Bannersemanaacadêmica revisado

5
CRIAÇÃO DO PORTAL DA AGÊNCIA JÚNIOR DE JORNALISMO “FOCAIA – FOCAS DO ARAGUAIA”: NOVA PLATAFORMA PERMITE ACOMPA NHAR A EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS DO JORNALISMO ONLINE Alfredo Jose LOPES COSTA Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, Barra do Garças (MT) Introdução O trabalho relata a experiência docente do projeto de extensão “Agência Júnior de Jornalismo do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso”, no decorrer do ano 2013, por meio do qual se buscou oportunizar espaço para que os alunos do curso desenvolvessem, fora dos bancos escolares, atividades práticas em relação à futura profissão. A Agência encontra-se em funcionamento desde 2009. Como um blog exige investimentos menores que veículos como Rádio e TV, a estratégia da FocAia teve, até o momento, como base operacional, o blog focaia.blogspot.com. Ao longo desse tempo, obteve reconhecimento acadêmico, com a publicação de artigos em diversos eventos, o mais importante deles, o Intercom Nacional de 2012, quando venceu o Prêmio Expocom na categoria “Agência Júnior de Jornalismo”. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo curso em fase de constituição, era preciso avançar mais. Por isso, foi decidido transformar a plataforma de blog em um site, que permite aos alunos acompanhar melhor a evolução da forma e do conteúdo do jornalismo online. Objetivo Prevendo as transformações do sistema de notícias e mídia como se conhece, as escolas de jornalismo já começam a procurar o jornalismo online como alternativa. A intenção é formar estudantes que unam o conhecimento de informática e web com as habilidades jornalísticas, e que assim possam estar preparados para a mídia do futuro. Nesse sentido,

description

 

Transcript of Bannersemanaacadêmica revisado

Page 1: Bannersemanaacadêmica revisado

CRIAÇÃO DO PORTAL DA AGÊNCIA JÚNIOR DE JORNALISMO “FOCAIA – FOCAS DO ARAGUAIA”: NOVA PLATAFORMA PERMITE ACOMPA NHAR A EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS DO JORNALISMO ONLINE

Alfredo Jose LOPES COSTAUniversidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, Barra do Garças (MT)

Introdução

O trabalho relata a experiência docente do projeto de extensão “Agência Júnior de Jornalismo do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso”, no decorrer do ano 2013, por meio do qual se buscou oportunizar espaço para que os alunos do curso desenvolvessem, fora dos bancos escolares, atividades práticas em relação à futura profissão.

A Agência encontra-se em funcionamento desde 2009. Como um blog exige investimentos menores que veículos como Rádio e TV, a estratégia da FocAia teve, até o momento, como base operacional, o blog focaia.blogspot.com. Ao longo desse tempo, obteve reconhecimento acadêmico, com a publicação de artigos em diversos eventos, o mais importante deles, o Intercom Nacional de 2012, quando venceu o Prêmio Expocom na categoria “Agência Júnior de Jornalismo”. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo curso em fase de constituição, era preciso avançar mais. Por isso, foi decidido transformar a plataforma de blog em um site, que permite aos alunos acompanhar melhor a evolução da forma e do conteúdo do jornalismo online.

Objetivo

Prevendo as transformações do sistema de notícias e mídia como se conhece, as escolas de jornalismo já começam a procurar o jornalismo online como alternativa. A intenção é formar estudantes que unam o conhecimento de informática e web com as habilidades jornalísticas, e que assim possam estar preparados para a mídia do futuro. Nesse sentido, buscou-se, no ano de 2013, transformar o blog em portal, migrando-se para uma plataforma de site, que permite um leque de opções jornalísticas mais amplo, com o desenvolvimento de aplicações web dinâmicas e mais opções de ferramentas digitais.

Mas, para um site ser considerado um portal ele precisa reunir algumas características específicas, entre elas: links de sites de notícias que se relacionam de alguma maneira com assuntos abordados no portal, link de sites e blogs acadêmicos e profissionais relacionados ao conteúdo abordado nele. Além de ferramentas indispensáveis como: gadgets comuns em sites e blogs, blogrolls, arquivos, marcadores, perfil, contadores de acesso, entre outros. Como o site se trata de um portal, foi necessário adaptá-lo para que ele abrangesse essas exigências. Foram incluídos também links para as páginas de redes sociais como Twitter e Facebook, que criamos para divulgar o portal de mídia e conquistar audiência (ou, como se diz no jargão da área, para “turbinar” o site).

Page 2: Bannersemanaacadêmica revisado

Essa estratégia faz com que se criem comunidades de usuários que se interessam por um mesmo tema. Pela probabilidade de reunir milhões de pessoas de qualquer lugar do mundo conectadas ao mesmo tempo, o conteúdo jornalístico tem sido o destaque principal dos portais: Um tema central no conceito de portal é a organização da informação. O conceito de portal surge da necessidade de fornecer aos utilizadores informação coerente, percebível, organizada e precisa. (APARÍCIO et. al. 2004).

A transformação do weblog em um website com formato de portal permite aos alunos do curso de Jornalismo desenvolver habilidades técnicas múltiplas para atuar em várias ferramentas e plataformas diferentes que são utilizadas atualmente no mercado de trabalho jornalístico.

Metodologia

O processo de transformação do weblog em um website iniciou-se em abril, quando foi definida a escolha do aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web. Entre os sistemas Joomla e Wordpress, optou-se por este último porque sua instalação é mais simples e é a solução técnica adotada por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais.

Após um período de experiência para prática do gerenciamento do site, foi iniciado o processo de criação, administração e organização das ferramentas, instalação de programa de computador para adicionar funções (plugins) e de aplicativos disponíveis para o desenvolvimento do website, além dos conteúdos que já estariam como arquivo após o lançamento oficial do portal.

Quanto à programação visual do site, no seu cabeçalho, na margem superior esquerda, a logomarca da agência Jr. de Jornalismo Focas do Araguaia é a primeira visão do internauta. À direita, um campo de busca facilita ao leitor, por meio de palavras-chave, localizar uma noticia específica. Logo abaixo, encontra-se um aplicativo denominado “manchetes” que, de modo aleatório, mostra os destaques do site; em seguida, uma coluna horizontal divide as postagens e notícias em categorias como: “Arte & Cultura”, “Fotografia”, “Meio Ambiente”, “Tecnologia”, “Focas do Araguaia”, “Redes Sociais”, “Concursos & Seleções”, além de subcategorias como “Outros Focas”, que dá acesso à área de conteúdos produzidos por alunos e recém-graduados de outras escolas de jornalismo.

Resultados

O portal encontra-se em fase de testes, prevendo-se seu lançamento oficial durante a Semana Científica do Araguaia, em novembro próximo. Trata-se de um portal informativo com postagens diárias, que incluem conteúdos produzidos pelos bolsistas, professores e outros alunos colaboradores, além de indicação de links e informações sobre temas ligados ao Jornalismo e áreas afins.

Page 3: Bannersemanaacadêmica revisado

Em suma, a nova plataforma permite ampliar as opções jornalísticas, dar mais dinâmica às informações, possibilitando aos alunos do curso acompanhar melhor a evolução da forma e do conteúdo da prática do jornalismo online.

Referências

APARÍCIO, M. MARTINS A. e LOPES, F, P. Portais: procura de um conceito. Lisboa: ISCTE, 2004.CANAVILHAS, João. Webjornalismo: Considerações gerais sobre jornalismo na web. Comunicação apresentada no I Congresso Ibérico de Comunicação, Málaga, Espanha, 2001. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=canavilhas-joao-webjornal.html>. Acesso em 23.7.2012.COSTA, Alfredo José L. Focaia: Focas do Araguaia: uma experiência de projeto de extensão de Agência Júnior no Campus do Araguaia da UFMT. 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia (MG). Anais... 2012.COSTA, Alfredo José. L. e RIBEIRO Rodrigo V. Redes sociais, blogs e podcasts na prática do ensino de Jornalismo: relatos e reflexões a partir de experiências pedagógicas. In: XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, 2011, Cuiabá (MT), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, 2011, Anais... Cuiabá (MT), 2011.CHRISTOFOLETTI, Rogério. Pedagogia dos blogs: posts sobre o uso das ferramentas no ensino de jornalismo. In: AMARAL, Adriana, RECUERO, Raquel, MONTARDO, Sandar (orgs.). Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web. In: MACHADO, Elias e PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Edições GJOL; Calandra, 2003.