As 002 view

12
>pág. 5 >pág. 8 >pág. 4 Ano I Edição 2 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013 Novo sistema facilitará certificação de imóveis rurais Alunos do Maria Avelina são destaque na imprensa de SC Anuncie: 47 3653.2725 Assaltantes fortemente armados atacam Pedágio em Monte Castelo Assaltantes fortemente armados atacam Pedágio em Monte Castelo O pedágio da Autopista Planalto Sul, na vizinha Monte Castelo, foi palco de uma cena digna de filmes de ação na madrugada do última dia 19 de novembro

description

Jornal A Semana [as], 22 a 28 de novembro de 2013

Transcript of As 002 view

Page 1: As 002 view

1Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

>pág. 5

>pág. 8

► >pág. 4

Ano I Edição 2 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Novo sistema facilitará certificação de imóveis rurais

Alunos do Maria Avelina são destaque na imprensa de SC

Anuncie: 47 3653.2725

Assaltantes fortemente armados atacam Pedágio em Monte CasteloAssaltantes fortemente armados atacam Pedágio em Monte Castelo

O pedágio da Autopista Planalto Sul, na vizinha Monte Castelo, foi palco de uma cena digna de filmes de ação na madrugada do última dia 19 de novembro

Page 2: As 002 view

2 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013Opinião

Mais uma Semana de trabalho no A Semana

Mais uma semana de trabalho se passou. E passou rápido, não? Após a correria da primeira edição, com alguns “errinhos” e “acertinhos”, vamos tocando a barca.

Nessa semana houveram os primeiros presos do “Mensalão”, que agitaram os debates políticos. Também ocorreu atividade criminosa na região, com o assalto ao pedágio de Monte Castelo, e o sucesso do vídeo produzido pelos alunos do 5° ano do colégio estadual Maria Avelina Furtado. Entre muitas outras coisas, que se eu fosse falar faria sua leitura durar cerca de uma semana!

A equipe do Jornal A Semana gostaria de agradecer à recepção da comunidade ao nosso humilde semanário. E a comunidade papanduvense pode ter uma certeza: chegamos para somar e multiplicar, não para dividir e nem subtrair. Todos tem espaço no nosso Jornal. E queremos saber o que você quer ler aqui. Portanto, curta a nossa página no facebook, A Semana – Papanduva, e deixe lá sua sugestão de matérias. Você pode ser o próximo a estar nas páginas do jornal. Também queria registrar um agradecimento mais do que especial a todos os nossos anunciantes por estarem confiando em nosso trabalho.

Nessa edição inicia a colaboração do empresário e coaching de empreendedorismo Guilherme Grubber, que irá dividir um pouco do seu conhecimento do tema, imperdível para você que é empresário ou sonha em ser um. O Espaço Jurídico conta com a participação do Advogado Carlos Vinícius Javorski, com um recado muito bacana aos estudantes e operadores do Direito.

Quem vem também com tudo é mulherada, que continua dominando o miolo do jornal, com dicas de cabelo e maquiagem, com texto de Fabiane Vatraz. Colaboraram a maquiadora Sabrina Mendes e o cabeleireiro Renan Krailing com muitas dicas para o lado rosa da força. E o Altanir Dominiak continua de olho na linha do tempo do Facebook da galera em busca dos melhores assuntos para a coluna “Deu no Face”. Colaboraram com imagens o Cine e Foto Venturi, Beje Fotografia e o repórter José Germano Carneiro. Nosso amigo João de Lima Filho, chefe da Agência dos correios, enviou as piadas desta edição. Esqueci de agradecer alguém? Provavelmente, sim, pois o trabalho está frenético na redação. Mas só pra levar pra você um jornal cada vez melhor. Abraços a todos!

Equipe A Semana

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho

Diretora comercial: Angela Kohler

Diagramação: JC Publicidades | 47 96561211

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SC

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação:

Papanduva

A China e a Índia possuem mais de 1 bilhão de pessoas. Logo depois deles vem os Estados Unidos com mais de 300 milhões, a Indonésia com 245 milhões e em 5o lugar o brasil com mais de 190 milhões.

Segundo algumas pesquisas científicas, o número de pessoas que um indivíduo consegue manter relações próximas e estáveis (chamado número de Dunbar) fica entre 100 e 230, entre pa-rentes e amigos. Repare que as pequenas comunidades - tribos, aldeias, grupos de interesse comum - costumam ficar mais ou menos nessa faixa.

Isso demonstra que comunidade, no sentido de pessoas com valores e estilo de vida mais ou menos comuns, só existem para pequenos grupos. Por isso é que surgiu na Grécia antiga o sistema democrático, no qual cada um desses pequenos grupos elegia um representante seu, o qual por sua vez participava também de um grupo relativamente pequeno de conselheiros - ou em Roma, senadores - que, por também constituírem uma pequena rede, podiam chegar a decisões mais ou menos comuns, cada um falando em nome do grupo original e compartilhando seus valores. Vale lembrar, inclusive, que só há democracia se houverem grupos de pensamentos e valores diferentes para serem repre-sentados. Se todos concordam, ou se todos os grupos, apesar de diferentes, só podem escolher pessoas com idéias semelhantes, na prática nenhum dos grupos locais diferenciados está sendo representado. São dominados por uma idéia única e brincam de democracia como crianças brincam de voar sem sair do chão.

É porque não acontece essa representação do nosso pe-queno grupo de valores comuns que sentimos que não somos representados na política. Mais do que isso, vemos claramente que pessoas que nada tem a ver conosco dizem nos representar para apenas melhor roubar de nós.

Entretanto, não vivemos em uma pequena comunidade. Ou vivemos? Na prática, como os cientistas averiguaram, nossa rede de contatos estáveis próximos continua sendo bem pequena, de 100 a 230 pessoas. Isso é uma característica da psicologia humana e será sempre assim. Embora estejamos imersos em uma multidão, ainda vivemos em pequenas comunidades que apenas não estão mais ligada por vizinhança física, mas por afinidades, estradas e telecomunicações.

E como essa nossa pequena comunidade pode ser repre-sentada? Certamente não há como enviar para uma capital de um país, especialmente como o Brasil, um representante de cada grupo de 100 pessoas. Seriam 190 mil deputados. Só os ganhos dele iriam falir o Brasil em um mês.

Será que todos os povos constituídos de milhões estão fada-dos a serem governados por políticos que não os representam, já que o natural do ser humano é viver em comunidades pequenas? A resposta eu trago no próximo artigo.

Como poucos, pequenos e fracos podem formar muitos, grandes e fortes

A natureza humana é relacionar-se e comunicar-se bem em pequenos grupos de 100 a 230 pessoas segundo o número de Dunbar. Entretanto, a sociedade moderna nos coloca imersos em multidões de milhões e bilhões. Como podemos formar sociedades saudáveis desse jeito?

A solução que proponho é antiga, testada e efetiva: fede-ralismo autêntico, isto é, os pequenos grupos de uma pequena área elegem vários representantes em nível local. E as decisões mais importantes sobre como administrar a vida daquela região fica a cargo deles. *Tem* que ser local e comparativamente pequeno para que haja proximidade humana, entendimento, conversa e valores mais ou menos comuns. Deixar leis civis, tributárias, criminais e ambientais concentradas em uma cidade só, para regulamentar 190 milhões de pessoas só pode levar à confusão que vemos que impera no Brasil. Assim como os locais elegem proximamente seus representantes no município, por voto distrital, elegem seus representantes estaduais e federais.

Isso não irá curar todos os males do Brasil, mas trará grandes benefícios no avanço e consolidação da democracia: aumentará o poder de fiscalização dos políticos, pois eles serão eleitos por gupos definidos e não por uma massa de eleitores que não se

conhecem entre si. Eles serão os representantes não de grupos anônimos, que só eles sabem quem são, mas representantes dos moradores da região oeste do município X , da zona rural do município Y ou da região litorânea do estado z. Ele estará vinculado não a interesses secretos, obscuros, mas aos interesses dos moradores de uma região específica, que poderá cobrar de seu representante a falta de serviços e melhoramentos na sua região, sabendo exatamente de quem cobrar. A população de uma região fica diretamente responsável por fiscalizar a ética do seu representante. Quando o sujeito cometer uma improbidade, tem que voltar para seu rincão, onde, se não for condenado na justiça, terá que sofrer a punição do ostracismo social e da vergonha perante a sociedade, perdendo seu eleitorado. Não acaba com a corrupção, mas certamente cria um grande obstáculo para ela, dando fiscais concretos para o comportamento do representante.

O Federalismo tem outra vantagem: ele traz as decisões que mais impactam uma sociedade para perto dela. Leis tributárias, civis, sociais, ambientais, criminais não tem como serem iguais em um país do tamanho do Brasil. Não existe um problema de pobreza no Brasil. Existem vários problemas de pobreza, em cada estado, em cada cidade grande ou pequena. A questão da educação é completamente diferente em Rio Branco do que é em Porto Alegre. A coisa se torna ainda mais aguda nas leis ambientais. Não faz sentido leis ambientais idênticas para a Ama-zônia e para São Paulo. Este tipo de lei tem que ser estadual e existem muitas outras que são por natureza, de ordem municipal. O Federalismo quer trazer a presença do Estado para perto do povo, trazendo o poder de decisão para o Estado que está perto do povo: o município e o estado. Afinal, a palavra cidadania, vem de cidade. Cidade é Estado também, o Estado concreto onde cada um de nós vivemos. O Brasil em que vivemos é Curitiba, Recife, Juazeiro, Cuiabá, Teresópolis e não um Brasil abstrato, que, na prática, é só a farra de políticos distantes de nós fisicamente, culturalmente, eticamente e espiritualmente.

Eu penso que o Federalismo, na forma que aqui proponho, é a expressão nas instituições de governo, daquilo que há de melhor na nossa tradição greco-romana, judaico-cristã. Desde a democracia grega, passando pelo senado romano, enquanto ao mesmo tempo as tribos judaicas e as igrejas locais organizadas em episcopados, o que o Ocidente tem de melhor, de mais espiritual nas suas organizações públicas é a rede de poderes locais, a oposição a governos centrais não-representativos e concentra-dores de poder. Em cada uma destas 4 tradições originárias, a troca da rede de pequenos poderes locais por um governo central não representativo e concentrador de poder foi prenúncio de decadência, perda de identidade, opressão e finalmente ruína. O Federalismo, aplicado às instituições brasileiras, trazendo o poder de decisão das questões mais prementes para o nível local, apenas atualiza o que sempre foi a tradição brasileira. De fato, se vemos os EUA começarem como uma democracia federalista que foi centralizando-se e concentrando poder numa elite que usa a capital como sua base, o que vemos no Brasil é o movimento oposto, iniciando-se como uma monarquia centralizada e torna--se república para alcançar o federalismo. Este é abusado pela oligarquia anterior e logo a república retrocede para a ditadura de Vargas. O breve intervalo de democracia retorna a uma ditadura militar e finalmente em 85 voltamos à ordem democrática. Se ali, o primeiro impulso era restaurar a democracia, podemos dizer hoje em 2011, com o crescimento do país, que este primeiro passo já está bem encaminhado. O passo seguinte, e natural no aprofundamento da nossa democracia é precisamente devolver ao Estado local - a cidade, sítio original e natural da cidadania - o poder que lhe pertence. E assim, o cidadão, morador não de abstrações, mas de cidades, é que sairá fortalecido.

FÁBIO LINSAnalista de negócios, programador de

mainframe e midrange, professor de inglês, Dire-tor de Relações Externas do Instituto Federalista

Existe algum grupo de políticos que possa representar 190 milhões?

por Fábio Lins

Page 3: As 002 view

3Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Antônio Malikoski entra em exercício legislativo

Dês do dia 5 de novembro, a Câmara de Vereadores de Papanduva conta com um novo membro. O vereador Antônio Malikoski, do Partido Democrático Trabalhista, assumiu a vaga no lugar da também pedetista Djana Paula Matioski, que solicitou licenciamento para tratar de assuntos particulares. Antônio é o primeiro suplente da coligação partidária PDT/PT/PSC/PR, e permanecerá em exercício parlamentar enquanto durar a licença da vereadora Djana Matioski. Parabéns ao amigo Antônio, e nossos agradecimentos ao seu filho Heverton Malikoski, que orgulhoso do paizão nos enviou a foto do vereador recém empossado. Parabéns também a Djana Matioski pela atitude democrática e de muito respeito para com seu companheiro de partido. Nossos votos de um excelente exercício legislativo para Antônio Malikoski.

Alex de Lima também assume vaga na câmara

Nosso jornal também recebeu durante esta semana a visita do agora vereador Alex Vicente de Lima (PSC). Ele veio nos contar que assumirá como vereador na licença de Adeniz Humenhuka (PT), o popular Nego Minhuka, que entrará de licença a partir da próxima sessão legislativa. O Jornal A Semana parabeniza Alex Vicente de Lima pela posse e o vereador Adeniz Humenhuka pela atitude de respeito para com os membros da sua coligação.

Aluna de Papanduva vence concurso estadual Recicla CDL

Não foi esta semana, mas é preciso registrar. A querida Alana Josefovicz, filha da ex-secretária de educação e ex-vice--prefeita Sandra Silva (PSD) venceu um con-curso estadual com cerca de 120 mil alunos de 99 municípios de Santa Ca-tarina, organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas. A aluna da Escola Municipal Walmir Lúcio Senna elaborou um desenho sobre o tema “Como posso preservar o meio ambiente”, sob a orienta-ção da professora orientadora Maria Vercília Matioski, e foi escolhida e melhor do estado. Parabéns a Alana e sua família, a sua orientadora Maria Vercília Matioski, a todos da escola Municipal Walmir Lúcio Senna e a CDL de Papanduva.

Polícia Civil de SC lançará concurso

O Governo do Estado au-torizou na manhã do último dia 13, a abertura de concurso público para a Polícia Civil de Santa Catarina. O processo foi autorizado pelo governador Raimundo Colombo antes de embarcar em missão oficial para a Rússia. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, serão preenchidas 406 vagas sendo 66 para Delegado de Polícia Substituto e 340 para Agentes de Polícia. A informação foi publicada no site da própria instituição. Se você tem o sonho de engrossar as fileiras da Polícia Civil Catarinense, seja como Agente de Polícia (exige curso superior em qualquer área) ou Delegado de Polícia (exige formação em Direito) está na hora de recusar a cerveja e enfiar a cara nos livros! Boa sorte, e não esqueça de convidar a equipe do Jornal A Semana para o churrasco da sua aprovação.

Sashimi em Papanduva!

Você que cometeu a loucura de experimentar peixe cru sabe o quanto o negócio é bom. Pois o Pesque e Pague Água Boa inovou e trouxe o Sashimi diretamente da cozinha japonesa para nossa cidade. Vale a pena saborear, e se você ainda não experimentou, experimentar!

Sílvio Santos não sossega!

Após lançar a hilária pegadinha da menina fantasma no elevador, o apresentador Sílvio Santos não para mais de aprontar das suas no SBT. No final de semana passado, o apresentador que bota a galera em ritmo de festa lançou a pegadinha do “A Maldição do Boneco Chucky”, onde um sósia do brinquedo assassino atormenta o pessoal que está tranquilão esperando o ônibus. Além dessas, é imperdível a pegadinha “Assassino da Serra Elétrica”. Se não viu, é só procurar no site www.youtube.com. Esse Sílvio Santos qualquer dia mata um de susto, ou de tanto rir!

Page 4: As 002 view

4 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

GeralAssaltantes fortemente armados atacam Pedágio em Monte Castelo

O pedágio da Autopista Planalto Sul, na vizinha Monte Castelo, foi palco de uma cena digna de filmes de ação na madrugada do última dia 19 de novembro. Às 3h10 da ma-drugada, cerca de seis homens fortemente armados, com fuzis e submetralhadoras, chegaram em duas caminhonetes, uma Renault Duster e outra S-10.

Após renderem dois funcio-nários da Autopista, renderam também um ônibus com 29 passageiros e dois carros que transitavam pela BR-116. O grupo se apossou das chaves dos veículos para impedir a fuga dos reféns e que eles alertassem a polícia. Após isso arrobaram com explosivos um dos cofres do pedágio. A carga plantada no

segundo cofre falhou a explosão frustrando o arrombamento, segundo a assessoria de im-prensa da Autopista Planalto Sul. Felizmente ninguém se feriu na ação.

Na ação, os assaltantes con-seguiram fugir com malotes de dinheiro para troco das cabines do pedágio de valor não divul-gado, pela BR-116 em direção à Santa Terezinha. O Esquadrão Antibombas foi deslocado ao local para remover a dinamite que falhou. A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o cri-me. O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina também fez pente-fino no local da ação. O Pedágio continuou funcionando normalmente e o trânsito não foi prejudicado.

Em Santa Terezinha, a Polícia Militar de Santa Catarina loca-lizou as placas das camionetes. Checando o sistema de Boletins de Ocorrência, descobriram que a camionete Duster tem registro de roubo na cidade de Curitiba, capital paranaense. Segundo fontes policiais que pediram para se manter no anonimato, investi-gadores do Serviço Reservado da PM – o popular P2 – levantaram que o grupo estava acampado havia cinco dias na localidade de Santa Terezinha. O policial ainda apontou o isolamento da praça de pedágio como um dos fatores que levaram aos bandidos a escolhe-

rem o alvo, pois no local não há sinal para celular e a polícia só soube do ocorrido quando o gru-po de foras da lei já contava com alguns quilômetros de vantagem. Outro ponto apontado pela fonte policial é a preferencia deste tipo de quadrilha por locais onde é pequeno o efetivo policial, como alguns pontos do Planalto Norte. A suspeita é de que seja um grupo especializado em ações utilizando explosivos, como arrombamento de caixas eletrônicos.

Com informações das as-sessorias da PC-SC e Autopista

Planalto Sul

Investigadores já estão na cola do bando

No dia 18 de novembro, o Corpo de Bombeiros de Papanduva prestou socorro a um acidente na BR-116, no quilômetro 63, localidade de Floresta. Por volta das 19:00 horas da segunda-feira, o condutor de um veículo Gol com placas de Monte Castelo perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu com um árvore. Quatro pessoas se en-contravam dentro do veículo.

O condutor, senhor H.A.L

de 33 anos sofreu uma fratura exposta da perna esquerda e uma fratura fechada na perna direita, escoriações nos braços e fortes dores no tórax. Um dos caronas, o jovem I.W., de 15 anos, que estava fora do veícu-lo com escoriações nos braços e no rosto, além de suspeita de fratura na mandíbula (queixo).

Havia no veículo também mais uma caroneira de 31 anos, uma senhora de iniciais I.B, e também uma criança

de 1 ano e 7 meses. A mulher estava fora do veículo e sofreu escoriações nas pernas, sentia fortes dores no peito e apre-sentava um corte profundo na face. A criança estava com sinais normais e milagrosa-mente nada sofreu. Após os primeiros-socorros todos fo-ram encaminhados ao Hospital São Sebastião, de Papanduva para atendimento médico. Em caso de emergências, o número dos Bombeiros é 193.

Acidente de transito deixa feridos na BR-116 na localidade Floresta

Page 5: As 002 view

5Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Lavoura e Negócios

Analistas do Cepea mostram preocupação com os valores dos ovos nesta semana, já que produ-ção não parou durante o feriado e o consumo é mais fraco no período

Apesar das vendas um pouco mais aquecidas na última sema-na, não houve recuperação dos preços dos ovos comerciais. Pes-quisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) relatam que, além do volume significativo de ovos de tamanho pequeno no mercado, a oferta de produto galado tam-bém segue expressiva e, segundo

agentes, vem sendo absorvida pela indústria. Já para alguns tipos, de tamanhos maiores (jumbo e grande), a disponibilidade é baixa, devido aos descartes de poedeiras ocorridos desde setembro.

Para esta semana, alguns cola-boradores do Cepea relatam certa preocupação com o comporta-mento dos preços de ovos. O fato de a produção não ter parado durante o feriado prolongado pode gerar um volume ofertado relativamente maior em um período tipicamente de consumo mais fraco, por ser segunda quinzena de mês.

Novo sistema facilitará certificação de imóveis rurais

Um novo sistema de Certifi-cação de imóveis de área rural está sendo coordenado pelo Incra. É o SINGEF - Sistema Eletrônico de Georreferen-ciamento. A expectativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA é que o processo de certificação dos imóveis rurais fique menos burocrático e mais ágil com o lançamento do Sistema Eletrô-nico de Certificação de Imóveis Rurais – SIGEF.

A Comissão Nacional da Agricultura acompanhou todo o processo de implantação do sis-tema. Desde 2012, a Comissão de Assuntos Fundiários da CNA está em contato com o Incra. As duas entidades acreditam que os proprietários de imóveis ru-rais ganham segurança jurídica na hora de comprar ou vender seu imóvel.

O Superintendente do Incra, Jorge Tadeu Jatobá Correia, afirmou em evento realizado

em Goiás, que o SIGEF é uma demonstração de que o Insti-tuto está sincronizado com a realidade do produtor rural. “A desburocratização oferecida pelo novo sistema traz conforto aos proprietários rurais e vai agilizar as transações de com-pra, venda, desmembramento e partilha de áreas”, ressaltou.

O SIGEF está em fase de testes, mas a partir de 23 de novembro deste ano, o geor-referenciamento será feito

ORIENTAÇÃO AOS PRODUTORES

O assessor da Comissão de Assuntos Fundiários da CNA, Ana-ximandro Almeida, diz que é muito importante que o proprietário rural estabeleça um contrato com um profissional credenciado pelo INCRA, de tal forma a obter o principal resultado do geor-referencimento que é a certificação. No momento da contração, o proprietário rural deve ter atenção aos seguintes pontos:

- Verificar se o profissional é credenciado;- Que o contrato estabeleça as obrigações dos profissionais

nos casos de pendências técnicas e contradições, e de eventuais sobreposições com outros imóveis;

- acordar o preço do serviço, mediante comparação com pelo menos outros dois profissionais;

- Estabelecer formas de pagamento, parcelamento, etc, desde que vinculados à emissão da certificação.

Sobe o preço da Soja

exclusivamente pelo sistema. Nem todos os proprietários rurais precisam fazer o geor-referenciamento. Entretanto, os imóveis rurais que estejam acima de 250 hectares, terão que submeter os serviços do

georreferenciamento ao INCRA, nos casos de:

- Transferência de imóvel (compra, venda, doação, etc);

- Desmembramento;- Remembramento; ou- Decisão Judicial.

de 60 Kg fechou em US$33,30. A média ponderada de aumento das regiões paranaenses pesquisadas foi de 2%.

A média ponderada das re-

giões paranaenses, refletida no Indicador Cepea/Esalq, teve alta de 2% entre 7 e 14 de novembro, indo para R$ 74,96/sc de 60 kg na quinta.

A Soja e derivados têm apre-sentado preços mais altos em todas as regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avança-dos em Economia Aplicada (Ce-pea). A procura pelo cereal nos mercados internacionais, o alto preço do Dólar frente ao Real e os novos negócios para exportação imediata tem colocado o preço da Soja lá em cima.

No mercado brasileiro, pro-dutores têm avançado as ativi-dades de plantio em ritmo de otimismo, aguardando safra recorde. Pesquisadores do Cepea relatam que praticamente não há mais negociações no Porto de Paranaguá (PR) e as que ocorrem envolvem apenas lotes pequenos para completar navios que estão sendo embarcados.

No último dia 14, o indicador Esalq/BM&FBovespa (produ-to transferido para o porto de Paranguá-PR ) marcou R$77,25 a saca de 60 quilos, um aumento de 3% somente entre 7 e 14 de novembro. Em Dólares, a saca

Oferta elevada mantém preços dos ovos em queda

Page 6: As 002 view

6 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Espaço MulherOlá meninas! Cá para nós, que mulher não gosta de

maquiagem? Até pode ser que exista, mais é difícil. Uma mulher maquiada fica mais linda, poderosa, charmosa e pronta para qualquer ocasião.

Esta semana visitei uma amiga que vem fazendo muito sucesso com suas makes aqui na cidade: Sa-brina Mendes, 25 anos, autodidata, aprendeu a fazer maquiagem testando produtos e pincéis de diferentes marcas em si mesma. Atua profissionalmente há 4 anos em Papanduva. Ela falou um pouquinho sobre as tendências para o verão 2014: - “Vai estar muito em alta o delineador gatinho nos olhos, tanto o delineador preto quanto os delineadores coloridos. Batons em cores vibrantes como rosa, laranja, roxo e o vermelho mais aberto. Sombras metalizas e toda make em tons rosados vão dominar o verão”.

Make dando destaque para o batom laranja.

Make dando destaque para o delineado metálico e para o Blush Bronze

Para fazer o delineado gatinho, você vai precisar de um pincel chanfrado caso utilize delineador em gel. Mas também dá pra fazer com os delineadores de caneta e o líquido. Passo a passo para fazer o delineado gatinho:

Sabrina Mendes ce-deu uma foto de make que fez fim de semana passa-do. É uma maquiagem que ela costuma chamar de “Alta Costura”, por ser clássica e chique ao mes-mo tempo. Retrata muito bem as tendências para o verão 2014. Delineado gatinho, sombra metálica e batom vibrante.

Make “Alta Costura” em Fernanda. By Sabrina Mendes. Contato: 3653-2240 e 99892134.

Com relação a produtos para maquiagem, Sabrina Mendes relatou que utiliza em suas makes marcas como Mary Kay, M.A.C, Urban Decay, NYX e Lime Crime. Ela opta por essas marcas importadas pela durabilidade e acabamento da maquiagem. Já entre as marcas nacionais utiliza Natura e O Boticário.

E já que o batom rosa é o queridinho da estação e também da maioria das mulheres, segue algumas opções de diversas marcas.

1. Batom Una (4) - Natura

2. Batom mate pink - Contém 1G

3. Batom Grape - Avon

4. Batom Candy Yum-Yum - M.A.C

5. Batom Schiap - NARS

Dica de Sabrina Mendes para o verão 2014: -“Tenha sempre na bolsa um BB Cream, que é um produto muito bom pra ser usado no verão, pois é uma base hidratante com primer e protetor solar. É um 4 em 1 bem prático e fica super leve pra usar no dia a dia. E também um rímel e um batom super colorido. Com esse trio a mulherada fica preparada para qualquer evento”.

Fica aqui meus agradecimentos a receptividade da amiga Sabrina Mendes, por compartilhar conosco no Es-paço Mulher algumas dicas sobre maquiagens para o verão 2014. E também meus parabéns, e votos de muito sucesso na carreira. Muito obrigada também, a vocês leitoras que estão fazendo deste espaço um sucesso!

Sabrina Mendes, maquiadora autodidata, 25 anos

Page 7: As 002 view

7Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Espaço MulherÀ medida que envelhecemos, nós mulheres

ganhamos peso. Isto acontece porque acumulamos muita

informação na nossa cabeça.Mas claro, chega a um ponto em que tanta

informação não cabe na nossa cabeça. Assim essa informação acumulada come-

ça a distribuir-se por todo o corpo. Hummm… agora estou entendendo tudo…!Não me sobram quilos!!Não estou gorda!!Sou culta!!

MUITO culta!!SIM SENHOR!! SOMOS PERFEITAS… Porque:- Não ficamos carecas.- Temos um dia internacional .- Podemos usar tanto a cor rosa como azul.- Temos a certeza que os nossos filhos

são nossos.- Temos prioridade nos naufrágios.- Não pagamos a conta.- Somos os primeiros reféns a serem

libertados.

- Se somos traídas, somos vítimas. - Mulher de embaixador, é embaixadora;

marido de embaixadora, quem é?- Mulher de presidente é a primeira dama;

marido da presidenta, quem é?- Se decidimos fazer trabalhos de homens,

somos pioneiras;- Se um homem decide fazer trabalhos

femininos, é maricas.E POR ÚLTIMO:Fazemos tuuuudo o que o homem faz, e

com SALTO ALTO…!!!

Auto Estima Feminina

Todas nós sabemos a importância que o nosso cabelo tem na composição da moda. Ele é considerado um marco da mulher. Por isso é imprescindível estar antenada com as novas tendências.

No outono inverno os cabelos predominaram em cores quen-tes, como marrom, dourado, acobreado e vermelho. O corte era reto e a tintura monocromática. Na temporada primavera verão 2014, os cabelos voltam a ter um fundo natural, e começam a clarear. Essa estação marca o fim do ciclo onde a raiz era escura e as pontas claras, como visto nas californianas.

Estive no último dia 20 no salão Fio a Fio Studio Hair, e en-trevistei o cabeleireiro Renan Luiz Krailing, de apenas 18 anos. Mesmo com pouca idade o cara é considerado “fera” e já está há 3 anos atuando profissionalmente na área. Num bate papo descontraído ele me contou algumas tendências que irão fazer “a cabeça” da mulherada neste verão.

Segundo Renan, para mulheres mais discretas é importante apostar no tom de mel e corte irregular, mechas claras na pon-tas e fios iluminando a raiz, já para as mais ousadas, dá para apostar sem medo nos tons acobreados, ruivos, alaranjados e vermelhos vivos, cortes curtos super ousados ou longos desfiados.

Com relação aos cortes de cabelo, Renan orienta a mulherada que estarão no auge os LONG BOB, ou seja, cortes na altura dos ombros com pontas desconexas, e a FRANJA RETA também será a queridinha do verão 2014 tanto nos cabelos longos quanto no chanel.

E como o fim do ano se aproxima, e a gente sempre tem muitos eventos para ir, como formaturas e casamentos, é im-portante saber que tipo de penteado usar. Renan me disse que será muito usado coque altos no verão, pois o preso deixa a mulher mais sexy. Semi presos com ondas ondas abertas serão bem-vindas também

E para as loiras? O verão pede um loiro mais equilibrado e natural. Loiros platinados e acinzentados estarão em alta na estação. Mulheres de pele clara podem apostar sem medo no cabelo super platinado, que será muito pedido nos salões, porém tons de loiro suave como "manteiga e o bege" estarão em alta também. O loiro em tom dourado é que sai de moda nesse verão.

E quem é loira como eu, sabe muito bem como é difícil manter um tom de loiro platinado. Com o tempo o cabelo loiro tende a ficar amarelado. Uma dica que eu dou para vocês meninas é usar produtos tonalizantes de cor azul, como shampoos e condiciona-dores, pelo menos uma vez por semana. Esses produtos deixam a cor linda, porém ressecam os fios, então nunca se esqueçam de hidratar suas medeixas, para que elas nunca percam o brilho e a sedosidade.

Tendência para cabelos verão 2014

Créditos desta matéria ao nosso profissional Renan Luiz Krailing, que nos cedeu informações sobre as tendências de cabelos para o verão 2014. Parabéns pelo seu trabalho. Continue fazendo “a cabeça” da mulherada papandu-vense!

Page 8: As 002 view

8 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Geral 'Deu no Face'

Um vídeo mostrando o projeto apresentado pelos alunos do 5° EEB Maria Avelina de Oliveira Furtado ganhou destaque na imprensa catarinense. Gravado em agosto, mostra os alunos apre-sentando um trabalho sobre a importância da alimentação sau-dável em formato de programa de televisão, nos como o programa Mais Você da Rede Globo, com direito a Louro José e tudo. A ideia das professoras Ana Roseli Beje e Simone de Fátima Oliveira era apesentar o tema de uma forma mais divertida de aprender.

Deu tão certo que, após muitas visualizações no youtu-be, o jornal Diário Catarinense postou o vídeo em seu site e realizou uma matéria sobre a apresentação. A iniciativa contou com a participação de todos os 44 alunos das duas turmas do quinto

ano. A apresentação ocorreu no salão da Capela Nossa Senhora de Fátima, que fica em frente à esco-la. Foram duas sessões: uma pela manhã e outra à tarde. O público girou em torno de 800 pessoas, entre alunos de outras escolas, pais e comunidade em geral.

Para o Diário Catari-nense, a professora Simone de Fátima oliveira contou que o projeto envolveu muita leitura das crianças sobre o tema Para isso foi escolhido o livro Segu-rança Alimentar: a sua saúde no dia-a-dia, que estava disponível em bom número da biblioteca da escola. O desenvolvimento levou cerca de um mês e contou com a participação ativa de todos os alunos das turmas. O Jornal A Semana parabeniza os alunos e professores que realizaram um projeto tão inovador.

Alunos do Maria Avelina são destaque na imprensa de SC

RESISTINDO AO TEMPO. Que o ambiente virtual trás novos costumes e até um novo vocabulário é inegável, mas existem também velhos hábitos que só tiveram uma roupagem virtual, mas permanecem com a mesma essência. E qual é o melhor assunto para quando não se tem assunto? Ele mesmo, o TEM-PO, no sentido climatológico da palavra, permanece vivo e forte nos dias atuais, pois não passa um dia sem ter algum amigo, dando a previsão, reclamando do frio ou do calor, do sol e da chuva ou postando fotos de eventos climatológicos. Porém vamos dar os devidos créditos, pois o mês de novembro que começa com nove, mas na verdade é o mês onze do calendário vem se apresentando de uma forma bipolar, chegando a registrar de um dia para o outro, mínimas dignas de inverno e máximas habitual-mente sentidas somente no forte do verão, além das chuvas de pedras que assustam nossos agricultores que não tem suas lavouras seguradas, sem contar as ventanias tão necessárias para a CELESC manter o programa de pisca luz em nossa cidade.

MAIS UM CAPÍTULO. Se a nossa SC 477 fosse uma novela certamente seria a Malhação, pois afinal ninguém mais lembra quando começou e também não é possível afirmar se um dia vai terminar. Mas para quem acha que o povo não está nem aí com o assunto é só entrar nas redes sociais e ver que o tema não sai de pauta. Enquanto alguns pedem a recuperação do asfalto esburacado entre Papanduva à Canoinhas, outros solicitam providências quanto aos buracos sem asfalto entre Papanduva à Itaió-polis. Mas se desgraça pouca é bobagem, o trecho entre Itaiópolis à Doutor Pedrinho foi interditado pelos índios que reivindicavam a demarcação de terras, num caso que já dura mais de dez anos e aguarda parecer do STF. Seguindo essa onda teve até deputado que ouviu os internautas e entrou com proposição na assembléia pedindo providencias ao Governo do Estado, mas que por sua vez diz que agora a culpa é da Justiça. Enfim, se só o que nos resta é aguardar, com as redes sociais ao menos não aguardamos calados, pois agora temos o poder de reclamar, cobrar, criticar e até de fazer piada da nossa própria desgraça.

QUEM TE VIU QUEM TE VÊ. Bastou o feriado cair numa sexta-fei-ra p a ra que velhos h á b i t o s que já an-davam es-quecidos voltassem à tona com força total. Os mes-mos que outrora se

vestiram com a bandeira do Brasil se auto intitulando como a “geração revolucionária”, agora esqueceram até mesmo o real significado do feriado, afinal havia motivos mais nobres em questão tais como: Procla-mar a chegada do feriado, como se ninguém tivesse calendário; fazer contagem regressiva, como se nin-guém soubesse que na quinta-feira falta um dia para sexta; dizer que está cansado do serviço, como se isso fosse privilégio de alguém; avisar que está indo para a praia e que iria beber até cair; compartilhar fotos do trânsito, como se fosse uma grande novidade e finalmente lamentar a chegada da segunda-feira e reclamar que está de ressaca. Enfim, entre reis das baladas, reis dos botecos e demais monarcas o im-portante foi comemorar o feriado na sexta feira na nossa República.

MULHERES NO PODER. Nos últimos dias houve grande movimentação por parte dos integrantes do

Partido dos Trabalhadores –PT- que escolheram seus dirigentes de forma direta em todos os níveis. Na composição da chapa a paridade entre os sexos já era prevista no regulamento e foi seguida a risca, mas em Papanduva os filiados deram um passo im-portante elegendo pela primeira vez uma mulher como Presidente do Partido. A companheira Aricléia Bordignom, bem como sua chapa apoiadora recebeu mais de 90% dos votos válidos, porém, mantendo a tradição democrática no partido o que não faltou foram debates nas redes sociais, animando ainda mais a disputa, que teve como o último capítulo a antecipação da posse dos eleitos que só ocorreria em março de 2014 para o mês de dezembro de 2013. Com o resultado sacramentado, resta desejar sucesso para a companheira na sua caminhada para que futuramente possa servir de incentivo para que as mulheres de nossa cidade peguem gosto pela po-lítica, haja vista que a participação ainda é pequena.

Mais uma eleição. Depois do PT e PSD terem elegido seus dirigentes chegou à vez do PMDB, ca-rinhosamente chamado de MDB pelos mais antigos, que neste sábado escolhe seus representantes em Papanduva. Diante disso é inegável a mobilização dos filiados conhecidos como “pés vermelho”, afinal de contas além do PMDB ter o vice-prefeito na atual gestão, conta ainda com grande participação em secretarias e cargos comissionados na prefeitura de Papanduva, ou seja, não é pouca coisa que está em jogo. Assim sendo os quadros partidários vão sendo definidos, afinal, ano que vem têm eleição e todos querem ter seu lugar ao sol.

BICHO SOLTO? Semana passada, comentei sobre uma nova febre dos bichos na internet e o assunto voltou à tona. Agora não foi um animalzinho especial, mas os vinte e cinco que compõe a carteli-nha. De avestruz à vaca não escapou ninguém, todos foram “vítimas” de ações policiais em nossa cidade. E entre comentários tímidos sobre o assunto, alguns parabenizaram a ação da polícia e ainda pediam mais rigor com os chefes do esquema e outros lamentaram, pois não poderão mais fazer sua “fezinha” e ainda dizem que o joguinho não faz mal a ninguém e que deveria ser legalizado. Polêmicas a parte os espe-cialistas em “botecologia’ avaliam que se a polícia não fizer ações contínuas os bichinhos deixarão as florestas e voltaram mais cedo ou mais tarde a fazer parte do nosso folclore, é aguardar para ver.

O NOME DA CRIANÇA. Após a circulação da primeira edição de nosso semanário, a pergunta que ficou no ar era a respeito de quem seria o autor desta página uma vez que na ocasião ele não foi revelado. Seria um simples suspense? Estratégia de marketing? Esquecimento? Falta de tempo ou espaço? Bem, digamos que foi um pouco de tudo isso, porém, o que afirmamos é que aqui ninguém fica no anonimato e de fato quem faz os comentários sobre o que rola no facebook dos papanduvenses sou eu Altanir Dominiak, formado em Engenharia de Produção Mecânica e proprietário da Supercredi Empréstimos o filho do Altivir e da Leonilda, marido da Simone e pai do Matheus, morador no bairro Rondinha. Assim como não tenho nada a esconder, aceitei o convite do meu amigo Luiz Henrique Saliba Filho para participar deste projeto que visa tão somente comentar o que repercute na vida dos papanduvenses, afinal de contas não sou jornalista e, portanto, não faço o fogo, no máximo jogo um pouco de gasolina. Críticas, elogios, sugestões e mais críticas serão bem vindas, pois somente desta forma poderemos elevar a qualidade do nosso trabalho.

Até a próxima semana.

Seja nosso parceiro e conquiste novos clientes

Anuncie Aqui3653.2725

Por Altanir Dominiak

Page 9: As 002 view

9Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Espaço Jurídico Empreendedorismo

não faz muito tempo deixei os bancos da Fa-culdade de Direito de Curitiba para incorporar ao mercado de trabalho como advogado. Profis-são que jamais imaginei seguir, uma vez que o Ministério Público foi a minha primeira paixão. Entretanto, motivos pessoais, entre eles o calor dos amigos papanduvenses, fizeram-me optar pela advocacia. Com uma singela experiência profissional e, mais singela ainda de vida, quero convidar-lhes a pensar.

Talvez alguns de vocês, acadêmicos de Direito, já se encontrem frustrados. Outros tantos, em-briagadamente apaixonados por este curso, como quem descobre o amor da sua vida. Eu sempre afirmei que a carreira de jurista (pouco impor-tando a profissão) é uma escolha de devotamento, fé e foco e que, mesmo após a "ressaca-pós--formatura" sempre seremos eternos estudantes de Direito. E sendo assim, o amor ao direito e a fé na justiça são imperativos indispensáveis para que possamos nos devotar àquilo que o direito busca na sua essência.

Mais do que isso, sem medo ao exagero, ouso afirmar que não estamos juristas, somos juristas. Podemos estar advogados, juízes ou desempenhando qualquer uma das profissões jurídicas, mas somos sempre juristas. Todos os dias da semana, todas as horas do dia. Inclusive no happy hour. É o que muitos, de outros for-mações, reclamam quanto aos estudantes de Direito: "Como que pode? Vocês sempre acabam falando de direito...". E assim mesmo é devemos ser, porque o direito "se mete" em tudo. Perce-bam um noticiário, todas as notícias podem ser direta ou indiretamente relacionadas ao direito.

É claro que cada carreira jurídica possui dificuldades inerentes. Prazos, metas, clientes, jurisdicionados mas o foco é um só: o bem estar de todos. Seja no direito penal, no de família, no do trabalho e em qualquer das profissões jurídi-cas, o foco em buscar soluções para os problemas deve anteceder qualquer outra pretensão.

Desta modo, o cerne da questão situa-se na

responsabilidade de quem é estudante de direito. Graduado ou não. Devemos ter ciência de que somos cidadãos e que somos quem conhece os instrumentos de mudança social, conhecedores dos instrumentos de cidadania. Devemos ter consciência plena da responsabilidade e, por isso, focar-nos na eterna busca do conhecimento para podermos buscar melhor forma de cidadania.

O direito não pode ser visto como uma muleta para anseios profissionais, deve ser visto como razão de vida - e friso novamente: independente da profissão. A burocracia processual, as injusti-ças e a rotina esgotante das profissão não podem ser óbices ao devotamento, à fé e ao foco.

Por mais utópico que pareça, eu lhes digo com a certeza de que não estou fantasiando: foi assim nos tempos em que os acadêmicos de Direito dominavam as manifestações em prol de direitos e exerciam a cidadania da forma mais pura. Hoje, tomados pelo mesmo espírito que antecede a entrada nas faculdades, a maioria pensa unicamente na prova da Ordem ou em concursos públicos, como se o curso de Direito fosse um "cursinho", onde se aprende a ler códi-gos, pesquisar jurisprudência e elaborar peças. Esqueceu-se das doutrinas, dos fundamentos, dos institutos, da cidadania e, infelizmente, esqueceu-se da verdadeira luta pelo direito, pela justiça e pela busca de uma sociedade melhor.

Amigos, o direito precisa correr nas veias. Lutar pela justiça é mais do que ter uma cartei-rinha rosa, ser chamado de Doutor ou ostentar qualquer titulação. A nossa responsabilidade é muito maior. E o peso disso está em estudar, discutir, conhecer e, especialmente, viver o di-reito - o direito das pessoas, porque essa deve ser a nossa razão de ser. Devemos superar as imposições do mercado de trabalho e da rotina de trabalho, olhando além. Por isso, digo-lhes: estejam cientes da responsabilidade, amem o direito, acreditem na justiça e vivam a justiça em seu conceito mais amplo. Só depende de cada um de nós.

Um abraço.

Carta aos Estudantes de Direito

Prezados colegas,

Carlos Vinicius JavorskiJurista e eterno estudante de Direito. Hoje está [email protected]

Eu, empreendedor?Amigos Leitores é com enorme satisfação que escrevo a

convite da equipe A Semana, uma série de artigos sobre Em-preendedorismo e Novos Negócios. Um tema que me encanta e que faz parte do meu dia-a-dia profissional. É realmente um privilégio poder compartilhar com todos os papanduvenses os conhecimentos e as práticas que venho adquirindo ao longo da minha carreira como publicitário, consultor de negócios, empresário e coaching.

A partir deste momento, convido a todos para mergulharmos no cenário de negócios e todas as características e ferramentas (que não são poucas), utilizadas como boas práticas de mercado para obter os melhores resultados e LUCRATIVIDADE.

O primeiro assunto que vou abordar é sobre empreende-dorismo. Você com certeza já ouviu esta palavra, certo? Pois bem, eu sempre afirmo que empreendedor é aquele que sabe inovar, que reconhece oportunidades e as aproveita, assumindo riscos e desafios.

Você se identifica com minha afirmação? Se sua resposta é positiva, certamente você é uma pessoa criativa, que tem iniciativa, sabe trabalhar com equipes, sabe liderar, é determi-nado e tem firmeza nas suas decisões. Estas são as principais características do perfil empreendedor.

Mas afinal, como descobrir se você é um empreendedor nato? Existem vários sites que apresentam formulários e testes para avaliar o perfil empreendedor das pessoas, você pode fazer um teste gratuito no site do SEBRAE – www.sebrae.com.br.

Qual é a grande vantagem em ser empreendedor? Esta pergunta é matadora, ser empreendedor não é garantia para se tornar rico, bem sucedido, muito pelo contrário! O empre-endedor esta toda hora lutando contra os riscos que os cerca. Precisa estar atento as variações da economia e as tendências de mercado. Voltando a pergunta do inicio deste parágrafo, a grande vantagem do empreendedor é, no meu ponto de vista, a realização pessoal, lucros e independência financeira. Desde que a ideia funcione. Mas caso não funcionar, não tem proble-ma! Por que o empreendedor sempre vai achar uma maneira de aproveitar e aprender com os erros.

Se me perguntassem uma dica para uma pessoa que deseja se tornar empreendedora, eu diria para trabalhar muito, mais muito mesmo. Trabalhar... por que é nas tentativas e erros que aprendemos. Claro que uma pitada de sorte ajuda muito!

Se você quer mais dicas, convido para acompanhar os pró-ximos artigos e enviar seus comentários para que possamos realizar um bate-papo positivo sobre o mundo dos negócios.

SUCE$$O E MUITO TRABALHO!

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especia-lista em Marketing Empre-sarial pela UFPR, graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Executive Co-aching pela Comece a Vi-ver®. Empresário, Consul-tor de Negócios e Diretor de Assessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

Page 10: As 002 view

10 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Dicas CulturaisFilmes

Jogos Vorazes - Em Chamas

Sinopse :Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo epi-sódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

Dirigido por :Francis Lawrence

Thor: O Mundo Sombrio

Sinopse: Enquanto Thor (Chris Hemsworth) liderava as últimas batalhas para conquistar a paz entre os Nove Reinos, o maldito elfo negro Malekith (Christopher Eccles-ton) acordava de um longo sono, sedento de vingança e louco para levar todos para a escuridão eterna. Alertado do perigo por Odin (Anthony Hopkins), o herói precisa contar com a ajuda dos companheiros Volstagg (Ray Stevenson), Sif (Jaimie Alexander), entre outros, e até de seu irmão, o traiçoeiro Loki (Tom Hiddleston), em um plano audacioso para salvar o universo do grande mal. Mas os caminhos de Thor e da amada Jane Foster (Natalie Portman) se cruzam novamente e, dessa vez, a vida dela está realmente em perigo.

Dirigido por Alan Taylor.

O Acordo

Sinopse: Um adolescente é preso injustamente por um crime que não cometeu e, após ser julgado, acaba sendo condenado a 10 anos de prisão. Desesperado, seu pai John Matthews (Dwayne Johnson) está disposto a qualquer acordo para livrá-lo da cadeia. É quando recebe a proposta de uma promotora federal (Susan Sarandon) para que trabalhe como agente infiltrado em uma operação em andamento, que tem por meta capturar um poderoso chefão das drogas (Benjamin Bratt).

Dirigido por: Ric Roman Waugh

Serra Pelada

Sinopse: 1980. Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade) são grandes amigos que ficam empolgados ao tomar conhecimento de Serra Pelada, o maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no estado do Pará. A dupla resolve deixar São Paulo e partir para o local, sonhando com a riqueza. Só que, pouco após chegarem, tudo muda na vida deles: Juliano se torna um gângster, enquanto que Joaquim deixa para trás os valores que sempre prezou.

Dirigido por: Heitor Dhalia.Não recomendado para menores de 14 anos

Tá Chovendo Hamburguer 2

Sinopse: Após a desastrosa tempestade de comida no primeiro filme, Flint (Bill Hader) e seus amigos são obrigados a deixar a cidade de Boca Grande. Sem saída, ele aceita o convite de seu ídolo, Chester V (Will Forte), e junta-se à The Live Corp Company, que reúne os melhores inventores do mundo. Porém, quando descobre que sua máquina ainda funciona e agora cria perigosas comidas animalescas mutantes, Flint decide retornar e tentar salvar o mundo.

Dirigido por :Cody Cameron e Kris Pearn.

Dicas de Livros

A culpa é das estrelas Sinopse: Os adolescentes Hazel e Gus gostariam de ter uma vida

normal. Alguns diriam que não nasceram com estrela, que o mundo deles é injusto. Os dois São novinhos, mas se o câncer do qual padecem ensinou alguma coisa ,é que não há tempo para lamentações, pois se aceitamos ou não, só existe o hoje e o agora. E assim ,com a inten-ção de realizar o maior desejo de Hazel-conhecer seu escritor favorito-ambos cruzarão o Atlântico para uma aventura contra o tempo, tão catártico quanto devastador. Destino; Amsterdam, o lugar onde reside o enigmático e mal humorado escritor- a única pessoa que talvez possa ajudar-lhes a encaixar as peças do enorme quebra cabeça onde se encontram.

Eu Sou Malala

Sinopse: 'Eu sou Malala' é a história de uma família exilada pelo

terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma socie-dade que privilegia filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã.

Holocausto Brasileiro

Sinopse: Neste livro-reportagem fundamental, a premiada

jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbá-rie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro. Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Pelo menos 33 eram crianças.

As Crônicas de Gelo e Fogo

Sinopse: A série As Crônicas de Gelo e Fogo é maior épico de

fantasia da idade moderna e estabeleceu o padrão de re-ferência da fantasia épica contemporânea. Declarado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, George Raymond Richard Martin evocou um mundo tão complexo e vibrante como o de Tolkien, povo-ado por um enorme elenco de personagens fascinantes e complexos, e glorificando uma história de doze mil anos. Aqui estão reunidos os 5 primeiros clássicos:

A Guerra dos Tronos - volume 1, A Fúria dos Reis - volume 2, A Tormenta de Espadas - volume 3, O Festim dos Corvos - volume 4, A Dança dos Dragões - volume 5

Por Angela Kohler

Page 11: As 002 view

11Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

Por mais que haja pla-nejamento, parece que há um entrave que o impede de organizar tantas coisas ao mesmo tempo. É tempo de parar e pensar sobre a melhor forma de colocar ordem na sua vida.

É possível que você sinta que não existem limites para a sua capacidade de se expressar. É tempo de usar sua facilidade de comunica-ção para disseminar alegria e bom humor ao seu redor.

A intensidade de sen-timentos desper tados no momento da realização de um sonho é importante para o aumento da autoconfiança. É tempo de saber utilizar os sentimentos a seu favor.

Para que conquiste a cumplicidade das pessoas, você precise assegurar que não agirá de forma autoritária. É tempo de ser mais humilde para não dar a impressão de que se acha mais poderoso que os outros.

É possível que as coisas estejam ocorrendo de forma tão rápida que você precisa acelerar o ritmo mental para acompanhar. É tempo de ser cauteloso para não se perder na velocidade dos processos.

É possível que você manifeste de forma positiva a enorme quantidade de energia de ação que ficou acumulada. É tempo de colo-car entusiasmo na realização das tarefas do dia a dia.

Se você estiver vulnerá-vel, é possível que algumas intrigas atinjam o seu ponto fraco. É tempo de fortalecer a mente e o espírito de modo a impedir que emoções nocivas alterem o seu equilíbrio.

O otimismo lhe ajuda a ter persistência para resolver situações desfavoráveis. É tempo de encarar as difi-culdades como um teste da sua capacidade de superação e de reverter perdas em ganhos.

Atitudes cautelosas tendem a formar a base da sua boa estrutura emocional neste momento. É tempo de procurar agir de forma generosa para que consiga obter equilíbrio nas trocas de afeto.

Talvez você esteja vi-vendo um distanciamento emocional e uma dificuldade em expressar afeto. É tempo de entender os motivos que dificultam o reconhecimento do seu universo emocional.

Se a cumplicidade está presente, você tem ótimos motivos para celebrar neste final de ano. É tempo de en-tender que a boa convivência se baseia na capacidade de poder relevar as diferenças.

Talvez você perceba que existem formas mais simples e eficazes de verificar a exatidão das informações. É tempo de ser mais prático e optar por sistemas confi-áveis para aperfeiçoar seu trabalho.

Sexta, 22 de novembroCésar é humilhado na reunião e

discute com Félix. Bruno revela a Niko que Amarilys queria convencê-lo a superfaturar a avaliação do aparta-mento. Carlito afirma a Valdirene que se tornará um cantor famoso. Paloma é eleita a nova presidente do San Magno, e Aline tenta fazer a cabeça de César contra a filha.

Sexta, 22 de novembroMeg consegue se desvencilhar de

Antônio, que finge nada ter acontecido. Zelândia exige que Caetano a receba em sua casa. Antônio encontra o material do projeto de moda de Sofia e pensa em sabotá--la. Hernandez evita comer para não dar mais despesas e Ben percebe. Ronaldo se exercita com Andressa novamente e os dois flertam. Luciana vê Ronaldo com Andressa. As roupas do projeto de Sofia são destruídas pelo fogo e a menina acusa Meg.

Além do Horizonte

Amor à Vida

Jóia Rara

Malhação

Sexta, 22 de novembroMundo fica revoltado com a decla-

ração de Volpina. Iolanda passa mal e Franz a leva para o hospital. Ernest expulsa Mundo do quarto de hospital. Franz diz a Mundo que Iolanda corre risco de morrer. Aurora demite Joel, que se hospeda na pensão de Conceição. Iolanda conta para Mundo que perdeu o filho dele.

Sexta, 22 de novembroCelina se surpreende ao descobrir

que foi levada por Matias. William demonstra sua mágoa para Lili. Líder Jorge explica a Tereza por que ela não foi informada de que Lili estava no novo Grupo. Celina pede para conversar com Matias. Rafa percebe o estado de Lili e tenta ajudá-la. Júlia decide sair com Paulo da festa. Heloísa vê Rafa abraça-do à filha na frente de casa.

Variedades

Anuncieaqui:

47 3653.2725

ESPÍRITA – “Volto já”.INTERNAUTA – www.aquijaz.com.brAGRÔNOMO – “Favor regar o solo com Neguvon. Evita Vermes”.ALCOÓLATRA – “Enfim, sóbrio”.PALEONTÓLOGO – “Enfim, fóssil”.ASSISTENTE SOCIAL – “Alguém aí, me ajude”!BROTHER – “Fui”.CARTUNISTA – “Partiu sem deixar traços”.DELEGADO – “Tá olhando o quê? Circulando, circulando”...ECOLOGISTA – “Entrei em extinção”.ENÓLOGO – “Cadáver envelhecido em caixão de carvalho, aroma Formol e after tasting que denota presença de Microorganismos diversos”.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO – “É no túmulo ao lado”.HERÓI – “Corri para o lado errado”.HIPOCONDRÍACO – “Eu não disse que estava doente”?!?!HUMORISTA – “Isto não tem a menor graça”.JANGADEIRO DIABÉTICO – “Foi doce morrer no mar”.JUDEU – “O que vocês estão fazendo aqui? Quem está tomando Conta do lojinha”?PESSIMISTA – “Aposto que está fazendo o maior frio no inferno”.PSICANALISTA – “A eternidade não passa de um complexo de superioridade mal resolvido”.SANITARISTA – “Sujou”!VICIADO – “Enfim, pó”!O ADVOGADO – “Disseram que morri... Mas vou recorrer”!

Um cara sofre um terrível acidente de carro e seu pênis é dilacerado e arrancado fora.

Seu médico assegura-lhe que a medicina moderna poderá trazer o bilau de volta, mas o plano de saúde não cobrirá a cirurgia, pois a mesma é considerada estética.

O médico acrescenta que os preços de tal cirurgia são os seguintes:

- R$ 35.000,00 - tamanho pequeno;- R$ 65.000,00 - tamanho médio;- R$ 90.000,00 - tamanho grande.

O homem imediatamente aceita e fica em dúvida, somente, se implantará um médio ou um grande. O médico, então, o aconselha a conversar com a parte mais interessada, a esposa, antes de decidir.

O pobre homem assim o faz, sai do consultório, telefona para a esposa e lhe explica toda a situação.

Voltando à sala, o médico encontra o homem comple-tamente deprimido e lhe pergunta: E então, o que você e sua esposa resolveram?

O cara responde:- Ela prefere reformar a cozinha.

FRASES PARA TÚMULOS DE ACORDO COM A PROFISSÃO

PIADA

No dia 18 de novembro foi

aniversário do nosso amigo Márcio de Luca

Jr, o Guga. Os parabéns

da equipe do jornal A Semana

Aniversariante

Page 12: As 002 view

12 Papanduva (SC), 22 a 28 de novembro de 2013

10° Rodeio Crioulo do CTG Rancho Crioulo é um grande sucesso

Durante os dias 15, 16 e 17 de novembro, o CTG Rancho Crioulo promoveu seu 10° Rodeio Crioulo em Papanduva. No evento, acon-teceu uma bela homenagem pela décima edição do Rodeio, com fogos e uma entrada emocionante de Nossa Senhora. O público compareceu em peso nos 3 dias do evento, e o Jornal A Semana não pode deixar de dar os para-béns para Juliane Glonek e toda a equipe do CTG Rancho Crioulo pela linda festa. Que venham muitos mais. Agradecimentos à Beje Fotografia/CTG Rancho Crioulo pelas imagens.

Atleta Jean Antunes joga o laço

Homenagem à Padroeira do Rodeio Público prestigiando competição de laço

No ultimo sábado dia 16 de novembro realizou-se no Salão Pa-roquial São Sebastião o tradicional Jantar Dançante Polonês, A noite foi abrilhantada também com uma belíssima apresentação do Grupo Folclórico Wienze Polskie da cida-de de Itaiópolis e baile com Ignácio Arendt e desfile das candidatas a Rainha e Pricesas da Braspol 2013, onde ficou a seguinte classificação:

Rainha: Jeane Kaspchack, 1°Princesa: Solange Selenka,2º Princesa: Rubiana Rodrigues.Juntas elas arrecadaram o valor

bruto de R$ 6,566,50. A presiden-te da Braspol Papanduva Edite

Kmiecik e o Sr. Alois Mikalovicz representado a Diretoria da Braspol agradeceram todas as participantes, seus familiares e amigos que tanto contribuíram e ajudaram de modo direto, indireto para a realização deste sonho. Também agradeceram todas as pessoas que trabalharam para que este evento se tornasse um sucesso e todas as pessoas que estiveram presentes nesta noite que foi um grande momento da Braspol em nosso município. Agradecimen-tos à Cine e Foto Venturi por ceder a bela fotografia da Rainha e Prin-cesas da comunidade polonesa em Papanduva.

Braspol realiza tradicional Jantar Dançante Polonês