Conversão binária

13
[email protected] CEFET - UNED - PHB Introdução a Ciência da Computação Unidade III – Sistemas de Numeração Prof. Francisco Gerson A. de Meneses Prof. Francisco Gerson A. de Meneses CEFET - UNED Conteúdo programático - Introdução - Diferença entre um número e um numeral - Sistema decimal - Sistema binário - Sistema octal - Sistema hexadecimal - Conversão de sistemas numéricos - Operações aritméticas Prof. Francisco Gerson A. de Meneses CEFET - UNED - PHB Introdução O conhecimento sobre os Sistemas de Numeração são importantes pois os mesmos são usados para a construção de circuitos digitais (usados no Hardware), que juntamente com as chamadas portas lógicas (estudadas em estruturas algébricas), são combinadas formando o coração do processador, a ULA (Unidade Lógica e Aritmética). Através de uma série de circuitos que fazem somas, subtrações, comparações entre outros os bits podem ser interpretados e arranjados de diferentes formas. É fundamental também o seu entendimento a nível de desenvolvimento de software na codificação de programas. Prof. Francisco Gerson A. de Meneses CEFET - UNED Introdução Sistema de Numeração: É um conjunto de símbolos utilizados para representação de quantidades e as regras que definem a forma de representação. É determinado fundamentalmente pela base (número de símbolos utilizados) A base é o coeficiente que determina qual o valor de cada símbolo de acordo com a sua posição. Prof. Francisco Gerson A. de Meneses CEFET - UNED - PHB Introdução Diferença entre um número e um numeral Quando dizemos o “número 10” estamos cometendo um abuso de linguagem, e para sermos corretos deveríamos dizer: “o número que representamos pelo numeral 10”. O numeral éo símbolo gráfico que usamos para representar a idéia comum aos dois conjuntos que estamos comparando.  Assim, Três, 2+1, Treis, Thee, 3, ....,III, são numerais que representam a mesma idéia – o número três. Em sistema de numeração, um número é usualmente representado por uma série de algarismos pertencentes ao conjunto disponível para a referida base. Prof. Francisco Gerson A. de Meneses CEFET - UNED Introdução Base  A noção de base de numeração estárelacionada à idéia de grupamento de valores, para permitir a contagem e as operaçõ aritméticas de qualquer valor, grande ou pequeno, através do emprego de pequena quantidade de símbolos diferentes. O problema é originado na necessidade de o homem escrever (ou dizer) números de valor elevado, utilizando, para isso, um mínimo de símbolos possíveis. Pode-se simplesmente definir a base de um sistema de numeração como a quantidade de símbolos ou dígitos que o referido sistema emprega para representar números.

Transcript of Conversão binária

  • [email protected]

    CEFET - UNED - PHB

    Introduo a Cincia daComputaoUnidade III Sistemas de Numerao

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    Contedo programtico

    - Introduo- Diferena entre um nmero e um numeral- Sistema decimal- Sistema binrio- Sistema octal- Sistema hexadecimal- Converso de sistemas numricos- Operaes aritmticas

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoO conhecimento sobre os Sistemas de Numerao so importantes pois os mesmos so usados para a construo de circuitos digitais (usados no Hardware), que juntamente com as chamadas portas lgicas (estudadas em estruturas algbricas), so combinadas formando o corao do processador, a ULA (Unidade Lgica e Aritmtica).

    Atravs de uma srie de circuitos que fazem somas, subtraes, comparaes entre outros os bits podem ser interpretados e arranjados de diferentes formas.

    fundamental tambm o seu entendimento a nvel de desenvolvimento de software na codificao de programas.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoSistema de Numerao:

    um conjunto de smbolos utilizados para representao de quantidades e as regras que definem a forma de representao.

    determinado fundamentalmente pela base (nmero de smbolos utilizados)

    A base o coeficiente que determina qual o valor de cada smbolo de acordo com a sua posio.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoDiferena entre um nmero e um numeral

    Quando dizemos o nmero 10 estamos cometendo um abuso de linguagem, e para sermos corretos deveramos dizer: o nmero que representamos pelo numeral 10. O numeral o smbolo grfico que usamos para representar a idia comum aos dois conjuntos que estamos comparando.

    Assim, Trs, 2+1, Treis, Thee, 3, ....,III, so numerais que representam a mesma idia o nmero trs.

    Em sistema de numerao, um nmero usualmente representado por uma srie de algarismos pertencentes ao conjunto disponvel para a referida base.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoBase

    A noo de base de numerao est relacionada idia de grupamento de valores, para permitir a contagem e as operaes aritmticas de qualquer valor, grande ou pequeno, atravs do emprego de pequena quantidade de smbolos diferentes.

    O problema originado na necessidade de o homem escrever (ou dizer) nmeros de valor elevado, utilizando, para isso, um mnimo de smbolos possveis.

    Pode-se simplesmente definir a base de um sistema de numerao como a quantidade de smbolos ou dgitos que o referido sistema emprega para representar nmeros.

  • 2Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoPortanto, o sistema de numerao definido como o conjunto de regras para representao dos nmeros, quais sejam:

    Sistema Decimal

    Sistema Binrio

    Sistema Octal

    Sistema Hexadecimal

    Conceituando cada um deles:

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoSistema Decimal: sistema de nmeros em que uma unidade de ordem vale dez vezes a unidade de ordem imediatamente anterior. Sua base numrica de dez algarismos:

    a usada normalmente no mundo real,Os dgitos vlidos vo de 0 a 9.Exemplo: 12610(normalmente escreve-se somente 126)

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoSistema Binrio: Os computadores modernos utilizam apenas o sistema binrio, isto , todas as informaes armazenadas ou processadas no computador usam apenas DUAS grandezas, representadas pelos algarismos 0 e 1. Essa deciso de projeto deve-se maior facilidade de representao interna no computador, que obtida atravs de dois diferentes nveis de tenso.

    Os dgitos vlidos so 0 e 1Exemplo: 111111102

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoEntre as bases diferentes de 10, consideremos apenas tratando-se de tecnologia de computadores as bases 2 e potncias de 2, visto que todo computador digital representa internamente as informaes em algarismos binrios, ou seja, trabalha em base 2.

    Como os nmeros representados em base 2 so muito extensos (quanto menor a base de numerao, maior a quantidade algarismos necessrios para indicar um dado valor) e, portanto, de difcil manipulao visual, costuma-se representar externamente os valores binrios em outras bases de valor mais elevado.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoEm projetos de informtica (isto , nos trabalhos realizados pelos programadores, analistas e engenheiros de sistemas), usual representar quantidades usando sistemas em potncias do binrio, para reduzir o nmero de algarismos da representao, facilitar a compreenso da grandeza e evitar erros.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoIsso permite maior compactao de algarismos e melhor visualizao dos valores. Em geral, usam-se as bases octal e hexadecimal, em vez da base decimal por ser mais simples e rpido converter valores binrios (base 2) para valores em bases mltiplas de 2.

    Se fossemos representar ele em binrio seria:1011010011110100-1000001010110110

    Por exemplo: o dado em destaque est em hexadecimal

  • 3Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoSistema Octal: sistema de numerao cuja base oito, adotado na tecnologia dos computadores. Sua base numrica de oito algarismos:

    Os dgitos vlidos vo de 0 a 7Exemplo: 1768

    No sistema octal (base 8), cada trs bits so

    representados por apenas um algarismo octal.

    1 7 6

    001 111 110

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoSistema Hexadecimal: sistema de numerao cuja base dezesseis, adotado na tecnologia dos computadores. Sua base numrica de dezesseis algarismos:

    Os dgitos vlidos vo de 0 a 9e de A at F (ou do a at f)Exemplo: 7F16

    No sistema hexadecimal cada quatro bits so

    representados por apenas um algarismo hexadecimal

    (de 0 a F).

    7 F

    0111 1111

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoTabela dos Sistemas de Numerao

    A tabela que segue tem por objetivo mostrar a comparao entre os sistemas de numerao mais usados em processamentos de dados, pois permite que se faa tambm uma breve consulta, principalmente quando houver a necessidade de fazer os clculos de converso de uma base numrica a outra.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoTabela dos Sistemas de Numerao

    HexaOctalBinrioDecimal

    F170000111115

    E160000111014

    D150000110113

    C140000110012

    B130000101111

    A120000101010

    911000010019

    810000010008

    77000001117

    66000001106

    55000001015

    44000001004

    33000000113

    22000000102

    11000000011

    00000000000

    Obs:

    Em binrio cada algarismo representa 1 bit, portanto temos 2 combinaes possveis (0 ou 1).

    Em octal cada algarismo representa 3 bits, portanto temos 8 combinaes possveis (0 a 7).

    Em hexadecimal cada algarismo representa 4 bits, portanto temos 16 combinaes possveis (0 a 15).

    Na codificao ASCII temos 256 combinaes possveis com 8 bits (1 Byte), ou seja 256 caracteres.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoTabela dos Sistemas de Numerao

    HexaOctalBinrioDecimal

    F170000111115

    E160000111014

    D150000110113

    C140000110012

    B130000101111

    A120000101010

    911000010019

    810000010008

    77000001117

    66000001106

    55000001015

    44000001004

    33000000113

    22000000102

    11000000011

    00000000000

    Exerccio:

    Converso de Bases:

    a) (111010111)2 para base 8 = (727)8

    b) (327)8 para base 2 = (011010111)2

    c) (1011011011)2 para base 16 = (2DB)16

    d) (F50)16 para base 2 = (111101010000)2

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoAlguns outros exemplos do uso do Sistema Hexadecimal

    Cdigos HTML, definio de cores:

    Tcnico em Informtica

    Ol Amigos

  • 4Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoTabela de Cores

    R G B

    No sistema de cores RGB (24 bits) podemos ter at: 16.777.216 variaes de cores diferentes

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoAlguns outros exemplos do uso do Sistema Hexadecimal

    Cdigo de cor em Hexadecimal - um cdigo alfanumrico formado por 3 pares de caracteres que representam a intensidade relativa de vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) que forma uma determinada cor. Cada um dos 3 pares do cdigo formado por um valor hexadecimal (base 16) de 00 a FF (Equivalente a um nmero de 0 a 255 na base 10)Ex: O hexadecimal FF0000 representa a cor vermelha, em decimal ficaria 255,0,0

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoAlguns outros exemplos do uso do Sistema Hexadecimal

    Sendo assim, cada um dos 3 pares (R,G,B) variam de:

    HexadecimalHexadecimal BinBinriorio DecimalDecimal00 00000000 0. . .. . .

    3D 00111101 61. . .48 01001000 72. . .8B 10001011 139. . .. . .

    FF 11111111 255

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoAlguns outros exemplos do uso do Sistema Hexadecimal

    Endereo Fsico, MACs das Placas de Rede:

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    IntroduoAlguns outros exemplos do uso do Sistema Hexadecimal

    Gerncia de Dispositivos:

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosTodo e qualquer nmero pode ser convertido de uma base numrica em outra.

    Porm, necessrio entender que dentro de um sistema de numerao os algarismos podem conter:

    Valor absoluto ou tambm conhecido como valor intrnseco, que pode ser definido como o algarismo propriamente dito.

    Valor posicional entendido como o valor que o nmero representa dentro de uma determinada posio que ele ocupa.

  • 5Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas Numricos importante que isso fique claro para que a converso de base seja feita de modo seguro, pois qualquer erro invalida o clculo.

    Tomemos o seguinte exemplo: 1.998

    Vejamos, ento, como esses valores podem ser identificados como absolutos ou posicionais.

    8991UnidadeDezenaCentenaMilhar

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosA tabela seguinte mostra que o valor absoluto de um nmero o algarismo propriamente dito. No se atribui outro valor a ele, a no ser o que ele j possui, independentemente da casa decimal em que ele se encontra.

    valor absoluto = 11valor absoluto = 99valor absoluto = 99valor absoluto = 88

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosAo contrrio do valor absoluto, o valor posicional atribudo quando primeiramente se encontra a posio de cada algarismo na representao numrica. Veja em seguida o exemplo:

    Aps localizarmos o nmero da posio do algarismo, para encontrarmos o valor posicional necessrio multiplicar o valor absoluto pela base de um sistema de numerao qualquer que deve ser elevado pelo nmero da posio.

    Ficando assim:

    8991

    0123

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas Numricos

    8991100101102103

    v. posicional = v. absoluto x base n posio

    Na prtica:

    Decimal: 1.998

    Ento:

    1.0001 x 1000 =1 x 103 =

    9009 x 100 =9 x 102 =

    909 x 10 =9 x 101 =

    88 x 1 =8 x 100 =

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosNeste caso, foi usado o sistema decimal (1.99810), por isso os algarismos foram multiplicados pela base 10 (elevada potncia do nmero da posio).

    Agora j temos o valor posicional de cada algarismo:So eles: 8, 90, 900, 1000

    Em que: 8+90+900+1000 = 1.998 => valor numrico

    O somatrio dos valores posicionais que indica o valor numrico em um sistema de numerao.

    O valor numrico de um dado nmero muda de acordo com a base que se est trabalhando.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema Decimal

    O mtodo para a converso do sistema binrio (base 2) em sistema decimal (base 10) o mesmo utilizado para calcular o valor numrico (visto anteriormente).

    Vejamos o nmero binrio: 101101112

    Para convert-lo em decimal, necessrio: descobrir o valor da posio e depois multiplicar o nmero binrio pela base 2 (elevada potncia do nmero da posio).

    Vejamos:

    121

    122

    023

    124

    125

    026

    127

    120

  • 6Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema Decimal

    Assim, temos:

    O nmero decimal sair da soma dos valores posicionais:128 + 0 + 32 + 16 + 0 + 4 + 2 + 1 = 183

    12

    14

    08

    116

    132

    064

    1128

    11

    Sendo assim:101101112 = 18310

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema Decimal

    Outro exemplo: converter o binrio 1010100 em decimal

    O nmero decimal sair da soma dos valores posicionais:64 + 16 + 4 = 84

    02

    14

    08

    116

    032

    164

    01

    Sendo assim:10101002 = 8410

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Decimal em Sistema Binrio

    Para converter nmero decimal (base 10) em binrio (base 2) basta dividi-lo sucessivas vezes por 2, e os respectivos restos da diviso daro como resultado o nmero binrio.

    O resultado encontrado lido da direita para a esquerda, ao contrrio do que o usual.

    Exemplo: converter o nmero 9910 em binrio:

    01

    1

    2

    21

    30

    6

    2

    20

    12

    2

    0

    241

    2491

    299

    Sendo assim:9910 = 11000112

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Decimal em Sistema Binrio

    Outro exemplo: converter o decimal 84 em binrio

    01

    1

    2

    20

    21

    5

    2

    20

    10

    2

    1

    210

    2420

    284

    Sendo assim:8410 = 10101002

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Faa as seguintes converses:

    a) (101110011)2 = ( )10

    b) (11110)2 = ( )10

    c) (1011011011)2 = ( )10

    d) (1000001)2 = ( )10

    e) (0111110)2 = ( )10

    f) (67)10 = ( )2

    g) (285)10 = ( )2

    h) (31)10 = ( )2

    i) (141)10 = ( )2

    j) (111)10 = ( )2

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Respostas:

    a) (101110011)2 = (371)10

    b) (11110)2 = (30)10

    c) (1011011011)2 = (731)10

    d) (1000001)2 = (65)10

    e) (0111110)2 = (62)10

    f) (67)10 = (1000011)2

    g) (285)10 = (100011101)2

    h) (31)10 = (11111)2

    i) (141)10 = (10001101)2

    j) (111)10 = (1101111)2

  • 7Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Octal em Sistema Decimal

    O mtodo para a converso do sistema octal (base 8) em sistema decimal (base 10) o mesmo utilizado para calcular o valor numrico (visto anteriormente).

    Vejamos o nmero octal: 17178

    Para convert-lo em decimal, necessrio: descobrir o valor da posio e depois multiplicar o nmero octal pela base 8 (elevada potncia do nmero da posio).

    Vejamos:

    181

    782

    183

    780

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Octal em Sistema Decimal

    Assim, temos:

    O nmero decimal sair da soma dos valores posicionais:512 + 448 + 8 + 7 = 975

    18

    764

    1512

    71

    Sendo assim:17178 = 97510

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Octal em Sistema Decimal

    Outro exemplo: converter o octal 10654 em decimal

    O nmero decimal sair da soma dos valores posicionais:4096 + 384 + 40 + 4 = 4524

    58

    664

    0512

    14096

    41

    Sendo assim:106548 = 452410

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Decimal em Sistema Octal

    Para converter nmero decimal (base 10) em octal (base 8) basta dividi-lo sucessivas vezes por 8, e os respectivos restos da diviso daro como resultado o nmero octal.

    O resultado encontrado lido da direita para a esquerda, ao contrrio do que o usual.

    Exemplo: converter o nmero 58910 em octal:

    0

    8

    1

    1

    8

    1

    91

    8735

    8589

    Sendo assim:58910 = 11158

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Decimal em Sistema Octal

    Outro exemplo: converter o decimal 975 em octal

    0

    8

    1

    1

    8

    7

    151

    81217

    8975

    Sendo assim:97510 = 17178

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Faa as seguintes converses:

    a) (54321)8 = ( )10

    b) (333)8 = ( )10

    c) (10101)8 = ( )10

    d) (12345)8 = ( )10

    e) (07070)8 = ( )10

    f) (67)10 = ( )8

    g) (285)10 = ( )8

    h) (31)10 = ( )8

    i) (141)10 = ( )8

    j) (111)10 = ( )8

  • 8Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Respostas:

    a) (54321)8 = (22737)10

    b) (333)8 = (219)10

    c) (10101)8 = (4161)10

    d) (12345)8 = (5349)10

    e) (07070)8 = (3640)10

    f) (67)10 = (103)8

    g) (285)10 = (435)8

    h) (31)10 = (37)8

    i) (141)10 = (215)8

    j) (111)10 = (157)8

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Hexadecimal em Sistema Decimal

    O mtodo para a converso do sistema hexa (base 16) em sistema decimal (base 10) o mesmo utilizado para calcular o valor numrico (visto anteriormente).

    Vejamos o nmero hexa: ED416

    Para convert-lo em decimal, necessrio: descobrir o valor da posio e depois multiplicar o nmero hexa pela base 16 (elevada potncia do nmero da posio).

    Vejamos:

    D161

    E162

    4160

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Hexadecimal em Sistema Decimal

    Assim, temos:

    O nmero decimal sair da soma dos valores posicionais:3584 + 208 + 4 = 3796

    41314

    D16

    E256

    41

    Sendo assim:ED416 = 379610

    Importante:Em hexa, as letras:( A, B, C, D, E, F) Tem os seguintes valores:(10,11,12,13,14,15)

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Hexadecimal em Sistema Decimal

    Outro exemplo: converter o hexa 2C0 em decimal

    O nmero decimal sair da soma dos valores posicionais:512 + 192 = 704

    0122

    C16

    2256

    01

    Sendo assim:2C016 = 70410

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Decimal em Sistema Hexadecimal

    Para converter nmero decimal (base 10) em hexa (base 16) basta dividi-lo sucessivas vezes por 16, e os respectivos restos da diviso daro como resultado o nmero hexadecimal.

    O resultado encontrado lido da direita para a esquerda, ao contrrio do que o usual.

    Exemplo: converter o nmero 20110 em hexadecimal:

    012

    16129

    16201

    Sendo assim:20110 = C916

    Representado pelo algarismo C

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Decimal em Sistema Hexadecimal

    Outro exemplo: converter o decimal 1025 em hexa

    0

    16

    4

    40

    16641

    161025

    Sendo assim:102510 = 40116

  • 9Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Faa as seguintes converses:

    a) (C0CA)16 = ( )10

    b) (3F2)16 = ( )10

    c) (10101)16 = ( )10

    d) (12345)16 = ( )10

    e) (0F0F0)16 = ( )10

    f) (87)10 = ( )16

    g) (281)10 = ( )16

    h) (29)10 = ( )16

    i) (137)10 = ( )16

    j) (109)10 = ( )16

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Respostas:

    a) (C0CA)16 = (49354)10

    b) (3F2)16 = (1010)10

    c) (10101)16 = (65793)10

    d) (12345)16 = (74565)10

    e) (0F0F0)16 = (61680)10

    f) (87)10 = (57)16

    g) (281)10 = (119)16

    h) (29)10 = (1D)16

    i) (137)10 = (89)16

    j) (109)10 = (6D)16

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema Octal

    Divide-se o nmero binrio a ser convertido em grupos de trs bits a partir da direita, substituindo-se tais grupos pelos smbolos octais correspondentes.

    Vejamos:

    Converter o nmero binrio 101001111 em octal.

    Dicas para fazer a tabela de converso:1 escreva uma coluna com os nmeros octais (0 a 7);2 para cada octal tero 3 binrios correspondentes, ou seja 3 colunas de binrios;3 da direita para esquerda preencha a 1 coluna de binrios alternando entre 0 e 1;4 preencha a 2 coluna de binrios alternando de 2 em 2 algarismos comeando do zero;5 preencha a 3 coluna de binrios alternando de 4 em 4 algarismos comeando do zero.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema Octal

    Ento temos:Octal Binrio0 0001 0012 010 Fazendo a converso:3 0114 1005 1016 1107 111

    1001

    5101

    7111

    Sendo assim:1010011112 = 5178

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema Octal

    Outro exemplo: converter o binrio 1000110 em octal

    Fazendo a converso:

    0000

    1001

    6110

    Sendo assim:10001102 = 1068

    Obs: quando a seqncia de bits for uma quantidade que no seja mltipla de 3, acrescenta-se quantos zeros forem necessrios no final, do lado esquerdo.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Octal em Sistema Binrio

    Cada octal convertido em trs binrios, usando a mesma tabela. exatamente o processo inverso ao anterior.

    Vejamos:

    Converter o nmero octal 627 em binrio.

    0102

    1106

    1117

    Sendo assim:6278 = 1100101112

  • 10

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Octal em Sistema Binrio

    Outro exemplo: converter o octal 1562 em binrio

    Fazendo a converso:

    1106

    1015

    0011

    0102

    Sendo assim:15628 = 0011011100102 ou simplesmente 11011100102

    Obs: a representao dos zeros esquerda no nmero binrio opcional, porm nos circuitos internos do computador eles so obrigatrios.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Faa as seguintes converses:

    a) (010101)2 = ( )8

    b) (00001)2 = ( )8

    c) (10111)2 = ( )8

    d) (1111)2 = ( )8

    e) (11110)2 = ( )8

    f) (147)8 = ( )2

    g) (1111)8 = ( )2

    h) (61661)8 = ( )2

    i) (224466)8 = ( )2

    j) (102)8 = ( )2

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Respostas:

    a) (010101)2 = (25)8

    b) (00001)2 = (01)8

    c) (10111)2 = (27)8

    d) (1111)2 = (17)8

    e) (11110)2 = (36)8

    f) (147)8 = (001100111)2

    g) (1111)8 = (001001001001)2

    h) (61661)8 = (110001110110001)2

    i) (224466)8 = (010010100100110110)2

    j) (102)8 = (001000010)2

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema HexadecimalDivide-se o nmero binrio a ser convertido em grupos de quatro bits a partir da direita, substituindo-se tais grupos pelos smbolos hexadecimais correspondentes.

    Vejamos:

    Converter o nmero binrio 01001111 em hexadecimal.

    Dicas para fazer a tabela de converso:1 escreva uma coluna com os nmeros hexadecimais (0 a 9) e seguidos de (A a F) completando assim 16 algarismos;2 para cada hexa tero 4 binrios correspondentes, ou seja 4 colunas de binrios;3 da direita para esquerda preencha a 1 coluna de binrios alternando entre 0 e 1;4 preencha a 2 coluna de binrios alternando de 2 em 2 algarismos comeando do zero;5 preencha a 3 coluna de binrios alternando de 4 em 4 algarismos comeando do zero.6 - preencha a 4 coluna de binrios alternando de 8 em 8 algarismos comeando do zero.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema HexadecimalEnto temos:Hexadecimal Binrio0 00001 00012 0010 Fazendo a converso:3 00114 01005 01016 01107 01118 10009 1001A 1010B 1011C 1100D 1101E 1110F 1111

    F1111

    40100

    Sendo assim:010011112 = 4F16

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Binrio em Sistema Hexadecimal

    Outro exemplo: converter o binrio 111000110 em hexadecial

    Fazendo a converso:

    C1100

    10001

    60110

    Sendo assim:1110001102 = 1C616

    Obs: quando a seqncia de bits for uma quantidade que no seja mltipla de 4, acrescenta-se quantos zeros forem necessrios no final, do lado esquerdo.

  • 11

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Hexadecimal em Sistema Binrio

    Cada hexadecimal convertido em quatro binrios, usando a mesma tabela. exatamente o processo inverso ao anterior.

    Vejamos:

    Converter o nmero hexadecimal 9AAF em binrio.

    1010A

    1010A

    10019

    1111F

    Sendo assim:9AAF16 = 10011010101011112

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Hexadecimal em Sistema Binrio

    Outro exemplo: converter o hexadecimal 3D6E em binrio

    Fazendo a converso:

    01106

    1101D

    00113

    1110E

    Sendo assim:3D6E16 = 00111101011011102 ou simplesmente 111101011011102

    Obs: a representao dos zeros esquerda no nmero binrio opcional, porm nos circuitos internos do computador eles so obrigatrios.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Faa as seguintes converses:

    a) (010101)2 = ( )16

    b) (00001)2 = ( )16

    c) (10111)2 = ( )16

    d) (1111)2 = ( )16

    e) (11110)2 = ( )16

    f) (14AF7)16 = ( )2

    g) (1F1E1D1)16 = ( )2

    h) (6AA1661)16 = ( )2

    i) (2B24B4B)16 = ( )2

    j) (102)16 = ( )2

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Respostas:

    a) (010101)2 = (15)16

    b) (00001)2 = (1)16

    c) (10111)2 = (17)16

    d) (1111)2 = (F)16

    e) (11110)2 = (1E)16

    f) (14AF7)16 = (00010100101011110111)2

    g) (1F1E1D1)16 = (0001111100011110000111010001)2

    h) (6AA1661)16 = (0110101010100001011001100001)2

    i) (2B24B4B)16 = (0010101100100100101101001011)2

    j) (102)16 = (000100000010)2

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosAs converses dos Sistemas:Octal para Hexadecimal e Hexadecimal para Octal,

    Faz-se da seguinte forma:

    Como a base de referncia para as substituies de valores a base 2, esta deve ser empregada como intermediria no processo.

    Os seja, primeiro converte-se o nmero octal ou hexadecimal em binrio.

    Depois disso agrupa-se o nmero binrio em grupos de 3 ou 4 dgitos da direita para esquerda e realiza-se a converso de binrio para octal ou hexadecimal.

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Octal em Sistema Hexadecimal

    Vejamos:

    Converter o nmero octal 173 em hexadecimal:

    1 Passo:Converter de Octal para Binrio:

    2 Passo:Converter de Binrio para Hexa:

    1117

    0011

    0113

    Sendo assim:1738 = 07B16 ou simplesmente 7B16

    00000

    70111

    B1011

  • 12

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosConverso Sistema Hexadecimal em Sistema Octal

    Vejamos:

    Converter o nmero hexadecimal 8FC em octal:

    1 Passo:Converter de Hexa para Binrio:

    2 Passo:Converter de Binrio para Octal:

    1111F

    10008

    1100C

    Sendo assim:8FC16 = 43748

    4100

    3011

    7111

    4100

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Faa as seguintes converses:

    a) (543)8 = ( )16

    b) (2626)8 = ( )16

    c) (333)8 = ( )16

    d) (7654)8 = ( )16

    e) (22)8 = ( )16

    f) (DDD)16 = ( )8

    g) (C0CA)16 = ( )8

    h) (F1)16 = ( )8

    i) (CEDE)16 = ( )8

    j) (8851)16 = ( )8

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Resposta:

    a) (543)8 = (163)16

    b) (2626)8 = (596)16

    c) (333)8 = (0D8)16

    d) (7654)8 = (FAC)16

    e) (22)8 = (12)16

    f) (DDD)16 = (6735)8

    g) (C0CA)16 = (140312)8

    h) (F1)16 = (361)8

    i) (CEDE)16 = (147336)8

    j) (8851)16 = (104121)8

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosResumo:

    Bases (2, 8, 16) para Base DecimalCalculam-se os valores posicionais:=> v. posicional = v. absoluto x base n posio

    Depois somam-se todos os v. posicionais para encontrar o valor decimal ou valor numrico.

    Base Decimal para Bases (2,8,16)Efetuam-se divises sucessivas pelo valor da base, tomando-se o ltimo quociente e os restos das divises no sentido ascendente (direita para esquerda).

    Base 2 para Bases (8,16)Agrupa-se os nmero de 3 em 3, a partir da direita, e veja o corresponde na base octal (8).Agrupa-se os nmero de 4 em 4, a partir da direita, e veja o corresponde na base hexadecimal (16).

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    Operaes AritmticasOperaes aritmticas com o sistema binrio:

    AdioA operao de soma de dois nmeros em base 2 efetuada de modo semelhante soma decimal, levando-se em conta, apenas, que s h dois algarismos disponveis (0 e 1). Assim, podemos criar uma tabela com todas as possibilidades:0+0 = 00+1 = 11+0 = 11+1 = 0, com vai 1 ou 102

    Exemplos:1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 101101 0100101 101100101 1011101111 1010111 100111011 1110

    1011100 1111100 1010100000 11001

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    Operaes AritmticasOperaes aritmticas com o sistema binrio:

    SubtraoA subtrao em base 2, na forma convencional,usada tambm no sistema decimal (minuendo subtraendo = diferena), relativamente mais complicada por dispormos apenas dos algarismos 0 e 1 e, dessa forma, 0 menos 1 necessita de emprstimo de um valor igual base (no caso 2), obtido do primeiro algarismo diferente de zero, existente esquerda. 0-0 = 00-1 = 1, emprstimo de 21-0 = 11-1 = 0

    Exemplos:2 1 1

    0 0 2 0 2 0 2 2 0 2 2 0 2 0 2101101 100110001 100101 1001100111 010101101 011010 0100000110 010000100 001011 0101

  • 13

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Faa as seguintes operaes:

    a) 11101 + 00111 =

    b) 11101 + 01 =

    c) 010101 + 010101 =

    d) 111 + 000 =

    e) 1111 + 1111 =

    f) 11101 00111 =

    g) 11101 01 =

    h) 110101 011110 =

    i) 111 011 =

    j) 1000 0111 =

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHBConverso de Sistemas NumricosExerccio em sala:

    Respostas:

    a) 11101 + 00111 = 100100

    b) 11101 + 01 = 11110

    c) 010101 + 010101 = 101010

    d) 111 + 000 = 111

    e) 1111 + 1111 = 11110

    f) 11101 00111 = 10110

    g) 11101 01 = 11100

    h) 110101 011110 = 010111

    i) 111 011 = 100

    j) 1000 0111 = 0001

    Prof. Francisco Gerson A. de Meneses

    CEFET - UNED - PHB

    BibliografiaGUIMARES, ngelo M; LAGES, Newton A. C.; Introduo a Cincia da Computao. LTC Livros Tcnicos e Cientficos. Edio Atualizada.

    MANZANO, M. I. N. G. & MANZANO, A. L. N.G. Estudo Dirigido de Informtica Bsica. rica, 7 Edio, 2007.

    JGER, R. O. L. Sistema de Numerao, acesso em: maro de 2008 -www.guergolet.com/downloads/Sistemas%20de%20Numerao.ppt

    Monteiro, Mrio A. Introduo Organizao de Computadores 4 Edio Editora LTC

    Projeto JEDI Introduo Programao I Slides Lio 1 Introduo programao de computadores.

    Pesquisas na WEB

    Notas de aula