Comunicado -...

12
Sumário Expediente Caro colega É com grande satisfação que disponibilizamos aos professores das escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino o Jornal da Matemática, n. o 41, da Assessoria Pedagógica de Matemática. Nesta edição, você encontrará informações sobre o Sistema Positivo de Ensino, além de sugestões de leitura, desafio ao professor e muito mais. Blog da Assessoria Resposta do Desafio Desafio nº . 41 Notícias Tempo Real Sugestão de Leitura Webconferências Humor Sugestão de Atividade 2 "A essência da Matemática reside na sua liberdade." George Cantor Comunicado Portal Positivo Elaborado por: Anvimar Gasparello [email protected] Anderson Gosmatti [email protected] Carlos Henrique Wiens [email protected] Fernando Barnabé [email protected] Lucas de Oliveira [email protected] Luciane Chyczy [email protected] Paulo César Sanfelice [email protected] Vera Lucia Petronzelli [email protected] DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 3 4 5 9 9 10 11 2 EDIÇÃO EDIÇÃO JULHO 2014 ATEMÁTICA Assessoria de SPE EDIÇÃO Sala de aula em foco No segundo semestre de 2014 os professores do Sistema Positivo de Ensino terão a oportunidade de participar de encontros presenciais, complementando o trabalho realizado com os cursos EAD. Para mais informações, acesse: http://www.portalpositivo.com.br/ Assessoria de Matemática 0800-725-3536

Transcript of Comunicado -...

Sumário

Expediente

Caro colega

É com grande satisfação que disponibilizamos aos professores das escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino o Jornal da Matemática, n.o 41, da Assessoria Pedagógica de Matemática.

Nesta edição, você encontrará informações sobre o Sistema Positivo de Ensino, além de sugestões de leitura, desafio ao professor e muito mais.

Blog da Assessor ia Resposta do Desaf io Desaf io nº. 41 Notíc ias Tempo Real Sugestão de Lei tura Webconferênc ias Humor Sugestão de Ativ idade

2 "A essência da Matemática reside na sua liberdade."

George Cantor

Comunicado

Portal Positivo Elaborado por:

Anvimar Gasparello [email protected]

Anderson Gosmatti [email protected]

Carlos Henrique Wiens [email protected]

Fernando Barnabé [email protected]

Lucas de Oliveira [email protected]

Luciane Chyczy [email protected]

Paulo César Sanfelice [email protected]

Vera Lucia Petronzelli [email protected]

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

3

4

5

9

9

10

11

2

ED

IÇÃ

O

ED

IÇÃ

O

JULHO

2014 ATEMÁTICA Assessoria de

SPE

ED

IÇÃ

O

Sala de aula em foco

No segundo semestre de 2014 os professores do Sistema Positivo de Ensino terão a oportunidade

de participar de encontros presenciais, complementando o trabalho realizado com os cursos EAD.

Para mais informações, acesse:

http://www.portalpositivo.com.br/

Assessoria de Matemática

0800-725-3536

2

Professor(a), para acessar o blog da Assessoria de Matemática digite:

www.portalpositivo.com.br

Em seguida, digite seu login e senha.

Após acesso à área restrita do Portal Positivo, você pode navegar pelo Blog da Assessoria de

Matemática utilizando o link a seguir:

http://blog.portalpositivo.com.br/matematicaspe

Pronto! Você está no blog da Assessoria de Matemática.

Vá até “Tags” e faça sua pesquisa sobre o tema de seu interesse!

Gostaríamos de agradecer aos professores que encaminharam suas respostas para o desafio proposto em nossa última edição, bem como uma explicação do porque o erro ao resolvê-lo.

Seguem os nomes dos professores que enviaram a resolução com explicações solicitadas:

Elisabet Romilda Tonezer – Colégio Murialdo – Caxias do Sul (RS) Marciele de Santana Antero – Colégio Magistral – Estância (SE)

Rita de Cássia Santos Ferraz – Colégio CEPOC – Poços de Caldas (MG)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A soma proposta não geraria dificuldade se fosse registrada no algoritmo. Porém, ao fazer mentalmente as adições na sequência proposta:

1000 + 40 + 1000 + 30 + 1000 + 20 + 1000 + 10

Ao trocarmos as dezenas para centenas, transformamos 100 em 1000, dando como resposta 5000, ao invés de apresentar 4100, que é a resposta correta.

Uma explicação para tanto é que ao realizar as operações em ordem, não fazemos a separação das dezenas e milhares para serem somadas. Na última operação tem-se

4090 + 10

E isso, mentalmente, causa certa confusão ao buscar rapidamente o resultado por conta do “zero intermediário” localizado entre 4 e 9.

------------------------------------------------------------------------------------------

Professor(a), aproveitamos para convidá-lo(a) a participar do Jornal da Matemática em nossa próxima edição, enviando sua solução para o desafio 41!

RESPOSTA DO DESAFIO Nº. 40

BLOG DA ASSESSORIA DE MATEMÁTICA

DESAFIO DOS PALITOS

Esse desafio está composto em duas partes:

1ª parte:

Mexa apenas dois palitos, de maneira que fiquem apenas quatro quadrados e que, cada palito seja lado de um quadrado.

2ª parte:

Após resolver a primeira parte do desafio, quantos quadrados podemos visualizar na

figura formada?

===================================================================================

Pedimos que, ao enviar sua resolução, o professor se identifique colocando seu

nome, nome da escola em que trabalha, além do município e estado em que a instituição

se encontra.

Coloque seu nome em nosso jornal para todo o Brasil!

Enviar soluções para: [email protected]

DESAFIO Nº. 41

3

4

Alunos brasileiros ficam entre os últimos em teste de solução de problemas

Do UOL, em São Paulo. 01/04/2014

Os estudantes brasileiros ficaram em 38° lugar entre jovens de 44 países, em um teste de solução de problemas matemáticos, feito pela OCDE (Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico) e divulgado nesta terça-feira (1°).

Enquanto os alunos de países da OCDE tiveram média de 500 pontos na avaliação, os jovens brasileiros atingiram em média apenas 428 pontos. O relatório mostra ainda que 47,3% dos brasileiros tiveram baixa performance e só 1,8% conseguiu solucionar problemas de matemática complexos.

A avaliação foi aplicada a jovens de 15 anos de todo o mundo e é parte do relatório do Pisa 2012 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Os jovens de Cingapura, Coreia do Sul e Japão ficaram nas primeiras posições do ranking.

O desempenho dos alunos brasileiros ficou abaixo ainda do de jovens da Rússia, de Portugal, da Croácia e do Chile.

Meninos tiveram desempenho melhor que as meninas na prova de matemática. Em média, a diferença foi de 22 pontos. Entre estudantes dos países da OCDE, a variação é de, em média, 7 pontos.

Confira o ranking:

1° lugar - Cingapura - 562 pontos

2° lugar - Coreia do Sul - 561 pontos

3° lugar - Japão - 552 pontos

4° lugar - China - Macau - 540 pontos

5° lugar - China - Hong Kong - 540 pontos

38° lugar - Brasil - 428 pontos

39° lugar - Malásia - 422 pontos

40° lugar - Emirados Árabes Unidos - 411 pontos

41° lugar - Montenegro - 407 pontos

42°lugar - Uruguai - 403 pontos

43° lugar - Bulgária - 402 pontos

44° lugar - Colômbia - 399 pontos

NOTÍCIAS

Resultado geral

No final do ano passado, a OCDE divulgou o relatório geral do Pisa 2012, que mostrou que o desempenho dos estudantes brasileiros em leitura piorou em relação a 2009. Matemática foi a única disciplina em que os brasileiros apresentaram avanço no desempenho, ainda que pequeno. O Brasil saiu de 386 pontos, em 2009, e foi a 391 pontos – a média da OCDE é de 494 pontos.

A melhora não foi suficiente para que o país avançasse no ranking e o Brasil caiu para a 58ª posição em matemática.

Apesar da melhora, 2 em cada 3 alunos brasileiros de 15 anos não conseguem interpretar situações que exigem apenas deduções diretas da informação dada, não são capazes de entender percentuais, frações ou gráficos.

Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, especialista em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), o país ainda tem muitos alunos com baixo desempenho nas áreas avaliadas. "Quando a gente olha o Brasil nos resultados desse Pisa, não só a média geral é baixa como tem muita gente concentrada abaixo do nível adequado. Esses alunos que saem do ensino fundamental e são avaliados pela prova acabam tendo o desempenho que se espera de um aluno do 5º ou 6º ano".

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/01/alunos-brasileiros-ficam-entre-os-ultimos-em-teste-de-solucao-de-problemas.htm . Acessado em 26/06/2014.

Acompanhe aqui alguns eventos interessantes para participar:

VI SEMINÁRIO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – VI SEMAT Local: IFES (Campus Cachoeiro) – Cachoeiro de Itapemirim - ES Data: 09 a 11 de julho de 2014 Informações: https://semat.ci.ifes.edu.br/ 21º SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA – 21º SINAPE Local: Hotel Praiamar – Natal - RN Data: 20 a 25 de julho de 2014 Informações: http://www.redeabe.org.br/ 19º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL – 19º COLE Local: Centro de Convenções da UNICAMP – Campinas - SP Data: 22 a 25 de julho de 2014 Informações: http://cole-alb.com.br/19cole.html IV COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – IV CEMA Local: Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora - MG Data: 28 a 30 de julho de 2014 Informações: http://www.ufjf.br/coloquioedumat/

TEMPO REAL

5

6 VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS - COPENE 2014 Local: Universidade Federal do Pará – Belém - PA Data: 29 de julho a 02 de agosto de 2014 Informações: http://www.para2014.copene.org/ 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA Local: Universidade Federal do Pará – Belém - PA Data: 29 de julho a 02 de agosto de 2014 Informações: http://www.14snhct.sbhc.org.br/ IV ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 2º ENCONTRO NACIONAL PIBID-MATEMÁTICA Local: Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria - RS Data: 30 de julho a 1º de agosto de 2014 Informações: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/edicao_4/index.html 1º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇAO MATEMÁTICA Local: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora - MG Data: 31 de julho a 02 de agosto de 2014 Informações: http://www.ufjf.br/edfinanceira/ 19TH BRAZILIAN TOPOLOGY MEETING - XIX EBT Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP) – São José do Rio Preto – São Paulo - Brasil Data: 03 a 09 de agosto de 2014 Informações: http://www.mat.ibilce.unesp.br/EBT2014/ II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Local: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos - SP Data: 08 e 09 de agosto de 2014 Informações: https://sites.google.com/site/educacaomatematicaanosiniciais/ III ENCONTRO BAIANO DO PROFMAT Local: IFBA (Campus Valença) – Valença - BA Data: 14 e 15 de agosto de 2014 Informações: www.profmatbahia.wix.com/ encontro III SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – III SELEM Local: Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Lavras - MG Data: 15 e 16 de agosto de 2014 Informações: http://www.eventos.ufla.br/iiiselem/ 5º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Local: Universidade do Estado do Pará – Belém - PA Data: 01 a 05 de setembro de 2014 Informações: http://www.apsignificativa.com.br/5enas#!5enas/cl4b XII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XII EPREM Local: Universidade Estadual do Paraná – Campos Mourão- PR Data: 04 a 06 de setembro de 2014 Informações: http://www.fecilcam.br/eprem

XXXV CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL - CNMAC 2014 Local: Centro de Convenções do Hotel Praia Mar – Natal – RN Data: 08 a 12 de setembro de 2014 Informações: http://cnmac.com.br/node/15 IV SIMPÓSIO BAIANO DAS LICENCIATURAS - IV SBL IV SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID Local: Centro de Convenções – Ilhéus - BA Data: 10 a 12 de setembro de 2014 Informações: http://www.uesc.br/eventos/ivsbl/ IV SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - IV SENEPT 2014 Local: Centro Federal de Educação Tecnologia de Minas Gerais (CEFET-MG) – Belo Horizonte - MG Data: 15 a 17 de setembro de 2014 Informações: http://www.senept.cefetmg.br/ XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda - PE Data: 17 a 19 de setembro de 2014 Informações: http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/ocongresso.asp VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE” Local: Universidade Federal de Sergipe – São Cristóvão - SE Data: 18 a 20 de setembro de 2014 Informações: http://educonse.com.br/viiicoloquio/ VI ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - VI EBREM Local: Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) – Brasília - DF Data: 19 a 21 de setembro de 2014 Informações: http://www.sbemdf.com/index.php/home/viebrem/apresentacao-vi-ebrem SIMPÓSIO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DEBATE – SIMPEMAD Local: Universidade do Estado de Santa Catarina – Joinville - SC Data: 22 a 25 de setembro de 2014 Informações: http://simpemad.blogspot.com.br/ III FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA Local: Museu de Ciência e Tecnologia (UNEB) – Salvador - BA Data: 24 a 26 de setembro de 2014 Informações: http://feiradematematica.uneb.br ENCONTRO DE ETNOMATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO – ETNOMA-RJ Local: Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá) – Niterói - RJ Data: 25 e 26 de setembro de 2014 Informações: http://www.uff.br/getuff/

7

8

VI ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - VI EEMAT Local: Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá) – Niterói - RJ Data: de 25 a 27 de setembro de 2014 Informações: http://eemat.sbemrj.com.br/ 3º COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORDESTE Local: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus - BA Data: 29 de setembro a 04 de outubro de 2014 Informações: [email protected] VII BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Local: Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Maceió - AL Data: 02 a 06 de outubro de 2014 Informações: http://www.im.ufal.br/index.php/vii-bienal-da-sociedade-brasileira-de-matematica#start 3º COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORTE Local: Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus - AM Data: 13 a 17 de outubro de 2014 Informações: [email protected] XX EREMAT SUL (Encontro Regional de Estudantes de Matemática) Local: UNIPAMPA (Campus Bagé) – Bagé - RS Data: 16 a 19 de outubro de 2014 Informações: http://eventos.unipampa.edu.br/eremat/ SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DO PPGEMAT-UFRGS Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre - RS Data: 20 a 22 de outubro de 2014 Informações: http://www.mat.ufrgs.br/~ppgem/10anos XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – XVIII EBRAPEM Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife - PE Data: 20 a 23 de outubro de 2014 Informações: https://www.facebook.com/pages/XVIII-EBRAPEM/612672725491041?fref=ts II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – II ENAPHEM Local: Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru - SP Data: 31 de outubro a 02 de novembro de 2014 Informações: http://www2.fc.unesp.br/enaphem/index.php

Fiquem atentos ao nosso jornal e em nossa página no Facebook

para encontrar outras informações sobre Educação e Educação Matemática!

Matemática e Síndrome de Down Autor: Leo Akio Yokoyama Editora: Ciência Moderna

Como saber se seu filho ou aluno compreende o conceito de número? Saber contar até 10 não garante que a criança saiba o significado de 7, por exemplo.

Quais atividades podem ser aplicadas para a aquisição do conceito de quantidade? Como se desenvolveram as pesquisas sobre o conceito de número, desde a época de Piaget?

Este livro mostra, com testes simples, como saber se a criança compreende o conceito de número e quantificação. O leitor encontrará atividades para crianças e indivíduos, com síndrome de Down, para a aquisição do conceito de número natural, principalmente com relação à quantificação de conjuntos discretos.

As atividades foram desenvolvidas, a partir da tese de doutorado do autor, e constatou-se que foram de muita valia para as crianças participantes da pesquisa.

Este livro se destina a pais, pesquisadores, professores, assistentes e todas as pessoas que estão, direta ou indiretamente, ligadas a indivíduos com síndrome de Down, que se preocupam com o saber matemático, e que querem se informar sobre como se estabelece a aquisição do conceito de número nas crianças, especificamente naquelas com síndrome de Down.

A Editora Positivo, durante todo o ano letivo, oferece um Calendário de Webconferências para os professores que trabalham com o Sistema Positivo de Ensino.

Acompanhe as próximas webconferências da equipe de Matemática e participe:

O ábaco trigonométrico como recurso de ensino para as aulas de trigonometria

Data: 17/07/2014

Horários: às 9h e às 14h

Sala 2 - http://webconf.editorapositivo.com.br/sala2/

As quatro operações por meio de jogos matemáticos

Data: 29/07/2014

Horários: às 10h30 e às 15h30

Sala 3 - http://webconf.editorapositivo.com.br/sala3/

WEBCONFERÊNCIAS

SUGESTÃO DE LEITURA

Lembrando:

- duração de 1h cada web

- horários de Brasília

9

10

Representação algébrica: Analisando propriedades e procedimentos

Data: 31/07/2014

Horários: às 9h e às 14h

Sala 3 - http://webconf.editorapositivo.com.br/sala3/

O jornal na sala de aula de Matemática

Data: 06/08/2014

Horários: às 10h30 e às 15h30

Sala 2 - http://webconf.editorapositivo.com.br/sala2/

Ajustando os ponteiros e descobrindo o tempo

Data: 03/09/2014

Horários: às 10h30 e às 15h30

Sala 3 - http://webconf.editorapositivo.com.br/sala3/

O jogo: um recurso interessante nas aulas de Matemática!

Data: 09/09/2014

Horários: às 10h30 e às 15h30

Sala 3 - http://webconf.editorapositivo.com.br/sala3/

HUMOR

Dominó

Sugestão de atividade extraída e adaptada de "Práticas Matemáticas em atividades didáticas para os anos iniciais”, de Iran Abreu Mendes, Antonio dos Santos Filho e Maria Auxiliadora Lisboa Moreno

Pires (Editora Livraria da Física - 2011). Estas atividades sugeridas aqui para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental podem ser facilmente adaptadas.

Material: - Jogo tradicional de dominó O dominó é um jogo de grande popularidade e, com frequência, jogado em vários momentos e locais na sociedade. Composto de 28 peças, também chamadas de pedras, as quais são divididas sempre em duas partes, cada qual com uma pontuação indicada por “pintinhas” que variam de 1 a 6 ou deixado em branco (representando o zero). O total de pontos, nas 28 peças, é igual a 168, o que corresponde a 28x6, onde 28 é o número de peças. Isso nos leva a várias problematizações possíveis.

Uma delas é que para cada peça encontramos uma correspondente cuja soma das duas resulta 12 pontos. Por exemplo: para a peça branca e 1, temos a peça 5 e 6, somando 12 pontos. - Desafio 1: tente encontrar outras combinações possíveis.

O número de pontos de uma peça (ou pedra) de dominó é a quantidade total das duas partes da mesma.

- Atividades:

1) Forme todos os pares de pedras (2 peças) cuja soma total é igual a 12. Feito isso, verifique que são 14 pares de peças cuja soma em cada par é 12, daí 14x12 = 168, que é o total de pontos no dominó.

2) Quais são as características comuns entre os números 6 e 28? Quais são os divisores dos dois?

3) Separe o dominó em 2 conjuntos de peças: aquelas que tem 6 pontos e aquelas que tem mais de 6 pontos, organizando-as em ordem crescente.

4) Separe as peças de quantidades de pontos pares. Quantas são? E as de quantidades de pontos ímpares, quantas são?

5) Quantas peças possuem o mesmo número de pontos dos dois lados? Qual a soma dos pontos de cada uma dessas peças? Esses valores são pares ou ímpares? Por quê?

6) Separe as peças que contém quantidades ímpares dos dois lados. Qual é o total de peças encontradas?

7) Quantas peças contém a quantidade 3 em um dos lados? E a quantidade 4? E a quantidade 6? O que podemos dizer, então, sobre essa característica das peças?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

11

12

O dominó tradicional pode ser adaptado para uso em sala de aula de acordo com o

interesse do professor, seja usando operações e seu resultado, seja trabalhando com expressões numéricas, frações equivalentes, ou até mesmo figuras geométricas e suas características.

Para os professores do Ensino Fundamental II é possível trabalhar também explorando equações e seus resultados.

As aplicações são inúmeras e isso nos mostra o quanto podemos utilizar jogos e situações cotidianas para o trabalho com a Matemática, desde que bem aplicados e/ou adaptados. ====================================================================

Esperamos que este Jornal possa contribuir para seu trabalho em sala de aula,

proporcionando novas oportunidades tanto para você professor, como para seus alunos!

Caso queiram compartilhar suas experiências, sugestões de atividades fiquem à

vontade! O Jornal da Matemática é NOSSO!

Um ótimo ano letivo para todos nós!

Assessoria Pedagógica de Matemática