Barquinha Viva 16

24
INFO MAIL Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha Ano VI | # 16 | Dez 05 | Distribuição Gratuita APOSTA NA EDUCAÇÃO Boas Festas! INGLÊS NO 1.º CICLO | ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES LIVROS E REFEIÇÕES | NOVOS EQUIPAMENTOS CENTRO DE NEGÓCIOS ATRAI EMPRESAS OS NOVOS ELEITOS

description

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 16, de Dezembro de 2005.

Transcript of Barquinha Viva 16

Page 1: Barquinha Viva 16

INFO MAIL

Publicação do Município de Vila Nova da BarquinhaAno VI | # 16 | Dez 05 | Distribuição Gratuita

aposta na

educação

Boas Festas!

INGLês NO 1.º cIcLO | ActIVIDADes extrA-currIcuLAresLIVrOs e reFeIções | NOVOs equIPAMeNtOs

centro de negócios atrai empresas

os novos eleitos

Page 2: Barquinha Viva 16

p_2

Ficha técnica

directorMiguel Pombeiro, Presidente da câmara

redacção, FotograFia e paginaçãoPérsio Basso

Gabinete de Informação e relações Públicas email: [email protected]

colaboraram neste número: carlos Vicente, Lurdes Gil

propriedadeMunicípio de Vila Nova da Barquinha

Praça da república2260-411 Vila Nova da Barquinha

tel.: 249 720350 Fax: 249 720368

internetwww.cm-vnbarquinha.pt/revista

tiragem4000 ex.

impressãoA Persistente

depósito legal n.º 181747/02

4 > aposta na educaçãoAulas de Inglês desde o 1.º ano do primeiro ciclo do ensino básico, prolongamento de horários, mais e melhores equipamentos. Veja o que está a mudar nas nossas escolas.

8 > os novos autarcasconheça os recém eleitos para os órgãos autárquicos. saiba quem são e quais as suas áreas de actuação.

11 17

104

8

p_2

sumário

11 > melhores inFra-estruturas Fluviaisestá em construção um cais para embarcações de recreio, junto ao castelo de Almourol. em breve será mais seguro visitar um dos monumentos mais concorridos do país.

17 > conviver entre amigosem Outubro realizou-se mais um convívio sénior. A festa anual dos idosos do concelho juntou mais de 500 pessoas num convívio bastante animado.

10 > concelho atrai empresas seis empresas e 300 postos de trabalho são os primeiros números do centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha. um espaço que não pára de atrair investidores.

Page 3: Barquinha Viva 16

3p_

Por Miguel Pombeiro, Presidente da câmara [email protected]

editorial

"Ambicionamos executar um projecto educativo global que transforme as nossas escolas e jardins-de-infância em locais de excelência, em espaços modernos adaptados às novas tecnologias com novas valências, novos equipamentos e novas infra-estruturas."

Ao iniciar este novo mandato, na sequência das eleições de 9 de Outubro, as quais expressaram de forma inequívoca a confiança no actual rumo do concelho, aproveito o primeiro Editorial pós eleições justamente para relembrar aquele que foi um dos principais compromissos eleitorais do novo executivo: ambicionamos executar um projecto educativo global que transforme as nossas escolas e jardins-de-infância em locais de excelência, em espaços modernos adaptados às novas tecnologias com novas valências, novos equipamentos e novas infra-estruturas.A Educação já é uma prioridade da nossa acção, tal como transparece neste Boletim Municipal onde damos conta de um conjunto de medidas tomadas no início deste ano lectivo e que traduzem um esforço significativo da Autarquia: o ensino do Inglês está a ser dado não apenas aos meninos dos 3º e 4º anos, mas desde logo na ainda assim conhecida 1ª e 2ª classe da escola primária; os prolongamentos de horário são uma realidade em todo o concelho até às 17h30 em parceria com as associações de pais e os agrupamentos escolares, dando à escola do 1º ciclo ou escola primária novos conteúdos dos quais a Dança, Educação Musical, Expressão Dramática, Expressão Plástica, Educação Física, Natação ou Tecnologias da Informação e Comunicação são alguns dos exemplos; os apoios em sede de acção social escolar foram fortemente intensificados; o investimento em novos equipamentos, mobiliário e material didáctico tem também sido uma realidade.Trata-se apenas do início de um grande percurso que há por percorrer e que nos próximos anos necessariamente passará pelo reordenamento da rede escolar, pela melhoria dos edifícios e recintos escolares, por novos conteúdos escolares, num projecto que terá de envolver todos os agentes activos da educação (administração central, autarquias, agrupamentos escolares, professores e educadores, pais e alunos).

Aproveito a oportunidade para desejar a todos um Santo Natal, Boas Festas e um ano de 2006 cheio de realizações e de saúde.

Page 4: Barquinha Viva 16

p_4

destaque

inglês no primeiro ano do 1.º ciclo

É uma das medidas do actual Governo em matéria de Educação – o Programa de Generalização do Ensino de Inglês nos 3.º e 4.º anos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico – a partir do presente ano lectivo.O Município de Vila Nova da Barquinha está a aplicar esta medida, assegurando o ensino da disciplina de Inglês logo a partir do 1.º ano do ensino básico. Na sequência do despacho da Ministra da

Educação datado de 24 de Junho de 2005, a Câmara Municipal estabeleceu parcerias com os Agrupamentos de Escolas de Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo para aderir ao referido programa. Para o efeito, o Município e os referidos estabelecimentos de ensino celebraram um protocolo, no

dia 28 de Julho, com o objectivo de assegurar uma actuação coordenada de acompanhamento deste projecto.Desde o passado dia 17 de Outubro, cerca de 250 alunos das escolas do 1.º Ciclo do concelho de Vila Nova da Barquinha estão a aprender a língua mais falada em todo o mundo. Uma

educação musical, atalaia (alunos do 1.º ano)

inglês, moita do norte (alunos do 1.º e 2.º anos)

câmara Municipal investe na educação

preparar o futuro

Page 5: Barquinha Viva 16

5p_

destaque

medida considerada essencial para a construção de uma consciência plurilingue e pluricultural.Este programa é apoiado financeiramente pelo Minis-tério da Educação no caso dos 3.º e 4.º anos, assumindo o município a totalidade dos custos com o ensino da língua inglesa no 1.º e 2.º anos, ou seja, cerca de 10.000 euros para o ano lectivo 2005/2006.

natação, cardal (alunos do 2.º ano)

dança, Barquinha e tancos (alunos do 3.º ano)

Para os alunos, é uma oferta educativa extra-curricular gratuita, desenvolvendo-se ao longo do ano lectivo com uma duração semanal correspondente a um tempo e meio lectivo (135 min.) para os 3.º e 4.º anos, e 90 min. para os 1.º e 2.º anos.

prolongamento de horários

Na sequência das profundas alterações que foram introduzidas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o alargamento dos horários das escolas, a Câmara Municipal, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas e as Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho, estão a assegurar, desde 17 de Outubro, o prolongamento de horários nas escolas, entre as 15h30 e as 17h30, de segunda a sexta-feira.O referido prolongamento consiste em proporcionar aos alunos o desenvolvimento de actividades de animação ou outras actividades extra-curriculares, como a Dança, Educação Musical, Expressão Dramática, Expressão Plástica, Educação Física, Natação ou Tecnologias da Informação e Comunicação. Com este propósito, Autarquia e Associações de Pais celebraram, em Outubro, protocolos que visam garantir estas actividades, assim como o fornecimento de refeições nas escolas. Nos acordos que vigoram durante o ano lectivo de 2005/06, as entidades envolvidas comprometem-se a assegurar uma actuação coordenada

Page 6: Barquinha Viva 16

p_6

destaque

de acompanhamento de toda a acção.Esta medida significa um elevado investimento por parte da autarquia, que para assegurar estas actividades irá gastar cerca de 30.000 euros no ano lectivo em curso.

livros e refeições

O Município de Vila Nova da Barquinha está também a comparticipar no apoio às crianças da educação pré-escolar e aos alunos do ensino básico,

tecnologias de informação, Barquinha e tancos (alunos do 3.º ano)

educação Física, cardal (alunos do 3.º e 4.º anos)

no domínio da Acção Social Escolar, de acordo com as suas atribuições definidas por lei. No passado dia 28 de Outubro foi aprovado por unanimidade em reunião camarária o Programa de Acção Social Escolar, que regulamenta a atribuição de subsídios de estudo aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, para refeições e material escolar. Este programa representa um investimento de cerca de 37.000 euros para o presente ano lectivo.ac

tivid

ades

ext

ra-c

urric

ular

esm

ais

mat

eria

l did

áctic

o

Page 7: Barquinha Viva 16

7p_

destaque

novos equipamentos didácticos

animação cultural, limeiras e praia do ribatejo (alunos do 3.º e 4.º anos)

expressão plástica, cardal (alunos do 1.º ano)

novos equipamentos

Assumindo a Educação como uma prioridade, o Município de Vila Nova da Barquinha está a fazer um investimento bastante avultado nesta área, também a nível de mobiliário e material didáctico para as escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância do concelho. Em Outubro, estes estabelecimentos de ensino foram apetrechados com equipamentos com custos de cerca de 10.000 euros, valor suportado na sua totalidade pela Câmara Municipal. Entretanto, os serviços da autarquia iniciaram já um novo levantamento

das necessidades para o ano lectivo em curso, prevendo-se que em Janeiro de 2006 seja aberto novo concurso público para aquisição de mobiliário e material didáctico. Em paralelo, o Município prepara-se para instalar um computador em cada Jardim-de-Infância, assim como respectivo software didáctico. Esta medida surge na sequência de uma candidatura do Município ao Programa de Apetrechamento Informático das Escolas do Ensino Pré-escolar, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC). O financiamento destes equipamentos será de 65% pelo POSI, sendo o remanescente suportado pela Câmara Municipal.

Page 8: Barquinha Viva 16

p_8

autarquia

Instalação dos Órgãos Autárquicos

câmara e assembleia tomam posseO novo executivo do Município de Vila Nova da Barquinha tomou posse no passado dia 26 de Outubro, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Perante uma plateia com representantes das mais variadas entidades do concelho e dezenas munícipes, Vítor Miguel Martins Arnaut Pombeiro (PS) tomou posse como Presidente da Câmara Municipal, assumindo o lugar de Vereadores Manuel Maria Honório (PS), Rui Constantino Martins (PS), Rosa Maria Claudino Fernandes Garrett (PS) e Paulo Alexandre Cunha Tavares (PSD).No mesmo dia, foi instalada a Assembleia Municipal, com a tomada de posse dos seus 20 elementos, entre os quais os cinco Presidentes das Juntas de Freguesia: Nuno Filipe da Fonseca Gameiro (PS) – Atalaia, Fernando Marques Aparício (PS) – Moita do Norte, Aníbal Júlio Rodrigues (PS) – Praia do Ribatejo, Manuel Maria Pequito Cardoso (PS) – Tancos, e Cleide Maria Cachado Núncio Santos (PS) – Vila Nova da Barquinha.

O Partido Socialista é a força partidária que detém a maioria na Assembleia Municipal, com 9 deputados eleitos, seguido pelo PSD (4) e CDU (2).

Após a instalação dos órgãos autárquicos, realizou-se a primeira sessão da Assembleia Municipal do presente mandato, tendo sido realizada a votação para a eleição dos cargos de Presidente – Rui Monteiro Picciochi (PS), 1.º Secretário – João Manuel Alves Gralha (PS) e 2.º Secretário – Paulo Fernando da Graça Constantino (PS). Ana Rita Lopes Inácio (PS), Emmanuel José Amaral (PS), José Maria Chambel Esteves (PS), Michéle Guyard Miranda (PS), Inocêncio Rodrigues Cruz (PS), Benjamim dos Santos Abalada Reis (PS), Vitor Dias da Silva (PSD), Eduardo Cristóvão Gil de Oliveira (PSD), Maria do Rosário Lourenço Marques Correia (PSD), Valter Augusto Peres Caldeira (PSD), Carlos Miguel Timóteo Pires (CDU) e João Filipe da Silva Ricardo (CDU) são os restantes deputados municipais.Num total de 6533 eleitores inscritos, 61% foi às urnas no dia 9 de Outubro. Dos 3998 votantes, 57,58% votaram no Partido Socialista (2302 votos), ou seja, esta força obteve uma maioria absoluta. O Partido Social-Democrata foi a escolha de 994 eleitores (24,86%), ficando a coligação CDU com 433 votos (10,83%) e o CDS-PP com 91 (2,28%). Relativamente aos resultados obtidos nas Eleições Autárquicas de 2001, PS e PSD mantiveram as suas posições em termos de lugares no executivo. A CDU registou uma subida na sua votação, conquistando mais um lugar na Assembleia Municipal.

miguel pombeiro toma posse para o terceiro mandato como presidente da câmara municipal

rui p

icci

ochi

foi r

eele

ito p

ara

o ca

rgo

de p

resi

dent

e da

ass

embl

eia

mun

icip

al

Page 9: Barquinha Viva 16

9p_

autarquia

Câmara Municipal • Pelouros

Presidente - Vítor Miguel Martins Arnaut Pombeiro (PS)• Educação • Ambiente • Planeamento e Promoção do Desenvolvimento

Vereador - Manuel Maria Ferreira Honório (PS)• Obras Municipais • Oficinas Municipais • Coordenação da Fiscalização Municipal e Contra-

ordenações • Gestão do Cemitério Municipal • Protecção Civil • Jardins e Zonas Verdes • Freguesias • Toponímia, Sinalética e Trânsito • Resíduos Sólidos, Higiene e Salubridade • Águas e Saneamento • Rede Viária e Iluminação Pública • Gestão e Administração das Águas • Defesa da Floresta e Comissão Cinegética

Vereador - Rui Constantino Martins (PS)• Cultura e Desporto • Projecto Barquinha Digital • Habitação e Gestão do Programa Prohabita • Acção Social Escolar, Serviços de apoio à família e

Transportes escolares • Acção Social • Arquivo Municipal • Turismo • Movimento Associativo • Gestão das Piscinas Municipais

Vereador - Rosa Maria Claudino Fernandes Garrett (PS)• Juventude e Tempos livres • Saúde

Vereador - Paulo Alexandre da Cunha Tavares (PSD)• Sem pelouro específico atribuído

os quatro vereadores eleitos: manuel honório, rosa garrett, rui constantino martins e paulo tavares

cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos

Page 10: Barquinha Viva 16

p_10

desenvolvimento

Após a primeira pré-selecção de empresas, que decorreu durante o mês de Julho, o Município de Vila Nova da Barquinha aprovou a atribuição de lotes para a instalação das primeiras 6 empresas no Centro de Negócios do concelho. A medida foi deliberada na reunião de Câmara do passado dia 28 de Setembro.Das 6 empresas, 5 estão em actividade e algumas contam já com mais de 30 anos de existência. Apenas uma foi agora criada, por investidores com uma enorme experiência na área empresarial. Trata-se de um laboratório de análises, com uma forte componente de investigação e formação, pretendendo estabelecer convénios com empresas multinacionais e Universidades. Está em aberto a possibilidade de atrair a este concelho quadros técnicos superiores altamente qualificados.É também motivo de satisfação para o município, o facto de 2 das empresas do concelho poderem participar nesta fase de arranque do Centro de Negócios. As restantes 4 vão mudar a sua sede social para o concelho de Vila Nova da Barquinha.Foram atribuídos 8 lotes, que correspondem a uma área de cerca de 30.000 m2. São mais de 300 postos de trabalho que se prevê ali estabelecerem, com um volume global de investimento superior a 3.300.000 €.Existem mais empresas pré-seleccionadas, algumas na área fabril, mas os seus processos ainda estão por concluir. Prevê-se que muito em breve esses processos possam ser encerrados e aprovados pela Câmara Municipal, permitindo às empresas em causa iniciar o seu processo de instalação no Centro de Negócios.Dadas as várias dezenas de candidaturas em poder da autarquia, todas elas já analisadas, nos próximos meses serão pré-seleccionadas mais empresas e iniciados os contactos com os empresários.

300 postos de trabalho previstos na 1.ª fase

centro de negócios aprova as primeiras empresas

Entretanto, a Câmara Municipal continua o processo de apresentação e prestação de esclarecimentos às empresas interessadas, e que têm sido várias dezenas, para além de continuar a receber candidaturas.Com a participação na Fersant 2005, que decorreu de 29 de Setembro a 9 de Outubro, no Pavilhão de Exposições da Nersant, em Torres Novas, o Município iniciou uma segunda fase no processo de promoção do Centro de Negócios - a procura de investimentos atractivos. Uma nova etapa na divulgação do empreendimento, cuja estratégia está a ser traçada.

Para um Concelho cuja área empresarial era diminuta, este é um momento de viragem e cujo impacto no desenvolvimento económico e social é determinante.

Entretanto, foi já consignada a Construção do Edifício da Portaria do Centro de Negócios, que servirá para realizar o controlo das entradas e saídas do mesmo.

o presidente da câmara municipal, miguel pombeiro, aproveitou a presença na Fersant, em torres novas, para conversar com empresários

paulo Fonseca, governador civil do distrito de santarém e José eduardo carvalho, presidente do nersant, visitaram o stand do centro de negócios

Page 11: Barquinha Viva 16

11p_

parque almourol

Município melhora infra-estruturas fluviais

cais do almourol em construçãoAs obras de construção e remodelação das infra-estruturas fluviais do Castelo de Almourol arrancaram no mês de Setembro. Um dos monumentos mais visitados do distrito de Santarém, o ex-líbris do concelho de Vila Nova da Barquinha vai finalmente poder receber os milhares de turistas em condições de conforto e segurança. A intervenção, inserida no Projecto Intermunicipal Parque Almourol, prevê a construção de dois cais de atracção junto ao Castelo de Almourol. Um no lado sul da Ilha de Almourol e outro na margem norte do rio Tejo, cuja construção se encontra em fase bastante avançada. Estas novas infra-estruturas fluviais irão permitir o estacionamento de embarcações de turismo, que diariamente transportam os imensos visitantes do monumento nacional. A antiga rampa varadouro existente na margem norte do rio foi já alvo de uma remodelação, pois não satisfazia os requisitos mínimos em termos funcionais. A nova rampa irá permitir a atracagem de embarcações de recreio, como por exemplo as canoas que frequentemente navegam no rio em descidas e passeios turísticos. Para o financiamento desta obra o Município de Vila Nova da Barquinha celebrou um contrato-programa de cooperação técnica e financeira com o Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT). Na sequência deste acordo, o projecto Cais da Ilha do Almourol e Reconstrução de Rampa Varadouro será abrangido pela comparticipação máxima do Fundo Estrutural de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 45 %, sendo 25% comparticipados pelo Governo. A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha assegurará a cobertura financeira do remanescente do custo total das obras.

centro Náutico da Barquinha

edifício de apoio avançaAs obras de construção do edifício de apoio ao Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha, na Rua da Barca, junto ao Parque Ribeirinho, avançam a bom ritmo. Os trabalhos iniciaram-se em Junho e deverão estar concluídos em meados de 2006. Com esta obra ficará completo o Centro Náutico, uma importante infra-estrutura de apoio aos desportos náuticos, com grande tradição no concelho. Trata-se de mais uma intervenção do projecto intermunicipal Parque Almourol, traduzindo-se num investimento de cerca de 700.000 euros.

Page 12: Barquinha Viva 16

p_12

reabilitação urbana

MuNIcíPIO suBstItuI sIsteMA De ILuMINAçãO

Moita do Norte Mais seguraO Município de Vila Nova da Barquinha substituiu o sistema de iluminação em grande parte da freguesia de Moita do Norte. Zona de Expansão, Barreira Vermelha e zona norte do Cardal foram as áreas abrangidas por esta intervenção, que se realizou nos meses de Julho e Agosto. Trata-se de um investimento de cerca de 30.000 euros, financiado em 50% pelo Município, sendo o restante suportado pela EDP.

As novas luminárias, mais potentes, oferecem mais segurança aos moradores, assim como aos seus bens.

A substituição da iluminação abrangeu os seguintes arruamentos: Rua de Santo António, Rua 10 de Junho, Rua do Tojal, Rua 5 de Outubro, Rua dos Cavaleiros, Rua Detrás da Hortas, Rua da Esperança, Rua da Paz, Rua D’Além, Travessa do Ribeiro das Portas, Rua do Ribeiro das Portas, Rua Moínho de Vento, Rua Alfredo Farinha, Rua Miratejo, Rua Jardim Escola, Rua do Outeiro, Rua dos Cravos, Rua Maria Maia, Rua Norton de Matos, Rua Luís de Camões, Rua S. João de Deus, Rua D. Fernando, Rua D. Afonso Henriques e Rua S. Luís. Esta medida pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Mais iluMiNação Na atalaiaNo dia 22 de Setembro foi assinado o contrato para realização da obra de Iluminação Pública em Atalaia. Trata-se de uma obra referente ao fornecimento e colocação de candeeiros ao longo da EN110, desde o cruzamento com a Rua de S. Luís até à Igreja Matriz.

Novos seNtidos eM taNcosA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha alterou a circulação do trânsito automóvel na zona baixa de Tancos. Deliberada em reunião camarária no dia 14 de Setembro, esta medida foi concretizada em Novembro com a colocação da respectiva sinalética.

Page 13: Barquinha Viva 16

13p_

reabilitação urbana

Novos paviMeNtos No cardalProsseguindo um dos eixos da sua actuação – a Reabilitação Urbana – o Município de Vila Nova da Barquinha executou no final do mês de Setembro a pavimentação das Ruas de S. Miguel, Maria Maia, dos Cravos e Norton de Matos, em Cardal, Moita do Norte. A obra foi executada pela empresa João Salvador, Lda.

Page 14: Barquinha Viva 16

p_14

reabilitação urbana

MelhoraMeNtos eM liMeirasA Câmara Municipal está a realizar obras de melhoramento junto ao abrigo de passageiros da localidade de Limeiras, freguesia de Praia do Ribatejo. No local foi colocada nova iluminação, estando a decorrer os trabalhos de ajardinamento do local.

MaisseguraNça eM MadeirasAtravessar as passadeiras em Madeiras, Praia do Ribatejo, pode ser feito com maior segurança, desde o mês de Novembro. O Município de Vila Nova da Barquinha renovou a pintura destas passagens para peões em toda a localidade, tornando-as mais visíveis, mais seguras.

Page 15: Barquinha Viva 16

15p_

reabilitação urbana

Novos paviMeNtosNa praia do ribatejo

A grande maioria das ruas a norte da linha de caminhos-de-ferro, na Praia do Ribatejo, foi alvo de melhorias. Novo pavimento, remodelação da rede de águas e colocação de passeios foram os trabalhos desta empreitada que terminou no mês de Setembro. Chegaram ao fim as obras de Reabilitação Urbana da Praia do Ribatejo, intervenção que também contemplou o depósito elevado de águas, com a reparação de toda a estrutura no interior e exterior e pintura de paredes. Em simultâneo, o Município de Vila Nova da Barquinha procedeu à substituição do sistema de iluminação pública.

Page 16: Barquinha Viva 16

p_16

apontamentos

escola de Natação inicia aulasNo seu 7.º ano de funcionamento, a Escola Municipal de Natação de Vila Nova da Barquinha iniciou as suas actividades no dia 3 de Outubro.Com mais de 1000 praticantes, a escola continua a oferecer aos seus utentes várias actividades de prática aquática: Bebés; Primeira Infância; Crianças e Jovens; Ensino e melhoria da condição física em adultos; e também a Hidroginástica. A Piscina Municipal encontra-se situada na Freguesia de Moita do Norte, podendo ser prestado qualquer esclarecimento através do telefone 249 720360 ou pelo fax 249 720358.

mestrado na BarquinhaEstá a decorrer no Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo, em Vila Nova da Barquinha, a 2ª edição do Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza.Sob a responsabilidade científica da Universidade do Algarve e da Universidade dos Açores, sendo organizado pelo Departamento de Gestão do Território, do Instituto Politécnico de Tomar, decorre semanalmente, às sextas e sábados.Este mestrado complementa a formação de licenciados (engenheiros florestais, engenheiros de recursos naturais, agrónomos e engenheiros agrícolas, biólogos, planeadores, economistas, entre outros) e visa preparar os formandos para a abordagem de problemas de gestão e conservação da natureza dando resposta à necessidade crescente de recursos humanos neste domínio. O curso é dirigido aos titulares de uma Licenciatura nas áreas de Biologia, Ciências Agrárias, Arquitectura Paisagista, Ambiente, Ciências da Terra, Planeamento Regional e Urbano ou em áreas afins.

pedro e inês no almourolAs filmagens da série “Pedro e Inês”, actualmente em exibição à sexta-feira à noite na RTP 1, passaram pelo concelho de Vila Nova da Barquinha. As gravações realizaram-se no dia 18 de Novembro e tiveram como cenário o Castelo de Almourol e as margens do rio Tejo.Baseada na num dos episódios mais apaixonantes da história de Portugal, o romance impossível entre D. Pedro e Inês de Castro, esta série de ficção histórica foi escrita por Francisco Moita Flores em 13 episódios e produzida pela Antinomia para a RTP, por ocasião do 650.º aniversário da morte de Inês de Castro.Com realização de João Cayate, esta série é protagonizada por Pedro Laginha, Ana Moreira, Nicolau Breyner, Ana Bustorff e Leonor Seixas, entre outros.

ana moreira e pedro laginha, os actores que dão vida às personagens inês de castro e d. pedro, nos bastidores das filmagens junto ao castelo de almourol

Page 17: Barquinha Viva 16

17p_

acção social

convívio sénior 2005

centenas de idosos em confraternizaçãoCerca de 530 idosos participaram, no passado dia 16 de Outubro, em mais um edição do Convívio Sénior. A iniciativa do Município de Vila Nova da Barquinha reúne anualmente, no início de Outubro, centenas de idosos do concelho num almoço de confraternização. O restaurante Quinta da Ponte da Pedra foi mais uma vez o local escolhido para realizar este encontro entre munícipes com mais de 65 anos. O acontecimento acaba por ser um ponto de encontro, onde se revêem velhas amizades, se convive ou simplesmente, se põe a conversa em dia. Este ano, a fadista Marta Ramalho e a jovem cantora Joana Santos fizeram as delícias dos mais velhos. O programa de animação terminou com chave de ouro, com um breve apontamento teatral por João Caetano.

12 Fogos na Praia do ribatejo

habitação social avançaA Cooperativa “Nova União” – Cooperativa de Habitação e Construção CRL deverá iniciar em breve a construção de 12 fogos de habitação na freguesia de Praia do Ribatejo, na sequência de um protocolo estabelecido com o Município de Vila Nova da Barquinha.

Este acordo irá permitir a criação de habitação numa zona do concelho de Vila Nova da Barquinha onde a iniciativa privada não dá resposta às necessidades da população.

Os 12 fogos serão edificados em dois lotes de terreno propriedade do município, destinados à construção de habitação a custos controlados. Inicialmente celebrado em Maio de 2003, o acordo entre a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e a Cooperativa Nova União – Cooperativa de Habitação e Construção CRL foi confirmado em 2005, com a celebração de novo protocolo, mantendo os pressupostos do primeiro documento.

Page 18: Barquinha Viva 16

p_18

cultura

Feira d’ÉpocaCastanhas, nozes e romãs foram alguns produtos comercializados na primeira edição da Feira d’ Época, que se realizou no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, nos dias 19 e 20 de Novembro. A iniciativa da Câmara Municipal pretende promover os “produtos da terra” de Vila Nova da Barquinha, como por exemplo os Bolos de Noz, uma especialidade do concelho. A Feira d'Época contou com a animação do acordeonista Manuel Costa, um concerto do músico e cantor Dominique Ventura, e ainda do Grupo Barquinha Saudosa.

com o outono chegam também os tradicionais vendedores de castanhas

Bolos de noz, uma especialidade de vila nova

da Barquinha

Page 19: Barquinha Viva 16

19p_

cultura

Gastronomia

azeite à mesa nos restaurantesA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha está a promover, pelo 5.º ano consecutivo, a Prova do Azeite. Esta mostra gastronómica decorre até ao dia 18 de Dezembro, em 12 restaurantes do concelho.

Durante um mês, os apreciadores da gastronomia tradicional poderão saborear várias iguarias que têm como denominador comum a utilização do azeite na sua confecção.

A iniciativa da Câmara Municipal tem como objectivo a divulgação do azeite, produto cuja utilização na cozinha portuguesa é já um hábito de longa data, e que tem vasta tradição de produção e comercialização no concelho de Vila Nova da Barquinha.A existência de mais de duas dezenas de lagares de azeite no século passado – anos 40 – num concelho pequeno como Vila Nova da Barquinha, comprova a secular tradição da produção deste produto de características mediterrânicas. Azeite produzido a partir dos olivais de Vila Nova da Barquinha era exportado para o Brasil e países africanos. É por isso importante conservar na nossa memória colectiva uma importante actividade económica na história deste concelho ribeirinho, que em tempos já foi um generoso olival.Para preservar a memória desta tradição, nada como dar uso ao azeite, à nossa mesa. Surgiu assim a Prova do Azeite. Uma mostra gastronómica que irá manter viva a tradição do concelho, homenageando em simultâneo as gentes que se dedicaram à produção do sumo da azeitona.

restaurantes aderentesAlmourol (Tancos) 249 720100

A Barca (Barquinha) 249 711326A Palmeira (Barquinha) 249 711513

Ikarus (Barquinha) 249 711696 O Chico (Praia do Ribatejo) 249 733224

O Trindade (Moita do Norte) 249 712060Platina (Moita do Norte) 249 710141

Ramos (Madeiras) 249 733023Recanto (Barquinha) 249 711733Soltejo (Barquinha) 249 720150

Stop (Atalaia) 249 710691Tasquinha da Adélia (Barquinha) 249 711792

polvo à lagareiro é um dos pratos que podem ser apreciados durante a prova do azeite

Page 20: Barquinha Viva 16

p_20

cultura

aldeias em FestaTancos e Arripiado foram palco de mais uma edição da Festa do Rio e das Aldeias, de 13 a 15 de Agosto. Separadas pelas águas do rio, mas ligadas pela amizade, as duas terras uniram esforços mais uma vez para realizar um evento único na região. Táxis fluviais, passeios ao Castelo de Almourol, gastronomia, desporto, música, e as tradicionais festas religiosas fizeram as delícias dos milhares de visitantes que passaram pelas duas aldeias ribeirinhas.A Festa do Rio e das Aldeias foi uma organização conjunta das Freguesias de Tancos e Carregueira, e dos Municípios de Vila Nova da Barquinha e da Chamusca.

verão com animaçãono parqueInaugurado no dia 2 de Julho, o Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, um dos maiores espaços de lazer da região, proporcionou aos seus visitantes vários eventos de animação durante os meses de Verão. Teatro, música, cinema, palhaços, desporto, animação de rua e ateliês fizeram parte de um vasto programa que deu vida ao parque ribeirinho. O Município de Vila Nova da Barquinha pretende continuar a dinamizar em 2006 este espaço que já conquistou o concelho e a região.

galeria mostra arteA Galeria de Arte do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha teve patente ao público, de 8 a 30 de Outubro, a exposição “Mais Cinco”. Pintura, escultura e poesia estiveram de mãos dadas nesta mostra, com esculturas de Carlos Mendes, quadros de José Narciso, Luís Ferreira e Vítor Alves e poemas de Armanda Ferreira. Entre 5 e 27 de Novembro, a Galeria acolheu uma exposição biobibliográfica dedicada a David Mourão-Ferreira. Organizada em torno de vários núcleos temáticos - as Referências (Momentos relevantes da vida que se entrecruzam com comentários e referências do próprio autor), Reminiscências (Constelação de lugares e viagens que iluminam a escrita, e Constelação de autores constitutivos da sua família literária) e Recorrências (Temas e nós recorrentes da obra: mar, memória, mulher...) - esta exposição trouxe-nos a vida e obra de um grandes escritores portugueses.

Page 21: Barquinha Viva 16

21p_

cultura

Falar dos medos“Sótãos e outros medos” foi o tema do Ateliê de Leitura realizado no passado dia 26 de Novembro, na Biblioteca Infanto-Juvenil de Vila Nova da Barquinha. Destinada a crianças dos 9 aos 12 anos, esta acção basea-se no livro de Sérgio Godinho “Pequeno Livro dos Medos”.Os mais pequenos conversaram acerca dos seus medos, numa iniciativa concebida e realizada pelo Grupo do Sótão.

o prazer da leitura“Como incentivar nas crianças o gosto pela leitura” foi o tema da acção de formação que se realizou no dia 10 de Outubro, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. A iniciativa, que tinha como público-alvo professores do 1.º e 2.º ciclos, educadores de infância, bibliotecários, animadores sócio-culturais, pais e encarregados de educação, foi concebida e realizada por José Manuel Cruchinho.Incentivar nos jovens o prazer da leitura, demonstrando as múltiplas estratégias de motivação para formar os jovens leitores foi o principal objectivo desta acção que contou com cerca de 30 participantes.

como fazer barbas e bigodesDois profissionais da caracterização estiveram no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha no passado dia 22 de Outubro, onde realizaram um Workshop para actores, bailarinos e performers do concelho. Promovida pela Câmara Municipal, esta acção foi dirigida aos grupos de teatro da Escola D. Maria II, Bombeiros Voluntários da Barquinha e Clube União de Recreios de Moita do Norte.Maquilhagem, envelhecimento e aplicação de postiços (barbas, bigodes, etc.) foram algumas das técnicas mostradas.

Page 22: Barquinha Viva 16

p_22

ise vive fora do concelho e deseja receber gratuitamente na sua caixa de correio a revista municipal Barquinha Viva, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para:

município de vila nova da Barquinhagab. informação e relações públicaspraça da república2260 - 411 vila nova da Barquinha Fax: 249 720358

Nome .................................................................................

..........................................................................................

Morada ..............................................................................

..........................................................................................

.........................................................................................

e-mail ................................................................................

telemóvel ...........................................................................

câmara municipalPraça da república2260-411 Vila Nova da Barquinhatelefones Geral: 249 720350 Atendimento: 249 720372 serviço de Piquete: 96 6180545 Protecção civil: 249 720377 relações Públicas: 249 720373 serviço de Águas: 249 720357 tesouraria: 249 720361Fax: 249 720368email: [email protected]: www.cm-vnbarquinha.pt

atendimento públicoserviços municipaissegunda a sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00

miguel arnaut pombeiro, presidente da câmarasegundas-feiras: 14h30 - 17h00

maria de Fátima capela, chefe div. mun. urbanismosegundas-feiras: 14h30 - 17h00

Biblioteca| espaço internet > BarquinhaDias úteis: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00tel.: 249 720373

Biblioteca| espaço internet > praia do ribatejoterça a sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00tel.: 249 733069

galeria de arteDias Úteis: 14h00 - 17h30sábados: 15h00 - 18h00tel./Fax: 249 720358

piscina municipalDias úteis: 8h00 - 12h00 / 15h00 - 17h00sábados: 10h00 - 12h00tel.: 249 720360

comissão de protecção de crianças e Jovenscentro cultural de Vila Nova da BarquinhaLargo 1.º Dezembro2260-403 Vila Nova da Barquinhatel./Fax: 249 720358

telefones

Juntas de FreguesiaAtalaia: 249 710619Moita do Norte: 249 712099Praia do ribatejo: 249 733940tancos: 249 712094Vila Nova da Barquinha: 249 710705

serviços públicoscartório Notarial: 249 710814repartição de Finanças: 249 710226registo civil: 249 710433correios Barquinha: 249 720300correios Atalaia: 249 710619correios Praia do ribatejo: 249 733112

segurançaBombeiros Voluntários: 249 710629GNr: 249 710274

saúde / serviços sociaiscentro saúde Barquinha: 249 720900/10/20extensão de Praia do ribatejo: 249 733666extensão de Limeiras: 249 733885Posto Médico de Atalaia: 249 710547Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469segurança social: 249 710450

FarmáciasAtalaia: 249 710695Praia do ribatejo: 249 733328

Vila Nova da Barquinha: 249 710493

ensinoesc. eB 2,3 sec. D. Maria II: 249 720220esc. eB 2,3 Praia do ribatejo: 249 733048

escolas 1.º cicloAtalaia: 249 711777cardal: 249 711811Limeiras: 249 733091Moita do Norte: 249 711800Praia do ribatejo: 249 733092tancos: 249 711754Barquinha: 249 710519

informações úteis

Page 23: Barquinha Viva 16

23p_

agenda cultural

sms municipalreceba no seu telemóvel informações sobre eventos culturais e desportivos, notícias e informações úteis sobre alterações no trânsito, cortes no abastecimento de água ou luz, ou alterações no funcionamento dos serviços municipais.

envie um sMs para o número 965 064 238, com a palavra ADerIr*. Para cancelar este serviço, basta enviar um sMs para o mesmo número, com a palavra cANceLAr*. O serviço é gratuito. só terá de despender o custo de adesão ou de cancelamento.

*(custo normal de envio de sMs para a rede tMN, de acordo com cada tarifário)

ciclos de cinema17 Dez_21h30Auditório do Centro Cultural

Exibição de duas curtas-metragens produzidas pelo Cine-clube de Torres Novas, com a presença de actores e elementos da equipa técnica.

“carta ao ópio”É um filme que nos leva a viajar pela vida de uma jovem, que poderia ser na verdade a de qualquer um de nós, espectadores.É um filme que nos dá uma nova perspectiva sobre a verdade e a mentira. Sobre a vida e a morte. E acima de tudo, que nos elucida acerca do certo e do errado. “Carta ao Ópio” em breves palavras, é um quadro vivo, de sensações.

“dilema de heimlich”José Júlio é uma pessoa manipuladora, desagradável e irascível. Além de proprietário de um estabelecimento de repasto onde trabalha toda a sua família, é um fervoroso adepto de futebol. O seu afilhado, Valdemar, é jogador de futebol e também namorado da filha, Isabel Júlia. Valdemar, no entanto, decide abandonar a prática desportiva e tentar a sua sorte no meio musical, o que causa enorme desagrado a José Júlio.A turbulência causada por aquela decisão provoca um conflito familiar que culmina com a morte inesperada de José Júlio, devido a engasgamento.

eXposiçãoPintura “Preliminares.com”10 a 30 DezGaleria de Arte do Centro Cultural Os preliminares da paz surgem num tempo em que de tudo se fala, menos do que se prepara tão cuidadosamente no Universo; urge catalizar esforços para cuidar temores... Percursos de memória num lugar de história.com Arlete Gouveia, Sara Albino, Manuel Correia e Salomé Soares

os amigos das artesO ateliê de pintura residente no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha recomeçou em Outubro. Criado no ano 2000, com 16 participantes pouco experientes, o ateliê depressa cresceu e conta actualmente com cerca de 40 elementos. Promovido pela Câmara Municipal na Galeria de Arte do Centro Cultural, o ateliê realiza-se entre Outubro e Junho, à quarta e quinta-feira, das 18 às 22 horas. Na última quarta-feira de cada mês, o ateliê abre as suas portas ao convívio com o público, permitindo que se conheça o trabalho dos “pintores”. Ao longo de cinco anos, os alunos passaram por diversas fases da componente artística e pictórica, desde a aprendizagem da captação da forma ao conceito estético da obra de arte. Este grupo de artistas e amigos realiza uma exposição anual, onde podem ser apreciados os seus trabalhos.

Page 24: Barquinha Viva 16

seja um dono exemplar. o seu amigo de quatro patas agradece.

Os animais deverão estar sempre acompanhados dos donos e ser conduzidos à trela.

Os donos devem passear os seus cães diariamente. se o fizerem na rua devem munir-se um saco de plástico para limpar as fezes do cão.

Deixar os passeios e jardins sujos é proibido e perigoso para a saúde das pessoas e animais e uma demonstração de enorme falta de civismo.

As crianças devem brincar em zonas livres de perigos, não deixe os seus cães ir para jardins frequentados por crianças.

a responsabilidade de ter um cãoResponsabilidades legais de detentores de cães