Conheça o texto completo do projeto (PDF)

14
D.A. Escola de Belas Artes 42 Festival de Inverno da UFMG Projeto EM COMODO para o 42° Festival de Inverno da UFMG do Diretório Acadêmico Antônio Francisco Lisboa Escola de Belas Artes - UFMG

Transcript of Conheça o texto completo do projeto (PDF)

Page 1: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Projeto EM COMODOpara o 42° Festival de Inverno da UFMGdo Diretório Acadêmico Antônio Francisco LisboaEscola de Belas Artes - UFMG

Page 2: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Apresentação

O Diretório Acadêmico Antônio Francisco Lisboa da Escola de Belas Artes da UFMG apresenta neste ano de 2010 a segunda edição do Projeto EM COMODO. Esta edição do projeto dá continuidade à atuação do D.A.A.F.L./EBA durante o Festival de Inverno da UFMG, a realizar-se em Diamantina no período de 18 a 30 de Julho de 2010.

Partindo da experiência acumulada ao longo de seis edições do Projeto ACasa e da primeira edição do EM COMODO, interessa ao grupo manter o caráter de convivência, imersão, produção e reflexão artística dos envolvidos no projeto. Desta forma, construirá um convívio que desloca o participante o seu ritmo natural de produção para um ambiente inteiramen-te novo, catalisador de fazeres artísticos que estão diretamente implicados na interferência de outros artistas e em processos de criação coletiva.

EM COMODO quer fomentar o desenvolvimento de propostas de estudantes da UFMG que tenham uma linha poética e política em arte e que, concomitan-temente, queiram participar das oficinas oferecidas pelo Festival. Também busca oferecer aos grupos de pesquisa e estudo atuantes na Universidade a oportunidade de exercer e compartilhar a sua prá-tica artística em um ambiente intenso. Os trabalhos desenvolvidos serão, então, apresentados ao público que transita pelo Festival e também à Comunidade Diamantinense.

É compromisso deste projeto estabelecer uma aproxi-mação com o Festival de Inverno da UFMG, inician-do suas atividades com um debate a partir da temá-tica do Festival e das propostas do EM COMODO. O debate, que acontecerá anterior ao início do Festival, próximo ao término do semestre letivo, tem como objetivo divulgar o evento e aquecer discussões.

Embasado nas questões da arte contemporânea, pautado principalmente na arte política, o Projeto será um potencializador da “imersão” proposta pelo Festival de Inverno da UFMG. Uma singular oportu-nidade para a formação do estudante universitário, EM COMODO busca criar situações de construção de sentidos e trocas de fazeres, conhecimentos e ex-

Page 3: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Justificativa

periências pautadas, principalmente, em processos coletivos.

O Diretório Acadêmico Antônio Francisco Lisboa reconhece a importância do Festival de Inverno da UFMG e quer manter a interação com o principal projeto de extensão em arte produzido por esta Universidade. Uma vez notado o desinteresse da co-munidade acadêmica frente ao Festival redigimos o presente projeto com intenção de aumentar a parti-cipação da comunidade acadêmica.

Para além da presença dos alunos da UFMG em Dia-mantina durante o Festival, o projeto EM COMODO é essencialmente a produção artística em conjunto – um contraponto ao cenário inerte de atuação da co-munidade acadêmica, que vincula o fazer artístico às disciplinas ministradas na Escola de Belas Artes.

A partir das experiências vividas na última edição do projeto, observa-se a necessidade de construir o ambiente de imersão e de co-relação entre áreas de conhecimento para a arte. Esse contexto construído coletivamente permite a potencialização do pensar artístico, como processo crítico-reflexivo. É justa-mente o caráter coletivo do projeto que reverbera a formação da consciência de um ser artista, que amadurece enquanto profissional, independente-mente das instituições.

Page 4: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Objetivo Geral

Propiciar um ambiente de produção e reflexão em que as diferentes manifestações propostas possam so-frer interferência ou influência de outros trabalhos ou de outros artistas participantes do projeto. Apro-veitar o caráter imersivo, proporcionado pela vivên-cia do Festival de Inverno, e inclusive das próprias experiências oferecidas pelas oficinas que o parti-cipante do projeto optar fazer durante o Festival. Desta forma, ao invés de um projeto paralelo, este projeto vai ao encontro do Festival de Inverno.

Page 5: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Objetivos Específicos

- Ainda em Belo Horizonte, promover debate sobre o Projeto EM COMODO e sobre temáticas abordadas pelo Festival com o intuito de despertar o interesse de participação nos mesmos.

- Subsidiar a um número determinado de alunos da UFMG transporte, hospedagem e alimentação durante o Festival de Inverno, período em que os participantes deverão desenvolver, no modelo de residência artística, seus projetos;

- Criar um espaço de produção e experimentação ar-tística;

- Incentivar a produção de arte em todas as suas manifestações, dando enfoque à interação entre as diferentes áreas;

- Promover uma maior participação da comunidade universitária como agentes produtores da cultura no Festival;

- Proporcionar que indivíduos e coletivos de produção independente possam trabalhar seus projetos;

- Incentivar a participação da comunidade da UFMG nas oficinas oferecidas pelo Festival de Inverno;

- Apresentar à comunidade diamantinense e a todos os participantes do Festival os processos e/ou os trabalhos resultantes dos projetos desenvolvidos.

Page 6: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Metodologia

O projeto se desenvolve em torno de dois núcleos con-ceituais que são o convívio e a imersão. Estes núcle-os promovem a contaminação dos processos criati-vos e os modos de fazer de cada indivíduo, criando um diálogo entre o planejado e os novos elementos trazidos pelos fluxos criados.

Ainda em Belo Horizonte, o Projeto divulga o novo modo de abordagem do Diretório Acadêmico em relação ao Festival de Inverno da UFMG. Promove assim uma via de debate sobre os rumos do Festival e o envolvimento da comunidade acadêmica, princi-palmente a da Escola de Belas Artes.

Os participantes do Projeto EM COMODO serão selecio-nados através de edital aberto à toda a Comunidade Acadêmica da UFMG. Deverão atender à proposta do Projeto e possuir uma linha poética e política em Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e/ou Letras. A avaliação levará em conta a análise de currículo e porta-fólio. A inscrição de envolvidos em Grupos de Estudo ou Pesquisa em Artes que queiram desenvol-ver trabalhos práticos é foco de interesse do Projeto. A inscrição em oficinas oferecidas pelo Festival de Inverno é condição para participação do Projeto EM COMODO.

A noite de abertura do EM COMODO em Diamantina é de apresentação de todos os envolvidos no Projeto e das respectivas propostas. Seguido de um Coque-tel que abre espaço para os primeiros contatos e discussões informais a respeito das propostas e/ou interesses comuns.

Os dias seguintes são de produção/ensaio. Assesso-rados pela equipe de Residência Artística do Pro-jeto, os envolvidos darão inicio à formulação das apresentações dos resultados, ou até mesmo dos processos, ao público que transita pelo Festival e à comunidade de Diamantina. Serão acompanhados também pela equipe de mídia para registro do pro-cesso e acumulação de material para a Publicação Impressa e para as atualizações do Blog do Projeto.

O Café do Projeto promove um espaço para discussões abertas dos processos em andamento, com convite a participações de oficineiros, artistas e alunos en-

Page 7: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Metodologia

volvidos com o Festival de Inverno. Eventualmente, poderá ocorrer a exibição de produções cinemato-gráficas para aquecer as discussões.

O piquenique é um ponto de concentração das apre-sentações dos processos/produtos desenvolvidos pelos participantes do Projeto e conta também com produção artística local e do público envolvido com o festival.

O Cabaré encerra as atividades do Projeto em Diaman-tina, com cenas, apresentações musicais, perfor-mances e intervenções.

Page 8: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Estrutura Física

O Projeto EM COMODO contará basicamente com dois espaços, uma casa residência/atelier/sala de ensaio e a cidade de Diamantina.

- A casa servirá de hospedaria e também como espaço de atelier e sala de ensaio. Na cozinha, será alojado o Café.

- A cidade, com as disponibilidades espaciais ofere-cidas e já exploradas anteriormente pel’ACasa e pela edição anterior do EM COMODO, servirá como atelier/sala de ensaio de apoio, além das ruas, becos e vielas que serão ocupados de acordo com as possi-bilidades apresentadas.

Um terceiro lugar a ser escolhido durante a realização do projeto servirá de palco para o Cabaré.

Page 9: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Atividades

- Coquetel de apresentaçãoEm um espaço informal na noite de abertura propõe-

se uma rodada de exposições dos projetos por parte dos proponentes com o intuito de integrar diferen-tes proponentes.

- A construção do ambienteEspaço coletivo de incentivo para que os selecionados

via Edital façam da cidade o seu lugar de trabalho, o seu ateliê, o seu palco, numa proposta de compar-tilhamento de processos criativos, aproveitando as experiências de cada artista e também das oficinas oferecidas pelo Festival.

- PiqueniqueA ser realizado no dia 24 de julho de 2010, será o es-

paço de troca entre os artistas participantes do EM COMODO e os demais envolvidos no Festival. Artis-tas locais serão também convidados a fazer inter-venções cênicas, poéticas, artísticas, enquanto todos compartilharão seus comes e bebes num momento de encontro lúdico.

- CabaréFestejo do fim do Festival e da residência no EM CO-

MODO que acontecerá no último dia do evento. Será, além de um ponto de encontro, o último mo-mento para as intervenções artísticas.

- Mostra de trabalhosO ponto principal do EM COMODO é a produção da

arte com o aproveitamento das atividades do Festi-val e do conhecimento prévio de cada participante. Durante todo o evento serão apresentados, então, os resultados e os processos desenvolvidos pelos artistas, seja em forma de exposição, performan-ces, intervenções. As mostras ocorrerão nas datas e locais escolhidos por cada artista proponente, as-sessorados pela Equipe de Residência Artística do Projeto, de forma a ocupar espaços comuns, priva-dos e alternativos.

- CaféEm todos os dias do Festival, das 18:00 às 23:00hrs, um

espaço informal de degustação de quitandas, biscoi-tos, tortas e salgados, troca de idéias e interação dos residentes com a comunidade.

Page 10: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Atividades

- JornalPublicação durante o Festival de Inverno que, atra-

vés de imagens e textos, contará as experiências dos residentes do EM COMODO nos seus processos criativos e nas oficinas das quais eles participarão. Coordenados pela produção do EM COMODO, todos os envolvidos no projeto poderão escrever os artigos e enviar as imagens.

Page 11: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Plano de Mídia

Publicação impressa: duas edições de 500 exemplares cada, sendo a primeira distribuída no início do Fes-tival para apresentar à comunidade a nova propos-ta, e outra no final, para descrever experiências e resultados alcançados.

Blog do projeto: atualizado constantemente com novi-dades, processos, esclarecimentos e desorientações.

Carro de som, para divulgar os eventos abertos ao pú-blico, e para possíveis intervenções poéticas relacio-nadas às atividades do projeto.

Flyer tipo fan-zine, com tiragem variável, para inter-venções visuais relacionados ao projeto.

Documentário EM COMODO 2010: será uma forma de registro histórico do projeto para a memória do D.A.A.F.L.-EBA e do Festival de Inverno da UFMG.

Page 12: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Resultados

O projeto contará com registro fotográfico e textual a ser publicado diariamente no blog do EM COMODO e na última edição do Jornal.

Apresentação/debate das experiências e resultados vivenciados durante projeto, ao início do segundo semestre letivo de 2010.

Page 13: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Estimativa de Orçamento

Des

criç

ãoQ

uan

tid

ade

Val

or U

n.

Val

or T

otal

Imp

ress

ão d

o p

roje

to, p

ortf

ólio

e e

dit

ais.

--

130,

00

Alu

guel

da

casa

.-

-30

00,0

0

Con

ta d

e lu

z d

a ca

sa.

--

300,

00

Con

ta d

e ág

ua

da

casa

.-

-25

0,00

Peq

uen

os r

epar

os n

a es

tru

tura

fís

ica

das

cas

as.

--

200,

00

Ôn

ibu

s Fr

etad

o p

ara

o Fe

stiv

al (R

amos

Tu

rism

o).

--

2.70

0,00

Cam

isas

inst

itu

cion

ais.

3515

,00

525,

00

Ref

eiçõ

es d

ura

nte

o P

roje

to.

770

7,00

5.39

0,00

Caf

é d

a m

anh

ã d

ura

nte

o P

roje

to.

385

3,00

1.11

5,00

Publ

icaç

ão I

mp

ress

a10

00-

500,

00

Plan

o d

e m

ídia

.-

-80

0,00

Val

or d

esti

nad

o a

mat

eria

is d

as R

esid

ênci

as A

rtís

tica

s.-

-30

00,0

0

Val

or d

esti

nad

o ao

Piq

uen

iqu

e e

Cab

aré.

--

500,

00

TO

TAL

--

1841

0,00

Page 14: Conheça o texto completo do projeto (PDF)

D.A. Escola de Belas Artes 42∞ Festival de Inverno da UFMG

Equipe

Produção Executiva: Gabriel Lemes, Pierre Fonseca, Thales Amorim

Tesouraria: Maria Tereza Gandra

Coordenação de Logística: André Novais, Gabriel Lemes

Coordenação de Mídia e Divulgação: Clarice Lacerda, Thales Amorim

Coordenação de Seleção de Proponentes: O Grupo

Café: A Definir

Piquenique e Cabaré: Janaina Rodrigues, Juliana Gontijo

Assessoria de Imprensa: A Definir