Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e...

18
Catálogo de Vídeos

Transcript of Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e...

Page 1: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

Catálogo

de Vídeos

Page 2: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa doCentro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de SaúdePública Sergio Arouca (Cecovisa/Ensp/Fiocruz) e foi proposta no âmbito doconvênio com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Montada numa linguagem acessível e lúdica, a Mostra exibe, por meio dedocumentos, jogos e cenários, um pouco da história e da atuação davigilância sanitária no país, destacando a importância dessa área da saúdepública na preservação e promoção da saúde e na defesa da vida. Alémdisso, apresenta a 'I Mostra de Humor em Vigilância Sanitária', com trabalhosde cartunistas de vários estados brasileiros.

A Mostra foi concebida como um espaço de fortalecimento da cidadania, naperspectiva de que o aumento da participação popular e a contribuição dediversas áreas do conhecimento são fundamentais para a construção de umasociedade na qual os interesses sanitários prevaleçam sobre todos os outros,haja melhor nível de qualidade de vida e os direitos das pessoas sejamassegurados.

Neste catálogo, o Centro Cultural da Saúde (CCS) e a VídeoSaúde -Distribuidora da Fiocruz apresentam uma seleção de vídeos sobre o tema ousobre áreas de interesse da vigilância sanitária. Esses títulos passam aintegrar o acervo da Mostra e estarão disponíveis para exibição durante operíodo da exposição.

mostra cultural

vigilância

cidadaniasanitária e

Page 3: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

ÁGUA É JÓIA

AIDS & ATIVISMO: CONTROLE SOCIAL DE UMA EPIDEMIA

26 MIN - 1998Produção: Cena Tropical Ltda.Direção: Breno Kupperman

Algumas crianças, em férias, tomando banho de rio, encontram um pesquisador recolhendoamostras de água para análise. A partir de então se estabelece um diálogo entre opesquisador e as crianças, a respeito da qualidade das águas, dos problemas com a água alie em nosso planeta. Ao final, todos vão a uma passeata de protesto pela limpeza da água dorio local, ameaçado por um curtume.

20 MIN - 2002Produção: Gapa BR/SPDireção: Alessandra Nilo / José Carlos Veloso

Personagens da história do ativismo em Aids de diversas instituições da sociedade civilorganizada contam suas histórias e falam da importância do controle social para se garantir adignidade e cidadania em saúde pública.

AIDS

A AIDS E VOCÊ

12 MINProdução: Ministério da Saúde

O papel do agente comunitário na prevenção e no tratamento da Aids. Chegada da doençaao Brasil, em 1980. Deficiência imunológica. Revolução sexual. Situações de risco.Entrevista com prostituta no seu dia-a-dia. Doenças oportunísticas. Normas debiossegurança. O papel do jovens mulitplicadores.

21 MINProdução: Secretaria de Assistência à Saúde - Ministério da Saúde

Audiovisual didádico sobre a origem da Aids, a forma de infecção no organismo pelo HIV, atransmissão e a prevenção. Por meio de desenhos sem movimento, são abordados diversosaspectos relacionados ao tema, como o preconceito, a necessidade de informar-se etransmitir informações.

Page 4: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

AIDS: INFORMAÇÃO PARA A VIDA

AIDS: O DESAFIO É NOSSO

O AMOR E A VIDA NOS TEMPOS DA AIDS

42 MINProdução: Programa Nacional DST / Aids - Secretaria de Assistência à Saúde -Ministério da Saúde

Situações simuladas expõem comportamentos cotidianos considerados de risco.

35 MINProdução: Programa Nacional DST / Aids - Secretaria de Assistência à Saúde -Ministério da Saúde

Sensibiliza os profissionais de saúde, levando-os à reflexão e ao debate. Dividido em seteblocos.

22 MINProdução: Programa Nacional DST / Aids - Secretaria de Assistência à Saúde -Ministério da Saúde

Filme de linguagem simples e clara, narrado pelo ator Lima Duarte. Utiliza bonecos querepresentam situações do cotidiano. Informa sobra a Aids, suas formas de transmissão eprevenção. Mostra porque o vírus não é transmitido pelo convívio.

ALIMENTAÇÃO ENRIQUECIDA23 MIN - 2000Produção: Pastoral da CriancaDireção: Sônia Melo / Ivo Prati

Apresenta as ações do programa alimentação enriquecida, que trabalha na recuperação degestantes e crianças desnutridas, bem como milhares de famílias que o programa acompanha.Tem como proposta ainda ser uma ferramenta de trabalho utilizada para capacitação de suaspróprias equipes, estimular a discussão sobre alimentação e nutrição e pensar algumasestratégias para solução de problemas alimentares e nutricionais existentes nas comunidades.

Page 5: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

ASSISTÊNCIA MÉDICA ÀS POPULAÇÕES RIBEIRINHAS DO AMAZONAS

AUTO-CONTROLE

CASTANHA DE CAJU - CONDIÇÕES DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DEBENEFICIAMENTO DA CASTANHA DE CAJÚ

COLETA DE ÁGUA

16 MIN - 2002Produção: Diretoria de Saúde da MarinhaDireção: Carlos Edson Martins da Silva

As populações ribeirinhas do rio Amazonas e seus afluentes vivem isoladas dos centrosurbanos e têm, como única assistência médica, visitas dos navios de assistência hospitalar(Nash), onde são atendidos por médicos, dentistas e farmacêuticos. Os Nash estãoaparelhados para realização de atividades de coleta de dados epidemiológicos, medicinapreventiva e cirurgias. Representam, naquela região, a única possibilidade de assistênciaoferecida àquela população.

12 MIN - 2003Produção: André Queiroz / Guilherme Albuk / Jardel Itocazo / Vinicius ToroDireção: Guilherme Albuk

Parte integrante da pesquisa sobre terapia ocupacional e trabalho na Companhia deEngenharia de Tráfego da cidade de São Paulo, busca demonstrar a relação entreorganização do trabalho sofrimento/adoecimento psíquico. Os relatos e imagens dostrabalhadores vão ilustrando alguns dos mecanismos geradores de sofrimento psíquico queestão gerando riscos ou processos de adoecimento ligados ao trabalho.

13 MIN - 2001Produção: Fundacentro e TVE - Rede BrasilDireção: Heitor Silva / Tânia Salomé

O ambiente pouco saudável das indústrias que empregam grande contingente de mulheresque descascam manualmente as castanhas.

15 MIN - 2002Produção: Vig. Sanitária e Laboratório Reg. Jundiaí - Dir XII - CampinasDireção: Vadi Coutinho

Destina-se a apresentar as técnicas corretas de coleta, transporte e conservação deamostras de água em atendimento ao Pró-Água - Programa Estadual de Vigilância daQualidade da Água para Consumo Humano - São Paulo.

Page 6: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

COSIPA ALIMENTAÇÃO

DLIS MANGUINHOS DESENVOLVIMENTO LOCAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL

DOAÇÃO DE SANGUE

08 MIN - 2003Produção: Joice Gonçalves Julio e Fernando Morini DovaloDireção: Silvio Carlos Francisco dos Reis Jr.

Produção interna para os funcionários da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) quemostra como é produzida a comida servida nos seus refeitórios. Tem como objetivo mostraros cuidados de higiene no preparo e ajudar na reeducação alimentar dos funcionários,demonstrando como a refeição deve ser consumida para melhorar as condições de saúde decada um, assim como, evitar desperdícios.

12 MIN - 2003Produção: Atrever - CCAP / Equipe de Monitoramento e Avaliação doPrograma DLIS ManguinhosDireção: Márcio Jeronimo

Registra as ações para promoção de um programa de desenvolvimento local, integrado esustentável em Manguinhos, a partir da implantação do Fórum Comunitário deDesenvolvimento.

11 MIN - 2003Produção: Fundação Hemominas / Virtual Cinema e VídeoDireção: J. Giovani

Mostra o passo-a-passo das etapas do processo de doação de sangue e procuraconscientizar sobre a importância desse ato de solidariedade.

DOAÇÃO DE SANGUE12 MINProdução: Projeto de Promoção da Saúde - Área Técnica de Saúde eHemoderivados - Secretaria de Políticas de Saúde - Ministério da Saúde

A doação de sangue com o um ato da solidadiedade e sua importância para a sociedadecomo um todo. Os possíveis doadores, o processo de doação, os tipos de sangue e anecessidadede abastecimento dos centros hemoterápicos.

Page 7: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

COLETORES DE LIXO

CONHECENDO A FUNDAÇÃO HEMOMINAS

CORTE MANUAL DE CANA-DE-AÇÚCAR

14 MIN - 2001Produção:Direção: Heitor Silva

Mostra a rotina de homens esquecidos. Tudo que não serve mais tem destino certo: a latado lixo. O lixo tem se tornado um dos maiores problemas das sociedades modernas.

09 MIN - 2002Produção: Ana Eliza Alvim / Geisa Limmerman / Glaucia MendesDireção: Ana Alvim / Geisa Limmerman

Difunde as atividades e pontos desenvolvidos pelo Hemocentro regional de Juiz de Forajunto á comunidade, ressaltando a importância do investimento em programas que visemgarantir a qualidade de vida dos funcionários em todo esse processo.

15 MIN - 2001Produção: Fundacentro e TVE - Rede BrasilDireção: Aion Brito / Heitor Silva

O corte manual de cana-de-açúcar é uma atividade que oferece muitos riscos à segurança esaúde do trabalhador, que são agravados pelo sistema de remuneração por produção. Umexemplo de práticas e procedimentos que revertem essa situação

Fundacentro e TVE - Rede Brasil

56 MINPrograma: Um salto para o futuroSérie: Prevenir é sempre melhorProdução: Programa Nacional de DST/Aids - Secretaria de Assistência à Saúde -Ministério a Saúde.

Esse programa procura mostrar a importância da mentalidade preventiva que se firma nasvárias fases da vida. A adolescência se caracteriza por ser um período particularmenteespecial nesse sentido, pois nessa fase, mais do que nunca, o jovem transita do ser cuidadopara o “se cuidar”, umas das marcas na passagem para a vida adulta.

CONSTRUÇÃO DA MENTALIDADE PREVENTIVA

Page 8: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

ELO DE AMOR

EMBALAGENS ATIVAS

Os próximos três vídeos integram o projeto “Apoio à Descentralização e Consolidaçãodo Sistema Estadual de Vigilância Sanitária no Rio de Janeiro”. Realização doDepartamento de Comunicação e Saúde (Cict/Fiocruz) e o Departamento deAdministração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública SérgioArouca (Ensp/Fiocruz).

ENQUANTO O GATO DORME

22 MIN - 2000Produção: Lucilene Terrengui / José Claudemir TerrenguiDireção: Lucilene Terrengui

Realizado em duas escolas particulares na região sul de São Paulo/SP, e com o objetivo decontribuir para que a cultura da amamentação seja difundida desde a idade pré-escolar,registra o programa educativo sobre amamentação, por ocasião das comemorações dasemana mundial de aleitamento materno. Utilizando a música como estratégica lúdica, sãoexpressados através das letras os conceitos básicos e os benefícios da amamentação parao bebê.

02 MIN - 2002Produção: Rede Minas - TV Minas Cultural e EducativaDireção: José Geraldo de Oliveira

As embalagens ativas são a grande novidade na pesquisa de tecnologia de alimentos. Elasinteragem com os produtos que abrigam e são utilizadas para conservar ou melhorar a suaqualidade. Na Universidade Federal de Viçosa foi desenvolvido o primeiro projeto deembalagens ativas do país.

17 MIN - 2003Produção: DCS / Cict / FiocruzDireção: Breno Kuppermann

Numa oficina mecânica, empregados discutem o que fazer diante da constatação de que ofreio de um carro a ser entregue ao proprietário não foi revisado.

Page 9: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

JOÃO PINTOR

PRA MIM CHEGA!

19 MIN - 2003Produção: DCS / Cict / FiocruzDireção: Breno Kuppermann

História da transformação pessoal de um pintor de rua quando vê seu quiosque ameaçadode ser derrubado pela prefeitura e a reação da população local a seu favor.

27 MIN - 2003Produção: DCS / Cict / FiocruzDireção: Breno Kuppermann

Desgastado com o tamanho das contas de telefone, pai de família entra em crise e se demiteda casa, criando uma situação que leva a família a rever suas relações.

DCS / Cict / Fiocruz

ENTREVISTA COM MARIA DE LOURDES OLIVEIRA MOURA

ENVENENANDO A VIDA

37 MIN - 2003Produção: Ensp / FiocruzDireção: Homero Carvalho

Entrevista com Maria de Lourdes de Oliveira Moura, diretora do Centro de VigilânciaSanitária do Rio de Janeiro (CVS/SES/RJ). Histórico e desafios da VISA no Rio de Janeiro.

34 MIN - 2000Produção:Direção: Sérgio Brito

A partir de depoimentos colhidos no interior do estado do Rio de Janeiro, discute o quadro deenvenenamento crônico de trabalhadores rurais devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos.

Page 10: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

ESCOLA E PREVENÇÃO

AS FARMÁCIAS VIVAS DO PROFESSOR MATOS - UMA LUTA PELADEMOCRATIZAÇÃO DA SAÚDE

56 MIN e 25 SEGPrograma: Um salto para o futuroSérie: Prevenir é sempre melhorProdução: TVS - 1998Realização: Programa Nacional de DST/Aids - Secretaria de Assistência à Saúde -Ministério da Saúde

Situa a presenção da DST/Aids e o uso indevido de drogas no contexto escolar, iniciandouma reflexão quanto ao trabalho educativo a ser desenvolvido pelo professor em nossarealidade.

24 MIN - 2003Produção: MW Projetos SocioambientaisDireção: May Waddington

Apresenta o programa farmácias vivas do professor Francisco José, que há 28 anos trabalhacom pesquisas etnobotânicas farmacêuticas, e que atende à população de baixa renda.Mostra ainda a sua luta pela implementação da fitoterapia no serviço público de saúde.

ESPAÇOS CONFINADOS

ESTRESSE E SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

15 MIN - 2001Produção: Fundacentro e TVE- Rede BrasilDireção: Arthur Angeli / Heitor Silva

Aborda a prevenção de doenças e acidentes no trabalho em espaços confinados. Executartarefas em lugares fechados, insalubres, com falta de oxigênio, presença de gases tóxicos einflamáveis provoca acidentes e contaminações freqüentemente.

12 MIN - 2001Produção: Fundacentro e TVE- Rede BrasilDireção: Arthur Angeli / Heitor Silva

Normalmente, quando se fala em saúde do trabalhador, a grande preocupação se volta paraas doenças e acidentes de trabalho. No entanto, cerca de 35% da população trabalhadoraativa sofre de alguma espécie de transtorno mental adquirido no trabalho.

Page 11: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

FOME: A DOR DO VAZIO

FUNDAÇÃO HEMOMINAS

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

20 MIN - 2001Produção: TV PUC - RIO / Projeto ComunicarDireção: TV PUC - Rio / Projeto Comunicar

Discute a fome que atinge quase 1/3 da população brasileira e mostra a realidade de 54milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em condições de misériaabsoluta.

10 MIN - 2003Produção: Fundação Hemominas / Virtual Cinema e VídeoDireção: J. Giovani

Mostra todas as atividades desenvolvidas pela Fundação Hemominas desde o processo dedoação e processamento do sangue até os cuidados e atividades realizadas junto apacientes com doenças sangüíneas.

02 MIN - 2003Produção: Rede Minas - TV Minas Cultural e EducativaDireção: Camila Aguiar

Um pedaço de bolo recheado, uma fatia de queijo ou de presunto, sem os cuidadosnecessários de higiene e armazenamento, podem causar uma intoxicação alimentar. Adoença evolui rápida e progressivamente e pode ser fatal. Pesquisadores da FundaçãoEzequiel Dias, em Belo Horizonte, criaram reagentes utilizados em kits de diagnóstico quecustam metade do preço dos similares importados e representam um importante passo nosestudos da intoxicação alimentar no Brasil.

O INIMIGO OCULTO - TENÍASE / CISTICERCOSE12 MIN - 1998Produção: Secretaria de Saúde do RJ / Emater-RSDireção: José Mário Guedes

Foi elaborado para divulgar o complexo teníase/cisticercose e suas formas de transmissão,tratamento, prevenção e sintomas.

Page 12: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

LER E O MUNDO DO TRABALHO

LER / DORT - CONHECER PARA PREVENIR

MADEIRA DE LEI

MATERNIDADE

15 MIN - 2001Produção: Fundacentro e TVE- Rede BrasilDireção: Arthur Angeli / Heitor Silva

São abordadas as causas das LER e as ações que devem ser empreendidas para a suaprevenção. Os movimentos repetitivos executados ao longo das jornadas de trabalho vêmcausando o surgimento de lesões por esforços repetitivos, o quadro se agrava quandoassociado ao estresse mental.

12 MIN - 2001Produção:Direção: Leordino Gomes de Novaes

Constata que o ritmo acelerado da modernidade está adoecendo as pessoas, especialmenteno trabalho que se intensifica cada vez mais e a palavra de ordem é produção. Fala dasconseqüências dos movimentos repetitivos e estereotipados das mãos, como amenizar aslesões e como prevenir.

13 MIN - 1998Produção:Direção: Leordino Gomes de Novaes

Mostra como é viver na maior floresta equatorial do planeta, tendo de enfrentar, diariamente,além de seus inúmeros perigos naturais, as condições desfavoráveis no trabalho deextração e beneficiamento. Constata que não há condições de trabalho adequadas, hápouca capacitação de mão-de-obra e desperdício de matéria-prima, causando danos aomeio ambiente, e como conseqüência mais grave, altos índices de acidentes do trabalho.

01 MIN - 2002Produção: Prefeitura Municipal de SantosDireção: Níveo Peres / Tom Barbosa

Spot publicitário que apresenta o trabalho desenvolvido com as gestantes no Hospital eMaternidade Silvério Fontes, na cidade de Santos/SP.

Leordino Gomes de Novaes

Leordino Gomes de Novaes

Page 13: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

NOSSO MUNDO VENENO

OBRAS DO PRÓ-SANEAR

OUTRO OLHAR SOBRE A DOENÇA

POLUIÇÃO DO AR E DA ÁGUA

07 MIN - 2002Produção: Illona Sá / Adeildo Cabral/ Rita AlmeidaDireção: Illona Sá / Adeildo Cabral

Retrata o trabalho no meio rural e o risco à saúde no contato com os agrotóxicos, sob a ótica deum menino. Sua imaginação traz cenas verdadeiras de um planeta contaminado: nosso mundoveneno.

14 MIN - 2001Produção: Atrever- CCAPDireção: Marcio Jeronimo

Denuncia as obras de renovação de água e esgoto na comunidade do CHP2, que ao contráriode melhorar os serviços, piorou a situação da comunidade, chegando a comprometer a estruturadas casas, devido à infiltrações de água. Um aspecto importante, e que todos os relatos, desde orepórter até o último entrevistado, são dos moradores que estavam sofrendo a situação.

10 MIN - 2003Produção: Inuabí VídeoDireção: Carla Leandro

Alguém olha e monta o cenário onde se encontram fotografias antigas de uma cidade. Outroolhar sobre a doença lança perspectivas para a participação, promoção da saúde e melhoria daqualidade de vida de nosso povo.

19 MIN - 2001Produção: Cena Tropical Comunicações LtdaDireção: Breno Kupperman

Dois estudantes, um rapaz e uma moça, combinam de preparar um dever de casa juntos sobrepoluição do ar e da água. Os estudos são entremeados com idas e vindas do relacionamentoentre os dois, que se paqueram.

Page 14: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

POLUIÇÃO SONORA02 MIN - 2002Produção: Rede Minas - TV Minas Cultural e EducativaDireção: José Geraldo de Oliveira

Pesquisadores da UFMG traçaram um mapa sonoro da região central de Belo Horizonte/MG.O trabalho, primeiro da América Latina que relaciona ruído com as características do tráfegourbano, revelou níveis preocupantes de poluição sonora, bem acima dos limitesrecomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

PROJETO MANUELZÃO: SAÚDE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

O QUE É VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

33 MIN - 2003Produção: Labmídia / Depto de Comunicação da UFMGDireção: Rodrigo Minelli Figueira

Através de depoimentos das pessoas, são relatados a trajetória, os problemas e as ações doProjeto Manuelzão, um projeto multidisciplinar de saúde, meio ambiente e cidadania daFaculdade de Medicina da UFMG, que visa à recuperação da qualidade das águas da baciado Rio das Velhas, em Minas Gerais.

11MINProdução: Assessoria de Comunicação Social - Escola de Saúde Pública doParaná - Diretoria de Recursos Humanos - Departamento de Vigilância Sanitária -Coordenação de Vigilância à Saúde

Esse vídeo, dirigido principalmente a Gestores de Saúde, demonstra o que são, comofuncionam e para que servem as atividades de Vigilância Sanitária, área da Saúde Públicaimprescindível para a conquista da qualidade de vida e da consolidação de direto acidadania.

Page 15: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

O RATO NÃO ROEU

O RISCO SEMPRE EXISTE

SAÚDE AMBIENTAL: A CO-RESPONSABILIDADE FAZ A DIFERENÇA

SÉRGIO AROUCA

10 MINRealização: Centro de Controle de Zoonoses do Município de São PauloApoio: ONGs conveniadas de proteção animal (Estimação, APAA, Clube dasPulgas, Quintal de São Francisco).

Esse vídeo foi realizado com o objetivo de informar, principalmente o público infantil, sobrecomo e porque devemos evitar a presença dos ratos no nosso convívio. Por meio deanimação, o vídeo transmite conhecimentos capazes de operar mudanças do nossocomportamento para eliminação das condições favoráveis à presença desses roedores e ocontrole dessas espécies, levando à promoção de um ambiente saudável, sem prejuízospara homens e animais.

10 MIN - 2003Produção: Laboratório de Imagem e Som (LIS) / UnicampDireção: Wilson Lazaretti

Maria, sempre de bom humor e devidamente equipada para o trabalho no hospital, goza detodas as vantagens por usar os equipamentos de prevenção individual. Mas vírus e bactériastentam fazer de Pedro a sua próxima vítima.

08 MIN - 2002Produção: Projeto Vigisus - Coord.geral Vigilância Em Saúde - SMS - Pref. Mun.Porto Alegre - Funasa - Ministério da SaúdeDireção: Daniela Haetinger

A co-responsabilidade pelo ambiente fazendo saúde. População e poder público atuando emconjunto na promoção e proteção da saúde e do ambiente.

45 MIN - 2001Produção: DCS / Cict / FiocruzDireção: N/T

Palestra do sanitarista Sérgio Arouca, no Fórum Preparatório para a I Conferência Nacionalde Vigilância Sanitária.

Page 16: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

Jornal

SILICOSE

TÉCNICA DE LAVAGEM DE MÃOS

TUBULAÇÕES

VIGILÂNCIA DA SAÚDE EM PORTO ALEGRE: DE SONHOS À REALIDADE

17 MIN - 2001Produção: Fundacentro e TVE - Rede BrasilDireção: Aion Brito / Heitor Silva

Trata das medidas de controle que devem ser tomadas para evitar a exposição à poeira desílica dos ambientes de trabalho, mineral muito utilizado como matéria-prima ou comosubproduto na indústria. Quando sua presença não é controlada nos ambientes de trabalho,provoca a silicose, que diminui a capacidade pulmonar até a morte.

09 MIN - 2002Produção: Claudia OdoriscoDireção: Reginaldo Bianco

Os procedimentos adotados pela equipe do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barrospara a prevenção da ado a trajetória, os problemas e as ações do Projeto Manuelzão, umprojeto multidisciplinar de saúde, meio

17 MIN - 2001Produção:Fundacentro e TVE - Rede BrasilDireção: Arthur Angeli / Heitor Silva

Mostra problemas e soluções relacionadas às tubulações, presentes em indústrias,indispensáveis para o transportes de substâncias em geral, e tão relegadas à planosinferiores, apesar de sua importância. O erro em projetos e a falta de manutenção pode levara acidentes.

10 MIN - 2002Produção: Projeto Vigisus - Coord.Geral Vigilância em Saúde / SMS / Pref. Mun.Porto Alegre - Funasa / Ministério da SaúdeDireção: Daniela Haetinger

Relata a formação e o trabalho realizado pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúdede Porto Alegre, no qual o trabalho integrado do poder público, população e serviçosregulados participam para desenvolver um vigilância em saúde para toda a cidade.

Page 17: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

VideoSaúdeDistr ibuidora da Fiocruz

Av. Brasil, 4.036 - Sala 516 - ManguinhosCEP : 21040-361 - Rio de Janeiro - RJTelefax: (21) 2290-4745Dep. Comunicação e Saúde/CICT/[email protected]/videosaude

Praça Marechal Âncora (Praça XV), s/nº - CentroCEP: 20021-200 -

erça-feira a sábado, das 10h às 17hTel.: (21) 2240-5568Telefax: (21) 2240-2813/2845E-mail:[email protected]

Rio de Janeiro/RJT

Para solicitar a exibição dos vídeos deste catálogo:

Para obter cópias dos vídeos deste catálogo e outros do acervo da Fiocruz:

Page 18: Catálogo de videos revisado A - ccs.saude.gov.br · A mostra cultural 'Vigilância Sanitária e Cidadania' é fruto de uma iniciativa do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária

Realização

ApoioIniciativa

CECOVISA

ENSP / FIOCRUZ

mostra cultural

vigilância

cidadaniasanitária e