Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na...

7
Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015 Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia Toniato Simões cluiu recentemente um MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Admi- nistração (FIA), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Natural de Itarana, onde seus pais são agricultores, Letícia atuou durante 15 anos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque- nas Empresas (Sebrae), sem- pre com atuação na área de desenvolvimento susten- tável da área rural. Nos úl- timos cinco anos, atuou na Gerência de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae, cujo foco de trabalho é com agricultores familiares, pú- blico-alvo do Incaper. Ela atuou durante dois anos na Gerência de Agri- cultura Orgânica da Seag, contribuindo também com o trabalho de floricultura. Um toque feminino Letícia Toniato Simões, de 40 anos, entra para a história do sistema público de pes- quisa e extensão como sendo a segunda mulher a assumir o posto mais alto na Instituição em 58 anos. Antes dela, entre os anos de 1995 e 1999, a servidora Margareth Batista Saraiva Coelho havia assumido essa posição na época da Em- presa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa). Na história do Incaper, no en- tanto, após a integração dos serviços de pesquisa e Ater, Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi- da ao Por dentro do Incaper: Gestão Como pretende implantar a profissionalização no serviço público no Incaper? Iremos trabalhar a im- portância das ferramentas Pesquisadores da Fazenda de Bananal do Norte aprovaram projeto Letícia é administradora, natural de Itarana e filha de agricultores Letícia Toniato Simões as- sumiu a diretoria do Incaper. Administradora de empre- sas e com experiência de tra- balho na área rural, a nova diretora-presidente pretende trabalhar com foco na gestão de pessoas e de processos, dando prosseguimento à im- plantação do Planejamento Estratégico do Incaper. Perfil Letícia, além de admi- nistradora, é especialista em Gestão de Projetos e Gestão Estratégica. Con-

Transcript of Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na...

Page 1: Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper: Gestão ...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015

Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia Toniato Simões

cluiu recentemente um MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Admi-nistração (FIA), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Natural de Itarana, onde seus pais são agricultores, Letícia atuou durante 15 anos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas (Sebrae), sem-pre com atuação na área de desenvolvimento susten-tável da área rural. Nos úl-timos cinco anos, atuou na

Gerência de Atendimento ao Agronegócio do Sebrae, cujo foco de trabalho é com agricultores familiares, pú-blico-alvo do Incaper.

Ela atuou durante dois anos na Gerência de Agri-cultura Orgânica da Seag, contribuindo também com o trabalho de floricultura.

Um toque feminino Letícia Toniato Simões, de

40 anos, entra para a história do sistema público de pes-quisa e extensão como sendo a segunda mulher a assumir o posto mais alto na Instituição em 58 anos. Antes dela, entre os anos de 1995 e 1999, a servidora Margareth Batista Saraiva Coelho havia assumido essa posição na época da Em-presa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa). Na história do Incaper, no en-tanto, após a integração dos serviços de pesquisa e Ater, Letícia é a primeira mulher na presidência.

Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper:

GestãoComo pretende implantar a

profissionalização no serviço público no Incaper?

Iremos trabalhar a im-portância das ferramentas

Pesquisadores da Fazenda de Bananal do Norte aprovaram projeto

Letícia é administradora, natural de Itarana e filha de agricultores

Letícia Toniato Simões as-sumiu a diretoria do Incaper. Administradora de empre-sas e com experiência de tra-balho na área rural, a nova diretora-presidente pretende trabalhar com foco na gestão de pessoas e de processos, dando prosseguimento à im-plantação do Planejamento Estratégico do Incaper.

PerfilLetícia, além de admi-

nistradora, é especialista em Gestão de Projetos e Gestão Estratégica. Con-

Page 2: Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper: Gestão ...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015

por dentro das unidades

de gestão. Precisamos inves-tir em capacitação e bus-car experiências em outros órgãos e instituições.

Iremos seguir as diretri-zes do governo sem perder a proposta de trabalhar a capacitação x eficácia. Por meio de ações educativas, iremos implantar o mo-delo de gestão por resulta-dos. Queremos trabalhar a gestão de processos e pes-soas, com monitoramento.

Qual a marca de gestão que pretende imprimir no Incaper?

Transparência e gestão compartilhada. Quero que cada decisão seja com-preendida em conjunto, baseada em fatos e dados e não em decisões pessoais.

Meu propósito é trabalhar a gestão no Incaper, em con-junto com a área técnica.

Está em curso o Planeja-mento Estratégico do Incaper. Pretende dar continuidade à implantação do Modelo de Gestão por Resultados?

Devemos dar foco à imple-mentação do PEI, monito-rando permanentemente. O Planejamento Estratégico foi um trabalho muito bem feito pela Fundação Dom Cabral, que traduz a realidade e as necessidades da Instituição. Com essa ferramenta, temos a expectativa de melhorar bastante o Incaper.

Atualmente, não é possível trabalhar sem uma gestão por resultados. Sem planeja-mento, não é possível atingir

os objetivos da Instituição. E sem monitoramento tam-bém não, pois quem não mede não gerencia.

Como pretende atuar dentro do decreto de contenção de gas-tos estabelecido pelo governo?

Iremos atender ao que foi estabelecido no decreto. Faremos uma avaliação do que priorizar neste momen-to. Pretendemos fazer uma análise interna com relação à otimização de gastos. Pre-cisamos colocar em prática o mote “mais com menos”, re-duzindo o que for necessário.

Uma das ações imediatas para redução de custos é, por exemplo, viabilizar par-cerias nos municípios com as demais autarquias em termos de aluguel.

Pesquisa e AterQuais os principais desafios

da pesquisa e Ater no Incaper?É preciso ampliar o investi-

mento na pesquisa aplicada ao agricultor e melhorar o modelo de atendimento na assistência técnica e extensão rural. Queremos trabalhar a partir das diretrizes da Seag acerca das prioridades para o sistema agrícola.

Outro desafio para o Insti-tuto é consolidar a integração da pesquisa e Ater. O agricul-tor precisa que esses serviços estejam em consonância.

Valorização do servidor O que pretende fazer em rela-

ção à melhoria da qualidade de vida do servidor e valorização profissional no Incaper?

Quero conhecer melhor as ações que são desenvol-vidas nessa área no Incaper. Pretendo conhecer a rea-lidade de cada município. É preciso incentivar esse tipo de ação, já que as pes-soas precisam ser o foco da gestão da Instituição. Sem pessoas, não há resultados.

A valorização profissional faz parte do processo de gestão. Temos que valorizar todas as áreas. O Incaper é um só. Temos que valori-zar cada servidor conforme suas especificidades.

Relacionamento InstitucionalO Incaper é uma instituição

que possui diversos parceiros institucionais. De que manei-ra pretende lidar com isso?

As parcerias institucionais são essenciais para o sucesso de qualquer instituição. Sem parcerias não caminhamos.

Pretendo reforçar as parce-rias já existentes e buscar novas a fim de avançar nos trabalhos desenvolvidos pela Instituição

Como pretende se relacio-nar com a Associação de Ser-vidores do Incaper (ASSIN)?

Já na primeira semana em que assumi o Incaper, rece-bi o presidente da Assin e a diretora administrativa-fi-nanceira. Fizemos uma reu-nião de aproximação.

Pretendo trabalhar por meio do diálogo, com transparência, o que é im-portante para manter o equilíbrio nas negociações futuras que poderão surgir.

Page 3: Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper: Gestão ...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015

por dentro das unidades

Por dentro do ELDR de Marechal Floriano

de práticas que reduzam a incidência de patógenos na cultura e reduzir o uso de agrotóxicos.

Sistema plantio direto de hortaliças (SPDH). Iniciamos recentemente, com o apoio da pesquisadora do Cen-tro Serrano Maria da Penha Angeletti e do pesquisador da Embrapa Nuno Madeira, duas unidades de observa-ção de alface sob o sistema plantio direto. A ideia é que façamos o mesmo com ou-tras olerícolas. Dentre as van-tagens do SPDH estão a redu-ção da erosão, a redução do consumo de água na irrigação, o aumento da matéria orgâni-ca e da microbiota do solo.

Controle de hérnia das crucí-feras. A hérnia é uma doença que vem reduzindo a produ-tividade de couve e brócolis

Nesta edição, o município das orquídeas apresenta seus principais trabalhos ao Por dentro do Incaper. Con-fira as atividades da equipe de Marechal Floriano:

Quais os principais tra-balhos desenvolvidos?

O escritório destaca-se na área de olericultura. Algu-mas ações são:

Fortalecimento da cultura da alface. Parceria entre In-caper, Secretaria Municipal de Agricultura e Idaf, este trabalho tem como principal objetivo a redução do uso de agrotóxicos na cultura. As ações realizadas desde fevereiro de 2014 incluem reuniões, visitas, unidades demonstrativas, palestras para técnicos, demonstra-ções de métodos, entre ou-tras, visando a integração

da região. Buscamos mé-todos culturais e biológicos para redução da hérnia, con-siderando que não existem agrotóxicos registrados para controle desta doença.

Quais os desafios do ELDR?Produção e comercializa-

ção de alimentos com selo de qualidade e com respon-sabilidade técnica e que ofe-reça ao consumidor total se-gurança alimentar;

Aumentar a diversificação das atividades para permitir uma renda durante todo o ano;

Aumentar a produtividade das atividades agropecuá-rias utilizando técnicas reco-mendadas e assim continuar preservando os recursos na-turais ainda existentes;

Evitar ao máximo o uso de agrotóxicos nas culturas para obtenção de alimentos seguros.

Quem é a equipe?O chefe do ELDR é enge-

nheiro agrônomo Cesar Abel Krohling. A engenheira agrô-noma Ana Paula de Oliveira Siqueira também integra a equipe. Ela recebeu o Título de cidadã Florianense pelos relevantes serviços presta-dos ao município.

O assistente de suporte é Gutemberg de Souza.

O técnico agrícola Alexan-dre Luciano Costa, cedido pela Prefeitura, também atua na equipe.

Da esquerda para direta, em pé: - Gutemberg, Ana Paula, Cesar

Page 4: Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper: Gestão ...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015

FiQue por dentro

BiBLioteCa rui tendinHa

Livro de alimentação saudável nas escolas está disponível na biblioteca

Encontra-se na biblioteca o livro “Alimentação Saudável e Sustentabilidade Ambien-tal nas Escolas do Paraná”, resultado de uma parceria entre o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Ex-tensão Rural (Emater), Secre-taria estadual da Educação e Pastoral da Criança. A obra aborda educação alimentar,

horta escolar, aproveitamen-to de alimentos, técnicas de compostagem, conservação de solo, cisternas, aprovei-tamento de água da chuva, irrigação, proteção de rios, reconhecimento e contro-le de insetos, agroecologia, plantas medicinais da Amé-rica do Sul e agricultura de baixa emissão de carbono.

Licença maternidade e paternidade: como funcionam?

No serviço público estadual, a licença maternidade é um direito da servidora gestante efetiva de se afastar, por 180 dias (6 meses), a partir do primeiro dia do 9º mês de gestação ou a partir do nasci-mento da criança, em caso de bebês prematuros. Durante esse período, ela continua recebendo

seu salário normalmente.No caso do servidor pai, a Li-

cença Paternidade é de cinco dias a partir do nascimento do filho.

Como requerer. Para reque-rer a licença maternidade, a ser-vidora deverá procurar no perí-odo da licença a perícia médica do IPAJM portando o atestado médico juntamente com a GIM (Guia de Inspeção Médica), que deve ser retirada no local de tra-balho. Ninguém poderá repre-sentar a servidora, devendo ela mesma comprecer ao local.

No caso do servidor pai, basta entregar a cópia da certidão de nascimento do filho para a che-fia imediata, que irá anexar o do-

cumento à frequência mensal.No caso de servidora comissio-

nada, ela deve se dirigir ao DRH para obter informações, pois o pro-cesso de licença é feito pelo INSS.

Adoção. A servidora pública efetiva que adotar ou obtiver guarda judicial de criança de até 1 ano de idade terá 120 dias de licença remunerada para ajusta-mento do adotado ao novo lar. No caso de criança com mais de 1 ano de idade, o período será de 60 dias. A lei não trata de adoção feita por servidor do sexo masculino.

Para mais informações, con-sultar os Artigos 137 a 141 da LC 46/94.

Page 5: Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper: Gestão ...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015

BiBLioteCa rui tendinHa

Do fundo do baú: biblioteca resgata memória fotográfica do Incaper

A Biblioteca Rui Tendinha resolveu vasculhar os ar-quivos do rural capixaba. E encontrou, lá no fundo do baú, centenas de imagens que registram momentos históricos da agropecuária do Espírito Santo. Porém, muitas dessas cenas impor-tantes estão sem identifica-ção. Mas você pode ajudar a resolver este problema!

A cada edição do boletim

Por dentro do Incaper, será publicada uma fotografia his-tórica. Se você souber onde foi tirada aquela foto, quem são as pessoas que apare-cem na imagem, ou qual o momento foi registrado ali, envie um e-mail para: [email protected].

“A iniciativa visa preserva-ção a memória do Incaper e organizar seu acervo físico de fotografias, que é bas-

tante rico”, falou a bibliote-cária Merielem Frasson.

O desafio está lançado! Para iniciar a identificação fotográfica, aí vai uma dica: a foto abaixo foi tirada no ano de 1976. E então? Você tem mais informações so-bre esse registro?

Participe! Ajude a resga-tar a memória do rural do Espírito Santo!

Page 6: Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper: Gestão ...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015

BiBLioteCa rui tendinHa

Pnae e PAA são temas de publicações em anais de congresso

Os programas de governo que incentivam a comercia-lização de produtos da agri-cultura familiar foram objeto de estudo de dois artigos, elaborados por diversos autores do Incaper, entre eles, servidores e bolsistas do projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espíri-to Santo (Tecsocial). Os arti-gos foram apresentados no VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, em 2013, em Porto Alegre.

Em destaque, estão o Pro-grama de Aquisição de Ali-mentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Es-colar (Pnae).

A organização da agri-cultura familiar e a política governamental do Pnae no município de Pedro Canário foi tema do artigo publicado pela chefe da área de Ater e coordenadora de comerciali-zação da agricultura familiar, Pierângeli Aoki, em parceria com outros autores.

Já a integração do PAA com o Programa Mesa Bra-sil (SESC) foi abordada pelo bolsista do Tecsocial, Fer-nando Bolsisio, e parceiros. Eles analisaram a relação entre os referidos progra-

Equipe do Projeto Tecsocial apresetou artigos em congresso.

mas como estratégia para a promoção da segurança ali-mentar e nutricional e da co-mercialização dos produtos da agricultura familiar.

Os dois artigos estão dis-poníveis para consulta no site da biblioteca: http://bi-blioteca.incaper.es.gov.br

Referências:AOKI, P. C. M.; FONTES, L.;

AMORIM, B.; SALGADO, J. S. A organização da agricultura familiar e a política governa-mental do Programa Nacio-nal de Alimentação Escolar: o caso de Pedro Canário, Espí-rito Santo. In: Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, nov. 2013. Edição dos Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Porto Ale-gre, nov. 2013. 5 p.

URL: http://biblioteca.in-

caper.es.gov.br/digital/bits-tream/item/416/1/14967-62238-1-PB.pdf

BOSISIO, F.; CRISTO, G.; FERNANDES FILHO, J. A.; SENA, S. L.; FONTES, L. A in-tegração dos Programas de Aquisição de Alimentos - MDS e Mesa Brasil - SESC, como es-tratégia para a promoção da segurança alimentar e nutri-cional e da comercialização dos produtos da agricultu-ra familiar. In: Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, nov. 2013. Edição dos Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Porto Ale-gre, nov. 2013. 4 p.

URL: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstre-am/item/418/1/14391-61693-1-PB.pdf

MoViMentaÇÃo de serVidores

Page 7: Conheça a nova diretora-presidente do Incaper: Letícia ... · Letícia é a primeira mulher na presidência. Confira a entrevista concedi-da ao Por dentro do Incaper: Gestão ...

Por dentro do Incaper - Ano 3 - Número 82 - 12 de janeiro de 2015

BiBLioteCa rui tendinHa

13/01: Marcia Vanacor Barroso (CRDR Centro Norte)/ Dilce Ferreira Barbosa (ELDR de Linhares)/ Kamila Machado Fassarela (ELDR de Vargem Alta).

14/01: Terezinha Domingas Borgueti (CRDR Centro Norte)/ Alessandra Maria da Silva (ELDR de Linhares)/Sonia Nely Carvalho dos Santos Oliveira (FE de Linhares).

Aniversariantes

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretora-Presidente: Letícia Toniato Simões Diretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre Revisão: Marcos Roberto da CostaDiagramação: Cristiane Silveira/ Larissa Firme Trabach (estagiária)Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Aliana Simões

MoViMentaÇÃo de serVidores

Movimentação de ServidoresMudança de localização:ELDR de Conceição da

Barra: O técnico em desen-volvimento rural Alberto Silva Cunha foi transferido para essa unidade.

ELDR de Santa Teresa: A agente de extensão Ranusa Coffler foi transferida para essa unidade.

ELDR de João Neiva: O agente de extensão Fábio Selva Stelzer foi transferido para essa unidade.

Localização de nova servidora:CRDR Centro Norte: A

agente de pesquisa Claudin-eia Ferreira Nunes foi local-izada nessa unidade.

Exoneração: Diretoria: A assessora da

Diretoria Executiva Carla Eins-feld foi exonerada de ofício.

ASJUR: O chefe da Assesso-

ria Jurídica Carlos Robert Rosa foi exonerado a pedido.

Substituição de chefia:DRH: A servidora Jane

Maria Bertholi irá assumir a chefia desse departamento durante o período de 05 a 19 de janeiro, por motivos de férias da titular.

CRDR Extremo Norte: O servidor Alexandre Neves Mendonça irá exercer a fun-ção gratificada de chefe do regional entre os dias 05 e 19 de janeiro por motivo de férias do titular.

ELDR de Nova Venécia: A servidora Flávia Barreto Pinto irá assumir a chefia do ELDR em função de férias do titular no período de 29 de dezembro e 12 de janeiro.

ELDR de Apiacá: O servidor Ivo Tebaldi irá assumir a chefia

15/01: Sheila Posse (CRDR Centro Norte)/Marcelo Agen-ciano de Freitas (ELDR de Ma-rilândia)/ Claudio Gil Paiva La-mas (FE de Alfredo Chaves).

17/01: Itamar Alvino de Souza (ELDR de Vila Velha).

18/01: Vanessa Justino Borges (DPC)/ Sebastião Antonio Gomes (CRDR Centro Serrano)/ Mayko Roberto Plantakow Rosa (ELDR de Pancas)

do ELDR no período de 05 de janeiro a 03 de fevereiro em virtude de férias do titular.

ELDR de Barra de São Francisco. O servidor Raoni Ludovico de Sá passou a ex-ercer a função de chefe da unidade no período de 05 a 19 de janeiro por motivo de férias do titular.

ELDR de Divino de São Lou-renço: O servidor Wescley Silva Marion passou a exercer a fun-ção de chefe do ELDR de 05 de janeiro a 03 de fevereiro.

Concessão de abono per-manência. O servidor José Aires Ventura teve seu abo-no permanência concedido.