá tinha revolução F ( C G7 F C 2x )enfrentei fortes bataias ...

Page 17: Apostila de Cantos PJ

C G7a tua saudade corta feito aço de navaia

C G7o coração fica aflito bate uma outra faia

e os olhos se enchem d`água F ( C G7 F C 2x )que até a vista se atrapaia ...

DE VOLTA PRO MEU ACONCHEGODominguinhos & Nando Cordel

Intro.: G(add9) / / Cm/G

G6 Am7 Bm7 D7(4/9)Estou de volta pro meu aconchego G6 E7(4/9) E7(9) Am7(9) E7(b9)Trazendo na mala bastan------te saudade Am7(9) E7(b9) Am7(9)Querendo um sorriso sincero, um abraço D7(4/9) D/C Bm7 / Em7 /Para aliviar meu cansaço e toda essa minha vontade

D7(4/9) / D7(b9) G6(9) Am7 Bm7 D7(4/9) Que bom poder tá contigo denovo G6(9) G7(4/9) G7(9) C6(9)/G / / E7(b9)Roçando teu corpo e beijan---do você

Am7(9) D/C Bm7(b5) Em7(9)Pra mim, tú és a estrela mais linda seus olhos me prendem Am7(9) D7(4/9) Em7 / / E7(b9)Fascinam a paz que eu gosto de ter

Am7(9) D7(4/9) D/C Bm7 E7(b9)É duro ficar sem você vez em quando Am7(9) F#m7(b5) B7(b9) Em7(9) E7(b9)Parece que falta um peda--------ço de mim Am7(9) D7(4/9) C6(9)/GMe alegro na hora de regressar G7(4/9) G7(9) C6(9)/G

Parece que vou mergulhar E7(b9) A7(13) / A7(b13) / D7(4/9) / D7(b9) /Bm7 / /Na felicidade sem fim

DESEMPREGO

CO desemprego no Brasil está G7 F Cdemais/ está demais/ está demais. O desemprego coisa ruim sempre nos G7traz/ aumenta a fome e Ctambém os marginais (bis) G7O desemprego no Brasil está demais/ Ctem muita gente sem ter onde trabalhar/ G7Pois, quando chega à procura de trabalho/ Ctem um aplaca: “não há vagas”. Veja lá!

Se alguém encontra meio de sobreviver/vendendo coisas para ter o que comer/Logo aparece o homem com a lei na mão/lhe toma tudo e o leva prá prisão.

Um dos motivos que aumenta o desemprego/Gente já farta, aposentado e trabalhando/Quem é culpado, ninguém sabe, ninguém viu/E vai crescendo o no Brasil.

DEUS NOS ABENÇOEZé Vicente

G C GDeus nos abençoe, Deus nos dê a Paz! C D (G)A Paz que só o amor é que nos traz! C G- A Paz na nossa vida, no nosso coração

Page 18: Apostila de Cantos PJ

D GE a benção para toda criação! C GA Paz na nossa casa, nas ruas, no país D GE a benção da justiça que Deus quis!REF- A Paz pra quem viaja, a Paz pra quem ficouE a benção do conforto a quem chorou!A Paz entre as igrejas e nas religiõesE a benção da irmandade entre as Nações!REF- A Paz pra toda a Terra e a terra ao lavradorE a benção da fartura e do louvor!REF

ELASCláudio Reis, Maria Cecília Domezi, Ana

Regina de F. Madureira

A C#mSão elas força presente,

D ENa história desde sempre A C#mSofrendo o jugo humilhante

D EConsciente ou inconsciente.

A C#mVários rostos, várias raças, D E7Envolvidas por correntes

A C#mQue as tolhem em seus direitos,

D EE que matam suas sementes.

A C#mElas não querem a guerra, (não querem)D AElas só querem a paz. (só a paz)

D EPaz que brota da justiça,

D7 E AMulher e homem têm direitos iguais!

Na luta por igualdade,Seu sangue, fecunda o chãoGerando vidas que clamam

Por justiça, libertaçãoÉ força misteriosa,Que sustenta sempre a vidaDe mulheres retirantes,Tão forçadas por mandantes.

A esperança sobrevive,Apesar dos “faraós”Que as querem escravizadas,E esperam calar sua voz.Margarida, Adelaide, Dandara,Cleuza e Maria.E outras mulheres fortes,No raiar de um novo dia!

EM NOME DO PAI

DM CEm nome do Pai que nos criou, DME do Filho que nos salvou A7E do Espírito Santo DMQue nos une com amor A7 DMAmém, amém, amém, amém A7 DMAmém, amém, amém, amém

Para todo e sempre amém.EMBARCA MORENA . . .

Embarca, morena, embarca

Molha o pé mas não molha a meia.

Viemos . . .

Fazer barulho em terra alheia.

ESPERANÇA JOVEMZé Vicente

G7 F C/: Laia, laia, laia, laia-láG7 F CLaia, laia, laia, laia-lá :/

C C7A juventude unida

Page 19: Apostila de Cantos PJ

FClamando noite e dia

C G7Com gritos de esperança e de paz CDe paz

/: Laia, laia, laia, laia-lá

Laia, laia, laia, laia-lá :/

G7 C C7Estamos pelas praças e somos milhões F C C7Nos campos e favelas somos multidões F CPerdidos procuramos o caminho G7 CNinguém vai ser feliz se andar sozinho.

/: Laia, laia, laia, laia-lá

Laia, laia, laia, laia-lá :/

A fome entre os dentes e a morte no chão

Fizeram do prazer a maldição

Nas mãos dos opressores nós sofremos

Ser livres nós queremos e seremos.

/: Laia, laia, laia, laia-lá

Laia, laia, laia, laia-lá :/

A flor da liberdade em nosso olharPaixão ternura e sonho em nosso arDe olho no futuro nós estamosÉ a vida que amamos e buscamos

; /: Laia, laia, laia, laia-lá

Laia, laia, laia, laia-lá :/

É esta a nossa hora e o tempo é pra nósQue chegue em todo o canto a nossa vozMiremos bem no espelho da memóriaFaremos jovem e Linda a nossa história!

/: Laia, laia, laia, laia-lá

Laia, laia, laia, laia-lá :/

ESTAÇÃO POPULARMaria de Jesus Souza Matos e Madalena

Monteiro

Am GMemória se faz na história.

Am GRelatos do conhecer.

Dm AmDos fatos brotam a vida,

E7De mulheres e homens.

AmNovo amanhecer.

Am GDe um sonho de muitos nasceu,

AmO que hoje é um mar.

GRefletindo a história, cresceu

AmE se fez navegar.

FCom raízes no ontem, no agora.

AmVem e se faz o já.

G E7O que era, o que foi com certeza.

AmVai se modificar!

Nomes, datas, assunto, argumento,Da história lembrar.Junta o povo num grande momento,Modifica o pensar.Mutirão de memória que outorgaO que vai transformar.Junta idéias, ações e certezas.“Novo sonho alcançar!”

Page 20: Apostila de Cantos PJ

REF

É o canto, é o amor, reflexão.Mãe América chama a lutar.Na oficina do povo, discute.Reconquista valores em seu lugar.Construindo um projeto de iguaisNeste céu cor de anil,Releitura da guerra e da paz,Reconstrói o Brasil.

REF

É verão, é calor, poesia.Gente vindo, chegando a dançar,Misturando culturas, ouvindoAssessores e equipes a trabalhar.Tantos anos e outros virão,Temos que acreditar!Doação, vida, arte e paixão.Estação popular.

REF

EU CANTO ALEGRIA, SENHOR

Dm C DmEu canto alegria, Senhor A7 DmDe ser perdoado no amor.

Dm A7Senhor tende piedade de nós!

Gm DmCristo tende piedade de nós!

A7(Gm) DmSenhor, tende piedade de nós!

REF

EU SÓ QUERO UM XODÓLuiz Gonzaga

EQue falta eu sinto de um bem B7 E

Que falta me faz um xodó

Mas como eu não tenho ninguém B7 EEu levo a vida assim tão só A E AEu só quero um amor que acabe o B7meu sofrer E B7 AUm xodó pra mim do meu jeito B7 Eassim que alegre o meu viver .

FESTA DA PIRACEMASimone Guimarães e Virgínia Amaral

DCruza e trança

A7Tece o rio a Piracema

Santa dança G

A beira é cheia A7 DA banda veio pra festa

Piapara, lambari, A7Jatuarana,

GDourado, curimbatá

A7 DBrigam viola e sanfona

A7Nhá Dulcina também vem

DPara a festança

A7Traz no matulo

DCachaça e as criança

GMas se um dia

A7

Page 21: Apostila de Cantos PJ

Não houver peixe no rio

EMO que vai fazer meu povo

A7Meu Senhor?

D A7“cruze credo”, pára o Pardo Piracema

G“livra os peixe nas barrage”

A7 Dmaldade não vale a pena

( D A7 D A7 E B7 E B7 E AM B7 E )

B7Chico louco vem “trazê”

EMseus “improviso”

A B7 EDiz o outro que ele é fraco do juízo

AM B7Mas pra rima não tem maior “pescadô”

A B7Fazendinha não conhece outro “amô”

E B7Cruza e trança. Tece o rio a Piracema

AViva os peixe nas “barrage”

B7 EMaldade não vale a pena

Piapara, lambari, B7Jatuarana,

A

Dourado, curimbatáB7 E

Brigam viola e sanfona

FORÇA VIVA DE PAZZé Vicente

C G7C

O pão sofrido da terra na mesa da refeição.G7 CO pão partido na mesa se torna certeza e se faz comunhão.

C7 F (C) G7 CO corpo do meu senhor é força viva de paz.

Vinho de festa alegria é vida no coraçãoVinho bebido na luta se torna conduta de libertação.

O sangue do meu Senhor é força viva de paz.

Palavra vinda do reino na boca de cada irmão.Palavra que fortalece anima esclarece a nossa união.

Palavra do meu Senhor é força viva de paz.

Flores dos jardins, dos campos sorriso exposto no altar.Flores molhadas no pranto de quem deu a vida pra vida mudar.

A vida de quem tombou é força viva de paz. Água trazida da fonte matando a sede que mata.Água da chuva no chão traz vida e traz pão pra gente e pra mata.

Água da vida, Jesus é força viva de paz.

Ceia sagrada aliança ato supremo de amor.Ceia encontro e esperança de Deus com a gente transformando a dor.

A ceia do meu senhor é força viva de paz.

Page 22: Apostila de Cantos PJ

Louvor que nasce da história do dia a dia do povo.Louvor ao Deus verdadeiro fiel justiceiro pai do mundo novo.

O nome do meu senhor é força viva de paz.

GLÓRIA DA CONGADA

C G7 C Ta caindo flor, ta caindo flor G7 Lá no céu, lá na terra ê ê ê CTa caindo flor (2x)

G7Glória Deus, Glória Deus CGlória a Deus, Glória a Deus

G7Glória ao Pai, Glória ao filho, CGlória ao Espírito SantoREF

GOSTOSO DEMAISDominguinhos

Intro _4/4 | F7/Eb | Dm Bb | Em/G A7 | Dm | Dm Dm/C | G/B G |G | C |

F C/E C Dm To com saudade de tu meu desejo A7 Bb To com saudade do beijo e do mel F Dm G/B G C Do teu olhar carinhoso, teu abraço gostoso de passear no teu céuF C/E C Dm É tão dificil ficar sem você A7 Bb O seu amor é gostoso demais F Seu beijo me dá prazer Dm G C F F7/Eb Eu quando estou com você, estou nos braços da paz

Dm Bb F Pensamento viaje vai buscar F7/Eb Dm Bb Em/G Meu bem querer não dá pra ser A7 Dm Dm/C G/B G C Feliz assim tem dó de mim o que que eu posso fazer

GUARANISGildasio Mendes

E A E AAh! Quero ver a serenata, ver crescer as E A B7 Enossas matas e tocar um violão: Ah! meu A E A E amigo, vem cantar pois o dia vai raiar e Amorar B7 E A Enesta canção. Ah! Que saudades do poeta, A E Ado artista do profeta que o tempo B7 E A E eternizou: Ah! como eu falei de flores, A Eliberdade beija-flores A Eque meu coração sonhou.

Ah! Ver crianças pelas praças, paz e pipa, pão de graça como cheiro de hortelã:Ah! água pura ali na fonte e a gente a olhar os montes sem ter medo do amanhã.Ah! O meu lindo continente que fez do sangue a semente para ver o sol nascer:Ah! Nossas matas tão bonitas, verdes mares, canto a vida quando o dia amanhecer.

Ah! Quanta luta na fronteira, tanta dor na cordilheira que o condor não mais voou.Ah! Dança e terra guaranis de uma raça tão feliz que o homem dizimou:Ah! Vou nos passos de um menino no meu coração latino a esperança tem lugar.Ah! Quando bate a saudade, abre as asas liberdade que eu não pare de cantar.

HINO DA JUVENTUDEGildásio Mendes

Page 23: Apostila de Cantos PJ

G Juventude é dizer não, não CA guerra , Não a fome , não ao D CHomem opressor , não a quem G D7Só quer mandar. G C Juventude é não a ira a violência D E a mentira, dizer não a desunião C G E cantar juntos assim. CO, o, o ...

C Paz na terra meu irmão, paz AmA quem tem boa vontade , D7Paz no campo e na cidade, Paz é coisa que se faz . CNa partilha deste pão que nos AmFaz uma só família, paz D7 GIrmão, eu preciso de tua paz

Juventude é dizer sim, e tomar Uma atitude, desarmar o coraçãoNão deixar a paz morrer ./Juventude é dizer sim a quem Ama e quer servir, dizer simA mansidão e cantar juntos assim.O, o, o ...

ILEAÔ

E B7Ileaô, ileaô AA juventude é a bandeira EDo amor!

Com coração, com as B7Duas mãos ACom todo o povo a gente B7 EFaz um mundo novo!

E B7 EPelos campos, cidades e vilas B7 ENo trabalho ou então desempregados F#M B7Nas cantigas, nas fábricas, nas filas

Com muita raça e vontade de lutar EÉ a juventude do meio popular

Somos filhos de trabalhadoresA nossa classe é a classe popularMas temos sonhos também, muitos amores.Também queremos trabalhar, participar.É a juventude do meio popular

Nossa luta é pelo engajamentoNo nosso bairro e também no sindicatoNós precisamos ficar todos unidosPra conquistar o nosso direito que é negadoÉ a juventude do meio popular

A política partidária é outra coisaQue não pode ser deixada de ladoNós precisamos mudar este sistemaQue faz o pobre viver sempre massacradoÉ a juventude do meio popular.

Nossa força quem nos dá é Jesus Cristoque nos empurra e ilumina o caminhopois ele é o nosso companheiroque pelos pobres sempre tem muito carinhoé a juventude do meio popular

INDO E VINDOAdolfo Temme

DmIndo e vindo F A7Trevas e luz

Page 24: Apostila de Cantos PJ

Tudo é graçaGm A7 DmDeus nos conduz!

DESDE A MANHÃ

Desde a manhã

Preparo uma oferenda

E fico Senhor

A espera do Teu sinal.

JOVEM LATINO-AMERICANOPe. Jorge Trevisol

DLatino-americano, por quê não?

ALatino-americano, sim eu sou!B -Sou jovem, passo aberto,F# -seguindo o rumo certo, G A D (G D)buscando o dia da libertação.

D A GEu tenho um brilho no olhar... Eu quero A D G Aver a festa já! o amor é um continente Aimenso, tanta gente, contente esperando o D Gsol raiar.Confuso D G D é meu sorriso, meu peito está ferido. Mas G Aeu não sou bandido, eu quero apenas D (D=A)transformar.

Na minha pele tenho a cor... Por dentro sinto muito amor.Sonhando a liberdade eu sigo, e vai comigo, meu jeito de querer mudar.Eu trago na garganta um grito entalado.Não sei mandar recado, eu mesmo quero chegar lá.

Eu creio nesta comunhão, na força jovem da nação.Na fé e na esperança de um povo, nasce novo, do sangue de quem soube amar.Nos braços desta gente, no mesmo continente,na terra Ameríndia é tempo ainda de plantar.

REF (2X)

LADAINHA ECOLÓGICA

G AM Irmão dos pequeninos (rogai por nós) D7Irmão dos esquecidos(rogai por nós) CIrmão dos peregrinos (rogai por nós) G D7 GDas meninas e meninos (rogai por nós) AM (EM )Rogai por nós , rogai por nós , C (AM ) D (D7)Rogai pôr nós, oh são Francisco Grogai por nós .Irmão das almas puras (rogai por nós)Dos seres amorososDos corações mais purosDos seres generosos

Irmão das águas claras (rogai por nós)Dos rios e das nascentesDe todos afluentesDas águas transparentes

Irmão da mãe terra (rogai por nós)Do brilho das estrelasIrmão do sol e da luaIrmão das águas puras

Irmão de amor (rogai por nós)Irmão da alegriaIrmão de toda luzIrmão do irmão Jesus

Irmão da natureza (rogai por nós)Das flores sem defesaDo cuidado e da levezaDa poesia e da beleza

Page 25: Apostila de Cantos PJ

LIBERDADEZé Martins

LaiáE B7 ALiberdade vem e canta e saúda este novo E B7sol que vem / canta com alegria o A Eescondido amor que no peito tem.

B7 E B7 Mira o céu azul, espaço aberto pra te Acolher / (2x)

Liberdade vem e pisa este firme chão de verdes ramagens, / Canta louvando as flores que ao bailar do vento fazem sua mensagem

Mira estas flores, abraço aberto pra te acolher / (2 x)

Laiá

Liberdade vem e pousa nesta dura América triste e vendida / Canta com o teu grito nossos filhos mortos e a paz ferida.

Mira este lugar, desejo aberto pra te acolher / (2X)

Liberdade, liberdade, és o desejo que nos faz viver, / És o grande sentido de uma vida pronta para morrer

Mira o nosso chão, banhado em sangue pra reviver. /

Mira a nossa América banhada em morte pra renascer.

Laiá

LINDA JUVENTUDE14 Bis

Intr.: (Am G) 3X F Am

Am G AmZabelê, zumbi, besouro,F G7 AmVespa fabricando mel. F G7Guardo teu tesouro,

Am F G7 AmJóia marrom, raça como nossa cor.

F G7 AmNossa linda juventude, F G7 AmPágina de um livro bom. F G F AmCanta que eu quero cais e calor F G7 AmClaro como o sol raiou. F G7 AmClaro como o sol raiou.

(Am G) 3X F Am

C G F CMaravilha, juventude,

G7 F AmPobre de mim, pobre de nós.

C AmVia Láctea, brilha por nós, G7Vi...das pe...que...nas da esquina.Am G AmFada, sina, lei, tesouro,F G7 AmCanta que te quero bem.

F G7 F AmBrilha que te quero luz andaluz,F G7 AmMassas como o nosso amor.

REFC G F CMaravilha, juventude,

G7 F AmTudo de mim, tudo de nós.

C AmVia Láctea, brilha por nós, G7Vi...das pe...que...nas da esquina

LUZ NA FRENTE PAZ NA GUIA

Page 26: Apostila de Cantos PJ

Zé Vicente

DMLuz na frente paz na guia A7Deus que alumia vem!GMGuia os passos da gente por caminhos DMnovos vem!F GMNos defende dos perigos dos inimigos DMda vida.GM DMVem oh! Deus nos defender, nos A7 DMProteger vem!

Luz na frente paz na estradaDeus da caminhada vem!Levantar quem está caídoCura os feridos vem!Vem refazer a justiçaAs multidões esmagadasTransformai-nos para o bemSonho divino também!

Luz na frente paz na históriaOh! Deus da memória vem!Refaz em nossa lembrançaA Tua aliança vem!O Evangelho do Teu filhoGanhe novo brilho na genteTua graça nos perdoe, nos abençoe. Amém! (3X)

MARIA, MARIAMilton Nascimento

Intr.: (C G F)C GMaria, Maria é um dom,

FUma certa magia, C GUma força que nos alerta.Am FUma mulher que merece

BbViver e amar como outra

FQualquer do planeta.

C GMaria, Maria é o dom, FÉ a cor, é o suor, C GÉ a dose mais forte e lenta. Am FDe uma gente que ri BbQuando deve chorar FE não vive, apenas agüenta.

C GMas é preciso ter força,

FÉ preciso ter raça

C GÉ preciso ter gana sempre.Am FQuem traz no corpo a marca

BbMaria, Maria, mistura FA dor e a alegria.

C GMas é preciso ter manha,

FÉ preciso ter graça,

C GÉ preciso ter sonho, sempre.Am FQuem traz na pele essa marca BbPossui a estranha mania FDe ter fé na vida.

(C G F C G Am F Bb F) (2X)

C GMas é preciso ter força,

FÉ preciso ter raça

C GÉ preciso ter gana sempre.Am FQuem traz no corpo a marca

BbMaria, Maria, mistura

Page 27: Apostila de Cantos PJ

FA dor e a alegria.

C GMas é preciso ter manha,

FÉ preciso ter graça,

C GÉ preciso ter sonho, sempre.Am FQuem traz na pele essa marca BbPossui a estranha mania FDe ter fé na vida.

(C G F C G Am F Bb F) (2X)

ME LEVA PRA LUTA

C FCom você eu sou mais eu.C FJuntos somos mais que dois. GPra este mundo ser melhor.

É preciso dar as mãos. C

E caminhar, caminhar.

F C/ : Me leva pra luta, me mostra o F C Fcaminho, revela o segredo pra viver Gsem medo : /

C F / : Me leva pra luta, me mostra o C F Fcaminho, revela o segredo pra viver C G7sem medo : /CNossa cara, nossa voz,Nossa sede de amor.Nosso jeito de viver Juntos vamos construir.E caminhar, e caminhar.

REFMEU CANTO MINHA ARMA

Zé Vicente

A EO tempo é pesado, eu sei/

DHá fome de pão e de paz /

ENão é este o país que sonhei /

ATá demais!

EJá chega de medo e mentiras/

DRoubo e violência à nação /

EO sim é só para a verdade /

AO resto é não.D AE eu vou por aí com meu canto /

D Aabrindo estradas quebrando encantos/

D ARompendo as barreiras do coração/

D ARasgando mentiras e ilusão/

Meu canto é arma, eu sei.E

E há tempos estou na luta.

Quem diz que a dor é eterna /Que o cego não pode enxergar/Que a sorte é que nos governa/Vejam lá/Os raios do sol batem forte/A gente já sabe, já vê/A força do amor vence a morte/Faz Viver!

MOMENTO NOVO

Em B7 EMDeus chama a gente pra um momento D Gnovo , de caminhar junto com seu povo AM EMÉ hora de transformar , o que não da mais . F# B7Sozinho isolado ninguém é capaz ! EPor isso vem entra na roda com a

Page 28: Apostila de Cantos PJ

C#7gente F#M B7Também , você é muito importante , vem ! ! !

Não possivel crer que tudo é fácil !Há muita coisa que produz a morte .Gerando dor tristeza e desolacão .É necessário unir o cordào !

A forca que hoje faz brotar a vida atua em nós pela tua graca .É deus que nos convida , pra trabalhar o amor repartir e as forcas juntar !

MÃOS NA MASSA

Quem quiser saber justiça, vem nas CEBs procurar.

Quem quiser viver amor: as CEBs tem pra dar.

Tem sonho de sociedade, também tem transformação,

tem de tudo um pouquinho nesse mundo de irmão.

Vamos lá meu povo, já chegou a hora:põe também sua mão na massa, refazendo a nossa história.Defender a vida é uma missão.

Vem pra CEBs operária, é o reino em mutirão. (bis)

Mulher que gera no ventre vida nova na irmandade,traz no sangue esta semente, da nova sociedade.Vem trazer sua medida, nesta massa remexer,vem dar gosto a esta comida: Não tem vida sem você.

Nossa América Latina, marcada da escravidão,precisamos de você, gente negra meu irmão.Vem trazer sua medida nesta massa dar sabor,

traz suas mãos calejadas, costa que ninguém surrou.

Vejo um rosto deformado, querendo libertação,o índio perde sua floresta, sai pra luta meu irmão.Vem trazer sua medida, nesta massa dar prazer,índio de tanga e pena, as CEBs lutam com você.

Mãos unidas, Deus da força, com Jesus ressuscitado,põe também sua mão na massa, defendendo os massacrados.Viva a América Latina, trabalhando em mutirão,amassando o pão da vida, até criança põe a mão

NA PALMA DA MÃOZé Vicente

D A7 DOlha aqui na palma da minha mão A7 DNas linhas do coração escrito, A7bonito amor ! Gveja bem , nas curvas da minha Destrada a história que eu fiz A7cantada Dcom as notas de uma paixão !

A7olha aqui , ô lerê Dolha lá , ô Lara A7as linhas da história viva Dna palma do meu cantar

vê se vê no canto esquerdo do olho um cisco de luz um facho de estrelas de céu de maio veja ai

Page 29: Apostila de Cantos PJ

no rosto da madrugada os beijos de minha amada com as cores do nosso amor

REF

vem sentir no rosto da minha terra as dores de tantas guerrasque o homem tonto demais não viu e agora vai tateando no escuro vai procurando semente do pão da paz!

REF

NASCI NESTA TERRA

D BMNasci nesta terra, é meu este chão, EM A7É minha cascata o verde da mata,D D7Eu sou do sertãoGEu seringueiro, eu sou lavrador, D A7Sou índio, mulato, sou negro, sou povo G D D7eu tenho, valor

GEu sou da Bolívia, Peru, Paraguai, DArgentina, Colômbia, Equador, BM EM A7Uruguai, da Venezuela, estou a espera D D7de um mundo melhor GTambém sou Chileno da Nicarágua, D BMCheio de mágoa de tanto sofrer, EM A7eu sou brasileiro e um dia verei o meu Dpovo vencer :

A7 D/;América Latina, BM EM A7 D

América Latina;/

Eu sou operário, das grandes cidades,Com meu suor transformo os sonhos em realidade /Eu faço o progresso com as próprias mãosEu quero igualdade eu tenho direito eu sou cidadão!

NEGRO NAGÔ

EMEu vou tocar minha viola D EMEu sou um negro cantador DO negro canta , deita e rola , lá na senzala EMdo senhor . DDança ai negro nagô EM ( EM D EM ) Dança ai negro nagô (bis)

Tem que acabar com essa históriaDe negro ser inferiorO negro é gente e quer escolaQuer dançar samba e ser doutor.

O negro mora em pala fitanão é culpa dele não senhor A culpa é da aboliçãoQue veio e não o libertou.

Vou botar fogo no engenhoAonde o negro apanhouO negro é gente como outroQuer ter carinho e ter amor.

NESTE PÃO DA IGUALDADE

Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão.Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão.

Muito tempo não dura a verdade,nestas margens estreitas demais.Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.É Jesus esse pão da igualdade,

Page 30: Apostila de Cantos PJ

viemos pra comungarcom a luta sofrida do povoque quer ter voz, ter vez, lugar.Comungar é tornar-se um perigo,viemos pra incomodar,com a fé e a união,nossos passos um dia vão chegar.

O Espírito é vento incessante, que nada há de prender.Ele sopra até no absurdo que a gente não quer ver.

No banquete da festa de uns poucos, só o rico se sentou.Nosso Deus fica ao lado dos pobres, colhendo o que sobrou.

O poder tem raízes na areia, o tempo o faz cair.A união é a rocha que o povo, usou pra construir.

NO NOSSO ALTARZé Vicente

DMAs mesmas mãos que plantaram GMA semente aqui estão. A7 DMO mesmo pão que a mulher preparou

aqui esta. A7O vinho novo que a uva sangrou jorrará DMno nosso altar!

A7A liberdade haverá , DM GMA igualdade haverá e nesta festa onde DMa gente é irmão C A7 DMO Deus da vida se faz comunhão!

Na flor do altar brilha o sonho da paz mundialA luz acesa é a fé que palpita hoje em nós Do livro aberto o amor se derrama total No nosso altar!

Benditos sejam os frutos da Terra de Deus,Bendito seja o trabalho e a nossa uniãoBendito seja Jesus que conosco estaráAlém do altar!

NOSSA ALEGRIA Nossa alegria é saber que um dia,todo esse povo se libertará.Pois Jesus Cristo é o Senhor do mundo,nossa esperança realizará.

Jesus nos manda libertar os pobres.Pois ser cristão é ser libertado.Nascemos livres pra crescer na vida,não pra ser pobres nem viver na dor.

Vendo no mundo tanta coisa errada,a gente pensa em desanimar. Mas quem tem fé, ele esta com Cristo,têm esperança e força pra lutar.

Não digas nunca que Deus é culpado,quando na vida o sofrimento vem,vamos lutar que o sofrimento vai,pois Jesus Cristo já sofreu também.

Libertação se encontra no trabalho,mas há dois modos de se trabalhar.Há quem trabalha escravo do dinheiro,há quem procura a vida melhorar.

E pouco a pouco o tempo vai passando,a gente espera a libertação.Se a gente luta ela vai chegando,se a gente para ela não chega não.

NOVA CIVILIZAÇÃO

Uma terra que não tem mais fronteiras.

Mãos que unidas no mundo formarão,

Uma corrente mais forte

que a guerra e que a morte.

Nós sabemos, o caminho é o amor.

Page 31: Apostila de Cantos PJ

Uma pátria mais justa e mais fraterna.

Onde juntos construímos a unidade.

E ninguém é desprezado

porque todos são chamados.

Nós sabemos, o caminho é o amor.

Um novo sol se levanta,

Pois nasce hoje a civilização do amanhã.

Uma corrente mais forte

que o ódio e que a morte.

Nós sabemos, o caminho é o amor.

A justiça: novo nome para a paz.O amor: leva sempre a perdoar.A verdade: a força que nos dá a liberdade.Nós sabemos, . . .

E quem ama irradia com a vida,Sabe ver o amor além da dor,Pois a gente se sentesolidário com o mundo.Nós sabemos, . . .

Meu irmão é você que está ao meu lado.Todos filhos de Deus que nos criou.Ele veio a esta terrapara unir a humanidade.Nós sabemos, . . .

O CIO DA TERRAMilton Nascimento

Oh, oh, oh, oh!

Oh, oh, oh, oh, oh!

AM GDebulhar o trigo FRecolher cada bago do trigo C

Forjar do trigo o milagre do pão D7E se fartar de pão.

Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do melSe lambuzar de mel.

Afagar a terraConhecer os desejos da terraCio da terra, propicia estaçãoE fecundar o chão.

Debulhar o trigoRecolher cada bago do trigoForjar do trigo o milagre do pãoE se fartar de pão.

Decepar a cana Recolher a garapa da cana Roubar da cana a doçura do melSe lambuzar de mel.

Afagar a terra (Afagar a terra)Conhecer os desejos da terra (da terra)Cio da terra, propicia estaçãoE fecundar o chão.

O MENINO E O MAR

Dm Gm/: menino vem brincar no mar Dm A7 Dm oh mar vem lavar pé de menino :/

Gm A7 Dm Eu vi as ondas brincando de pega-pega

Gm A7Lavar as águas no riacho cristalino Gm DmEu vi menino vir brincar no mar

A7 DmOh mar, vem lavar pé de menino .

As gaivotas vão fazendo suas rondasO sol levanta o vento leste me incendeiaNo chão da praia vou guardar a minha arraiaE construir o meu castelo de areia.

O QUE VALE É O AMORZé Vicente

Page 32: Apostila de Cantos PJ

EM DSe é prá ir prá luta, eu vou. Se é prá tá

C B7presente, eu tô. Pois na vida da gente o

EMque vale é o amor. EM DÉ que a gente junto vai

CReacender as estrelas vai

B7 EMReplantar nosso sonho em cada coração.

B7 EMEnquanto não chegar o dia

B7 EMEnquanto persiste a agonia

D EMA gente ensaia o baião

D EM B7 EMLauê, lauê, lauê, lauê.

É que a gente junto vaiReabrindo caminho vaiAlargando a avenida prá festa geralEnquanto não chega a vitóriaA gente refaz a históriaPro que há de ser afinalLauê, lauê, lauê, lauê!

É que a gente junto vaiVai prá rua de novo, vaiLevantar a bandeira do sonho maiorEnquanto eles mandam, não importaA gente vai abrindo a portaQuem vai rir depois, rir melhorLauê, lauê, lauê, lauê!

Esse amor tão bonito vai Vai gerar nova vida, vaiCicatrizar feridas, fecundar a pazEnquanto governa a maldadeA gente canta a liberdadeO amor não se rende jamaisLauê, lauê, lauê, lauê!

REF

E bem dentro da gente quem manda é o amor

Pra fazer diferente, só vai com amor

O QUE É, O QUE É?Gonzaguinha

Dm GmEu fico com a pureza

DmDa resposta das crianças Bb A7É a vida, é bonita e é bonita!

D A7Viver e não ter a vergonha de ser feliz Em A7Cantar e cantar e cantar

DA beleza de ser um eterno aprendiz A7(Ai meu Deus!) DEu sei (Eu sei)

GQue a vida devia ser bem melhor e será. Gm D BmMas isso não impede que eu repita: Em A7 D A7É bonita, é bonita e é bonita!

Dm D7E a vida, e a vida o que é? Gm Em7/5-Diga lá meu irmão

A7 Em7/5-Ela é a batida de um coração,

A7 Dm A7Ela é uma doce ilusão, e ô. DmE a vida,

D7 GmEla é maravilha ou é sofrimento?

A7 Em7/5-Ela é alegria ou lamento

A7 DmO que é, o que é, meu irmão?

C

Page 33: Apostila de Cantos PJ

Há quem fale que a vida da genteF

É um nada no mundoA7

É uma gota, é um tempo Dm

E nem dá um segundo. Gm

Há quem fale que é um divino Dm

Mistério profundo. BbÉ o sopro do criador

A7Numa atitude repleta de amor. Gm A7Você diz que é luta e prazer DmEle diz que a vida é viver A7Ela diz que o melhor é morrer

DmPois amada não é,

E o verbo é sofrerGm

Eu só sei que confio na moçadaEm7/5-

E na moça eu ponho a força da fé.

BbSomos nós que fazemos a vida,

A7Como der, ou puder ou quiser . . . Em7/5- GmSempre desejada, C FPor mais que esteja errada. Gm DmNinguém quer a morte,Bb A7Só saúde e sorte.Em7/5- GmE a pergunta roda, C FE a cabeça agita.

GmEu fico com a purezaDa resposta das crianças:É a vida, é bonita e é bonita!

REF (3X)

O SAL DA TERRABeto Guedes & Ronaldo Bastos

Intr.: (D D7+ G7 C7 D D7+ G7+ A7)D D7+ G7+

BmAnda , quero te dizer nenhum segredo. Falo desse, chão da nossa casa,C/G G7+ D D7+ G7+Vem que tá na hora de arrumar. Tempo , quero viver mais duzentos anos BM C/G G7+Quero não ferir meu semelhante, Nem por isso quero me ferir

F7+ C F7+ C G/BVamos precisar de todo mundo pra banir do mundo a opressão

AM D/E F/A C

Para construir a vida nova vamos precisar de muito amorAM D/E F/A

C DA felicidade mora ao lado e quem não é tolo pode ver.

EM D EMA paz na terra, amor, o pé na terra

D EM DA paz na terra, amor, o sal da ...

Terra és o mais bonito dos planetas!Tão te maltratando por dinheiro,Tu que és a nave nossa irmãCanta leva tua vida em harmoniaE nos alimenta com teus frutos,Tu que és do homem a maçã

Vamos precisar de todo mundo,um mais um é sempre mais que dois

Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão

Page 34: Apostila de Cantos PJ

recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois D EM Ddeixa nascer o amor deixa fluir o amordeixa crescer o amor deixa viver o amor o sal da terra.

O SONHO DOS JOVENSPe. Jorge Tevisol

Tom: D

Do jeito que surge o dia D7Eu vejo também renascer

G DUm mundo de harmonia E A7Que faz a esperança viver.

DSão tantos sinais que irradiam D7A luz desta nova manhã G DSorriso, prazer e alegria!

E7 A7 D A7Compõem esta linda canção.

D G DHei! Amigo! Ôôô.

G DCante comigo: Ôôô. G DA mesma melodia

EÉ canto, é poesia: G DÉ amor, que paira no ar.Em G A7Ôôô, prelúdio de paz

DDo jeito que o sol desponta D7No meio de um forte arrebol

G DOs jovens também despertam

E A7Projetam um mundo melhor.

DO largo sorriso criança D7Daqueles que unem as mãos G DFormando uma grande aliança Em A7É o sonho de mil gerações.

REFO XOTE DAS MENINAS

Luiz Gonzaga

Tom: F F Mandacaru, quando fulora Na seca É o sinal que a chuva chega no Bb Sertão Toda menina que enjoa da F Boneca C É sinal que o amor F Já chegou no coração Bb Meia comprida, não quer mais F Sapato baixo C Vestido bem cintado F Não quer mais vestir timão Gm A7 Ela só quer, só pensa em Dm Namorar Gm A7 Ela só quer, só pensa em Dm Namorar Dm De manhã cedo já tá pintada A Só vive suspirando Dm Sonhando acordada A

Page 35: Apostila de Cantos PJ

O pai leva ao doutô Dm A filha adoentada A Não come nem estuda, Dm Não dorme, não quer nada Gm A7 Ela só quer, só pensa em Dm Namorar Gm A7 Ela só quer, só pensa em Dm Namorar Dm Mas o doutô nem examina A Chamando o pai de lado Dm Lhe diz logo em surdina A Que o mal é da idade Dm Adoença da menina A Não há um só remédio Dm Em toda medicina Gm A7 Ela só quer, só pensa em Dm Namorar Gm A7 Ela só quer, só pensa em Dm Namorar

OFERTAR NOSSA VIDA

E B7Ofertar nossa vida queremos, EComo gesto de amor doação. AProcuramos criar mundo novo B7 ETrazer para o povo a libertação. A B7 EDe braços erguidos, à Deus ofertamos B7 EAquilo que somos e tudo o que amamos.

A EOs dons que nós temos, compartilharemos. B7 EÀqueles que sofrem, sorrir os faremos.

A injustiça que fere e que mata,Tanto homem criança e mulher,Faz o jovem viver sem sentido,Frustrado, perdido, distante da fé.

Como o pão e vinho se tornamCorpo e sangue de Cristo Jesus,Transformaremos em realidade,Pra ser de verdade, esperança e luz.

Juventude: milhões pelo mundo,Tanto anseio de libertação.Gente nova sem cercas e muros,Constrói seu futuro, liberta o irmão

OFERTÓRIO DO POVO

DQuem disse que não somos nada, A7Que não temos nada para oferecer?(G) (D)/: Repare as nossas mãos abertas,(A7) Dtrazendo as ofertas do nosso viver.:/

D GA fé do homem nordestino, A7Que busca um destino, DUm pedaço de chão. GA luta do povo oprimido, A7 DQue abre caminho e transforma a nação.G D A7 D/: Ô,Ô,Ô,Ô, recebe Senhor!:/

Retalhos de nossa historia,Bonitas vitórias que meu povo tem:Palmares, Caldeirão, CanudosSão lutas de ontem e de hoje também./: Ô,Ô,Ô,Ô, recebe Senhor!:/

REF

Page 36: Apostila de Cantos PJ

Aqui trazemos semente,Sangue desta gente que fecunda o chão.Do Gringo e tantos lavradoresSanto e operários em libertação/: Ô,Ô,Ô,Ô, recebe Senhor!:/

Coragem de quem da a vidaSeja oferecida nesse vinho e pão.É força que destrói a morteE muda nossa sorte.É ressurreição!/: Ô,Ô,Ô,Ô, recebe Senhor!:/

OLHA PRO CÉULuiz Gonzaga

Tom: Dm

Dm Olha pro céu, meu amor D Gm Vê como ele está lindo C7 F A7 Olha praquele balão multicor Dm Bb A7 Como no céu vai sumindo D Foi numa noite, igual a esta A Que tu me deste o teu coração O céu estava, assim em festa D Pois era noite de São João Am C B Havia balões no ar Em Xóte, baião no salão G E E no terreiro D B E A O teu olhar, que incendiou D Meu coração

OLHOSZé Geraldo, Cissa Martins

Intr.: (D G) 4X

D F#MNão me olhe desse jeito BMOlhar maduro

EM A7Existe muita coisa ainda D A7Além do muro

D F#mNão me olhe desse jeito

BmOlhar de fada

Em A7Às vezes um olhar sabido

D D7Não sabe nada

G F#MBm

É preciso mais que olhos pra se ver a vida

EmEssa coisa grande estrada tão comprida B7 E AOnde a gente põe o pé pra caminharG F#M BmÉ preciso que se olhe o que se tem no peito

EmQue é pra ver se dentro não tem um defeito B7 E AQue daqui de fora não dá pra espiar

Quero que me olhe claroPorto seguroQue o meu amor ancoreMesmo no escuro

Quero que me olhe acesoOlhar de fogoPra gente começar se olhandoTudo de novo

Solo: (E4 E A E4 E A A4 A)

É preciso mais que olhos...

ORDEM E PROGRESSO

AEste é o nosso país.

Page 37: Apostila de Cantos PJ

EEsta é a nossa bandeira / D AÉ por amor a esta pátria Brasil / E A A7Que a gente segue em fileira.

Queremos mais felicidades DNo céu deste olhar cor anil / (D) AO verde, esperança sem fogo, E (A)Bandeira que o povo assumiu.

DAmarelo são os campos floridos, E AAgora de faces rosadas. /D ABranco da paz que irradia, E (A)Vitória das mãos calejadas.

REF

Queremos que abrace esta terra,Por ela quem sente paixão. /Quem põe com carinho a semente,Pra alimentar a nação.

A ordem é ninguém passar fome,Progresso é o povo feliz. /A Reforma Agrária é a voltaDo agricultor a raiz

OS DEVOTOS DO DIVINOIVAN LINS

C FOs devotos do divino vão abrir sua morada, Dm G7

C G7 Cpra bandeira do menino ser bem vinda e ser louvada.

Deus vos salve este devoto, pela esmola em vosso nome.Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome.

A bandeira acredita que a semente seja

tanta,que a mesa seja farta, que essa casa seja santa.

Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita,que o homem seja livre, que a justiça sobreviva.

Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia,a bandeira segue em frente atrás de melhores dias.

No estandarte vai escrito que ele voltará denoto.E o Rei será bendito, Ele nascerá do povo.

PAI NOSSO DOS MÁRTIRESCIRINEU KULM ( ATOS 7, 55 - 60 )

Am G AmPai nosso, dos pobres marginalizados!

Am G AmPai nosso, dos mártires, dos torturados! G

AmTeu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida

GAm

Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida.

F Em FE

Teu Reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhão. Am G

Am G Am G AmMaldita toda violência que devora a vida pela opressão. Ô, Ô, Ô, Ô (4x)

Queremos fazer tua vontade és o verdadeiro Deus libertador.Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder opressor.Pedimo-te o Pão da Vida, o pão da segurança, o pão das multidões.O pão que traz humanidade, que constrói o

Page 38: Apostila de Cantos PJ

homem em vez de canhões. Ô,...

Perdoa-nos quando por medo, ficamos calados diante da morte!Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é a lei mais forte.Protege-nos da crueldade do esquadrão da morte dos prevalecidos.Pai nosso revolucionário, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos... Ô, Ô......

PÃO EM TODAS AS MESASZé Vicente

C G7A mesa tão grande e vazia

C C7de amor e de paz (de paz)FOnde há luxos de alguns

C AMalegria não há (jamais) DM G7A mesa da eucaristia

C AMnos quer ensinar (ah, ah)

DM G7Que a ordem de Deus nosso Pai

C C7É o pão partilhar.

F CPão em todas as mesas /Dm G7 C C7da Páscoa nova certeza : / F Ca festa haverá / F C G7 Ce o povo a cantar aleluia !

As forças da morte a injustiçaa ganância de ter (de ter) Agindo naqueles que impedemao pobre viver, (viver)Sem terra, trabalho e comidaa vida não há, (não há) Quem deixa assim e não age,a festa não vai celebrar .

REF

Irmãos, companheiros na luta,vamos dar as mão, (as mãos) Na grande corrente do amor,

na feliz comunhão, (irmãos)Unindo a peleja e a certeza vamos construir (aqui) Na terra o projeto de Deustodo povo a sorrir .

REF

Que em todas as mesas de pobre haja festa de pão (de pão)E as mesas dos ricos vazias,em concentração (de pão)Busquemos aqui nesta mesa do pão redentor (do céu)A força e a esperançaque faz todo povo de Deus .

REF

Bendito o ressuscitado,Jesus vencedor (ô, ô)No pão partilhado,a presença ele nos deixou, (deixou) bendita é a vida nascida de quem se arriscou (ô, ô)Na luta pra ver triunfarneste mundo o amor

REFPEDAÇOS DE SI

João Carlos Ribeiro

BM/: A vida é tão breve! F#M BMA morte existe! G BMQuem recorda favor? F#M BMQuem acode na dor?:/

EMAmigo é a hora, BMEla é quem prova EM BMSe é pra valer. EMAmigo é quem deixaBMRoubar-lhe, sem queixa,F#M Bm

Page 39: Apostila de Cantos PJ

Pedaços de si.

/: O dia, tão cheio!A noite, receio!Quem me ajudará?Com quem posso contar?:/

REF

/: Alegria acaba!Tristeza retarda!Quem abrir o coraçãoVai ganhar um irmão.:/

REF

PELOS CAMINHOS DA AMÉRICAZé Vicente

CMPelos caminhos da AméricaFMPelos caminhos da AméricaG7Pelos caminhos da América CM CLatino América.CPelos caminhos da América F CHá tanta dor tanto pranto,F CNuvens, mistérios encantosF G7Que envolvem nosso caminhar.CHá cruzes beirando a estrada,F CPedras manchadas de sangue,F CApontando como setas queF G7A liberdade é pra lá ...

Pelos caminhos da América,Há monumentos sem rosto,Heróis pintados, mau gosto,Livros de história sem cor.Caveiras de ditadores,Soldados tristes caladosCom os esbugalhados,vendo avançar o amor, ô, ô !

Pelos caminhos da América,

Há mães gritando qual loucas,Antes que fiquem tão roucas,Digam onde acharãoSeus filhos, mortos levadosNa noite da tirania,Mesmo que mantém o dia,Elas jamais calarão...

Pelos caminhos da América,No centro do continente,Marcham punhados de genteCom a vitória na mão.Nos mandam sonhos,Cantigas,Em nome da liberdade,Com o fuzil da verdade,Combatem firme o dragão.

REF INICIAL

Pelos caminhos da América,Bandeiras de um novo tempoVão semeando no vento,Frases teimosas de paz.Lá na mais alta montanha, há Um pau d’arco florido,Um guerrilheiro querido que Foi buscar o amanhã!

Pelos caminhos da América,Há um índio tocando flauta,Recusando a velha pauta queO sistema lhe impôs.No violão, um menino, umNegro toca tamboresHá sobre a mesa umas flores,Pra festa que vem depois!

REF INICIAL

PEREGRINOFrei Domingos dos Santos

Dm A7Peregrinos nas estradas de um mundo desigual. Dm A7Espoliado pelo lucro e ambição do capital. Dm D GmDo poder do latifúndio enxotado e sem lugar. DmJá não sei pra onde andar ...

Page 40: Apostila de Cantos PJ

A7 Dm DDa esperança eu me apego à multidão. G DQuero entoar um canto novo de alegria G D G A7Ao raiar aquele dia de chegada em nosso chão. D G DCom meu povo celebrar a alvorada G DMinha gente libertada:

G A7 D Dm Lutar não foi em vão.

Sei que Deus não esqueceu dos oprimidos o clamor.E Jesus se fez do pobre solidário e servidor;Os profetas não se calam denunciando a opressão,Pois a terra é dos irmãos...

E na mesa igual partilha tem que haver.

REF

Pela força do amor o universo tem carinhoE no clarão de suas estrelas ilumina o meu caminho.Nas torrentes da justiça meu trabalho é comunhão.Arrozais florescerão....

E em seus frutos liberdade colherei!

PÕE A SEMENTE NA TERRA

Põe a semente na terra, não será em vão.

Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão.

Toda semente é um anseio de frutificar

e todo fruto é uma forma da gente se dar.

REF

Toda palavra é um anseio de comunicar

e toda fala é uma forma da gente se dar.

REF

Todo serviço é um anseio de participar

e o compromisso é uma forma da gente se dar

POVO NOVOZé Vicente

GQuando espírito de Deus soprou

D7 GO mundo inteiro se iluminou

Em AmA esperança na terra brotou e um povo

D7 Gnovo deu-se as mãos e caminhou .

Am D7 G EmLutar e crer vencer a dor

Am D7 GLouvar ao criador

D7 G EmJustiça e paz hão de reinar

Am D7 GE viva o amor.

Quando Jesus a terra visitouA boa nova da justiça anunciouO cego viu o surdo escutouE os oprimidos da corrente, libertou.

REF

Nosso poder esta na uniãoO mundo novo vem de Deus e dos irmãosVamos lutando contra a divisãoe preparando a festa da libertação .

REF

Page 41: Apostila de Cantos PJ

Cidade e campo se transformarãoJovens unidos na esperança gritarãoA força nova é o poder do amorNossa fraqueza é força em DeusLibertador.

REF

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

Geraldo Vandré (Vers.: Zé Ramalho)

Uh, uh, uh, uh (4X)

AM GCaminhando e cantando e /

AMSeguindo a canção

GSomos todos iguais

AMBraços dados ou não

GNas escolas, nas ruas;

AMCampos, construções.

GCaminhando e cantando e /

AMSeguindo a canção

GVem vamos embora

AMQue esperar não é saber

GQuem sabe faz a hora

AMNão espera acontecer

G AM (2X)

Eh, eh, eh

Pelos campos a fomeEm grandes plantaçõesPelas ruas marchandoIndecisos cordõesAinda fazem da florSeu mais forte refrãoE acreditam nas floresVencendo o canhãoHá soldados armados

Amados ou nãoQuase todos perdidosDe armas na mãoNos quartéis nos ensinamUma antiga missãoDe morrer pela PátriaE viver sem razão

REFRÃO (Oh, Oh)

Uh, uh, uh, uh, Eh, eh, eh, eh (2X)Uh, uh, uh, uh,

Nas escolas, nas ruasCampos, construçõesSomos todos soldadosArmados ou nãoCaminhando e cantando e /Seguindo a cançãoSomos todos iguaisBraços dados ou não

Os amores na menteAs flores no chãoA certeza na frenteA História na mãoCaminhando e cantando e /Seguindo a cançãoAprendendo e ensinandoUma nova lição

REFRÃO

Eh, eh, eh, ehUh, uh, uh, uhEh, eh, eh, eh (2X)Uh, uh, uh, uhEh, eh, eh, uh

PROFECIA

C Am Dm G7Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão.

C AmDm G7

Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão.

C Am

Page 42: Apostila de Cantos PJ

Muito tempo não dura a verdade, C F

Nestas margens estreitas demaisC G7

CDeus criou o infinito pra vida ser sempre mais. F G7 C

AmÉ Jesus esse pão de igualdade viemos pra comungar

F G7 C G7 CCom a luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez, lugar...

F G7Comungar é tornar-se um perigo C Am DmViemos pra incomodar com a fé e a união,

C F G7C

Nossos passos um dia vão chegar.

O espírito é vento incessante, que nada há de prender.Ele sopra até o absurdo que agente não quer ver.Muito tempo não dura a verdade,Nestas margens estreitas demais.Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

REF

No banquete da festa de uns poucos, só rico se sentou.Nosso Deus fica ao lado dos pobres colhendo o que sobrou.Muito tempo não dura a verdade,Nestas margens estreitas demaisDeus criou infinito pra vida ser sempre mais.

REF

O poder tem raízes na areia, o tempo a faz cairA união é rocha que o povo usou para construirMuito tempo não dura a verdade,Nestas margens estreitas demais.Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

REF

Toda luta verá o seu dia nascer da escuridão.Ensaiamos a festa e a alegria fazendo comunhão.Muito tempo não dura a verdade,Nestas margens estreitas demais.Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

REF

QUANDO BATE O TAMBORGilvan

Intr.: (Em Quando bate o tambor.

DQuando bate o tambor.

CQuando bate o tambor.

B7Bate forte o meu peito.

C EmMinha gente reunida, buscando saída e chamando atenção.C

B7Para a força do novo, se abraça meu povo e canta a canção.

REFQuando bate tambor, meu irmão, se levanta no seu mutirão.Busca a felicidade, na roça ou cidade, quer ser cidadão.

REFQuando bate tambor se levanta Canudos, Palmares, Zumbi ...É grande romaria, o sol vai surgindo, quem vai nos seguir.

REFQuando bate tambor, bate forte teu peito e teu coração.E um sorriso no rosto, um olhar animado, de raça e paixão.

REF

Page 43: Apostila de Cantos PJ

QUASE NO ANO 2000Preto Jóia, Flavinho, Guga E Darci Do

Nascimento.GM CM F7/: É novo tempo, é bom pensar

Bb GMé tempo , amor , de libertar

CM GMo sentimento e a terra preservar : /

GVou viajar nas previsõesE7 AMdo homem sonhadorD7que pensou voar, AMcruzar o mar D7 Gnas asas da imaginação fez o tempo,fez o tempo avançar no tempoG7 CMatravés da criação GMde máquinas sem sentimentoD7que funcionam quando ele GMpõe a mãoG7 CM FMas o homem que previa, ô ô ô ... Bb GMEsqueceu a ecologia ô ô ô ... CMa natureza , o ar GMa terra azul , o mar Bb D7 GM D7fez o universo acordar .

G (G7) AM ( CM )/: robô , roubou e festa (amor)D7 ( F7 ) G ( Bb )o cinema deu visão G7 CMimaginando o que seria

D7 GM D7a nova civilização (foi ilusão)

GM G7 CM Flá se vai mais um milênio amor Bb D7 GM a devastação dói demais CMproteção para os mananciais D7 GM pras matas e os animais .

GM CME o futuro então GMvirá com mais vigor

CMSe a nossa terra forGMtratada com amor

É novo tempo, é bom pensarÉ tempo, amor, de libertarO sentimento e a terra preservarO sentimento e a terra preservar

QUERO SER PÃO

D A7 G DÉ jovem o que espera, o que sabe caminhar. A7 D EM A7O que luta pelo reino, sem voltar a vista atrás.D A7 G DQue da sua mão aos outros, o que sabe transformar. A7 D E A7Que é pão para os pobres, defendendo a verdade. D GQuero ser pão para fome,

D GSer o pão do meu povo,

D E A7Construir o escândalo de repartir.

É jovem o que arrisca, o que sabe caminhar.O que sempre se questiona, sem voltar a

Page 44: Apostila de Cantos PJ

vista atrás.Que sabe fazer a história e que sabe transformar.E que é voz dos pequenos, defendendo a verdade.

REF

O que segue a Jesus pobre, o que sabe caminhar. Que apóia a justiça, sem volver a vista atrás.O que sempre é aberto e que sabe transforma.E que canta com os outros, defendendo a verdade.

REF

QUI NEM JILÓLuiz Gonzaga

Tom: FIntrodução: F - B - Em - A7 - Dm - F - G - C C B Se a gente lembrar só por Em G7 Lembrar C D O amor que agente um dia G G7 Perdeu F B Em Saudade inté que assim é bom A7 Dm Pro cabra se convencer G C Que é feliz sem saber G Pois não sofreu C B Em G Porém se a gente vive a sonhar C D Com alguém que se deseja G G7 Rever F B Em Saudade intonce aí é ruim A7 Dm Eu tiro isso por mim F G C Que vivo doido a sofrer

G Ai quem me dera voltar C Pros braços do meu xodó G Saudade assim faz roer C E amarga que nem jiló G Mas ninguém pode dizer C C7 Que me viu triste a chorar F G Saudade, o meu remédio é C C7 Cantar F G Saudade, o meu remédio é C Cantar

RAÇAMilton Nascimento e Fernando Brant

GLá vem a força, lá vem a magia EMQue me incendeia o corpo de alegria. GLá vem a santa, maldita euforia EM D7Que me alucina, me joga e me

rodopia . GLá vem o canto, o berro da fera, EMLá vem a voz de qualquer primavera, GLá vem a unha rasgando a garganta EMA força, a fúria o sangue D7Que já se levanta.

De onde vem essa coisa tão minha Que me aquece e me faz carinho De onde vem essa coisa tão crua Que me acolhe e me pões no meio da rua.

É um lamento, um canto mais puro Que me ilumina na casa escura É minha musa, é nossa energia

Page 45: Apostila de Cantos PJ

Que vem de longe Pra nos fazer companhia.

É Clementina cantando bonito As aventuras de seu povo aflito.É Seu Francisco, boné e cachimboMe ensinando que a luta É mesmo comigo.

Todas Marias, Maria domingas,Atraca Vilma e tia Ercília.É Monsueto e é Grande Otelo Atraca, atraca que o Nana Vem chegando.

RAINHA DO PARANÁ

CQuando chega a primavera,

Eu deixo a minha tapera, G7Toda enfeitada de flor.

A rosa me faz lembrar, F

Do porto Paranaguá, aquele ninho CDe amor.F CDa igreja do Rocio onde o romeiro pediu,G7uma graça e alcançou .

Não há nada mais divino que o RocioF Ccristalino, da noite que serenou .

Era o mês de novembro,diz a história, eu me lembro a natureza floresceu.num lindo campo de rosa, uma Santa milagrosa certa noite apareceu .ali ergueram um santuário, onde a Virgem do Rosário aos aflitos atendeu ./ como orvalho que caiu Santa virgem do Rocio este nome recebeu.

Quando chega os marinheiro, nossos irmão brasileiros, no porto de Paranaguá.Ao deixarem o navio, vão à igreja do Rocio, sua bênção implorar .Pedindo felicidade, que acalme a tempestade que desabam sobre o mar.Pede a paz e proteção pra que nunca falte o pão, na mesa de um pobre lar.Santa virgem do Rocio quem te vê e quem te viu, nunca mais esquecerá.Os teus milagres profundos que os filho deste mundo, vos não cansas de mostrar.Pela graça recebida à lembrança prometida, o romeiro vai levar.Pra Senhora imaculada, que um dia foi proclamada,Rainha do Paraná.

RENASCE NA ESPERANÇAJACI MARASCHIN – FLAVIO / IRALA E

SIMEI MONTEIRO

AMulheres, homens, crianças D Atrazendo flores e mel,(D) (A)a vida tecem com danças E Arodando num carrossel.

E AAgora o que mais importa E AÉ renascer na esperança,D AÉ renascer, ERenascer na esperança.

Os pobres já se alimentamE o pão repartem com féE alegres se cumprimentamMaria, Joana e José.

Page 46: Apostila de Cantos PJ

REFOs índios trazem da mataCantigas de comoverSaudando a lua de prataQue vem ao anoitecer.

REFJá não existem mais raçasJá não existem mais corNas ruas e pelas praças,Louvando Nosso Senhor.

REFE já não valem as classesCom tristes separaçõesAgora todos têm facesE unidos os corações.

REF

Alegres cantam felizesEm seu bonito arraialSão como atores e atrizesDe um novo e bom carnaval.

REF

E vem o Espírito SantoUsando os dons da mulher,Pra encher o mundo de encanto,Fazendo tudo o que quer.

ROMARIARenato Teixeira

D G É de sonho é de pó, D G Do destino de um só

feito eu perdido em

Pensamentos sobre o meu A7CavaloG A7 DÉ de laço é de nó, de gibeira o A7 G A7 D D7giló dessa, vida cumprida a sol

G A7Sou caipira a pira a pora nossa

D GSenhora de Aparecida ilumina A7A mina escura e funda, o trem DDa minha vida.

O meu pai foi Peão,minha mãe Solidão meus irmãos perderam se na vida a custa de aventuras.Descasei, joguei,investi, desisti, se a sorte eu não sei,Nunca vi

Me disseram porém Que eu viesse aquipra pedir de Romaria e prece e paz nos desaventoscomo eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar, meu olhar,Meu olhar

SABIÁCompositor Luiz Gonzaga / Elba Ramalho,

Alceu Valença e Geraldo Azevedo

Em Am A todo mundo eu dou psiu Em Perguntando por meu bem F#M5-/7 Tenho um coração vazio B7 Vivo assim a dar psiu Em Sabiá vem cá também Em Am A todo mundo eu dou psiu Em Perguntando por meu bem F#M5-/7 Tenho um coração vazio B7 Vivo assim a dar psiu Em Sabiá vem cá também E7 Tú que andas pelo mundo (Sabiá)

Page 47: Apostila de Cantos PJ

Am Tú que tanto já voou (Sabiá ) D7 Tú que cantas passarinho (Sabiá) G Alivia a minha dor B7 Em Tem pena d'eu (Sabiá ) B7 Em Diz por favor (Sabiá) B7 Em Tú que cantas passa rinho (Sabiá) B7 Em B7 Em Am Alivia minha dor Sabiá á á á

SALVE A ROMARIAZé Vicente

E- Irmãos esta é a mãe terra B7 ENosso Deus assim deixou A E B7Hoje somos peregrinos pelos caminhos Eque Cristo andou .

Meu povo é um povo romeiroDesde os tempos de AbraãoVamos nesta marcha santaEsta terra é tanta em tão poucas mãos!

ESalve , salve a caminhada !

ASalve , salve a romaria ! B7Em busca da nova aurora Ede um novo dia ! (BIS)

- Em nome de tantos povosque habitaram este imenso chão Dos índios tão massacradosum clamor sagrado de conversão !

Ninguém é dono da terrapois aterra é mais que mãe Disse o mestre disse o rio não quebre este fio de inspiração !

REF

- Bendita escrava Anastácia!salve o negro rei Zumbi !Das terra da liberdade novos quilombos façam surgir .

Quem vêm nesta romariada promessa é seguidorSerá sempre abençoado e acompanhado na luz do amor

REF- Bendita seja esta marchados romeiros da esperança .Quem tem Deus na companhialuta noite e dia mas não se cansa .

Bendita história sagradado Beato Conselheiro !Salve a luta dos sem-terrae dos sem teto no mundo inteiro ! REF

SEM MEDO DE SER MULHERCPra mudar a sociedade do G7jeito que a gente quer /

Participando sem medo Cde ser mulher.

FPorque a luta

Cnão é só dos companheiros G7participando C C7sem medo de ser mulher . / Fpisando firme sem Cpedir nenhum segredo / G7participando sem medo Cde ser mulher !

REFPois sem mulher a luta vai pela metade.Participando sem medo de ser mulher.

Page 48: Apostila de Cantos PJ

Fortalecendo os movimentos populares. Participando sem medo de ser mulher!

REFNa aliança operaria – camponesa.Participando sem medo de ser mulher. Pois a vitória vai ser nossa com certeza. Participando sem medo mulher.

DDe ser mulher (7X)

SENHOR, ETERNO PAI.

DMSanto! Santo! Santo! A7Nas alturas é o criador!

Santo! Santo! Santo! GM A7 DMAqui na terra é o libertador! GM É o libertador que vem / DMcom seu povo morar / A7e vive também oprimido / e anima a

DMgente a lutar

GLÓRIA

D BM B7 EMGlória, glória, glória a Deus nas alturas!

A7 D F# BM G E paz na terra, felicidade nas nossas

EM A7vidas , eternidade .

SHEMÁ, ISRAEL

Dm F Gm A7 DmShemá, Israel, Adonai elahenu, Adonai ehad!Dm Gm Dm A7 DmShemá, Israel, Adonai elahenu, Adonai ehad!

Escuta, Israel, o Senhor é nosso Deus. Um é o Senhor.

Dm Gm A7 DmA7

/:Escuta, Israel, Javé teu Deus vai falar:\Gm C7 F Dm Bb A7/:Fala,Sehor Javé, Israel quer te escutar:\

TENHO SEDEAnastácia & Dominguinhos

E A B7 ETraga-me um copo D’água , tenho sede F#m Bm EE essa sede pode me matar . A B7Minha garganta pede um pouco F#MD’água BM F#M Ee os meus olhos pede o teu olhar . A F#MA planta pede chuva quando quer E brotar

B7O céu logo escurece quando vai Echover . A B7 EMeu coração só pede o teu amor F#M BM B7 ESe não me deres posso até morrer .

TERRA E RAIZ

EA terra guarda a raiz, B7 da planta que gera o pão, A B7a madeira que dá o cabo,

E B7da enxada e do violão.

E B7A chuva cai sobre a naturezaEe a planta cresce gerando a riqueza A

Page 49: Apostila de Cantos PJ

e o trabalhador luta com certeza E B7 Epra não faltar o pão sobre a nossa mesa.

REFLiberdade é pão, é vidaTerra-mãe, trabalho e amoré o grito da naturezaviola de um cantador.

REFÉ o povo em movimentocontra as cercas da concentraçãocom um sorriso de felicidade e a historia na palma da mão.

REFTERRA, PÃO E LARJoão Carlos Ribeiro

A A7 DM G7A terra Deus deixou. Deus deixou!

C G/B AmPra gente trabalhá. Trabalhar!

DmAgindo neste chão,

E7A

Pra não faltar o Pão na mesa de ninguém. Dm G7

A terra Deus deixou. Deus deixou! C G/B Am

Pra gente habitar, Habitar! Dm E7

Plantar e produzir, colher e repartir. AME ao pai erguei as mãos. AM A7 DmE ao pai erguei as mão. Pra agradecer! G7 CTrabalho, chuva e pão. E bendizer! A7Rogar por seu amor

Dm E7 AmAcrescentar justiça entre nós, saúde e paz.

E ao pai erguei as mãos. Pra alertar.Há gente aos milhões, sem pão sem lar. Rogar por seu amor. A união.Pra gente restaurar a criação.

TOCANDO EM FRENTEAlmir Satter

C G F Ando devagar por que tive pressa./E levo Cesse sorriso por que já chorei demais/ Ghoje me sinto mais forte, mais feliz quem Fsabe. CEu só levo a certeza de que muito pouco G7eu sei e nada sei. F G FConhecer as manhas e as manhãs,/ G CO sabor das massas e das maçãs / F G FÉ preciso amor pra poder pulsar, G FÉ preciso paz pra poder sorrir,/ CÉ preciso chuva pra florir.Penso que cumprir a vida, seja simplesmenteCompreender a marcha/ ir tocando em frente/Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou. Estrada eu vou...

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora/Um dia a gente chega e no outro vai embora,/Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o Dom de ser capaz e ser feliz...

Ando devagar por que tive pressa./E levo esse sorriso por que já chorei demais/ Cada um de nós compõe a sua história. e cada ser em si carrega o Dom de ser capaz e ser feliz...

Page 50: Apostila de Cantos PJ

TREM DAS CEBS

EMovimento que se tornou CEBS

B7Em nosso paÍs pela primeira vez A EUm encontro em que se falava da igreja B7 EQue nasce pelo espírito de Deus.

B7Neste país da América Latina Eo trem da CEBS vai aparecer A Eem cada vagão que se une

B7E

é sinal que as CEBS vão sempre crescer.

este mesmo povo sofrido que luta esperando a libertaçãoe coloca a caminho da vida na locomotiva o segundo vagão.

no terceiro encontro se falade uma vitória através da uniãoda igreja povo oprimido que se organiza pra libertação.

as CEBS que crescem no campoe tem esperança também na cidadede se tornar povo unido , semente de uma nova sociedade

O povo em Goiás refletia Como ficava a terra prometidaO povo em Caxias que busca A libertação de sua própria vida:

Negro, mulheres e índios, sem terra E também operários lutando:Na igreja de Santa Maria ,As culturas oprimidas vão se libertando

Em julho de 97 as cebsMarcharam para o maranhãoCom tema “CEBS E MASSAS” Mostrando a força de nossa união.

TREM DAS CEBs

Lá vem o trem das CEBs

caminhando com seu povo.

Escuta meu amigo,

venham ver o que há de novo.

As CEBs estão crescendo se organizando em mutirão,conquistando seus direitos, lutam contra a exclusão,na defesa do pequeno do pobre trabalhador.Hoje toda a humanidade luta contra o opressor.

Como as CEBs tem surgido eu explico pra vocês,desde a morte de Jesus o pobre nunca teve vez.Com o passar do tempo o povo se organizou,resgatando sua cultura, isto é CEBs sim sinhô.

Comunidade é força se lutarmos todos juntos,contra esse tal sistema que aflige todo mundo.Precisamos nos unir acredite meu irmão,CEBs é povo de Deus buscando libertação.

TROVAS AO CRISTO LIBERTADOR

D A7Olhar ressuscitado,Bm F#Todo o teu corpo.G DAcompanhando a marchaA7 DLenta do povo.

A7Todo teu debruçado DComo um caminho A7

Page 51: Apostila de Cantos PJ

Traçando em tua carne, DNosso destino. A7No azul do Araguaia, DOs roxos medos, A7No sol de tua glória, DNossos direitos A7Sangue vivo no verde DDas índias matas A7Faixas gritando viva DA esperança

A7 DViva a esperança!F# BmViva a esperança!

Procissão de oprimidos, Rezando as lutas,E tu, Círio de PáscoaFlor de aleluias.Páscoa nossa imoladaEm ti enxertosComo tu perseguidos,Por ti vencemos.Libertador vencido,Vencendo tudo.Companheiro dos pobres,Donos do mundo.

Viva a esperança!Viva a esperança!

Guerrilheiro do Reino,Maior guerrilha.Tua cruz empunhamosEm prol da vida.Nossos mortos retornam,Com nossos passos.Em teu corpo vivente,RessuscitadoEm ti cabeça nossaLibertadorLibertos, libertandoErguemo-nos

Viva a esperança!Viva a esperança!

TUA PALAVRA ÉZé Vicente (adaptada por: Jair de Oliveira)

Tua palavra é!

Luz do meu caminho.

Luz do meu caminho, meu Deus!

Tua palavra é!

Tua palavra está nas ondas do mar!

Tua palavra está no sol a brilhar!

Tua palavra está no pensamento,

No sentimento. Tua palavra está!

REF

Tua palavra está no som do trovão!Tua palavra está no tom da canção!Tua palavra está na consciência,E na ciência. Tua palavra está!

REF

Tua palavra está na beleza da flor!Tua palavra está na grandeza do amor!Tua palavra está na liberdade,Na amizade. Tua palavra está!

REF

Tua palavra está no coração!Tua palavra está na voz de João!Tua palavra está na caminhada,Na juventude. Tua palavra está!

REF

Tua palavra está na chuva que cai!Tua palavra está no canto de paz!Tua palavra está sempre presente!Dentro da gente. Tua palavra está!

REF

Page 52: Apostila de Cantos PJ

UM ABRAÇO NEGRO

DUm abraço negro

Um sorriso negro A7Trás felicidade

Negro sem emprego

Fica sem sossegoG A7 DNegro é a raiz da liberdade A7(um abraço negro) (BIS)

GNegro é uma cor de respeitoA7 DNegro é inspiração CNegro é silencio é luta GNegro é a solução

Negro que já foi escravo D Negro é a voz da verdade CNegro é o destino e amor D Negro também é saudade A7(um abraço negro)

UM CLAMOR DE JUSTIÇA

C F CEstamos chegando, ê ê ê

G7Chegando e cantando, ê ê a

C F CSambando a revolta, ê ê ê

G7 CNós somos humanos, ê ê a

G7Um clamor de justiça está no ar

CUm clamor de justiça está no ar

Ouvi o clamor, ê ê êDo povo romeiro, ê ê aQue clama, que luta, ê ê êPor direito e justiça, ê ê a

Cantando e rezando, ê ê êRezando e cantando, ê ê aA fé e a esperança, ê ê êDa libertação que vai chegar

UTOPIA E A EQuando o dia da paz renascer A EQuando o sol da esperança brilhar,

F#mEu vou cantar! B7Quando o povo nas rua sorrir,

e a roseira de novo florir,E

eu vou cantar! A EQuando as cercas caírem no chão,

A EQuando as mesas se encherem de pão,

F#mEu vou cantar!

F#m B7Quando os muros que cercam os jardins, F#m B7destruídos, então os jasmins

E A Evão perfumar!

B7 A EVai ser tão bonito se ouvir a canção.C#m F#m B7 ECantada de novo. B7 A ENo olhar do homem a certeza do irmãoC#m F#m B7 EReinada do povo.

(2X)

Page 53: Apostila de Cantos PJ

Quando as armas da destruição,destruídas em cada nação, eu vou sonhar!E o decreto que encerra a opressão, Assinado só no coração, vai triunfar!Quando a voz da verdade se ouvir e a mentira não mais existir, será enfim,Tempo novo de eterna justiça, Sem mais ódio, sem sangue ou cobiça;Vai ser assim

VIDAGildásio Mendes

DA vida é a luz da manhã BMÉ o cheiro do verde hortelã G A7Um menino brincando na praça F#A vida é a chuva que cai BM GÉ um sonho bonito de paz A7 DO jardim que enfeita a casa

A vida é um gesto de amor A lição que se aprende da dor A ternura no olhar de um irmãoA vida é um riacho que vai O sorriso amigo de umPai A cantiga do coração . DVida BMÉ a água da fonte GÉ um lindo horizonte A7É a paz do pais DVida BMÉ um abraço apertado G A7Um amigo esperado que nos deixa feliz

Vida É o olhar da criança É a fé na esperanças

A saudade de alguém Vida É um céu colorido É o pão repartido É a força do bem Lá , lá, lá , lá ...

XOTE ECOLÓGICO

E B7Não posso respirar, não posso mais nadar EA terra ta morrendo, não dá mais pra plantar B7 A E se plantar não nasce, e se nascer não dá; B7 EAté pinga da boa ta difícil de encontrar. E B7Cadê a flor daqui? Poluição comeu EO peixe que é do mar? Poluição comeu

O verde onde é que esta? APOLUIÇÃO COMEU QUE NEM O B7 ECHICO MENDES SOBREVIVEU.

YARA

G Quem conhece a YaraDque mora naquele açude,C D7que levou Zeca de Creuza numa noite de São João, Gela vem toda de branco Dquando a noite está bem clara Cesperando quem lhe queira D D7bem lá no fundo do rio, EMquando Zeca pescador encostou sua canoa C D7ele viu bem lá na proa um sorriso feiticeiro.

A Yara lhe dizia

Page 54: Apostila de Cantos PJ

Venha cá comigo moço, que eu lhe dou minha fortuna e o colar do meu pescoço e o Zeca sem dizer nada, mergulhou no colo dela e sumiu nas profundezas de um açude encantado

G D C D7 CLá lá lá lá láuêêê lê lê lê lê Yara (2X)