Áreas Técnicas do CIESP

14
MISSÃO MISSÃO Ser um centro de competências para dar suporte às Ser um centro de competências para dar suporte às empresas associadas na conscientização, compreensão e empresas associadas na conscientização, compreensão e incorporação da Responsabilidade Social de modo incorporação da Responsabilidade Social de modo sustentável sustentável aos seus negócios. aos seus negócios. VISÃO VISÃO Ser reconhecida pelas empresas associadas como Ser reconhecida pelas empresas associadas como referência na referência na capacitação em capacitação em Responsabilidade Responsabilidade Social Social Empresarial Empresarial METAS METAS INTEGRAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS INTEGRAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS CONSCIENTIZAR, TREINAR, E CAPACITAR LÍDERES SUSTENTÁVEIS CONSCIENTIZAR, TREINAR, E CAPACITAR LÍDERES SUSTENTÁVEIS DESENVOLVER A SUSTENTABILIDADE COMO COMPETÊNCIA EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL

Transcript of Áreas Técnicas do CIESP

Page 1: Áreas Técnicas do CIESP

MISSÃO MISSÃO

Ser um centro de competências para dar suporte às empresas Ser um centro de competências para dar suporte às empresas associadas na conscientização, compreensão e incorporação da associadas na conscientização, compreensão e incorporação da Responsabilidade Social de modo Responsabilidade Social de modo sustentávelsustentável aos seus negócios. aos seus negócios.

VISÃO VISÃO

Ser reconhecida pelas empresas associadas como referência na Ser reconhecida pelas empresas associadas como referência na capacitação em capacitação em ResponsabilidadeResponsabilidade Social Empresarial Social Empresarial

METASMETAS

• INTEGRAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS DAS EMPRESAS ASSOCIADASINTEGRAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS DAS EMPRESAS ASSOCIADAS

• CONSCIENTIZAR, TREINAR, E CAPACITAR LÍDERES SUSTENTÁVEISCONSCIENTIZAR, TREINAR, E CAPACITAR LÍDERES SUSTENTÁVEIS

• DESENVOLVER A SUSTENTABILIDADE COMO COMPETÊNCIA EMPRESARIAL

RESPONSABILIDADE SOCIALRESPONSABILIDADE SOCIAL

Page 2: Áreas Técnicas do CIESP

AÇÕES:AÇÕES:

• CICLO DE FÓRUNS CIESP/SESI DE SUSTENTABILIDADECICLO DE FÓRUNS CIESP/SESI DE SUSTENTABILIDADE

PROMOVER DEBATES COM O OBJETIVO DE GERAR IDÉIAS, PROPOSTAS DE SOLUÇÕES INOVADORAS, E COMPARTILHAMENTO DE BOAS PRÁTICAS, QUE AGREGUEM VALOR À SUSTENTABILIDADE DOS NEGÓCIOS DAS INDÚSTRIAS.

REALIZAÇÃO DE 09 FÓRUNS EM 2010, NAS CIDADES DE JAÚ, DISTRITAL NORTE, CUBATÃO, TAUBATÉ, CAMPINAS, SANTA BÁRBARA D'OESTE, RIO CLARO E SÃO CARLOS. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO REALIZADO EM MARÇO.

• PESQUISA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PARCERIA COM A USPPESQUISA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PARCERIA COM A USP

IDENTIFICAR E COMPREENDER O AMBIENTE SOCIAL NAS EMPRESAS ASSOCIADAS VISANDO UM DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO ADEQUADO ÀS SUAS REALIDADES.

PLANO DE COMUNICAÇÃO DESENVOLVIDO COM APOIO CORPORATIVO, ATRAVÉS DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO SELECIONADOS. REALIZAÇÃO DE EVENTO ESPECÍFICO PARA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS.

• MODELO SESI DE SUSTENTABILIDADE NO TRABALHOMODELO SESI DE SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO

DISPONIBILIZAR METODOLOGIA DESENVOLVIDA PELO SESI ÀS EMPRESAS ASSOCIADAS AO CIESP, QUE POSSIBILITARÁ UMA AVALIAÇÃO ADEQUADA PARA UMA MELHOR PERFORMANCE DA GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DO TRABALHO, BEM COMO A OTIMIZAÇÃO DO USO DOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO PORTFÓLIO DO SESI.

RESPONSABILIDADE SOCIALRESPONSABILIDADE SOCIAL

Page 3: Áreas Técnicas do CIESP

Missão: Prestar assessoria, orientação e suporte aos associados e DRMD em questões técnicas e operacionais, e atuar na articulação política junto as concessionárias de serviços, órgãos de governo e agências em defesa dos interesses e da competitividade das indústrias, com abrangência individual ou coletiva nos temas: 1)Energia (elétrica, petróleo & gás); 2)Logística (transportes, portos e aeroportos), 3)Telecomunicações (voz e dados).

Visão: Ser referência nas questões de infraestrutura desenvolvendo e participando de ações para o aprimoramento da qualidade da prestação de serviços e garantia da disponibilização da infraestrutura para tal, interagindo com as necessidades e particularidades regionais.

Metas: Através da realização e apoio de workshops, seminários e eventos, em parceira com órgãos, agências e concessionárias, levar conhecimento e informação sobre as principais questões relacionadas com infraestrutura. Incentivar e promover ações de caráter técnico, educacional, institucional e político na busca de soluções para as principais dificuldades da indústria.

INFRAESTRUTURAINFRAESTRUTURA

Page 4: Áreas Técnicas do CIESP

AÇÕES:AÇÕES:

INFRAESTRUTURAINFRAESTRUTURA

Ação Objetivo Atividade

Eventos - Próprios

Atender demandas regionais, atualizar as indústrias sobre os aspectos, dificuldades, soluções e apresentar as oportunidades de negócios.

• 7º Seminário de Ferrovias (19 maio);• 11º Encontro de Energia (outubro);• Prominp (Petrobrás) – 11 eventos;• ONIP/Cespeg (outras operadoras) – 10 eventos;• Cursos “Gestão Eficiente de Energia na Indústria”;• Participação em feiras, rodadas de negócios e congressos do Ciesp/Fiesp.

Eventos - Apoio

Difundir, divulgar e apresentar as oportunidades e soluções para as empresas associadas.

• 7º COBEE–Congr. Brasileiro Eficiência Energética (junho);• Santos Offshore Oil & Gas Expo 2010;• Feiras e congressos diversos de associações parceiras.

Convênios Capacitar e possibilitar as indústrias e seus profissionais na utilização racional de energia.

• ELETROBRAS/FIESP/CIESP - Capacitar profissionais a realizar auto-diagnóstico energético nos sistemas motrizes das indústrias.• CPFL, ELEKTRO, ELETROPAULO - Benefícios e serviços para Eficiência Energética e reduções de custo da energia.

Atendimento ao associado

Orientar os associados e DRMD nas dúvidas e demandas juntos aos órgãos, concessionárias e na melhor utilização da infraestrutura disponível.

• Pesquisas e avaliação de satisfação de fornecimento, qualidade e diagnósticos (comunicação, gás, energia e aeroportos);• Controle de preços e tarifas;• Base infraestrutura (comunicação direta ao usuario);• Atendimento via SANT.

Page 5: Áreas Técnicas do CIESP

MISSÃO MISSÃO

Difundir a prática do Comércio Exterior entre as empresas associadas de forma a facilitar sua inclusão no mercado globalizado

VISÃO VISÃO

Aumentar a participação das empresas associadas ao Ciesp no comércio mundial

METASMETAS

Apoio: Capacitação empresarial, seminários, palestras, manuais técnicos e atendimento personalizado.

Facilitação: Atuar junto aos órgãos governamentais para a melhoria do ambiente de comércio exterior.

Promoção Comercial: Rodadas de negócios, Missões Empresariais, Elaboração de Estudos e Pesquisas de Mercado

DIRETORIA DE RELAÇÕES DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIORINTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

Page 6: Áreas Técnicas do CIESP

AÇÕES:AÇÕES:

1. Rodadas de Comércio Exterior Apresentar informações técnicas, ferramentas e serviços que possam auxiliar os

associados em suas operações no mercado externo. Realização nas Diretorias do CIESP de nove eventos no formato: Seminário seguido de rodada de negócios entre indústrias e trading companies.

2. Rodadas de Negócios do CiespAtender a demanda da Área de Serviços para operacionalização das rodadas de

negócios nacionais, sem a necessidade de dispender recursos financeiros para a contratação desse serviço. Organização e Coordenação dos agendamentos e operacionalização das reuniões.

3. Inteligência ComercialFornecer dados do mercado internacional, essenciais para a elaboração de um

planejamento de exportação. Atendimento às empresas associadas, com a elaboração de estudos de mercado e pesquisas de para localização de fornecedores, importadores e parceiros no mercado externo.

DIRETORIA DE RELAÇÕES DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIORINTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR

Page 7: Áreas Técnicas do CIESP

MISSÃOMISSÃO

Traduzir, em linguagem jornalística, as atividades e ações do Traduzir, em linguagem jornalística, as atividades e ações do Ciesp, e manter fluxo constante de informação entre a entidade e Ciesp, e manter fluxo constante de informação entre a entidade e

seus públicos prioritários. seus públicos prioritários.

VISÃO VISÃO

Posicionar o Ciesp como fonte de informação, consolidando as Posicionar o Ciesp como fonte de informação, consolidando as diretorias regionais como meio eficiente de divulgação institucional. diretorias regionais como meio eficiente de divulgação institucional.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOSOBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Promover maior aproximação entre Sede e DRMDs, oferecendo Promover maior aproximação entre Sede e DRMDs, oferecendo suporte editorial às áreas técnicas do Ciesp.suporte editorial às áreas técnicas do Ciesp.

COMUNICAÇÃO CORPORATIVACOMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Page 8: Áreas Técnicas do CIESP

AÇÕESAÇÕES

Projeto 1 – Alinhamento da Comunicação Sede—Regionais

• Rotina semanal na captação de notas jornalísticas (em implantação).

• Media Training para diretores e fortalecimento da figura do representante local como fonte de notícia para a imprensa.

• Releases encaminhados primeiro aos diretores regionais e posteriormente à mídia local, sugerindo entrevistas.

Projeto 2 – Regionalização dos sites corporativos

• Monitoramento dos sites, para inserção regular de notícias com apelo para a realidade local (em implantação).

• Divulgação de pesquisas, notas oficiais e vídeos nos sites regionais, visando ampliação do número de acessos (em implantação).

Projeto 3 – Publicação da newsletter Em Foco

• Boletim quinzenal para o público de interesse do Ciesp (projeto aprovado)

COMUNICAÇÃO CORPORATIVACOMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Page 9: Áreas Técnicas do CIESP

MISSÃO

Atender as Diretorias Regionais, Municipais e Distritais do Ciesp e empresas associadas, disponibilizando informações e sistematizando ações no aperfeiçoamento tecnológico para a melhoria da competitividade da indústria paulista.

VISÃO

• Desenvolver parcerias com entidades e instituições de reconhecida excelência nos assuntos de pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e inovações.• Fomentar a ação na busca de resultados efetivos, atuando sempre em sinergia com as Diretorias Regionais, Municipais e Distritais do CIESP.

• Ser a fonte de informações das inovações tecnológicas, captando e divulgando-as junto às Diretorias e empresas associadas.

• Ser o meio catalizador entre as empresas associadas e as instituições para motivar modelos de negócios inovadores;

DIRETORIA DE TECNOLOGIA

Page 10: Áreas Técnicas do CIESP

METAS

1. Programa de Extensão em Gestão Industrial – Piloto em SorocabaÉ destinado a MPEs.O objetivo é melhorar a gestão dos processos de Vendas, Produção, Finanças e RH das empresas participantes e validar a metodologia do programa.Seleção de 15 a 20 MPEs dos seguintes setores:• Fabricação de Produtos de Metal - Exclusive Máquinas e Equipamentos• Fabricação de Máquinas e Equipamentos• Fabricação de Produtos de Minerais Nao-Metálicos• Fabricação e Montagem de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias

2. Divulgação e Aplicação dos Programas SibratecO Sibratec é programa da Secretaria de Desenvolvimento e Finep, fomento de 90% O objetivo do Detec é divulgar e aplicar nas empresas participantes, os serviços prestados pelo IPT:

• Prumo: unidades móveis para assistência a processos de "chão de fabrica“• Progex: Adequação de produtos para exportação• Gespro: Melhoria da gestão da produção

3. Cursos das áreas de tecnologia e inovação – introdução na grade de cursos do Ciesp

4. Atendimento das solicitações das DRMDs e empresas• Palestras e encontros nas DRMDs sobre os serviços das entidades parceiras• Orientação e informações específicas solicitadas pelas empresas

DIRETORIA DE TECNOLOGIA

Page 11: Áreas Técnicas do CIESP

MISSÃO MISSÃO

PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PARCERIA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PARCERIA COM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE, CONTEMPLANDO AS COM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE, CONTEMPLANDO AS

DEMANDAS REGIONAISDEMANDAS REGIONAIS

METASMETAS

• CAPACITAR O SETOR PRODUTIVO ATRAVÉS DE CONTÍNUA CAPACITAR O SETOR PRODUTIVO ATRAVÉS DE CONTÍNUA ATUALIZAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS, INFORMAÇÕES SOBRE ATUALIZAÇÃO DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS, INFORMAÇÕES SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS DE CONTROLE DE POLUIÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DE CONTROLE DE POLUIÇÃO E PARTICIPAÇÃO EFETIVA EM FÓRUNS AMBIENTAIS REGIONAIS;PARTICIPAÇÃO EFETIVA EM FÓRUNS AMBIENTAIS REGIONAIS;

• INCENTIVAR AS EMPRESAS NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE INCENTIVAR AS EMPRESAS NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA ( P+L ), PROPICIANDO REDUÇÃO DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA ( P+L ), PROPICIANDO REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E DE CUSTOS DE PRODUÇÃO.IMPACTOS AMBIENTAIS E DE CUSTOS DE PRODUÇÃO.

DIRETORIADIRETORIA MEIO AMBIENTEMEIO AMBIENTE

Page 12: Áreas Técnicas do CIESP

AÇÕESAÇÕES

1.WORKSHOPS CETESB

INFORMAR E ATUALIZAR OS ASSOCIADOS SOBRE AS EXIGÊNCIAS LEGAIS E TECNOLOGIAS PARA O CONTROLE DA POLUIÇÃO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS MENSAIS COM TRANSMISSÃO PELA TV CIESP PARA TODAS AS DRMD´S

2. EVENTOS TEMÁTICOS REGIONAIS

APRESENTAR AS MELHORES PRÁTICAS AMBIENTAIS E ALINHAR O POSICIONAMENTO DO SETOR PRODUTIVO EM QUESTÕES TAIS COMO A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE ENCONTROS TÉCNICOS.

3. LICENCIAMENTO AMBIENTAL

OFERECER SUPORTE TÉCNICO ÀS DRMD´S PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO AOS ASSOCIADOS NA ORGANIZAÇÃO DE PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL.

4. PRODUÇÃO MAIS LIMPA

DIFUNDIR O CONCEITO JUNTO AOS CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ATRAVÉS DE PALESTRAS E REUNIÕES COM PROFESSORES E ALUNOS.

5. FÓRUNS AMBIENTAIS REGIONAIS

OFERECER SUPORTE TÉCNICO AOS REPRESENTANTES DA INÚSTRIA NOS FÓRUNS, TAIS COMO OS COMITÊS DE BACIA, PARA POSSIBILITAR A DEFESA DOS INTERESSES DO SETOR PRODUTIVO.

DIRETORIADIRETORIA MEIO AMBIENTEMEIO AMBIENTE

Page 13: Áreas Técnicas do CIESP

MISSÃO: MISSÃO: Atender continuamente, com qualidade e eficiência, as demandas Atender continuamente, com qualidade e eficiência, as demandas corporativas e da rede de associados através das Diretorias corporativas e da rede de associados através das Diretorias Regionais.Regionais.

VISÃO: VISÃO: Ser um Departamento Jurídico eficiente, prestativo e dinâmico, por Ser um Departamento Jurídico eficiente, prestativo e dinâmico, por corresponder às expectativas da instituição e de seus membros.corresponder às expectativas da instituição e de seus membros.

METAS: METAS: Melhorar a comunicação com as Diretorias Regionais, através de Melhorar a comunicação com as Diretorias Regionais, através de padronização dos procedimentos;padronização dos procedimentos;Gerir os trabalhos coorporativos de forma eficiente;Gerir os trabalhos coorporativos de forma eficiente;Atualizar os associados sobre temas jurídicos diversos.Atualizar os associados sobre temas jurídicos diversos.

DIRETORIA JURÍDICADIRETORIA JURÍDICA

Page 14: Áreas Técnicas do CIESP

AÇÕES:AÇÕES:

1. Criar o procedimento padrão entre o Jurídico Central e as Regionais, objetivando rescindir os contratos com escritórios terceirizados;

2. Levar palestras do Jurídico para todas as regionais, especialmente as que ficaram pendentes em 2009;

3. Fazer seminários em sedes das macrorregiões envolvendo temas trabalhistas;

DIRETORIA JURÍDICADIRETORIA JURÍDICA