DIA 2017 - upvix.com.brupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/7_66_313_2017 - Simulado... · Os...

20
2° SIMULADO Gramática - Interpretação de Texto Produção de Texto - Livro Paradidático - Inglês 2017 7° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Dia: 22/08 - terça-feira Nome completo: Turma: Unidade: DIA

Transcript of DIA 2017 - upvix.com.brupvix.com.br/_public/ensinos/ef/atividades/7_66_313_2017 - Simulado... · Os...

2° SIMULADO

Gramática - Interpretação de TextoProdução de Texto - Livro Paradidático - Inglês

2017

7° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

Dia: 22/08 - terça-feira

Nome completo:

Turma: Unidade:

DIA

FORMADE

PREENCHIMENTOERRADA

FORMA

DEPREENCHIMENTOCORRETA

É COLOCAR QUALQUER TIPODE INFORMAÇÃO NESTE LOCAL

PROIBIDO

PREENCHIMENTO DO CARTÃO RESPOSTA

SOMENTE COM CANETA AZUL

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO SIMULADO - 2º TRI

1. A prova terá duração de 2 horas e 30 minutos.

2. Prova e gabarito só poderão ser devolvidos após uma hora do início do simulado.

3. O aluno só poderá sair para ir ao banheiro ou beber água após 1 horas e 30 minutos de início da prova.

4. O aluno não poderá levar a prova para casa.

5. O preenchimento do gabarito deve ser feito com caneta AZUL. NÃO É PERMITIDO O USO DE CANETAS COMPONTAS POROSAS.

6. O preenchimento incorreto do gabarito implicará na anulação da questão ou de todo o gabarito.

7. Durante a prova, o aluno não poderá manter nada em cima da carteira ou no colo, a não ser lápis, caneta e borracha.Bolsas, mochilas e outros pertences deverão ficar no tablado, junto ao quadro. Não será permitido empréstimo dematerial entre alunos.

8. O aluno que portar celular deverá mantê-lo na bolsa e desligado, sob pena de ter a prova recolhida se o mesmo vier aser usado ou tocar. Caso não tenha bolsa, o aluno deverá colocá-lo na base do quadro durante a prova.

9. O fiscal deverá conferir o preenchimento do gabarito antes de liberar a saída do aluno.

1

Texto referente às próximas três questões:

Segundo uma pesquisa realizada por cardiologistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a prática do Tai Chi Chuan (Taijiquan) tem impacto direto no sistema cardiovascular e na pressão sanguínea. Os pesquisadores apontam que uma sessão de Tai Chi Chuan pode beneficiar o coração tanto quanto uma boa caminhada. Para chegar ao resultado, o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticar a arte oriental. E o resultado surpreende: ambos os grupos empataram em matéria de benefícios. A pesquisa indica que movimentos lentos podem baixar a pressão arterial, normalizando sua função.

Fonte:http://www.acupunturista.net/content/exercise/351/a-pratica-do-tai-chi-chuan-e-eneficaparapacientes-com-problemas-cardiacos/ disponível em 25/01/12

1. Diante do exposto, é possível perceber que o Tai Chi Chuan é

a) uma modalidade de exercício físico de alto impacto que previne o envelhecimento precoce e melhora a qualidade de vida do praticante.

b) uma arte marcial germânica caracterizada como uma forma de meditação em movimento. c) uma atividade esportiva de baixo impacto e desvinculada de técnicas de relaxamento ou de reeducação

postural. d) um estilo de arte marcial apreciado por pessoas que desejam o aumento de sua massa muscular,

combinando atividade física de médio impacto e alongamentos. e) uma arte apreciada no ocidente, porque oferece, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades,

uma referência de tranquilidade e equilíbrio. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar o texto, identificando a arte em questão, a partir das suas características apontadas no texto. 2. A frase a seguir foi retirada do texto anterior.

(...) Tai Chi Chuan pode beneficiar o coração (...) o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticar a arte oriental. O pronome substituiu a palavra destacada de forma correta em:

a) (...) o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a pratica-a.

b) (...) o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticar-lhe.

c) (...) o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticá-la.

d) (...) o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a pratica-o.

e) (...) o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a de cardíacos que passaram a praticá-lo.

GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve substituir o substantivo pelo pronome oblíquo adequado. 3. Ainda sobre o texto lido anteriormente, há um adjetivo marcado, que pode ser substituído por uma

locução adjetiva, em:

a) (...) a prática do Tai Chi Chuan (Taijiquan) tem impacto direto no sistema cardiovascular e na pressão sanguínea.

b) (...) a prática do Tai Chi Chuan (Taijiquan) tem impacto direto no sistema cardiovascular e na pressão sanguínea.

c) (...) uma sessão de Tai Chi Chuan pode beneficiar o coração tanto quanto uma boa caminhada. d) (...) o estudo comparou a pressão de pacientes com o hábito de caminhar toda manhã com a

de cardíacos. e) A pesquisa indica que movimentos lentos podem baixar a pressão arterial (...). GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer o adjetivo e substitui-lo pela locução adjetiva correspondente.

2

Atenção, malandrage! Eu num vô pedir nada, vô te dá um alô! Te liga aí: Aids é uma praga que rói até os mais fortes, e rói devagarinho. Deixa o corpo sem defesa contra a doença. Quem pegá essa praga está ralado de verde e amarelo, de primeiro ao quinto, e sem vaselina. Num tem dotô que dê jeito, nem reza brava, nem choro, nem vela, nem ai, Jesus (...).

Agência Adag. Realização: TV Cultura, 1988. 4. O trecho acima foi tirado de um vídeo exibido na Casa de Detenção de São Paulo e foi produzido com o

objetivo de ensinar aos presos formas de prevenção contra a Aids. A escolha da linguagem utilizada tem a finalidade de

a) mostrar a fala do dia a dia das pessoas. b) imitar a fala de um advogado no tribunal. c) reproduzir a fala de uma determinada região. d) indicar o domínio da linguagem formal do falante. e) expressar proximidade com a fala dos presidiários. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve identificar a finalidade da linguagem dos presidiários, utilizada no texto. 5. É correto afirmar sobre a classificação morfológica da palavra em destaque que

Num tem dotô que dê jeito, nem reza brava, nem choro, nem vela, nem ai, Jesus (...)..

a) é um adjetivo, pois caracteriza o substantivo choro. b) é um adjetivo, pois caracteriza o substantivo reza. c) é um substantivo, pois nomeia uma ação. d) é um substantivo, pois nomeia um ser. e) é um pronome, pois substitui um nome. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer o adjetivo e relacioná-lo ao termo que ele caracteriza. A tira a seguir serve para responder às questões 6 e 7.

6. A disposição das personagens frente a frente e o diálogo demonstram que entre os personagens há

a) distanciamento e alegria. b) aproximação e felicidade. c) afastamento e ternura. d) intimidade e incompreensão. e) aproximação e harmonia. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve compreender os sentimentos expressos pelas personagens da tirinha.

3

7. As expressões “de tristeza”, “de mágoa”, “de apatia”, presentes no segundo quadrinho, recebem o nome de

a) adjetivos. b) substantivos. c) pronomes. d) locuções adjetivas. e) artigos. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve compreender o uso e a função das locuções adjetivas. O texto que segue se refere às questões 8 e 9.

A galinha medrosa Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro. Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto: - Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó... E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado. A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)

(Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990). 8. De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha foi

a) acordar com o nascer do sol. b) ver sua própria sombra. c) acordar antes das outras. d) ver um bicho no galinheiro. e) ver que as outras galinhas estavam correndo assustadas. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve entender e compreender os diferentes tipos de textos. 9. “E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.” É a frase em que a palavra pena tem o mesmo significado que a palavra destacada na expressão acima:

a) Que pena que não conseguiu embarcar no trem a tempo. b) Ele conseguiu cumprir a tarefa, a duras penas. c) Não quero que sinta pena de mim. d) As penas de aves são ótimas para confeccionar travesseiros. e) Fiquei com muita pena dela chegar atrasada. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve entender e compreender os diferentes usos de uma mesma palavra. A tira a seguir é referente às questões 10 e 11:

4

10. No segundo quadrinho, há o substantivo “pessoas” que pode ser classificado como

a) epiceno, pois o gênero da palavra não é identificado. b) comum de dois, pois há uma forma no masculino e outra no feminino. c) sobrecomum, pois a mesma palavra pode ser usada para ambos os sexos. d) biforme, pois há duas maneiras diferentes para expressar o gênero. e) uniforme, pois é usado apenas para o gênero masculino. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve ter conhecimento a respeito da classificação dos substantivos. 11. Pelo contexto da tira, a expressão “bolar um projeto”, no último quadrinho, representa

a) pensar em algo que ninguém nunca fez. b) criar ideias maravilhosas para o mundo ficar melhor. c) jogar bola com um projeto que já existe. d) apresentar ideias e sugestões para um novo projeto. e) escrever um e-mail bem bonito e enviar para todos. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar expressões conotativas dentro de um contexto. 12. A partir das regras de ortografia das letras S, SS, SC e Ç, estão escritas de forma correta as palavras:

a) Exceção, suspenção, agressão. b) Eceção, suspenção, agressão. c) Exceção, suspensão, agreção. d) Exceção, suspensão, agressão. e) Excessão, supensão, agreção. GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer a escrita correta dos substantivos a partir das regras estudadas. O texto que segue servirá de base para as questões 13 e 14:

Lenda do diamante

Antes, muito antes de 1500, o Brasil chamava-se Pindorama e vivia à sombra de mil palmeiras. Foi nessa época que o índio Oiti, valente entre os mais valentes, se despediu de Potira, sua esposa, e desceu o rio para

dar combate a uma tribo inimiga.

Nair Starling. Nossas Lendas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1968. 13. Sabe-se que, antigamente, os indígenas nomeavam suas terras com nomes que remetessem a

características típicas das regiões em que habitavam. Levando em consideração tal informação, infere-se que o nome “Pindorama” teria surgido do fato de o Brasil ser a

a) terra de tribo inimiga. b) terra do homem branco. c) terra de valentes. d) terra de indígenas. e) terra das palmeiras. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar, a partir das características presentes no texto, que “Pindorama” é uma terra de palmeiras. 14. Na expressão “... se despediu de Potira...”, do texto anterior, o termo em destaque recebe o nome de

a) adjetivo, caracterizando um substantivo. b) pronome pessoal do caso reto, pois se refere à índia Potira. c) substantivo, pois se refere ao valente índio. d) locução adjetiva, pois caracteriza o substantivo índio. e) pronome pessoal oblíquo, pois se refere ao índio Oiti (3ª pessoa). GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer a função dos pronomes pessoais do caso oblíquo dentro de um contexto.

5

15. A partir da leitura da charge anterior, é possível inferir que o/a(s)

a) conceito da felicidade está de acordo com uma hierarquização de objetivos de vida. b) conquista do iPad torna-se o ideal de felicidade, que é alcançado pelo personagem da tira. c) consumismo está indiretamente relacionado à busca da felicidade. d) pessoas valorizam primeiro suas conquistas materiais para depois buscarem a felicidade. e) último quadrinho adicionou um sentido enganador no que se refere à conquista da felicidade. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar que, embora muitas pessoas se preocupem mais com o “ter”, a felicidade verdadeira se concretiza no “ser”. Por isso, ao final da tirinha, a mentira do “ter” e ser feliz está sinalizada como “1º de abril”, que é o dia da mentira. 16. A palavra destacada é um pronome pessoal do caso reto em:

a)

Fonte: Formosa Pimenta b)

Fonte: Portal Vermelho c)

6

Fonte: Letras.Terra d)

Fonte: Arnaldo Antunes e)

Fonte: Super Interessante GABARITO: A COMENTÁRIO: O aluno deve reconhecer o único pronome pessoal do caso reto, que aparece em destaque.

7

As duas personagens, Joaninha e Barata, na tirinha a seguir, trazem o texto referente às questões 17 e 18:

17. Observando a Barata, no último quadrinho, podemos afirmar que

a) não se importa para o que as pessoas dizem sobre ela. b) está triste, pois as pessoas sentem medo sendo que ela não é nenhum monstro. c) está chateada, pois não sabe muito bem o que as pessoas sentem quando a veem. d) está apenas desabafando com a Joaninha sobre as fofocas que as pessoas fazem dela. e) mostra-se arrasada, pois as pessoas dizem que sentem nojo dela, não medo, que é muito pior. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar não apenas as palavras, mas as expressões faciais e gestos (linguagem não verbal), que também são muito importantes nas tirinhas. 18. Analisando a tira, observamos a presença de

a) discurso indireto em todos os quadrinhos. b) discurso indireto apenas nos dois primeiros quadrinhos quando a Joaninha está falando. c) discurso direto nos três quadrinhos, pois há a fala das próprias personagens. d) discurso indireto em todos os quadrinhos, pois há a fala das personagens. e) discurso direto apenas na fala da Barata. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve saber diferenciar e identificar os tipos de discurso em qualquer tipo de texto. A tira seguinte servirá de base para as questões 19 e 20:

19. O uso do “por que”, no primeiro quadrinho, a) está correto, pois é uma pergunta feita por Deus. b) está incorreto, pois para perguntas no início de frase, usamos de forma separada e com acento

(por quê). c) está correto, pois é uma pergunta e está no início da frase. d) está incorreto, deveria ser “o porquê” (motivo). e) está incorreto, pois depois de dois pontos usamos “porquê”, mesmo que seja pergunta. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve saber usar os “porquês” de maneira adequada para cada situação.

8

20. Em relação aos adjetivos “bonitinho” e “incríveis”, presentes no 2º e 3º quadrinhos, podemos afirmar que

a) ambos são uniformes. b) os dois se referem ao substantivo “caramujo”. c) os dois adjetivos são biformes. d) o adjetivo “bonitinho” é biforme, e “incríveis” é uniforme. e) o adjetivo “bonitinho” se refere ao substantivo “gatos” (1º quadrinho). GABARITO: D COMENTÁRIO: O aluno deve ter conhecimento a respeito da classificação dos adjetivos. As próximas cinco questões se referem ao livro “Estrelas Tortas”, de Walcyr Carrasco: 21. Sobre a narração dos capítulos do livro “Estrelas Tortas”, podemos afirmar que

a) é feita pelo irmão de Marcella, Gui, muito afetado com a situação da irmã. b) muda a cada capítulo, dando direito a todos os amigos de Marcella narrarem como a conheceram. c) é feita por Marcella, a protagonista, depois que sofreu o acidente que marcou sua vida para sempre. d) é compartilhada pelos familiares de Marcella, resultado de um diário em que a família contava os

problemas enfrentados depois do acidente. e) é feita por vários personagens, dando-nos a oportunidade de conhecer a história por vários pontos

de vista. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve mostrar que, ao ler todo o livro, identificou diferentes narradores no decorrer da história. 22. Antes do acidente que marcou sua vida, Marcella era descrita pelos amigos e familiares como

uma menina

a) tímida, feliz e muito dedicada aos estudos. b) quieta, mas muito educada. c) alegre, divertida e esportista. d) sozinha, isolada e deprimida. e) animada, brigona e que não gostava de estudar. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar como a personagem era antes do acidente que sofreu. 23. Trecho do capítulo “Bira”:

“Só vi sofrimento pela frente. Eu me senti muito mal, porque, se pudesse, faria alguma coisa. Mas não sabia o que fazer. Porque o que a Marcella gostaria que eu fizesse, ah, não dava, não. Ela queria que eu fosse o mesmo Bira de antes, que pegava nos cabelos dela e dizia coisas legais, mas essas coisas legais, eu dizia pra Marcella que ria, que fazia piada, que todo mundo achava o máximo”. Ao sair da casa de Marcella enquanto a menina ainda estava acamada, passou pela cabeça de Bira um pensamento

a) de alívio, pois Marcella pelo menos estava viva. b) de pena, pois a menina passaria o resto da vida sem poder andar. c) de tristeza, pois ele não conseguia mais pensar nos planos que tinha com Marcella. d) de raiva, por não poder ajudar Marcella a sair daquela situação e) de alívio, por não ter sido com ele o terrível acidente. GABARITO: E COMENTÁRIO: O aluno deve perceber que o personagem não se compadeceu com a situação de Marcella. Ele foi egoísta e só pensou em si próprio.

9

24. A avó de Marcella, Gilda, contribuía para que a neta vivesse de forma mais confortável, pois

a) ajudava a neta com as necessidades fisiológicas, as quais ela não conseguia controlar, porque seu irmão, Gui, não conseguia sozinho.

b) lia livros e contava histórias todas as noites para a neta e não a deixava sozinha em nenhum momento. c) ajudava a neta a receber visitas dos amigos mesmo contra a vontade dos pais, o que a ajudou a

superar o problema de forma mais fácil. d) ajudava a neta a se sentir mais bonita e a conquistar Bira, o rapaz por quem Marcella era apaixonada. e) ajudava financeiramente a família de Marcella a manter todos os altos custos de uma cadeirante

em casa. GABARITO: C COMENTÁRIO: O aluno deve mostrar que entendeu a função que a avó passou a desempenhar com a família depois do acidente da neta 25. O incidente no baile fez com que Marcella

a) ficasse ainda mais frustrada com sua situação de cadeirante. b) se aproximasse de Emílio, que passou a visitá-la sempre e até levá-la à fisioterapia. c) conseguisse perceber que nem todos eram seus amigos de verdade. d) brigasse com seu pai, Bruno, que não entendia que a menina queria levar uma vida normal

de adolescente. e) realizasse seu sonho de levantar da cadeira durante a festa, mesmo que com ajuda de outras pessoas. GABARITO: B COMENTÁRIO: O aluno deve interpretar que Marcella e Emília se aproximaram depois do acidente dela.

Homem-aranha: de volta ao lar Depois de atuar ao lado dos Vingadores, chegou a hora de o pequeno Peter Parker (Tom Holland) voltar para casa e para a sua vida, já não mais tão normal. Lutando diariamente contra pequenos crimes nas redondezas, ele pensa ter encontrado a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre (Michael Keaton) surge amedrontando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.

Fonte:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-209778/

A sinopse oficial do filme Homem-aranha: de volta ao lar serve de apoio para responder às questões 26 e 27. 26. Sobre as características do gênero sinopse, afirmamos que

a) costumamos encontrar um texto longo e com todos elementos importantes presentes em um livro, uma série ou um filme.

b) se caracteriza como um resumo breve, que conta em poucas linhas e de maneira objetiva sobre o tema ou assunto a ser tratado em uma obra.

c) não apresenta os personagens e sua relevância na obra. d) não aponta fatos importantes na trama. e) não cria suspense em relação ao desfecho. GABARITO: B COMENTÁRIO: A sinopse é um gênero textual que tem como característica ser um texto breve. É muito utilizado para apresentar ao futuro espectador ou leitor o tema de uma história presente em um livro, uma novela, um filme etc.

10

27. É correto afirmar que o gênero sinopse

a) não é diferente de uma resenha, pois ela contém a interpretação e a opinião da pessoa que a escreveu. b) não tem como objetivo permitir ao leitor acesso a algumas informações gerais sobre o texto de modo a

conscientizá-lo sobre o tema a ser lido. c) tem como objetivo fazer com que o expectador entenda os pontos principais da obra. d) é um gênero textual que dificilmente encontramos em jornais. e) inclui a visão crítica, positiva ou negativa, sobre uma obra. GABARITO: C COMENTÁRIO: Entende-se que a sinopse é um elemento prévio importantíssimo à visualização de um filme ou elemento multimídia. Seu principal objetivo é apresentar de modo abreviado as principais características de uma obra. O trecho abaixo foi extraído de uma resenha de um show da banda de rock Aerosmith.

Aerosmith O perigoso circo do rock´n´roll.

Ricardo Franca Cruz Estádio do Morumbi – São Paulo, 12 de abril de 2007 - Megabandas com megarrepertórios recheados de megaclássicos só podem fazer o que fez o Aerosmith: um megashow, com tudo o que isso traz de bom e ruim. De bom, o vocalista Steven Tiler demonstrou forma física e vocal surpreendente para um senhor – mas nada que um Mick Jagger, outro megatio, não faça igual. O vovô berrou à beça, agitou e ainda pagou de gatão em diversos momentos. As mulheres berravam, ensandecidas, como deve ser no bom rock’n roll – e daí se ele tem 59 anos? Melhor ainda estava o guitarrista Joe Perry, um dos reis dos riffs roqueiros entre os mais legais de todos os tempos. [...] O setlist do Aerosmith passeou pelos bons – e melhores – tempos da banda, com clássicos como “Sweet Emotion”, “Dream On”, a sensacional “Draw the Line”, “Walk this Way” e uma bela versão semiacústica de “Seasons of the Weather”.

CRUZ, Ricardo Franca. Rolling Stone Brasil, n. 8, maio 2007, p. 135 (Fragmento).

28. Sobre o gênero textual resenha, exemplificado no texto acima, afirma-se corretamente que

a) resenhas escritas para um público jovem sobre produções culturais, como o público leitor da revista Rolling Stone, admitem um uso mais coloquial da linguagem.

b) o autor da resenha não apresenta nenhum juízo de valor e nenhuma avaliação sobre o show da banda de rock Aerosmith.

c) apresenta ao leitor apenas os pontos negativos de todos os momentos do show do Aerosmith no Estádio do Morumbi em 2007.

d) influencia o leitor para que não vá ao show da banda Aerosmith. e) o autor defende a ideia que senhores, que chama de “megatios”, acima de 52 anos não possam dançar. GABARITO: A COMENTÁRIO: O uso que se faz no texto de expressões coloquiais e de termos como “megatio”, “megarrepertório”, “pagou de gatão” confirmam a avaliação positiva do autor do texto sobre a apresentação do Aerosmith, que recorre até a gírias para promover uma maior identificação com o público-leitor. 29. Sobre a escrita de resenhas, temos que

a) o objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol.

b) o autor não necessita ter conhecimento prévio sobre o assunto de que tratará em sua resenha. c) a citação do nome do autor e obra não é importante em uma resenha de livro. d) na resenha crítica não se deve apresentar as ideias principais de uma obra. e) é muito comum realizar leituras complementares para um melhor entendimento do tema resenhado. GABARITO: E COMENTÁRIO: A resenha crítica é um resumo não só de conteúdos descritos pelo objeto analisado, mas também a partir de outros textos que auxiliem e comentem sobre o mesmo assunto resenhado. É interessante neste tipo de texto inserir o conhecimento sobre o mesmo assunto já abordado por outras pessoas.

11

Fonte: http://www.bolode.org/bolo-de-caneca/

30. O texto oferece ao leitor informações sobre como fazer um bolo na caneca. Esse tipo de característica,

própria dos textos instrucionais, busca dar informações específicas a respeito de como proceder para alcançar um objetivo também específico. Esse recurso está mais bem exemplificado em:

a) “Essa caneca”. b) “Um ovo pequeno”. c) “4 colheres de açúcar”. d) “Coloque o ovo na caneca e bata bem. Pode ser com o garfo”. e) “2 colheres de chocolate em pó”. GABARITO: D COMENTÁRIO: Nesta alternativa fica mais claro o modo de preparo do bolo, se for lida separadamente, pois orienta o modo como o leitor deve agir e seguir os passos previamente estabelecidos. 31. Sobre o gênero resumo, pode se dizer que

a) conciso e argumentativo, ele apresenta uma visão subjetiva do autor sobre o texto-base analisado. b) permite uma análise crítica do texto-base, que auxiliará o público geral na interpretação da obra. c) apresenta apenas pontos gerais da narrativa, não se detendo de forma demorada em nenhum deles ou

revelando momentos importantes da trama que possam atrapalhar a experiência do leitor. d) permite uma análise crítica do texto-base, apresentando assuntos gerais da obra. e) apresenta sempre um referencial bibliográfico, identificando o título do texto-base e seu autor. GABARITO: E COMENTÁRIO: O resumo possui uma função social muito importante de apresentar ao leitor os principais aspectos de uma obra e, por isso, é essencial identificar sempre o referencial bibliográfico, o título do texto-base e seu autor.

12

Fonte: http://www.acordailha.com.br/saber.html 32. Grande é a variedade de textos que participam do nosso dia a dia. Todo texto tem um objetivo

específico no que se refere à mensagem transmitida. A campanha de combate à dengue acima possui

a) instruções de auxílio à proliferação do mosquito. b) apenas ilustrações, dificultando o entendimento. c) instruções de como agir contra a proliferação do mosquito. d) medidas de imprudência em relação à proliferação do mosquito. e) exemplos que não devem ser seguidos pela sociedade para prevenção de focos do mosquito. GABARITO: C COMENTÁRIO: O texto apresentado na questão trata-se de um anúncio publicitário, que instrui a sociedade contra os focos do mosquito que está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem atitudes importantes demonstradas acima. 33. A característica mais importante de um resumo é a(o)

a) concisão. b) argumentação. c) criatividade. d) enredo. e) injunção. GABARITO: A COMENTÁRIO: Os resumos não devem apresentar críticas, devem ser objetivos e concisos. 34. Textos que nos orientam sobre a escolha entre muitas produções culturais que nos cercam ou que nos

mantêm atualizados sobre os vários lançamentos de livros, filmes, CDs, peças de teatro, programas de TV, shows. Além de caracterizarem sucintamente a obra analisada, apresentam uma série de juízos de valor que procuram oferecer, ao leitor, uma avaliação mais geral da qualidade e da validade da obra. O gênero discursivo que desempenha tais funções é o(a)

a) injuntivo. b) resenha. c) resumo. d) sinopse. e) poético. GABARITO: B COMENTÁRIO: A resenha é um gênero discursivo que combina a apresentação das características essenciais de dada obra (filme, livro, peça de teatro, etc.) com comentários e avaliações críticas sobre sua qualidade.

13

35. É como se define o gênero do texto a seguir:

Nos anos 1980, Balthazar Bratt fazia muito sucesso através de sua série de TV, onde interpretava um vilão chamado EvilBratt. Entretanto, o tempo passou, ele cresceu, a voz mudou e a fama se foi. Com a série cancelada, Balthazar tornou-se uma pessoa vingativa que, nas décadas seguintes, planejou seu retorno triunfal como vingança. Gru e Lucy são chamados para enfrentá-lo logo em sua reaparição, mas acabam sendo demitidos por não terem conseguido capturá-lo. Gru então descobre que possui um irmão gêmeo, Dru, e parte com a família para encontrá-lo no país em que vive.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-226447/

a) Resenha crítica. b) Entrevista. c) Sinopse. d) Conto. e) Poema. GABARITO: C COMENTÁRIO: Sinopse é uma espécie de resumo, uma síntese de uma obra literária, científica etc. A sinopse de filme tem como característica um resumo pequeno, informações sobre o elenco, o gênero e o diretor, por exemplo. 36. The ordinal numbers are used to talk about the order of things or dates. The correct answer according to

the Picture is. (Os numerais ordinais são usados para as ordens das coisas ou datas. É a resposta correta de acordo com a imagem:)

a) The clown with a balloon is the ninth in line. b) The girl looking in the mirror is the second in line. c) The man whistling is the first in line. d) The boy looking at his cellphone is the fourth in line. e) The bald man is the fifth in line. GABARITO: A COMENTÁRIO: Somente a letra A traz a ordem correta da pessoa na fila.

14

37. The propositions In and On are used to talk about datesand are correctly used in: (As preposições In e On são usadas para falarmos sobre datas, e estão usadas corretamente em:)

a) My birthday is in January 4th, 2006. b) Sarah’s birthday is on 2003, April 1st c) Carol was born on June 20th, 2002. d) Julian was born on 1999. e) Sebastian’s birthday is on July. GABARITO: C COMENTÁRIO: Somente a letra C utiliza a preposição correta e ordem Mês, Dia e Ano, e quando falamos a data completa a preposição a ser utilizada é On. 38. The profession description below refers to. (A definição a seguir fala sobre a seguinte profissão:)

A woman who stays at home to cook, clean, and take care of the family. a) Househusband. b) Doctor. c) Teacher. d) Housewife. e) Secretary. GABARITO: D COMENTÁRIO: Somente a letra D traz corretamente a profissão na qual foi descrita acima.

Vocabulary: Set fire – colocar fogo Bed Mattress – colchão 39. Nas perguntas, “Can I set fire to my bed mattress?”, “Can I ride my tricycle on the roof?” e “Can I have a

cookie?” qual é o sentindo do “Can”?

a) Request b) Permission c) Ability d) Suggestion e) Past ability GABARITO: B COMENTÁRIO: A alternativa correta é a B, pois o Can em todas as perguntas tem sentido de permissão. 40. Which object pronouns best fit the sentences below? (Quais “Object pronouns” completam as

frases abaixo?).

Carl wants you to send the photos to ______. Teresa loves Matthew, but he doesn’t love _______. a) us, it. b) her, her. c) me, you. d) them, you. e) him, her. GABARITO: E COMENTÁRIO: Só letra E traz as opções corretas. Usamos ‘him’ para ele e ‘her’ para ela.

15

41. The best alternative to answer the following question. (É a resposta correta para a pergunta abaixo:)

What sport are you practicing in the afternoon?

a) They are practicing volleyball in the afternoon. b) I am practicing soccer in the afternoon. c) She is practicing basketball in the afternoon. d) I am practicing swimming in the afternoon. e) You are practicing volleyball in the afternoon. GABARITO: B COMENTÁRIO: Somente a letra B traz uma estrutura correta para responder à pergunta que se encontra no Present Continuous. 42. According to what we studied about the “be going to”, the alternative in which the sentence is written

correctly is. (De acordo com o que estudamos sobre “be going to”, é a alternativa na qual a frase está escrita corretamente).

a) James is go to buy a house next month. b) James are going to buy a house next month. c) James go to buy a house next month. d) James is going buy a house next month. e) James is going to buy a house next month. GABARITO: E COMENTÁRIO: Somente na letra E o uso do ‘be going to’ está empregado corretamente. Ao estruturarmos uma frase de “be going to”, devemos concordar o verbo “be” com o sujeito (no caso acima, James é 3ª pessoa do singular, por isso usamos a conjugação “is”) e acrescentar “going to + verbo” no restante da oração. 43. The only nouns about weather. (São substantivos sobre o tempo:)

a) spring– sun – hail b) snowy– snow – enjoy c) degrees – summer – fifth d) thunder – tornado – blizzard e) cloudy– decide – fall GABARITO: D COMENTÁRIO: Somente na letra D, pois “thunder” significa trovão, “tornado” é o mesmo que tornado e “blizzard” significa tempestade de neve. 44.

Vocabulary; Hate: odiar Dummy: Boba Na tira acima, a comunicação entre as personagens fica comprometida em um determinado momento porque

a) as duas amigas divergem de opinião sobre futebol; b) uma das amigas desconsidera as preferências da outra; c) uma das amigas ignora que o outono é temporada de futebol;

16

d) uma das amigas desconhece a razão pela qual a outra a maltrata; e) as duas amigas atribuem sentidos diferentes à palavra season. GABARITO: E COMENTÁRIO: A palavra ‘season’ pode ser traduzida como ‘ estações do ano’ ou ‘temporada’. Uma das mulheres usa a palavra no sentido de estação de ano e logo após a outra mulher usa com sentido de temporada. Assim, as duas amigas acabam atribuindo sentindo diferentes a palavra. 45. According to what we studied about verb+gerund (-ing), the best option for the picture below is. (De

acordo com o que estudamos sobre verbo+gerúndio (-ing), a melhor opção para a imagem a seguir é:)

a) She likes dancing ballet. b) She is likes dancing ballet. c) She loves dance ballet. d) She’s likes dancing ballet. e) She dislikes dancing ballet. GABARITO: A COMENTÁRIO: Somente a letra A que está usando corretamente as regras do verbo+ gerúndio. Após alguns verbos, deve-se usar o gerúndio (-ing).

www.upvix.com.br

JARDIM DA PENHA

(27) 3025 9150

JARDIM CAMBURI

(27) 3317 4832

PRAIA DO CANTO

(27) 3062 4967

VILA VELHA

(27) 3325 1001