Composicao

26
COMPOSIÇÃO

Transcript of Composicao

Page 1: Composicao

COMPOSIÇÃO

Page 2: Composicao

“Composição é uma transferência do mundo real para uma tela estática,

bidimensional. Tão importante quanto o que se inclui na imagem é o momento

exato em que se dispara o obturador – e o que o fotógrafo deixa fora da foto”.

John Hedgecoe

Page 3: Composicao

“Ato ou efeito de dar forma ao unir ou combinar diferentes elementos, partes ou ingredientes”.

David Präkel

Page 4: Composicao
Page 5: Composicao

“A regra dos terços é praticamente uma simplificação das proporções da razão áurea, mas é muito mais usada pelos fotógrafos. Na regra dos terços, o foco de interesse deve ser

posicionado na intersecção das linhas que dividem o quadro em terços, que são

distribuídos de cima para baixo e da esquerda para a direita”.David Präkel

Page 6: Composicao

Instântaneo/registro – o cadete da marinha russa está centralizado e vários elementos causam distração na foto.

Composição – aqui temos uma mudança no ponto de vista. Também percebam que só nosso personagem está com foco, o fundo está desfocando, para não chamar atenção.

Page 7: Composicao

Simplicidade – “menos é mais”; a foto é direcionada por uma linha diagonal, temos a repetição das formas e a textura pode ser notada com facilidade.

Page 8: Composicao

A utilização da regra dos terços nos permite a construção de fotografias mais dinâmicas e interessantes.

Page 9: Composicao

Algumas dicas:

1 Linha do horizonte – evitar centralizar a linha do horizonte.

2 Num retrato, o rosto é a parte principal do motivo, podendo ser colocado de acordo com a regra dos terços.

Page 10: Composicao
Page 11: Composicao

Uso de diagonais

Sempre que possível, vale a pena tentar elaborar a composição para que ao menos algumas das linhas corram em diagonal através do quadro. As linhas oblíquas dramatizam a tomada e conduzem o olhar de canto a canto da foto. Podem também dar um sensação de movimento à cena.

O que torna as linhas diagonais muito fortes como instrumento de composição é o modo como elas interagem com o quadro retangular da fotografia. Sua utilização cria uma foto dinâmica simplesmente porque elas desafiam as margens retas e paralelas do visor.

Page 12: Composicao
Page 13: Composicao

Círculos

Há motivos de todas as formas e tamanhos – mas em geral são as formas mais simples que têm o apelo visual mais forte na composição fotográfica. Sabe-se que triângulos e linhas diagonais criam drama e tensão dentro do quadro. Círculos e linhas curvas tendem a fazer o oposto, geralmente criando harmonia numa foto.

Em geral faz-se a composição usando-se o círculo como pano de fundo.

Page 14: Composicao
Page 15: Composicao

Quadros dentro de quadros

Arcadas, colunas, árvores, batentes de portas e esquadrias de janela são comumente usados desse modo, um recurso artístico de que se lança mão para limitar a imagem útil da foto. Se você prestar atenção, verá que esses quadros naturais estão por toda parte.

Os quadros dentro de quadros também servem a outras finalidades. Por exemplo, a técnica pode ser um meio de esconder detalhes em primeiro plano que distraem a atenção. É um meio também de dar às fotos uma sensação de profundidade, pois os quadros acrescentam uma outra camada à imagem.

Page 16: Composicao
Page 17: Composicao

Dicas:

1 Quadros dentro de quadros funcionam melhor quando o olhar se desloca de uma área escura para uma área clara mais além. Faça a exposição de acordo com o assunto, e não com o quadro.

2. Ao fotografar paisagens, use galhos de árvore e falhas em cercas vivas para obter um enquandramento natural e atraente.

Page 18: Composicao

Perspectiva

Experimentar a perspectiva – exagerando ou diminuindo as distâncias para adequá-las à composição – é uma das maneiras com que o fotógrafo pode criar profundidade nas fotografias. Existem diversos tipos de perspectivas, porém a mais conhecida é a linear. Ela cria a ilusão óptica que faz com que as bordas de uma estrada reta pareçam convergir quando vistas à distância.

Page 19: Composicao
Page 20: Composicao

Uso de sombras

Quando fotografar sombras, a abordagem mais óbvia é enquandrar a foto de modo que o objeto e a sombra criem uma composição simétrica. No entanto, uma proposta mais ousada seria enquadrar a foto de modo que a sombra seja o foco de atenção.

Page 21: Composicao
Page 22: Composicao
Page 23: Composicao

Reflexos

Dicas:

1 Os reflexos fotografam melhor quando o motivo recebe iluminação frontal.

Page 24: Composicao
Page 25: Composicao

Textura

A textura pode ser definida simplesmente como uma forma em pequena escala. Realçar a textura é uma boa maneira de transmitir uma sensação tátil, pois nos dá uma idéia melhor de como sentiríamos em nossas mãos o objeto fotografado.

A iluminação lateral cria zonas de claro e escuro que sugerem a suavidade ou a aspereza de determinada superfície.

Page 26: Composicao