Capitulo 6

7
Capítulo 6 Como regionalizar o espaço geográfico mundial.

Transcript of Capitulo 6

Page 1: Capitulo 6

Capítulo 6 Como regionalizar o espaço geográfico mundial.

Page 2: Capitulo 6

A regionalização é a divisão de um grande espaço, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Qualquer espaço é pode ser regionalizado. Um país, uma outra região, um estado. Até mesmo as cidades são divididas em regiões. Pode ser região administrativa, natural etc. No plano global o mundo também é dividido em regiões. Veja ao lado a regionalização do estado do ES

Page 3: Capitulo 6

Primeiro, Segundo e Terceiro MundoO mundo recebeu e recebe diferentes regionalizações, isso para facilitar o estudo do mesmo em diferentes abordagens, evitando generalizações nas informações, isto é, tornando a análise mais específica. Uma das formas de regionalizar o mundo é a partir do critério de nível de desenvolvimento. No período da Guerra Fria, por exemplo, o mundo foi dividido em: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.

Primeiro Mundo: são considerados desse grupo os países que possuem características comuns, como economias fortalecidas, altos índices de industrialização, elevado nível tecnológico, além de suas populações apresentarem indicadores sociais elevados, tais como boa qualidade de vida, bons rendimentos, baixos níveis de analfabetismo, boa expectativa de vida, entre outros.

Segundo Mundo: é constituído por um grupo de países ex-socialistas, como a União Soviética, que possuíam economia planificada. Essa designação não é mais usada atualmente.

Terceiro Mundo: fazem parte desse grupo os países que possuem economia subdesenvolvida geralmente nações localizadas na América Latina, África e Ásia.

Page 4: Capitulo 6
Page 5: Capitulo 6

Países ricos e pobres: o centro e a periferia

• Critério de regionalização: agrupa os países de acordo com o grau de dependência ou influência que exercem no cenário internacional.

• Ricos ou centrais: pequeno número de nações ricas e industrializadas que exercem forte dominação econômica, financeira, tecnológica e militar.

• Pobres ou periféricos: é a maioria dos países que possuem um menor desenvolvimento econômico e tecnológico, e que apresentam uma forte dependência em relação aos países centrais.

• Essa regionalização como as demais apresenta generalizações. Exemplo: Ricos ou centrais Estados Unidos e Portugal e pobres China e Bolívia. Nos dois casos existe uma grande diferença no grau de desenvolvimento dos países comparados. A China tem um PIB elevado e é a segunda maior potência do mundo, perdendo apenas para os EUA.

Page 6: Capitulo 6

Países centrais e periféricos

Page 7: Capitulo 6

A ONU(Organização das Nações Unidas) regionaliza os países conforme o nível de desenvolvimento, levando em consideração vários indicadores econômicos e sociais.Os países desenvolvidos ou do norte geralmente são bastante industrializados e apresentam economias estáveis e em crescimento. O padrão de vida nesses países também é elevado.O países subdesenvolvidos ou do sul geralmente com baixo nível de industrialização, tem economia instável que passa por crises periódicas, além de muito dependente financeiramente. A maior parte da população vive em precárias condições de vida.