Caderno de Seguros 2

1
Critérios para a avaliação de obras de terra .. . Antonio Fernando Navarro · Engenheiro Civil · Engenheiro de Segurança do Trabalho · Gerente de Riscos do Banco Nacional · Professor da Funenseg ljI niciamos com esta monografia ~ uma série de artigos destina- dos aos técnicos do mercado segura- dor, versando sobre assuntos ligados à engenharia nem sempre disponíveis àqueles que trabalham com taxação de riscos, inspeções ou mesmo geren- ciamento de riscos. Um destes temas é o da avaliacão de obras de terra. . São comuns em nosso País os co- Parte I lapsos de obras de terra, acompanha- dos de grandes prejuízos diretos e in- diretos. Os prejuízos diretos são aque- les que envolvem a reparação do sinis- tro e os indiretos, os decorrentes de atrasos e modificações nos projetos. O mercado segurador brasileiro es- tá sempre participando, direta ou indi- retamente, desses prejuízos, seja de- vido a cobertura da obra ou então das propriedades circunvizinhas. E importante o conhecimento pré- vio do assunto por aqueles que parti- cipam da assunção dos riscos, de for- ma que a contratação do seguro não seja a contratação de um risco iminen- te, ou mesmo o financiamento para a reposição de uma perda, a um custo financeiro baixo (o mercado aplica 110- je um juro de 12% ao ano, no financia- mento de um pagamento de seguros, no máximo). Algumas das modalidades, ou ra- mos de seguros onde se aplica de ime- diato o conhecimento de obras de ter- ra, são as seguintes: . incêndio (por permitir a cobertu- ra de desmoronamento ou desaba- mento em conseqüência de um dos eventos cobertos); . riscos diversos (modalidade de desmoronamento e outras); . responsabilidade civil geral; · riscos de engenharia; · garantia de obrigações contra- tuais. CADERNOS D~ SEGURO 7

description

Avaliação de obras de terra

Transcript of Caderno de Seguros 2

Page 1: Caderno de Seguros 2

Critérios para a avaliaçãode obras de terra

..

.Antonio FernandoNavarro·Engenheiro Civil· Engenheiro de Segurança do Trabalho·Gerente de Riscos do Banco Nacional· Professor da Funenseg

ljI niciamos com esta monografia~ uma série de artigos destina-dos aos técnicos do mercado segura-dor, versando sobre assuntos ligadosà engenharia nem sempre disponíveisàqueles que trabalham com taxaçãode riscos, inspeções ou mesmo geren-ciamento de riscos.

Um destes temas é o da avaliacãode obras de terra. .

São comuns em nosso País os co-

Parte Ilapsos de obras de terra, acompanha-dos de grandes prejuízos diretos e in-diretos. Os prejuízos diretos são aque-les que envolvem a reparação do sinis-tro e os indiretos, os decorrentes deatrasos e modificações nos projetos.

O mercado segurador brasileiroes-tá sempre participando, direta ou indi-retamente, desses prejuízos, seja de-vido a cobertura da obra ou então daspropriedades circunvizinhas.

Eimportante o conhecimento pré-vio do assunto por aqueles que parti-cipam da assunção dos riscos, de for-ma que a contratação do seguro nãoseja a contratação de um risco iminen-te, ou mesmo o financiamento para areposição de uma perda, a um custo

financeiro baixo (o mercado aplica 110-je um juro de 12% ao ano, no financia-mento de um pagamento de seguros,no máximo).

Algumas das modalidades, ou ra-mos de seguros onde se aplica de ime-diato o conhecimento de obras de ter-ra, são as seguintes:

. incêndio (por permitir a cobertu-ra de desmoronamento ou desaba-mento em conseqüência de um doseventos cobertos);

. riscos diversos (modalidade dedesmoronamento e outras);

. responsabilidade civilgeral;· riscos de engenharia;· garantia de obrigações contra-

tuais.

CADERNOS D~ SEGURO 7