Como o inbound marketing vai ajudar sua empresa a sair da crise

75
Como o INBOUND MARKETING vai ajudar sua empresa a sair da crise

Transcript of Como o inbound marketing vai ajudar sua empresa a sair da crise

Como o INBOUND

MARKETING vai ajudar

sua empresa a sair da

crise

um pequeno resumo sobre a economia…

estamos em um momento de crise? O que você tem a dizer?

onde o inbound marketing entra nisso tudo?

Não é de hoje que a publicidade tradicional vem diminuindo os índices de retorno para os anunciantes. Isso acontece porque ela interrompe os clientes de diferentes maneiras em um momento em que ele não está interessado na compra, e comete 3 falhas fatais: 1.  Prende atenção por pouco tempo. 2.  Interrompe em vez de oferecer valor. 3.  Tende a ser cara.

O conteúdo, por outro lado, veio para oferecer valor ao seu público. Suas principais vantagens, frente à publicidade tradicional são: •  Gerar valor para os clientes e criar fidelidade. •  Educar clientes atuais e potenciais

compradores no futuro. •  Atrair clientes para o blog. •  Criar conteúdo viral para levar o usuário ao

site. •  Ganhar a atenção através de diversos canais.

+ -

resultados

investimento

o que é inbound marketing?

O Inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que consiste em promover conteúdo focado em seus públicos através de táticas de comunicação online. Tudo o que se faz em inbound marketing é centrado no consumidor – ou em suas personas. Uma comunicação promocional, que apresenta somente os produtos e preços, nunca será considerada inbound marketing. Nesse sentido, todo o conteúdo que é gerado ao se utilizar estratégias de inbound marketing deve focar em soluções, dicas e temas relevantes ao receptor, com a finalidade de que ele considere a possibilidade de retransmitir a mensagem e, assim, levar a sua comunicação para outras pessoas.

alguns dados…

fonte: IAB Brasil

O inbound marketing custa 62% mais barato do que o outbound marketing.

O ROI potencial de uma campanha de inbound marketing é de até 275%.

O blog corporativo de uma empresa pode ser responsável por 90% dos cliques no seu site.

Empresas que publicam ao menos 2 posts por semana em seu blog geram até 97% mais acesso em seu site.

passo-a-passo para implementar o inbound marketing

passo #1 atrair

É aqui que você traz o leitor para o seu site, sua empresa, e para conhecer mais o seu produto. Para isso, tenha uma estratégia de palavra-chave bem elaborada e produza conteúdo com base nelas para ficar bem posicionado nos buscadores. Não se esqueça que os anúncios em mídias sociais podem ser uma ótima porta de entrada.

O calendário editorial é o início de sua estratégia de inbound marketing. É nele que você define o tipo de conteúdo (post, apresentação, e-book, infográfico e etc.), palavras-chaves, persona, a fase do funil e eventuais links (internos e/ou externos). É justamente com o conteúdo que você atrai seus potenciais clientes para o seu site/blog, e prepara as estratégias para dirigir o tráfego para o conteúdo produzido.

Esse é um modelo de calendário editorial.

o que fazer?

#1. estabeleça o seu calendário editorial.

#2. publique o seu conteúdo em seu blog.

#3. distribua em seus canais sociais.

#4. promova o conteúdo para ampliar seu alcance

#5. interaja constantemente com seus seguidores.

Antes de prosseguir para a próxima fase, lembre-se de: 1.  Otimizar o seu site para os buscadores. 2.  Criar conteúdo com um sentido e um

propósito claro. 3.  Os fundamentos da produção de conteúdo

(webwriting e dicas de redação). 4.  Ampliar o alcance do seu conteúdo com a

ajuda das mídias sociais. 5.  Respeite os 2 C’s do inbound (conteúdo e

contexto).

passo #2 converter

Quando o usuário chega até você, via mídias sociais, landing page, pelo seu site, ou blog, você precisa convertê-los em seguidores, para que vocês iniciem um relacionamento. O usuário precisa entrar no seu loop. Para isso, crie formulários de contato, inscrição em mailing, calls to action, e outros formulários que permitam você não perder o usuário na multidão.

Antes de prosseguir para o próximo passo, lembre-se de: 1.  Criar botões atraentes de call-to-action. 2.  Conhecer a anatomia de uma landing

page eficiente. 3.  Guiar seus usuários para a próxima

etapa com páginas de agradecimento.

passo #3 aproximar

Agora que o seu usuário já é um visitante frequente, você precisa se aproximar dele. Você pode fazer isso com newsletter, ofertas, ligações de qualificação, downloads (e-books, white papers, planilhas que demonstrem o poder do seu produto, ou até mesmo cases que mostram como é fazer negócio com a sua empresa). É aqui que você mostra o que pode entregar a seus clientes.

Antes de prosseguir para o próximo passo, lembre-se de: 1.  Certificar-se de que você está enviando o

e-mail certo para a pessoa certa. 2.  Aliar vendas e marketing, utilizando

ferramentas de automação, como CRM e Analytics.

3.  Criar o seu próprio processo de vendas inbound, depois de entregar o lead para vendas.

passo #4 encantar

Agora que você já vendeu seu produto, está na hora de levar o relacionamento para um próximo nível. Continue educando seu cliente com conteúdo, como pesquisas, upseling, crosseling, réguas de relacionamento, e por que não, programas de fidelidade. Esse é o segredo para transformar clientes em advogados da sua marca.

recaptulando...

#1. seja encontrado facilmente

Ser encontrado online é um dos principais desejos de quem tem site, blog ou perfil em redes sociais. Algo importante na fase de criação de conteúdos é a pesquisa de palavras-chave. Quais são os termos que o seu público-alvo costuma utilizar para buscar determinado conteúdo? Essa pesquisa pode ser feita com os próprios consumidores, mas também é bastante produtivo realizar uma análise competitiva.  Uma vez que você foi encontrado online, você precisa entregar conteúdo de qualidade para dar continuidade ao processo.

#2. converta visitas em leads e clientes

Como aproveitar a oportunidade e fazer com que uma visita anônima se torne um lead conhecido?  Ofereça conteúdo rico, exclusivo e irresistível para ele. Exemplos desse tipo de oferta são ebooks, whitepapers, webinars, templates e outros materiais que possam resolver problemas que o seu público-alvo tem. Uma vez que o lead foi gerado, você precisa iniciar um processo segmentação. A pior coisa nesse processo é ir com muita pressa de vender e acabar perdendo o lead. 

#3. analise e melhore os resultados

A internet nos dá a possibilidade de agregar informações sobre o comportamento dos clientes e futuros clientes, esse potencial pode e deve ser utilizado.  Um dos aspectos mais importantes do inbound marketing é a mensuração dos resultados obtidos e a aplicação dessa análise na melhoria das ações. Vamos mostrar algumas das principais métricas que podem ajudá-lo nesse processo: 1.  Tempo de permanência no site. 2.  Taxa de conversão em links. 3.  Links internos. 4.  Engajamento/alcance. 5.  ROI.

Em um mundo perfeito, você deve eliminar o que não dá resultado, e intensificar suas ações em coisas que dão resultado para a sua empresa. Por isso é preciso mensurar constantemente o desempenho de sua estratégia de inbound. Será que os usuários estão visitando o seu site? Se estão visitando, estão se cadastrando? Se a resposta for não, o que fazer para cadastrarem? Se eles se cadastraram, você está nutrindo esse lead para que ele compre? Está qualificando? Otimize o seu processo a todo momento, fazendo um diagnóstico do que funciona e do que não funciona.

tipos de conteúdo para movimentar seu plano de inbound marketing

Imagens: imagens são uma ótima maneira de criar contexto e transmitir conteúdo, utilizando-se de imagens, que como o ditado diz, valem mais do que mil palavras.

Vídeos: vídeos podem ser a maneira mais efetiva de produzir conteúdo, porque utiliza os sentidos visual e auditivo. Além disso, podem servir como fonte de tráfego para seu site, já que podem ser distribuídos em multi-plataformas.

Texto: com texto você pode produzir: artigos, e-books, whitepapers, píluas de conhecimentos, dicas rápidas, comentários sobre outros materiais, e milhares de artigos para alimentar o seu blog.

Infográficos: os infográficos são uma maneira simples de representar conhecimento de forma gráfica. Geralmente são um guia visual com conteúdo que pode ser aplicado imediatamente.

Podcasting: os podcasting são uma maneira de transmitir conhecimento em áudio, que pode ser consumido, por exemplo, no trânsito, durante uma viagem, ou até mesmo, enquanto o seu usuário faz alguma outra tarefa

Apresentações: as apresentações são uma maneira visual de criar um guia, uma ideia ou um apresentar um conteúdo relevante de maneira rápida e fácil de ser consumida.

Quizz: você pode criar conteúdo em forma de quizz para entreter, informar e educar seus usuários, de forma divertida, e com grandes chances e viralizar.

precisa de ajuda com seu plano de inbound marketing?

[email protected]

Obrigado! /enrico.cardoso/enricocardozo

/enricocardoso/enricocardozo