As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6,...

20
9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação a distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Catia Silvana da COSTA 1 Maria Iolanda MONTEIRO 2 Resumo: Este estudo apresenta uma análise realizada na disciplina “Educação e tecnologia no contexto da formação de professores” (PPGE/UFSCar) sobre as características do tutor virtual e do seu contexto de atuação profissional com base na perspectiva da docência virtual. Definimos o tema por meio das leituras e reflexões da bibliografia da disciplina, da participação no SIED/EnPED e das buscas sobre o tema no banco de Teses e Dissertações da USP e da UFSCar. Apresentamos considerações sobre as características do tutor virtual, o modelo de EaD e uma discussão sobre os resultados de pesquisas já realizadas à luz das referências estudadas. Essa discussão possibilitou entender que as peculiaridades e demandas da atuação fazem do tutor um docente, que sua formação deve ser repensada e seu papel redefinido com base nos saberes necessários ao exercício da docência virtual e os saberes que os cursos de formação em tutoria virtual da SEaD/UFSCar devem promover. Palavras-chave: Tutor Virtual. Docência Virtual. Formação em Tutoria Virtual. SEaD/UFSCar. 1 Catia Silvana da Costa. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela mesma instituição. Tutora Virtual SEaD/UFSCar. Professora-Colaboradora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora de Educação Básica II (PEB-II) na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP). E-mail: <catiacosta.ef@gmail. com>. 2 Maria Iolanda Monteiro. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta III na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: <[email protected]>.

Transcript of As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6,...

Page 1: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

9

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

As características do tutor virtual no contexto da educação a distância da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Catia Silvana da COSTA1

Maria Iolanda MONTEIRO2

Resumo: Este estudo apresenta uma análise realizada na disciplina “Educação e tecnologia no contexto da formação de professores” (PPGE/UFSCar) sobre as características do tutor virtual e do seu contexto de atuação profissional com base na perspectiva da docência virtual. Definimos o tema por meio das leituras e reflexões da bibliografia da disciplina, da participação no SIED/EnPED e das buscas sobre o tema no banco de Teses e Dissertações da USP e da UFSCar. Apresentamos considerações sobre as características do tutor virtual, o modelo de EaD e uma discussão sobre os resultados de pesquisas já realizadas à luz das referências estudadas. Essa discussão possibilitou entender que as peculiaridades e demandas da atuação fazem do tutor um docente, que sua formação deve ser repensada e seu papel redefinido com base nos saberes necessários ao exercício da docência virtual e os saberes que os cursos de formação em tutoria virtual da SEaD/UFSCar devem promover.

Palavras-chave: Tutor Virtual. Docência Virtual. Formação em Tutoria Virtual. SEaD/UFSCar.

1 Catia Silvana da Costa. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela mesma instituição. Tutora Virtual SEaD/UFSCar. Professora-Colaboradora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora de Educação Básica II (PEB-II) na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP). E-mail: <[email protected]>.2 Maria Iolanda Monteiro. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta III na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E-mail: <[email protected]>.

Page 2: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

10

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

The virtual tutor features in the context of distance education at the Federal University of São Carlos (UFSCar)

Catia Silvana da COSTAMaria Iolanda MONTEIRO

Abstract: This study presents an analysis carried out in the course “Education and technology in the context of teacher education” (PPGE/UFSCar) on the characteristics of the virtual tutor and his professional work context from the perspective of virtual teaching. We set the theme through the readings and reflections from the bibliography of discipline, participation in SIED/EnPED and searches on the subject at the bank of Theses and Dissertations of USP and UFSCar. Present considerations about the characteristics of the virtual tutor, the model of distance education and a discussion of the results of research already carried out in the light of the references studied. This discussion made it possible to understand the peculiarities and demands of performance do the tutor a teacher, your training must be rethought and its role redefined based on the knowledge required for the performance of virtual teaching and the knowledge that the training courses in virtual mentoring SEaD/UFSCar should promote.

Keywords: Virtual Tutor. Virtual Teaching. Training in Virtual Mentoring. SEaD/UFSCar.

Page 3: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

11

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

1. OPÇÃO E IMPORTÂNCIA DO TEMA

A temática central do presente estudo versa sobre a análise das características do tutor virtual e do seu contexto de atuação pro-fissional, aqui entendido, de acordo com Mill et al. (2013), como o indivíduo que oferece auxílio ao docente responsável por uma de-terminada disciplina de um curso desenvolvido e oferecido na mo-dalidade Educação a Distância (EaD). Chaquime (2014), ao buscar rever o papel do tutor virtual no contexto da EaD, afirma que, em virtude da ampliação de suas funções no cenário atual, é possível compreendê-lo com base em sua atuação como docente, além do exercício de outras atividades.

A expressão “tutor virtual” é apresentada pela autora como sinônimo de docente virtual, ambos imersos em uma prática poli-docente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). São nes-ses ambientes, em cursos de “educação virtual”, que ocorrem sua formação e atuação. Nesta análise, fizemos a opção pela expressão “educação virtual” como um tipo de EaD (MILL, 2012), a qual se desenvolve por meio do Moodle e é promovida pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

De acordo com Castro e Damiani (2011), o Moodle – um am-biente virtual entre tantos outros – tornou-se mais conhecido e mais empregado em projetos híbridos3 ou de EaD. Para Mill et al. (2013), é preciso pensar na formação do professor (o docente responsável por uma determinada disciplina) com nítido entendimento sobre o delineamento desse processo, bem como pensar nos possíveis inter-câmbios originários da prática pedagógica que se estabelece nesse ambiente. Os autores fazem alusões ao processo de formação de professores na perspectiva da docência virtual, a qual também en-volve o tutor virtual.

A docência virtual, compreendida, segundo Mill (2012), em uma perspectiva do trabalho, integra a classe profissional docente, 3 Segundo Brod e Rodrigues (2009), projetos híbridos ajustam o melhor da educação presencial física tradicional com o melhor da EaD, de modo a possibilitar o processo de ensino- -aprendizagem e constituir uma via de interação espontânea, a qual promove o surgimento de um novo modelo de aprendizagem (cooperativa e colaborativa) e de uma nova postura docente (de transmissor a mediador do saber).

Page 4: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

12

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

constitui-se em uma atividade que se concretiza por meio do “tele-trabalho4” e estabelece-se como polidocência. Em Mill et al. (2013), identificamos a polidocência como uma denominação para a docên-cia praticada na EaD. Igualmente, entendemos o professor e o tutor virtual como “teletrabalhadores” polidocentes. Essa opção temática, resultante dos estudos realizados na disciplina “Educação e tecno-logia no contexto da formação de professores” do Programa de Pós- -Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar em 2014, é prove-niente da inter-relação entre a especificidade da disciplina, as leitu-ras e reflexões realizadas com base em alguns estudos (CASTRO; DAMIANI, 2011; MILL, 2012; MILL et al., 2013; REALI; TAN-CREDI; MIZUKAMI, 2008), a participação no Simpósio Interna-cional de Educação a Distância (SIED) e Encontro de Pesquisa-dores em Educação a Distância (EnPED) no corrente ano e outras leituras afins.

Com o propósito de realizar esta análise, um caminho teóri-co-metodológico foi projetado nas aulas da disciplina para a deli-mitação do tema, sendo finalizado com a redação deste trabalho, o qual apresenta breves considerações sobre o referencial acerca da concepção e das características do tutor virtual, sobre o modelo de EaD em que esse processo de formação e atuação se assenta e uma discussão sobre a análise dos resultados das pesquisas sobre a temática à luz das referências estudadas.

Assim, espera-se que esta discussão possa contribuir para o início de reflexões sobre políticas públicas de formação de profes-sores, com base nos saberes necessários ao exercício da docência virtual, e, concomitante, os saberes que os cursos de formação de-vem promover nesse sentido, sobretudo os cursos de formação em tutoria virtual oferecidos pela SeaD/UFSCar.

4 Entende-se por “teletrabalho” um exemplo de disposição do trabalho com repartições em circulação e indivíduos que perambulam por e com essas repartições, a qual pode induzir os indivíduos à realização de inúmeras atividades em todos os momentos, inclusive em seus momentos de folga (MILL, 2012).

Page 5: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

13

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

2. DELINEAMENTO METODOLÓGICO

Este trabalho, proposto e desenvolvido na disciplina “Educa-ção e tecnologia no contexto da formação de professores”, iniciou--se com base nas leituras e reflexões da bibliografia básica e com-plementar (CASTRO; DAMIANI, 2011; MILL, 2012; MILL et al., 2013; REALI; TANCREDI; MIZUKAMI, 2008), as quais foram por nós realizadas no decorrer da referida disciplina. Posteriormen-te, por meio da participação no SIED: EnPED, a temática foi defi-nida, qual seja, o tutor virtual. Nas aulas subsequentes, refletimos sobre a temática escolhida e delimitamos o foco de estudo, a saber: a análise das características do tutor virtual e do seu contexto de atuação profissional. Também pensamos e organizamos uma estru-tura para o trabalho de acordo com questões que estão ao entorno da temática. No caso do tutor virtual, as questões foram as seguin-tes: a caracterização do contexto de atuação do tutor; as peculiari-dades do cenário educacional contemporâneo; as ações docentes no AVA; as atribuições do docente virtual; no tutor como membro de uma equipe polidocente etc. Realizamos a releitura e análise dos referenciais estudados na disciplina, bem como outros referenciais com assuntos afins. Igualmente, realizamos buscas sobre o tema no banco de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP) e da UFSCar, de modo a refletir sobre alguns resultados das pesqui-sas, conforme ilustram os Quadros 1 e 2:

Quadro 1. Teses e dissertações referentes ao tutor virtual (USP).

TÍTULO ANO TIPO DE TRABALHO AUTOR

O impacto do paradigma educomunicativo na formação do tutor online: um estudo de caso do Programa Mídias na Educação.

2012 Dissertação Carolina Boros Motta de Oliveira

Aprendizagem em ações educacionais a distância: fatores influentes no desempenho acadêmico de universitários.

2012 Dissertação Lara Barros Martins

Page 6: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

14

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EaD

2010 Dissertação Nilvânia Aparecida Spressola

Educomunicação na Educação a Distância: o diálogo a partir das mediações do tutor.

2010 Dissertação Luci Ferraz de Mello

Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância.

2009 Tese Sílvia Dotta

Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual.

2009 Dissertação Elenise Maria de Araujo

Prática pedagógica do professor-tutor em EaD no curso “Veredas - Formação Superior de Professores”.

2009 Tese Zeila Miranda Ferreira

O diálogo professor-aluno em interações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico.

2008 Dissertação Luciana Caixeta Barboza

Fonte: Acervo das autoras.

Quadro 2. Teses e Dissertações referentes ao tutor virtual (UFSCar).

TÍTULO ANO TIPO DE TRABALHO AUTOR

A prática pedagógica na Educação a Distância transformando a docência: uma análise sobre saberes e desenvolvimento profissional de tutores virtuais.

2014 Dissertação Luciane Penteado Chaquime

Page 7: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

15

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

Estudo de caso da tutoria virtual da UAB – UFSCar: análise do processo formativo e atuação.

2013 Tese Ana Paula Araujo Fonseca

Professor-tutor-regente: base de conhecimento e aprendizagens.

2013 Dissertação Fabiana Vigo Azevedo Borges

O tutor virtual como formador: a Matemática no curso de Pedagogia a distância da UFSCar.

2013 Tese Luciane de Fatima Bertini

Fonte: Acervo das autoras.

Determinados trabalhos citados nos quadros estão contem-plados no tópico subsequente, contendo reflexões acerca dos pro-cessos de formação e atuação do tutor virtual. Os bancos consulta-dos foram os seguintes: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP5; e Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar6.

3. EAD, EDUCAÇÃO VIRTUAL, AVA E AS CARACTE-RÍSTICAS DO TUTOR VIRTUAL

Com o objetivo de analisar as características do tutor vir-tual e seu contexto de atuação profissional, este trabalho se assenta em um modelo de educação (a distância e/ou presen-cial), tal como defende Mill (2012), constituído por ensino- -aprendizagem e centralizado nos seguintes processos: exercício da docência (ensino); alunos/cursistas (aprendizagem); materiais di-dáticos e midiáticos (tecnologias); e na compreensão, execução e forma de dirigir determinado modelo de educação (gestão).

Tal modelo que apresenta a “educação” como princípio inde-pendente da modalidade; compreende a “educação virtual”, repre-sentativa do ensino-aprendizagem que se desenvolve em ambientes virtuais, com a utilização da internet em aparelhos estáveis ou não (MILL, 2012). Ademais, momentos e ambientes que estabelecem 5 Disponível em: <http://www.teses.br>. Acesso em: 19 jan. 2015.6 Disponível em: <http://www.bco.ufscar.br>. Acesso em: 19 jan. 2015.

Page 8: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

16

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

a “presença” ou “distância” em uma educação de qualidade não precisariam intervir tampouco definir o alicerce do ensino-apren-dizagem, uma vez que o foco deve ser na aprendizagem (MILL, 2012). Assim, esses momentos e ambientes devem ser entendidos como diversas e ricas possibilidades – em condições adequadas ou não – para o atendimento de diferentes indivíduos/grupos, em uma perspectiva de “educação virtual” que se constitui em um tipo de EaD (MILL, 2012).

Em Castro e Damiani (2011), pode-se perceber a diferencia-ção entre momentos presenciais e virtuais. Os autores fazem uso da expressão “momento presencial físico” quando se referem ao ensi-no presencial tradicional e “momento presencial virtual” quando se referem ao ensino que acontece nos ambientes virtuais. Essa dife-renciação é proveniente da crença de que, em ambos os momentos (“presencial físico” e “presencial virtual”), existe presença, porém, de naturezas distintas.

A afirmação de Mill (2012) de que a educação não se limita apenas à aprendizagem corrobora com a concepção de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) apresentada por Cas-tro e Damiani (2011), uma vez que um ambiente virtual também envolve ensino. A “educação virtual” é um tipo de EaD, a qual se identifica mais com a modalidade a distância do que com a moda-lidade presencial (MILL, 2012). Em Chaquime (2014, p. 142), en-tendemos que a EaD desenvolvida como “educação virtual” é “[...] baseada em interações por meio de AVA”. Esse tipo de educação, que abarca a docência virtual (professor/tutor) e a formação virtu-al (aluno), pode ser compreendida como o ensino-aprendizagem que se desenvolve por meio da intensa utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), configurando-se uma forma de organização da educação na qual tempo e espaço são fluidos, acessíveis e flexíveis (MILL, 2012).

Na sociedade contemporânea, o fácil acesso à informação configura-se uma condição que não mais situa a escola como único local para esse acesso e revisa/redefine/amplia a função e a prática docente, de transmissão a orientação/mediação entre o aluno e o conhecimento (CHAQUIME, 2014).

Page 9: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

17

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

Ferreira (2009) alerta para a urgência de se repensar/redefinir a compreensão e a função da educação, bem como seus objetivos no cenário atual. Libâneo (2003) discute o papel da escola em uma sociedade de tecnologia e informação. O autor afirma a necessida-de de repensar esse papel, uma vez que a escola não é mais a única detentora do conhecimento. Logo, a educação acontece em múlti-plos espaços, e os meios de comunicação representam um desses espaços (LIBÂNEO, 2003). Em razão disso, novas exigências são postas aos docentes (presenciais e/ou virtuais) por meio de uma atuação que supere a “[...] transmissão de informações a alunos re-ceptores passivos, pois estas podem ser facilmente acessadas por meio da internet e de outras tecnologias digitais” (CHAQUIME, 2014, p. 141).

Para Libâneo (2003, p. 26), a escola não deve ser apenas um campo que transmite informação, mas igualmente um “[...] lugar de análises críticas e produção da informação, onde o conhecimento possibilita a atribuição de significado à informação”. Em relação às ações docentes nos ambientes virtuais, foco desta análise, Chaqui-me (2014) afirma que tais ações devem estar direcionadas à inven-ção de chances para aprender, as quais motivem, contextualizem e favoreçam a construção do conhecimento, em grupo e de maneira colaborativa. Essa ampliação da função docente se torna mais evi-dente “[...] quando se trata da EaD mediada pelas TDIC, pois nessa modalidade o docente interage com o estudante por meio de um AVA, ambiente em que a ênfase no aluno como sujeito do conheci-mento é acentuada” (CHAQUIME, 2014, p. 142).

Dotta (2009) defende a perspectiva dialógica como uma op-ção para essa interação na EaD - na qual o diálogo virtual é parte do conteúdo da formação do tutor -, de modo a contribuir para a superação de um modelo pautado na transmissão de conhecimento no que se refere à tutoria via internet. Faria, Silveira e Silva (2007) refletem sobre o aparecimento de transformações no processo de ensino-aprendizagem ocasionado pela EaD. As autoras afirmam que, no contexto educacional, a EaD configura-se como a mais im-portante manifestação de mudanças, uma vez que:

[...] ao final do Século XIX, surge a possibilidade de uma EAD mais rápida, via uma combinação de telefone com

Page 10: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

18

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

o computador, via internet. O aparecimento de cursos on line no mundo globalizado vem possibilitando a oferta de conhecimento em todas as áreas. Surge assim, a necessi-dade do aprimoramento tecnológico a cada dia que passa para acompanhar as mudanças educacionais. Faz-se neces-sário ainda que existam profissionais com conhecimento de informática, princípios da EAD, visão atualizada e pro-gressista da educação (FARIA; SILVEIRA; SILVA, 2007, p. 1).

Essas demandas – as quais igualmente contribuem para um contexto favorável à EaD – justificam a opção e a pertinência des-te estudo, qual seja, a análise das características do tutor virtual e do seu contexto de atuação profissional. Spressola (2010) reflete sobre a expansão da EaD e a consequente necessidade de o tutor possuir várias competências para o atendimento de distintas estra-tégias. Com o foco na avaliação dessas competências, a autora põe em evidência precisas informações de apoio ao gerenciamento do conhecimento no que tange à formação/treinamento em tutoria.

A opção de educação e contexto dessa análise – “educação vir-tual” como um tipo de EaD (MILL, 2012), promovida pela SEaD/UFSCar e desenvolvida por meio do Moodle –, fundamenta-se em uma concepção de formação docente para atuação na “educação virtual”, a qual contribui para incitar uma cultura de disponibilida-de para aprender novas formas de atuar (por meio de uma junção da autonomia, capacidade de tomar decisão e autoria) e na construção e conversão de novos conhecimentos e chances em estratégias pe-dagógicas (MILL et al., 2013). Esse modelo, cenário dessa análise, por meio dos ambientes de cursos de “educação virtual”, pauta-se na proposição de um debate sobre o perfil do professor (responsável por uma determinada disciplina) que atuará nessa modalidade de ensino subsidiado pelos seguintes aspectos (imprescindíveis para a formação desse professor): a base de conhecimento; as possibilida-des pedagógicas no AVA; a forma de organizar, planejar e gerenciar uma determinada disciplina; e critérios avaliativos (MILL et al., 2013).

Nesse contexto, o tutor virtual oferece ajuda ao docente res-ponsável pela disciplina por meio das seguintes atribuições: na re-visão da disciplina antes de ser disponibilizada no AVA; no auxílio

Page 11: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

19

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

do acompanhamento dos cursistas no AVA no decorrer da realiza-ção da disciplina (MILL et al., 2013). As exigências, a identidade e a função do tutor virtual são analisadas tomando-se por base esse contexto, o qual é evidenciado em Chaquime (2014), por meio de uma discussão sobre as mudanças acontecidas no domínio da pro-dução e a consequente ressignificação da docência em vista dessas mudanças no cenário atual.

Tais mudanças, de flexibilização do espaço e do tempo e de aumento da acessibilidade às informações com base na propagação das TDIC contribuíram para potencializar a EaD como modalidade educacional (CHAQUIME, 2014). Segundo a autora, as mudanças provocadas nas funções exercidas por alunos e por docentes são decorrentes do intenso uso das TDIC no ensino e na aprendizagem (presencial e/ou a distância), conforme já pontuado em Mill (2012) ao refletir sobre “educação virtual” como um tipo de EaD.

De acordo com Mill et al. (2013), os elementos constitutivos do AVA (os quais envolvem os sujeitos, as interações/comunica-ções na plataforma e o foco na aprendizagem) relacionam-se ao fazer dos docentes, os quais, por sua vez, precisam proporcionar totais condições para a constituição de um ambiente que seja real-mente pedagógico.

O AVA necessitaria referir-se aos “processos de gestão do ensino-aprendizagem”, justamente por contemplar essas ques-tões (MILL et al., 2013). Os autores afirmam que a expressão “ambiente virtual de educação” seria mais apropriada, porém, fazem uso da primeira expressão e sua respectiva sigla por se constituir na expressão recorrente entre os estudiosos da área. Ao defender essa perspectiva de ambiente, Mill et al. (2013) afirmam, com base em Santos (2011), que o ambiente, ape-sar de possibilitar um condicionamento do processo de ensino- -aprendizagem, não define a “educação virtual”. Desse modo, a educação é definida pela intencionalidade pedagógica dos indiví-duos que nela estão envolvidos e o ambiente é o “lugar percebido” (MILL, FIDALGO, 2007).

Igualmente, os autores refletem sobre a função e as condições de “teletrabalho” no exercício da docência virtual, na qual se insere

Page 12: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

20

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

o tutor virtual. Para os autores, o “teletrabalho” é um aspecto ca-racterístico da docência virtual. Chaquime (2014, p. 143) analisa os significados das expressões “docente” e “professor” e afirma que tais significações são “[...] equivalentes e relativas ao ensino de determinado tema, matéria ou disciplina em uma instituição edu-cacional”. Além disso, a autora afirma que o mesmo não se aplica ao significado da expressão “tutor”, uma vez que, ao comparar os significados entre as três expressões, confirma a inexistência de afinidade entre os significados das duas primeiras expressões (“do-cente” e “professor”) e o significado da última expressão (“tutor”).

Considerando que a expressão “tutor” representa uma acep-ção vinculada “[...] à proteção e ao cuidado e não a atividades de ensino desenvolvidas em instituições educacionais”, Chaquime (2014, p. 144) questiona e reflete sobre o seu uso na EaD. A autora afirma que o uso da expressão “tutor” foi adequado apenas nas ex-periências iniciais em EaD, cujas práticas eram mais tradicionais e o papel do tutor consistia em garantir que os objetivos recomenda-dos pelo curso fossem cumpridos. Assim, seu papel não se referia ao ensino, mas ao cuidado, à proteção e à garantia do cumprimento desses objetivos (CHAQUIME, 2014; MAGGIO, 2001).

As reflexões precedentes, sobre o cenário atual, sobre a ne-cessidade de se repensar e ampliar o papel da escola e do professor e sobre a expansão da EaD igualmente sinalizam para uma ressigni-ficação/redefinição no/do papel do tutor virtual que se insere nesse contexto (CHAQUIME, 2014; FARIA, SILVEIRA e SILVA, 2007; LIBÂNEO, 2003). Os resultados de Chaquime (2014) validam essa ressignificação do papel do tutor, uma vez que os docentes virtuais pesquisados - da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - entendem a ampliação de seus papéis e atuam para além das prescrições.

Bertini (2013) também observou uma atuação para além do significado da expressão “tutor” no curso de Licenciatura em Pe-dagogia na modalidade EaD (oferecido pela UFSCar, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – UAB), pois considerou os tutores (participantes de sua pesquisa) como formadores de profes-sores, em razão das ações que exerceram em diversas ocasiões, a

Page 13: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

21

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

saber: com ponderações pela cultura relativa ao nível e à modalida-de de ensino; com propostas para abordar tanto a especificidade da disciplina quanto a respectiva forma de ensinar, bem como o exer-cício de uma autonomia docente em grupo. Essa atuação do tutor, composta tanto pelo auxílio no acompanhamento dos cursistas no AVA no decorrer da realização da disciplina (MILL et al., 2013), igualmente compreende a busca pelos tutores por diferentes estraté-gias facilitadoras da aprendizagem e a produção de materiais com-plementares (CHAQUIME, 2014). Além disso, busca desenvolver nos alunos a liberdade de qualquer dependência e a faculdade de governar por si mesmo, “[...] para que sejam capazes de, durante o processo educacional, construir conhecimento e, posteriormente, utilizar esse conhecimento construído para ampliá-lo com seus pró-prios recursos e instrumentos” (CHAQUIME, 2014, p. 147).

Nesse cenário, o tutor virtual se vê como mediador, tal como o professor responsável por uma determinada disciplina, uma vez que “[...] possui uma base de conhecimentos necessária à docência e, além disso, constrói outros saberes em sua experiência profissio-nal [...]” (CHAQUIME, 2014, p. 142). Embora considerado como uma figura de destaque nesse contexto - por acompanhar e avaliar os alunos -, não existe muitos estudos que tenham se debruçado à análise de propostas de formação do tutor virtual (FONSECA, 2013).

Maggio (2001) situa, de forma equivalente, o papel do pro-fessor (da modalidade presencial) e do tutor e afirma que, apesar do valor das implicações pedagógicas desse papel, a diferença instau-rada entre eles é mais institucional que pedagógica, pois consiste no afastamento físico entre alunos e tutor. Esse afastamento apresenta três dimensões de análise (tempo, oportunidade e risco), as quais, segundo a autora, contribuem para aumentar as obrigações e as pos-sibilidades de perigo no trabalho do tutor.

Reali, Tancredi e Mizukami (2008), ao apresentarem o marco teórico-metodológico e algumas implicações de uma pesquisa-in-tervenção referentes a um processo de formação de mentoras7 e de

7 As mentoras – professoras com experiência de boas práticas – são formadas por meio de encontros presenciais com as autoras da pesquisa-intervenção (REALI; TANCREDI; MIZUKAMI, 2008).

Page 14: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

22

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

professoras iniciantes8, destacam, entre outros resultados, a educa-ção online via internet como uma respeitável possibilidade na for-mação docente. No entanto, igualmente afirmam que tal formação pode não garantir resultados efetivos, seja na formação online de professores ou na formação de professores para atuar online. As au-toras reconhecem as críticas sobre essa possibilidade de formação online (tanto de professores quanto de formadores de professores) ao mesmo tempo em que citam vários problemas existentes na edu-cação presencial, como por exemplo, as lacunas atinentes a “[...] conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam para ensinar bem a todos os seus alunos” (REALI; TANCREDI; MIZUKAMI, 2008, p. 89).

A referência a esta pesquisa se justifica com base em uma compreensão de docência virtual que abarca não só o docente res-ponsável por uma determinada disciplina, mas também o tutor vir-tual. Chaquime (2014, p. 142) debate sobre a docência na EaD, a qual acontece como polidocência, e, em virtude disso, “[...] o tutor virtual é considerado um docente como membro dessa equipe de profissionais”.

Ao refletirem sobre a configuração da docência virtual, Mill et al. (2013) destacam as diferenças no exercício da função nas mo-dalidades presencial e virtual. O autor denomina de polidocência a docência praticada na EaD, em razão da atuação profissional de um coletivo docente que concretiza essa prática – de forma comple-mentar e com dependência recíproca – por meio de um movimento complicado de interatividade. Para os autores, do processo de for-mação à conclusão da disciplina oferecida na EaD, essa caracterís-tica de coletividade da docência virtual deve ser analisada. Aler-tam, ainda, para aspectos positivos e negativos como importantes elementos para um maior entendimento da polidocência, a saber: a colaboração entre os profissionais; e o trabalho fragmentado e ten-so (MILL et al., 2013). Em face desses condicionantes, a formação para a atuação na docência virtual precisa ser específica (MILL et al., 2013). Tal formação deve estar a serviço das necessidades da prática pedagógica e pode ocorrer por meio de diretrizes institucio-8As professoras iniciantes são formadas pelas mentoras no Programa de Mentoria do Portal de Professores da UFSCar (REALI; TANCREDI; MIZUKAMI, 2008).

Page 15: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

23

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

nalizadas, de modo a orientar e apoiar os docentes da EaD, desde o planejamento ao acompanhamento dos alunos durante a oferta de uma disciplina (MILL et al., 2013).

Este delineamento teórico está subsidiado pela ideia de que a análise das características do tutor virtual e do seu contexto de atuação pode contribuir (ainda que concisamente) para que sua formação seja repensada e seu papel redefinido, bem como para a explicitação e apresentação dos atuais e possíveis novos rumos da pesquisa sobre a temática e pelo compromisso com a formação de professores, tanto na formação docente online ou na formação docente para atuar online.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tomando-se por base as reflexões acerca das características do tutor virtual, e, sobretudo, das exigências, da identidade, da fun-ção e das particularidades e demandas do contexto em que esse pro-fissional se insere, confirmamos a opção e pertinência deste estudo em virtude do conhecimento gerado sobre a formação e atuação desse profissional polidocente. Para tanto, refletimos sobre algu-mas questões, as quais igualmente podem contribuir para sinalizar os conhecimentos necessários à atuação nessa modalidade educa-cional, a saber: a caracterização do contexto de atuação do tutor, qual seja, a “educação virtual” como um tipo de EaD desenvolvi-da por meio do Moodle; as peculiaridades do cenário educacional contemporâneo, suas consequentes demandas e as novas exigên-cias postas aos docentes (presenciais e/ou virtuais); as ações docen-tes no AVA; a EaD como promotora de mudanças no processo de ensino-aprendizagem; as atribuições do docente virtual; e em uma perspectiva de educação definida pela intencionalidade dos sujeitos envolvidos.

Nossa análise também se fundamentou nas seguintes ques-tões: no AVA como “lugar percebido”; na significação das expres-sões “docente”, “professor” e “tutor”; na necessidade de ressig-nificação do papel do tutor em face das demandas educacionais contemporâneas; no tutor como mediador (responsável na busca

Page 16: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

24

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

por estratégias diferenciadas e facilitadoras da aprendizagem e na produção de materiais complementares); nas diferenças entre tutor e professor (da modalidade presencial); nos avanços e retrocessos na formação online (tanto de professores quanto de formadores de professores – nesse caso, os docentes virtuais); no tutor como mem-bro de uma equipe e as implicações positivas e negativas da polido-cência; e, na necessidade de uma formação específica para atuação na docência virtual. Assim, entendemos esse profissional como o docente que acolhe, acompanha, oferece ajuda, orienta, motiva e valoriza seu aluno em uma determinada disciplina de um curso de EaD.

Em Chaquime (2014), essas características se tornaram evi-dentes por meio dos próprios relatos dos tutores entrevistados, os quais se posicionaram igualmente como docentes, fazendo uso das expressões “educador” ao falarem de suas práticas, dos seus com-promissos em favorecer a criticidade e a criatividade do aluno no AVA.

Segundo Ferreira (2009), essa modalidade de ensino deman-da um tutor com condições de reflexão e pesquisa sobre a própria prática, no intuito de transformação e ressignificação dessa prática. Já Bertini (2013), sinaliza para a qualidade de um curso ofertado na EaD com foco na formação docente para atuação na modalida-de presencial (Educação Básica) e afirma que essa qualidade está diretamente relacionada à forma como o trabalho do tutor virtual está organizado e à possibilidade de o tutor exercer, entre os licen-ciandos e professores, a função de formador. Corroboramos que as peculiaridades e demandas do campo de atuação fazem do tutor um docente. Em razão disso, sua formação há de ser repensada e seu papel redefinido, com considerações pelos saberes que esse pro-fissional deve mobilizar para o desenvolvimento de sua prática e em harmonia com essas peculiaridades e demandas do exercício da tutoria no contexto de uma “educação virtual”.

Essa atuação implica diretrizes institucionalizadas que pro-movam uma formação específica. Por conseguinte, admitimos os encargos na formação de tutores no que se refere às questões relati-vas ao exercício dessa função na contemporaneidade. Tais encargos

Page 17: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

25

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

precisam atender às características das atribuições que são postas a esse profissional – sobretudo a postura de mediador entre o aluno e o conhecimento, de modo que o aluno seja capaz de promover a construção do conhecimento e ampliar esse conhecimento com recursos próprios – e devem estar vinculados ao trabalho docente na EaD.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, E. M. Design instrucional de uma disciplina de pós-graduação em Engenharia de Produção: uma proposta baseada em estratégias de aprendizagem colaborativa em ambiente virtual. 2009. 219 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade de São Paulo (USP), São Carlos. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-20102009-170644/pt-br.php>. Acesso em: 15 fev. 2015.

BARBOZA, L. C. O diálogo professor-aluno em interações mediadas pela internet: contribuições para a gênese de um processo de tutoria dialógico. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-16042009-184824/pt-br.php>. Acesso em: 10 fev. 2015.

BORGES, F. V. A. Professor-tutor-regente: base de conhecimento e aprendizagens. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6089>. Acesso em: 5 fev. 2015.

BROD, F. A.; RODRIGUES, S. C. Ambiente virtual como espaço de aprendizagem colaborativa no ensino profissionalizante agrícola. Cadernos de Ciência & Tecnologia. Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. Disponível em: <https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/consulta/busca?b=pc&id=962851&biblioteca=vazio&busca=autoria:%22BROD,%20F.%20A.%22&qFacets=autoria:%22BROD,%20F.%20A.%22&sort=&paginacao=t&paginaAtual=1>. Acesso em: 1 fev. 2015.

BERTINI, L. F. O tutor virtual como formador: a Matemática no curso de Pedagogia a distância da UFSCar. 2013. 233 f. Tese (Doutorado em Educação). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7074>. Acesso em: 30 jan. 2015.

Page 18: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

26

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

CASTRO, R. F.; DAMIANI, M. F. Uma experiência de educação híbrida: estudo de caso em um curso de pós-graduação. Novas Tecnologias na Educação. CINTED, Universidade Federal Rio Grande do Sul, v. 9, n. 2, s/p, dez. 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25158/14647>. Acesso em: 25 jan. 2015.

CHAQUIME, L. P. A prática pedagógica na Educação a Distância transformando a docência: uma análise sobre saberes e desenvolvimento profissional de tutores virtuais. 2014. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2014. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7759>. Acesso em: 20 jan. 2015.

DOTTA, S. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. 2009. 213 f. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/pt-br.php>. Acesso em: 15 jan. 2015.

FARIA, M. A. de; SILVEIRA e SILVA, R. C. da. EaD: o professor e a inovação tecnológica. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, São Paulo, p. 1-8, dez. 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2007/2007_EaD_o_professor_e_a_inovacao_Monica_Faria.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.

FERREIRA, Z. M. Prática pedagógica do professor-tutor em EaD no curso “Veredas - Formação Superior de Professores”. 2009. 328 f. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-140200/pt-br.php>. Acesso em: 5 jan. 2015.

FONSECA, A. P. A. Estudo de caso da tutoria virtual da UAB - UFSCar: análise do processo formativo e atuação. 2013. 235 f. Tese (Doutorado em Educação). São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6162>. Acesso em: 1 jan. 2015.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MAGGIO, M. O tutor na educação a distância. In: LITWIN, E. (Org.). Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 93-110.

MARTINS, L. B. Aprendizagem em ações educacionais a distância: fatores influentes no desempenho acadêmico de universitários. 2012. 201 f. Dissertação

Page 19: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

27

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

(Mestrado em Ciências). Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-02102012-123253/pt-br.php>. Acesso em: 30 dez. 2014.

MELLO, L. F. de. Educomunicação na Educação a Distância: o diálogo a partir das mediações do tutor. 2010. 306 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-23092011-193425/pt-br.php>. Acesso em: 25 dez. 2014.

MILL, D.; FIDALGO F. Espaço, tempo e tecnologia no trabalho pedagógico: redimensionamento na Idade Mídia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 220, p. 421-444, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004497.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2014.

MILL, D. et al. Prática polidocente em ambientes virtuais de aprendizagem: reflexões sobre questões pedagógicas, didáticas e de organização sociotécnica. In: MACIEL, C. (Org.). Educação a Distância: ambientes virtuais de aprendizagem em foco. Cuiabá: EdUFMT, 2013. p. 219-259.

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.

OLIVEIRA, C. B. M. O impacto do paradigma educomunicativo na formação do tutor online: um estudo de caso do Programa Mídias na Educação. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-20052013-154844/pt-br.php>. Acesso em: 15 dez. 2014.

REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. da G. N. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 1, p. 77-95, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000100006>. Acesso em: 10 dez. 2014.

SANTOS, E. Cibercultura: o que muda na Educação. Salto para o Futuro/TV Escola. Ano XXI, Boletim 3, p. 5-9, abr. 2011. Disponível em: <http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/212448cibercultura.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2014.

SEaD-UFSCar. Secretaria Geral de Educação a Distância - Universidade Federal de São Carlos. Formação para educação e tecnologias. Formação em Tutoria Virtual 24ª edição. Guia do Curso. SEaD-UFSCar. São Carlos, 2014.

Page 20: As características do tutor virtual no contexto da ... 9 Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, . 9-28, an.un. 2016 As características do tutor virtual no contexto da educação

28

Educação a Distância, Batatais, v. 6, n. 1, p. 9-28, jan./jun. 2016

SPRESSOLA, N. A. Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EaD. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). São Carlos: Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-11012011-101157/pt-br.php>. Acesso em: 1 dez. 2014.