Aula Processos de Socialização

5
7/24/2019 Aula Processos de Socialização http://slidepdf.com/reader/full/aula-processos-de-socializacao 1/5 A sociedade como realidade subjetiva A interiorização da realidade A socialização primária - A compreensão da realidade deve abranger tanto aspectos objetivos quanto subjetivos. - Isso se a sociedade for compreendida dialeticamente e composta de três momentos: eteriorização! objetivação e interiorização. "rês momentos que não devem ser pensados como ocorrendo numa sequencia temporal #$correm simultaneamente%. - $ mesmo & verdade em relação a um membro individual da sociedade. 'imultaneamente eterioriza seu pr(prio ser no mundo social e interioriza este )ltimo como realidade subjetiva. - $ indiv*duo não nasce membro da sociedade + nasce com a predisposição para a sociabilidade e torna-se membro da sociedade. -$ ponto inicial para o indiv*duo tomar parte na dial&tica da sociedade & o processo de interiorização. #apreensão ou interpretação imediata de um acontecimento objetivo como dotado de sentido - isto &! como manifestação de processos subjetivos de outrem%. $,': a subjetividade do outro & objetivamente acess*vel a mim e torna-se dotada de sentido para mim! quer aja ou não congruência entre os processos subjetivos dele e os meus.

Transcript of Aula Processos de Socialização

Page 1: Aula Processos de Socialização

7/24/2019 Aula Processos de Socialização

http://slidepdf.com/reader/full/aula-processos-de-socializacao 1/5

A sociedade como realidade subjetiva

A interiorização da realidade

A socialização primária

- A compreensão da realidade deve abranger tanto aspectos objetivos quantosubjetivos.

- Isso se a sociedade for compreendida dialeticamente e composta de três momentos:eteriorização! objetivação e interiorização. "rês momentos que não devem serpensados como ocorrendo numa sequencia temporal #$correm simultaneamente%.

- $ mesmo & verdade em relação a um membro individual da sociedade.'imultaneamente eterioriza seu pr(prio ser no mundo social e interioriza este)ltimo como realidade subjetiva.

- $ indiv*duo não nasce membro da sociedade + nasce com a predisposição para asociabilidade e torna-se membro da sociedade.

-$ ponto inicial para o indiv*duo tomar parte na dial&tica da sociedade & o processo deinteriorização.

#apreensão ou interpretação imediata de um acontecimento objetivo como dotado desentido - isto &! como manifestação de processos subjetivos de outrem%.

$,': a subjetividade do outro & objetivamente acess*vel a mim e torna-se dotada desentido para mim! quer aja ou não congruência entre os processos subjetivos dele

e os meus.

Page 2: Aula Processos de Socialização

7/24/2019 Aula Processos de Socialização

http://slidepdf.com/reader/full/aula-processos-de-socializacao 2/5

$,': desse modo + a interiorização! nesse sentido geral! constitui a baseprimeiramente da compreensão de nossos semelantes e! em segundo lugar! daapreensão do mundo como realidade social dotada de sentido.

- ão somente compreendo os processos subjetivos moment/neos do outro! mas!

compreendo o mundo em que vive e esse mundo torna-se o meu pr(prio.- esse aspecto! ocorre uma cont*nua identi0cação m)tua entre n(s. Assim! al&m de

vivermos no mesmo mundo! participamos! cada qual do ser do outro.

O processo ontogenético pelo qual isto se realiza é a socialização, assimdefnida:

Socialização = ampla e consistente introdução de um indivduo no mundoobjetivo de uma sociedade ou um setor dela!

- A socialização primária tem em geral o valor mais importante e a estrutura básica detoda socialização. 1 a socialização secundária deve assemelar-se 2 da socializaçãoprimária.

- "odo indiv*duo nasceu em uma estrutura social objetiva! dentro da qual encontra osoutros signi0cativos que se encarregam de sua socialização.

$,': $ $utro 'igni0cativo & imposto.

- $s outros signi0cativos estabelecem a mediação do mundo social objetivo #escolemaspectos do mundo mediante a sua pr(pria localização na estrutura social etamb&m! em virtude de suas idiossincrasias individuais! cujo fundamento seencontra na biogra0a de cada um%.

 

Page 3: Aula Processos de Socialização

7/24/2019 Aula Processos de Socialização

http://slidepdf.com/reader/full/aula-processos-de-socializacao 3/5

Page 4: Aula Processos de Socialização

7/24/2019 Aula Processos de Socialização

http://slidepdf.com/reader/full/aula-processos-de-socializacao 4/5

- A formação na consciência do outro generalizado marca uma fase decisiva noprocesso de socialização! pois! implica a interiorização da sociedade e darealidade objetiva nela estabelecida + e ao mesmo tempo! o estabelecimentosubjetivo de uma identidade coerente e cont*nua.

- esse processo ocorre tamb&m a interiorização da linguagem.

- Aquilo que & real 4fora5! corresponde ao que & real 4dentro5.

$,': na socialização primária a criança interioriza o mundo dos outros

signi0cativos! não como um mundo repleto de possibilidades! mas como o)nico mundo.

- 6or esse motivo! esse mundo! da socialização primária! & o mais 0rme naconsciência e não os mundos interiorizados na socialização secundária.

A socialização secund"ria!

- 7ma sociedade que ouvesse somente a socialização primária seria aquela semconecimentos compleos.

- A distribuição do trabalo e a distribuição social do conecimento tornanecessária a socialização secundária.

- A socialização secundária & a interiorização de 4sub-mundos5 institucionais ou

baseados em instituiç8es.

Page 5: Aula Processos de Socialização

7/24/2019 Aula Processos de Socialização

http://slidepdf.com/reader/full/aula-processos-de-socializacao 5/5

- A socialização secundária & a aquisição do conecimento de funç8es espec*0cas!direta ou indiretamente enraizadas na divisão de trabalo.

- 1la eige a aquisição de vocabulários espec*0cos de funç8es + signi0ca ainteriorização de campos sem1nticos que estruturam interpretaç8es econdutas de rotina em uma área institucional.

- 1sses 4sub-mundos5 são realidades parciais! em contraste com o 4mundo básico5

adquirido na socialização primária.

- A socialização secundária sup8e! necessariamente! a socialização primária e vailidar com uma personalidade já formada e um mundo já interiorizado.

- A realidade tem de ser reforçada por t&cnicas pedag(gicas espec*0cas.