Apresentação sobre a morte de Severino

14

description

Nascido em Caruaru (PE), em 1930, Severino Viana Colou, ex-presidente da Associação de Cabos e Sargentos da PM do Estado da Guanabara, foi preso e morreu em uma cela da 1ª Cia. da Polícia do Exército (Vila Militar) no Rio de Janeiro. De acordo com o IPM 1.478, realizado pelo quartel-general da 1ª Divisão de Infantaria, ele estava preso e foi encontrado morto por volta das 11h35min de 24 de maio de 1969, enforcado com a própria calça, presa em uma das barras da cela. http://www.cnv.gov.br/

Transcript of Apresentação sobre a morte de Severino

Page 1: Apresentação sobre a morte de Severino
Page 2: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOU

Page 3: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOU

Nascido em Caruaru (PE), em 1930. Severino Viana Colou, ex-presidenteda Associação de Cabos e Sargentos da PM do Estado da Guanabara, foipreso e morreu em uma cela da 1ª Cia. da Polícia do Exército (Vila Militar)no Rio de Janeiro. De acordo com o IPM 1.478, realizado pelo quartel-general da 1ª Divisão de Infantaria, ele estava preso e foi encontradomorto por volta das 11h35min de 24 de maio de 1969, enforcado com aprópria calça, presa em uma das barras da cela.

Page 4: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOUOfício comunicando a prisão de Severino Colou

Ofício assinado pelo Tenente Coronel Ary Pereirade Carvalho informa que Severino Viana Colou“encontra-se preso incomunicável na 1ª Cia. PEx– Vila Militar”. O ofício é datado de 23 de maiode 1969, um dia antes da morte de Severino nasdependências da PE.

Page 5: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOU

Assinaram o laudo pericial do local de morte os legistas Euler Moreira deMoraes e Erivaldo Lima dos Santos. De acordo com o boletim de marçode 1974 da Anistia Internacional e o livro Oposição no Brasil, Hoje, deMarcos Freire, é falsa a versão oficial de que Severino teria se suicidadoao se enforcar em sua cela. Em declarações prestadas à época, emauditorias militares, os presos políticos Antônio Pereira Mattos, ÂngeloPezzuti da Silva e Afonso Celso Lana Leite denunciaram as torturassofridas por Severino na Vila Militar.

Page 6: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOULaudo pericial de local de morte

O laudo pericial do local de morte foi assinado pelos sargentos Euler Moreira de Moraes e Erivaldo Lima dos Santos.

Page 7: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOULaudo pericial de local de morte

CONCLUSÃO“(…) efetuou rodopios da esquerda para a direitaaté que com essa ação as duas pernas da calçaenrolaram-se, passando a constituir um tiranteúnico. Com a continuação dos movimentos, apressão produzida passou a agir diretamentesobre o pescoço, causando o desfalecimento.”

Page 8: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOU

O corpo de Severino Viana Colou somente deu entrada no IML/RJ em 2de junho, vindo do Hospital Central do Exército, onde foi feita a necropsiaque confirmou a versão de falso suicídio forjada na 1ª Cia. de Polícia doExército. No laudo da necropsia consta o nome dos médicos RubensPedro Macuco Janini e Hargreaves de Figueiredo Rocha. O atestado deóbito teve como declarante José Severino Teixeira e informa que Severinofoi enterrado como indigente no Cemitério da Cacuia, na Ilha doGovernador, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Page 9: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOULaudo de necropsia

Page 10: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOULaudo pericial de local de morte

“Em ambas as pernas, na altura da canela apresentavaferida contusa e escoriações generalizadas pelo tronco.Nas nádegas apresentava hematomas de formatoirregular.”

Page 11: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOULaudo de necropsia

Page 12: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOULaudo de necropsia

Page 13: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOULaudo de necropsia

Page 14: Apresentação sobre a morte de Severino

CASO SEVERINO VIANA COLOU

“Segundo entrevista realizada pelo jornalista Elio Gaspari com o tenente-coronel LuizHelvécio da Silveira Leite, oficial do CIE, sobre a morte de Chael Charles Schreierocorrida em 21 de novembro de 1969, na 1ª Companhia da PE, era procedimentorotineiro naquele lugar encobrir mortes sob tortura: ‘Fechava-se o caixão,proclamava-se o suicídio e sepultava-se o morto. O método já dera certo duas vezes,naquele mesmo quartel. Em maio, com Severino Viana Colon [sic], e, em setembro,com Roberto Cieto [sic]’.”

Retirado do livro Dossiê Ditadura: Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil (1964-1985), p. 137 e 138