Caderno de Questões de Nível Médio

7

Transcript of Caderno de Questões de Nível Médio

Page 1: Caderno de Questões de Nível Médio
Page 2: Caderno de Questões de Nível Médio

CADERNO DE QUESTÕES – AGENTES UNIVERSITÁRIOS DE NÍV EL MÉDIO

INSTRUÇÕES

01- Aguarde autorização para abrir o caderno de questões.

02- A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais.

03- Nesta prova, há questões objetivas, com 4 (quatro) alternativas cada uma, indicadas com as letras A, B, C e D. As questões estão divididas conforme segue:

a) 25 questões de Português;

b) 15 questões de Matemática.

04- Ao receber a folha de respostas, examine-a e verifique se os dados nela impressos correspondem aos seus. Caso haja alguma irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal.

05- Transcreva para a folha de respostas o resultado que julgar correto em cada questão, preenchendo o círculo correspondente com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

06- Na folha de respostas, a marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão, rasuras e preenchimento além dos limites do círculo destinado para cada marcação anulam a questão.

07- Não haverá substituição da folha de respostas por erro de preenchimento.

08- Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não-cumprimento destas exigências implicará a eliminação do candidato deste Teste Seletivo.

09- Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique o Fiscal. Aguarde autorização para devolver, em separado, o caderno de provas e a folha de resposta s, devidamente assinados .

10- O tempo para o preenchimento da folha de respostas está contido na duração desta prova.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 HORAS

Page 3: Caderno de Questões de Nível Médio

Questões de Português – 1 a 25

Leia o texto com atenção.

Coitadinho, tão estressado 1. A Senhora Deborah Stipek se preocupa com o 2. stress dos seus alunos que tentam entrar em 3. universidades ___________. Poderiam ser mais 4. felizes e tão bem-sucedidos se fossem para outras 5. com menos nome. Corretamente interpretado, é 6. um comentário pertinente. Contudo, ela é diretora 7. do Departamento de Educação de Stanford e a 8. nota saiu como editorial na revista Science, ambos 9. prestigiadíssimos. Há o risco de ser mal 10. interpretada no Brasil, onde alguns festejam as 11. desculpas para a malandragem. Dito e feito, foi 12. isso que lemos na nossa ____________. 13. Entendamos o stress. Sentindo a ameaça de ser 14. comido por uma onça, o corpo reage, reajustando o 15. fornecimento de energia para cada órgão e 16. preparando-se para fuga ou a luta. Hoje há menos 17. perigos físicos, mas a reação é a mesma, diante 18. de uma ameaça, seja o medo de levar bomba na 19. escola ou perder a promoção. Porém, os caminhos 20. do stress são ___________ (além do que 21. poderíamos explicar aqui). Em primeiro lugar, o 22. que causa stress não é a ameaça em si, mas 23. nossa insegurança de lidar com ela. Pesquisas 24. mostraram baixo stress em advogados defendendo 25. causas difíceis, o qual virava alto stress diante do 26. trânsito engarrafado. Policiais de Los Angeles 27. tomam facas de criminosos, perseguem bêbados 28. na estrada e terminam o dia na delegacia fazendo 29. seu relatório. Surpresa! O stress só aparece na 30. delegacia, absolutamente segura. A lógica é 31. cristalina. O advogado passou anos se preparando 32. para lidar com o stress dos tribunais, mas não os 33. imponderáveis do trânsito. O mesmo ocorre com o 34. policial. Tomar facas é sua profissão. Escrever um 35. relatório que pode ser criticado por seus superiores 36. é terreno pantanoso. 37. Em segundo lugar, stress não é ______________ 38. uma coisa ruim. Pode ser boa. O ato de criação 39. pode ser estressante. Tarefas desafiadoras podem 40. ser estressantes e boas. Portanto, evitar o stress 41. pode significar distanciar-se de realizações. Entrar 42. nas universidades de primeira linha é dificílimo. 43. Mas é nelas que se concentram as melhores 44. cabeças e de onde saem as melhores ideias e 45. inovações. É por isso que ouvimos falar tanto de 46. Harvard ou Stanford. Aliás, a professora Stipek 47. trocaria seus orientandos por outros, de 48. universidades mais fáceis? 49. Voltando à escola, o stress não tem _ _ _ com o 50. número de horas de estudo ou com a dificuldade 51. do assunto ou sua chatice – mas com a falta de 52. preparação para lidar com isso. Um coreano pode 53. passar doze horas estudando, todos os dias, sem 54. stress, pois é seu hábito. Um brasileiro que estuda 55. dez minutos por dia vai ficar estressado se tiver 56. que estudar meia hora. Uma pesquisa curiosa 57. ilustra a desconexão entre o stress e suas causas. 58. Verificou-se que alunos asiáticos ficavam

59. estressados quando tiravam notas ruins, trazendo 60. a vergonha à família e pondo em jogo sua 61. reputação. Em contraste, americanos ficavam 62. estressados quando tiravam notas boas, pois eram 63. malvistos pelos colegas e xingados de nerds. 64. Sofrer com o stress não é uma fatalidade. A 65. solução é aprender a lidar com ele, como fazem os 66. advogados e policiais citados. Achar que os alunos 67. estão estressados porque estudam demais é parte 68. do cacoete que explica nossos péssimos 69. resultados nos testes internacionais. 70. Em uma pesquisa que realizei, foi possível notar 71. que os alunos do supletivo dedicavam mais horas à 72. televisão por dia do que ao estudo durante toda a 73. semana. Outra pesquisa mostrou que, quanto mais 74. elevada a série, menos o número de horas de 75. estudos diários – com maior maturidade, deveriam 76. estudar mais. Mesmo às vésperas do vestibular, as 77. horas de preparação são poucas, até no ensino 78. privado. Os números mostram: nossa educação 79. combina uma jornada escolar curta com míseros 80. minutos estudando em casa. É o pior dos mundos. 81. Previsivelmente, o editorial da Science logo 82. despertou o instinto maternal nos nossos 83. luminares: coitadinhos dos nossos alunos, tão 84. estressados! Mas está errado, se há stress, não é 85. por excesso de dedicação, por horas demais diante 86. dos livros, mas por falta de hábito de estudar. 87. Estressado é quem nunca estudou direito e, de 88. repente, ouve dizer que para passar no vestibular é 89. preciso mudar de vida. A solução não deve ser 90. estudar pouco ou buscar um curso fácil, mas 91. aprender a estudar e aprender a lidar 92. produtivamente com o stress.

Cláudio de Moura Castro (Fonte: http://jorgewerthein.blogspot.com.br/2011/08/coitadinho-tao-estressado-por-claudio.html

ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA 01- Assinale a alternativa incorreta em relação ao texto. a) A partir da linha 13 do texto, o autor expõe

exemplos a fim de explicar o conceito de stress. b) Apesar de não citar a fonte da pesquisa,

mencionada na linha 9 do texto, o autor faz uso dela para reforçar seu argumento de que o stress não tem relação direta com o número de horas de estudo ou com a dificuldade do assunto ou sua chatice.

c) Lendo as linhas de 66 a 80, podemos depreender a ideia de que o autor atribui os resultados negativos do país em testes internacionais ao stress.

d) O autor compara coreanos e americanos a fim de reforçar a ideia de que, de acordo com uma pesquisa, existe uma desconexão entre o stress e suas causas.

Page 4: Caderno de Questões de Nível Médio

02- Qual a finalidade básica do texto acima? a) Informar b) Descrever c) Criticar d) Divertir

03- Em relação as ideias do autor, leia as seguintes assertivas: I - “Coitadinhos dos nossos alunos, tão estressados!” (linhas 83 e 84). Pode-se depreender ironia na colocação do autor, pois, para ele, o vilão não é o stress e, sim, a mísera dedicação dos brasileiros aos estudos. II - Lidar produtivamente com o stress gera benefícios, uma vez que ele pode ser um aliado na busca por realizações. III - “É o pior dos mundos” (linha 80). A colocação denota opinião do autor. Está (ão) correta(s):

a) Somente a assertiva I b) Todas as assertivas. c) Somente a assertiva II d) Somente as assertivas I e II.

04- Levando em consideração a pontuação empregada no texto, analise: I - O travessão encontrado na linha 51 do texto está incorretamente empregado; devendo, em seu lugar, haver uma vírgula. II - O uso da vírgula após o advérbio “previsivelmente” (linha 81) é facultativo. III - O uso dos dois-pontos (linha 78) fora empregado para introduzir um esclarecimento. IV - Isolar a expressão “que estuda dez minutos por dia” (linhas 54 e 55), acrescentando uma vírgula antes da palavra que e outra após a palavra dia acarretaria erro. Estão corretos apenas os itens

a) I e II b) I, II e III c) II e III d) I e IV

05 - As palavras que completam, respectivamente e corretamente as lacunas do texto desenhadas da seguinte forma _______, (linhas 3, 12, 20 e 37) são: a) hipercompetitivas, imprensa,

tortuosos,necessariamente b) hipercompetitivas, imprenssa, tortuosos,

nescessariamente c) hiper-competitivas, imprensa, tortuozos,

necessariamente d) hipercompetitivas, imprenssa, tortuozos,

necesariamente 06- Analise morfologicamente os seguintes vocábulos, em destaque e, após, assinale aquela que estiver incorreta :

a) A palavra chatice (linha 51) é um adjetivo. b) A palavra durante (linha 72) é um advérbio. c) A palavra para (linha 32) é uma preposição. d) A palavra mas (linha 43) é uma conjunção.

07 - Considere o seguinte trecho do texto: “Os números mostram: nossa educação combina uma jornada escolar curta com míseros minutos estudando em casa. É o pior dos mundos.” (linhas 78 a 80). Assinale a alternativa que apresenta a reescrita do trecho correta, levando em consideração aspectos de coesão, coerência e sentido original do trecho no texto. a) Os números mostram que nossa educação combina

uma jornada escolar curta por míseros minutos estudando em casa. É o pior dos mundos.

b) É o pior dos mundos: nossa educação, de acordo com os números, combina uma curta jornada escolar com míseros minutos de estudo domiciliar.

c) Os números mostram que, por ser o pior dos mundos, nossa educação é mísera e combina com uma curta jornada escolar.

d) Os números mostram de que nossa educação combina uma jornada curta escolar com míseros minutos estudando em casa, porém, é o pior dos mundos.

08- A palavra portanto (linha 40) poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:

a) no entanto b) entretanto c) logo d) porém

09- Sobre a forma verbal entendamos, encontrada na linha 13 do texto, é correto afirmar: I - Apresenta-se, no texto, conjugada na primeira pessoa do plural. II - Apresenta-se, no texto, conjugada no modo subjuntivo. III - Apresenta-se, no texto, conjugada no modo indicativo. IV - Apresenta-se, no texto, conjugada no tempo presente, porém, indica uma ação a ser efetuada. Estão corretos apenas os itens:

a) II e III b) I e III c) I, III e IV d) I, II e IV

10- Na linha 49 do texto, encontra-se uma lacuna assim desenhada _ _ _ . Assinale a expressão que a preenche corretamente:

a) a ver b) haver c) aver d) há ver

11- Se substituíssemos a palavra americanos (linha 61), pela palavra americano, quantas outras palavras precisariam ser modificadas até o ponto final da frase?

a) 4 palavras. b) 5 palavras. c) 6 palavras. d) 7 palavras.

12 - “Verificou-se que alunos asiáticos ficavam estressados (...)” (linhas 58 e 59). A oração em destaque no período indicado exerce a função de:

a) aposto b) objeto direto c) objeto indireto d) adjunto adnominal

Page 5: Caderno de Questões de Nível Médio

13 - Analise os itens abaixo e responda a questão. I- Que (linha 2) retoma alunos (linha 2) II- Seus (linha 35) estabelece relação de posse entre superiores (linha 35) e policial (linha 34) III- Nelas (linha 43) retoma universidades (linha 42) IV- Nossa (linha 23) estabelece relação de posse entre o autor do texto e insegurança. Estão corretos apenas os itens:

a) I e II b) II e III c) III e V d) I, II e III

14- Sobre a palavra stress, encontrada no texto, pode-se fazer as seguintes reflexões: I - O vocábulo stress é um estrangeirismo. O estrangeirismo é prática corrente pelos falantes de língua portuguesa. II - Parece não haver um consenso por parte do autor em relação à grafia da palavra stress, uma vez que ele a emprega de distintas formas no mesmo texto. III - No texto, a palavra stress, quando empregada como adjetivo, é escrita de acordo com a língua portuguesa padrão. Está(ão) correta(s):

a) Os itens I, II e III b) Somente o item I c) Somente o item III d) Somente os itens I e II

15- Leia as seguintes palavras encontradas no texto: prestigiadíssimos, engarrafado, pantanoso, coisa. As palavras, seguindo a ordem em que foram aqui transcritas, são classificadas como:

a) primitiva, primitiva,primitiva,primitiva b) derivada, primitiva, derivada, primitiva c) derivada,derivada,derivada,primitiva d) derivada, primitiva,primitiva,primitiva.

16- Analise os itens em relação ao texto. I - O texto apresenta narrador em primeira pessoa. II - O texto apresenta narrador em terceira pessoa III - O texto apresenta explanação do autor acerca do tema abordado por ele no texto. Está(ão) correta(s):

a) Os itens I, II e III b) Somente o item III c) Somente o item I d) Somente os itens I e II

17- “Aliás, a professora Stipek trocaria seus orientandos por outros, de universidades mais fáceis?” ( linhas 46,47,48) Analise os itens em relação à frase acima. I - Trata-se de uma pergunta retórica, uma vez que não requer resposta, estando ela implícita. II - Trata-se da exposição da opinião da professora Stipek sobre seus orientandos. III - Trata-se de uma pergunta cuja resposta, obrigatoriamente, deve ser exposta pelo autor do texto. IV - Trata-se de um recurso estilístico na construção do texto. Estão corretos apenas os itens:

a) I e II b) II e III c) I, III e IV d) I e IV

18- Levando em consideração as regras de concordância, assinale a única alternativa integralmente correta: a) Meia garrafa. / A menina está meia tonta. b) A garota mesmo resolveu o problema. / Jair

mesmo contou a boa notícia aos filhos. c) É proibido entrada de animais. / É proibida a

entrada de animais. d) Laranjada é boa no verão. / Laranjada é bom no

verão.

19- Todas as palavras das seguintes alternativas são formadas por prefixos, exceto: a) hipertensão b) exterior c) periferia d) lambiscar

20- Leia com atenção as seguintes frases: I - O perigo é eminente. II - O cliente destratou o contrato. III - Vamos emergir ao fundo do oceano. IV - O advogado tratou o caso com discrição. Assinale a alternativa correta em relação ao uso adequado das palavras em destaque nos períodos acima, a) I, II, III e IV estão corretas. b) Somente a I está correta c) Somente a II está correta d) Somente a III está correta

21- Observe a função sintática atribuída a cada pronome em destaque nos seguintes períodos: I - Eu não lhe dei atenção. Lhe: objeto indireto II - Ela convidou-me para o sarau. Me: objeto direto III - Nós perdemos o direito de contestar. Nós: sujeito IV - Eu te esperei por toda eternidade. Te: objeto indireto A análise da função sintática de cada pronome está correta, apenas nos itens: a) I e II b) I, II e III c) III e IV d) I, II e IV

22- Observe o seguinte trecho do poema Amor é fogo que arde sem se ver, de Luiz Vaz de Camões: “Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente (...)” A linguagem predominante no trecho é: a) anafórica b) denotativa c) conotativa d) literal

23 - Assinale a alternativa incorreta em relação às regras de acentuação. a) As palavras saúde e caísse seguem a mesma

regra de acentuação. b) As palavras também e Pelé seguem a mesma

regra de acentuação. c) As palavras herói e papéis seguem a mesma regra

de acentuação. d) As palavras américa e único seguem a mesma

regra de acentuação.

Page 6: Caderno de Questões de Nível Médio

24- Assinale a alternativa que apresenta o uso errôneo da crase. a) Eu me referi à esta criança. b) Andava à procura de meus óculos. c) Ela escreve à maneira de Clarice. d) O grupo chegou à noite.

25- Qual das alternativas está correta em relação à concordância verbal? a) Fazem meses que não o vejo. b) Que horas é? c) Existe problemas para resolver no escritório. d) A saudade, a distância, o desprezo não amansou

os corações apaixonados.

Questões de Matemática – 26 a 40

ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA

26 - O valor de um boleto bancário é R$ 250,60 e foi pago com 10 dias de atraso. A multa devido ao atraso é de 1% ao dia. Qual foi o valor total do boleto pago com 10 dias de atraso?

a) R$ 260,60 b) R$ 250,70 c) R$ 275,66 d) R$ 255,70

27 - A taxa de depreciação de um veículo é de 20% ao ano. Se o valor atual do veículo é de R$ 48 000,00, qual será o seu valor daqui a 2 anos?

a) R$ 40 000,00 b) R$ 30 720,00 c) R$ 28 800,00 d) R$ 37 020,00

28 - A prefeitura de uma cidade resolveu trocar o piso de sua recepção. Sabendo que a sala mede 7,5 metros por 4 metros e que o piso escolhido custa R$ 29,50 o metro quadrado, qual será o valor gasto na compra desse piso?

a) R$ 885,00 b) R$ 8850,00 c) R$ 85,00 d) R$ 885,50

29 - Um projetista vende alguns projetos ao preço de R$ 450,00 a unidade. Ele gasta com pesquisa e aluguel de equipamentos para elaboração dos projetos um valor fixo mensal de R$ 2 250,00, mais R$ 75,00 de horas extras por projeto produzido. Se forem vendidos 3 projetos em um mês , o projetista terá lucro ou prejuízo? De quanto?

a) Lucro de R$ 1 125,00 b) Prejuízo de R$ 1 125,00 c) Lucro de R$ 125,00 d) Prejuízo de R$ 1 250,00

30 - O custo de uma corrida de táxi é calculado a partir de um valor fixo, a bandeirada, e um valor por quilômetro rodado. Sabe-se que, em uma corrida na qual foram percorridos 3,5 km, a quantia cobrada foi de R$ 17,25, e que em outra corrida, de 2,5 km, a quantia cobrada foi de R$ 13,75. Qual é o valor da bandeirada cobrada por esse táxi?

a) R$ 5,00 b) R$ 3,50 c) R$ 8,50 d) R$ 3,75

31 - Um computador custou R$ 1 200,00 para um comerciante. O comerciante anunciou o preço para venda do computador de modo que, se sobre esse preço anunciado fosse aplicado 25% de desconto, ao vender o computador, o comerciante ainda teria um lucro de 25% sobre o preço de custo. Qual foi o preço anunciado?

a) R$ 1 500,00 b) R$ 1 875,00 c) R$ 1 800,00 d) R$ 2 000,00

32 - Em um concurso, a razão entre o número de candidatos e o número de vagas é de 50 para 1. Se houvesse mais 400 candidatos e mais 16 vagas, a razão entre o número de candidatos e o número de vagas seria de 40 para 1. Podemos concluir que o número de candidatos desse concurso é de:

a) 1 000 candidatos. b) 1 200 candidatos. c) 1 100 candidatos. d) 1 050 candidatos.

33 - Calcule o valor da seguinte expressão: 4.(-0,5)0 – (+ 4).(-1) e assinale a alternativa que tem a resposta correta.

a) 0 b) -4 c) 8 d) 4

Page 7: Caderno de Questões de Nível Médio

34 - Em um concurso público, um terço dos candidatos tem idade menor que 30 anos, um quarto tem idade entre 30 e 40 anos e 80 candidatos têm mais de 40 anos. Quantos candidatos participaram desse concurso?

a) 100 b) 192 c) 150 d) 190

35 - Num bolão, dez amigos ganharam trinta e dois milhões, sessenta e quatro mil e cinquenta e dois reais. O prêmio foi dividido em dez partes iguais. Logo, o que cada um recebeu, em reais, foi:

a) R$ 320 640,52 b) R$ 32 064 052,00 c) R$ 3 206 405,20 d) R$ 320 645,52

36 - Uma empresa dividiu uma comissão de R$ 7 500,00 entre os seus três melhores vendedores, Célio, Antonio e Beto. A quantia recebida por Célio correspondeu a dez sétimos da recebida por Antonio e esta correspondeu a sete oitavos da recebida por Beto. Logo, é correto afirmar que:

a) Célio recebeu R$ 600,00 a mais que Beto. b) Antonio recebeu R$ 1 000,00 a menos que

Célio. c) Beto recebeu R$ 700,00 a menos que Célio. d) Célio recebeu R$ 1 000,00 a mais que Antonio.

37 - Um comprador de produtos eletrônicos comprou 22 pendrives e cada um custou R$ 30,00. Se na compra seguinte o preço de cada pendrive tinha aumentado 10%, o comprador, com a mesma quantia gasta na primeira vez, poderá comprar um número de pendrives igual a:

a) 15 pendrives. b) 10 pendrives. c) 21 pendrives. d) 20 pendrives.

38 - No inverno o consumo de queijos aumenta em grande proporção e os preços variam muito, pois depende do tipo de queijo que se deseja comprar. Supondo que o valor de 1 000 gramas de um tipo de queijo seja R$ 120,00, com R$ 30,00 quantas gramas desse queijo conseguiria comprar?

a) 250 gramas b) 200 gramas c) 120 gramas d) 300 gramas

39 - Uma empresa iniciou com 100 clientes. A cada mês aumentaram 12 clientes e ninguém saiu. Em que mês a empresa estava com 268 clientes?

a) 16º mês b) 14º mês c) 15º mês d) 13 º mês

40 - O inverso da raiz da equação 2x – ( 4x+10) = -30 é:

a) -10 b) +10

c) -

d)