Culturarteen 108

8
O PRIMEIRO JORNAL DE MARICÁ COM CADERNOS 108 CULTURARTEEN TODOS OS MESES COM VOCÊ! INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ - Falando com os jovens, para os jovens e sobre os JOVENS! ANO 08 - NÚMERO 108 - JULHO 2012 Maricá, 03 de julho de 2012 www.culturarteen.blogspot.com [email protected] ARTES, CULTURA, DIVERSÃO, EDUCAÇÃO, ESPORTES, TRABALHO e VIDA 17 ANOS Leitura ideal para maiores de 12 anos. CulturarTEEN, o informativo da família maricaense. TERESA SCHERER Coordenadora do Miss Estado do Rio de Janeiro Latina - Halana Magalhães no Miss Estado do Rio Latina - Dez anos sem Chico Xavier - A história de Maricá - Por que estudar é tão importante? - O poder emana do povo - A importância do voto dos jovens - Começou a corrida eleitoral em Maricá Por que o CEMAS é diferente? Foto: Jacques Gonçalves

description

Informativo CULTURARTEEN edição 108julho 2012

Transcript of Culturarteen 108

Page 1: Culturarteen 108

O PRIMEIRO JORNAL DEMARICÁ COM CADERNOS

108CULTURARTEEN

TODOS OS MESES COM VOCÊ!

INF

OR

MA

TIV

O O

FIC

IAL

DA

JU

VE

NT

UD

E D

E M

AR

ICÁ

- F

alan

do

co

m o

s jo

ven

s, p

ara

os

jove

ns

e so

bre

os

JOV

EN

S!

AN

O 0

8 -

ME

RO

108

- J

UL

HO

201

2 M

aric

á, 0

3 d

e ju

lho

de

2012

w

ww

.cu

ltu

rart

een

.blo

gsp

ot.

com

j

orn

alis

mo

pr@

ho

tmai

l.co

mA

RT

ES

, C

ULT

UR

A,

DIV

ER

O,

ED

UC

ÃO

, E

SP

OR

TE

S,

TR

AB

AL

HO

e V

IDA

17 A

NO

S

Leitura ideal paramaiores de 12 anos.CulturarTEEN, oinformativo da famíliamaricaense.

TERESA SCHERERCoordenadora do Miss Estado doRio de Janeiro Latina- Halana Magalhães no Miss Estado do Rio Latina- Dez anos sem Chico Xavier- A história de Maricá- Por que estudar é tão importante?- O poder emana do povo- A importância do voto dos jovens- Começou a corrida eleitoral em Maricá

Por que o CEMASé diferente?

Foto: Jacques Gonçalves

Page 2: Culturarteen 108

A 02 ANO 08 - Julho 2012 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ(2) www.culturarteen.blogspot.com

TERESA “MAGNÍFICA” SCHERERFoi Professora de teatro e Manequim do Quartier

Latin, apresentadora do programa Tudo a Ver no canal2, apresentadora do programa infantil Saçaricando naTV Cidade Imperial (Globo) canal 2.

Trabalhou com a agência Quartier Latin durante 6anos na TV Globo como contratada, com agenciamentode atores modelos e figurantes para vários programas e minisséries .

Como atriz e apresentadora nos programas TV Pirata,Programa Legal, Casseta e Planeta, Chico Anísio, Tudoa Ver, Saçaricando na TV (infantil), no seriado “VocêDecide”, na mini série “Agosto” e novela “Despedida deSolteiro”. Participou de inúmeras peças teatrais comgrandes nomes do teatro nacional.

Produtora de vários eventos e concursos paraas revistas Carinho (Bloch Editores) incluindo produçãode moda para Manchete, Super Model, agência FordModels, convenções para o Jornal do Brasil, ConcursoMiss Petrópolis UNIVERSO de 2004 a 2011, Rua TeresaFashion 3 edições e Mostra de Produtos de Petrópolisno Hotel Quitandinha.

Colunista Social nos jornais: Gazeta de Petrópolis/Caderno “Moda Geral”/Gazetinha Coluna “SociedadeIn Voga”, Jornal Diário de Petrópolis “In Voga”, O Jornalde Cascatinha coluna “Teresa Scherer” e JornalNotícia da Hora com a coluna Coluna “A Hora da Moda”.

Atualmente, além destas inúmeras atividades écoordenadora estadual do Miss Estado do Rio de JaneiroLatina, que acontecerá no próximo dia 8 de agosto apartir das 20 horas no Teatro Henriqueta Brieba na Tijuca,onde nossa querida HALANA MAGALHÃES (Miss MaricáLatina) estará concorrendo com outras 14 belíssimascandidatas, onde destacamos a belíssima modelo JulianaMorena (Miss São Gonçalo Latina), assíduafreqüentadora de Maricá e Karla Rebeque (Miss NiteróiLatina), que tem casa na Barra de Maricá.

Essa é TERESA “Magnífica” SCHERER. Quer mais?

TTERESA CRISTINA SCHERER, por onde ela passa

ela chama atenção. Por ela chega sua presença contagia.Atriz, modelo, produtora de moda e eventos,

e coordenadora Oficial do Concurso Miss Estado do Riode Janeiro Latina.

Mas suas qualidades e funções não param por aí.Diretora e professora da Escola de Manequins Profissionais Quartier Latin e Cast de agenciamentoScherer Models.

Formação profissionalSua vida profissional começa em meados da década

de 70 quando Teresa cursou Balé Clássico com osprofessores Fátima Cruz, Rosa Muller e Cristina deMoraes.

Fez curso de violão em 1978 e participou da oficinada TV Globo com Beto Silveira de 78 a 87, onde fezdiversos outros cursos, tais como Manequim e Modelo(escola de manequins profissionalizante Quartier Latin,Atriz da escola Quartier Latin e Martins Pena, Coreógrafa,Dançarina, Bailarina (com Prof. Vitor Navarro),Dubladora,Top Model e Atriz.

Fez também Curso com Andréa Avancini deInterpretação para TV, Cinema e Dublagem, artesdramáticas no teatro Benjamin Constant na Urca (TVGlobo) e interpretação para TV com Antony Ferreira ,Duda Ribeiro, Ronaldo Reicicler, Fernando Reskie eSthepan Nercesian.

Fez curso também de Dublagem com Marlene Costae Etiqueta Social e Mesa com Conceição (mãe de MoniqueEvans), além do curso de Reciclagem de Moda na MaisonMonique Evans.

Experiência profissionalSua experiência profissional tornou-se então

vastíssima. Foi Professora de Jazz, Ginástica eExpressão Corporal no clube Bingen em Petrópolis(onda mora e concentra seus negócios), por 8 anos ena academia Esbelt Center (shopping D. Pedro ll tambémem Petrópolis) por 3 anos.F

oto

: R

ob

erto

Per

eira

Page 3: Culturarteen 108

julho 2012número 61 - ano 06

O QUE O CEMAS TEM DE DIFERENTE?

Caderno E - 5 anos ESCLARECENDO!

O CEMAS (Centro de Ensino Martins Santini), chegou em Maricáem 2011, e passou quase um ano se preparando e preparandoseus profissionais para receber um tesouro de grande importânciapara a nossa sociedade: nossos filhos.

Desde o primeiro dia de treinamento dos profissionais doCEMAS, ficou claro para eles que a instituição de ensino não seriaapenas mais uma escola; seria sim, um diferencial como escola, umlocal onde o ser humano seria sempre valorizado, teria identidade,efetivamente faria parte de sistema.

Assim que começou o ano letivo de 2012, começaram em muitopouco tempo, a aparecer bons comentários sobre a escola,comentários esses vindos dos pais satisfeitos com o resultado jáobtido em tão pouco tempo, comentários de satisfação dos própriosalunos.

Nesses últimos meses, o CULTURARTEEN falou com diversosalunos, pais e professores e compilamos aqui algumas declaraçõesmuito significativas.

Batemos um papo com a Rayane Lima Monteiro de Abreu (12),estudante do 8º ano, moradora do bairro do Flamengo.

Rayane (12) que veio de uma escola pública, está encantadacom o CEMAS, acha a escola bem diferente, o ensino bem melhor- “os professores não forçam a gente a estudar, eles nosestimulam a estudar”. Rayane está no 8º ano e é moradora doFlamengo.

Conhecemos também Thaiane Xavier de Carvalho (18),moradora de Itapeba e dançarina de Dança do Ventre. Nossapequena artista, disse estar muito feliz com o CEMAS. Ela que veiode uma escola pública, disse que aqui ela está aprendendo atravésda interatividade das aulas, a falar melhor, apresentar as tarefascom mais desinibição e com isso falar melhor com os colegas efuncionários da escola: “Eu gosto muito daqui, pois estátirando dificuldades que eu tinha em me expressar, está meensinando a falar melhor coisa que eu não conseguia!”.

Já Lays de Souza Batista (17), aluna do 3º ano do ensinomédio definiu o CEMAS da seguinte forma:

“O método de ensino usado aqui no CEMAS, procuraobservar os alunos de uma forma individual, como cada umse desenvolve até chegar a um conceito, uma nota. No caso,o que é observado mesmo é o desenvolvimento de cadaaluno. Eu gostaria muito que isso fosse adotado nos outroscolégios também”

Batemos um papo também com a Rodrigo Menezes Gama (18),estudante do 1º ano do ensino médio. Ele acha a escola bemdiferente e o ensino bem melhor - “os professores avaliam oaluno como um todo nos estimulando a estudar mais” concluio jovem Rodrigo dizendo que já trouxe diversos amigos para estudarno CEMAS.

Higor Santana da Silva (14) aluno do 8º ano EF foi enfático:“Aescola, os professores, meus amigos, tudo aqui é muitobom. Passei a ter vontade de estudar. Nem tenho vontadesair daqui” afirmou Higor.

Outro entrevistado foi André Lucas Grangeiro Gonçalves (15),aluno do 9º ano do EF que disse: “Aqui é muito legal. O jeito deensinar é bem diferente. Temos mais facilidade de conversarcom os professores e as turmas como não são grandesfacilita muito nosso aprendizado. Estou muito satisfeito.Recomendo para todos!”.

Mas a satisfação não fica apenas com os alunos. Os pais dãodemonstrações clara de satisfação. Isto pode ser visto claramentena primeira grande confraternização da escola com seus alunos eresponsáveis, na festa do dia das Mães que aconteceu na sedesocial do Esporte Clube Maricá.

Lá conferimos a satisfação dos pais através das palavras da mamãeAngélica Barcelos mãe de Stefany Barcelos Ibáñez (aluna do 9ºano do EF) e Ana Beatriz Barcelos Ibáñes (aluna do 1º ano do EF)“CEMAS; o que falar de uma escola onde minha própriafilha apresentou-me como sendo uma das melhores escolasque nossa cidade tem, depois de ter passado por duasoutras instituições de ensino? O que falar quando minhaprimogênita levanta as seis da manha todos os dias comgrande satisfação? E a pequena todos os dias deixa o lazer,a praia e os brinquedos para ir a uma instituição que lhe écomo a extensão de sua casa, onde eu como mãe, ficorepleta de satisfação em ver o entusiasmo de minhas filhasem ir para escola? Onde Ana Beatriz de apenas cinco anosde idade já aprendeu a ler e escrever no momento que aescola onde ela estava lhe dizia que não tinha maturidadesuficiente de assim aprender? A única coisa que tenho quefalar ou dizer é “Obrigada Cemas” pela dedicação que adireção e profissionais que vocês possuem têmdisponibilizado na ajuda de formação de caráter epersonalidade de minhas filhas, obrigada profissionais doCemas por dedicarem tempo integral e incondicional àsminhas filhas. Essa escola está sendo uma companheira naformação de pessoas do bem... Obrigada”

Para realmente conhecer melhor esse DIFERENCIAL DOCEMAS, solicitamos à escola conhecer também a cada mês umprofessor. E a direção do colégio nos apresentou a professora doensino fundamental 1 - VERA VIEIRA MARTINS (46).

“Resolvi sair do Rio para fugir da violência e estou aquihá 15 anos. Trabalhei com RH e voltando do Rio, encontreia Sônia, irmã da Sandra que me falou do sonho da criaçãodo CEMAS.

Aqui a proposta é muito boa pois não temos muitosalunos em sala de aula e desde as primeiras séries, existe ainteração dos alunos com a método de ensino. Elesparticipam muito e se sentem importantes por isso. É umtrabalho de construção de base.

Estou muito satisfeita. Aqui temos a liberdade deconversar, participar, trazer novas ideias. A direção nosabraça e acata com muito carinho nossas sugestões. Estoume realizando!” concluiu a professora Vera com um belo sorrisode satisfação.

Nosso papo continuou com Bruno Figueiredo (28), músico,profissional de informática e professor de geografia (formado em2006) com especilização em psicopedagogia, concluída na UERJem 2011.

“Sempre gostei de ensinar e a psicopedagogia me dátodo esse suporte para melhorar meu trabalho e aqui noCEMAS, aplico em sua totalidade e como a proposta da

Estão abertas as matrículas para o segundo semestre

MATRÍCULAS ABERTAS PARA OSEGUNDO SEMESTRE

O CEMAS traz novidades para a sociedade maricaense, nãosó no jeito de ensinar, mas nos cursos que vem desenvolvendo.

Estão abertas matrículas de meio de ano ainda para o anoletivo de 2012 no ensino fundamental e médio.

Estão também abertas as matrículas para o EJA à distância -Ensino de Jovens e Adultos, com um jeito novo de ensinar, o jeitoCEMAS.

Como funciona o EJA à distância aqui no CEMAS?O EJA foi criado pelo Minsitério da Educação afim de facilitar a

vida de jovens e adultos para terem acesso ao ensino fundamentale médio num espaço mais curto de tempo, podendo com issorecuperar o tempo perdido. Para ingressar no EJA à distância , nocaso do ensino fundamental, o jovem deverá ter no mínimo 15 anose no caso do ensino médio a idade mínima é de 18 anos.

Aqui no CEMAS, você recebe todo o material e apoio, estudaem casa no horário e no dia que melhor lhe convier, sem atrapalharoutras atividades (muitos que fazem o EJA à distância já trabalham)e o CEMAS sempre estará disponibilizando professores paraorientações e para tirar dúvidas das matérias aplicadas (com consultaprévia de disponibilidade de horário). O aluno marca o dia e horáriodas provas.

Venha conhecer o CEMAS e faça parte de uma família que irálhe proporcionar um novo jeito de aprender.

Aprender com prazer.Aqui, o aluno é o início de tudo!VENHA PARA O CEMAS!

escola como diz a LDBE é justamente valorizar os aspectosqualitativos em detrimento dos quantitativos, a escola temmuita essa ideia, de avaliar a qualidade dos alunos, o dia adia dos alunos, dar valor ao que o aluno traz de casa, ao queo aluno pode produzir a partir daquilo que ele conhece. Oaluno aqui é o ponto de partida para qualquer avaliação,com total interatividade dos alunos com a escola. Estoumuito feliz com o CEMAS, pois aqui posso agregar a música,a informática e a geografia num cotidiano agradável eprazeroso, tanto para mim, quanto para meus alunos.”

Page 4: Culturarteen 108

ANO 08 - Julho 2012 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.blogspot.comE 02

A HISTÓRIA DE MARICÁOferecimento: Supermercado GOL resgatando a História de Maricá

VVocê sabe como surgiu o nome do seu bairro? Quais são asespécies da fauna e flora da cidade? Essas e outras curiosidadesestão na mostra “Dos Passos de Anchieta, Apóstolo do Brasil, àNova Maricá”, na Casa de Cultura, no Centro. A exposição – comfotos, mapas e textos dos 428 anos de história de Maricá – foilançada no dia 24 de maio em comemoração pelos 198 anos deemancipação política de Maricá e ficará aberta até o final de julho.A entrada é gratuita. A partir do reinício das aulas, em agosto, estaexposição será itinerante, indo a vários colégios de Maricá,acompanhada por um teatro de fantoches que contará a história deMaricá.

A exposição é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipalde Cultura, sob o comando do escritor e pesquisador RicardoCravo Albin, e a Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo,dirigida por Celso Cabral.

A mostra foi organizada pela curadora e arquiteta RenataGama, com apoio da historiadora Maria Penha de Andrade e Silva(que há mais de 30 anos pesquisa as origens da cidade). Segundoa curadora, a pesquisa permitiu contextualizar a história da cidadecom os acontecimentos do Brasil. “Essa exposição exigiu um intensotrabalho de consulta aos acervos do Mosteiro de São Bento, IBGEe das Bibliotecas Nacional e do Estado”, destaca Renata, quetambém teve o apoio do professor Paulo Sérgio Gonçalves.

Viagem no tempoNa exposição, o público faz uma viagem no tempo começando

em 1584 com a chegada do padre José de Anchieta até os diasatuais com fotos de obras importantes como o Mercado das Artes eo Terminal Rodoviário de Itaipuaçu.

São 14 banners com imagens antigas do município, como ados escravos na Fazenda da Serrinha (hoje bairro ManoelRibeiro), em 1894; do primeiro calçamento da cidade na RuaRibeiro de Almeida, no Centro, na década de 40; e do casamentodo ex-vereador Francisco Sabino da Costa, que dá nome a umavia principal na região central da cidade.

Logo na entrada da Casa de Cultura, os visitantes irãoconhecer a vista panorâmica do Centro, de 1889, quando Maricáfoi elevada a categoria de cidade por Francisco Portela, presidenteda Província do Rio de Janeiro. Na imagem, a lagoa de Araçatibachegava até ao terreno da Igreja Nossa Senhora do Amparo.

CuriosidadesAliás, você sabe o motivo de vários pontos da cidade levarem

o nome de Nossa Senhora do Amparo? A historiadora Maria Penhade Andrade e Silva explica esta curiosidade: “os colonosportugueses quando vieram para Maricá no século XVI pediamproteção à santa protetora dos navegantes. Mais tarde, elesconstruíram a igreja e deram o nome de Nossa Senhora do Amparo”,conta Maria Penha.

Na exposição, o público também irá conhecer o nome dosbairros, a maioria de origem indígena. Guaratiba, por exemplo,vem da fauna maricaense. Guara é por causa da ave guará-vermelho, espécie muito encontrada na região, e tiba, segundolinguagem dos índios, significa abundancia. Logo, guaras emabundancia se transformou em Guaratiba.

“Itaipuaçu quer dizer pedra grande onde arrebenta a água.Já as Ilhas de Maricá, localizadas em uma área de 40 mil metrosquadrados, em Itaipuaçu, vem da palavra Ita Imbé, ou seja, pedraperigosa”, esclarece a historiadora.

Fotos com espécies nativas do município como garça de bicoamarelo, maçarico de coleira, marreco, maguari (ave já extinta),frango d’água, gaivota, coruja e bem-te-vi, além do ypê (amareloe roxo) e das bromélias também estão na exposição.

Como infelizmente nem todos terão acesso a esta belaexposição, o CULTURARTEEN e o BARÃO DE INOHAN que hávários meses começaram a resgatar a história de Maricá, a partirdesta edição apresentarão os textos e algumas imagens dessabelíssima exposição, num estudo fantástico e minucioso da arquitetae curadora Renata Gama e da historiadora Maria da Penha deAndrade e Silva.

Boa viagem, ao passado de Maricá.

Espinheiro MaricáMimosa sepiaria benth

Taxonomia e NomenclaturaDe acordo com o Sistema de Classificação de Cronquist, ataxonomia de Mimosa bimucronata obedece à seguintehierarquia:Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)Classe: Magnoliopsida (Dicotiledonae)Ordem: FabalesFamília:Mimosaceae(Leguminosae Mimosoideae)Espécie: Mimosa bimucronata (De Candole) OttoKuntze; Rev. Gen. Plant. 1:198, 1891.Sinonímia botânica: Acacia bimucronata De Candole;Mimosa bimucronataNome vulgar: espinheiro MaricáDescrição:Forma biológica: árvore ou arbusto arborescente,semicaducifolia a caducifolia, aculeada; há indivíduos semacúleos (raros). Comumente, com 3 a 10 m de altura e 10 a 25cm de DAP na idade adulta.Tronco: Curto, muito ramificado e com multitroncos.Folhas: Compostas, paripinadas, com pecíolo de 1,5 a 2,5cm decomprimento. Folhas com até dez pares de folíolos; e folíolos comaté 30 jugos.Flores: Cor variando de brancas a bege, vistosas, reunidas eminflorescências terminais, em panículas de glomérulos com até 50cm de comprimento.Floração: De fevereiro a abril no Estado do Rio de Janeiro.Fonte: Embrapa Florestas - Circular técnica, 94site: http://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/359.html

Page 5: Culturarteen 108

Prof. Marlon Mencari FelixCoordenador Pedagógico

do Colégio HMS

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ Julho 2012 - ANO 08 www.culturarteen.blogspot.com E 03E 03

Esse acompanhamento não deve ser feito apenas àsvésperas das provas ou à medida que se aproximaremos exames finais. Todos os dias a produção deve serestimulada, exercitada e cobrada.

É interessante notar que, atualmente, estão sumindodas casas as bibliotecas e as escrivaninhas, eaumentando o número de poltronas, bares e televisores.São muito bons, entretanto, os resultados práticos obtidospor famílias em que todos estudam no, mesmo horário,na sala de jantar, por exemplo.

Mesmo que não tenha lição de casa para fazer, acriança deve repassar as matérias dadas naquele dia.Mas, para alguns, não basta fazer uma leitura silenciosa;é preciso ler em voz alta, fazer um resumo. E cabe aospais conferir a lição e checar esses resumos todos osdias. Se os pais não tiverem método, os filhos deixarãode cumprir suas obrigações. Até o sexto ano (antiga 5ªsérie), a criança ainda precisa de ajuda direta.

A escola pode ajudar a dinâmica familiar. É importantetraçar uma estratégia juntamente com os professorespara que, juntos, possam atuar em prol dodesenvolvimento do educando. Uma das estratégias queutilizamos no HMS (e que funciona no tocante à cobrançadas tarefas, para aqueles pais que não podem estar comfrequência nas reuniões por conta do seu ritmo detrabalho) é os pais ligarem para a coordenação pelomenos duas vezes por semana para saber da atuaçãodo filho.

Pais e Escola, juntospelo sucesso do

Educando!

Por que estudar é tão importante?Por que estudar é tão importante?obter o que querem de imediato. Em muitas das situaçõessequer precisam pensar.

Em verdade, uma das soluções para o baixorendimento é o estudo diário. Assim alunos não têm maisde estudar às vésperas das provas. Cabe à famíliaadministrar esse horário em casa e, se encontrardificuldade, procurar o serviço de orientação pedagógicada escola, conversar com os professores, pedir ajudapara montar um cronograma de estudo em casa. Oseducadores certamente os ajudarão montando-o deacordo com a dificuldade do educando.

É como se o professor fosse o cozinheiro, que vaipreparar a informação de forma que o aluno possaconsumi-la durante a aula. O aluno volta para casa coma informação dentro de si, momento em que começa asegunda etapa do processo: ele terá de digerir essainformação, isto é, terá de selecionar os seus elementosmais importantes transformando-os em conhecimento erelacionando-o a tudo aquilo que já sabe, a fim de ampliarsua bagagem.

Tem sido um trabalho frequente da equipepedagógica do HMS orientar os pais na organização doestudo diário dos nossos alunos. Os responsáveisprocuram-nos com muitas dúvidas e ansiosos, pois nãoconseguem administrar o tempo. A grande alegação porparte da família é a falta de tempo para os filhos porconta do trabalho. Mas o primeiro passo é tornarprazerosos e produtivos, para pais e filhos, os momentosque passam juntos.

No começo, os pais devem monitorar os filhos paraque estes criem o hábito de estudar e, assim, tenhamcondições de tomar a responsabilidade para si. O pontofundamental em relação à disciplina do estudo é garantirao filho tempo e espaço, as condições favoráveis para‘fazer a digestão’ da informação recebida em sala deaula.

PPara sermosplenamente humanos (commelhor qualidade de vida e,portanto, felizes), o estudo éfundamental. No milêniopassado, rico era quemtivesse propriedades. Hoje,a riqueza está em adquirirconhecimento e saberaplicá-los. É importante que

tenhamos consciência disso tudo e procuremos, por meiode ações e palavras, transmitir às crianças e aos jovens ovalor do estudo para eles mesmos e para a Sociedade.

Hora de estudar

Um dos grandes questionamentos na relação Escola-Família é o rendimento escolar. O baixo rendimento vemse tornando um grande problema para os pais eeducadores.

Muitas vezes, quando os educandos apresentam umanota abaixo da média, a primeira posição do responsávelé acusar o professor ou a escola, pois não consegueperceber que, frequentemente, o “fracasso” é fruto da faltade tempo do educando, dedicado ao estudo.

A escola sofre concorrência muito desigual. Hoje, ascrianças e adolescentes têm apelos mais atraentes emais interessantes do que estudar. Certa vez, assistindo auma entrevista do Ziraldo, concordei quando falava dadificuldade de uma criança - num país tropical como onosso - para adquirir o hábito da leitura, pois a praia podeser frequentada quase o ano inteiro (pipa, futebol etc.).

O trabalho do educador tornou-se, ainda, mais árduopor conta da sociedade tecnológica. Crianças eadolescentes ficam horas diante do computador ou deoutro tipo de game. Eles precisam “apertar botões” para

Matéria reprisada por solicitação da direção da escola

Page 6: Culturarteen 108

NOteenCIÁRIONotícias do mundo jovem

J

ANO 08 - Julho 2012 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.blogspot.comE 04

Ocês tão cunvidadu

prú nossu Baile di Preços Baixos.

Venhão cunferí!

JULIANA MORENA

DIRETO DOS EUA e EUROPA

LOUIS VITON - RALPH LAUREN - GAP

BANANA REPUBLIC - VICTORIA SECRET e muito mais

Shopping Shangai

ROUPAS, BRINQUEDOS,BOLSAS, SAPATOS,ACESSÓRIOS, ELETRÔNICOS ...

SUAS FÉRIAS COMPRODUTOS

FANTÁSTICOSE PREÇOS

INACREDITÁVEIS

Rod. Amaral Peixoto km 31 na entrada do Condado

NOVOS ESEMI NOVOS

NOVOS ESEMI NOVOS

9991-3641Visite nossa página no Facebook (www.facebook.com) - GARIMPO’S DE

MARICÁ e clique em Curtir para receber informações atualizadas

ARTIGOSPARA

GOLFE

Garota COMPLETA

Juliana Morena é de São Gonçalo, Rio deJaneiro, tem 25 anos, formou-se emAdministração, mas sempre amou o mundoartístico.

Decidindo encarar novos desafios, além deformada em Dança do Ventre e Jazz, em 2009pela primeira vez participou de um concurso debeleza na cidade de Niterói, conquistando oprimeiro lugar, a morena investiu em cursos deteatro e moda.

Em 2010 foi Musa de um vídeo clipinternacional do Grupo Die Firma da Alemanha,onde foi modelo principal da música Jetzt gravadona praia do Leme e exibido mundialmente,falando das mulheres e alegria brasileira.

Em 2011 Juliana ganhou o concurso GarotaTop Mix do Rio de Janeiro.

Desde então coleciona várias aparições naTV, como Zorra Total, Programa Mais Você,Casseta & Planeta, novelas globais, como AmorEterno Amor, Aquele Beijo, Avenida Brasil dentreoutros.

A Modelo Juliana Morena irá representarSão Gonçalo no concurso Miss Estado do Riode Janeiro Latina 2013, que será realizado nodia 08 de agosto de 2012, onde a vencedoraparticipará do Miss Brasil Latina 2013.

Juliana Morena uma das mais fortescandidatas, vem recebendo elogios por seutrabalho como Miss e Modelo, conquistando fãscom sua imensa humildade e perseverança,determinada e com muita garra pra lutar pormais um título. Um de seus objetivos com o títuloé ajudar em causas e ações sociais junto a suacidade.

A galera campeãdo HMS

COMEÇARAM AS FESTAS JUNINAS

JJunho, julho e até mesmo agosto, são mesestradicionais de festas juninas, em especial os doisprimeiros.

Alguns colégios já fizeram suas festas, mais muitosdeixarão para o início das férias do meio de ano.

Mas dos colégios que já fizeram suas festas, oHMS mais um vez surpreendeu.

Com o tema sobre o NORDESTE BRASILEIROe aproveitando os 100 anos de Luiz Gonzaga, o reido baião, alunos, professores, funcionários, direçãoe familiares, fizeram uma festa digna de sua superprodução.

Muita dança, brincadeiras, touro mecânico,comidas típicas e diversão nortearam a inesquecívelfesta junina do HMS.

MISS ESTADO DO RIO LATINADIA 08 DE AGOSTO

Confirmado: será no dia 08 de agosto a partirdas 20 horas no Teatro Henriqueta Brieba na Tijuca,a grande final do Miss Estado do Rio de JaneiroLatina com coordenação de Teresa Scherer. NossaMiss Maricá, Halana Magalhães, estará disputandoo título máximo com outras 14 lindas candidatas.

Halana recebeu mais prêmios. Esteve com aesteticista Débora Nemer onde receberá um super

tratamento de esté-tica, esteve na

A&TProduçõesonde fará umlindo book e foihomenageadana RaccoMaricá, onderecebeu seuprêmio.Boa sortepara nossaHalana noMiss Esta-

do do RioLatina

Model2012

Fo

to: D

écio

Via

nn

a

Page 7: Culturarteen 108

A 03

2637-30542637-3054

RUA ABREU SODRÉ, 28 - CENTRO - MARICÁ

(AO LADO DA PORTO DAS TINTAS)

O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ ANO 08 - Julho 2012 www.culturarteen.blogspot.com (13)

TUDO EM DESCARTÁVEISATACADO E VAREJO

foto

s m

eram

ente

ilus

trativ

as

TUDO EM6 VEZES SEM

JUROS NOCARTÃO OUNO CHEQUE

Consulte nosso

limite

SUA FESTA É COMPLETA NA KOEMANa Koema, as mais lindas pelúcias e as mais incríveiscestas, com chocolates, bombons, pelúcias ... do jeito

que você quiser.Você monta sua cesta e nós entregamos na sua casa

SUA FESTA É COMPLETA NA KOEMASua festa julina é completa aqui naKOEMA. Descartáveis de todos os tipos,bandeirinhas, placas, enfeites, balões,sanfonas, lanternas e tudo o que vocêpossa precisar para animar mais ainda asua festa!

“Essa é a D. Venceslina Torres da Silva,grande vencedora do “balaiojunino” da Koema. Pelo tamanho dobalaio D. Venceslina vai demorar muitotempo para curtir ele todo”.Em breve, novas promoções!

Page 8: Culturarteen 108

A 04 - JULHO 2012 O INFORMATIVO OFICIAL DA JUVENTUDE DE MARICÁ www.culturarteen.blogspot.com

Sabão em pó OMOMultiação - 1 kg

Leite Integral LatcoTP - 1 litro

4,98cada

5,98

Carré suinoCongelado

kg

MargarinaQualy Trad.

500 gCerveja

Itaipava lata350 ml

PicanhaFatiada

Friboi kg

Coca Cola3 litros

Rod. Amaral Peixoto,km 22,5São José de ImbassaíMaricá - Anexo ao Posto Marine

AlcatraBovina Peça

kg

Fo

tos m

era

me

nte

ilu

str

ativa

s

Ofertas válidas até15 de julho ou enquanto

durarem nossos estoques